Blogs e Colunistas

14/01/2010

às 17:49

HAITI: PALCO E ATOLEIRO

A abordagem que segue, sei disto, não é das mais agradáveis, mas, lamento, é necessária. Quando menos porque se trata de uma verdade insofismável. A tragédia do Haiti é gigantesca. Ainda que fosse um país minimamente organizado, as conseqüências seriam terríveis; sendo o que é, a cultura política se encarrega de extremar os castigos da natureza — e a natureza, como sabemos, é má para os homens; eles é que a melhoram, domando-a ou aprendendo a se proteger do inevitável. Em tempos “naturalisticamente corretos”, a constatação pode ser ofensiva a muitos. Em alguns casos, os humanos fazem o contrário, é certo, e pioram a natureza. Aí se tem o inferno. O inferno é o Haiti. Mas retomo o fio da abordagem dita desagradável.

Em que pese a desproporção das tragédias, como não contrastar a agilidade de Lula em mobilizar recursos em favor do Haiti com a lentidão paquidérmica para assistir os desabrigados das chuvas no Brasil e as famílias dos muitos mortos? Assim foi em 2008, em Santa Catarina; assim foi no fim do ano passado em toda parte.

É evidente que considero que o Brasil tem de integrar os esforços internacionais para tentar minorar o sofrimento do povo do Haiti. Não há mal nenhum nisso. Ao contrário. Mas também resta evidente que uma tragédia como a havida naquele país pode se transformar numa espécie de palco para governantes que pretendem demonstrar capacidade de liderança.

E Lula, como vimos, saiu na frente, anunciando de pronto a ajuda de US$ 15 milhões, despachando 13 toneladas de alimentos e enviando Nelson Jobim, ministro da Defesa, para o palco da catástrofe — que matou, segundo os números que se tem até agora, 15 brasileiros (já trato do assunto). O que me incomoda e a muitos deveria incomodar? A tragédia havida aqui dentro — muito menor, mas grande o bastante — não merecia a mesma prontidão? Que ministro de estado interrompeu as suas férias para prestar solidariedade às famílias do Morro da Carioca, em Angra dos Reis? Não é só Lula, não! O governador Sérgio Cabral já mobilizou uma equipe para enviar ao Haiti. O povo de Angra esperou por ele bem mais tempo.

Uma catástrofe como a havida no Haiti, é forçoso constatar, “rende” mídia internacional, e o evento logo se torna uma arena também política. Barack Obama, outro que não consegue disfarçar a matéria de que é feito, afirmou que o terremoto “pede a liderança americana”. Vai mandar 3,5 mil soldados ao país e anunciou ajuda de US$ 100 milhões. Que o mundo se mobilize mesmo! Os haitianos precisam. Mas nem por isso devemos suspender o juízo crítico e ignorar aspectos nem tão virtuosos de certos protagonismos.

Brasil no Haiti
Que se saiba, até agora, morreram 14 militares brasileiros no terremoto do Haiti. A morte nunca é necessária, é evidente. Ocorre que ela pode ser, às vezes, inútil. Os soldados brasileiros fazem naquele país o que não fazem aqui: vigiar favela. Foi justamente a sede de protagonismo que levou o Brasil a liderar a tropa de paz da ONU. Lula e Celso Amorim meteram os militares brasileiros num atoleiro do qual será difícil sair.

E a razão é simples: mesmo antes do terremoto, nada vinha sendo construído no Haiti. As instituições do país estavam nos frangalhos de sempre, e o Brasil passou a exercer, naquele país, o papel de polícia. As tropas da ONU foram acusadas até de participar de massacres e de servir às oligarquias locais. Amorim reclama que o mundo virou as costas para o Haiti. De certo modo, é verdade. Largaram o Brasil com o pepino na mão — mas foi o Brasil que se ofereceu para cuidar desse pepino. “Afinal, pensaram os gênios do Itamaraty, temos de mostrar nossa capacidade de intervenção em conflitos porque queremos uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU”. Aquela vaga, vocês sabem… Tempos depois, Amorim especulou sobre a possibilidade de o Brasil enviar tropas de paz ao Sul do Líbano…

E assim as nossas tropas foram ficando por lá, exercendo o papel de polícia, de assistentes sociais às vezes, numa intervenção sem prazo para acabar. Em julho, vai fazer cinco anos que o Brasil se meteu nessa roubada. Essa minha crítica não é recente. No dia 28 de maio do ano retrasado, publicava aqui o seguinte texto:

Não sou muito de viajar, vocês sabem. Acho que já citei aqui este Horácio: “Caelum, non animum mutant qui trans mare currunt”. Os que cruzam o mar mudam de céu, mas não de espírito. O sujeito que diz bobagem sob o céu do Brasil vai fazer o mesmo sob o céu de Paris ou de Porto Príncipe. Fosse alguém levado a escolher entre viajar e ler Horácio, eu recomendaria o poeta. Mas cada um na sua. Huuummm. Pra que isso?

Lula foi ao Haiti. Aqui, ali ou lá, o espírito é o mesmo.

A exemplo de Chance, do filme Muito Além do Jardim - na verdade, inspirado no romance O Vidiota, de Jerzy Kosinski, Lula vê qualquer coisa pelo ângulo da sua especialidade - ou quase: o futebol. Na solenidade em que empossou Carlos Minc, fez o que chamou “uma apologia” - queria dizer “analogia” com o esporte. Hoje, no Haiti, mandou ver: “Acredito que a nossa presença no Haiti possa ser comparada a um jogo de futebol. Em 2004, vivíamos o primeiro tempo. Agora, estamos começando o segundo tempo do jogo. O primeiro tempo foi uma etapa complicada, de ir conhecendo aos poucos as manhas do adversário, fechar uma defesa segura e não deixar passar nenhum gol. No segundo tempo, é hora de tomarmos uma iniciativa e a tática do jogo aqui é o fortalecimento cada vez maior da nossa presença solidária”

Chance, se não sabem da história, era jardineiro. Por razões várias, passa a freqüentar as altas rodas. Nunca entende direito o que se passa à sua volta. Chega a ser cotado para a Presidência dos EUA. Sempre que alguém tem alguma dúvida, faz-lhe uma indagação, que ele responde com o único assunto que de fato domina: jardinagem. O outro entende a resposta como uma metáfora. E Chance fica, por um bom tempo, com a fama de sábio.

O que Lula quis dizer com aquela cascata? Nada! Os 1.200 soldados brasileiros que estão no Haiti se meteram foi num atoleiro. Tanto é que o Apedeuta está pedindo a ajuda internacional. Num outro momento, falou de futebol de novo, lançando o que parece ser uma nova Teoria Geral da Neocolonização: “Não trouxe desta vez nenhum jogador da seleção brasileira. Nem Ronaldo, nem Ronaldinho. Mas trouxe uma equipe de brasileiros, jogadores do meu governo, que estão me ajudando a ganhar o jogo no Brasil. E são esses homens que me ajudarão aqui no Haiti”. Pfuuui…

Tropas da ONU
A fala de Lulovsky Apedeutakoba até agora, como notam, foi irrelevante, mas ainda não tocou nas raias do absurdo. Agora vem: “Acabou o tempo que uma força de paz vai para um país para fazer o papel de polícia, de reprimir as pessoas. O que queremos é construir um grau de confiança e, quem sabe, a ONU aprenda, junto com outros países, quando tiver força de paz seja altamente civilizado”.

Pergunta: desde quando a ONU saiu por aí descendo o sarrafo nos nativos? Depende sempre do grau de violência do conflito a que é chamada a arbitrar. O Brasil não faz no Haiti nem mais nem menos do que fazem os soldados das Nações Unidas quando são chamados. Mas e daí? Apedeutakoba quer demonstrar que estamos dando mais uma lição ao mundo.

Um dia perceberam que Chance era uma fraude. Mas demorou um pouco.

Encerro
Passada a fase aguda da tragédia, que pede a ajuda de todos, chegou a hora de o Brasil trazer seus soldados de volta para casa, O erro do envio de tropas ao Haiti já custou caro demais.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

142 Comentários

  1. Rica

    -

    26/01/2010 às 15:22

    Leia com atenção…

  2. Milena

    -

    18/01/2010 às 12:30

    Tio Rei,

    Demorei um pouco a me manifestar a respeito deste post, mas aí vai: qual o motivo de você falar somente em Angra, e esquecer de São Luiz do Paraitinga? A cidade inteira foi destruída, e a coisa está tão feia por lá que a prefeitura só aceita voluntários mediante cadastro por telefone por medo de contaminação pela lama da enchente (detalhe importante: eu queria me cadastrar, tenho o material para o trabalho, mas o telefone estava fora do ar…).

    Fico penalizada pela situação de Angra, mas reitero que SLP foi praticamente destruída. Se você escrevesse sobre isso, prestaria um serviço a essa cidadezinha simpática.

  3. Miler

    -

    15/01/2010 às 21:34

    As forças armadas têm um orçamento gigantesco. Parte ínfima deste valor é gasta no haiti e, ainda, um percentual do custo da operação é ressarcida pela ONU. Os militares ganham experiência em guerra assimétrica - melhor do que ficar fazendo ginástica e tomando chimarrão. Nas favelas do Rio a ocupação permanente pela PM, as Unidades Pacificadoras, já provaram que dão conta do recado.

  4. para nina maggio

    -

    15/01/2010 às 21:08

    A
    Nina Maggio disse:
    janeiro 14, 2010 às 11:40 pm
    Muito me entristeceu este artigo. Muito infeliz a sua comparação (…)
    …………………………………..
    A comparaçao do ponto de vista tecnico e’ plausivel. Tragedia Angra = negligencia e ignorancia.
    O Haiti se encontra sobre uma placa que desde sempre (!!!) o pelo menos desde que os continentes chegaram a este nivel de ’separaçao’ e que se desloca centimetros por ano.
    De vez em quando essa movimentaçao gera energia e terremotos ‘acontecem’ (leia a historia do pais no seculo XVIII, por exemplo)
    A culpa nao e’ da natureza, e’ da ignorancia do homem que atribui a’ mesma as tragedias que nao conseguiu evitar.

  5. Karlos Santos

    -

    15/01/2010 às 21:00

    Tio Rei falou em O Vidiota no ano passado. Resolvi ler o livro e adorei. Este post é só para dizer que continue com suas referências, elas me servem de fonte para novas leituras (junto com as referências de Olavo de Carvalho).

  6. Helder

    -

    15/01/2010 às 20:41

    Até a Sandy protestou.

  7. Juliano

    -

    15/01/2010 às 18:57

    Reinaldo, não sei se pura coincidência, mais Rush Limbaugh em seu programa falou a mesma coisa, só que a comparação foi com a tentantiva de explodir o avião da Delta Airlines e a velocidade em atender as vítimas do Haiti.
    http://www.rushlimbaugh.com/home/daily/site_011310/content/01125106.guest.html
    Grande abraço

  8. Pedro Couto

    -

    15/01/2010 às 16:25

    A conquista, dessa vaga do Conselho de Segurança da ONU, está custando muito caro ao erário Brasileiro. Tudo para satisfazer o ego de um Presidente que foi eleito para governar o Brasil e não está cumprindo o que prometeu. O homem só pensa em status, coisa que ele nem sabe o que é.

  9. OBSERVADOR

    -

    15/01/2010 às 16:06

    15. 01.2010 03.40pm Posso estar enganado, mas nao vi , ainda, nenhuma homenagem postuma, ser programada pelo governo brasileiro, aos soldados mortos no Haiti. Sera’ que os petistas terao coragem de receber os corpos desses soldados, com dignidade, como mandam as tradicoes. Quero ver para crer. As familias enlutadas serao indenizadas ? Alias, ja’ esta’ na hora deles serem repatriados. Nossos soldados estao no Haiti faz cinco anos, praticamente esquecidos por todos. Mesmo com falsos elogios, o governo deve ao exercito essa homenagem.

  10. BASTIÃO

    -

    15/01/2010 às 15:56

    Tirando a tragédia do terremoto[Muito lamentável] nós temos as mesmissimas caracteristicas hitianas, vamo lá: Péssima ou ineszistente atendimento na saúde,falta de segurança, corrupição nas alturas, governo incopetente beirando ao caos, grupos armados garantindo seus territórios, tráfico de drogas e um “prisidenti populi-facista, MEUS CAROS: O HAITI É AGUI NÃO ACULÁ, VAMOS SALVAR OS NOSSOS HAITIANOS TAMBEM.

  11. OBSERVADOR

    -

    15/01/2010 às 15:33

    15.01.2010 03:15 pm Gente, chega de reclamar do Lula por ele nao comparecer aos locais das tragedias que ocorreram no Brasil. O motivo dessas ausencias , esta’ evidente. ELE TEM MEDO DE SER VAIADO PELA POPULACAO. Voces se lembram da VAIA DO PAN , NO MARACANA? Daquele dia , ate’ hoje, o Lula so’ aparece, pulicamente, em locais escolhidos a dedo e com claque preparada. Reparem, ele so’ da’ as caras nos sindicatos, nas reunioes fechadas do, partido, ou do governo, incluindo, CUT, UNE ONGS e outras. Quando a reacao publica e’ imprevisivel , ele some.

  12. Ex-petista

    -

    15/01/2010 às 14:55

    O Marco Aurélio Garcia tem um seguidor no corpo diplomático haitiano no Brasil. George Samuel “Top-Top” Antoine, cônsul do Haiti em São Paulo, disse que o terremoto fez bem ao país pois o colocou nas manchetes no mundo todo. Também segundo ele, o hábito de fazer macumba é que trouxe a desgraça aos haitianos.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u679672.shtml

  13. claudio

    -

    15/01/2010 às 14:09

    Temos recursos, conhecimento e tecnologia de sobra para solução dos problemas brasileiros de enfrentamento às tragédias naturais, e as tragédias humanas, porém a corrupção, a burocrácia e um poder judiciário totalmente alheio aos anceios de um povo que muito trabalha, muito imposto paga e pouco recebe. Se resolvermos os problemas internos sobrará para ajudar muitos povos pelo mundo.

  14. Cabo

    -

    15/01/2010 às 13:57

    Reinaldo
    Foi assim no Haiti, foi assim em Santa Catarina, foi assim em

    Angra, como foi assim por ocasião da queda do avião da

    Tam em Congonhas e por aí afora.

    Quando a tragédia acontece lá fora, em Cuba, na Bolivia

    ou no Haiti, aí a reação de Lula é sempre imediata e

    generosa.

    Afinal, em que conta êsse cara tem o Brasil e os

    brasileiros ? - Que tipo de pesidente é êsse ?

  15. Eduardo

    -

    15/01/2010 às 13:22

    Em entrevista agora na BBC o diretor geral da CIA faz enormes elogios ao Brasil. O Ministro da Defesa vai ao Haiti e???? Mete o pau nos americanos! Falta berço para o segundo!

  16. Tacio

    -

    15/01/2010 às 12:49

    Estou baixando o filme Muito além do Jardim. Esse personagem Chance deve ser engraçado, mas duvido que supere o Lula e suas “apologias” futebolísticas. Para mim, os melhores momentos do Chance brasileiro são as inserções oficiais na televisão, quando ele olha para a câmera de maneira enviesada como se isso lhe desse um ar de seriedade e preparasse o terreno para as palavras sábias que ele proferirá. Confesso que fico enojado, no sentido fisiológico da palavra.

  17. celia

    -

    15/01/2010 às 12:34

    Sabe Reinaldo, não desmerecendo a jovem, mas até Sandy, daquela ex-dupla, observou q ajuda-se mais ao Haiti na sua atual tragédia do q ao Brasil em suas inúmeras, de Angra, a Santa Catarina, a S Paulo e Minas. Visibilidade para o homem do ano, lá fora, zero né? Tomara q 2010 acabe logo e sem a dama do pt!!!!!!!

  18. alerta

    -

    15/01/2010 às 12:05

    o nosso “haiti ” tambem existe. é impressionante a hipocrisia do cara quando ao foco das lentes declarou que ” o obama me ligou para reconstruirmos o haiti “, e o povão engolindo essa. já não aguento mais. acorda povão.

  19. Ana Carol

    -

    15/01/2010 às 11:19

    continuando…

    Olho pelo lado das famílias de militares que TAMBÉM morreram em serviço…

    Talvez eu tenha entendido errado ou seja tão revoltada com ele [Lula] que não tenha sabido ser imparcial ao ler a nota… talvez.

    Mas, se eu fosse parente de um dos militares mortos [acredito eu], talvez, ao ler a nota, sentiria que a morte do meu ente querido fez e fará menos falta que a doutora Zilda.

    Ai, sei lá. Acredito que poderiam ter redigido a nota de maneira a deixar os créditos a todos aqueles que perderam suas vidas por estarem num lugar servindo. Independentemente de ‘a quem’.

  20. Ana Carol

    -

    15/01/2010 às 11:11

    Tio Rei,

    Outra coisa que achei ‘o fim da picada’ foi Lula ter emitido a nota de ‘condolências’ pela tragédia e as mortes de brasileiros, colocando um incabível ‘em especial, a doutora Zilda Arns’.

    Longe de mim desmerecê-la. Nem católica sou [sou calvinista reformada], mas dona Zilda é um dos grandes exemplos que TODOS os cristãos, independentemente de ‘bandeira de igreja’, devem seguir. Ela era a autêntica cristã. Ela não fazia de Deus um ‘papai Noel’; não fazia dele o ’servo’ [que deve atender a todos os pedidos], mas ELA era a serva. Prestou um grande serviço não só ao Brasil, mas a muitos países. Esta é uma verdade absoluta. Mesmo.

    Continua no próximo…

  21. Ana Carol

    -

    15/01/2010 às 11:06

    Tio Rei,

    Foi ‘transmimento de pensação’ hehe Eu comentava ontem, entre colegas que até me olharam um tanto escandalizados [é que sou tão anti-Lula que todos chegam a achar que é pura implicância rs], a atuação do Lula nos dois episódios.

    Obviamente que sou favorável à ajuda. Ela é necessária. Sou racional, mas sou humana. Tenho sensibilidade às necessidades alheias [graças a Deus!]. O que me incomoda é o fato, JUSTAMENTE, de Lula ter saído da ‘toca’ quando a ‘propaganda’ pode ser muito maior.

    Lá, no Haiti, ninguém irá ‘culpá-lo’ do acontecimento. Aqui…, quem sabe?! Me enoja Lula fazer da desgraça internacional alheia, motivo de aparecer.

    Vergonha! Sinto muita vergonha!

  22. dino hotmail

    -

    15/01/2010 às 11:05

    caro reinaldo so fico imaginando se fosse o presidente fhc que tivesse enviado os nossos soldados para o haiti,o que eu estaria ouvindo e lendo da imprensa sobre a morte dos 14 militares brasileiros,não da nem para pensar o que falariam mas como foi o lulovisk que mandou ninguem diz nada,sobre o socorro as vitimas em santa catarina ate hoje a ajuda prometida não chegou na sua totalidade somente os famosos discursos de sempre

  23. Mauricio A

    -

    15/01/2010 às 10:41

    Acho engraçado manifestações de que a miséria no Haiti é culpa da França. Acho que esses pensam também que a culpa do Brasil ser uma merda é de Portugal. Pois é, quantos anos mesmo os brasileiros tiveram depois da independência e não conseguiram chegar aos pés de outras ex-colônias comparáveis(EUA, Canadá, Austrália)? O Haiti é uma merda por culpa dos haitianos, assim como o Brasil continua uma merda por incompetência dos brasileiros, que tiveram séculos para correr atrás do prejuízo e ficaram sambando e tomando cerveja ao invés de trabalhar. Hoje os EUA são o que são, e os brasileiros estão na merda. Mas felizes porque a crise foi mais forte lá. Durma-se com um barulho desses!

  24. Ségolène

    -

    15/01/2010 às 9:53

    O que não vi até agora ninguém comentar é que o Haiti era, no Caribe, um dos países em desenvolvimento … até a esquerda subir ao poder. Daí em diante, foi só ladeira abaixo.

    Haiti foi o primeiro país da América Latina a acabar com a escravidão, 100 anos antes do Brasil, por exemplo.

  25. Paulo Kiko

    -

    15/01/2010 às 8:33

    Pois é Reinaldo.
    Moro no Japão e estou sentindo que a demogogia lulística está chegando aqui com uma coisa chamada Casa do Trabalhador Brasileiro, como se o Japão não tivesse um sistema de assistência social (tem é melhor inclusive que o dos EUA)
    Esse blog explica essa aberração: http://www.pequenascousas.com/2010/01/casa-do-trabalhador-brasileiro-no.html

  26. Moreno

    -

    15/01/2010 às 8:23

    Bingo, Nina…

    da mesma forma que as mortes dos soldados brasileiros no haiti foram inúteis, a de todas as pessoas em angra também o foram…

    porém, as de angra e outros locais afetados pelas causas naturais, foram causadas pela conivência do estado no descumprimento da legislação ambiental… conivência por ignorância ou mesmo “de$intere$$e”…

    por favor, nossos governantes (todos, sem exceção), já tem falhas o suficiente para serem acusados somente por elas… não fiquem usando cadáveres inocentes nessa guerra suja da política…

  27. Mariazinha

    -

    15/01/2010 às 8:19

    Essa tragédia virou um palco para Lula tentar aparecer mais uma vez e obter o tão sonhado assento na ONU. Quanto aos médicos cubanos, cerca de 300 segundo os jornais, enviados para o Haiti, acredito que vão nadar até os USA na primeira oportunidade. Lembrem-se dos 2500 médicos cedidos por Fidel para Venezuela: 500 já deitaram o cabelo. Em tempo, por que as doações em dinheiro não vão direto para a Cruz Vermelha?

  28. Filipe Trielli

    -

    15/01/2010 às 7:59

    Vocês são muito maus com “nosso guia”.O que aconteceu foi que Lula gosta muito de Caetano e Gil mas não saca muito as metáforas. Quando ele ouviu que “o Haiti é aqui”, acreditou.

  29. Indignada.com,

    -

    15/01/2010 às 7:16

    Essa Nina Maggio em 14/01 - 11:40 pm, é analfabeta funcional?

  30. Sharp Random

    -

    15/01/2010 às 6:13

    Há noúres que trazem marcas indeléveis intuindo que a experiência em ser polícia no Haiti será extremamente útil para exercer, com eficácia, a mesma função em regiões assoladas por aqui em futuro próximo.

    Oxalá, conquistemos um futuro melhor, agindo melhor, hoje.

  31. Sharp Random

    -

    15/01/2010 às 6:08

    Eu não sabia que Zilda Arns estava no Haiti. Vc. sabia ?

  32. anônimo

    -

    15/01/2010 às 3:58

    Não é o caso agora,quando a ajuda humanitária, sem fins publicitários,é adequada. Já havia parecer dentro das próprias FFAA de que a permanência lá estava além do papel da tropa.A pessoa inclusive sugeriu-que ironia profética-trocar Caxias por Madre Teresa,na parede do QG.Obama vai nos prestar dois favores:desatolar o EB e afogar Lula em ciúmes;

  33. neo-liberal otimista

    -

    15/01/2010 às 2:40

    Reinaldo, vc viu no portal do uol.com.br o vídeo em que o CONSUL DO HAITI em São Paulo, George Samuel Antoine, sem saber que já estava sendo gravado, disse que “desgraça lá tá sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido…” e, depois, emendou, “de tanto mexer com macumba….o africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá f…..” É MOLE ? É o FIM DA PICADA !! O cara nem haitiano é !!! É libanês, e fala com sotaque libanês !! Esse imbecil tem de ser destituído imediatamente do cargo !!! Será que o Embaixador do Haiti em Brasilia já se inteirou do vídeo ?? Como um libanês racista e preconceituoso pode ser CÔNSUL do país proporcionalmente de maior população negra das Américas ??

  34. SelSil

    -

    15/01/2010 às 1:18

    Concordo com você!

  35. Vanderlei Simionatto

    -

    15/01/2010 às 0:27

    Em Angra dos Reis morreram mais brasileiros que no Haiti. Lula sequer apareceu. Estava na praia particular da Marinha, a bordo de uma caixa de isopor tomando tudo o que tinha direito. Onde estava Jobim? Onde estava Geddel? Cabral apareceu 24 horas depois de terminada a tragédia. Voce está certo, Reinaldo. O Haiti precisa de nós e de toda ajuda possível. Mas o socorro aos catarinenses, aos paulistas e aos nordestinos não dá repercussão mundial. Aí, esse presidente ordinário não tem o menor interesse. Vai, Le Monde, dá-lhe o título em 2010. Afinal a LICITAÇÃO ainda não foi decidida. E há quem diga que Maluf é o maior entre os maiores. Lula botou Maluf no bolso.

  36. misael

    -

    15/01/2010 às 0:01

    É Rei ,é responsabilidade sim de Lula os militares mortos no Haiti.
    Morreram lá porque Celso Amorim achou que era vitrine internacional se meter no Haiti como força protagonista.

  37. Nina Maggio

    -

    14/01/2010 às 23:40

    Muito me entristeceu este artigo. Muito infeliz a sua comparação entre as duas tragédias. A tragédia em Angra do Reis era previsível, fruto da ocupação desordenada do solo. Típica tragédia que não ocorreria se o povo não ficasse construindo em área de proteção ambiental com a conivência do poder público.
    Já o Haiti foi vítima de um desastre natural de proporções inimagináveis. “Pergunto: Como alguém pode fazer comparação entre duas tragédias completamente diferentes ?” No Brasil a tragédia que realmente me comoveu foi o rompimento da barragem Algodões 1,no município de Cocal,no Piauí, ocorrida em 28 de maio de 2009. Minha ajuda financeira foi dada ao povo de Cocal/PI e ao povo haitiano.

    REINALDO OBSERVA
    Epa!!! Eu não comparei tragédias. Eu comparei posturas. É coisa muito diferente.

  38. Rerisson

    -

    14/01/2010 às 23:31

    Rei,

    até A HORA DO POVO publicou nota com a posição de Luiz Carlos Molion (o especialista em clima da UFAL) sobre não ser o CO2 a regular a temperatura da Terra, não estar causando o Aquecimento Global, etc.

    Como você foi o primeiro a publicar a entrevista dele, a pergunta: estaria A HORA DO POVO se tornando reacionária? Será que o Aquecimento já se tornou tão parte do stablishment que a esquerda vai começar a seqüestrar (e monopolizar) o direito ao questionamento dele? rsrs

  39. mateus

    -

    14/01/2010 às 23:05

    Reinaldo,

    parabéns, como sempre, consegue por no papel - ou na tela - o que pensa a maioria dos brasileiros. Aqui no RS os produtores de soja ainda aguardam ajuda do governo devido à seca. Agora, os gaúchos, paulistas, cariocas e mineiros aguardam ajuda devido à enchentes. E essa ajuda vem a conta-gotas. Parabéns, brilhante trabalho. Saudações.

  40. José

    -

    14/01/2010 às 22:59

    Caro Reinaldo,
    A história do Vidiota termina sem que seja descoberta a fraude, mesmo que involuntária, do jardineiro Chauncey Gardner. O que é sugerido é que ele continuaria sua ascenção na política.
    Abraço,

    Mariano

  41. palad1no

    -

    14/01/2010 às 22:54

    Na minha avaliação, o principal norte do Lula é a popularidade. Tudo o que ele possa fazer para ela subir, ele faz; e tudo o que possa fazer ela cair, ele não faz.

    É claro como o dia que ir ver estragos em SC, na periferia de SP ou no RJ dá muito menos “visibilidade”, digamos assim, do que mandar dinheiro ao Haiti. Ao ajudar internamente, o governo tem que trabalhar mais, a imprensa pode criticar a lentidão ou ineficácia das ações, e o povo pode cobrar resultados depois. Ajudando lá fora, é só mandar um cheque, a imprensa mundial se derrete toda com tanto protagonismo e, se não der certo, who cares?

    Popularidade acima de tudo.

  42. berlatto

    -

    14/01/2010 às 22:42

    Caro Reinaldo, lí seu post ainda em 2008 em que falas do filme “Muito Além do Jardim”. Sempre que vejo essa puxação de saco, esses “prêmios” dados ao Lula me vem a cabeça a imagem do personagem Chance. Qualquer semelhança não é mera coincidência. É pura realidade. Como voce diz: Um dia preceberam que Chance era uma fraude. Embora tenha demorado um pouco. Ps- A Dilmona segue o mesmo caminho, mas acho que esta vai durar pouco! Abraços.

  43. azul honduras

    -

    14/01/2010 às 22:38

    “Acho que o humanitarismo deve estar acima de nacionalismos, e o caso do Haiti é muito pior que o de Angra ou São Luis do Paraitinga.A situação lá é de caos, a fome e a sede, e a consequente violência podem dizimar os sobreviventes. Angra corre esse risco?”
    Fácil tirar a prova,basta que o autor tire a bunda dacadeira e vá perguntar,já que está perto,no Brasil,diretamente aos que foram atingidos,estaõ ainda soterrados ou familiares dos que morreram.Soterramento é soterramento,seja lama de Angra,de Ilhota ou de qualquer lugar.Os soterrados do Haiti não mais vítimas do que os daqui.Além do mais,”Mateus,primeiro os teus”,aos que estão mais perto o dever se socorrer.Aqui 1º!

  44. Giovanni

    -

    14/01/2010 às 22:29

    Prezado Don Rei Naldo:
    um OFF TOPIC dentro deste post:
    E se os EUA criassem mais um estado Americano e encampassem o Haiti ? Eles já fizeram isso antes com outros ( hoje ) estados.
    Ou … criar um Estado Multinacional ( precisaria definir isso melhor ) com a própria ONU administrando o pais e que seria um inicio de uma nova ordem mundial: aqueles povos miseráveis que não conseguem se auto administrar, abrem mão de sua Nacionalidade. Hein ? Hein ?
    Uma Utopia plausivel.

  45. Akhenathon

    -

    14/01/2010 às 22:22

    Reinaldo, manifestação a favor do tal PNDH em SP.

    Os militares hoje apenas se ocupam em defender a Constituição — sem contar que são enviados a atoleiros como o Haiti. 14 militares brasileiros morreram no terremoto. Quero ver algum desses comunistas fajutos ter o k.u.lhão de ir até aquele país fazer ajuda humanitária.

    Não, apenas ficam com seu traseiro gordo gastando suas indenizações polpudas.

    Vai lá, Ziraldo, vai pro Haiti. B.u.n.d.a Mole!

  46. anonimo

    -

    14/01/2010 às 22:04

    REi,
    eu falei aqui, uns 2 dias depois da tragédia em Angra que o Lula deveria parar as férias dele e prestar solidariedade às vítimas! Não o fez e nunca fará pq não teria nenhuma vantagem política nisso. A pessoa, quando faz caridade e/ou ampara o próximo, o faz pq gosta, pq é pré-disposto para isso. Não aprende o faz querendo mostrar para os outros que merece um lugar no céu. Lula para mim é um bosta !

  47. Alfredo

    -

    14/01/2010 às 22:02

    Ver o tal Jobim em uniforme de campanha no Haiti é o máximo da palhaçada. É um palhaço digno do govêrno Lula. Um civil que usa uniforme militar incorre em algum crime. Chegaram ao máximo da avacalhação.

  48. ama.jr

    -

    14/01/2010 às 21:56

    Quando alguém indica alguém para seu secessor e esse alguém adquire cancer,outro faz um filme histórico e sofre acidente quase mortal,escolhe seu chefão no Congresso e este entra em parafuso perdendo todo o prestígio,indica uma pessoa para ser integrante de côrte internacional e ela,com toda competência,perde a indicacào,idem em cargo de pról na ONU e o indicado perde a vaga,fala bem de eleicões fraudadas em país do eixo do mal e paga um mico internacional,se oferece para ser o pacificador do Haiti e acontece um terremoto.Santo Deus esse tem de apelar para todos os orixás.Na minha terra dizem que tem o dedo podre…

  49. Dongui

    -

    14/01/2010 às 21:52

    A Sandy estah sendo metralhada…pensa como vc. Ateh as vítimas dos outros são melhores que as nossas.

  50. Rerisson

    -

    14/01/2010 às 21:50

    Que se faça justiça, Reinaldo: o ministro Geddel Vieira Lima, do PDMB-BA (e eu sou baiano, mas só admiro nele a briga com o governador petista Wagner e nada mais), interrompeu as férias para ir ao Rio. Não sei quantos dias demorou até ele fazer isso, mas foi algo postado até no twitter de Cesar Maia, numa comparação com a inércia de Cabral, num post em que dizia algo como “Min. Geddel interrompe as férias por causa da tragédia em Angra. Mas (novamente) onde está Cabral?”

  51. Mário Soares - Portugal

    -

    14/01/2010 às 21:42

    Abutres sabem ganhar com a morte!

  52. Anthony

    -

    14/01/2010 às 21:31

    Reinaldo, acho que o Obama tá é invadindo o Haiti, aproveitou a situ e mandou 3,5 mil soldados. Invasão! kkkkk

  53. Fabiano Azevêdo

    -

    14/01/2010 às 21:26

    “Passada a fase aguda da tragédia, que pede a ajuda de todos, chegou a hora de o Brasil trazer seus soldados de volta para casa, O erro do envio de tropas ao Haiti já custou caro demais.”

    Reinaldo, sua conclusão foi cirúrgica (mais uma vez) e a gordura lá despendida, agora inclusive com o sacrifício inútil de vidas, em detrimento de nossas necessidades, só confirma que nunca deveríamos ter lá amarrado nosso bode. Só que agora, na contramão do bom senso, fala-se em reconstrução do país. Já pensou ou prefere ver Jobim retornar? Abraço.

  54. HELTON

    -

    14/01/2010 às 21:25

    FAZER GRACA COM O DINHEIRO ALHEIO E FACIL - QUANTO A AGILIDADE EM TOMAR PROVIDENCIA NO PLANO INTERNACIONAL (HAITI) E A MOROSIDADE NO PLANO NACIONAL (ANGRA) E TIPICO DESTE PRESIDENTE ……………… ACORDA BRASIL …………..

  55. fofa

    -

    14/01/2010 às 21:23

    Os brasileiros,de norte a sul, vítimas das catástrofes que aqui aconteceram,naõ receberam uma visita, uma palavra de solidariedade do Ofidio do Brasil..Que o nosso povo saiba retribuir tão pouco caso e deixe que os haitianos votem nelle,ou melhor,nella, nas próximas eleições…

  56. Elah

    -

    14/01/2010 às 21:14

    199 brasileiros morreram na tragédia com o avião da TAM em
    Congonhas.
    Onde estava Lulla? Demorou uns dias para dizer “humpf” (qualquercoisa) e ainda tivemos que aguentar aquele TOP TOP do boca fedida do Marco Aspone Garcia, o mais OBSCENO de TODA a história destepaiz.

  57. Paulo Só

    -

    14/01/2010 às 21:12

    Decreto nº. 7.037, de 21 de dezembro de 2009, este foi o nosso terremoto.
    As placas tectonicas que se chocaram, e chocaram 150 milhões de habitantes, são compostas pelos cerebros que de tão antigos remontam da origem planetária.

  58. Peusto

    -

    14/01/2010 às 21:10

    Peusto se redime depois do Jornal Nacional, ecutei, Cuba enviou 300 médicos. Ufa ainda bem!

  59. Pinheiro

    -

    14/01/2010 às 21:09

    Quem tem vergonha na cara e o mínimo de tirocínio sabe que toda essa gentalha esquerdista não presta.

  60. Dacem

    -

    14/01/2010 às 21:08

    Reinaldo

    A situação política, social e financeira do Haiti é problema exclusivo dele. O certo é que nenhum país ajude o mesmo a não ser que haja garantias garantidas de que toda a ajuda que receberem não irá para o bolso dos petistas de lá.

  61. David

    -

    14/01/2010 às 21:05

    Rei,

    Que sorte tem o Lulla!
    Com esse desastre sepulta a incopet~encia e inutilidade das forças brasileiras na recondução daquele país a normalidade. Olhem que até o General propos sem qualquer ficar vermelho a reconstrução do país.
    Que General é esse? Esse é lunático incorrigível. Ele comanda um força armada e pensa como comandante de uma força de ação social. Pra ele as coisas não tem preço, devem cair do céu.
    Pobre EB.

  62. Gione Oigen

    -

    14/01/2010 às 20:59

    E na minha cidade aqui que é governada pelo PT, o Hospital da cidade precisa de kits cirúrgicos, coisa de 5 mil reais, e a Prefeitura deve para Hospital e não paga.

    Você tem razão Reinaldo.

  63. Le Cafard

    -

    14/01/2010 às 20:56

    Aqueles que acham tal abordagem desagradável, por certo também devem considerar a morte uma coisa do mesmo nível, a menos que haja algo muito mais estranho em suas pérfidas cabeças. Só mesmo idiotas puxa-sacos pra defender Lula em mais essa falta de respeito com os brasileiros. Pra esses puxa-sacos, fica aquela coisa parecida com jingle publicitário em época de campanha eleitoral: “eeeeeuuuuu, sou brasileirooooooooo, com muito orgulhoooooooooo, com muizzzz… amozzzzzz… zzzzzzzzzzzzz”

  64. Paulo Silveira

    -

    14/01/2010 às 20:50

    P.S. A respeito de fraudes e emails pedindo dinheiro para Haiti, o FBI já soltou um alerta:

    Haitian Earthquake Relief Fraud Alert:

    The FBI today reminds Internet users who receive appeals to donate money in the aftermath of Tuesday’s earthquake in Haiti to apply a critical eye and do their due diligence before responding to those requests. Past tragedies and natural disasters have prompted individuals with criminal intent to solicit contributions purportedly for a charitable organization and/or a good cause.

    Íntegra: http://www.fbi.gov/pressrel/pressrel10/earthquake011310.htm

  65. Iguinho

    -

    14/01/2010 às 20:47

    Se o Brasil não estivesse em guerra (50000 homicídios anuais é coisa de país em guerra) poderia até haver alguma virtude em torrar nosso dinheiro com a segurança de outro país. Como Lula e seu periquito de estimação são obcecados por uma vaga permanente no CS da ONU eles se preocupam mais em ajudar haitianos do que brasileiros, já que os primeiros tem infinitamente mais valor simbólico aos olhos da ONU do que os segundos. Para lulo-petistas o que importa é obter prestígio. A segurança e a vida de brasileiros e haitianos é apenas um detalhe.

    PS: Sérgio Cabral chutou leis ambientais que poderiam ter evitado a tragédia em Angra. Pra essa gente meia-dúzia de votos vale mais do que a vida.

  66. PPMIX

    -

    14/01/2010 às 20:46

    Caro, Reinaldo
    boa noite.
    Algumas pessoas já manifestaram aqui que raciocinaram na sua lógica; eu também, tão logo vi e ouvi a noticia, pensei da mesma maneira.
    Lembrei-me dos aposentados, das enchentes na baixada fluminense (RJ), do abandono da saúde pública (criança morrendo no colo da mãe em Belém do Pará), e das tragédias recentes (infelizmente) aqui no Brasil.
    Porém para aparecer e posar de “o cara” lula promete e faz graça com o dinheiro do povo brasileiro. Está certo; temos que ajudar ao Haiti por este acontecimento trágico. Todos os povos e países tem que ajudar. E que DEUS dê-lhes forças!
    Mas a brevidade com que êsses caras manifestaram-se, deixa claro as intenções políticas.

  67. Paulo Silveira

    -

    14/01/2010 às 20:42

    A cantora Sandy disse a mesma coisa que o Reinaldo no twitter dela a respeito de não fazerem nada por Angra dos Reis e recebeu toneladas de críticas, as quais respondeu a altura.
    Ela já apagou as mensagens.
    Aqui no Vale do Paraíba-SP onde acabou a cidade histórica de S.L. do Paraitinga, não vi nada de governo federal ajudando, salvo soldados da região.

  68. jack daniels

    -

    14/01/2010 às 20:33

    Eu não chego aos seus pés para escrever, mas tem post anterior meu dizendo quase a mesma coisa. Mas o caso é: NÃO QUERO NENHUMA MORTE EXCETO A MINHA EM BREVE, POR ESTAR DE SACO CHEIO, MAS MORRERAM 15 PESSOAS (BRASILEIROS) NO HAITI, DENTRE ELAS, ZILDA ARNS. EM ANGRA DOS REIS FORAM 53!!!!!!!!!!!! E NINGUEM ( DO GOVERNO) SE MEXEU TÃO RAPIDAMENTE!!! É UM DOS MOTIVOS QUE, APESAR DA MINHA RELIGIÃO, DESEJO PARA ELES TODOS (DO GOVERNO EM GERAL) O 4o. CIRCULO DO INFERNO DE DANTE, ONDE ELES FICARÃO NA LAMA VEGETANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  69. Dante,

    -

    14/01/2010 às 20:30

    Se não estiver equivocado, esse assanhamento do bugrão, do agreste tem um objetivo: os holofotes internacionais. O segundo sonho do “Farol de Alexandria”, além de ser o FHC, é o de ganhar o Nobel da paz. Imaginem, o estadista mais brilhante da constelação do universo universal, contemplado com esse título. Com certeza, Deus ficará deverasmente ameaçado, e poderá perder o trono da criação.
    Socooooro! ….só nos resta pedir uma CPI, dos cartões corporativos, para sossegar o leão.

  70. popeye

    -

    14/01/2010 às 20:28

    Reinaldo
    Veja se descobre as ONGs brasileiras (todas de petralhas) que atuam em “ações humanitárias” pelo mundo (fora do Brasil). Verá que o Itamarati vive a irrigá-las com recursos públicos (nosso dinheiro) num afã desmedido de auxiliar o próximo (quando está distante). Aí talvez fique mais claro o motivo da pressa do Amorim em dar 15 milhões de dólares pra reconstrução do sofrido Haiti.

  71. Victor

    -

    14/01/2010 às 20:25

    Alguem poderia me informar o que é que o Jobin esta fazendo , FARDADO COM A HOROSA FARDA DO EXERCITO BRASILEIRO?
    Esta não é uma idumentaria para qualquer um vestir. Ela se presta para ser vestida e honrada por patriotas e herois…

  72. Eduardo Gonçalves

    -

    14/01/2010 às 20:23

    Mas o que esperar dos oportunistas PTralhas de plantão,dada a repercussão internacional,nada melhor que endeusar os mortos haitianos e os nossos militares e a nossa Santa Dra Zilda Arns,mas os perdidos no Brasil continuam esperando uma breve resposta do desgoverno do molusco e sua mãe dilma empacada,se fosse um governo inteligente de fato ,poderia fazer acordos comerciais em desenvolver o Haiti com investimentos diversos com empresas nossas e ajudar a desenvolver o país e abrir novos mercados externos de fato e não ficar abrindo embaixadas por ai a fora sem nenhum critério e sem nenhum retorno financeiro.Acorda Brasil ,os PTralhas querem se perpetuar no poder

  73. Brasileira

    -

    14/01/2010 às 20:23

    São como urubus sobrevoando a carniça.
    Para ter um assento permanente na ONU, vale tudo.

  74. Didi Iashin

    -

    14/01/2010 às 20:22

    O mollusco não se “apresenta” porque tem medo de assombração, de mula sem cabeça, de saci. E, olha, esse negócio das ONGs … Dá o que pensar, hein?

  75. roni

    -

    14/01/2010 às 20:18

    Caro Reinaldo!
    Acho nunca antes naquelepaiz alguém tão competente almejou ser Salvador da Pátria…quem sabe se candidatar a Presidente DELá!

  76. Sergio G

    -

    14/01/2010 às 20:12

    Dona Antonia, de 7:09 pm

    Também vi Bill Clinton na CNN

    Parecia o “presidente do mundo”, dando ordens aos chefes de estado

    Ele é o queridinho dos partidários do “governo mundial”, que pretende extinguir países e criar o regime comunista global

  77. DuraLexSedLex

    -

    14/01/2010 às 20:10

    Caríssimo.
    Muito provavelmente, a miséria do povo de Haiti, tem suas raízesno desgoverno de Papa Doc e do Baby Doc.
    Nós estamos tendo oPapa Lula, oBaby Lula, e pasmem, estão tentandonos fazer engolir a Mama Dilma.
    Os soldados devem voltar para combatê-los…

  78. Carlos Magno

    -

    14/01/2010 às 20:06

    Acho infeliz a comparação entre as duas tragédias. O Haiti foi vítima de um desastre natural de proporções inimagináveis. Por mais organizado que esse país fosse, pouco poderia ser feito. Mas o caso de Angra dos Reis foi resultado de absoluta incompetência do poder público. A tolerância do Estado com a ocupação em áreas de risco produziu a tragédia Brasileira. E este é o ponto mais revoltante: ela poderia ter sido evitada. O povo do Haiti não teve essa alternativa.

  79. Sergio G

    -

    14/01/2010 às 20:03

    Oportunismo também do casal Brangelina no caso do Haiti

    Já se apressaram em anunciar doação de um milhão de dólares - o que não é nada para eles, o dinheiro não vai chegar onde precisaria, mas já garantiu quilômetros de exposição na mídia para o casal…

    Mas, como eles são os queridinhos dos politicamente corretos, todo mundo lambe botas…

  80. ricardo

    -

    14/01/2010 às 20:00

    antes de Obama, eu costumava ler nas manchetes que os “EUA” iriam doar determinada quantia ou enviar ajuda humanitária para as tragédias que ocorriam…

    agora acho que os EUA não existem mais, foram substituídos pelo Obama…

    pois a manchete diz que “Obama” ira doar sei la quantos milhões…

    alias, não são só os EUA…

    a Franca e o Brasil também não existem mais…

    só existe agora “o Lula”, “o Sarkozy”…

  81. Peusto

    -

    14/01/2010 às 19:50

    PELO MAPA VEMOS QUE CUBA É BEM PERTINHO DO ARRASADO HAITI, EM TEMPOS, SEMPRE SE APREGOA O MARAVILHOSO SISTEMA DE SAÚDE E DE MÉDICOS CUBANOS PARA SERVIR AO MUNDO. JÁ LEMOS ALGUMA OFERTA DOS CASTROS PARA AJUDAR COM AUTÓPSIA E IDENTIFICAÇÃO?

  82. ricardo

    -

    14/01/2010 às 19:48

    “”Foi surpreendente. Não imaginava que fosse encontrar soldados asfaltando ruas, cavando poços em busca de água potável ou distribuindo alimentos. Eles têm um sentimento humanitário que me impressionou.”

    de quem eh essa fala?

    MV Bill…

    claro, uma mente encharcada de esquerdeopatia só deve imaginar que os militares brasileiros passam o dia torturando as pessoas…

  83. Vera L.

    -

    14/01/2010 às 19:47

    Reinaldo na fala de Lula quando fez campanha política essa semana, disse que “não vamos procurar culpados” sobre as tragédias do fim do ano. Ontem fez um minuto de silencio pelas vítimas do Haiti e só aí lembrou das NOSSAS e incluiu. Enquanto tudo vinha abaixo e tudo estava alagado, ele e Cabral se ausentavam, ele com a pança na Bahia, Cabral em sua casa em Mangaratiba, e a petralhada junto com jornalistas modelito J F cobrando de Serra para justificar Cabral e Lula. SC muitos não receberam NADA, com o próprio esforço se levantaram. A imprensa não mostrar esse lado do abandono quando é aqui. Toda essa dinheirama que estão dizendo vai para o Haiti, grande parte vai para os vigaristas.

  84. Nobelda...

    -

    14/01/2010 às 19:43

    Deu na mosca, Reinaldo.
    Gritante a agilidade com que ele se lançou na mída em favor da “luta” pelo Haiti.
    No entanto, sem desmerecer o alto grau de sofrimento do povo haitiano, a quem se reconhece a ajuda e a solidariedade do mundo todo, faz tempo que estamos contabilizando nossas vítimas do trânsito, do crime organizado, do narcotráfico, dos assaltos à mão armada, da bandidagem, enfim, de tudo o que estamos vendo. Só não vemos a agilidade do governo em reconstruir o estado das coisas. Anunciam a liberação de dinheiro, mas parece que ele não chega, ou chega atrasado. Anunciam providências, mas elas não vêm. É assim desde o furacão Catrina, ou do assalto que vitimou o menino João Hélio.

  85. Roberto

    -

    14/01/2010 às 19:40

    Reinaldo,

    Hoje pela manhã falei isto, a um dos meus filhos (40), que o governo se preocupou IMEDIATAMENTE em enviar socorro ao povo do Haiti e o que não ocorreu quando tivemos os problemas de chuvas e enchentes aqui no Brasil.
    É um vergonha o que os politicos estão se proveitando da desgraça humana para fazer o joguinho deles.
    Se você consultar a internet vai encontrar que foi Lula que pediu licença para enviar os soldados brasileiros em 2004 para o Haiti.
    Mais uma vez é a maldição Lula com as pessoas que o cercam ou as que ele ajuda.

    Roberto

  86. mané brasileiro

    -

    14/01/2010 às 19:39

    Amigo Reinald
    Nem esquente a cabeça com o Haiti.
    Jobinsão Rambo já chegou lá. Tudo resolvido.

  87. julio

    -

    14/01/2010 às 19:39

    Caro reinaldo,
    O Homi é muito bom!
    Já deve ter ligado para o Obama, como ele prometeu.
    E o Obama, educadamente nem o manda pra aquele lugar,
    mas deve ter coisas importantes para fazer e não terá tempo de ouvir besteiras de um idiota que quer aparecer.
    Agora que é amigo de sarkosi e da carla e anda já de cheiro com a Luiza Brunet!
    É o cara mesmo.
    Ou será que foi a Luiza que encontro a sua… digamos casinha no lixo?
    Em troca dessas aulas do sarkosi, para fisgar uam “estrela”, temos que arcar com os rafalles?

  88. hdrummond

    -

    14/01/2010 às 19:36

    Que bom ler esse seu texto, Reinaldo. Havia pensado mesmo nessa questão do aproveitamento p/ marketing próprio, que é feito nessas horas de infelicidade alheia e ainda mais, em quem controla a real utilização dos milhões que, dizem, foram mandados para ajudar os atingidos pela tragédia. Posso estar sendo cética, mas, não acredito que nem metade chegue para ajudar quem precisa.

  89. Esther Correa

    -

    14/01/2010 às 19:30

    Oi tio Rei
    Pensei o mesmo que você. Porque tanta destreza em ajudar as vítimas e no caso das tragédias do Brasil, nada, nem o Menas nem o Cabral compareceram na tragédia de Angra, Santa Catarina e Norte e Nordeste. Eles cuidam do quintal dos outros e o nosso fica na merda.
    Só pensam neles e nos dividendos políticos que podem conseguir. É o EGOCENTRISMO E VAIDADE EXTREMOS. Pois, como ficam os nossos hospitais, a violência nas favelas, etc…?
    É a “, FOGUEIRA DAS VAIDADES”!!!!

  90. O Locutor

    -

    14/01/2010 às 19:29

    A família desses soldados podem pedir indenização, eles merecem anistia… Lula não é culpado pelas mortes desses valentes…
    Uma missa, medalha e depois uma salva eu pergunto ? Como fica as viuvas, os filhos e as mães. Eles Lula, Dilma e Amorim são burros e inrresponsáveis, fica nas costas mais esses tantos que morreram pela pátria.

  91. thazo

    -

    14/01/2010 às 19:27

    Reinaldao,

    faltou dizer que o apedeuta ligou pro Obama pra que ele se solidarizasse com o Haiti. Provavelmente os EUA so estao liberando U$ 100 mi porque o apedeuta pediu.

    Quando o homi acorda invocado ele eh um perigo.

    Nois tamo perdido!

  92. João Carlos

    -

    14/01/2010 às 19:24

    Nosso “estadista” mais uma vez está se mostrando ao mundo às custas dos brasileiros. Até hoje as verbas prometidas para os flagelados do RS, atingidos pelos temporais no início de 2009, ainda não foram disponibilizados. Depois disso, muitas outras catástrofes aconteceram no país e o “estadista” não visitou nenhum dos locais. Deve ser a estupenda aprovação de seu governo que o leva a agir desta maneira…

  93. Vera L.

    -

    14/01/2010 às 19:23

    Reinaldo na mosca, na Pan Fernando Rodrigues falou que o Brasil quer esse papel de protagonista, numa fala como se JÁ conseguiu muiiita coisa. Vi que a Viva Rio,uma ONG carioca que eu não confio, tem lá já alguns anos uma base bem grande, só o que mostraram é que estão ensinando CAPOEIRA para resgatar a cidadania!!! Nessa hora é que vemos como NOSSA Zilda Arns vai fazer falta. Ela ia DIRETO no problema e nas necessidades dos mais pobres. Vi também que têm mais de dez mil ONGs atuando no Haiti. Pelo visto está igual na Amazônia que tem uma ONG para cada índio. A DEMAGOGIA de Lula, Cabral são enormes, quantas secas no Nordeste? HH quando senadora falava disso direto, Lula não estava nem aí.

  94. Nobelda...

    -

    14/01/2010 às 19:23

    PARAFRASEANDO O BLOG - Um dia perceberemos que noço Chance é uma fraude. Que não demore muito.

  95. jura

    -

    14/01/2010 às 19:21

    Nossos soldados de volta.JÁ.

  96. Marcello Magnelli

    -

    14/01/2010 às 19:18

    Reinaldo, neste ponto discordo de voc?e.
    Acho perfeitamente válida e justificavel a participação brasileira liderando as forças de paz da ONU no Haiti. Paises muito menores. como o Uruguai, tem mais soldados espalhados nas diversas “Forças de Paz” pelo mundo do que o Brasil nesta.
    Os Estados Unidos já estiveram por lá e não deu certo. França, idem. Então ninguem espera mesmo que o Brasil resolva a situação do Haiti. Espera-se, apenas, que não deixe piorar mais.
    Numa roubada mesmo estão os Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão, onde é impossível ganhar, permanecer é péssimo e sair pior ainda.
    Sds
    Marcello

  97. Jose Alberto

    -

    14/01/2010 às 19:18

    Sr. Reinaldo
    Desculpe corrigir um recorrente erro ou má interpretação sua.
    Ja postei aqui, que Chance, The Gardiner nunca foi desmascarado.
    Pelo contrário, o filme termina com o protagonista (vivido pelo imortal Peter Sellers)caminhando sobre as aguas. Bem, o Senhor pode estar se referindo ao livro, que nao li…0
    Lula nunca conseguirá caminha sobre as aguas, nem metafóricamante, mas talvez chapinhar no barro….

  98. Yara Chiara

    -

    14/01/2010 às 19:15

    Lula não é um presidente, mas uma escavadeira empenhada em varrer todos os obstáculos legítimos ao exercício do poder e apanhar em sua generosa pá aquilo que há de mais cooptável e fisiológico na política brasileira.

    Seja armando uma constelação de poderes paralelos àqueles estabelecidos na Constituição - dos sindicatos bandidos, ricos e protegidos da prestação de contas aos movimentos sociais espontaneamente financiados pelo Tesouro -, seja exercendo sua grosseria pessoal, Lula está sempre jogando contra as instituições que o elegeram.

    Assim é Dilma também: a criança que, a pretexto de ganhar a partida de xadrez, mistura todas as peças do tabuleiro.

  99. LEB

    -

    14/01/2010 às 19:15

    O canal pago TCM passa no próximo sábado dia 16 às 22:00 horas, o filme MUITO ALÉM DO JARDIM.

  100. Dona Antonia

    -

    14/01/2010 às 19:09

    Outro que correu prá telinha da CNN foi o Bill Clinton, com aquela carinha de bebê chorão. Essa gente usa a desgraça alheia prá aparecer na “mídia”. Azar deles.

  101. jvboas

    -

    14/01/2010 às 19:08

    “Eu queria pedir que de pé a gente fizesse um minuto de silêncio pelas vítimas das intempéries.”

    Intempérie
    n substantivo feminino
    1 qualquer extremo das condições climáticas (vento forte, temporal, seca, calor tórrido, nevasca etc.)
    Ex.: lavoura que consegue sobreviver às i.
    1.1 mau tempo, tempestade
    Ex.: não há i. que o segure em casa
    2 Derivação: sentido figurado.
    acontecimento infeliz; desgraça, catástrofe, infortúnio
    Ex.: sobreviveu a todas as i. da sua vida
    Dicionário Eletrônico Houaiss

    Nunca antes na história destepaiz alguém chamou “terremoto” de intempérie.

  102. C. Pérsio

    -

    14/01/2010 às 19:02

    Reinaldo: artigo exato. Merece, contudo, alguns adendos. Lula não somente não esteve em Stª Catarina e Angra, como também devem ser salientadas todas suas ausências em momentos críticos do país. Não foi prestar assistência aos parentes e cidadãos atingidos pelo colossal acidente aéreo de Congonhas (falha do governo federal), o mesmo acontecendo em casos de mortes numerosas por epidemias, inúmeros desastres fatais nas rodovias federais (ambos também por falhas de seu governo). À época do mensalão estava em…Paris; recentemente, quando da notícia do possível caso na prisão, antecipou sua ida à Europa (Copenhague), fazendo um tour a Portugal, etc,etc.Sempre distante quando a coisa está feia.

  103. lillis

    -

    14/01/2010 às 18:58

    É interessante que aqui no RS onde em novembro tivemos enchentes que colocaram mais de 140 cidades em emergência, pequenas cidades que foram varridas do mapa pelos ventos! Naquela oportunidade foi dito aos gaúchos que não faltaria dinheiro para a reconstrução. Falaram em 100 milhões. Agora dizem que não receberam os projetos de reconstrução e em30 dias depois a “oferta”caduca, e entramos na fila comum dos pedintes. Em janeiro,novas enchentes, mais e mais prejuizos e a mesma ladaínha. Para nós - brasileiros- sem planos e definições precisas,atestados ,certidões disto e daquilo - não “rola” …Para os haitianos não precisa nada disto ou vai através das ONGs,sempre ongs,minúsculas e obscuras ?

  104. Eduardo

    -

    14/01/2010 às 18:57

    Concordo com seu artigo.

  105. Francisco de Taubaté

    -

    14/01/2010 às 18:57

    Reinaldo, hoje mesmo estava pensando isso. Por que não houve essa “sensibilidade” toda com as nossas tragédias?
    Agora, aproveitando a desgraça haitiana, ao Apedeuta, se juntam o bama lerdo e o francês mais lerdo ainda. Tá feito o trio mais demagogo que eu já vi.

  106. Sergio

    -

    14/01/2010 às 18:56

    Concordo com vc Reinaldo.
    Essa caterva que ora nos infelicita além de tudo é mesquinha e egoista. Nossos concidadãos merecem no mínimo um tratamento igual.
    Acontece que os vagabundos já acham que viramos potência, porém quem paga as contas é o contribuinte brasileiro, nunca nos esqueçamos.
    Ajudemos os irmãos haitianos que nada têm, mas que os mesmos não sejam usados novamente para a demagogia barata dos poderosos do turno.

  107. Bobby

    -

    14/01/2010 às 18:50

    O exibicionismo generalizado

    Seu post - na minha opinião - critica o exibicionismo adotado na hora de prestar ajuda aos mais necessitados. A televisão coopera com esse agitado teatro. Seria muito bom se fosse adotado um modo mais discreto de apresentar as notícias.

  108. Cris

    -

    14/01/2010 às 18:48

    Sobre o protagonismo dos babacas humanas, pela ordem:

    . babaca Obama
    . Lula
    . Sarkozy

    Sarkozy entrou por último, “dando a maó bandeira” de que tinha perdido o trem do estrelismo.

    Quando vi Obama e depois Lula correndo para a platéia, me deu NOJO.

  109. anônimo

    -

    14/01/2010 às 18:48

    Obrigado por levantar o debate sobre a rápida e “generosa” ação do governo no Haiti. A diferença, além do bom destaque na mídia, é que a ação da natureza poderia ser evitada se as administrações públicas fiscalizassem a ocupação do solo em Angra, SC e todo Brasil. Ninguém quer pagar o preço político de aparecer em local de tragédia, correndo o risco de ser associado a ela. Serra e Kassab tiveram essa coragem, de ir à cratera do metrô e coodenar os trabalhos. A população de S. Paulo reconheceu isso em votos. O resto é tudo covarde.
    Quanto ao dinheiro para o Haiti? Se sair, metade vai para o caixa 2 petistas. Vai ter dinheiro em cueca, calcinha,meia, etc. Alguém aposta que não?

  110. Anonimo

    -

    14/01/2010 às 18:47

    Mas blogs petistas já se encarregaram disto, meu caro. Lula não podia fazer nada, como no caso Rio e demais, para que ¨asopisções¨ não o acusasse de intervenção no Estado. Quiçá, pedissem o seu ¨inpinchamento¨

  111. Mac

    -

    14/01/2010 às 18:45

    Discordo, Reinaldo!

    Esta não é hora de comparar tragédias, nem de criticar governantes que estão ajudando um povo que foi vítima de tamanha catástrofe, o povo do Haiti!

    Tudo bem, vc é um cara inteligente, mas, desta vez, pisou na bola!

  112. Cris

    -

    14/01/2010 às 18:45

    Rei

    Não esqueça: há dezenas (?) de ONGs brasileiras “atuando” no Haiti. É certo que não se tem notícias do resultado de seu “trabalho”, nem parece que possa ser visto a olho nú.
    Estas Ongs todas recebem DINHEIRO. MUITO dinheiro.
    O que eu quero dizer é que o HAITI É UM BOM NEGÓCIO!
    Procure saber quanta grana foi mandada para lá, para “ajuda humanitária”, ANTES do terremoto. E então se pergunte onde foi parar a grana, já que os haitianos, antes da tragédia, continuavam na mesma miséria.
    Por isso, EU NÃO FAÇO DOAÇÃO a Ongs brasileiras para ajudar o haiti. Se tiver que ajudar, ajudo meus irmãos gauchos, os de Angra, e os daqui (que continuam na merda).

  113. Sobral

    -

    14/01/2010 às 18:45

    Caro Reinaldo, meus cumprimentos.

    Enquanto isso… Nossos hospitais “em ruínas” estão abarrotados de homens e mulheres acomodados de qualquer maneira nos corredores, sem qualquer assistência, sem remédios e médicos disponiveis. Nossas crianças perambulam pelas ruas, praças e avenidas mendigando, sem escolas e alimentação adequada. A sociedade civil vive refém dos bandidos, sendo assaltada e morta todo santo dia. Quinze milhões de doláres… È muita irresponsabilidade! Espero que as urnas eleitorais possam espelhar revolta ao atual estado de coisas e possamos banir os petralhas para sempre. lulovisk jamais entenderá que o HAITI é aqui!

  114. Anônimo eventual

    -

    14/01/2010 às 18:40

    Primeiro: Aos brasileiros o dinheiro dos brasileiros. Ponto.

    Depois: os demais. Ponto finalíssimo.

  115. Milter Pesce

    -

    14/01/2010 às 18:40

    Invasão de ONGs :Ao visitar o Haiti em setembro, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da CPI, se espantou com a invasão de ONGs brasileiras.

    Corrida ao ouro :ONGs de petistas infestam também países como El Salvador, Bolívia, Cuba e Equador, destinos de “doações humanitárias” do governo Lula.

    Lula não liberou um só centavo para Angra :Rápido na liberação de US$ 15 milhões (R$ 26,4 milhões) para as vítimas do terremoto no Haiti, o governo Lula ainda não depositou um único centavo na conta da prefeitura de Angra dos Reis (RJ) para assistências às vítimas das tragédias que mataram 52 pessoas no Estado do Rio. A informação foi confirmada pela prefeitura, que, para receber os R$ 80 mi

  116. Batista

    -

    14/01/2010 às 18:39

    Muita coisa não é resolvida mundo afora porque pessoas “responsáveis” têm medo de dizer verdades. É melhor e mais produtivo ser como você. É evidente que o presidente está dando uma prioridade que não ocorreu dentro do seu país. É evidente o jogo de interesse pessoal no contexto mundial. Sarkozy, com seus interesses mirando para os caças, disse que o Brasil é indispensável no projeto Haiti. Devemos deixar o Haiti de lado? NÃO! O que não podemos fazer é deixar o Brasil de lado. O problema das favelas brasileiras mata, constantemente, muita gente. E deixa milhares com a segurança ameaçada 365 dias por ano.

  117. Milter Pesce

    -

    14/01/2010 às 18:37

    Continuando …
    Careca de saber

    “Ainda não sabemos como esse dinheiro chegará ao Haiti”, confessou ontem o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores). Ele sabe, sim.

    Caixa preta

    Apesar da insistência, o governo Lula jamais informou à CPI das ONGs quantas e quais delas recebem dinheiro público brasileiro no exterior.

  118. Gili

    -

    14/01/2010 às 18:36

    Bravo!

    Bravíssimo!

  119. Milter Pesce

    -

    14/01/2010 às 18:35

    Caro Reinaldo,

    vc viu os posts de hoje do jornalista Claudio Humberto?(www.claudiohumberto.com.br).
    Ele trata exatamente dessa pressa toda de enviar dinheiro para o Haiti. Veja abaixo(copiado do site do Claudio Humberto :
    Haiti: ‘doação’
    pode acabar em
    ONGs petistas

    O presidente Lula, que até hoje não visitou as áreas devastadas pelas chuvas do começo do ano, aquelas que mataram 52 pessoas só no Rio de Janeiro, anunciou ontem logo cedo a doação de US$ 15 milhões ao Haiti a vítimas do terremoto. A estonteante rapidez pode ter explicação: como em doações a outros países, parte do dinheiro pode acabar em ONGs de “trabalho voluntário” e “humanitário” ligadas a petistas.

  120. CLAUDIO/NITERÓI

    -

    14/01/2010 às 18:31

    Não satisfeito com o “nunca antes na história desse país” agora Lula lança o “nunca antes na história da ONU”.

  121. silvio cesar

    -

    14/01/2010 às 18:28

    Sera que a oposiçao nao acorda?????????

    Nao bastasse transformar embaixada em pensão , a dupla Amorim/Marco Aurelio É RESPONSAVEL PELA MORTE DESSES 14 BRASILEIROS(em verdade são 19 , mas vamos aguardar)…
    É a diplomacia achada na rua…

  122. Antonio

    -

    14/01/2010 às 18:26

    Tirou daqui! Eu até enviei uma carta à Folha de S.Paulo perguntando se o prizidente não ia ter a sensibilidade de cancelar suas férias e oferecer apoio (moral que fosse) às vítimas das cheias do Brasil (RJ, SP e RS). A carta não foi publicada e o fofo ficou com a fofa no cafofo ao lado da caixa de isopor, feliz da vida. Agora vejo a rapidez com que saltou para o centro do palco onde a luz do holofote é mais forte.

  123. Careca

    -

    14/01/2010 às 18:26

    Reinaldo,
    Como sempre, seu texto não diz nenhuma inverdade. Apenas considero-o inoportuno, por desrespeituoso ao sofrimento do povo haitiano. Há momentos em que a Política deve fazer um minuto de silêncio antes de voltar a entrar em campo.

  124. R. JUNIOR

    -

    14/01/2010 às 18:25

    Prezado Reinaldo,

    Um comentário feito por um leitor do blog lembrou bem a responsabilidade da França na baderna que é o HAITI. Mas, como é a França, a queiridinha das esquerdas, ninguém fala nada! Todavia, para minha surpresa, na manhã de hoje ouvi no jornal matinal da Rede Record (aquela do bispo), durante a cobertura do terremto, enquanto faziam uma retrospectiva da situação no país, a apresentadora disse que as forças brasileiras comandavam a forças da ONU, tendo em vista que o país entrou numa situação crítica depois que os militares dos Estados Unidos DEPUSERAM e EXPULSARAM do país o presidente ELEITO PELO POVO, Jean Bertrand Aristide. É muita BANDIDAGEM na munipulação do história!

  125. Ex-petista

    -

    14/01/2010 às 18:23

    Pelamordedeus, não deixem o Amorim tomar a frente nesse trabalho. Com a ‘competência’ e ‘presteza’ da turma do Itamaraty, é capaz de a situação piorar.

  126. Janine

    -

    14/01/2010 às 18:22

    Segundo os Petralhas os alagamentos e tragedias em Sao Paulo eram uma questao unica e exclusiva do Governador Serra. Gozavam, literalmente, quando as chuvas destruiam Sao Paulo.
    Angra, obviamente, foi mais ajudada porque afinal de contas Cabral e os Petistas vao muito de acordo (alias Lulla ja ate o reelegeu como nosso governador)!
    Nao menosprezo a tragedia no Haiti, em Angra, Santa Catarina, New Orleans, ou na Asia.
    Claro que o Haiti faz parte dos paises onde essas tragedias sao anunciadas … assim como o Brasil que, por sorte nao e sujeito a fenomenos dessa magnitude (caso tivessemos um fenomeno desses os mortos seriam incontaveis).
    Ajudar a casa dos outros da muito mais ibope e midia!

  127. ricardo

    -

    14/01/2010 às 18:18

    Obama pediu a ajuda de Bush!!!

    de Bush?????

    o “demônio”???

  128. Rodney

    -

    14/01/2010 às 18:18

    Hey Uncle King,

    Você sim é que tem provocado diversos TERREMOTOS MENTAIS na canalha!

    :-)

  129. ricardo

    -

    14/01/2010 às 18:15

    a Franca tem eh que lançar um plano de direitos humanos iguais a esse do Tio Vanucchi, aonde eles poderiam entao indenizar todos os haitianos que foram explorados durante todo o tempo do colonialismo…

    que tal?

    por que não o fazem?

  130. leo

    -

    14/01/2010 às 18:13

    Lulla é de uma coverdia ímpar. Não soltou uma palavra sobre a tragédia brasileira, ao contrário: temendo que as chuvas castigassem também a Bahia, numa atitude de estadista, tratou de mudar a caixa de isopor de lugar.
    Agora ele virá com outras metáforas de futebol sobre o Haiti, algo do tipo “cumpanhêro, assim como no futebol, as arquibancadas as vêiz caem também”.

    Grotesco.

  131. ricardo

    -

    14/01/2010 às 18:12

    e não foi só Lula não!

    a alma gêmea dele, o narigudo nanico francês, agora se saiu com umas de que “eh preciso acabar com a maldição no Haiti”!!!!!

    como assim?? o Haiti era colônia francesa, por que os franceses não acabaram com a “maldição” antes?

    deve ser fruto das aulas de populismo barato e nojento que toma com Lula, já colocando a culpa em governos passados, talvez ate nos primeiros franceses que la chegaram!

    temos um time de lideranças mundiais pra la de caras-de-pau!

    que tempos!

  132. Luiz Antonio Rodrigues

    -

    14/01/2010 às 18:11

    arre ! finalmente lula e toda a cambada de governadores e prefeitos, após inúmeras cidades deste país quase sumirem, são chamados às falas !
    está bem arrumado o pobre Haiti com a presença do jobim bombril, com suas mil e uma utilidades e sapiências !
    só não entendí até agora o envio de toneladas de água ( a um custo altíssimo, via aérea), roubando espaço de mercadorias mais necessárias e urgentes aos haitianos, uma vez que, em qualquer lugar do mundo, basta utilizar purificadores e até mesmo dessalinizadores para transformar águas de má qualidade em produto tragável !

  133. Presidente Micheletti

    -

    14/01/2010 às 18:03

    O Haiti é de responsabilidade francesa. Esse país da Europa levou escravos africanos para uma ilha espanhola no Caribe (Hispaniola) usurpando território alheio para simplesmente plantar cana abastecendo a França de açucar. Sempre os tratou de forma desumana, não os instruindo e abandonando-os quando da independência.
    Cabe a França corrigir a sua falha moral histórica - ela tem recursos para isso - e não ignorá-los como vem fazendo ao longo de 200 anos, achando que esse é um problema de nós americanos.

  134. Paulo

    -

    14/01/2010 às 18:03

    Diga-se de passagem:Santa Catarina até hoje não recebeu a “prometida” ajuda do Governo. Enquanto isso seus “produtivos” Ministérios e secretarias trabalham com verbas milionárias.

  135. Alessandro Ciapina

    -

    14/01/2010 às 18:03

    Reinaldo,

    Dessa vez não concordo com você…
    Acredito que proporcionalmente ao tamanho da desgraça, Angra foi até mais auxiliada do que esta sendo o Haiti.

    Não gosto disso de comparar tragédias… ou de achar que brasileiro deve ser prioridade quando o assunto é humanitarismo. Acho que o humanitarismo deve estar acima de nacionalismos, e o caso do Haiti é muito pior que o de Angra ou São Luis do Paraitinga.

    Sei que quase ninguém concordará comigo, mas o fato é que os sobreviventes de Angra no momento tem muito mais condições de continuar vivendo do que os do Haiti. A situação lá é de caos, a fome e a sede, e a consequente violência podem dizimar os sobreviventes. Angra corre esse risco?

  136. marisa cruz

    -

    14/01/2010 às 17:59

    Não se esqueça que este presidente adora o holofote e o ibope (qdo favorável).

    A China que teve crescimento de 10% envia 1 milhão.
    O Brasil, através desta figurinha carimbada envia 15 milhões para, mais uma vez, buscar a cadeira na ONU.

    Aos desabrigados daqui, ah estes estão na merda mesmo e não afetarão seu objetivo: O Avatar dos Países Pobres

  137. MM

    -

    14/01/2010 às 17:59

    Pensei exatamente isso noite passada, navegando entre cochilos e insônia. Só espero que os não petistas lembrem-se desse fato e o utilizem bem em suas campanhas.

  138. Zé Augusto-Goiânia

    -

    14/01/2010 às 17:55

    Reinaldo,

    basta ler a manchete do site da própria Veja: “Paris quer acertar ajuda com Lula e Obama” prá ver que o palco político já está armado!!


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados