Veja - Capa
Blogs e Colunistas

16/03/2010

às 5:43

LOVE, OS FUZIS E A FALA ESTÚPIDA DE UM ADVOGADO

Ainda mais lamentáveis do que as declarações do jogador Vagner Love, flagrado num convescote com traficantes armados de fuzis na favela da Rocinha, foram as de Michel Asseff Filho, advogado do Flamengo. Para ele, haver armamento pesado no morro é um problema da polícia, e Love é livre para freqüentar a favela.

Claro que é. Ir à favela, especialmente se for para ajudar a população que lá vive  — Love diz que financia projetos sociais por lá; gostaria de saber quais , está longe de ser um problema. Ao contrário: seria uma ação realmente meritória.

Mas desfilar em companhia de bandidos na verdade, protegido por eles , doutor Michel, é, sim, um problema do jogador e, lamento dizer-lhe, do Flamengo. O atual artilheiro do time mais popular do Brasil carrega a força da representação e do exemplo. É um dos milhões de meninos pobres do Brasil que conseguiu vencer pelo talento, livrando-se, justamente, às imposições do tráfico.

Vínculo com a “comunidade” é uma coisa; convivência com a bandidagem é outra bem diferente. E esses termos são empregados, muitas vezes, como sinônimos. Quando Love, do Flamengo (sim, senhor!), desfila ao lado de traficantes armados, o que devem pensar o menino e o jovem da Rocinha? Que aqueles são mundos que podem conviver harmonicamente. E sabemos que isso é mentira.

É verdade, doutor! A segurança pública é mesmo um problema do governo do Estado, da polícia. Mas isso não exime os cidadãos de responsabilidades ou de imperativos éticos. Cada indivíduo tem de responder por suas escolhas. Lembram-se da revolta que o filme Tropa de Elite provocou num pedaço da outra elite, a do asfalto, fumadora e cheiradora? Capitão Nascimento dava uns tabefes nuns viciados mauriçolas e lhes indagava quem eram os culpados pela morte de alguns traficantes — os presuntos estavam ali do lado. Um dos rapazes responde: “A polícia”. Novo tabefe. Resposta errada.  Nova pergunta. E ele mesmo responde: “Você é o culpado” — o consumidor de droga. Nem era propriamente a moral do filme, mas do policial. Ocorre que ele caiu no gosto popular. E então começou a gritaria: “Filme fascista!!!”

“Fascismo”, por aqui, é lembrar que quem consome droga alimenta o tráfico e o crime!  Que absurdo, não? O cara quer fumar e cheirar, mas acha que a segurança pública é problema da polícia. Love diz que não fuma nem cheira. Mas prestigia a bandidagem. E o advogado do Flamengo emenda: a polícia que se vire.

E se Love começasse a aparecer ao lado de gente com livro na mão, ainda que ele não goste muito da coisa? Estou partindo do princípio de que ele também não aprecia fuzis. Quanto a seu “trabalho social”, digamos que seja verdade. As vidas que ele salva, o tráfico elimina. E com sobras. Uma sobra que se mede em cadáveres, senhor Vagner Love. Uma sobra que se mede em famílias destruídas, senhor Asseff.

E isso não é só um problema da polícia.

Por Reinaldo Azevedo
  • Share/Bookmark

Deixe o seu comentário

Powered by WP Hashcash

114 Comentários

  1. soldado

    -

    01/05/2010 às 1:46

    com relação ao artigo , concordo plenamente com a afirmação de que o viciado custeia a boa ( sic),vida de traficantes. tive oportunidade de servir em outros paises, onde o tráfico de drogas não é tratado com tanto descaso como aqui. lá , traficantes são penalizados com a morte, e viciados tem penas pesadas. como deveria ser aqui. o viciado rouba , mata , estupra, para conseguir dinheiro para manter seu vício, portanto é tão criminoso quanto o cara que trafica ,e merece o mesmo tratamento de criminoso comum, ou seja cadeia ou cemitério. com relação ao flamengo, é sabido que 99% dos criminosos, o tem como time de coração. palavras bonitas é muito bom guando não tem uma pistola na sua cara.

  2. Leonardo

    -

    17/03/2010 às 0:40

    Pra completar meu post, o médico clandestino é usado pra evitar que o bandido seja preso ao procurar um hospital público ou privado.

    Pois é gente, tem médico com CRM, de reputação ilibada, atendendo bandido às escondidas e ganhando muito dinheiro com isso.

    A conivência com bandidos aqui no RJ é total.

  3. Leonardo

    -

    17/03/2010 às 0:37

    Sou taxista no RJ e subo em favela constantemente. Não há uma favela que não tenha pessoas armadas até os dentes (e com fuzis novinhos, não aquelas coisas enferrujadas que a PM mostra na TV, depois de uma “apreensão”). Já fui escoltado por traficantes. Quando deixei uma passageira na favela, ela tinha ido buscar o irmão, baleado, pra levar pra um médico clandestino. Fui obrigado a descer com eles e fui escoltado por outros no trajeto de descida. Dessa vez discordo do Reinaldo, porque bem ou mal eu vivo essa realidade e sei que ele é de SP e talvez não saiba que em qualquer uma das mais de mil favelas do RJ, POR MAIS QUE VOCÊ NÃO QUEIRA, a companhia de bandidos é constante.

  4. ANTONIO VICENTE

    -

    16/03/2010 às 23:16

    E OS PATROCINADORES DO FLAMENGO, VÃO FICAR CALADOS??

    Espero uma ação enérgica por parte dos patrocinadores do Flamengo, fosse num pais sério, a essa hora TODOS OS PATROCINADORES já tinham caido fora!! Pois suas marcas vão ficar associadas a essa BANDIDÁGEM!!

  5. Dr.Spock.

    -

    16/03/2010 às 22:49

    Reinaldo.-
    …que outra coisa se poderia esperar de quem tem o CEREBRO na ponta dos dedos dos pés????

  6. José

    -

    16/03/2010 às 22:33

    Estimado Jornalista Azevedo,

    Trata-se de um problema clássico do analfabetismo brasileiro!
    O jogador não deve ter a menor noção do que seja comportmento ético.
    Já, o caso do “nobre causídico”, é analfabetismo funcional mesmo….perdeu a oportunidade de ficar calado.

    Por essa e por outras…é que a última vez que fui a um estádio de futebol Pelé ainda jogava futebol….

  7. ANTONIONI

    -

    16/03/2010 às 22:00

    O problema é muito simples de se resolver:
    Aqueles pouquíssimos brasileiros, comuns/pobres, que tiveram o mérito, sorte, ou malandragem para ascender socialmente nesta cidade, deveriam esquecer totalmente das suas origens, raízes, e da sua cultura.
    Pois, onde eles nasceram, viveram e só não morreram por pura sorte do destino. Aliás, lugar este onde o estado nunca se fez presente e agora parece querer jogar luzes pra ribalta dos ex-favelados a responsabilidade sobre os males que os putulíticos fizeram e fazem até os dias de hoje.
    A solução pode ser essa: escondemos o que é de ruin, e culpamos as comunidades e os ex-favelados.
    Esquecemos das fronteiras federais, da corrupção cívil/militar

  8. Carioca

    -

    16/03/2010 às 21:58

    Os atletas de futebol deviam dar bons exemplos, mas acho que esse video ta dando IBOPE além do necessário.
    Onde estava o delegado que convocou Love para depor quando Michael Jackson teve que pedir permissão aos traficantes do Santa Marta para gravar um clipe no alto do morro? Aliás, quem fez a segurança da equipe de Jackson e do diretor Spike Lee lá em cima foram os traficantes, como a mídia cansou de noticiar na época…
    Mas Vágner Love é um negro brasileiro, mais negro que Adriano. Tem dinheiro, mas não tem berço nem sobrenome.

  9. Alexandre

    -

    16/03/2010 às 20:36

    O problema é da polícia?
    Tá bom.
    Mas o que esse advogado diria se a polícia entrasse no tal recinto e, no meio do tiroteio, o senhor Love morresse com um tiro?
    Será que o tal advogado seria tão complacente?
    Sabemos que seria mais provável culparem a polícia por estar cuidando do “problema da polícia”.
    É. Os valores estão totalmente invertidos.

  10. Rogerio

    -

    16/03/2010 às 20:34

    Reinaldo, ouvi há pouco, no programa do Juca Kfouri (do dia 16/03), uma entrevista muito inteligente com uma pesquisadora, se não me engano cientista política, chamada Silvia Ramos. Ela fez comentários que me pareceram bastante sensatos sobre o caso recente do Wagner Love. Ela pondera as delicadezas todas dessa história, mas não poupa, no seu comentário, pessoas públicas que desejam manter contato com suas raízes na “comunidade” de serem exemplo para jovens dessas mesmas comunidades. Ela distinguiu muito bem a diferença entre não virar as costas para as suas raízes, algo louvável, com a atitude de manter-se próximo a pessoas envolvidas com crime. Se você achar o áudio, vale a pena conferir.

  11. Iguinho

    -

    16/03/2010 às 19:40

    Wagner Love não é o primeiro nem será o o último jogador famoso a demonstrar como o relativismo pode ser devastador para a civilização.

  12. i

    -

    16/03/2010 às 19:38

    Wagner Love não é o primeiro nem será o último jogador famoso a mostrar como o relativismo pode ser perigoso.

  13. Lou

    -

    16/03/2010 às 17:50

    Sou flamenguista, brasileira e onde iremos parar com a postura de dirigentes de clubes e políticos. Adriano bebe todas, frequenta a comunidade onde nasceu e se confraterniza com traficantes locais.A noiva brigou com ele e acompanhantes do Flamengo e coube aos traficantes retirá-la de lá.Em entrevistas, responsáveis pela Seleção Brasileira dizem que é normal jogador beber e que não há nada demais no comportamento de Adriano.Vagner Love é escoltado por traficantes e não há nada demais nisso. Assim nossos jovens também podem beber muito, pois bebida não atrapalha desempenho e podem se envolver com o tráfico porque o que interessa é manter as raízes.Matar alguém estando alcoolizado é normal?

  14. anônimo

    -

    16/03/2010 às 16:20

    Fatos coerentes

    Reinaldo -

    Pergunto: nestes dias em que a maior autoridade brasileira prestigia publicamente uma cruel ditadura americana, como esperar comportamento ético de um simples jogador de futebol, cujo único mérito talvez seja o de ser um craque nesse popular esporte?
    Pense nisso.

  15. Luiza Rodrigues

    -

    16/03/2010 às 15:56

    Reinaldo, pessoas assim como Vagner Love ficam ricas de dinheiro mas contnuam pobres de espírito, de cultura, de tudo… É só analisar e constatar que o comportamento é igual ao do Lula: arrogância, sensação de poder ilimitado, vou onde quero, ando com quero e não tenho que dar satisfação, tipo: ” Eu sou o cara”. Vagner se cercou de bandidos e traficantes armados com fuzis; Lula se cercou de governantes autoritários, ditadores, guerrilheiros que desconhecem o Estado de Direito, torturam e deixam morrer por prazer. Love, não está nem ai para o Flamengo; Lula não está nem ai para o Brasil. E a justiça? ora, a justiça!!!!

  16. Rafael Guedes

    -

    16/03/2010 às 15:32

    Eu acho engraçado uma coisa. Nasci no rio de janeiro, em nilópilos e próximo de bandidagem…mas nunca vi bandido, meus pais nunca foram amigos de bandidos, nunca vi traficante entrar na minha casa com fuzil, etc. Essa coisa de “normal”, é mentira…não existe isso, pra chegar a ser próximo de um traficante é mto difícil. Esses caras se escondem, sabe-se do nome, quem é…mas não sabem onde mora,como vive etc. Só é próximo de traficante quem financia o tráfico, familiar ou quem tem MUITA grana pra gastar com cocaína. A vida na favela é mto diferente, não existe esse contato DIRETO com traficante. Tem que ser averiguado, pq tenho certeza que Vagner Love, Adriano, atores etc lavam seus milhões

  17. Cactus

    -

    16/03/2010 às 15:25

    O que significam aquelas bandeiras enormes com o rosto do Che Guevara no meio da torcida Jovem do Flamengo? É… Tá tudo dominado…

  18. gustavo

    -

    16/03/2010 às 14:40

    É isso aí, já passou da hora da socidade cobrar responsabiladades de cidadãos que deveriam servir de exemplo por sua notoridade. Não bastasse a estupidez proferida pelo goleiro (do mesmo time do senhor Love) sobre o episódio envolvendo Adriano e sua namorada - em que perguntou aos jornalistas “quem de vocês nunca saiu no braço com uma mulher?” - vem agora o jogador dizer mais estupidez e, pior ainda, corroborado pela declaração de um advogado.
    O Flamengo e sua diretoria precisam dar uma resposta para a sociedade, o clube tem sim responsabilidade.

  19. Bolivar

    -

    16/03/2010 às 14:38

    Excelente texto Reinaldo. Gostaria muito que o Vagner Love alem de outros jogadores e artistas formadores de opinião pudessem ler este artigo.

  20. molina

    -

    16/03/2010 às 14:34

    seguindo os exemplos desses “tipos” é que vai se construindo nossa juventude, vagner, luiz inácio, dirceus, collors, sarneys e quetais.
    sem surpresa, não tivesse ele a sorte de jogar futebol razoavelmente, não fosse esse povão do brasil criadores de ídolos e deuses de barro, onde ele estaria senão naquele meio?

  21. zé mané do recife

    -

    16/03/2010 às 14:34

    Triste país que faz os seus melhores cidadãos se autoexilarem em países civilizados da américa do norte e europa, para saudade das suas famílias e dos próprios autoexilados. Falo por experiência própria, porque meu filho é um destes cidadãos de mente brilhante na sua área que trabalham para a maior empresa de informática do mundo e que por conta disso não pensa tão cedo voltar a esta província, apesar do amor que tem à sua terra. Muito mais triste o país que valoriza esses jogadores drogados, em fim de carreira, que em nada contribuem para o crescimento do povo brasileiro, a não ser para os bolsos já abarrotados de pretensos empresários do ópio futebolístico brasileiro. Vergonha !

  22. amoarim

    -

    16/03/2010 às 14:32

    Oh cabecinha de bagre,bem ve o nivel da justiça do Brasil,com este tipo de advogado,e o pior,o nivel intelectual deste atleta,graças as Deus ão eudoso minguem,para mim,todos devem responder igualmente na justicça,deveriam ,mas abenos que alguns estão acima dela…

  23. Samuel

    -

    16/03/2010 às 14:20

    Reinaldo, não resisti e farei outro comentário

    E tem muita gente que sai de casa e vai a um estádio de futebol torcer por estes “loves” da vida. Compram camisas, chuteiras, bonecos e tudo que está relacionado ao “framengo” e outros clubes. Jogadores são ignorantes, analfabetos e … Não acho maneira de torcer por pessoas assim!!!

  24. Samuel

    -

    16/03/2010 às 14:10

    Excelente texto mesmo. Quanto ao “adevogado”… bem o “adevogado” defendeu o seu cliente, é isso que o “adevogado” faz. Eu só fico me perguntando por que a reporter que o entrevistou não argumentou, mesmo que de forma mais simples, como você, Reinaldo, fez no texto acima. Reporteres, vocês precisam argumentar nas entrevistas e não só ouvir asneiras!!!

  25. paulo guilherme

    -

    16/03/2010 às 14:10

    Reinaldo,
    É isso ai. Não há o que completar.
    Fantástico! Parabéns!

  26. PS-CTG

    -

    16/03/2010 às 14:02

    Chama o Lulla que ele resolve os problemas da “comunidade”, retira o tráfico de lá, manda a polícia do Cabral prender o Love e amigos traficantes, transforma toda a estrutura da favela, tornando-a uma verdadeira e moderna cidade. Não seria bom?
    Elle não está “resolvendo” o conflito entre Israel e Irã?
    Como bom negociador deveria intermediar o conflito entre a polícia e os traficantes.
    Desconheço atitude deste governo Lula para propor algum plano de segurança para combater a violência neste pais?

  27. Carlos.

    -

    16/03/2010 às 13:57

    Minha sempre dizia: diga-me com que tu andas e direi quem tu és…

  28. nova canadense

    -

    16/03/2010 às 13:55

    Olha, por tudo que tenho visto, penso que os integrantes desse time do Flamengo sao “gente finissima”. Todos parecem ter amigos traficantes, tidos “como gente boa”. Parece que o Flamengo escolhe seus atletas a dedo. Que pena!!! Essa gente eh formadora de opiniao e infelizmente nossas criancas e adolescentes acabam idolatrando gente assim.

  29. Flavio A. Lourenço

    -

    16/03/2010 às 13:49

    Ótimo comentário, Reinaldo

    Mas a verdade é o seguinte eles vieram de comunidades pobres e talvez por serem de origem Humilde e se achar com o direto de ir onde quiser complica a vida deles não só de Vagner Love, mas de Adriano também, que acham que não tem problema, mas têm sim eles são pessoas conhecidas no Brasil e no mundo inteiro e acho eu, que tenham que dar exemplos e não compartilhar com esses antros de bandidos, que por falta de uma educação familiar não da sociedade como dizem, caíram na vida mais fácil de ganhar direito e viver com armas de grosso calibre, mas quando estão sem são iguais a todos. É um péssimo exemplo paras próprias crianças dessas comunidades.

  30. CerradoemChamas

    -

    16/03/2010 às 13:34

    Muito bom!

    Sou flamenguista e gostaria de ver os nossos ídolos esportivos visitando escolar, prestigiando os professores, visitando os policiais que zelam pela segurança e que são do BEM!

    O Love, escolha o que é certo!

  31. alberto

    -

    16/03/2010 às 13:33

    Que texto hein Reinaldo,meus aplausos para vc.

    Tive um irmão que foi assinado aos 24 anos por causa do vicio crack.
    E fico muito irritado quando vejo atitudes assim de pessoas públicas como vagner love,isso deveria ao menos gerar um processo por apologia ao tráfico.
    é muito péssimo isso.

  32. ama.jr

    -

    16/03/2010 às 13:31

    Já comentei em outro blog que na Europa um jogador com comportamento semelhante sofre punicòes do clube e da crítica.Aqui ele é defendido pelo advogado do clube,aliás um macróbio do nosso esporte, homens que são donos do poder no esporte.E com eles nosso futebol trabalha com sobras da Europa.Não temos mais um futebol de escol,quem tem é a Itália,Espanha,Inglaterra e muitos outros,O período Lula é de tamanha asnice que influencia todas as áreas.

  33. carlos

    -

    16/03/2010 às 13:24

    Caro Reinaldo:

    Não é mais possível enxugar gelo como estamos fazendo no Br. e EUA, criminalizando a droga; é o vento com o fogo: quanto mais sopra, mais cresce. Decriminalização e que cada um arque com as próprias consequências. Jogo jogado. É melhor reprimir os crimes que os drogados venham a praticar do que reprimir a venda. Isto não funciona.

  34. PBG

    -

    16/03/2010 às 13:23

    Entendo o que o renialdo diz, de fato, um atleta famoso tem responsabilidade sobre o uso de usa imagem. No entanto, devo lembrar que Love foi “flagrado” na Rocinha. Ele não emprestou a imagem alem disso uso plavras de Gustavo de Almeida no Urublog para dnuenciar uma certa hipocrisia neste caso

    O atual caso em que tentam enquadrar o artilheiro é sintomático: a Rocinha é pródiga em políticos, vereadores, deputados, gente do Executivo, filhos de gente rica, artistas, todos ali felizes. Um famoso rapper já apareceu em um documentário da TV inglesa com fuzis ao fundo, já teve até ministro no mesmo espaço ocupado pelos caras do “movimento” – tudo isto em nome do comício.

  35. ricardo

    -

    16/03/2010 às 13:17

    Perfeito … favela, marginais, fuzis … e o flamengo. Um idolo tem que estar perto dos seus torcedores. Lógico, tudo a ver.

  36. Oswaldo Tinhorão

    -

    16/03/2010 às 13:13

    Paulista: e você pretende que o Clube de Regatas do Flamengo faça o que a respeito? Que tome exatamente que medidas para sanar um problema que, segundo você, “é problema do Flamengo”. Que multe o jogador por não cumprir a contento um papel de role model que não está em seu contrato? Que rescinda o contrato com base nesse argumento fragilíssimo?

    Não sejamos babacas. Envergonha-me, como torcedor, que um jogador do meu time tenha as amizades que tem e as ostente como ostenta. Mas exatamente o que você propõe? Caso a delegada competente consiga enquadrar o comportamento do atleta em algum artigo do Código Penal ou da Lei de Entorpecentes, vá lá. Mas não consegue.

  37. Cactus

    -

    16/03/2010 às 13:06

    Ao Setembrino Aparecido de Jesus da Silva (12:10 pm) -

    Não, a favela não é quase outro país (embora estejam fazendo de tudo para ser), é o Brasil. As pessoas de bem não querem o povo misturado com bandidos como se fosse normal, sendo protegido por bandidos, sendo bancados por bandidos. Esses bandidos vem assaltar, matar, estuprar as pessoas de bem que trabalham e são honestas, além de comercializar drogas e destruir famílias.

    Não e não Sr. Setembrino, que de Jesus não tem nada.

  38. Barba

    -

    16/03/2010 às 13:04

    Ola Sr. Reinaldo

    Esses péssimos exemplos é que tem norteado nossa juventude -, e tem gente que acha normal!!!
    Parabéns sómente o Sr. poderia escrever uma pérola como esta!

  39. LIMA

    -

    16/03/2010 às 13:04

    REINALDO.

    QUEM DIZ QUE ESSES IDOLOS ORIUNDOS DAS FAVELAS SÃO CAPAZES DE ENTENDER O QUE É ÉTICA E COMPORTAMENTO SOCIAL EDUCADO? AO QUE PARECE O FLAMENGO LOGO ESTARA COM UMA EQUIPE ESCALADA PELOS TRAFICANTES. COMEÇA DESTE JEITO E VAI AUMENTANDO A COMPLACENCIA, PARA UM DIA TUDO ESTAR COMO O DESGOVERNO DO PETRALHA ANALFABETO, OU SEJA, MENTIRAS, CORRUPÇÃO, CRIMES ETC. ETC.

  40. ney

    -

    16/03/2010 às 12:56

    A alienação e o analfabetismo leva a atitudes lamentáveis, como não bastasse o Apedeuta, a falta de conscientização de ídolos como exemplo qualitativo de ascensão social é uma perda irreparável para o país. Ficamos com inveja do procedimento americano, onde o ídolo sabe de suas responsabilidades sociais e quando pisam na bola, como o Tiger, sofrem reprimendas rigorosas.

  41. jorge

    -

    16/03/2010 às 12:56

    Qual é a novidade de Vagner Love na favela? Quer dizer que o Love andando ladeado de traficantes significa que ele os admira?
    O que falar então de políticos , artistas e governantes que para subirem o morro tem que negociar com o tráfico?
    Vamos deixar a hipocrisia de lado ou será que para ele poder ir no morro terá que subir com a polícia? Com respeito a patrocinadores, se esse é o motivo para romperem o contrato então não existira pedra-sobre-pedra. Vide por exemplo o caso Reinaldo do corintians.

  42. Maurício

    -

    16/03/2010 às 12:54

    Caro Reinaldo,
    concordo contigo quanto ao fato de que aparecer ao lado de traficantes armados passe uma imagem negativa para a sociedade, principalmente para as crianças. Mas não posso deixar de questionar uma aspecto delicado dessa história toda. O Vágner Love foi criado na realidade da favela, convivendo com essa situação como todo morador de favela. E a ausência do Estado nessas favelas faz com que o poder dominante desses locais seja o do tráfico de drogas, sujeitando qualquer cidadão que queira frequentar um baile funk a circular no mesmo ambiente de traficantes, independentemente de apoiar ou rejeitar o tráfico de drogas. Não será aí muito maior a (ir)responsabilidade do Estado?

  43. saüdade

    -

    16/03/2010 às 12:51

    Discordo: Love é apenasmente um jogador de futebol; ao que consta, nunca disse que pretendia ser um “exemplo dignificante para nossa juventude”, ou mesmo representar quem quer que seja. Se há gente por aí que toma como supra-sumo da sociedade um boleiro do naipe de Wagner Love ou Adriano, e inclusive deixa seus filhos seguirem com a idéia, o faz por sua conta e risco, risco inclusive de se decepcionar.
    Ademais, se fosse o caso de censurar Love porque desfila ao lado de traficantes, seria também de condenar toda a “comunidade”, cujos indivíduos convivem sem nenhum problema com a bandidagem, muito pelo contrário, fazendo de seus elementos verdadeiras celebridades.

  44. Le Cafard

    -

    16/03/2010 às 12:47

    Eu esperava que a torcida do Flamengo se manifestasse contra essa atitude deplorável de Vagner Love, mas isso seria esperar demais da torcida de um dos times mais cansativos do planeta. Flamenguistas, de modo geral, são muito cansativos. E essa é a minha opinião!

  45. Wagner Passion

    -

    16/03/2010 às 12:47

    A repudiante reação do advogado, e a miseravel explicação de Love, são reflexos bem claros de que no Brasil, é mais facil apontar o erro dos outros. A culpa do Estado parece a resposta mais clara, será então que ela elimina a nossa culpa? Existe um conformismo prático na situação, e sempre que é necessário fugir de um erro nego aponta o dedo na cara do estado, que é claro não é meritoso. Sinto uma profunda vergonha ao observar que mesmo errados, pessoas buscam as explicações mais fajutas para ainda assim, sairem por cima. Bem citado em seu texto Reinaldo, o fato da representatividade, o Flamengo possui milhões de torcedores, não devemos apoiar um mau exemplo desses.

  46. Fernandez

    -

    16/03/2010 às 12:42

    Love sabe que, se cheirar, vai ser pego pelo exame antidoping.
    Ter que ficar escondido, por dias, fingindo crise existencial até zerar a substância no organismo é complicado.
    Ou alguém já esqueceu daqueeeele “outro caso” acontecido há algum tempo?
    O cara de pau cheio de arrogância afirmou que vai continuar frequentando suas raízes.
    Que raízes?
    Bandido é bandido, e antro de criminoso não deve ser considerado nem raiz e nem comunidade de alguém.

  47. VENDRAME

    -

    16/03/2010 às 12:42

    Comportamento normal de LOVE quase patriotico,afinal esse e o paiz de LULA o BRASIL do PT.

  48. Dawran Numida

    -

    16/03/2010 às 12:34

    “E se Love começasse a aparecer ao lado de gente com livro na mão…”. Esta frase mata a charada.

  49. Maeve

    -

    16/03/2010 às 12:30

    Faço minhas as palavras do comentário de “Mengão”, mesmo não sendo flamenguista

  50. Marcelo Prista

    -

    16/03/2010 às 12:23

    Excelente texto. Pena que o Vagner Love não vai entender patavinas de seu texto e talvez nem o ilustre advogado.

  51. reinaldinho

    -

    16/03/2010 às 12:21

    Reynaldo,bomdia,vc conhece artilheiro desarmado?

  52. Lulla, VTNC!

    -

    16/03/2010 às 12:19

    Se o Flamengo não vê problema, que os patrocinadores vejam suas marcas indiretamente associadas ao tráfico.

  53. De cá

    -

    16/03/2010 às 12:18

    Tráfico e consumo de drogas, muito homossexualismo e vida de futilidades.
    Essa trinca, infelizmente, acompanha quem se imiscui no mundo do futebol carioca.
    Podridão!
    Nada justifica essa atitude leviana do ídolo LOve.

  54. eumesmo

    -

    16/03/2010 às 12:17

    Pois é… Está mais do que na hora de responsabilizar o usuário de drogas pelo comércio de drogas. “A demanda gera a oferta”, como qualquer primeiranista de economia sabe.
    O consumo de cigarro está sendo severamente combatido. E o das drogas mais pesadas?
    Criminoso é que vende. Cúmplice é quem consome.

  55. Delmar Fontoura

    -

    16/03/2010 às 12:13

    Alô! Alô! Alô Reinaldo!…

    Não sou piegas, mas me emocionei a ponto de quase chegar às lágrimas lendo esse texto, que é a “poesia de uma triste verdade”…

    Não sei, porque muitas vezes se é poeta sem saber, se você teve essa percepção, eu tive:

    As vidas que ele salva,
    o tráfico elimina. E com sobras.
    Uma sobra que se mede em
    cadáveres, senhor Vagner Love.
    Uma sobra que se mede em
    famílias destruídas, senhor Asseff.

    Meu humilde e efusivo reconhecimento, Reinaldo e

    Parabéns.

  56. Rose Perito

    -

    16/03/2010 às 12:12

    Parabéns mais uma vez.

    Chega a ser patética o posicionamento da maioria e, principalmente, de alguns setores da imprensa nacional (ou da mídia em geral) em não se posicionar de forma alguma quando alguma celebridade comete erros grosseiros (seja por ignorância, arrogância ou estupidez). É triste ver como se passa a mão na cabecinha do ‘pobrezinho’ ou porque está com problemas psicológicos ou porque veio de um ambiente pobre e desasistido e venceu na vida.

    Parece que ser pobre e vencer na vida dá passe livre para qualquer um cometer bobagens e ser relevado, seja no mundo da bola, da música ou da política.
    Até quando seremos tolerantes com esse tipo de comportamento?

  57. Setembrino Aparecido de Jesus da Silva

    -

    16/03/2010 às 12:10

    Bom, esse é um assunto muitíssimo complexo, com muitíssimas variáveis e com muitíssimos pontos de vista. Da minha parte teria muitíssimos aspectos que gostaria de comentar mas, como o espaço é restrito, me deterei em apenas um aspecto que considero importante. Não conheço o passado do Love, mas se ele foi criado nessa favela, então a imagem de homens carregando fuzis é normal para ele. Quem sabe até que aqueles que aparecem nas imagens tenham crescido junto com ele, sendo amigos de infância. Não podemos cobrar que ele tenha a mesma compreensão do mundo de alguém que tenha sido criado no Morumbi, em SP. Gostemos ou não a favela é uma realidade totalmente diferente, quase um outro país.

  58. Felipe - Maceió AL

    -

    16/03/2010 às 12:08

    Finalmente um texto lúcido sobre essa questão. Estava cansado de ler esses colunistas esportivos querendo falar sobre segurança pública.

    Valeu tio rei!

  59. Sergio

    -

    16/03/2010 às 12:04

    É incrível como se tenta dar nomes diferentes aos fatos.
    Artista de Tv flagrado com maconha,não é maconheiro.
    Político do PT flagrado roubando ,não é ladrão.
    Presidente falando asneiras,não é um asno.
    Jogador de futebol fazendo apologia do crime, posando, e não pousando viu sader, de bom moço, não vai preso.

  60. esquilo

    -

    16/03/2010 às 11:58

    Fico pensando é nessa” caridade e assistencia social fingida” , eles se acham bonzinhos e se vangloriam dessa mistura de boas obras acompanhadas de más???

    Esse humanismo relativista é hipocrisia pura!

  61. Rodrigo R.

    -

    16/03/2010 às 11:57

    Desde o início, para mim, essa história é de uma simplicidade elementar. Vágner Love é flamengo e, por conseguinte, carrega a imagem do clube. O clube mais popular do Brasil, patrocinado por empresas que não querem a menor associação com a criminalidade.
    O jogador naquela favela faz piada com os patrocinadores do time, associa aquelas marcas e a marca do clube à marginalidade. Isso sem falar de toda a repercussão social do fato como você bem disse.
    O mínimo que o Flamengo poderia fazer é repudiar publicamente o episódio e multar o jogador (talvez exista a possibilidade contratual de fazê-lo), encaminhando o dinheiro para as obras sociais realizadas pelo clube.

  62. Renato racional - MG

    -

    16/03/2010 às 11:46

    Reinaldo,
    esse Vagner Love é um tremendo idiota, que pensa ser o lindo, uma beleza, maravilhoso, ir a favela de carrão importado, ser escoltado pelos criminosos mais perigosos do Brasil e, não ser morto, sequestrado, roubado…, como os cidadãos comuns do Rio que sequer podem andar na rua, nem mesmo na zona sul, sem correr esse risco. Ai vem o outro lado, o do menino da favela que torce pro flamengo e é doido pra chegar perto do imbecil de tranças, logo vê os traficantes da favela com fuzis dourados dando “toque” de mão no idolo e o colocando pra dentro de uma festa que, muito provavelmente,foi organizada por tais criminosos. O trafico ja é destino de grande parte desses meninos.Que exemplo

  63. Marcio Angelo Rodrigues

    -

    16/03/2010 às 11:41

    Reinaldo o senhor Love têm que saber que quem faz ou ajuda em projetos sociais, deve ter no minímo, conhecimento do que é responsábilidade social , e ainda mais se tratando de personalidade publica , ai sim que os cuidados devem ser redobrados, pois seus exemplos se tornam um aprendizado para com a comunidade, se ele quer mesmo ajudar com projetos sociais , o que ele deve fazer é levar a polícia até estes bandidos e prende-los , aida mais que seu advogado diz que bandido é problema da polícia , senhor Love lembre-se deste ditado “diga com quem andas , que direis quem tu és”

  64. Zé das Couves

    -

    16/03/2010 às 11:40

    O Love que me perdoe, mas é bem como diz o conhecido refrão, “diz-me com quem andas, que te direi quem és”.
    Uma coisa é o sujeito continuar vendo os camaradas da favela (”comunidade” é um eufemismo política e irritantemente correto), os amigos, etc., outra coisa é ficar na companhia dos soldados do tráfico, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Nasci e fui criado na periferia da zona leste de São Paulo, e nem por isso vou ficar exaltando “os mano injustiçado pelo sistema, que entraro no mundo do crime porque os ‘playbas’ são explorador, certo”. Não tenho vergonha de ser da periferia, mas nem por isso vou ficar dizendo que “favela é lindo”, até porque nunca morei em uma.

  65. Eduardo

    -

    16/03/2010 às 11:26

    Futebol e Educação não combinam. São raros os casos de jogadores de futebol de sucesso que estudaram, dentre eles Tostão e Sócrates. No mais, o que interessa a esses estrelados são carrões, loironas, baile funk e visita aos morros. Como dizem eles, volta às origens! Na verdade, atrás dessa núvem de pó há algo mais podre, é só perguntar ao Belo; vejo o evento como uma reverência aos traficantes, por certo seus padrinhos, e duvido muito que o beija-mão não sujou as narinas dessa coisa chamada Love.

  66. Donata

    -

    16/03/2010 às 11:16

    A OAB deveria se preocupar com esse tipo de atitude de seus advogados. Advertí-los, no mínimo! Declarações como essas nos envergonham e deitam a perder tudo o que aprendemos na vida e na faculdade de Direito. Exigir medidas que competem apenas à Justiça, como no caso de Brasília, essas sim, não lhe competem!

  67. Darly

    -

    16/03/2010 às 11:16

    Acho que em alguns momentos ele até tem razão,porém em nenhum momento ficou claro o envolvimento dele com os bandidos. Os bandidos freguentam os bailes com ou sem o jogador de futebol e para subir a favela só com autorização deles, seja famoso ou não. Uma pessoa do povo , como muitas tem, vão a esses bailes dançar não cheiram e não bebem, e tem que passar perto desses mesmo bandidos. Concordo sim com o flamengo isso é um problema de segurança publica. O certo era todos nos podermos ir a um bailo onde que que fosse sem ter bandidos armados nos escoltando.E muito facil falar quando não se é nascido e criado numa favela. O problema é muito maior que isso e social(cultura e saude basica).

  68. Aristarco.

    -

    16/03/2010 às 11:12

    No Brasil só são SUCESSOS badalados,jogadores de futebol atores de novelas, modelos, participantes do BBB e cantores de “bandas”. Neles os jovens se espelham e se inspiram. A maioria deles não tem conciência de que com o sucesso vem a responsabilidade de dar bons exemplos, se é que querem um país melhor.Mas a maioria é ignorante demais, egoista demais, deslumbrada demais,não consegue entender isso. Lulipócrita é o melhor exemplo desse tipo de calhorda!E a mídia? por que não enaltece, badala, transforma em sucesso o garoto que venceu a olimpiada de matemática? O médico,pesquisador, que descobriu a cura para um mal incurável? É porque isso não tem apelo popular, interesse jornalistico….

  69. Ground Zero

    -

    16/03/2010 às 11:05

    Existe um crime, fazer apologia de crime ou criminoso. Vagner Love participou de uma festa organizada por criminosos fortemente armados e a eles emprestou seu prestígio de boleiro famoso. Diga-se, justamente no dia em que marcou dois gols pelo Flamengo.

    A associação entre a festa dos traficantes armados ao sucesso de Vagner Love e do Flamengo é deletéria e configura sim apologia de Love ao criminoso.

    Gostaria que alguém da estatura de Love, um jogador de futebol famoso, tivesse mais cuidado com o exemplo de caráter que transmite a tantos fãs. Se ele não tem noção do que faz ou do que diz, então cabe ao MP-RJ soltar os cachorros.

  70. Bruno Rocha

    -

    16/03/2010 às 11:03

    Muito bom o texto Reinaldo.
    Realmente é uma vergonha um jogador de futebol, figura pública, aparecer desfilando ao lado de bandidos e traficantes num morro e, pior, justificar isso na TV dizendo que é “normal”.
    Realmente é extremamente normal andar ao lado de traficantes e bandidos altamente armados. Eu mesmo sempre os chamo para tomar café na minha casa e passear no shopping.
    Grande abraço!

  71. Charles

    -

    16/03/2010 às 10:52

    Neste País jogador de futebol famoso pode tudo. Estão acima da Lei e da Justiça.
    Se tiverem dúvidas , perguntem ao advogado do Flamengo , Sr. Asseff.

  72. ATÉ MORRER

    -

    16/03/2010 às 10:51

    Bom dia Reinaldo,

    Alguém ainda vai fazer algum estudo, mínimo que seja, sobre a atração exercida sobre os jogadores do Flamengo pelo convívio com traficantes e governantes das favelas.

    As pessoas decentes, que são maioria em tais locais, devem sentir um certo desapontamento quando vêem seus ídolos futebolísticos visitarem suas favelas, não para realizar trabalho social, mas para prestigiar traficantes e outros bandidos que dominam as comunidades através do terror e das armas.

    Agora, por que tem que ser jogador do Flamengo? Teve aquele goleiro que pediu ajuda aos bandidos para resolver uma parada pessoal; tem aquele outro que gosta de soltar pipa com seus ex-vizinhos, etc. etc.

  73. Migalha

    -

    16/03/2010 às 10:45

    Engraçado que várias vezes aparece algum jogador ao lado de traficantes armados subindo o morro para um baile ou uma festa, e sempre falam a mesma coisa, nasci aqui, são minhas raizes, faço trabalho social………, acontece que nunca aparecem subindo o morro com uma cesta básica, com um médico, ou simplesmente para fazer uma visita a alguma família carente.
    Alguém já viu uma cena dessas?
    E esse jogador dizia ter medo de viver conviver com a violência de SP?
    Agora eu soube que ele foi finalmente convocado, não pela CBF, mas pela polícia.
    Abs.

  74. Cida Fraga

    -

    16/03/2010 às 10:26

    Se isto fosse em Sao Paulo o circo estava armado! Particularmente acho que estes jogadores são totalmente lobotomizados. Brincar com gasolina e caixa de fósforos dentro de um posto de abastecimento é isto que eles estão fazendo. É como se fossem a uma festinha num condomínio da Barra. Espantoso para dizer o mínimo. Jogadores, torcedores, técnicos e diretorias de clubes perderam todos os parâmetros e já estão atravessando a linha que liga dinheiro, fama e narcotráfico.

  75. Ferrabraz

    -

    16/03/2010 às 10:23

    Tanto Vagner Love como o advogado do Flamengo são coniventes com o crime organizado. E vivem dele. Visitar, conviver, tolerar, passar a outrem a responsabilidade pela situação, é conivência.
    Não tem nada com armamento, mas tem com se submeter à este poder criminoso, aceitar a situação.

  76. João Cândido Tunes da Silveira

    -

    16/03/2010 às 10:23

    O que mais preocupa nisso tudo é a completa falta de noção de valores. Não se tem mais “vergonha na cara”, como se dizia antigamente.

  77. Edmundo Mayer

    -

    16/03/2010 às 10:23

    Excelente a abordagem. Realmente o advogado de uma instituição como o Flamengo vir a público e falar uma patacoada destas é lamentável!

  78. Rafael

    -

    16/03/2010 às 10:19

    Artigo incrivelmente bom. Talvez Love ache normal o que para nos ainda é chocante.

  79. neo-liberal otimista

    -

    16/03/2010 às 10:17

    Reinaldo, segurança pública é atribuição do governo dos estados, mas também é do governo federal ! Não há um mísero pé de coca palntado em solo brasileiro ! E pé de maconha, se existe, é em quantidade irrisória ! Portanto, cocaína, maconha e armas pesadas entram por nossas fronteiras secas (Bolivia, Paraguay, Peru, Colombia, Venezuela, Suriname, etc) ! E o que faz a POLICIA FEDERAL ? E o que fazem as forças armadas ? Há um mês, reportagem do FANTÁSTICO registrou como se compra armas e munição no Paraguay e como se entra com elas no Brasil ! E o Delegado da Polícia Federal-MS , sorindo, simplesmente declarou que não temos contingente para combater o contrabando ! É A FALÊNCIA

  80. Anonimo

    -

    16/03/2010 às 10:09

    Ótimo texto,é isso mesmo Reinaldo .
    É assim porque é, não porque quero .

  81. BASTIÃO

    -

    16/03/2010 às 10:05

    PESSOAS ONESTAS E BEM INTENCIONADAS NÃO TEM AMIGOS TRAFICANTES, NA REALIDADE NEM CONHECE TRAFICANTES POR QUE NÃO VIVEM NO MUNDO DO CRIME E REJEITA QUALQUER IDÉIA DE SE QUER VISITAR UM COLUIO DO TRÁFICO. ONDE HÁ CHEIRO LOGO VEM A FUMAÇA, “ELE [LOVE] TA SÓ APERTANDO, NÃO VAI FUMAR AGORA.” KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  82. Paulo Roberto Urbano da Cruz

    -

    16/03/2010 às 10:05

    E se numa ida desta do jogador a comunidade, sob proteção dos donos do morro a policia chegar, acontecer um tiroteio e o Vagner Love for atigindo por fogo cruzado, quem será acusado e crucificado pelo ocorrido. A Bandidagem? Duvido será culpa da Policia que invadiu a comunidade, pois afinal na otica de uns imbecis de plantão, a comunidade não é lugar de policia, mas a comunidade tem direito a segurança do estado, talvez estes iluminados que chamam as ações policiais, de invasão tenham criado um jeito de acabar como o crime e o trafico de maneira t6elepatica, os policiais ficam proximo a comunidade mas não invadem, e se concentram pensando que o trafico e o crime na comunidade está extinto.

  83. Dando Assa a Cobra

    -

    16/03/2010 às 10:05

    Poís é , O Sr. Wagner Love , pode tudo . E quem garante é o advogado do Flamengo , sua sumidade Sr. Asseff.
    Seria cómico, se não fosse trágico !

  84. Memyself

    -

    16/03/2010 às 10:03

    Há algo muito errado nisso tudo. Li outro dia sobre outro jogador, Adriano, nem sei o time, que além de alcoolismo, segundo uma reportagem, ainda namora uma moça um tanto descontrolada a qual ele, numa festa, sugeriu aos chefes do tráfico do morro em que se encontrava, que amarrassem em uma árvore até que ela se acalmasse. Tem-se aí de novo uma figura conhecida, um time conhecido, morro, traficantes, violência. Isso não pode acabar bem.

  85. Durval

    -

    16/03/2010 às 10:01

    Olá, Reinado!!!

    Infelizmente não se vê por aí atletas com o carisma e a responsabilidade de um Zico, Roberto Dinamite, Guga, entre outros.
    Temos técnicos e profissionais fantásticos, como o Bernardinho do vôlei.
    Aí acontece isso com o Wagner Love. Triste. Principalmente porque as crianças olham para os jogadores de futebol e sonham ser um deles.
    Falta um pouco de ética e responsabilidade sobre a própria imagem.E cuidado!
    Espero que o Wagner Love tenha uma boa explicação pra isso.
    Às vezes imagem e tudo. E primeira impressão é a que fica.

    Grande abraço!!!!

  86. MENGÃO!!

    -

    16/03/2010 às 9:53

    Mais uma na mosca, Tio Rei!!

    A primeira mulher a presidir um grande clube brasileiro, Patricia Amorim, tem o grande desafio de mudar esta triste hstória de associação de atletas a traficantes. Ex atleta exemplar do Flamengo, Patricia está à altura do desafio!! Força Presidente!!

    O comportamento de passar “a mão na cabeça” de atletas profissionais IRRESPONSÁVEIS tem que mudar. Que eu me lembre é assim desde 1970……. pelo menos. O mundo mudou, os atletas hoje ganham MUITO MAIS. A responsabilidade É MAIOR, queiram ou não. Uma pergunta: Que diabo de trabalho social se faz em UM BAILE FUNK NA FAVELA?????????? Cadê a ESCOLA?????? o COMPUTADOR??????? a INTERNET?????????? HEIN LOVE?????

  87. BASTIÃO

    -

    16/03/2010 às 9:53

    UM DOS GRANDE PROBLEMAS SOCIAIS DO PLANETA É A CONIVENCIA DA SOCIEDADE COM AS MAZELAS DA VIDA, COMO PROTEGER E PRESERVAR A JUVENTUDE DAS DROGAS E DE TUDO QUE É RUIM SEJA UM PROBLEMA GOVERNAMENTAL E NÃO COMPORTAMENTAL. QUALQUER PESSOA, AUTORIDADE,CLUBE OU ENTIDADE QUE SE VE ENVOLVIDA EM EPISÓDIO QUE ENVOLVE TRAFICANTES PASSA UMA IMAGEM DE QUE O CRIME TEM SEU LADO BOM E A DROGA E MENOS MALÉFICA DO QUE REALMENTE É.

  88. Siará Grande

    -

    16/03/2010 às 9:43

    Lamentável o comportamento do Sr. Love. Elle deveria pedir desculpas pelo erro lamentável que cometeu. Mas preferiu seguir a cartilha petista, que nunca cometem erros ou nunca sabem de nada.

  89. José Eduardo

    -

    16/03/2010 às 9:36

    Fiz um comentário estúpido, distorcido no post anterior. eu que reclamo tanto que alguns leitores não lêem os posts até o fim e/ou interpretam-no à sua maneira.

    Reinaldo, brilhante o seu post e extremamente esclarecedor:

    - Vagner Love cresceu na favela e pode voltar a ela? Claro
    - Vagner Love pode ajudar os projetos sociais na favela? Claro
    - Vagner Love pode ser escoltado por traficantes? NUNCA!

    Pois como você mesmo esclarece: “É um dos milhões de meninos pobres do Brasil que conseguiu vencer pelo talento, livrando-se, justamente, às imposições do tráfico.”

  90. Emerson

    -

    16/03/2010 às 9:29

    Caro Reinaldo, não estarei aqui defendendo o “Love”, mas acho uma hipocrisia absurda o noticiário sobre a presença dele na Rocinha junto com traficantes. Hipocrisia sim, da imprensa e de quem quer que o critique, afinal bandidos, assim como os da Rocinha estão em grande número no nosso parlamento. E lá estão cheios de “boa gente” batendo nas costas dos mais de uma centena de deputados e senadores, que ao contrário dos bandidos da rocinhas, já respondem a processos criminais. Dentre os que batem nas costas dos bandidos engravatados está boa parte da imprensa que hoje condena o “Love”. Ia me esquecendo….só do mensalão são 40, fora o Ali Baba que o PGR não teve culhão para denunciá-lo.

  91. Ari

    -

    16/03/2010 às 9:26

    A polícia é tida e tratada como um corpo à parte da sociedade, e não só pelos protagonistas da vez. Isso já é traço cultural, mas como tal, é modificável.
    O tal Serviço Civil Obrigatório, se vier, bem que poderia alocar os filhos do Sr Michel Assef e afins nos corpos de segurança pública, para que estes sejam transformados por dentro em instituições impregnadas de cidadania.
    Matar-se-ia duas cajadadas com um coelho só.

  92. VR-760

    -

    16/03/2010 às 9:08

    Pera aí!!! Mas associação com criminoso ainda é crime, não é? É só abrir um processinho disso, só pra infernizar a vida de qualquer um que se acha acima de tudo e todos. Aliás o cantor (nada) Belo, foi processado e preso por coisa (quase) semelhante. Ligou pra traficante pedindo uma arma. O “Love” (ui!!) usava escolta de traficante. Se isso não é associação com criminoso, não sei mais o que é isso. Se quisesse segurança, contratasse uma firma especializada ou pedisse ajuda a polícia. Isso seria o que um cidadão de bem faria.
    O problema é que o ser humano se aclimata em qualquer lugar, dos polos ao Sahara. E vai achando que isso é normal. A tolerância tem que ser ZERO.

  93. pepe

    -

    16/03/2010 às 8:58

    Eu já comentei, mas minha revolta é tanta que não poderei deixá-lo de fazer novamente. Eis um belo exemplo do que significa ser estrela no Brasil. Não se pode permitir que a fama, o prestígio e o dinheiro deste cavalheiro não permitam que a justiça seja feita. Há um fato inegável, comprovado pelas imagens e pelo depoimento: ele estava sendo ESCOLTADO, recebendo “serviços” de traficantes, e isso se repetirá enquanto houver tais “serviços” à disposição (Wagner Love assumiu que continuará a fazer a mesma coisa)… Isso é CRIME!!! (como é crime estocar maconha em casa e distribuir a jovens…).

    pepe

  94. Fábio Emerim

    -

    16/03/2010 às 8:57

    É, Love is in the air.

  95. Mariazinha

    -

    16/03/2010 às 8:56

    Não aguento mais tanto cinismo, o usuário alimenta o tráfico de drogas, sim, senhor, pois ele compra o produto que o traficante vende. Ver um atleta participando de festinhas com os traficantes é muito triste, que mensagem ele quer passar com essa atitude? Outra coisa, esse negócio de dizer que usuário de drogas é um “coitadinho doentinho sem noção do que faz” já me encheu a paciência! Usar drogas é uma escolha não um destino, será que aquele que nunca usou drogas tem que se sentir culpado por aquele que usa?

  96. Nelson

    -

    16/03/2010 às 8:42

    “Post hoc, ergo propter hoc”

    Prezado Reinaldo,

    Se pararem de fumar e de cheirar acabará o crime? Nessa lógica, a polícia está atacando a conseqüência e não a causa. Deveria então, acabar com o consumidor.

    Quanto a Wagner Love, concordo que é, no mínimo, um péssimo exemplo.

    Abraços,

  97. Cris Azevedo

    -

    16/03/2010 às 8:41

    Rei,

    Que exemplo os jogadores de futebol estão dando aos jovens! Um freqüenta bailes “barra pesada” na favela, desfilando ao lado de traficantes. Outro expõe-se em bailes funk, bebendo e proporcionando ao grande público uma baixaria com a namorada. Os mais famosos e badalados são famosos por faltarem a treinos e posarem bêbados nas “baladas”, aqui e lá fora. Hoje em dia, há até jogadores flagrados no teste antidopping pelo uso de maconha e cocaína. Em vez de receberem o repúdio da sociedade e da mídia, ganham espaço para se justificarem e aparecer mais ainda, nos telejornais e programas dominicais. São estes os heróis brasileiros? Que degradação moral!

  98. Jmendes

    -

    16/03/2010 às 8:30

    Eu sou Flamengo, na verdade sou de uma organizada do Flamengo, e a atitude do Love foi indesculpável. Muito embora, se o camarada quer frequentar a Rocinha, e o bandido quer brincar de escolta, ou você aceita ou se manda. Quanto ao Assef, cara assef é dose pra leão. No mais, o tropa de elite, mencionado por você, Reinaldo, LAVOU A MINHA ALMA. A tal ponto que foi um dos filmes que eu mais vi na minha vida. Só no cinema vi 4 vezes. Outras 5 no DVD. Lavou a minha alma, porque “a turma do Fucault”, estes mauriçolas esquerdinhas, todos fumadores, vários cheiradores, com sua mania de “o bandido é a vítima” é um pessoal odioso. E que existe. Eu estudei na PUC e sei do que estou falando.

  99. Antonio Augusto Carvalho

    -

    16/03/2010 às 8:22

    Na moleira dos babacas!

  100. Porto-Rio

    -

    16/03/2010 às 8:14

    Salve a Delegada Barbara Lomba, que não titubeou em convocar o atacante para explicar em detalhes, na próxima sexta-feira, qual a espécie de trabalho social desenvolvido na favela durante a madrugada e que necessita de escolta armada de criminosos.

  101. carlos amendola

    -

    16/03/2010 às 8:12

    O brasileiro consome a droga, a pirataria e a mercadoria roubada. Depois despeja sua peçonha na polícia.

  102. Marcos Dutra

    -

    16/03/2010 às 7:58

    Dois pontos importantes:
    1) Está na hora de a gente encarar esses jogadores de futebol como o que são: pessoas que ganham dinheiro sem precisar usar um neurônio. O fato de ele ser rico, não quer dizer que seja inteligente ou justo ou bom. Ele não é exemplo para ninguém, o menino pobre deveria querer estudar, ser um médico, um administrador, etc. Do jeito que vai, cria-se a ilusão que o futebol é a solução para a pobreza.

    2) Quando vamos exigir que esses advogados de porta de cadeia respondam por seus comentários criminosos e idiotas? A toda a hora vemos esses vermes falando besteira na TV, atrapalhando investigações e mentindo descaradamente.

  103. Cactus

    -

    16/03/2010 às 7:58

    O Love é da “comunidade”, tá ligado?

  104. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    16/03/2010 às 7:57

    REINALDO,ESSE SUJEITINHO É UM TREMENDO RÁBULA(ADVOGADO DE PORTA DE CADEIA),APESAR DE SER “PROFISSIONAL”(?)DO FLAMENGO! DECERTO ENGLOBA A TRUPE DE IMBECIS QUE ACHA QUE “É PROIBIDO PROIBIR”,COMO NAQUELA CANÇÃO,E PAIS,EDUCADORES,PARLAMENTARES ETC QUE ACHAM QUE PODE TRAUMATIZAR CRIANÇAS E JOVENS,POR EXEMPLO,COBRAR-LHES MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR,DISCIPLINA(AINDA QUE MÍNIMA),RESPEITO,HONESTIDADE,ZELO PARA COM MATERIAIS DESTINADOS AO SEU ESTUDO;QUE TODOS OS EXCESSOS SÃO NORMAIS ETC! ESQUECEM-SE DE QUE”UM EXEMPLO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS”! ACHAM “NORMAL”QUE,POR EX.,lulla LIBERE SEUS BAIXOS INSTINTOS E LINGUAJAR CHULO PUBLICAMENTE,APREGOE NÃO TER”DEPROMA”E SER “prisidenti”,ABERRAÇÕES IDOLATRADAS!

  105. Guilherme

    -

    16/03/2010 às 7:47

    Parabéns…! Seu texto é de uma lucidez impressionante!!! Infelizmente, muita gente quer tornar normal uma atitude, no mínimo, conivente.

  106. QUAKER

    -

    16/03/2010 às 7:26

    KIT FLAMENGO:

    UMA TROUCHINHA,UM GORRINHO,PEDAÇO DE PAU,UM CANIVETE E
    CAMISA DO “FRAMENGO”.

  107. Daniel

    -

    16/03/2010 às 7:22

    Reinaldo, concordo plenamente com o artigo mas, ao mesmo tempo, acho que o fato ocorrido com Love é uma prova, cabal, de que já não se pode separar com tanta clareza a comunidade do trafico como intentam as ONG´S. E quando os mocinhos vao “pitar” maconha nos morros nas sedes das ONGs que estão ali, supostamente, à serviço da comunidade… Isso tambem está no filme tropa de elite..
    Uma prova disso são as revoltas das “comunidades” quando um traficante é morto.. geralmente quebram onibus, fazem um estradarlaço dizendo horrores da policia…
    E quando a policia “invade” uma favela e a “comunidade” protesta?
    Tema complicado….
    Daniel Ferreira

  108. Hassebräwbier

    -

    16/03/2010 às 7:17

    Acredito que se isso ocorresse em outro país, talvez até mesmo em países subdesenvolvidos como a Argentina, o Chile ou a Colômbia, o CLUBE aplicaria uma punição severa. Mas os times do Brasil não parecem levar esse negócio de honra e imagem muito a sério. E os torcedores também parecem não valorizar muito. Talvez esteja cometendo uma injustiça e nos outros países sejam assim também. Os franceses, por exemplo, deveriam ter abdicado da vaga. Enfim, acho que tal punição não virá.

  109. Thiago

    -

    16/03/2010 às 6:50

    O que me assusta no Brasil é como assuntos tão sérios são tratados de maneira tão leviana.

  110. Ze Trovão

    -

    16/03/2010 às 6:44

    Caros
    este caso, como o do atacante Adriano e do goleio Bruno, vistos em situação semelhante, apenas indicam que isto é…. o Brasil!

    É o Brasil de Gilberto Freire (onde a nova senzala convive com a nova casa-grande) ou de Nelson Rodrigues. É apenas o Brasil, onde parece que sempre vencem os anti-heróis (nada a ver com um certo presidente…)

  111. Marcus Meyer

    -

    16/03/2010 às 6:44

    Algumas pessoas sobem na vida financeiramente, mas seu intelecto continua pequenininho. Parece o caso desde jogador, que é incapaz de separar algo simples como o certo do errado. Ocultação ou facilitação de crime também é crime Sr. Love!

  112. PALESTRINO

    -

    16/03/2010 às 6:29

    Quando a torcida do Palmeiras deu uns sopapos no Love foi apenas uma antecipação da sua vergonhosa inserção na favela carioca escoltado por traficantes fortemente armados. Nem deveria ter passado pelo Palmeiras. Agora, o Flamengo, com Adriano e Love, está mais para o Império do Crime do que para o Império do Amor.

  113. antonio

    -

    16/03/2010 às 5:59

    Onde está a policia federal? Cade a OAB? Cadê a policia do Rio?
    A torcida do Flamengo deve manifestar-se. O cara está nítidamente sob
    a escolta de bandidos armados.
    É por isso que o cariocas e visitantes estão morrendo no Rio de Janeiro.
    Gostaria de saber já que nao sou advogado, isso que foi flagrado não é crime de associação com quadrilha?

  114. Pei Mei

    -

    16/03/2010 às 5:58

    Bingo!

    Depois um zé ruela deste bota uma roupinha branquinha e sai em passeata (doidão é claro) pedindo paz.

    A culpa da violência no Rio e no Brasil é de quem fuma e cheira.

    Esta prova da OAB é uma graça não é mesmo?

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados