Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Frase do nosso blog encerra convocatória da oposição em favor do protesto do dia 13 de março

Agora é pra valer e é oficial. Os partidos de oposição se engajam no protesto e convocam seus militantes a sair às ruas

Por: Reinaldo Azevedo

PSDB, PPS, DEM, PV e Solidariedade assinaram uma nota em favor das manifestações do dia 13 de março em defesa do impeachment, organizadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Vem Pra Rua (VPR). Todos passam a integrar o Comitê Pró-Impeachment.

Agora é pra valer e é oficial. Os partidos de oposição se engajam no protesto e convocam seus militantes a sair às ruas. Leiam a nota:

Os partidos de oposição representados no Congresso Nacional, constatando o contínuo agravamento da crise política, econômica, social e moral que vem devastando o país, manifestam seu integral apoio às manifestações organizadas e lideradas por movimentos da sociedade civil, programadas para o próximo dia 13.
Convocamos os nossos militantes e simpatizantes e conclamamos brasileiros e brasileiras em todos os estados e municípios para estarem na rua defendendo o Brasil e a democracia.
Ou você vai, ou ela fica!

Autoria
Estou particularmente contente com o convocação porque a frase que a encerra é de minha autoria. Foi publicada desta segunda.

título impeachment

Registre-se que recebi um telefonema de lideranças da oposição me perguntando se eu via algum inconveniente em que a frase fosse transcrita na convocatória. Fiquei grato pelo cuidado, mas é claro que não vejo inconveniente nenhum!

Criei, por exemplo, a palavra “petralha”, que já foi parar em dicionário. Como é obra minha, sei o seu conteúdo. Eu a vejo, muitas vezes, empregada por aí com sentido deturpado, como aconteceu na sexta, no seminário de que participei, promovido pela Folha. Sempre corrijo quando isso acontece.

No caso de agora, não há deformação nenhuma. A frase do meu post está absolutamente adequada ao contexto. Eu quis dizer rigorosamente o que vai na nota dos partidos de oposição: “Ou você vai ao protesto, ou Dilma fica no poder”.

Eu não posso garantir que a pressão popular vá fazer o Congresso cumprir a lei e aprovar o impeachment de Dilma, mas eu posso garantir que ela vai ficar onde está se você ficar escondido debaixo da cama.

Um novo tempo, reitero, não bate à porta. Por mais tautológico que pareça e que seja mesmo, as mudanças políticas, sociais e econômicas só ocorrem se alguém se dispõe a mudar.

Gosto de ver lá a minha frase. Não deixo de ficar um pouco mais perto daqueles que, não tenho dúvida, estão fazendo história.

Considero um reconhecimento ao meu trabalho de jornalista, não de militante político — porque isso, como é sabido, já não sou há mais de 30 anos.

É isto mesmo: ou você vai, ou ela fica!

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. vagabundo

    Que vergonha dêzxtipaízxxxx…TODO MUNDO NA RUA, ou são vagabundos!!!

  2. gilberto

    O pais esta quebrado lula governou dois mandato e ate que foi bom ,mais o pior estava pra vim depois alem do roubo do mensalão e o pior que foi a pertrobras e outros roubos que ainda não foi descoberto .Se o Brasil dose um pais com maioria dos deputados dos deputados e senadores já tinha colocado Dilma pra fora o problema e que tem muitos com rabo preso.Se o nosso pais teve se maioria de políticos honesto já tinha aprovado. Prisão perpetua para bandido que tira vida humana. Não aceitamos a reforma de previdência ,porque esta reforma que querem fazer e para tirar direito de trabalhador almntando tempo de contribuição e a idade isto não aceitamos .O Brasil e o pais que mais GaGa imposto já que pagamos muito imposto tinha que pegar um dos impostos para a previencia ,para não mexer em direito de aposentadoria.No Brasil o trabalhador da empresa pregada ganha muito pouco ,vive estressado com tanta exigência dos latões e o trabalhador publico a vida e outra trabalham satisfeito tem privilegio no emprego este sim são os trabalhadores que deveriam passarmaismtempo contribuindo.O trabalhador da empresa privada ganha pouco e não tem instabilidade no emprego quando completa 35 anos já estão cansado pedindo a deus aposentadoria. Você do IBGE e muito cara de pau dizer que o brasileiro esta vivendo mais isto só na mentes destes indiotas do IBGE .Olha os brasileiros estão comendo o pão que o diabo amasou na unha dos bandidos se anda na rua com medo de ser roubado ,se este dentro de sua própria casa esta com medo de ser roubado,vive preocupado com seu filho entrar na droga e termina tomando remédio para controlar a pressão ,e assim que o brasileiro esta vivendo mais com a pressão de17x10 se eu fosse você que anda dizendo que o brasileiro esta vivendo mais eu tinha vergonha na cara e não continuava mentindo fazendo inferno contra as pessoas que precisam se aposentar com 35 anos de contribuição . independente de idade .Vou entrar na politica nem que eu não ganho mais vou orientar a população quepoliticos temo em nosso pais que só serve para tirar os direitos trabalhista FHC começou com a reforma da precedência para tirar o direito de aposentadoria e o lula continuou e ainda diz que e partido dos trabalhadores ,isto são uns verdadeiros comunistas que só geram crise em um pais .

  3. Luiz Flavio

    “NÓS TAMBÉM PODEMOS”
    Os argentinos derrubaram o Kirchnerismo, os venezuelanos derrubaram a maioria bolivariana no Congresso Nacional dos governos Chaves/Maduro, os bolivianos disseram NÃO ao continuísmo do Evo Morales.
    A América latina está acordando de um longo pesadelo…
    “NÓS TAMBÉM PODEMOS”

  4. Anticorrupto

    Todos na rua no dia 13 de março.
    Queremos colaborar financeiramente. Divulguem logo a conta para depósito.

  5. Roberto Penido

    Quero ver as ruas do Brasil fervilhar no dia 13 de março.
    Se essa é a arma que a Democracia nos concede – a liberdade de expressão – então essa é a hora de usá-la.
    Vamos lutar pelo o que achamos certo e por um futuro melhor para o país.
    Vamos mostrar que não somos um povo que só sabe pular carnaval e festejar o ano todo.
    Vamos mostrar que sabemos ser sérios quando a situação exige seriedade.
    Vamos exercer nossa cidadania com coragem e determinação.

  6. Paulo Henrique

    PETISTAS GOSTAM DE DIZER QUE O IMPEACHMENT DE DILMA É GOLPE!

    DILMA DURANTE A CAMPANHA DE 2014:

    “Dizer que o Brasil vai explodir em 2015 é ridículo. Me desculpe. O Brasil não vai explodir em 2015. O Brasil vai é bombar em 2015″

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/o-brasil-nao-vai-explodir-em-2015-vai-e-bombar-diz-dilma.html

    TODO MUNDO SABE O QUE ACONTECEU:

    O Brasil passa por sua mais grave retração econômica em mais de duas décadas, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em seu último relatório sobre as economias da América do Norte e América Latina, divulgado nesta quarta-feira (29).

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/04/brasil-passa-por-mais-grave-retracao-em-mais-de-20-anos-diz-fmi.html

    ISTO É GOLPE!

  7. marcelo araujo simoes

    Lugar de gente decente é nas ruas, lutando contra o PT. Não nos escondamos em momento tão decisivo. Dia 13 nós vamos às ruas.

  8. CLAUDIO

    Ontem pela primeira vez a minha indignação superou minha vergonha. Isso mesmo, não resisti e fui bater panela na sacada.
    Dia 13 também será o meu primeiro dia de protesto na rua. Ninguém aguenta mais. “EU VOU, ELA SAI”.

  9. olavo

    Vamos mostrar para a gang vermelha as verdadeiras cores do pais. O panelaço ja deu uma pequena mostra do que vem por ai. Estou dentro.

  10. Rue des Sablons

    Parabéns pelo slogan. Um outro, que cairia bem, é o usado pela campanha do Obama: Yes, we can! Sim, nós podemos se quisermos; mas é preciso querer, tirar a bunda da poltrona, despir-se do egoísmo do gozo momentâneo e pensar no futuro dos nossos descendentes. De outro modo, seremos como o Cagalhão de Garanhuns: cachaça, coelho frito, vinho do bom, pesca no sítio de Atibaia e uma ignorância do tamanho da Via Láctea! Pra quê?

  11. sigamos

    13 março: “ou você vai, ou ela fica”! VAMOS TODOS!!!!!!!!

  12. Jota Caldeira

    A união faz a força. Temos que nos juntar sem qualquer timidez. Claro que com os que pensam e estão cientes de que o Brasil não vai pra frente tendo como governantes o PT e os que ainda não se tornaram dissidentes dos seus quadros de aliados.
    Este 13 de março tem de ir para a história do país, da mesma forma em que outros movimentos que foram feitos surtiram seus efeitos. Estaremos lá, no dia e hora marcada do acontecimento. Pelo impeachment da Dilma e forçar a saída de Lula, já!

  13. Paulo

    Gostaria de colocar aqui uma outra frase, amigo Reinaldo: O tranco vai ser forte! frase essa do patriota General Paulo Chagas. Mesmo vendo que a coisa aproxima-se de dar certo, e que nos veremos livres do PT no governo federal, devemos lembrar que essa corja ainda conta com muitos meios de ação, sendo sindicatos, organizações pelegas, o “exército/guerrilha” do MST, etc. Temos de ficar atentos pois tudo indica que quando a anta/mosquita estiver na iminência de cair, essa cambada vai usar do último meio para tentar manter a esquerda dando as cartas nesse país: a violência. Há rumores de que vão fazer uma espécie de ação black bloc a nível nacional, MST fechando rodovias, grupos de vândalos depredando o patrimônio nas cidades, ameaçando e agredindo pessoas da mesma forma que os coletivos chavistas na Venezuela. Devemos ficar preparados.

  14. roxana maria filetti

    Eu também adotei a frase, fiz até um “quadrinho” para foto de perfil do Face.

  15. pedrao

    Dilma ,como o Itaquerão, está caindo por causa do Lulla e da Odebrechet!
    Collor caiu por causa de uma Elba! Dilma vai cair por causa de um Santana!
    Se você não for, a mosquita phica!
    De pixulecos a acarajé, o PT mostra o que é!
    O povo tem que trabaiá para o PT robá!
    Pentelhos são petralhas grudentos!
    Se Dilma cair,não há o quê,Temer?
    Lulla está morto!Enterro na praia ou no sítio?
    Plagiar o Rei e defenestrar o lullo-petismo! Eis nossa diversão!
    E obrigação!
    Para felicidade geral da nação!
    Ps. Por ironia do destino, a parte do Itaquerão que está caindo, é de responsabilidade do Lulla-Odebrechet!
    Bancada com grana do BNDES!

  16. OU VOCE VAI OU ELA FICA! COISA DE REI!

    GENIAL!
    PARABÉNS!
    VOCE MERECE!
    COM CERTEZA ESTÁ
    FAZENDO UM BRILHANTE
    TRABALHO JORNALÍSTICO!
    FAZ A TODOS NÓS
    ESTARMOS MAIS
    PERTO DAQUELE
    PAÍS, QUE A TODOS
    DEIXOU SAUDADES!
    HAVEREMOS DE VENCER!
    OBRIGADO!

  17. costa

    Estaremos nas ruas no dia 13 de março, pois não aguentamos mais tanta corrupção no país, temos que tirar esse lixo de partido que é o pt do poder, ou estaremos sujeitos a virar uma Venezuela.
    MUDA BRASIL…

  18. nivaldo da costa moreira

    Como você inicia dizendo “Frase do nosso blog…”, pressuponho que fazemos parte de sua criação (da frase), rsrs…. Entao, alegremo-nos todos nos por esta conquista…. Abraços.

  19. JANSCER NOMURA

    FICO TRISTE EM SABER QUE AQUI EM ARARAQUARA ONDE MORO ATUALMENTE , AS PESSOAS NÃO ESTÃO SE MOBILIZANDO.
    AQUI, PARECE TUDO MUITO CALMO DEMAIS.SERÁ QUE VOU TER QUE IR A SÃO PAULO, OU RIBEIRÃO PRETO?

  20. Artur Nogueira

    Parabéns Reinaldo, é você e “nóis” !

  21. jotamartins

    Ótimo Reinaldo! Sua frase é muito importante e sintetiza bem à proposta. Há outra de sua lavra recente que poderia também ser usada, e aí vai como sugestão: “O que corrói a institucionalidade não é o cumprimento da lei, mas o descumprimento”

  22. kátia

    excelente sacada, reinaldo, ou você vai, ou ela fica. então, que nós irmos a esta manifestação seja condição necessária e suficiente para que a lei seja enfim cumprida, né? congressistas, ou ela vai, ou ninguém fica, rs. muito fã do blog, reinaldo.

  23. Marcos

    Eu vou!

  24. José Costa

    Parabéns RA pelo seu brilhantíssimo trabalho.
    Nós vamos…! Estaremos na rua dia 13.
    Dilma vai sair rápido.
    Vai sair duplamente, primeiro impechada e depois cassada no STE.
    A criatura nojenta e CRIMINOSA que não quiz renunciar vai acabar na papuda.
    Junto com o sapo barbudo.

  25. Machado

    A questão é…vai ter propaganda na televisão? Senão não muda muita coisa.

  26. Muttley,

    Um outro bom tema: O PT É A ZIKA DO BRASIL.

  27. Lola

    Adorei o chamado: OU VOCÊ VAI, OU ELA FICA!
    Diz tudo!!!

  28. Luiz Almeida

    Portanto, eu vou!

  29. Marcus Meyer

    Não dá mais para as instituições ficarem em cima do muro. Precisamos saber quem está conosco e quem está contra, como OAB, CUT e até alguns órgãos de imprensa. Ontem pudemos ter uma noção sobre o quanto a população está de saco cheio destas mentiras e desculpas inverossímeis, contadas como verdades absolutas, com aquele ar de horror à uma perseguição política desenfreada contra as vestais do templo que só querem o bem dos pobres e dos menos favorecidos. Chegou a hora de tomarmos as rédeas da situação e definirmos o que queremos para o nosso futuro. A cada dia que passa uma nova porta se fecha a nossa frente e temos pouco tempo para reverter a situação. A hora é agora!

  30. Hipócrates Viana

    13 de março! EU VOU!

  31. Thiago Barreto

    Muito bem colocado, Reinaldo, ou nós vamos ou ela fica. Estamos juntos, pessoal. Dia 13 de março serei mais um na multidão fazendo minha parte. Que seja essa a maior manifestação até aqui e que a imprensa governista seja mais uma vez desmoralizada!

  32. Paulo Bueno Netto

    Com certeza absoluta, eu(60) e minha família estaremos nas ruas. Não se trata mais de opinião, já virou minha obrigação. Ou fazemos, ou perdemos o direito de dizer ser cidadão.
    Passei pela ditadura, estive na primeira manifestação no Brasil, aqui em Curitiba, pelas diretas já; estive no fora Collor, e em todas as manifestações pela moralização do Brasil em Fora Dilma.
    Pela razão de minha vida – meus filhos e netos – para que, eu e todos, compreendam o que é certo e errado temos que nos manifestarmos.
    Afinal, somos mocinhos ou somos os bandidos nessa história?

  33. Moritz

    Completando a sua frase : “Dilmazika – ou você vai ou ela fica.”

  34. ANA

    MAS É CLARO QUE ESTAREI LÁ
    OU VAMOS OU FICAREMOS ESCRAVIZADOS POR ESTA CORJA PELO RESTO DE NOSSAS VIDAS E VEREMOS NOSSOS FILHOS E NETOS NOS CULPAREM POR TERMOS NOS ACOVARDADOS.

  35. ANA

    OU VAMOS OU FICAREMOS ESCRAVIZADOS POR ESTA CORJA PELO RESTO DE NOSSAS VIDAS E VEREMOS NOSSOS FILHOS E NETOS NOS CULPANDO POR TERMOS NOS ACOVARDADOS.

  36. José Ayres

    Chamada no presidio:
    Marqueteiro do PT ? – Presente
    Tesoureiro 1 do PT ?-Presente
    Tesoureiro 2 do PT ?-Presente
    Senador do PT?-Presente
    Zé Dirceu-do PT ? Presente.
    Amigos de Lula? ´Presente ! Presente ! Presente ! Presente !

  37. RODRIGUES

    Ou o inocente Lula destrói a vida de seus amigos com facilidades ilícitas mais lícitas ao seu modo, ou ele é a encarnação do diabo que destrói a vida dos amigos se passando por inocente. Ô amiguinho para deixar os amigos em maus lençóis. O “romântico” é que o Lula é o homem mais honesto do mundo enquanto seus amigos… se …

  38. Viviane

    Eu vou e ela saaaaaai!

  39. Carlos Alberto Baccelli

    Boa noite Reinaldo!
    Vale a pena retransmitira seus leitores essa carta do Delegado.
    Confira no site: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tags/arena-juridica-2/
    Um abraço

  40. Edi

    Reinaldo, vc merece todo o reconhecimento!

  41. Vivara

    Definitivamente Campeão!! Reinaldo voce merece o reconhecimento de seu trabalho. Pra não dizer que não falamos de flores: Ou voce vai, ou ela fica.

  42. Rodrigo

    A oposição Jeca tatu demora para acordar.
    Reinaldo Azevedo é sinônimo de credibilidade e nao tenho dúvidas que além da oposição sonolenta os petistas também não deixam de ler o blog ,a folha (às sextas-feiras)e ouvir os pingos nos Is .Espero que acompanhados de sudorese ,desconforto,palpitação e insônia.
    É isto mesmo:ou você vai ou ela fica!
    Eu estarei lá com minha família

  43. Silvando

    Eu já tinha lido essa frase escrita por você Reinaldo, a propósito , foi uma escolha excelente; parabéns a você e aqueles que tiveram a humildade para consuta-lo sobre o uso dessa frase de sua autoria.

  44. Chris/SP

    Genial! Já transmiti a todos os meus contatos o comunicado recebido do Vem pra Rua, como esta frase: “Ou voce vai, ou ela fica. A escolha é sua!”
    Estarei na Paulista dia 13/3, com vários amigos!

  45. wall de oliveira

    Eu vou!!!!

  46. Gil Santos

    Basta de PT/PMDB.

  47. FILOSOFANDO-

    Parabéns, REI, voce deve saber o valor e a importância que tem pra todos nós, que acompanhamos e aprendemos com suas narrativas, analises técnicas, inteligentes, mas principalmente acessíveis para pessoas comuns, simples, assim como este que te escreve.
    Sem modéstia, é mérito só seu o lugar de destaque que está, e diga-se, merecidamente. E daqui vou castigando e aperfeiçoando a minha gramáica, mas não me deixo intimidar por meus erros, e mesmo errando vou escrevendo. Pra mim o que importa é a soma de tudo o inconformismo, a mensagem que cada um tenta passar, e voce é uma dessas conciências iluminadas, porta voz e companheiro nessa caminhada, em nossas frustrações diarias, naquilo que nos incomodam, e libertam e é pertinente a todos que vislumbram um camihno, um futuro melhor, na vida politica e consequentemente em nossas vidas. E façamos um trato, REI e a todos , peço que desculpem-me o mal trato gramatical, certo…Rsss

  48. joão v de souza

    Reinaldo, saiu essa pesquisa de um instituto local de Recife chamado Maurício de Nassau. É expressiva a rejeição de Lula também nessa cidade do Nordeste.http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2016/02/22/629-dos-recifenses-nao-votariam-em-lula-para-presidente-diz-pesquisa/

  49. Oliva

    Participei, juntamemte com minha familia, do panelaco! ate minha mae de 86 anos esta engajada!
    Dia 13 março?…. eu vou!

  50. João

    Estarei lá,pra tirar ptralhas de lá.