Blogs e Colunistas

19/12/2011

às 7:03

Kim Jong-Il, a múmia comunista, morreu; “príncipe herdeiro” assumirá “o trono”.

Kim Jong-Il, o nanico homicida, junto com os militares. Já foi para o céu dos comunistas, que é o inferno

Kim Jong-Il, o nanico homicida, junto com os militares. Já foi para o céu dos comunistas, que é o inferno

Kim Jong-Il, ditador da Coréia do Norte, morreu no sábado, mas a televisão oficial do país só anunciou o fato nesta segunda, ainda domingo por aqui, com uma apresentadora em prantos. Foi-se o “Estimado Líder”. Deve assumir o seu lugar Kim Jong-un, seu filho, que anda aí pelos 30 anos, ninguém sabe ao certo. O pai já o tinha promovido a general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, que é o Partido Comunista.

A Coréia do Norte é a ditadura mais fechada do planeta. Um estrangeiro não pode, imaginem vocês, entrar no país com um reles celular. É proibido dobrar um jornal que tenha estampada a foto do “estimado líder”. Alimenta-se no país o mito de que o nascimento do nanico homicida se fez anunciar por uma estrela e um arco-íris duplo. Trata-se de uma dos países mais miseráveis do mundo — em contraste com a rica Coréia do Sul —, porém com um Exército regular de mais de um milhão de homens e pelo menos 4 milhões de reservistas. Mais: embora boa parte dos 23 milhões de coreanos passe por terríveis privações — há relatos de canibalismo em áreas rurais —, trata-se de um país “nuclear”. Eles têm a bomba.

Kim Jong-un, o sucessor: convém não se enganar com a bara do bebê gorducho...

Kim Jong-un, o sucessor: convém não se enganar com a bara do bebê gorducho...

Ninguém sabe quem é Kim Jong-um num país que acabou se transformando, na prática,  numa monarquia. Uma coisa é certa: Kim Jong-Il contava com o apoio da cúpula das Forças Armadas. A  morte do tiranete poderia acenar com alguma abertura do regime? Não se tem a menor idéia a respeito. Uma imagem define o surrealismo do país. Vejam isto:

guarda-de-transito-coreia-do-norteEscolhidas pessoalmente por Kim Jong-Il, segundo se diz, as controladoras de trânsito mantêm sua coreografia mesmo quando as ruas da capital estão vazias, o que é freqüente em Pyongyang. Vocês entenderam direito. Elas são o semáforo. Mesmo sem carros, passam o dia gesticulando para o nada, liberando a passagem de carros inexistentes. À sua maneira, isto é inegável, Kim Jong-Il foi um verdadeiro aplicador das teorias comunistas… Para vocês terem uma idéia, o PIB da Coréia do Norte corresponde hoje a 3,1% do da Coréia do Sul.

Em 2009, Thaís Oyama, editora de VEJA, conseguiu entrar na Coréia do Norte como turista e contou o que viu. É imperdível. Thaís é dona de um dos melhores textos da imprensa brasileira, entrevistadora brilhante e exímia repórter. Resultado: um trabalho exemplar. Como sempre, tudo o que se diz de um regime comunista não coincide com a realidade, que é invariavelmente pior. O totalitarismo norte-coreano não é menos bizarro do que violento. Abaixo alguns trechos do impressionante relato de Thais, cuja integra está aqui
*
(…)
Ainda na China e, novamente, antes do embarque, os organizadores da excursão alertaram os turistas para que não dobrassem jornais que estampassem a foto de Kim Jong-Il (caso da edição lida no avião e, pelo que se viu mais tarde, de todas as outras já rodadas no país), sob pena de “ofender gravemente” os norte-coreanos. A lista de atitudes proibidas incluía ainda falar com a população nas ruas, tirar fotografias sem permissão e perguntar aos guias nativos sobre questões como a saúde de Kim Jong-Il ou a existência de campos de concentração no país. Na chegada ao aeroporto de Pyongyang, o grupo foi obrigado a entregar os celulares e a submeter toda a bagagem a uma revista cuidadosa, destinada a evitar o ingresso de material ideologicamente suspeito. O que seria ideologicamente suspeito? Basicamente tudo.”
*
O culto a Kim Il-sung – cujo nome não é jamais pronunciado sem um dos epítetos costumeiros: “Grande Líder”, “Sol da Humanidade” ou “Inigualável Patriota” – deve-se principalmente ao fato de que, sob o seu reinado, a Coreia do Norte viveu os seus melhores dias, graças à mesada da então União Soviética. Até 1965, o PIB do país era três vezes o da Coreia do Sul e cada grão que brotava do solo era apresentado como um presente ofertado ao povo por Kim Il-sung. Quando cessou a ajuda dos camaradas russos e a grande fome do fim dos anos 90 devastou a Coreia do Norte (…).Resultado: hoje, o PIB da Coreia do Norte equivale a 3,1% do da Coreia do Sul.
*
Mas nada supera o espanto causado pela visão das guardas de trânsito da capital. Postadas em pedestais instalados nos cruzamentos, elas mantêm uma frenética atividade de sinalização com a cabeça e os braços mesmo quando as ruas estão desertas – e elas sempre estão desertas. A explicação da guia para o comportamento é a seguinte: como, por muito tempo, os Estados Unidos impediram a Coreia do Norte de desenvolver seu programa de energia nuclear, o país passou a sofrer de um déficit crônico de eletricidade. Assim, as controladoras de tráfego atuam como semáforos humanos, já que o uso de similares eletrônicos seria um desperdício. E por que elas têm de gesticular sem parar mesmo quando não há um único carro na rua? A guia não sabe responder. Diz-se na Coreia do Norte que o Querido Líder em pessoa (também conhecido como “Inteligente Líder” ou “Respeitado Líder”) é quem escolhe as belas guardas – dissimulados símbolos sexuais e heroínas de muitos dos filmes produzidos lá (Sentinela do Cruzamento, por exemplo, fala sobre “a dedicação ao trabalho e o terno amor das guardas pelo povo e também sobre a verdadeira supremacia do socialismo do nosso país”, diz o texto que resume o enredo).
*
Na distopia totalitária de Kim Jong-Il, a população é dividida em três castas: a dos “leais”, que compreende de 20% a 30% da população; a dos “neutros”, em que se encaixam em torno de 60% dos norte-coreanos; e a dos “reacionários”, ou “hostis” – que totaliza 10% ou 20% da população. É com base nessa classificação, com 56 subdivisões, que o governo define se uma pessoa pode ou não cursar a universidade, a quantidade de ração que vai receber e a ocupação que terá ao longo da vida.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

144 Comentários

  • Apocalipse o fim está proximo.

    -

    15/9/2013 às 1:35 am

    O homem as vezes,conssegue ser mais irracional,do que parece,a falta de lógica, e falta de amor com as pessoas,sempre foi uma constante nas vidas destes animais.A ganância pelo maldito dinheiro,os leva ao delírio insano, de ficar sem uma gota sequer de sensibilidade.O destino de cada um deles,será o lago de fogo, e enxofre, e queimarão por intermináveis momentos,não para sempre,pois o momento será uma eternidade.

  • julio cesar

    -

    31/5/2013 às 11:21 am

    realizações do comunismo pelo mundo
    1)estupro de 5.000.000 de mulheres pelos comunas(comunistas)
    2)assassinato de 100.000.000 de pessoas pelos comunistas
    só isso é o suficiente para mostrar que comunismo não presta

  • Hanivenus

    -

    23/2/2012 às 10:33 am

    Genocida! Responsável pela morte de milhões, quando iniciou seu projeto nuclear. Queime no inferno, como seus defensores!

  • Rick Oi

    -

    20/2/2012 às 8:41 pm

    VEJA SEMPRE COM SUAS MENTIRAS ABSURDAS, VIVA A A COREIA DO NORTE SOBERANA. LIVRE DO CAPITALISMO.

  • Geraldo Guerra

    -

    10/1/2012 às 9:23 am

    Ainda bem que o regime da Coreia do Norte é fechado.Que nunca seja aberto e morra de inanição.

  • jotapê

    -

    26/12/2011 às 8:05 pm

    Já foi tarde!
    Pelo menos de uma forma de tortura os norte-coreanos estão livres: ver a cara do Jong-II estampada nos jornais (pelo visto diariamente) e dos seus figurinos.
    Um espécime que deixou simpatizantes, né não Rogério?

  • Rogério

    -

    22/12/2011 às 8:42 am

    Um lider capitalista nunca vai conseguir ter tanta importancia para seu povo como Kim Jong-il. Que bom que lá impera regras para estrangeiros, aqui é o país da libertinagem. Só leitor(a) de propaganda iperialista para julgar pessoa pela aparência.

    MODERADOR EXPLICA: Deveria aplicar Reinaldoxx!!! mas achei melhor deixar o espécime para exibição…

  • augusto

    -

    20/12/2011 às 4:14 pm

    PCdoB se solidariza com o povo coreano pela morte de Kim Jong Il

    http://vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=171494&id_secao=3

  • roberto caldeira soares

    -

    20/12/2011 às 3:39 pm

    PUBLICAÇÕES COMO CARTA CAPITAL,ISTO É,PIAUÍ,CAROS AMIGOS,A NOVA DEMOCRACIA, CAUSA OPERÁRIA E OUTRAS ESQUERDISTAS DEVEM ESTAR PREPARANDO UMA TARJA PRETA, NA CAPA DA PRÓXIMA EDIÇÃO, EM SINAL DE LUTO PELA MORTE DO “GRANDE LÍDER COMUNISTA-INIMIGO DO CAPITALISMO”.A COREANA DO SEMÁFORO É UMA PERSONAGEM DE KAFKA…MAS O BRASIL, QUE HÁ MAIS DE DEZ ANOS CONVIVE COM A “DEMOCRACIA” PETISTA, ESTÁ ASSIM TÃO IMUNE E LONGE DO ABSURDO KAFKIANO ?

  • Leandro Domingues

    -

    20/12/2011 às 2:58 pm

    Se os governos mundiais não se precaverem , logo o Irã também será como a Coreia do Norte . Cheio de armas nucleares .
    Depois que isso acontecer todos vão ficar com medo do Irã , o que estão esperando para fazer algo mais austero no Irã ?

  • PRESCRIÇÃO=PREVARICAÇÃO

    -

    20/12/2011 às 10:31 am

    O diabo que se cuide; mais um para tentar derrubá-lo e assumir o seu lugar.

  • Vicente de Cruz

    -

    20/12/2011 às 12:12 am

    Fiquei sabendo que o garoto vai fazer redução no estômago e convocar eleições diretas em 2012.

  • Ratazana em simone - 19/12/2011 às 11:11

    -

    19/12/2011 às 11:46 pm

    REINALDOXX NELLA!!!

  • Ratazana em mario - 19/12/2011 às 18:10

    -

    19/12/2011 às 11:40 pm

    REINALDOXX NELLA!!!

  • misael

    -

    19/12/2011 às 11:28 pm

    São relatos como este que precisam ser debatidos, criticados e dissecados, pela imprensa(VEJA e REINALDO fazem a sua parte), sociedade, redes sociais na internet e oposição.
    Se algum dos entes acima faz o que deve ser feito à luz da razão e do bom senso, começa a enterrar a ESQUERDOPATIA BRASILEIRA.
    Agora o difícil é começar!

  • Luciano

    -

    19/12/2011 às 11:25 pm

    Olá Reinaldo, só uma referência. Artigo sobre o legado de Kim Jong Il. Está em inglês, mas a imagem de satélite da península coreana diz muita coisa sobre a situação política e econômica legada pelo anão atômico:

    http://www.newscientist.com/blogs/shortsharpscience/2011/12/satellite-image-shows-kim-jong.html

  • wilson

    -

    19/12/2011 às 11:03 pm

    Qualé Kinzinho é gente fina afinal estes capitalistas
    perversos que querem liberdade de seus fieis servos que
    vão se perder na luxuria e gastar tudo em comida.
    Kinzinho deixa todo mundo com barriga taquinhozinho, sarados sem precisar estas modernagens de emagrecer e
    ficar com colesterol, quanta injustiça.

  • tico tico

    -

    19/12/2011 às 10:46 pm

    Ô das 12:53 – Subjetivo é a seu posicionamento de ficar bem com deus e com o diabo. Atualmente com o diabo.

  • Marcos Conservador

    -

    19/12/2011 às 10:30 pm

    Luto nos Emirados!!!

  • luiz fernando

    -

    19/12/2011 às 9:39 pm

    Tão espantoso quanto as guardas, é observar que o sucessor do Estimado Líder é o único obeso do país.

  • Claudio

    -

    19/12/2011 às 8:52 pm

    O inferno está em festa! Dizem que o diado foi recebê-lo pessoalmente.

  • Dilmar

    -

    19/12/2011 às 8:34 pm

    Que bom canalhas também morrem!!

  • Natanael

    -

    19/12/2011 às 8:26 pm

    Olá, Reinaldo, ainda há brasileiros sonhando com um regime desses daí!!!!! Pessoas que elogiam países cujos mandatários(monstros) consideram a população local como de sua propriedade. Pessoas são diminuídas a tal ponto que passam a ser consideradas como um mero objeto a ser submetido aos delírios e taras dos seus “”"”superiores”"” (credo!). O ser humano é apenas um, e talvez com alguma sorte, simples “dado estatístico” nas contas do Estado-Religião. O presente e futuro de cada habitante é decidido pelos “sábios” de plantão. Imaginem o que se passa na “cabeça” de uma jovem (como é triste dizer “no frescor de sua juventude – que em qualquer país livre desses delírios estaria sonhando, vivendo sua juventude e se preparando para um futuro melhor)obrigada a ficar horas a fio num sinal de trânsito imaginário (não há muitos carros – o regime comunista não produz nada para a população – somente armamentos para a guerra – e não permite que empresários (palavra proibida) possam atuar, levando o país a outros patamares. É trágico o nosso país estar submetido ao maior nível de corrupção, roubalheira, mentiras (dossiês), destruição dos bens públicos etc. etc. , como somos informados todos os santos dias e ainda ter de ouvir outros dizerem que estamos no caminho certo… que o Tucano é o cão chupando picolé e outras barbaridades. Mire-se no exemplo da moça no sinal de trânsito imaginário. Não há sentimentos próprios… apenas a resignação total e o submeter-se pessoal/coletivo aos desejos divinos do Grande Líder; só possível quando as almas são destruídas e os mandatários se embriagam no poder totalitário. Abração. Natanael

  • AbuCarnib

    -

    19/12/2011 às 7:31 pm

    Ilustre Reinaldo.
    Já morreu tarde esse tal de kim. Ficaram outas pragas vivas, ainda: fidel, chaves, armadinejad e uma caterva enorme. Vão pros infernos, diabos. A humanidade agradece.

  • Caio Portella

    -

    19/12/2011 às 7:05 pm

    OOOPPSS….*IMUNUNIDADE”…..,leia-se IMPUNIDADE

  • Caio Portella

    -

    19/12/2011 às 7:02 pm

    E como todo partido sem vergonha…a exemplo do daqui,o de lá também é PT,e claro,o filho da múmia de lá,a exemplo do filho da múmia analfabeta daqui…Vai ter toda imununidade e imunidade para roubar,saquear,esculhambar o povo que trabalha…Muda o País,mas partido de “trabalhador”,em qualquer lugar,hoje, é sinônimo de quadrilha,ou sendo mais ameno,reunião de vagabundos,sempre com segundas intenções…ou seja,roubar o que puder,e o que não puder,também….TEM DIFERENÇA NÃO:as duas múmias tem o mesmo pensamento…uma já foi para o “além”,a outra “tá”meia cancerosa,e pode ser que,se não for para o além,pelo menos crie vergonha na cara,e passe a ser homem e mais humilde….

  • ze costa

    -

    19/12/2011 às 6:53 pm

    Reinaldo, o livro de Archie Brown,que você fez uma resenha para a revista Veja, no capítulo sobre Cuba dá uma boa escorregada. Ele não se exime de falar das dificuldades do país, mas o faz com tanta hesitação e sempre realçando a saúde e a educação como principais ativos da Revolução, que me deu a impressão que no caso de Cuba, o autor escreveu de ouvir dizer…

  • Paulo

    -

    19/12/2011 às 6:45 pm

    Só o Pirata Alma Negra, Fidel Castro, da Ilha-presídio Cuba é que não morre de jeito nenhum.
    O espectro nauseabundo e maligno de Fidel recusa-se a sair desse mundo.
    Vai embora logo assombração!
    Será que esse ano de 2011, depois das mortes de Osama, Kadafi e Kinzinho, ainda vai agraciar a América Latina com a despedida de Fidel do mundo dos vivos?
    Pô, a América Latina é sempre o lugar mais atrasado, até na morte de ditadores.

  • Diguim

    -

    19/12/2011 às 6:31 pm

    Espero que o lullllalau o acompanhe o mais rápido possivel, para o bem desta nação e para que as novas gerações não se espelhe no que há de pior na politica, na ética, e carencia de honestidade, que é a marca registrada desse individuo asqueroso.

  • Regina

    -

    19/12/2011 às 6:28 pm

    Cruzes, que gente bem feia!!!
    .
    E aquele porquinho da Índia ali da foto é o sucessor, é?

  • Renata

    -

    19/12/2011 às 6:22 pm

    Mas ele parece MESMO uma cruza de Marlene Mattos com Chico César! O Macaco Simão tem razão! “O macaco tá certo”, como diria o personagem do saudoso O Planeta dos Homens…

  • mario

    -

    19/12/2011 às 6:10 pm

    REINALDOXX!!!

  • illa

    -

    19/12/2011 às 5:37 pm

    O pior é que acreditamos que os mais novos viverão mais.Coitados dos coreanos.

  • Ney do MS

    -

    19/12/2011 às 5:22 pm

    Os PeTralhas estão em prantos – afinal, eles gostariam de reproduzir no Brasil o regime da Coréia do Norte.

  • brasil 2022

    -

    19/12/2011 às 5:15 pm

    Eu acredito que os petralhas vão reencarnar na Coréia do Norte.
    Por isso já estão promovendo a abertura da economia no regime, sabe!
    Se interessar korea@korea-dpr.com.

  • Bill

    -

    19/12/2011 às 5:04 pm

    Esse foi morar com sanatas, mas provavelmente nem satanas aguenta os comunistas.

  • Gatusso

    -

    19/12/2011 às 4:49 pm

    Olha só, o capeta está recebendo seus presentes de natal antecipados…

  • Gatusso

    -

    19/12/2011 às 4:45 pm

    Será que a múmia da ilha prissão caribenha não vai querer acompanhar seu ídolo na viagem? Ou será que ele está esperando seu filhote cubazuelano hugorila para viajar juntos? Quem dera…

  • aparecido f.

    -

    19/12/2011 às 4:37 pm

    O capeta já deve estar preparando as malas para ir embora do inferno….Foi o Saddam, o Kadaffi, agora esse Kim Jones e logo logo o Chavez , o Fidel e o Raulzito… não vai caber todos no inferno…

  • aldo soares

    -

    19/12/2011 às 4:36 pm

    O que pensará o governo atual e sua equipe desse regime que tanto idolatravam e queriam pra nós. Tantos, hoje, “ferrenhos” defensores de direitos humanos,se dizem puros democratas de liberdade plena; e que antes não era bem assim! Foram ao seio do comunismo adquirir técnicas perversas, como a maioria sabe, e tentar implantá-las aqui. Mas se deram mal, graças a imprensa forte que temos, o exército e o povo. Dizem que o tempo cura as cicatrizes ,mas, não é o que percebo pois está aí a estatização da família com lei da palmada (ridícula) as crianças deixam de obedecer aos pais, se quiserem, pois o estado é quem decide. E mais: kit gay, lei homofóbica, quotas segregando pessoas; esculachando com servidores públicos concursados atribuindo a eles deficit previdenciário e por aí vai… é o que dar tantos partidos políticos mercenários do lado do governo final do jogo, “democrático”: o governo sempre ganha. Lá na coreia do norte a sucessão ditatorial é pelo menos às claras. E aqui, alguém duvida quem sejo o próximo (a)?

  • Rodrigo

    -

    19/12/2011 às 4:13 pm

    Xiiiiii…. já ouvi dizer que o tal Un é o cão chupando manga, frio e cruel… Também, neto e filho de ditadores cruéis e com sobrenome de onomatopéia??? Que esse Un vai ser um “UHN!!!” para os pobres norte coreanos, ah, isso vai! Pena que seu pai não teve o mesmo destino de Kadafi… Como é, o PT vai mandar uma comitiva para a CN? Ué, não foi no governo Lullarrhgh! que abrimos uma embaixada lá?

  • Creuza Maria

    -

    19/12/2011 às 3:50 pm

    Corrigindo: falam por si. feições. atrás.

  • Creuza Maria

    -

    19/12/2011 às 3:49 pm

    Reinaldo, as imagens fala por si.É só olhar o olhar do gorducho…tenebroso. Gosto muito de analisar rostos e feiç~eos. Essa foto com essas imagens de soldados atraás do ditador é uma delícia para observação.Olhem os rostos dos indivíduos: não tem individualidade.Impassíveis diante do grande Ditador.Não demonstram absolutamente NADA.

  • Machado

    -

    19/12/2011 às 3:25 pm

    Agora estou torcendo para que o Fidel Castro aproveite o elevador e suba com esse monstro, falta pouco galera, falta pouco !!!!!

  • aparecido f.

    -

    19/12/2011 às 3:22 pm

    O comunismo não é muito diferente de uma monarquia, com os camaradas sendo a nobreza do regime…. A única verdadeira revolução da humanidade foi a americana e a francesa, que realmente ditou os direitos civis modernos… mesmo aqui no nosso Brasil, os direitos civis ainda são inexistentes para o trabalhador privado. No Brasil a lei é mãe para os politicos e funcionários do estado e madrasta para o povo trabalhador…Os verdadeiros escravos do sistema economico brasileiro…..

  • pedro couto

    -

    19/12/2011 às 3:21 pm

    Kim Jong, já se foi, portanto a fila já andou, embora muito lenta, mas ficamos na espera do próximo. E torcemos que seja alguém do mesmo tipo, talvez o Chavez,o Fidel,enfim, qualquer um que faça parte desta seleta turma de trogloditas, gorilas ou mesmo tiranetes.

  • Machado

    -

    19/12/2011 às 3:21 pm

    Sei não…..esse filho dele tem uma carinha meio estranha,sem preconceitos minha gente, sem preconceitos !!!!!!!!!

  • Seavon

    -

    19/12/2011 às 3:17 pm

    Eu resolví passar meu comentário pela matéria que tem maior números de participações.
    Não é meu forte dar palpite de outros governos que nada tem haver com meu ideal de vida.
    No caso, este só tem o que repudiar, a não ser quem comunga tais métodos autoritários, (no meu ponto de vista) visto que quem assim pensa jamais deveria trilhar a ser mandatário de uma nação.
    Como, uns 2 ou 3 comentaristas que rebisquei o olho sobre qual opinião encontrava que dispertasse tamanha curiosidade, chocante foi fazer referência ao governo que temos com o da Coréia do Norte.
    Será que estamos caminhando, para se não der um basta já em determinados comportamentos autoritários do ditador falecido, quem viver verá tal qual acontecer aqui no Brasil?
    Que isso não aconteça nem na imaginação, mas todo cuidado é pouco, dado as afirmações que por diversas vezes dão mostras, como: quem manda no meu governo sou eu!
    Mesmo quando temos uma leve noção que nem tanto, porque podem estar tendo outras pessoas apoiando doutrina autoritária as escondidas.
    O que está dentro, pode ser o que está fora, vice versa,
    tem haver com onde há fumaça é sinal de fogo.
    No entanto…

  • Luiz

    -

    19/12/2011 às 3:14 pm

    Tem muita similaridade entre o Regime Norte Coreano e o Regime Petista de Administração… Ambos investem pesado na propaganda estatal, no endeusamento do Grande Líder, no aparelhamento do Estado, nas benesses somente para a Nomenklatura(companheiros) e na escolha de um inimigo externo: O Grande Império Norte Americano. AS SEMELHANÇAS NÃO SÃO COINCIDÊNCIAS.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados