Blogs e Colunistas

18/03/2014

às 21:36

FHC como vice de Aécio? Não! Esta tem de ser uma disputa sobre o futuro, não sobre o passado

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, disse o óbvio nesta terça-feira: seria uma honra ter o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como vice em sua chapa, “mas isso não se cogita, pelo menos por enquanto”. E cabe a pergunta: por que se cogitaria?

A imagem de FHC, nem é preciso ter pesquisa para constatá-lo, está em franca recuperação — e, estou certo, quanto mais passar o tempo, maior se tornará, até que chegue ao tamanho que realmente tem. A máquina de destruir reputações do PT está perdendo eficiência, mas ainda é muito forte.

Ocorre que a “mudança” — por enquanto, ainda intransitiva e sem um objeto muito definido — será um dos valores dessa eleição. Uma insatisfação ainda difusa, mas muito presente, é o que hoje mais incomoda a presidente Dilma Rousseff e o petismo.

Se o PSDB fizer de FHC vice na chapa de Aécio, estará eliminando esse fator de indeterminação do presente, mais perigoso para quem já está no poder, e caindo na armadilha petista: uma disputa sobre o passado, mais uma vez, pela quarta vez!

Ora, dada a ruindade do governo Dilma e considerando-se as muitas insatisfações acumuladas, tudo o que o PT mais quer é uma disputa não entre Dilma e Aécio — sim, considere-se também o fator Eduardo Campos —, mas uma disputa entre Lula e FHC. E o ex-presidente petista, no caso, nem precisaria figurar como vice.

Nada disso! A disputa deste 2014 tem de ser sobre o futuro — aquele mesmo que foi ignorado pelo PT em 2010, o que tornou o Brasil que aí está bem mais frágil do que estava então.

 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

85 Comentários

  • Fati

    -

    23/3/2014 às 3:18 am

    Governo maldito! CorruPTo!, desonesto, desumano, egoísta, ladrão, primata, desordeiro…
    Mais 4 anos de partido dos atrapalhadores, levaria o país a se transformar num inferno total!

  • Marilene de S. Lima

    -

    22/3/2014 às 5:42 pm

    Penso que, quem quer que for eleito não conseguirá dirá o pais do atoleiro que o PT conseguiu implantar. No entanto, se o PT continua, não nos restará nem mais a esperança. Quanto ao ex-presidente ser candidato à presidência, ou a vice, acredito que funcionária bem em quaisquer situações. Foi excelente \ministro e tb tirou o \brasil daquela triste inflação. Conseguiu também implantar vários programas sociais que foram deturpados pelo Governo do PT.

  • José Moraes

    -

    20/3/2014 às 7:35 pm

    Concordo. Não houvesse outra alternativa, a coisa deveria ser invertida. FHC, Aécio vice. O tucanato nunca teve peito para defender o governo FHC dos arreganhos e mistificações do petismo. Mas o tempo se encarregou de mostrar os equívocos do lulopetismo e FHC vem, como disse, recuperando seu verdadeiro lugar na história do país. Sua participação na campanha vai ser de suma importância, mesmo não sendo candidato a nada. O petismo elitizou-se, não conta nem mesmo com a sua antiga e autentica militância. Sua força reside na aparelhagem do Estado, na cooptação de diretorias de organizações sociais e de sindicatos e intensa propaganda mistificadora. É uma força ponderável, mas nunca esteve tão vulnerável. Existe ampla insatisfação e intranquilidade na sociedade. Falta apenas competência e ação da oposição que, lamentavelmente, mostra-se insensível e inerte. Reclamar que o petismo se utiliza dos poderes do governo para fazer campanha eleitoral antecipada não adianta. Tem que entrar no jogo, logo, antes que ele esteja perdido.

  • graci

    -

    20/3/2014 às 5:09 pm

    Tai Aécio uma ótima opção para vice o senador Álvaro Dias esse sim quando Serra escolheu o índio deveria telo escolhido quer uma chapa limpa de um brasileiro de verdade não pense duas vezes eu admiro esse homem esse é o cara.

  • Ferrabraz

    -

    20/3/2014 às 11:22 am

    Vice, ora FHC já foi O PRESIDENTE, quem Aécio pensa que é. Chega a ofender. Que Aécio seja o vice. Deste jeito mostra quem é, um cara que não passa janota. Não é para menos que não empolga eleitorado. Prosseguindo assim não será presidente nunca. Até o Eduardo Campos é mais assertivo. Não é para menos que até esta senhora que nos governa, que não consegue falar coerentemente, com um currículo falso, tenha mais apoio da população.
    Que mudança é esta que este Aécio anuncia se o tempo todo busca suas ações e promessas no passado. Ele que batalhe para demonstrar o quanto nefasta é a presidenta Dil má. Afinal, poucos candidatos tiveram tanta munição para bombardear seu oponente principal. Dil má é Mestra em energia, os resultados de seu trabalho estão aí todo dia, um apagão atrás do outro, custos estourando, Eletrobrás caindo aos pedaços na bolsa, presidenta do conselho da Petrobras e um furo econômico atrás do outro desta petroleira. Déficit fiscal será monstro em 2014 ,15 e 16.
    A inflação grassa e os juros aumentando à patamares piores que os tempos de Lullibaba.
    Ora…aja por si mesmo.

  • Daniel Vargas

    -

    20/3/2014 às 9:09 am

    O termo “MUDANÇA” sem dúvida deverá ser o grande trunfo de Aécio para essas eleições. Mas, na minha opinião, Fernando Henrique Cardoso seria um excelente nome a vice presidência, disso não tenho a menor dúvida.

  • Jaime Ezidoro

    -

    20/3/2014 às 8:55 am

    O forte do PT é realmente largar boatos e mentiras assim ,na cara dura, mas o efeito desta pratica já virou contra eles mesmos. Já estão totalmente descredibilizados, é hora de mudarem de tática e começarem a fazer propaganda em seu próprio favor.

  • Daniel Vargas

    -

    20/3/2014 às 8:40 am

    O termo “MUDANÇA”, deverá ser a palavra chave para que Aécio conquiste essas eleições, isso é certo. Mas que Fernando Henrique Cardoso seria, na minha opinião, um excelente nome a vice presidência, disso eu não tenho a menor dúvida.

  • Marcos A. S. Almeida

    -

    20/3/2014 às 8:14 am

    No discurso sobre os 20 anos do Real – quem não viu a “aula” , recomendo – o próprio Fernando Henrique se diz “do passado”.Ele já faz parte do rol de grandes brasileiros e não precisa de mais nada pra provar isso. Não acredito que vá sair como vice.É apenas mais uma sondagem do partido.

  • JOSEALVESDESANTANA

    -

    20/3/2014 às 7:49 am

    Na altura dos acontecimentos, ao qual o povo vai tomando conhecimentos, já diminuiu e muito a periculosidade do lula principalmente com esta ladra compondo uma chapa, inclusive de seus partidos aliados que poderão tomar como pouco caso e deixarem de compor a quadrilha. Mas, Como dentro de nosso pais; acostuma acontecer de o pior, derrotar o melhor, como aconteceu com o fariseu, que nem o câncer conseguiu derrotá-lo, precisamos de um pouco de cautela e procurar a maneira de mobilizar estes marginais. Acredito que, unificando Aécio e Eduardo Campos, muito facilitará para derrotarmos estes maus carácteres. Ou por outro lado, uma dobradinha com Joaquim Barbosa, mas, por se tratar desta dupla serem do mesmo estado; Poderá surgir algum descontamento e perder algum aliado. Precisamos de estudo bem mais aprofundado para somar ou seja,não perder,futuras coligações que tendem sempre a crescer! Não importa qual quer que seja o candidato á vice. O importante é derrotar os marginais! E colocar nosso pais, onde merece dando continuidade na Ordem e Progresso complementado os ideais de outrora.

  • Anna Fin

    -

    20/3/2014 às 1:03 am

    Mas o próprio FHC já disse que não será candidato a nada, o que vai acontecer é que Aécio terá um apoio sólido de FHC, diferente das campanhas passadas do PSDB. E eu também acredito que é a hora da mudança, de pensar no futuro, e apenas Aécio tem condições de fazer essa mudança.

  • Pedro

    -

    19/3/2014 às 10:28 pm

    O PT está destruindo o Brasil. Mais quatro anos de Dilma nos levará à era da pedra lascada.

  • Mario

    -

    19/3/2014 às 7:49 pm

    O perigo nao é FHC de vice do Aercio e sim o Lula de vice da Dilma.. ai mora o grande perigo.

  • Volni José Garcia

    -

    19/3/2014 às 7:40 pm

    Gente que entende um minimo de politica sabe que é chegada a hora de mudança. Ou agora, ou mais quatro anos com Dilma de depois mais quatro com Lula. Partidos de esquerda estão acabando com a América Latina. Que os digam, Venezuela, Argentina, Bolivia, Cuba etc.
    A mudança no Brasil está nas mãos do PMDB que só agora viu que está sendo capacho do PT. Pois que levante sua cabeça e lance candidatura própria para o bem da nação. Roberto Requião seria um bom candidato.

  • Zenaide Brito

    -

    19/3/2014 às 6:34 pm

    Vontade do PT de tirar o foco do bom Governante/Concorrente que é Aécio, com certeza FHC será um ótimo cabo eleitoral, pois o momento é de renovação e sua contribuição a nação já foi nos dada.

  • Pamela Santos

    -

    19/3/2014 às 6:28 pm

    Boa reportagem Reinaldo, FHC foi por muito tempo injustiçado por conta da máquina difamatória que o PT usa, bem como tem tentado fazer com Aécio antes mesmo dele assumir a presidência, por isso é que essa máquina está com os dias contados e a moral voltará a ser exemplo dado por nossos lideres.

  • Diogo Castro

    -

    19/3/2014 às 6:15 pm

    Concordo plenamente, se o discurso do PSDB é algo totalmente voltado para a mudança, não faz sentido voltar ao passado. FHC representa uma figura de extrema importancia para o partido, é claro que descartá-lo seria um erro, ele será um excelente conselheiro para Aécio Neves, e até acredito que essa seja a intenção do próprio FHC, que já disse que não se candidataria a nada. Porém seu aval para a candidatura é muito importante.

  • Cristovam

    -

    19/3/2014 às 5:14 pm

    Reinaldo,

    FHC não é uma figura para Vice, se tomar uma decisão de voltar a ativa, reune com muita força a posição de candidato a presidência. Talvez, talvez se o único – do espectro político atual – com capacidade para desmoraliza o Lula, visto que é o único que realmente conhece as nuances interna do poder, embora adote um discurso leve, soft, contra si e a favor do Lula.

  • Hilton

    -

    19/3/2014 às 5:13 pm

    Concordo plenamente. FHC fez história, deu sua contribuição, acertou e errou, mas deixou um legado inquestionável. Voltar à cena política seria se queimar e queimar a oportunidade de renovação do PSDB. O maios correto seria o cacife do Serra como vice e o argumento de que não fará coligações sujas em nome do poder a qualquer custo.

  • Lou Andrras-Salome'

    -

    19/3/2014 às 4:29 pm

    Reinaldo, estou ha muito for a do Brasil e estou tendo dificuldade para entender as possobolidades da proxima eleicao. Tem gente que acredita que o PT pode perder, outros garantem a Vitoria no Prineiro Turno. Honestamentre, eu acredito mais na segunda hipotese, mas vejo algum (ou mto otimismo) nos seus posts… por favor, temos alguma chance de nos livrarmos do PT?

  • Jacqueline

    -

    19/3/2014 às 4:16 pm

    Por que você está perguntando pela Maria do Rosário, César Guerra? Deixa ela quieta lá, vai.

  • Jacqueline

    -

    19/3/2014 às 4:07 pm

    FHC, vai descansar, vai, filho. Chega! Esse PSDB é uma decepção mesmo.

  • marcio r. g. cortes

    -

    19/3/2014 às 3:53 pm

    FHC não faria o papelão de Lula, que nada mais é do que um aproveitador que não honra ter sido Presidente: ser cabo eleitoral de uma maluca na tentativa de pôr em prática as loucuras do FORO DE SÃO PAULO é o fim da picada para um cara que tencionou uma loucura: GANHAR O PRÊMIO NOBEL, hi, hi ,hi, háaaaaaa, há, hà, hà…essa esquerda é fróid.

  • Leopoldo Dogher

    -

    19/3/2014 às 3:12 pm

    Quem plantou a notícia de que FHC seria vice de Aécio foram os aecistas. Eles são eficientes no ramo da plantação.

  • Labbate-51 - São Paulo

    -

    19/3/2014 às 2:44 pm

    AMO REINALDO AZEVEDO!!! FHC já fez muitas artes…

  • Alex Wie

    -

    19/3/2014 às 2:43 pm

    FHC deixou sua marca sua historia, ponto final, teve coisas boas e ruins, mas nunca deixou de ser democrata.
    Quero saber do futuro

  • Rogério Barbosa

    -

    19/3/2014 às 2:14 pm

    Não existe outro nome que possa aglutinar amplos setores da sociedade num novo recomeçar. Erramos, a sociedade errou em escolher o sonho, um devaneio. Agora a hora chegou, colocar os pés novamente na terra, criar novas bases sólidas. FHC é esse nome possível sim, nome de credibilidade, com apoio da sociedade e dos políticos. Um nome que não precisa de partido e nem de região. Aprovo a escolha.

  • samuel

    -

    19/3/2014 às 1:21 pm

    Aecio como bom mineiro, astuto, sabe negociar para obter concenso. O Vice em sua chapa vindo de outros partidos é uma moeda que ele usará para obte-lo. Chapa pura seria isola-lo. Não seria uma decisão de mineiro, uai!

  • Kalá Junqueira

    -

    19/3/2014 às 1:21 pm

    … esse Aecinho para vice do CAIADO. Aí fica bom.

  • Rafael Bosco

    -

    19/3/2014 às 12:29 pm

    Acho que você tem razão, Reinaldo. Mas, a situação do país é tão ruim que não dá pra ficar esperando mais. SE HOUVER um segundo turno, o candidato eleito não pode ser do PT, seja quem for. O FHC pode ser do passado, mas é melhor do qualquer um do PT. Se tiver que voltar como candidato à vice ou à presidente que volte, por favor! O importante é que essa dupla maldita, Dilma/Lula, saia do poder. O que não dá é para o Brasil aguentar mais 04 anos de estragos do PT, e esperar essa corja transformar o nosso país em uma Venezuela ou uma Argentina. Além da destruição dos fundamentos da economia, inflação, corrupção extrema, aparelhamento do serviço público e das instituições, destruição das empresas estatais, e de muitas outras desgraças, o que você espera, Reinaldo, com mais um mandato da era petista? Que tal o controle da imprensa? E a reforma política para consolidação da ditadura petista/comunista? Seu blog vai ser um dos primeiros a “rodar”, e todos nós iremos juntos.

  • laércio s.

    -

    19/3/2014 às 11:45 am

    E…será que num cenário que não gosto,mas eventualmente é necessário à realidade…:já que o PSDB não é lá essas coisas em termos de união e consenso…que tal fazer uma coligação?Talvez até com os (argh blearg) fisiológicos de plantão.

  • Joice

    -

    19/3/2014 às 11:42 am

    FHC vice só pode ter sido invenção de petralha.

  • Newton

    -

    19/3/2014 às 11:28 am

    O PSDB tem ótimos quadros em atuação para escolher um vice.
    O paraense Mario Couto, o paulista Aloysio Nunes e o paranaense Alvaro Dias são ótimos nomes e bastante conhecidos na cena política brasileira.
    O FHC pode ficar fora, mas o Pedro Malan será um ótimo Ministro da Fazenda.
    Newton

  • joao nascimento

    -

    19/3/2014 às 11:15 am

    Que visão Reinaldo. O temor agora é que Aécinho vá jogar a toalha, para no fim jogar a culpa em FHC. Realmente não é o momento de trazer “o nós contra eles” como prega o Apedeuta. Vamos que vamos discutir o futuro. Eduardo Campos está saindo-se melhor que a encomenda. Ou Aecinho entra na briga, ou o PSDB será o novo PMDB do Eduardinho, entendem? Caso o Eduardo Campos passe para o 2º turno, já era, ele vencerá, este o maior temor do Lula.

  • otavio

    -

    19/3/2014 às 11:03 am

    Reinaldo, qual a sua opinião sobre a saída do Anastasia.

  • Eu das Minas Gerais

    -

    19/3/2014 às 10:55 am

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda!

  • Marilda Longo Kestering

    -

    19/3/2014 às 10:46 am

    Concordo, FHC é uma grande estadista mas agora não é o momento. Minha sugestão para vice é o senador Alvaro Dias, homem íntegro com pulso para enfrentar os PTralhas do poder.

  • Marcos D.

    -

    19/3/2014 às 10:37 am

    Já que é pra ter vice que não enfraqueça Aécio (já que ele mesmo já luta contra si mesmo, pois é o mais fraco em oposição de todos os tempos !!), coloque alguém que o povo respeite pela imagem e amealhe votos por admiração.
    .
    Joaquim Barbosa, que tal sair dessa cova de bandidos que se tornou TAMBÉM o STF e cair nos braços do povo?

  • SideShow Bob

    -

    19/3/2014 às 10:16 am

    Com algum respeito, mas isto (o FHC ser vice do Aécio) parece ser idéia do Sérgio Guerra.

    Ou seja , alguem que quer ser derrotado.

    O vice ideal do Aécio seria o Ronaldo Caiado.

    aliás, o melhor nome é do Ronaldo Caiado para Presidente.

  • Lourdinha

    -

    19/3/2014 às 10:09 am

    É bom que se lembre que Aécio nunca escondeu FHC em seus discursos, pelo contrário, ele sempre enalteceu o governo de FHC e principalmente as privatizações que os petistas sempre jogavam na cara do PSDB.
    Lembro-me bem da vez que Aécio questionado sobre as acusações feitas no livro “privataria Tucana”, defendeu e disse que quem estivesse contra as privatizações feitas pelo governo FHC que jogasse seu celular no lixo.
    Se Aécio faz questão de manter FHC à frente de sua campanha é em reconhecimento ao grande estadista que é FHC.

  • LUG

    -

    19/3/2014 às 9:59 am

    Concordo. FHC será o grande eleitor, mas não candidato a vice.
    O vice tem que ser na minha opinião, o que o Aécio não é: agressivo, mordaz, bate pronto, claro, direto, enfrentando o adversário sem finuras de cavalheiro e sem brutalidades de chefetes petistas. O Aécio apresentaria programas para o país e o vice vai limpando terreno, com muita firmeza na mão. Simples assim.

  • Miguel

    -

    19/3/2014 às 9:28 am

    Muito bom Rei! A imagem de FHC com certeza já é grande para a minoria que sabe para onde observar.

  • mariza tannure

    -

    19/3/2014 às 9:23 am

    VICE SEM DUVIDA ALOYSIO NUNES FERREIRA

  • mariza tannure

    -

    19/3/2014 às 9:22 am

    O SLOGAN DE AECIO DEVE SER “O DINHEIRO DO BRASIL E PARA OS BRASILEIROS” ISTO PORQUE AGORA E A VEZ DE AJUDAR A ARGENTINA POIS A DILMA COLOCOU O BRASIL DE FIADOR DA ARGENTINA.CINGRESSO APURE ISTO.NAO PODEMOS ACEITAR TANTA AFRONTA A PATRIA

  • Sandro Coelho

    -

    19/3/2014 às 8:58 am

    Reinaldo, brilhante colocação sem desmerecer FHC. Sugiro como vice a Senadora Kátia Abreu.

  • Gaucho

    -

    19/3/2014 às 8:44 am

    O PSDB é o partido dos BURROS( 70%). Aqui em Caxias do Sul tambem é assim, tinha um que era inteligente, sincero e honesto, o Vereador Daniel Guerra e por essas qualidades o expulsaram do partido. Coloquem como vice o Grande Senador Mario Couto e voces verao como ainda o PSDB poderá chegar ao 2º turno.

  • Marcelo Di Giuseppe

    -

    19/3/2014 às 8:26 am

    Reinaldo, convido você e a seus seletos leitores à lerem o desabafo sincero de um político sobre a Copa no Brasil.
    http://www.institutoibespe.blogspot.com.br

  • alex

    -

    19/3/2014 às 8:21 am

    FHC já prejudicou muito o Brasil, quando ajudou Lulla a se eleger não dando o devido apoio a Alckmin por puro medo de ser esquecido pelos brasileiros, achou que Lulla iria acabar com tudo, mas o bêbado acabou por não fazer nada (além de roubar os brasileiros)e levou na barriga 8 anos.

  • LUCIANACOSTA

    -

    19/3/2014 às 8:16 am

    Meu Deus!!! Por favor, gente nova…. FHC NÃO!!!!

  • ricardo bispo

    -

    19/3/2014 às 8:14 am

    Pensamento e análise perfeitos.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados