Blogs e Colunistas

18/03/2014

às 21:36

FHC como vice de Aécio? Não! Esta tem de ser uma disputa sobre o futuro, não sobre o passado

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, disse o óbvio nesta terça-feira: seria uma honra ter o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como vice em sua chapa, “mas isso não se cogita, pelo menos por enquanto”. E cabe a pergunta: por que se cogitaria?

A imagem de FHC, nem é preciso ter pesquisa para constatá-lo, está em franca recuperação — e, estou certo, quanto mais passar o tempo, maior se tornará, até que chegue ao tamanho que realmente tem. A máquina de destruir reputações do PT está perdendo eficiência, mas ainda é muito forte.

Ocorre que a “mudança” — por enquanto, ainda intransitiva e sem um objeto muito definido — será um dos valores dessa eleição. Uma insatisfação ainda difusa, mas muito presente, é o que hoje mais incomoda a presidente Dilma Rousseff e o petismo.

Se o PSDB fizer de FHC vice na chapa de Aécio, estará eliminando esse fator de indeterminação do presente, mais perigoso para quem já está no poder, e caindo na armadilha petista: uma disputa sobre o passado, mais uma vez, pela quarta vez!

Ora, dada a ruindade do governo Dilma e considerando-se as muitas insatisfações acumuladas, tudo o que o PT mais quer é uma disputa não entre Dilma e Aécio — sim, considere-se também o fator Eduardo Campos —, mas uma disputa entre Lula e FHC. E o ex-presidente petista, no caso, nem precisaria figurar como vice.

Nada disso! A disputa deste 2014 tem de ser sobre o futuro — aquele mesmo que foi ignorado pelo PT em 2010, o que tornou o Brasil que aí está bem mais frágil do que estava então.

 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

85 Comentários

  1. Fati

    -

    23/03/2014 às 3:18

    Governo maldito! CorruPTo!, desonesto, desumano, egoísta, ladrão, primata, desordeiro…
    Mais 4 anos de partido dos atrapalhadores, levaria o país a se transformar num inferno total!

  2. Marilene de S. Lima

    -

    22/03/2014 às 17:42

    Penso que, quem quer que for eleito não conseguirá dirá o pais do atoleiro que o PT conseguiu implantar. No entanto, se o PT continua, não nos restará nem mais a esperança. Quanto ao ex-presidente ser candidato à presidência, ou a vice, acredito que funcionária bem em quaisquer situações. Foi excelente \ministro e tb tirou o \brasil daquela triste inflação. Conseguiu também implantar vários programas sociais que foram deturpados pelo Governo do PT.

  3. José Moraes

    -

    20/03/2014 às 19:35

    Concordo. Não houvesse outra alternativa, a coisa deveria ser invertida. FHC, Aécio vice. O tucanato nunca teve peito para defender o governo FHC dos arreganhos e mistificações do petismo. Mas o tempo se encarregou de mostrar os equívocos do lulopetismo e FHC vem, como disse, recuperando seu verdadeiro lugar na história do país. Sua participação na campanha vai ser de suma importância, mesmo não sendo candidato a nada. O petismo elitizou-se, não conta nem mesmo com a sua antiga e autentica militância. Sua força reside na aparelhagem do Estado, na cooptação de diretorias de organizações sociais e de sindicatos e intensa propaganda mistificadora. É uma força ponderável, mas nunca esteve tão vulnerável. Existe ampla insatisfação e intranquilidade na sociedade. Falta apenas competência e ação da oposição que, lamentavelmente, mostra-se insensível e inerte. Reclamar que o petismo se utiliza dos poderes do governo para fazer campanha eleitoral antecipada não adianta. Tem que entrar no jogo, logo, antes que ele esteja perdido.

  4. graci

    -

    20/03/2014 às 17:09

    Tai Aécio uma ótima opção para vice o senador Álvaro Dias esse sim quando Serra escolheu o índio deveria telo escolhido quer uma chapa limpa de um brasileiro de verdade não pense duas vezes eu admiro esse homem esse é o cara.

  5. Ferrabraz

    -

    20/03/2014 às 11:22

    Vice, ora FHC já foi O PRESIDENTE, quem Aécio pensa que é. Chega a ofender. Que Aécio seja o vice. Deste jeito mostra quem é, um cara que não passa janota. Não é para menos que não empolga eleitorado. Prosseguindo assim não será presidente nunca. Até o Eduardo Campos é mais assertivo. Não é para menos que até esta senhora que nos governa, que não consegue falar coerentemente, com um currículo falso, tenha mais apoio da população.
    Que mudança é esta que este Aécio anuncia se o tempo todo busca suas ações e promessas no passado. Ele que batalhe para demonstrar o quanto nefasta é a presidenta Dil má. Afinal, poucos candidatos tiveram tanta munição para bombardear seu oponente principal. Dil má é Mestra em energia, os resultados de seu trabalho estão aí todo dia, um apagão atrás do outro, custos estourando, Eletrobrás caindo aos pedaços na bolsa, presidenta do conselho da Petrobras e um furo econômico atrás do outro desta petroleira. Déficit fiscal será monstro em 2014 ,15 e 16.
    A inflação grassa e os juros aumentando à patamares piores que os tempos de Lullibaba.
    Ora…aja por si mesmo.

  6. Daniel Vargas

    -

    20/03/2014 às 9:09

    O termo “MUDANÇA” sem dúvida deverá ser o grande trunfo de Aécio para essas eleições. Mas, na minha opinião, Fernando Henrique Cardoso seria um excelente nome a vice presidência, disso não tenho a menor dúvida.

  7. Jaime Ezidoro

    -

    20/03/2014 às 8:55

    O forte do PT é realmente largar boatos e mentiras assim ,na cara dura, mas o efeito desta pratica já virou contra eles mesmos. Já estão totalmente descredibilizados, é hora de mudarem de tática e começarem a fazer propaganda em seu próprio favor.

  8. Daniel Vargas

    -

    20/03/2014 às 8:40

    O termo “MUDANÇA”, deverá ser a palavra chave para que Aécio conquiste essas eleições, isso é certo. Mas que Fernando Henrique Cardoso seria, na minha opinião, um excelente nome a vice presidência, disso eu não tenho a menor dúvida.

  9. Marcos A. S. Almeida

    -

    20/03/2014 às 8:14

    No discurso sobre os 20 anos do Real – quem não viu a “aula” , recomendo – o próprio Fernando Henrique se diz “do passado”.Ele já faz parte do rol de grandes brasileiros e não precisa de mais nada pra provar isso. Não acredito que vá sair como vice.É apenas mais uma sondagem do partido.

  10. JOSEALVESDESANTANA

    -

    20/03/2014 às 7:49

    Na altura dos acontecimentos, ao qual o povo vai tomando conhecimentos, já diminuiu e muito a periculosidade do lula principalmente com esta ladra compondo uma chapa, inclusive de seus partidos aliados que poderão tomar como pouco caso e deixarem de compor a quadrilha. Mas, Como dentro de nosso pais; acostuma acontecer de o pior, derrotar o melhor, como aconteceu com o fariseu, que nem o câncer conseguiu derrotá-lo, precisamos de um pouco de cautela e procurar a maneira de mobilizar estes marginais. Acredito que, unificando Aécio e Eduardo Campos, muito facilitará para derrotarmos estes maus carácteres. Ou por outro lado, uma dobradinha com Joaquim Barbosa, mas, por se tratar desta dupla serem do mesmo estado; Poderá surgir algum descontamento e perder algum aliado. Precisamos de estudo bem mais aprofundado para somar ou seja,não perder,futuras coligações que tendem sempre a crescer! Não importa qual quer que seja o candidato á vice. O importante é derrotar os marginais! E colocar nosso pais, onde merece dando continuidade na Ordem e Progresso complementado os ideais de outrora.

  11. Anna Fin

    -

    20/03/2014 às 1:03

    Mas o próprio FHC já disse que não será candidato a nada, o que vai acontecer é que Aécio terá um apoio sólido de FHC, diferente das campanhas passadas do PSDB. E eu também acredito que é a hora da mudança, de pensar no futuro, e apenas Aécio tem condições de fazer essa mudança.

  12. Pedro

    -

    19/03/2014 às 22:28

    O PT está destruindo o Brasil. Mais quatro anos de Dilma nos levará à era da pedra lascada.

  13. Mario

    -

    19/03/2014 às 19:49

    O perigo nao é FHC de vice do Aercio e sim o Lula de vice da Dilma.. ai mora o grande perigo.

  14. Volni José Garcia

    -

    19/03/2014 às 19:40

    Gente que entende um minimo de politica sabe que é chegada a hora de mudança. Ou agora, ou mais quatro anos com Dilma de depois mais quatro com Lula. Partidos de esquerda estão acabando com a América Latina. Que os digam, Venezuela, Argentina, Bolivia, Cuba etc.
    A mudança no Brasil está nas mãos do PMDB que só agora viu que está sendo capacho do PT. Pois que levante sua cabeça e lance candidatura própria para o bem da nação. Roberto Requião seria um bom candidato.

  15. Zenaide Brito

    -

    19/03/2014 às 18:34

    Vontade do PT de tirar o foco do bom Governante/Concorrente que é Aécio, com certeza FHC será um ótimo cabo eleitoral, pois o momento é de renovação e sua contribuição a nação já foi nos dada.

  16. Pamela Santos

    -

    19/03/2014 às 18:28

    Boa reportagem Reinaldo, FHC foi por muito tempo injustiçado por conta da máquina difamatória que o PT usa, bem como tem tentado fazer com Aécio antes mesmo dele assumir a presidência, por isso é que essa máquina está com os dias contados e a moral voltará a ser exemplo dado por nossos lideres.

  17. Diogo Castro

    -

    19/03/2014 às 18:15

    Concordo plenamente, se o discurso do PSDB é algo totalmente voltado para a mudança, não faz sentido voltar ao passado. FHC representa uma figura de extrema importancia para o partido, é claro que descartá-lo seria um erro, ele será um excelente conselheiro para Aécio Neves, e até acredito que essa seja a intenção do próprio FHC, que já disse que não se candidataria a nada. Porém seu aval para a candidatura é muito importante.

  18. Cristovam

    -

    19/03/2014 às 17:14

    Reinaldo,

    FHC não é uma figura para Vice, se tomar uma decisão de voltar a ativa, reune com muita força a posição de candidato a presidência. Talvez, talvez se o único – do espectro político atual – com capacidade para desmoraliza o Lula, visto que é o único que realmente conhece as nuances interna do poder, embora adote um discurso leve, soft, contra si e a favor do Lula.

  19. Hilton

    -

    19/03/2014 às 17:13

    Concordo plenamente. FHC fez história, deu sua contribuição, acertou e errou, mas deixou um legado inquestionável. Voltar à cena política seria se queimar e queimar a oportunidade de renovação do PSDB. O maios correto seria o cacife do Serra como vice e o argumento de que não fará coligações sujas em nome do poder a qualquer custo.

  20. Lou Andrras-Salome'

    -

    19/03/2014 às 16:29

    Reinaldo, estou ha muito for a do Brasil e estou tendo dificuldade para entender as possobolidades da proxima eleicao. Tem gente que acredita que o PT pode perder, outros garantem a Vitoria no Prineiro Turno. Honestamentre, eu acredito mais na segunda hipotese, mas vejo algum (ou mto otimismo) nos seus posts… por favor, temos alguma chance de nos livrarmos do PT?

  21. Jacqueline

    -

    19/03/2014 às 16:16

    Por que você está perguntando pela Maria do Rosário, César Guerra? Deixa ela quieta lá, vai.

  22. Jacqueline

    -

    19/03/2014 às 16:07

    FHC, vai descansar, vai, filho. Chega! Esse PSDB é uma decepção mesmo.

  23. marcio r. g. cortes

    -

    19/03/2014 às 15:53

    FHC não faria o papelão de Lula, que nada mais é do que um aproveitador que não honra ter sido Presidente: ser cabo eleitoral de uma maluca na tentativa de pôr em prática as loucuras do FORO DE SÃO PAULO é o fim da picada para um cara que tencionou uma loucura: GANHAR O PRÊMIO NOBEL, hi, hi ,hi, háaaaaaa, há, hà, hà…essa esquerda é fróid.

  24. Leopoldo Dogher

    -

    19/03/2014 às 15:12

    Quem plantou a notícia de que FHC seria vice de Aécio foram os aecistas. Eles são eficientes no ramo da plantação.

  25. Labbate-51 - São Paulo

    -

    19/03/2014 às 14:44

    AMO REINALDO AZEVEDO!!! FHC já fez muitas artes…

  26. Alex Wie

    -

    19/03/2014 às 14:43

    FHC deixou sua marca sua historia, ponto final, teve coisas boas e ruins, mas nunca deixou de ser democrata.
    Quero saber do futuro

  27. Rogério Barbosa

    -

    19/03/2014 às 14:14

    Não existe outro nome que possa aglutinar amplos setores da sociedade num novo recomeçar. Erramos, a sociedade errou em escolher o sonho, um devaneio. Agora a hora chegou, colocar os pés novamente na terra, criar novas bases sólidas. FHC é esse nome possível sim, nome de credibilidade, com apoio da sociedade e dos políticos. Um nome que não precisa de partido e nem de região. Aprovo a escolha.

  28. samuel

    -

    19/03/2014 às 13:21

    Aecio como bom mineiro, astuto, sabe negociar para obter concenso. O Vice em sua chapa vindo de outros partidos é uma moeda que ele usará para obte-lo. Chapa pura seria isola-lo. Não seria uma decisão de mineiro, uai!

  29. Kalá Junqueira

    -

    19/03/2014 às 13:21

    … esse Aecinho para vice do CAIADO. Aí fica bom.

  30. Rafael Bosco

    -

    19/03/2014 às 12:29

    Acho que você tem razão, Reinaldo. Mas, a situação do país é tão ruim que não dá pra ficar esperando mais. SE HOUVER um segundo turno, o candidato eleito não pode ser do PT, seja quem for. O FHC pode ser do passado, mas é melhor do qualquer um do PT. Se tiver que voltar como candidato à vice ou à presidente que volte, por favor! O importante é que essa dupla maldita, Dilma/Lula, saia do poder. O que não dá é para o Brasil aguentar mais 04 anos de estragos do PT, e esperar essa corja transformar o nosso país em uma Venezuela ou uma Argentina. Além da destruição dos fundamentos da economia, inflação, corrupção extrema, aparelhamento do serviço público e das instituições, destruição das empresas estatais, e de muitas outras desgraças, o que você espera, Reinaldo, com mais um mandato da era petista? Que tal o controle da imprensa? E a reforma política para consolidação da ditadura petista/comunista? Seu blog vai ser um dos primeiros a “rodar”, e todos nós iremos juntos.

  31. laércio s.

    -

    19/03/2014 às 11:45

    E…será que num cenário que não gosto,mas eventualmente é necessário à realidade…:já que o PSDB não é lá essas coisas em termos de união e consenso…que tal fazer uma coligação?Talvez até com os (argh blearg) fisiológicos de plantão.

  32. Joice

    -

    19/03/2014 às 11:42

    FHC vice só pode ter sido invenção de petralha.

  33. Newton

    -

    19/03/2014 às 11:28

    O PSDB tem ótimos quadros em atuação para escolher um vice.
    O paraense Mario Couto, o paulista Aloysio Nunes e o paranaense Alvaro Dias são ótimos nomes e bastante conhecidos na cena política brasileira.
    O FHC pode ficar fora, mas o Pedro Malan será um ótimo Ministro da Fazenda.
    Newton

  34. joao nascimento

    -

    19/03/2014 às 11:15

    Que visão Reinaldo. O temor agora é que Aécinho vá jogar a toalha, para no fim jogar a culpa em FHC. Realmente não é o momento de trazer “o nós contra eles” como prega o Apedeuta. Vamos que vamos discutir o futuro. Eduardo Campos está saindo-se melhor que a encomenda. Ou Aecinho entra na briga, ou o PSDB será o novo PMDB do Eduardinho, entendem? Caso o Eduardo Campos passe para o 2º turno, já era, ele vencerá, este o maior temor do Lula.

  35. otavio

    -

    19/03/2014 às 11:03

    Reinaldo, qual a sua opinião sobre a saída do Anastasia.

  36. Eu das Minas Gerais

    -

    19/03/2014 às 10:55

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda!

  37. Marilda Longo Kestering

    -

    19/03/2014 às 10:46

    Concordo, FHC é uma grande estadista mas agora não é o momento. Minha sugestão para vice é o senador Alvaro Dias, homem íntegro com pulso para enfrentar os PTralhas do poder.

  38. Marcos D.

    -

    19/03/2014 às 10:37

    Já que é pra ter vice que não enfraqueça Aécio (já que ele mesmo já luta contra si mesmo, pois é o mais fraco em oposição de todos os tempos !!), coloque alguém que o povo respeite pela imagem e amealhe votos por admiração.
    .
    Joaquim Barbosa, que tal sair dessa cova de bandidos que se tornou TAMBÉM o STF e cair nos braços do povo?

  39. SideShow Bob

    -

    19/03/2014 às 10:16

    Com algum respeito, mas isto (o FHC ser vice do Aécio) parece ser idéia do Sérgio Guerra.

    Ou seja , alguem que quer ser derrotado.

    O vice ideal do Aécio seria o Ronaldo Caiado.

    aliás, o melhor nome é do Ronaldo Caiado para Presidente.

  40. Lourdinha

    -

    19/03/2014 às 10:09

    É bom que se lembre que Aécio nunca escondeu FHC em seus discursos, pelo contrário, ele sempre enalteceu o governo de FHC e principalmente as privatizações que os petistas sempre jogavam na cara do PSDB.
    Lembro-me bem da vez que Aécio questionado sobre as acusações feitas no livro “privataria Tucana”, defendeu e disse que quem estivesse contra as privatizações feitas pelo governo FHC que jogasse seu celular no lixo.
    Se Aécio faz questão de manter FHC à frente de sua campanha é em reconhecimento ao grande estadista que é FHC.

  41. LUG

    -

    19/03/2014 às 9:59

    Concordo. FHC será o grande eleitor, mas não candidato a vice.
    O vice tem que ser na minha opinião, o que o Aécio não é: agressivo, mordaz, bate pronto, claro, direto, enfrentando o adversário sem finuras de cavalheiro e sem brutalidades de chefetes petistas. O Aécio apresentaria programas para o país e o vice vai limpando terreno, com muita firmeza na mão. Simples assim.

  42. Miguel

    -

    19/03/2014 às 9:28

    Muito bom Rei! A imagem de FHC com certeza já é grande para a minoria que sabe para onde observar.

  43. mariza tannure

    -

    19/03/2014 às 9:23

    VICE SEM DUVIDA ALOYSIO NUNES FERREIRA

  44. mariza tannure

    -

    19/03/2014 às 9:22

    O SLOGAN DE AECIO DEVE SER “O DINHEIRO DO BRASIL E PARA OS BRASILEIROS” ISTO PORQUE AGORA E A VEZ DE AJUDAR A ARGENTINA POIS A DILMA COLOCOU O BRASIL DE FIADOR DA ARGENTINA.CINGRESSO APURE ISTO.NAO PODEMOS ACEITAR TANTA AFRONTA A PATRIA

  45. Sandro Coelho

    -

    19/03/2014 às 8:58

    Reinaldo, brilhante colocação sem desmerecer FHC. Sugiro como vice a Senadora Kátia Abreu.

  46. Gaucho

    -

    19/03/2014 às 8:44

    O PSDB é o partido dos BURROS( 70%). Aqui em Caxias do Sul tambem é assim, tinha um que era inteligente, sincero e honesto, o Vereador Daniel Guerra e por essas qualidades o expulsaram do partido. Coloquem como vice o Grande Senador Mario Couto e voces verao como ainda o PSDB poderá chegar ao 2º turno.

  47. Marcelo Di Giuseppe

    -

    19/03/2014 às 8:26

    Reinaldo, convido você e a seus seletos leitores à lerem o desabafo sincero de um político sobre a Copa no Brasil.
    http://www.institutoibespe.blogspot.com.br

  48. alex

    -

    19/03/2014 às 8:21

    FHC já prejudicou muito o Brasil, quando ajudou Lulla a se eleger não dando o devido apoio a Alckmin por puro medo de ser esquecido pelos brasileiros, achou que Lulla iria acabar com tudo, mas o bêbado acabou por não fazer nada (além de roubar os brasileiros)e levou na barriga 8 anos.

  49. LUCIANACOSTA

    -

    19/03/2014 às 8:16

    Meu Deus!!! Por favor, gente nova…. FHC NÃO!!!!

  50. ricardo bispo

    -

    19/03/2014 às 8:14

    Pensamento e análise perfeitos.

  51. César Guerra

    -

    19/03/2014 às 7:57

    CADÊ A MARIA DO ROSÁRIO!!!!!!!!!

  52. Marcos F

    -

    19/03/2014 às 7:20

    Parabéns pelo título. Diz tudo.
    Nosso Presidente de todos os brasileiros pode dormir em glória, e apontar seus sucessores.

  53. padock

    -

    19/03/2014 às 6:52

    Hoje a quadrilha “PTista” ñ tem nada pra atacar Aecio F.H.C. seria um prato cheio pra os ratos querem tentar passar pro mesmo essa porcaria de país em q esses lixos meteu nosso Brasil com suas roubalheiras,incompetencias,fica de fora F.H.C será melhor.

  54. pd

    -

    19/03/2014 às 3:18

    Reinaldo,
    Tens razão em todas suas considerações. No entanto, um vice precisa ser escolhido. Sugiro Aloísio Nunes.

  55. ricardo kaffa

    -

    19/03/2014 às 2:17

    acho que devíamos sim….era rejeitar todos esses nomes que se apresentam para mudar a nação…pois já sabemos dos fiascos que são e a forma que se joga a politica nacional…realmente precisamos primeiro de um grande choque antes de escolher um novo nome para tentar trazer moral e humanidade a esse país.

  56. Jackson

    -

    19/03/2014 às 2:14

    Acho que o PSDB teria mais chances se não fosse uma chapa puro-sangue.
    O vice ideal seria uma mulher. E nada melhor para representar o futuro do que alguém do agronegócio. Preciso dizer o nome?
    Como segunda opção, alguém que represente a luta contra a corrupção e negro. Quem seria?

  57. maristela, sp

    -

    19/03/2014 às 1:33

    Reinaldo, eu não vejo ninguém de SP com cara de vice de Aécio. Mas o inverso. Quanto a FHC, no qual não tive a felicidade de votar por estar viajando, sempre considerei o grande estadista brasileiro. Que bom, ainda é.

  58. Gui

    -

    19/03/2014 às 1:13

    me sinto em Plutão

  59. laércio s.

    -

    19/03/2014 às 0:18

    Poi zé!E será que dona Dilma… vai usar o incrível slogan criado pelos superpublicitários brazileros:”…para continuar mudando”.
    Essa ‘frase’ é demais para meu coração.SErá impussíível?!

  60. Raissa Pedra

    -

    19/03/2014 às 0:07

    Reinaldo, Se o PSDB continuar revivendo o passado com FHC, Serra e caterva, esquecendo que tem Álvaro Dias, Artur Virgílio que representam o presente, o PT continuará reinando eternamente. Se Lula resolver ressuscitar em 2018, ai sim pode por outra múmia para competir com ele.

  61. anônimo

    -

    18/03/2014 às 23:58

    FHC,mesmo sem cargo eletivo,deve funcionar como fiador das bases econômicas do partido.O Brasil perde credibilidade rapidamente no cenário internacional.FHC será muito mais solicitado a indicar o caminho do que o PT gostaria.

  62. BH

    -

    18/03/2014 às 23:44

    Sr Reinaldo A!zevedo:

    “Nada disso!A disputa em 2014 tem de ser sobre o futuro”
    Sábias palavras.
    O Brasil está se afogando em um mar de lama e não temos homens para denunciar esse fato.
    O Brasil está se afogando na violência e temos a lei de progressão de pena,lembra fhc?
    O que eu posso esperar de um partido que diante de tantos desmandos,NÃO COMENTA NADA.
    O que eu posso esperar de um partido que tem uma senadora LÚCIA VÂNIA QUE DEFENDE O ECA.
    O que posso esperar de um partido que tem um candidato a governador e estimula um voto LULÉCIO ou DILMASIA,contra o seu próprio candidato a presidência.
    O que eu posso esperar de um partido que não pediu o impedimento do presidente BARBA em 2005
    O que eu posso esperar de um fhc que saiu em defesa do BARBA,quando este foi acusado de dedo duro?
    Esse fhc não defendeu,Dna Ruth Cardoso,dos ataques petralhas.
    O que eu posso esperar de um partido,que tem um candidato a presidente e elogia o sr BARBA,mentor do seu adversário em 2010
    Com o que descrevi até agora,me faz afirmar que:
    A COVARDIA DO PSDB FAZ A FORTALEZA DO PT.
    Triste nação que não tem oposição ou tem uma oposição covarde,o meu voto para presidente ainda está incerto,a única certeza é que não voto na dilma, aécio e eduardo,estou esperando alguma coisa melhor.
    Estou esperando LEGITIMIDADE.
    SEM URNAS ELETRÔNICAS.
    O psdb tem coragem de questionar as URNAS ELETRÔNICAS?
    Saudações
    Ps Votei no Aloísio serra e alckimim em 2010,meu ultimo voto útil.

  63. Anônimo Paulistano

    -

    18/03/2014 às 23:34

    A insatisfação difusa que o governo finge não perceber é a alta do custo de vida, dá uma volta na cidade de São Paulo, o que tem de estabelecimento comercial que encerrou as atividades é impressionante, isso não se limita ao comércio varejista, a oferta de depósitos para estocagem e de conjuntos de escritórios vagos nunca foi tão elevada.

  64. JOSÉ DE CPS.

    -

    18/03/2014 às 23:31

    Bem que o PSDB deveria disputar esta eleição com a dupla Aécio/Alvaro Dias, ou Aécio/Ronaldo Caiado, e fazer uma campanha eleitoral super agressiva, mostrar à sociedade todas, mas todas mesmos, as bandalheiras praticadas por este governo vagabundo e corruptos nestes últimos doze anos. Fazer uma campanha sem escrúpulo, o eleitor merece saber de tudo o que fizeram e roubaram deste país, durantes todos estes anos. Contando a verdade, a fatura já vem no primeiro turno.

  65. João José

    -

    18/03/2014 às 23:20

    Quem sugeriu isso foi a imprensa petista, certo ?

  66. VAQUEIRODOASFALTO

    -

    18/03/2014 às 23:19

    FHC venceu lullarapio duas vezes. As duas, em primeiro turno. Não tem porque se aventurar. Foram doze anos sob fogo cruzado PTralhista, mídia chapa branca, esgotosfera paga com nosso dinheiro, e FHC saiu incólume. Sua imagem agiganta-se porque ele sempre foi e é um gigante. A maior estatura moral desse país, e o maior estadista do século XX. Salvou o Brasil do fracasso e vai salva-lo expulsando os PTralhas do poder. Para isso, não precisa se candidatar a nada. Já tem seu cargo para a posteridade: o intelectual estadista que enche de orgulho o povo decente brasileiro.

  67. Anônimo Paulistano

    -

    18/03/2014 às 23:08

    A minha impressão, como eleitor, neste momento em que o cenário político arde em chamas, é que Aécio consegue no máximo se apresentar como um tocador de lira, quando será que ele vai se tocar que ser candidato a presidente exige muito mais que fazer graça para a plateia? FHC acabou de anunciar que aposentou-se para a política, Aécio não lê jornal? ou acha que o eleitor do PSDB é tão medíocre quanto o do PT, que engole qualquer patacoada que se diga?

  68. Nino

    -

    18/03/2014 às 23:00

    O estrago que esse bando de vigaristas já causaram ao país não será fácil de reverter.Cá pra nós,mais 4 anos desse desgoverno,vai dar PT,perda total.

  69. Amigo do Rei

    -

    18/03/2014 às 22:47

    … Mas vamos ao que interessa, realmente temos que pensar no futuro, caso contrário vai parecer que o Brasil não anda para frente. Os dois ex. Presidente foram muito competentes ao que se propuseram a fazer. FHC foi muito competente ao tentar arrumar o Brasil e Lula foi muito competente em destruir o Brasil. Caro Reinaldo não sou daqueles jornalista ou comentarista que ao comparar os dois ex presidentes diz que Lula foi muito bom para o social.

  70. Alexandre Pontes

    -

    18/03/2014 às 22:41

    Enquanto não surgirem seguidores organizados, lideranças e políticos filiados a partidos conservadores ou liberais, o senador Alvaro Dias seria a opção mais imediata e viável para competir com os demais candidatos à Presidência da República e com capacidade demonstrada para ajudar o Brasil a reconquistar a sua credibilidade junto à população brasileira e à comunidade internacional!

  71. Alexandre

    -

    18/03/2014 às 22:36

    Anota ai…

    Aecio-Aloizio Nunes

  72. André Martins de Andrade Jr.

    -

    18/03/2014 às 22:35

    O PSDB tem que preservar o único estadista que existe no Brasil atualmente.Colocá-lo nesta briga de PT é o mesmo que queimá-lo em água fria.O Aécio é que faça seu negócio ficar roxo e enfrente as feras do PT com coragem e capacidade.Até agora é um pato manco sem expressão e sem presença.Ser mineiro não é tudo.Até pode ser contra producente visto que o estado de Minas é dos mais apagados do país.

  73. Alexandre Pontes

    -

    18/03/2014 às 22:35

    A esperança é que seja viabilizada e lançada a candidatura do senador Alvaro Dias para presidente ou vice-presidente do Brasil?

  74. Anónimo

    -

    18/03/2014 às 22:35

    Parabéns Reinaldo. A figura do Fernando Henrique deve ser preservada. O futuro renderá a devida homenagem ao grande estadista que foi Fernando Henrique Cardoso. Um marco divisório entre dois períodos difíceis da nossa História contemporânea.

  75. pierre

    -

    18/03/2014 às 22:32

    Katia Abreu é o nome certo!
    Se possível fosse!
    Para recolocar o país nos trilhos da modernidade e da prosperidade!
    E livrar o Brasil dessa nulidade chamada dilma vana roussef (vulgo stela)
    E da praga lullo-petista!

  76. Bottanelles

    -

    18/03/2014 às 22:28

    Caro Reinaldo,
    .
    Esse Sr. Fernando do qual está falando não deve ser o mesmo que escancarou as portas ao pt e incentivou a hegemonia da esquerda!?
    .

  77. pedro

    -

    18/03/2014 às 22:20

    O vice do AÉCIO NEVES será ALOYSIO NUNES FERREIRA. Concordo completamente com sua análise. O presidente FHC vai ter enorme importância dentro da campanha mas não com vice, o vice do Aécio tem que ser ALOYSIO NUNES FERREIRA.

  78. UNK

    -

    18/03/2014 às 22:12

    Reinaldo e amigos,

    tirando o fato do THC do FHC não vejo nada contra.
    Entretanto , a questão do vice é para ampliar.
    Avalio que um vice do Nordeste seria ótimo.
    o Jarbas Vasconcelos por exemplo. Não sei…..
    outra opção é o Aloisio Ferreira Nunes, (chapa pura) .

    Uma idéia interessante seria , digo seria porque ela se bandeou para o PSD seria a Kátia Abreu pistoleira de primeira grandeza.
    Do DEM teria o prefeito de Salvador o Neto do Antonio Carlos Magalhães , o próprio AGRIPINO MAIA .
    Acho que o vice tem que ser decidido logo para romper a hegemonia do lullo-petismo e ex-petismo-PSBdismo no Nordeste!! os kid-gomes bandoleiros nordestinos vieram para confundir!!!

  79. Isaias

    -

    18/03/2014 às 22:09

    O novo comentarista político do SBT já cravou: ‘FHC saiu do governo muito desgastado…’, sem mencionar que boa parte desse ‘desgaste’ deveu-se às desconfianças sobre a continuidade da política econômica, segurança jurídica, LRF, etc.

  80. Trè Belle

    -

    18/03/2014 às 22:08

    Reinaldo meu caro….
    Gostaria muito que algo importante acontecesse nestas eleições para que este nosso Brasil mudasse, e desce a volta por cima de toda essa lama que o cobre. Sonhar não custa nada, não é???

  81. Vitor

    -

    18/03/2014 às 22:07

    Aécio presidente! Aloísio Nunes vice!

  82. Ana

    -

    18/03/2014 às 22:05

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda!

  83. Jorge babadopulos

    -

    18/03/2014 às 22:05

    Certíssimo. FHC, inobstante a máquina deturpadora lulopetista, terá lugar de honra na história. E a luz do passado q ilumina o futuro possível de um Brasil melhor e mais democrático. Aecio tem q, orientado por essa luz, construir um discurso e um caminho para o futuro !

  84. Anonimo

    -

    18/03/2014 às 22:02

    FHC vice de Aécio seria demais!, né??!! O mais lógico, pra minha lógica pelo menos, seria Aécio vice de Serra. Mas como a vaidade daquele não permitiu esse feito na ultima eleiçao, imagina hoje! Vamos ver o que diz Aluisio Nunes.

  85. aparecido f.

    -

    18/03/2014 às 21:52

    O Senador Aloysio Nunes, com mais de dez milhões de votos em 2010, tem grande chance de emplacar… Seria um café com leite fortissimo, capaz de empolgar toda a região sul, sudeste e centro oeste do país….140 milhões de brasileiros….O Brasil que trabalha , produz e sustenta os impostos de Brasilia…justamente as regiões que estão descontentes com a politica atual…Mas Aloysio parece meio desanimado, talvez devido a idade… ai seria o negócio de colocar Alvaro Dias, que não tem peias para bater na petralhada…A dupla do PSDB vai ter que bater firme, pois tem 140 milhões de brasileiros nestas regiões que estão descontentes…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados