Blogs e Colunistas

16/11/2013

às 13:16

Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, fugiu para a Itália

De Cecília Ritto e Pâmela Oliveira, na VEJA.com:

Os boatos se confirmaram: Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e sete meses de prisão por sua participação no esquema do mensalão, deixou clandestinamente o Brasil para se esconder na Itália, fazendo uso de sua dupla cidadania. Desde a tarde de sexta-feira, agentes e delegados da Polícia Federal no Rio são iludidos com a promessa de que o réu se apresentaria neste sábado.

Às 11h45, o delegado de plantão Marcelo Nogueira recebeu do advogado Marthius Lobato um telefonema confirmando que seu cliente estava na Itália, e atestando a veracidade da seguinte nota: “Por não vislumbrar a mínima chance de ter um julgamento afastado de motivações político eleitorais, com nítido caráter de exceção, decidi consciente e voluntariamente fazer valer meu legítimo direito de liberdade para ter um novo julgamento, na Itália, em um Tribunal que não se submete às imposições da mídia empresarial, como está consagrado no tratado de extradição Brasil e Itália”, escreveu o réu.

Lobato afirmou ao delegado que não sabia da fuga. O ex-diretor do BB teria fugido por terra, passando pela cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, há cerca de 45 dias. O local é um ponto de conexão de rotas do tráfico internacional de drogas e um dos entrepostos de bandidos brasileiros que atuam naquela região.

(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

284 Comentários

  • PS

    -

    18/11/2013 às 1:35 pm

    É no mínimo intrigante: advogado pode defender bandido da pior espécie, se é que bandido tem espécie. Seus ganhos são proporcionais ao que foi acumulado nos roubos pelos marginais, vá lá…mas no “dever” do ofício podem mentir descaradamente? Advogados bandidos, tais como seus clientes, deveriam ser presos no lugar daqueles que fogem com assessoria destes…

  • Furagelo

    -

    18/11/2013 às 10:45 am

    Aposto que está malocado lá na Sicilia. A famiglia com certeza é de lá.

  • angela barreto

    -

    17/11/2013 às 10:59 pm

    SERÁ QUE PIZZOLATO, JUNTO COM A MÁFIA ITALIANA IRÁ ADMINISTRAR A FORTUNA, DESVIADO DO MENSALÃO?

  • angela barreto

    -

    17/11/2013 às 10:54 pm

    QUEM ARTICULOU E PLANEJOU A FUGA DE PIZZOLATO? FICA A PERGUN TA QUE PAIRA NO AR! JAH IMAGINO A RESPOSTA E VOCES?
    OUTRA PERGUNTA. POR QUE GENOINO QUANDO SAIA DE SUA CASA COM DESTINO A PF, USAVA UMA TIPOIA NO BRAÇO E, QUANDO SUBIU NO AVIÃO JAH NÃO USAVA?

  • cidadão

    -

    17/11/2013 às 10:12 pm

    Cadeia aos mensaleiros, um desagravo à DEMOCRACIA E AO ESTADO DE DIREITO NO BRASIL. Devido à decretação das prisões deveria ser criada uma data comemorativa no calendário nacional, em homenagem ao sofrido povo brasileiro sub julgado a uma das piores ditaduras da história mundial. Lamentamos, não ser em regime diferenciado(sem mensalão), pois fora da cadeia são um perigo aos cofres públicos.

  • Maria

    -

    17/11/2013 às 9:33 pm

    Por essa atitude verifica-se o caráter do sujeito. E ainda tem a cara de pau de se achar vitima. Esse pessoalzinho é mesmo sem vergonha na cara. Como pode o advogado saber tudo, acompanhar tudo e ainda se safar de tudo diante da Justiça Brasileira?

  • filosofo

    -

    17/11/2013 às 8:49 pm

    Não se pode resistir ao trocadilho infame: para esse, tudo vai acabar em “pizzaolato”.

  • Artur

    -

    17/11/2013 às 8:32 pm

    E pensar que essa tralha é filho da imigração italiana e meu conterrâneo do pujante Oeste Catarinense. Com certeza não comungou dos valores daqui. Entregou-se à delinquência, vulgo sindicalismo. E pra completar, Battisti dando palestra na UFSC. Já fomos um local capaz de afastar gente como tal.

  • Rose

    -

    17/11/2013 às 8:21 pm

    Reinaldo,como ele entrou na ITALIA sem passaporte?não tiveram que entragar ao Ministro Joaquim alguns messes atrás? Parece que algum deve ter dado cobertura.Só uma perguntinha: parece que a Familia Lula da Silva também tem cidadania Italiana é verdade?

  • Hemidio

    -

    17/11/2013 às 3:22 pm

    Uma dúvida : reportagem da veja( +lidas, item 3), diz q advogado acompanhou a fuga no primeiro trecho. tb diz q a esposa fugiu há 15 dias atrás. E só agora os advogados souberam disso?
    Pergunta : é permitido ao advogado saber e/ ou acompanhar uma fuga e esconder da polícia??

  • marcelo

    -

    17/11/2013 às 2:24 pm

    Esse aí faz valer seu legítimo direito de roubar dinheiro público…
    Esse aí faz valer seu legítimo direito de tudo acabar em pizza…
    Esse aí é um orgulho pros petralhas, uma verdadeira inspiração para a próxima geração de petralhazinhos…
    Roubar, roubar e dopo, una bela vita, tchau, tchau, bambinos..

  • Otário do DF

    -

    17/11/2013 às 12:40 pm

    Se a Itália é realmente um país sério, como todos dizem, vai extraditar Pizzolato porque lugar de bandido é no Brasil, como ficaram aqui com bandido italiano Cezare Batisti, “BRASIL UM PAÍS TODOS, OS BANDIDOS”.

  • emeesse

    -

    17/11/2013 às 11:49 am

    Caro Reinaldo,
    se o Diogo Mainardi explicar direitinho para as autoridades italianas que se eles extraditarem o Pizolatto, estarão dando um belo troco no governo petista , creio que ele mandam o calhorda com um pé no traseiro o mais rápido possível para cá. É apenas uma questão de esclarecimento dos fatos.

  • eli

    -

    17/11/2013 às 11:41 am

    A mafia que se duide PIZZOLATO CHEGOU………..
    PAIS SEM HOMEM COMO A POLICIA FEDERAL DEIXOU ISSO ACONTECER?
    QUEM GANHOU ALGUM DIM-DIM.
    QUE TAL TROCA-LO COM UM GUERRILHEIRO ASSASSINO QUE O PT TROUXE PRA CÁ?

  • Ricardo

    -

    17/11/2013 às 11:38 am

    Vamos aderir à campanha “Troque um Terrorista por um Mensaleiro”!
    Mandamos Cesare Battisti para a Itália e recebemos de volta Henrique Pizzolato!!! Lucro para todo mundo e ainda ficamos “de bem” com os italianos! :)

  • Humberto Tôrres

    -

    17/11/2013 às 11:35 am

    Pergunte a Obama que ele sabe dia, hora e por onde saiu, como e onde vive o ilustre condenado.

  • Nanico

    -

    17/11/2013 às 11:02 am

    Nas barabas da poderosa PF …
    Que tem jatinho particular inter continental e tudo,
    feito o Eike Batista nos bons tempos .
    Inépcia, falta de profissionalismo ou
    vista grossa por conta de recomendações superiores ?
    No último caso, ainda pior.
    Nanico

  • Valeria

    -

    17/11/2013 às 10:33 am

    Bem feito que ele fugiu para a Itália, sabe quando a Itália vai entregar ele, nunca até porque o Brasil não extraditou o terrorista Cézari Batistti, eles vão se vingar, outra coisa o Pizollato não vai deixar nunca a Itália, sendo assim a Interpol não vai poder prendêlo.KKKKkkkkkkkkkkk……….

  • RossoNero

    -

    17/11/2013 às 10:27 am

    Não sou advogado tampouco expert em direito, mas algumas considerações devem ser feitas.Se o fujão já havia sido condenado a anos de prisão e multa de mais de 1 milhão de reais,a conta bancária dele havia sido sequestrada pela justiça, para garantir o pagamento da multa?
    Com que dinheiro este cidadão, digo, canastrão, conseguiu sair do país, possivelmente corromper alguns pelo caminho, entrar numa cidade dominada pelo crime internacional sem identificação, solicitar um novo passaporte numa embaixada italiana sem comprovar que tinha grana para se manter na ItáliaW
    Como conseguiu comprovar residência na Itália e a justiça brasileira / PF não tinham conecimento disto?
    Com que grana ele comprou as passagens? Como e onde irá viver na Itália? Quem irá mantê-lo lá? Quem irá pagar suas contas, seu aluguel, sei lá mais o que?
    A vida na Europa é muito cara companheiros, uni-vos para ajudar a tão ilustre petista, que soube manter o respeito e cumplicidades aos vossos tão famigerados conceitos de honestidade!

  • Rose

    -

    17/11/2013 às 9:13 am

    E o Ministro Cardoso não diz nada? A PF não bobeou ou ajudou na fuga do cumpanhêro?

  • Livre

    -

    17/11/2013 às 2:15 am

    Porteira que passa um boi…..

  • Livre

    -

    17/11/2013 às 2:12 am

    Fugiu ou fugiram com ele?A imprensa da Itália está fazendo um jogo de xadrez com o tema, a fuga de Pizzolato vai render mais problemas do que está parecendo.Como este senhor fugiu, afinal será que ele está na Itália ou em algum país da Europa.

  • Vit

    -

    17/11/2013 às 2:07 am

    Fuga estranha.Noticiada só hoje????Este senhor fugiu quando e como? Está na hora da Justiça seguir o caminho do dinheiro desviado dos cofres públicos.

  • Gil Santos

    -

    17/11/2013 às 12:06 am

    Quer dizer que espera ter um julgamento imparcial na Italia. Reconhece entrão que o julgamento de BATISTI foi o mais legalista. Somente o chefe dos quadrilheiros, LULA, QUE NÃO RECONHECE que o tal de Batisti é um condenado pela justiça Italiana.

  • Carlos Mendes

    -

    16/11/2013 às 10:51 pm

    Falei hoje cedo que se quisessem achar o Henrique, era só perguntar pro Cacciolla. QUalquer um sabia que ele iria fazer isso, menos a polícia. Mas eu acho que é tática para mandarem o terrorista cumpanheiro de volta pra Itália.

  • Antonio

    -

    16/11/2013 às 10:15 pm

    O que chama a atenção é o fato desses condenados assumir a culpa de LULA,nenhum até agora teve a coragem de denunciá-lo o amor é uma coisa inexplicável,talvez com um membro da família fosse mais rigoso.
    Na internet vi um petista chorando,para ele(s) se tá com peninha vai dormir na papuda para consolar os companheiros.

  • Marco Jusevicius

    -

    16/11/2013 às 9:53 pm

    Reinaldo e demais… Agora é ignorância minha e se alguém souber explicar, agradeço.
    Bem, Pizzolato fugiu na moita sem documentos (foram recolhidos conforme consta)… Perfeito, se deslocou para nossas fronteiras furadas como peneiras e sartou de banda. A pergunta é a seguinte: para sair foi clandestino mesmo… e para entrar na “bota”, como deve ter feito?? Foi a um consulado ou embaixada italiana no exterior e requereu outro passaporte? E o consulado/embaixada pode emitir mesmo sabendo que o cidadão está foragido da justiça do país em questão? Ou então tinha algum documento meio forjado só prá entrar na Itália??
    De qualquer forma, ele fugindo do cumprimento da pena, no meu entender, dá mais consistência para o julgamento. Não creio que este papo de preso político cole, mesmo no nosso preguiçoso país… E Pizzolato fazendo isso acaba confessando a culpa, fortalecendo o julgamento contra as maledicências que estão espalhando por aí…

  • Renato Alves Teixeira

    -

    16/11/2013 às 9:46 pm

    Que pilantra. Imagina o que deve ter feito como “Diretor de marketing” do Banco do Brasil, Já que é cidadão italiano será que na Itália conseguirá emprego como boy do Banco de la Itália ?

  • Aninha

    -

    16/11/2013 às 9:32 pm

    Cara myrian dauer – 16/11/2013 às 17:45, mídia empresarial deve ser mídia privada. Aquela que teima em divulgar as falcatruas dos “pobres” homens públicos, e a cobrar da justiça o cumprimento das leis. Já a mídia estatal…

  • Maurício B. S.

    -

    16/11/2013 às 9:24 pm

    Pizzola, aproveita e faz um acordo de delação premiada e curta a grana roubada na Itália…

  • JPS

    -

    16/11/2013 às 8:45 pm

    NO BRASIL JA NAO TEM MAIS LUGAR PRA TANTO LADRAO.JA ESTAMOS EXPORTANDO.ESPERO QUE ISSO NOS TRAGA DIVIDENDOS,POIS TEMOS MUITA MERCADORIA DE “MELHOR QUALIDADE” PARA SER EXPORTADA.

  • Lucia R.

    -

    16/11/2013 às 8:38 pm

    E onde está o Ministro da Justiça?
    Passando o feriadão na praia, com certeza.
    Não tinha que falar alguma coisa?
    Por muito menos, elle correu para São Paulo
    dando os seus palpites no governo de São Paulo, quanto à segurança pública.
    E agora? Ficou mudo?
    E a presidente, também está na praia?
    As coisas acontecendo e os chefões, nada?
    Acho que a Itália deveria exigir a troca Pizzolato x Batisti.

  • Foi Fugido

    -

    16/11/2013 às 8:37 pm

    E com bom aparato de segurança . Não é nem louco de ter se arriscado a ter um Joaquim no seu encalço , mobilizando todas aspolicias do mundo (e até a nossa gloriosa para não parecer desfeita). Ninguém quereria um Joaqquim nos calcanhares , menos ainda Pizzolato. Fugiu sob forte proteção. e pelo poder da quadrilha, talvez contando com alguns funcionários públicos fazendo “bico”…

  • alvo

    -

    16/11/2013 às 8:35 pm

    Após o desfalque da petrobras pelos petralhas, chegou a vez da policia federal ser debochada, ludibriada, enlameada pelo pizzolato, como não sabiam onde ele estava? Fica 2 meses ausentes e a vigilância

    / o vulgo ministro Cardoso esta mudo. Ai tem!

  • Um tal Zé

    -

    16/11/2013 às 8:15 pm

    Ele deve ter percebido que não teria o mesmo tratamento dado aos Zés da vida e picou a mula; pois o Mula e os Juízes companheiros são muito dedicados, mas só a um pequeno núcleo dos mais chegados; é Pizzolato pra lá e Battisti pra cá e estamos conversados!

  • Seavon

    -

    16/11/2013 às 7:58 pm

    Sem dar palpite de natureza afirmativa ou não, sobre esse acontecimento de fuga do Henrique Pizzolato, que por cargas d´gua se infiltrou entre os mensaleiros.
    Pode! Com esse seu procedimento, o Banco do Brasil, através da Visanet, teve envolvimento com a gang que pretendiam participar como donos desse que não deixa de ser um dos meios mais rentáveis em conseguir lucros bilionário/ano.
    No Banco do Brasil, o Pizzolato era Diretor de Marketing.
    O BB e a Caixa Econômica Federal, que sem dúvida tem sempre as mãos do PT, parece ter sido sempre referências nas suas ambições.
    Se não em todos os sentidos, notório é, nas escolhas, principalmente de artistas global/beleza em apresentações de suas propagandas, estão sempre na ala dos destaques.
    Nem é preciso citar quem são eles, nem porque, a razão desses seus interesses.
    Nesse quesito, dá impressão que Lula manda e desmanda.
    Não tem Dilma, não tem presidente do BB ou Caixa, diretor, sub diretor ou outros mais especializados nesse assunto que supere os 9 dedos do Lula, lá.
    Se o Pizzolato render notícias, pelo que parece já está no fogo cruzado versus Battisti, os que estiver no olho desse furacão, podem-se dar mau.
    Assim….

  • jose antonio

    -

    16/11/2013 às 7:40 pm

    A melhor represália que o Governo Italiano pode adotar neste caso é justamente deportar imediatamente o cidadão de volta para o Brasil. Assim, Pizollato, um membro do governo brasileiro que negou o pedido do governo italiano de extraditar o bandido assassino Battisti, terá de cumprir sua pena numa cana tupiniquim! Quem mandou?!…oras bolas!!!

  • ana1973

    -

    16/11/2013 às 7:24 pm

    Ops…reiniciando. Curiosa que sou, fiquei lendo os comentários do corriere..Um dos mais votados defende a troca dos dois criminosos, Pizzolato e Baptisti. Todos se mostram consternados e muitos se lembram que o affair Baptisti começou com Lula (ratificado pela “golfinha” dele, Dilma). E um deles até lembra que o DNA italiano fez parte da corrupção petista. Precisam lembrar que os italianos no Brasil foram grandiosos em sua contribuição para construir a nação brasileira.

  • ana1973

    -

    16/11/2013 às 7:19 pm

    Curiosa que sou, fiquei lendo os comentários do corriere..Um dos mais votados defende a troca dos dois criminosos, Pizzolato e Baptisti. Todos se mostram consternados e muitos se lembram que o affair Baptisti começou com Lula (ratificado pela “golfinha” dele, Dilma). E um deles até lembra qtetoda p oo
    http://www.corriere.it/esteri/13_novembre_16/condannato-corruzione-brasile-si-rifugia-italia-evitare-l-estradizione-e4125410-4ed5-11e3-80a5-bffb044a7c4e.shtml

  • Anónimo

    -

    16/11/2013 às 7:14 pm

    Aguardo ansioso pela fuga do italianíssimo lulão da silva para o bel paese. Ao fazê-lo, sugiro que a exemplo do mensaleiro latitante utilize a rota dos companheiros narcotraficantes. Essa rota de fuga é emblemática do PT.

  • José Flavio

    -

    16/11/2013 às 7:04 pm

    Mais um traste que se mandou, será que aceitam troca um assassino por um corrupto.

  • Anónimo

    -

    16/11/2013 às 6:44 pm

    João Batista – 16/11/2013 às 17:50: Tinha passaporte italiano.

  • João Cândido

    -

    16/11/2013 às 6:41 pm

    Que tal trocar um ladrão por um assassino? Que vexame para a PF e para o Ministério da Justiça, isto se o GARBOSO não estiver maconumado com este pilantra ladrão.

  • Abreu

    -

    16/11/2013 às 6:36 pm

    .
    Quer dizer, então, que o distinto quer “ser julgado na Itália, em um Tribunal que não se submete às imposições da mídia empresarial, como está consagrado no tratado de extradição Brasil e Itália”?!?
    .
    Ora, ora, ora!!! Então, no caso desse ilustre mensaleiro, a Justiça italiana haverá de merecer mais crédito e credibilidade do que no caso Cesare Battisti?!?
    .
    Convenhamos… Tomara a Itália se permita a tal julgamento e que o veredicto (breve e justo) sirva como um jab com ‘luvas de pelica’ (com ‘pelo menos’ 18 onças!), a atingir ‘sutilmente’ a ponta do queixo, para levar a um knockout moral!
    .
    Tomara mesmo!
    .

  • Anhangüera®

    -

    16/11/2013 às 6:28 pm

    Reinaldo, pode cortar meu comentário, se quiser, mas vou tentar aproveitar a chance de cobrar dos meus caros amigos a aposta que fiz há dois anos atrás. Eu apostei que AO MENOS UM DOS RÉUS DO MENSALÃO IRIA FUGIR PARA A ITÁLIA, USANDO PRERROGATIVA DE DUPLA CIDADANIA.
    Podem mandar as caixas de cerveja, meninos e meninas!
    E se quiserem dobrar a aposta de que vamos ter uma família inteira de altíssimos (altissíssimos) figurões também se mudando para a mesma Itália e com as mesmas prerrogativas, eu topo. A lista está aqui, continua guardada.
    É agora que eu vou me afogar em cerveja…

  • Paulo Cesar

    -

    16/11/2013 às 6:26 pm

    Ué… No caso do terrorista Battisti, elles disseram que os tribunais italianos não tinham isenção para julgar aquele criminoso. Agora, o criminoso brasileiro, condenado, quer “ter um novo julgamento, na Itália, em um Tribunal que não se submete às imposições da mídia empresarial”? Então a Justiça só é válida quando atende aos anseios da escumalha?

  • Leon

    -

    16/11/2013 às 6:25 pm

    Henrique Pizzolato fugiu para a Itália… Muito estranho, logo um petista fugir para lá, uma ditadura cruel que massacrou o pobre e inocente Cesare Baptisti, obrigando-o a fugir para democracia companheira no Brasil. Será que Pizzolato ao menos consultou o “companheiro” Tarso Genro sobre a ideia de fugir para um lugar tão inóspito? Difícil entender a cabeça desses petistas, acolheram Baptisti para protegê-lo da perseguição da justiça discricionária italiana, agora um petista foge para lá em busca de um “julgamento justo”. Mundo estranho…

  • Mairalur

    -

    16/11/2013 às 6:19 pm

    Zeca Diabo e os seus quadrilheiros devem estar mordendo as orelhas. Foram acreditar na bancada petralha do STF e se deram mal. O Pizzolato, bem se vê, não acreditou.

  • Bento

    -

    16/11/2013 às 6:16 pm

    Para fugir e viver na Itália deve estar usando o dinheiro que alegam não ter sido roubado. Mais uma prova do crime.

  • Rodolfo

    -

    16/11/2013 às 6:04 pm

    Eu desconfio que esse sujeito ainda está por perto!
    Se estivesse longe como dizem há tanto tempo – se é que está mesmo na Itália – para quê aquele teatro no apartamento dele ontem à noite?
    A PF deve acreditar no que diz um advogado de bandido?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados