Blogs e Colunistas

21/06/2010

às 17:38

ESTUPIDEZ OCIOSA E RUDIMENTOS FASCISTÓIDES

Dunga carrega a força de uma representação. Não está num negócio privado ou numa guerra pessoal. Eu não estou cobrando que ele siga regras de etiqueta ou de salão. Acho que ele deve seguir as normas da boa educação.

Não estou aqui a defender que ele deveria ter feito assembléia para definir a escalação do time ou que ceda ao clamor desse ou daquele. Mas seu papel inclui prestar satisfações, sim, do seu trabalho. A animosidade é gratuita. De resto, é mentira que a imprensa seja hostil a ele ou à Seleção. Muito pelo contrário.

Basta ver a cobertura dispensada ao fantástico gol ilegal de Luís Fabiano. Ele não usou um braço, não. Usou os dois. Se tivesse quatro, seriam os quatro. Qual é? Aqui e ali, leio quase perorações poéticas. É o fim da picada!

Quando há crítica, é leve, envergonhada. Temor: “Vão dizer que estou contra a Seleção”. No rádio, Lula 1º já afirmou que é preciso tomar cuidado com o olho gordo, com a inveja, investindo na doce boçalidade irracionalista. Para Lula se juntar à cruzada de Dunga contra a imprensa, basta um passo. Ele está doidinho para fazer isso.

Noto alguns comentários um tanto azedos de alguns leitores. E azedos com o jornalismo. Dissemina-se a avaliação tola de que a imprensa atrapalha. Pode atrapalhar, sim:, Mas só se renunciar a seu trabalho: informar, analisar, criticar e até elogiar quando for o caso. Ninguém está lá para sabotar o trabalho de Dunga.

Se o Brasil vencer a Copa do Mundo — e nunca foi tão fácil, dada a baixa qualidade da jornada —, não terá sido pelos arroubos de incivilidade de Dunga. Defeito não é qualidade. Ponto final. Lastimo o ponto de vista dos que consideram que pessoas, instituições ou grupos são bem-sucedidos nisso ou naquilo por causa de seus adoráveis defeitos. É mentira! Sempre que o sucesso chega, ele costuma acontecer APESAR DOS DEFEITOS, não POR CAUSA DELES.

A estupidez de Dunga é ociosa.

Corporativismo
Quanto aos que me acusaram de ter sido corporativista no texto que escrevi na madrugada, dizer o quê? “Corporativista”? Eu??? Poucos jornalistas são tão críticos com o trabalho da imprensa. E ainda tenho o mau gosto (para alguns ao menos) de chamar as pessoas por seus respectivos nomes. Não tenho receio nenhum de comprar briga com ou mesmo de ganhar a inimizade de coleguinhas. Isso é besteira.

A única corporação que defendo, no caso, é a das pessoas educadas. De resto, meu texto  é até bastante respeitoso com Dunga: procurei tratar do caso num ambiente bem mais amplo do que o do futebol. O esporte tem menos importância do que parece. Eu me ocupei de outra coisa, bem mais séria: procurei registrar ali o espírito de um tempo — ou de algumas lideranças desse tempo. E ele me mostra uma hostilidade bucéfala à divergência, rudimentarmente fascistóide.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

146 Comentários

  1. claudia

    -

    23/06/2010 às 21:21

    tudo tão bonito jogadores e torcidas e o dunga agiu como um moleque q/vergonha p/brasil antes de ser tecnico vc pai de familia.

  2. Matilde Martins Pinheiro

    -

    22/06/2010 às 17:47

    Reinaldo,
    Com todo respeito que tenho por voce,acho está gastando muito
    tempo com a falta de educação do Dunga.Isso não vai fazê-lo mudar,ele foi sempre assim marrento,mas ele é bom caráter e pelo que sei ele tem um bom relacionamento com os craques.
    O que me assusta é o “lula” falar algo sobre a seleção, ele não tem esse direito.Na Espanha ele falou que prefere eleger a terrorista a ganhar a Copa.

  3. Renato

    -

    22/06/2010 às 15:38

    Não vejo nada demais em criticar a imprensa.
    Mesmo os mais sérios e honestos,jornalistas e veiculos,cometeram suas falhas.

    Coisa completamente diferente é limita-la.
    O limite da imprensa é a lei.

  4. Renato

    -

    22/06/2010 às 15:29

    A regra é simples:
    Não faço com as pessoas o que não quero que façam comigo.
    No futebol não é comum os jogadores acusarem a si próprios.
    É compreensível.
    Mas a apologia é demais.
    Sei que a maioria pensa diferente.
    Lula é a prova política disto.
    Queria ver a reação,destes,se este fato ocorresse conosco.
    Ditadinho oposto à regra acima.
    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  5. Paula

    -

    22/06/2010 às 14:09

    Caro Reinaldo,

    O problema é que educação é para quem tem, e tem gente que não tem. Aliás, tem gente que não tem e gosta de não ter, fazer o que? O que eu acho é que o Dunga está lidando com o tipo errado de imprensa. Era com o CQC, que só não rivaliza com ele na estupidez dos modos porque consegue ser algo inteligente nas tiradas, que o Dunga deveria lidar.

  6. amauri

    -

    22/06/2010 às 12:35

    Quando a seleção foi se despidir do presidente Lula em Brasilia, o Dunga o cumprimentou de forma fria a vazia, para os seguidores do lider. A imprensa está punindo o Dunga, para agradar o lider, por não ter dado reverencias ao lider supremo.

  7. Rita

    -

    22/06/2010 às 11:23

    Concordo mil vezes.

  8. vandrao

    -

    22/06/2010 às 9:52

    22/06/2010 - 06h37
    Globo negociou entrevistas com Ricardo Teixeira, mas Dunga vetou
    Mauricio Stycer
    Em Durban (África do Sul)

    Este é o motivo da ira do Dunga está na UOL. Entrem e veja a reportagem, a GLOBO querendo passar por cima do Dunga!

  9. Daniel

    -

    22/06/2010 às 9:22

    Queria ver o patriotismo do povo na eleição de outubro!

  10. Marcus Meyer

    -

    22/06/2010 às 7:51

    Em um regime de manada parece cada vêz mais clara a proibição da discordância. É como viver na Coréia do Norte e ter que aceitar como verdade todas as vontades de Kim Jong Il. Discordar é ser contra, é não ser bacana. Se foi involuntária e por isso mesmo permitida a monbra de L Fabiano, por que não liberar o uso do braço de uma vêz no futebol. Se Dunga não quer dar satisfação de sua atuação, por que não liberá-lo de dar entrevistas? O mundo ficaria mais fácil… ou não!

  11. amauri

    -

    22/06/2010 às 7:27

    Voce viu a importancia do futebol para a politica? Quantas horas diarias fala-se sobre o tema? Se todos falassem com a direção que voce esta, sobre realidades de comportamento seria muito bom, mas a ‘interpretação delirante’ é que norteia o debate.

  12. Juca

    -

    22/06/2010 às 7:26

    Acho que havia um espelho na coletiva, Reinaldo. É a única explicação para aqueles adjetivos.

  13. Antonio Augusto Carvalho

    -

    22/06/2010 às 7:11

    O dunga está errado e ponto final! Não tem desculpas! O outro lado da moeda: técnico fora da panelinha da imprensa come grama amassada pelo diabo. Não é opinião, é fato! O brabo mesmo é ter que aceitar, por analogia, a mão da matrona, digo maradona como válida… Aí é dose!

  14. Carlos Costa Aguiar

    -

    22/06/2010 às 3:42

    Andei lendo os comentários de leitores nos sites esportivos e realmente fiquei pasmo. Aquela gente inteligentíssima escrevendo em “internetês” malhando os jornalistas e enaltecendo a “franqueza e coragem” de Dunga.
    Isso tudo é mais um resultado da era lula onde tudo vale a pena se a alma for bem pequena. Se Dunga não trouxer o resultado esperado os boçais mudam de lado rapidinho.

  15. jovem

    -

    22/06/2010 às 3:00

    Reinaldo,

    Acho que todos concordamos com a necessidade de o Dunga ter uma atitude diferente e mais educada com relação à imprensa.

    No entanto, associá-lo a Lulla é completamente descabido, pois acredito que o Dunga como patriota que é não deve gostar do que esse presidente aí faz.

    Muito pelo contrário, o Dunga não é falso!

  16. Luiz Marcelo

    -

    22/06/2010 às 2:10

    Atualmente não vejo muito sentido na Imprensa (ou melhor, mídia esportiva, para não generalizar. Não quero afrontar a sacrossanta Liberdade de Expressão). É extremamente ridícula a mobilização da “mídia” em torno de um evento que não há muito o que se comentar. Para que se envia à África do Sul um exército de jornalistas e de “jornalistas”? Para quê? Para vermos risíveis e patéticos repórteres mendigando uma declaração ou uma entrevista com algum jogador da seleção? O que eles têm a falar? É de conhecimento geral que jogadores de futebol não sabem articular uma frase que não seja composta por palavrões. Esperavam mais o que do Dunga? O Quicumque vult? Idiotas.

  17. Fabrício Leandro

    -

    22/06/2010 às 1:51

    “Se o Brasil vencer a Copa do Mundo — e nunca foi tão fácil, dada a baixa qualidade da jornada —, não terá sido pelos arroubos de incivilidade de Dunga. Defeito não é qualidade.”

    Isso já diz tudo, mais uma brilhante texto

  18. KB

    -

    22/06/2010 às 1:38

    Claro que Dunga exagerou ao destratar um jornalista e já está na hora dele deixar de lado o seu rancor. Porém a imprensa esportiva caça o Dunga desde 1990 quando ele participou daquela trágica copa. Porém ele foi essencial em 1994 como líder, bem como no papel de capataz do Romário, senão o baixinho somente chegaria à noite baleado. Qquer organização necessita de um líder e ele exerceu esse papel. Outra, Ganso está no hospital. Qual foi o jornalista que passou recibo?

  19. C.R.

    -

    22/06/2010 às 1:12

    Estou de acordo contigo, Reinaldo. Dunga tem sim que ser primeiramente educado e o que assisti ontem na coletiva foi uma boçalidade. Não gosto dele, não entendo porque é tão tosco e mal-humorado. A posição que ele ocupa exige que atenda a imprensa, pois é através dela que os brasileiros serão informados e Dunga nada seria sem os torcedores. Um pouco de fair play e de noções básicas de educação seriam importantíssimas para que este ser mal-amado e complexado, genioso e rancoroso, merecesse ocupar o lugar em que está e com o salário que provavelmente recebe.

  20. hdrummond

    -

    22/06/2010 às 0:52

    Sugestão p/ 1 enquete relâmpago, Reinaldo:
    Qual o apelido mais adequado para o técnico da seleção destepaiz:
    a- Dunga;
    b- Zangado;
    c- Teimoso
    d- Branca de Neve

  21. Damien

    -

    22/06/2010 às 0:20

    Reinaldo,
    vc percebeu certo!
    O que tenho lido de comentários contra a imprensa não é brincadeira.
    São no mesmo espírito dos lulistas: “quem critica o Dunga é contra o país.”
    Ou: “A Globo é manipuladora. Merece mais xingamentos.”
    É um sinal dos tempos atuais…

  22. José

    -

    22/06/2010 às 0:14

    Enquanto insistirem em aplicar ciência e tática de guerra no futebol, vão dar com os burros n’água!

    Futebol não tem tanta importância assim!
    Futebol é uma molecagem que foi transformada em um negócio milionário. Dunga é um pau mandado da CBF e associados, convocou apenas aqueles jogadores que necessitam ser ré-valorizados para garantir lucros de investidores. Não sou santista, mas fico imaginando o ataque atual do Santos jogando contra estas seleções de pernas de paus….Seria muito fácil. Dunga não se revelou bom para escolher roupas nem dar entrevistas. Equipe esportiva precisa de treinador não de comandante…. Será? Será que Dunga é do PT?? Era só o que faltava….

  23. Akemi

    -

    22/06/2010 às 0:10

    Foi falta de educação sim!Foi muito feio sim!
    E a questão aqui nem é Dunga x Imprensa,
    mesmo porque agora tudo é culpa da imprensa,
    virou mania nacional!

  24. Vera L.

    -

    21/06/2010 às 23:49

    Reinaldo,
    Quando Dunga escalou a seleção deu aquela entrevista ressaltando que todos deviam ser patriotas, você lembra né? Logo depois pediram a opinião de Lula sobre a escalação, Lula NÃO discordou de Dunga não ter levado os Gansos e Lula já havia elogiado pra caramba os meninos. Por que Lula NÃO discordou de Dunga se já chamou Ronaldo de gordo? Por que Dunga faz o tipo que Lula gosta agora, de enaltecer nossas cores, o Brasil, o “Ame-o ou Deixe-o”. Não custaria nada a Dunga ter boa educação, mas ele como Lula também é rancoroso. Hoje se vinga do que imprensa já falou dele. Lula e Dunga são muito parecidos e representam muito bem estes tempos.

  25. Zangado

    -

    21/06/2010 às 23:44

    Reinaldo, publique-se

    Eu tenho vergonha de um técnico que fala M******

  26. denes

    -

    21/06/2010 às 23:16

    Fátima B. é petralha mas as entrevistas com os jogadores da seleção em 2006 foram boas.Do jeito Fátima B. de fazer as coisas. Faz parte, deixem ela na copa. Digo mais a copa perde muita a graça se for feita com muita seriedade. Mas pelo visto a Globo e outros jornalistas não estao conseguindo entrevistar nem o cachorro da concentraçao. O bichinho tá proibido de latir, de sair, está preso na gaiola. Ou taidinho, como fala aqui no Pará.

  27. Fatima

    -

    21/06/2010 às 22:53

    Em tempo, este jogo eh o retrato do Brasil, HOJE: uma equipe que se considera de estrelas, comandada por alguem que se julga INCOMUM, que nao aceita criticas, nem COBRANCAS e que nao se submete as regras basicas do jogo…vai ver, inconcientemente acham que sao QUADRUPEDES, porisso a ajuda das maos para fazer o gol.

  28. Nelson®

    -

    21/06/2010 às 22:46

    Dunga, o Zangadinho, conseguiu um feito: abriu uma caixa de pandora infestada de Dunguetes, como pode se notar pelos comentários bucéfalos ao vídeo no youtube e às matérias na internet. A maioria dessas Dunguetes, pra não variar, recedem um odor fétido de petralhas.
    Alguns não entenderam que dizer que Dunga é o Lula do futebol, não é uma comparação mas uma analogia. É mesmo o retrato não só de uma época como do Brasil profundo das panelinhas (o que é a CBF senão uma panelinha de Ricardo Teixeira, Zagalo, Parreira, Américo Faria, Dunga, Jorginho et caterva? Chega dos mesmos! rsrsss), do compadrio, do cupinchismo se sobrepondo à meritocracia.

  29. brasiliense

    -

    21/06/2010 às 22:24

    Repórter: fofoqueiro da era eletrônica.

  30. Renata

    -

    21/06/2010 às 22:08

    Se eu for fazer crítica ela será dura, e podem dizer que estou contra a Seleção, porque estou mesmo. Há anos que tudo não passa de estrelismo, fama e glórias passadas. Futebol de verdade, que é bom… tá impossível de ligar rádio ou TV, abrir um jornal ou revista, que o assundo Copa do Mundo é onipresente, implacável, bombardeante, e uns 85% irrelevante, só abobrinhação. Parece época de Carnaval, quando também só se fala nisso e só se ouve isso: “Vamos ver como está a festa não-sei-onde!” “ÊÊÊÊÊÊÊ!!!” Com o agravante: Carnaval dura “só” uma semana no máximo, e Copa do Mundo é um mês inteiro. Depois teremos que nos internar numa clínica de desintoxicação? Se pelo menos valesse a pena!!!

  31. Iguinho

    -

    21/06/2010 às 21:48

    Quando o Brasil for uma democracia digna do nome, lá pelo ano 10500, os brasileiros saberão que imprensa boa é imprensa que bate. E com força.

  32. Airton

    -

    21/06/2010 às 21:46

    Ah , e parafraseando João Saldanha:
    ” Não quero um técnico pra casar com a minha filha”, no caso do Saldanha era jogador e ninguém da imprensa o criticou por isso, e ele criou o bordão ” As feras do Saldanha”.

  33. Airton

    -

    21/06/2010 às 21:42

    Reinaldo,achar que no elogio ao gol do Luis Fabiano estaria embutido um elogio ao Dunga é simplesmente ridículo.A imprensa esportiva brasileira sempre criticou os técnicos da Seleção,Feola (dormia durante o jogo),Parreira ,Lazaroni, Zagalo (que criou o famoso bordão:vocês vão ter que me engolir) Felipão, o único ” técnico ” não criticado foi o João Saldanha,nem quando disse que Pelé estava cego, porque era jornalista.
    Pro Roubocoop a Argentina ganhou 2, uma com ajuda da mão do Maradona,a outra com o Perú entregando o jogo pra eles, a Inglaterra ganhou uma com uma bola que não entrou.

  34. jorge

    -

    21/06/2010 às 21:40

    O Dunga caiu de para-quedas por meio do ricardo teixeira. Qual era a qualificação de dunga para o cargo se ele não dirigiu nenhum time? Como pode passar direto para a seleção? Seria o efeito Dilma? Esse é o ódio que o dunga nutre pela oposição. ele sabe que sempre será questionado e isso é insuportável.
    Dunga é a dilma de calção!
    Esse ódio incontido dele na beira do gramado cada vez que discorda de uma marcação do juiz chega dar nojo.

  35. DEMOCRATA

    -

    21/06/2010 às 21:39

    O Dunga foi um jogador mediano em sua carreira. Ser treinador da selecao nao precisa ser um genio ou coisa parecida. Temos talentos que agrupados dao um show de bola. O tecnico atual e um tipo grosseiro, prepotente e nao aceita criticas nem se comunica com os jornalistas de forma educada. OS que cobrem o evento tem a obrigacao e o direito de informar o que esta ocorrendo na Africa do Sul. Mas, temos um esbirro que se julga muito importante. Se o Brasil voltar derrotado quero ver a cara de idiota do gaucho, que se diz muito macho. So se for de Pelotas, rsss

  36. Luiz

    -

    21/06/2010 às 21:31

    Pra ir contra o Dunga de quem não gosto tbm não quero me misturar a essa gente da globo cheia de impáfia, cala boca galvão.

    O Dunga tem que dar satisfação pra CBF e pro povo e não pra globo.

    Gosto da BAND

    Neto é o melhor comentarista da tv brasileira não pq é um gênio mas pq é um simples torcedor como a gente, cheio de defeitos, transparente, sincero, verdadeiro, e totalmente bipolar. Vai da gloria a tragédia no tempo de 1 gol.

  37. Amorim

    -

    21/06/2010 às 21:30

    Rei,

    Além da agressividade contra o profissional do Globo tivemos um fato muito grave que foram os palavrões dele na beira do campo no final do jogo, acabei de ver na ESPN, não nada ver com a mídia, palavrões contra o juiz e jogadores da Costa do Marfim, é uma cena forte e ridicula que foi para o mundo.
    Descontrole, falta de equilibro, educação, ódio e rancor.
    Abs

  38. adriano

    -

    21/06/2010 às 21:27

    É isto aí: vamos fazer um abaixo assinado exigindo um técnico mais bonitinho, simpático, fashion e charmoso para a próxima copa. Chega de truculentos felipões e dungas. Competência e resultados não nos interessam.
    O cara é massacrado pela imprensa desde 1990 e agora exigem que ele aja com estas mesmas pessoas como uma moça educada?

  39. Vox Populi

    -

    21/06/2010 às 21:17

    Razão pela qual, hoje prefiro os jogos de inverno, onde o mérito, a graça, a beleza, a boa educação, o respeito tanto do atleta, técnico e torcida caminham juntos.
    E não há as horríveis vuvuzelas, que parecem enxames de abelhas tirando o ar da graça de uma boa torcida.

  40. Patricia

    -

    21/06/2010 às 21:07

    oque não significa que não apoie a imprensa em seu trabalho …criticando,para o bem ou para o mal o “trabalho ” do Dunga

  41. Mago

    -

    21/06/2010 às 21:06

    Corporativismo há sim Reinaldo. É verdade, vc fala mal da imprensa e dá os nomes mas quando um “de fora” fala mal o mundo desaba.
    Nada justifica a atitude do Dunga mas posso entender o que é ouvir a mesma pergunta milhares de vezes e ficar bravo. Estou cansado de ouvir reporteres tentando pegar jogador no contra-pé e se conseguem, repetem o dia todo a fala do pobre coitado. Mudam os reporteres e é sempre o mesmo e não há um segundo de folga quando os jogadores tentam se distrair na folga. Tudo tem um limite mas a imprensa de um modo geral dificilmente respeita esse limite.

  42. Patricia

    -

    21/06/2010 às 21:05

    Acho que a briga do Dunga com a imprensa deveria ficar entre o dunga e a imprensa…no mais não me interessa

    e a repercursão da lavação de roupa suja no ar no fantastico. não to foi mui legal …

    Acho mesmo que a seleção deveria perder logo essa copa e voltar pro Brasil , pra ver se o povo se foca nas eleições …coisa que realmente é importante …mas fico realmente dividida em pensar isso …pois queria que o Dunga saisse por cima dessa .

  43. Rex

    -

    21/06/2010 às 20:51

    Reinaldo, boa noite, bons textos.
    “Agora, dar satisfação pra repórter, comandando uma entidade privada?”

    Acho que quando ele fala após o término do jogo, do outro lado estão milhões de brasileiros (milhões de crianças inclusive),esperando para ouvir a opinião do técnico da seleção. Ele não dá satisfação pra repórter; dá satisfação para esses milhões de brasileiros. A seleção não é da CBF; nem do senhor Dunga. É dos brasileiros. Ah! A CBF é privada? Não sei. Os Clubes contribuem para a CBF. Quem sustenta os Clubes? Ah! Mas a percentagem maior da arrecadação (da CBF) advém de verbas de publicidade. Tá, e quem compra, no Brasil, os produtos anunciados? A seleção é dos brasileiros.

  44. Acoirac

    -

    21/06/2010 às 20:47

    Antes não estava torcendo para a seleção não, mas agora, quero que vença e contra a Argentina, para o pessoal da Globo ficar babando o Dunga. Parei de assistir o Galvão há muito tempo, agora vou deixar de ver pelo SporTV, ninguém aguenta o tal de Renato Maurício falando àquelas asneiras, eta!! cara repugnante, intragável, arrogante. A grande diferença é que o Dunga, perdendo, vai ficar desempregado, e esse monte de pseudo-jornalistas vão continuar a falar as asneiras que costumam falar se achando os donos da verdade. Até gostava do Tadeu, mas ontem com àquele tom… enjoei!! Cala Boca Tadeu!! Band neles!!!

  45. Dante,

    -

    21/06/2010 às 20:41

    Ah, Tio Rei, dá uma preguiça danada, ver e ouvir tanta infantilidade por parte da imprensa e dos responsáveis pelo RELATIONSHIP da seleção. Nunca ví tanto amadorismo. E é por isso que os times estão numa ‘baba’ danada; cada qual com o seu pepino acumulado ao longo das administrações. Cada dívida maior que a outra. Agora, pensa bem, um técnico da seleção, em plena copa do mundo, ficar de picuínha com os repórteres, tenha paciência. É tão simples dizer que estão fazendo o seu máximo; que se o atacante usou a mão, é um problema da arbitragem; que treino secreto existe por que se quer treinar determinadas jogadas, sem q os adversários percebam, etc. Aliás, a minha preocupação mesmo é com o mengão – que está derretendo – e a diretoria não está fazendo nada

  46. indignado

    -

    21/06/2010 às 20:40

    Tem um Francisco de Taubaté (6:48), indignado com um gol irregular do L. Fabiano.
    Espero que ele seja tão honesto e critique o título do Brasileirão de 2005 conquistado de maneira suspeita pelo seu time. Ainda teve um penalti não marcado contra o Tinga e a expulsão.
    Espero coerência nesse blog.

  47. Zwinglio Wey Moreira

    -

    21/06/2010 às 20:36

    Prezado professor:
    Meus parabens pelo seu artigo.
    Tenho certeza que, salvo melhor juízo, nosso técnico fez besteira em não ter substituido Kaka. Se não vejamos:
    1- O jogo já estava ganho;
    2- Kaka ja estava com cartão amarelo;
    3- a violencia imperava, muito antes do entrevero.
    Técnico qualquer, com um pouquinho de bom senso, teria substituido o atleta.
    Por último, toda pessoa que se torna publica, e o sr. Dunga como figura pública é imperativo, queira ou não, ter um mínimo de postura o que significa ser educado, gentil, não ter a ‘boca suja”,, etc. etc.
    A entrevista não é para reponder penguntas? Decline do cargo ué.
    Um grande abraço,
    conterrâneo lá da aldeia.

  48. Luiz Andrade

    -

    21/06/2010 às 20:30

    Os esbirros do Lulla na internet já deram esse passo que o Reinaldo fala.
    Passeando por sites e blogs esportivos, não há como não perceber que uma nova saga mitológica se desenvolve, Dunga versus a malvada e manipuladora Globo. À partir do exemplo de Lulla, o treinador criou coragem para peitar a poderosa, em nome do povo e do bem.
    Afinal a seleção foi visitar o molusco antes de viajar para Africa do Sul e eu nunca achei que foi de graça que SP e Curitiba estejam quase eliminadas como sede da copa de 2014, fato que será explorado “ad infinitum” como prova de incompetência da oposição. E se não forem eleiminadas terá sido por obra e graça da magnanimidade do molusco.

  49. Pedro Lopes

    -

    21/06/2010 às 20:28

    Ótimo comentário e nosso treinador, que praticou o anti futebol na Itália e depois uma vitória fácil nos EUA, acha que está com o rei na barriga. Sou brasileiro fanático, adoro esse país, porém, torço contra a seleção, diante desse treinador arrogante, ditador, além de proibir as notícias do time, sonho de todos os torcedores nesse momento de comoção nacional…..

  50. Rex

    -

    21/06/2010 às 20:28

    Reinaldo, boa noite, obrigado por postar meus comentários:

    Costumo ler todos os comentários, principalmente quando o assunto é polêmico como esse. Acho que está 50% x 50%. Irá para os pênaltis? Tem um cidadão ali embaixo que “dungou”; está com complexo de Dunga. Só palavrão. Bom, decorei o nome dele. Pra não ler mais seus (dele) comentários. Cruzes.

  51. Arthur

    -

    21/06/2010 às 20:26

    Afff, deixa o Dunga saber que vocês estão colocando ele numa panela junto com o Lula, com os bispos da Record. O povo é doido mesmo. Mistura tudo com futebol!!!

  52. Gustavo

    -

    21/06/2010 às 20:25

    O sapo analfabeto quer se juntar ao anão mal educado. Excelente!

  53. João

    -

    21/06/2010 às 20:12

    “Não posso falar da ditadura pois não vivi aquela época”

    Dunga, que se tornou o novo ídolo dos militantes contra o “monopólio da mídia” - sucedendo o bispo Macedo.

  54. Quanto ganhas meu filho?

    -

    21/06/2010 às 20:07

    A Imprenss está aí mesmo para indagar, as vezes com perguntas incomodas, por não? Quem ocupa cargos como o de Dunga, e recebe centenas de vezes mais que o salário médio do brasileiro, deveria responder a tudo com muita serenidade.

  55. Menelau Santos

    -

    21/06/2010 às 19:49

    Reinaldo,

    O Rodrigo das 7:34 pm disse que a CBF é privada.

    Fiquei na dúvida.

    Ele está certo ?

    um abraço

  56. sem nome

    -

    21/06/2010 às 19:46

    O técnico da seleção também está sujeito aos principio constitucionais da publicidade e moralidade. Ministério Público nele, pois a seleção recebe verbas publicas.

  57. JOSÉ OLÍMPIO

    -

    21/06/2010 às 19:44

    DUNGA É UM JUMENTO POR NATUREZA. COM AS QUALIDADES PESSOAIS DOS NOSSOS JOGADORES QUALQUER OUTRO JUMENTO DARIA UM BOM TÉCNICO PARA A SELEÇÃO.

  58. Rodrigo

    -

    21/06/2010 às 19:34

    “Mas seu papel inclui prestar satisfações, sim, do seu trabalho.”
    Peraí Reinaldo! O Dunga não é funcionário público. Nem você nem eu pagamos o salário dele. Ele deve prestar satisfações é à CBF e aos patrocinadores da seleção. Eles tem todo o direito de fazerem cobranças. Me parece que os patrocinadores já estão fazendo. Agora, dar satisfação pra repórter, comandando uma entidade privada?

  59. Esther Correa

    -

    21/06/2010 às 19:32

    Oi tio Rei
    Acabo de ver na ESPN que a FIFA quer ver os videos onde Dunga chinga os jornalistas e o árbitro para posterior punição, inclusive durante a copa mesmo.
    É o que o casca grossa merece mesmo. Mesmo sem som, dá p/ perceber que, a hora que termina o jogo ele chinga o árbitro de ladrão e o manda a merda.

  60. Netto

    -

    21/06/2010 às 19:27

    Reinaldão, se vc ainda não postou, que todos vejam no Youtube o quiprocó do Dunga recalcado com os repórteres da globo.
    http://www.youtube.com/watch?v=mm_yn4-1QN4

  61. Garganta

    -

    21/06/2010 às 19:26

    Demorou para cair a ficha, mas eu entendi a ironia… Se você não for um assassino, haha…

    Garganta.

  62. Lucas Saboia

    -

    21/06/2010 às 19:25

    Bingo! Alex Escobar diz em seu blog que não fará do episódio de ontem um “tema de debate” e que há “assuntos mais relevantes” a se tratar. Como se vê, o jornalista é o primeiro a abrir mão de defender seu trabalho, certamente por medo de encarar o treinador - ao menos enquanto ele está vencendo. Se a própria imprensa se acovarda diante dos consensos oriundos das vitórias efêmeras, é porque já está rendida. Neste particular sentido, ela atrapalha sim.

  63. Moracha

    -

    21/06/2010 às 19:25

    PÔ, tem uns nécios por aqui que não dá prá aguentar.
    Seleção perder ou ganhar jogo por causa da imprensa.Fala sério!!
    E as copas que ganhou com a imprensa lado-a-lado com os jogadores.
    Sou gaúcho, apoio o Dunga, mas ele tá mais perdido que cego em tiroteio nessa mania de perseguição e pobre coitadismo “do eu e a seleção contra o mundo.”
    O que o Dunga e outros não aceitam é uma imprensa livre do cabresto e crítica da realidade.Não aceitar discordâncias denota um autoritarismo primal,em qual grupo existe 100 % de convergência ou unanimidade? Nenhum, nem aqui nem em Havana que o Fidel prá enganar ingles vence eleicões com 99,9 % dos votos.Deixa de ser rancoroso Zangado, digo, Dunga..

  64. Garganta

    -

    21/06/2010 às 19:21

    “reynaldinho disse:
    junho 21, 2010 às 7:09 pm
    ô garganta 6:52, ei sei onde vc mora.como vc se sente agora?”

    Não sei se isso é uma ameaça, mas, se for, eu achei menos aterrorizante do que engraçada.

    Garganta.

  65. Cactus

    -

    21/06/2010 às 19:15

    No final da copa de 1990, a chamada Era Dunga, lembro-me de um colega que discutia comigo dias após a decepção. Ele disse: somente pessoas que entendem de futebol como eu e você sabem que o Dunga foi o melhor jogador da seleção de Lazaroni! Pois bem, o Dunga fez a sua parte com perfeição (ou quase), que era desarmar o adversário, não precisava mais nada disso. Em 1982, tivemos o Falcão, craque, porém não desarmava ninguém, deu no que deu. Ah, mas nenhum dos dois foi campeão. Claro, o time do Lazaroni era medíocre. Telê, inteligente, viu o seu erro e escalou Pintado no time do São Paulo em 1992 e Doriva em 1993. Jogadores muito parecidos com Dunga. E aí foi campeão do Mundo!

  66. Luiz

    -

    21/06/2010 às 19:14

    Nuncaantesnestepaiz houve tanto patrulhamento
    Não podemos sequer interrogar a seleção

    Somos patrulhados pela sanha petralha que agora se inventou nacionalista pq convem em ano eleitoral.

    Nunca, nem na dita’dura’ houve tão pouca liberdade.
    Saudades dos militares e do Sarriá

    M.rei, desculpa a quantidade de comentários, hj estou triste por ontem, qdo pioramos a ponto de alcançar a moral argentina.

  67. Rogerio

    -

    21/06/2010 às 19:14

    Numa das primeiras entrevistas de Dunga quando ainda havia a dúvida sobre as condições físicas de Kaka ,ele soltou “ele está parado há mais de dois meses e é natural que “teje” fora de forma.”
    Dunga é um brucutú que acha que vestir Alexandre Hertskovitz o torna alguém melhor.

  68. Lars

    -

    21/06/2010 às 19:13

    Não tenho nada contra o Dunga. Nem a favor. Quem é de direita, aliás, deve estar adorando o estilo militar dele. Sim, a disciplina é toda militar. Afastou os indisciplinados e exige obediência cega ao comando. Adora ser bajulado e não desculpa enfrentamento nem em pensamentos. Claramente é complexado. É bom não rir muito perto dele porque pensará que riem dele. Com muita vivência no meio futebolístico, notou coisas até óbvias: quase todo jogador saiu de favelas ou semelhantes e o dinheiro fácil e a fama muda a cabeça deles depois de alguns anos. Viram outras pessoas. Priorizam a diversão, o mulherio, as festas, a liberdade pessoal. Atletas de verdade não podem ter tudo isso sem se prejudicar

  69. Cidadão

    -

    21/06/2010 às 19:11

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Não sei se felizmente ou infelizmente, mas não vi o maravilhoso Mané, o Garrincha, jogar, pois como dizia o Nilton Santos, enfrentar o Flamengo era bicho certo, ainda mais com o Mané. Costumo definir Garrincha como “fruto da ficção científica”, assim consigo resolvê-lo psicologicamente como rubro-negro. Quem o viu jogar, diz que foi maior e melhor do que o Pelé. Mas eu pesquisei, e quem viu o mestre Zizinho atuar nos 40 e 50, defendo que ele foi maior do que Pelé. Não sei responder, mas o Rei diz que Zizinho foi o seu espelho. VÃO TOMAR NO CU, VÃO PARA A PUTA-QUE-PARIU PROFESSORES, GRUPOS E MARADONA.
    Abraços,

  70. Luiz

    -

    21/06/2010 às 19:10

    esse dunga paranóico fala em perseguição?

    E nós?
    …que recebemos a cada dia uma trombada moral dos representates de turno do nosso poder
    E nós?
    …que somos golpeados nas pernas por ladrões corruptos, cínicos e mentirosos.
    E nós?
    … que mal podemos ensaiar uma cotovelada protetora, um rasgo de mal humor e já nos querem apontar o cartão vermelho.

    Que saudade dos militares e do Sarriá.

  71. reynaldinho

    -

    21/06/2010 às 19:09

    ô garganta 6:52, ei sei onde vc mora.como vc se sente agora?

  72. otavio barbosa

    -

    21/06/2010 às 19:07

    Dunga erra ao ir para o confronto com a imprensa, mas dá para entender. A qualidade de nossos jornalistas é baixissima, por exemplo, esse que fica rindo e balançando a cabeça enquanto o Dunga fala não tem preparo nenhum. Até outro dia era comediante de rádio, se acha engraçadinho. Vai fazer palhaçadinha em outro picadeiro palhaço metido a reporter jornalista.

  73. Lupini

    -

    21/06/2010 às 19:05

    Reinaldão, lí o artigo anterior e por hábito, esperei o repique que você normalmente faz em resposta aos comentários.
    Lí o segundo e quase que sentei o dedo em você (em suas palavras), mas, graças à paciência pude ver, no último parágrafo, aquilo que já disse aqui, norteia os cérebros menos esclarecidos e habituados ao uso integral.
    De fato, seu artigo remete, profundamente, ao conceito expresso na ultima linha. Acontece que o uso de metáforas ou silogismos correntes na narrativa, exige do leitor maior apuro na interpretação e na aplicação da lógica.
    Parabéns, o texto, no meu parco entendimento, foi uma resposta à altura ao Saramaguismo.
    “Eu me ocupei de outra coisa, bem mais séria:”

  74. Luiz Correa

    -

    21/06/2010 às 19:04

    Primeiro, se o Dunga recebe um belo salário para ser treinador da seleção brasileira, é sobretudo graças à imprensa, que sobre e super valoriza o futebol, sobre todos os demais esportes.

    Segundo, não me considero pouco patriota ou contra a seleção se na minha opinião o segundo gol do Luis Fabiano deveria ser anulado. No momento da jogada já deu para ver que ele cometeu dupla falta.

    Terceiro, o Brasil penou, precisou se esforçar muito, etc., para fazer dois míseros gols no time medíocre da Coreia do Norte. Portugal, brincando, fez sete.

    Enfim, não há espaço nem motivo para tamanha arrogância. Nem dele, nem do Lula (apesar do impressionante mito que está sendo criado em cima dele).

  75. Rodrigo L.

    -

    21/06/2010 às 19:02

    Perseguição da imprensa contra a selação e Dunga? Ah, falem sério, é só ufanismo que se vê, por todos os lados, salvo raras exceções.

  76. Mario

    -

    21/06/2010 às 19:01

    Reinaldo, tenho o costume de ler sua coluna todos os dias. Concordo com seus pontos de vista. Mas, no caso do Dunga com a rede Globo, tenho de discordar: o pessoal da Globo quer impor suas vontades e vejo os comentários durante as transmissões como um absurdo de falta de respeito com o treinador. Ora, se ele foi colocado lá como treinador, ele assume os riscos porque somente ele está la vendo o que ocorre e somente ele tem a exata noção do que ocorre com os jogadores. Por que uma emissora de televisão com seus jornalistas quer impor suas vontades? Deixem o Dunga fazer seu trabalho. Afinal, estamos cansados de ver tanta gente se deixar dobrar pelos mais fortes.

  77. Na Era da Neo-Boçalidade

    -

    21/06/2010 às 18:59

    Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Coloque-a no poder. Com o “diproma de prizidenti”, pudemos conhecer o mau-caratismo e a grande aptidão para saquear cofres públicos de lullalau. Não foi à toa que frei Betto, ao deixar a assessoria da quadrilha de lulladrão, disse com todas as letras: “O poder não transforma as pessoas, revela”. Mais tarde, ao afirmar que ainda assim vota em lullarápio, mostrou que foi picado pela mosca azul do lullocleptopetralhismo. Dunga não chega a ser um lullambão ou um “freiotário”, mas se revelou mal-educado. Devia pedir desculpas ao brasileiro pelo orgulho bandido de Luiz Fabiano. Achar bonito gol ilegal feito com a “mão de deus” é coisa de canalhas!

  78. Francisco de Taubaté

    -

    21/06/2010 às 18:58

    Tio Rei, meu único gosto por futebol se resume ao Timão, e já acho que é muito. Como ele não está jogando na África, pouco me importa o que por lá se passa. Quanto a esse troglodita do técnico brasileiro, estou de pleno acordo com você. Ele é mesmo um cretino muito mal educado, típico de um petralha. E a torcida cega e boba, se deslumbra com um gol ilegítimo.

  79. Luiz

    -

    21/06/2010 às 18:58

    Prefiro mil tristezas jogando no estilo Sarriá
    Do que uma vergonha de felicidade estilo maradona.

    Os jornais ingleses com seu senso de humor particular publicaram: “gol com estilo”.

    Maradona emendou no estilo petralha latinoamericano “com as ‘mões’ de deus”

  80. Rex

    -

    21/06/2010 às 18:58

    Reinaldo: Boa Noite. Sou gaúcho.

    Ele é mal-educado. Não dá entrevista para os repórteres. Se esquece de que as entrevistas que dá (com má vontade), são dadas para os milhões de brasileiros que sofrem demais com a querida camisa verde-amarela. Muitas vezes os repórteres (inteligentes que são) fazem exatamente a pergunta que o torcedor, gostaria de fazer. Cidadão que tem classe não fala aqueles palavrões. Ele está lá por livre e espontânea vontade. E é muito bem pago por isso.

  81. Lila

    -

    21/06/2010 às 18:57

    Que enrascada! Se o Brasil ganhar a Copa, vamos ter que aguentar o Dunga e o Lula dizendo que venceram, apesar da imprensa. Se perderem, eles dirão que o Brasil perdeu com a ajuda dela. Para os arrogantes os outros são sempre os culpados, eles, nunca…

  82. Cris Azevedo

    -

    21/06/2010 às 18:57

    Rei, uma constatação que fiz das últimas Copas foi que, monopolizadas pela Globo, elas se tornaram chatas. E por que? Justamente porque a cobertura é ufanista, oba-obista, e ninguém ousa apontar defeitos em jogadores ou no técnico.
    Antigamente, quando os jogos eram transmitidos por várias emissoras abertas, tínhamos a crítica, a análise técnica, e até as locuções eram mais divertidas e interessantes.
    Pois não é que Dunga se ressente justamente desta cobertura que só vê defeito nos jogadores e técnicos de outros times, quando não na bola e no juíz?Repare:os erros nunca são nossos. São erros provocados pelos outros, pela luz, pelo bandeirinha, pela torcida, pelo….
    Ah, cala a boca, Galvão!

  83. reynaldinho

    -

    21/06/2010 às 18:57

    Quem sabe o DUNGA, no proxímo jogo,contra portugal,ele vá fantasiado de Carmem Miranda,em homenagem a Atriz,manicure,bailarina
    e cantora luzobrasileira.O espanador,pois é… vcs já sabem.

  84. Cidadão

    -

    21/06/2010 às 18:56

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Não tem muito a ver, mas tem tudo a ver. Certa vez, vi uma entrevista do Puskas, definindo Pelé, o segundo maior jogador da história, o primeiro é o Prof. Maradona. Disse: “O maior jogador que vi atuar até hoje, foi Alfredo di Stéfano. Pelé está acima de tudo isso”. Por favor, General, sei que a Generalíssima não gosta, mas…PUTA-QUE-PARIU!!!! VAI TOMAR NO CU MARADONA, PROFESSORES E GRUPOS. Eu vi o jogo Flamengo x Boca. Nele o Andrade pegou o Maradona, colocou no bolso e disse: “quando terminar o jogo você saiu, viu?” VAI TOMAR NO CU MARADONA, PROFESSORES E GRUPOS.
    Abraços,

  85. Marcos

    -

    21/06/2010 às 18:53

    Grande engano misturar o Dunga com o Lulla. Dunga é um profissional sério, competente e responsável, qualidades que passam longe do “nosso” débil presidente. Tremenda injustiça equiparar pessoas tão diametralmente diferentes. Lulla, com seu comportamento trêfego, malandro e irresponsável, está mais para Wanderley Luxemburgo. Dunga é de outra cepa, nada obstante erros que, como qualquer humano, possa cometer.

  86. Garganta

    -

    21/06/2010 às 18:52

    Caro Reinaldo,

    No meu modo de ver, colocar a mão na bola, enganando o juiz, é perfeitamente aceitável diante das circunstâncias: Copa do Mundo, emoção, responsabilidade perante os companheiros, beleza do gol e etc. Não me parece correto exigir a verdade do Luís Fabiano. Trata-se de uma nobre mentira.

    Numa situação limite, se um assassino aponta uma arma contra alguém e pede o endereço de uma vítima, parece-me lícito enganá-lo.

    Às vezes a realidade pode apresentar-se imprópria demais para que se fale a verdade…

    Quanto ao Dunga, ele de fato pode ser menos rude. Mas não acredito que ele não tenha prestado satisfações ao público.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  87. Jeremias

    -

    21/06/2010 às 18:48

    Reinaldo,

    Seu comentario é palusivel e bem colocado, mas gostaria de salientar que o problema do DUNGA não é com toda a imprensa, mas sim com a REDE GLOBO. Digo isso pq. lembra do inicio do Dunga como técnico, em que a GLOBO (seus reporteres) incentivaram o torcedor brasileiro a pedir sua cabeça. Me lembro em um jogo da seleção que a torcida cantava, “esta chegando a hora do Dunga ir embora”. E se ele agiu da forma como agiu ontem durante a entrevista com o reporter da Globo, pode acreditar que é retaliação. Digo tbem, que em 2006 a Globo entrava e saia da concentração como bem queria e deu no que deu, perdemos a Copa.

  88. Dawran

    -

    21/06/2010 às 18:47

    Mais uma vez um post brilhante. Mas, teríamos vencido por dois a um. Robinho quase faz logo no início. Seria fantástico. Drogba pouco produziu e fez um gol em cima de nossa falha na marcação. Ponto. Além de Dunga, ter aguentar gol de braço fica um pouco demais. Só fortelece a rabugice. Na realidade, jogamos medianamente, lentos, errando passes. Mas vencemos de dois a um. Três a um como um gol arranjado. Prefiro assim.

  89. Bruno

    -

    21/06/2010 às 18:47

    Reinaldo, gostaria de saber se você considera educado um jornalista que fala ao celular durante a entrevista coletiva? E também o que balança a cabeça negativamente diante da resposta de um entrevistado. Obrigado.

  90. Marcos

    -

    21/06/2010 às 18:46

    Todos têm que ter boa educação. Quem exerce função como o Dunga, mais ainda. Mas aguentar as boçalidades de “entendidos” de futebol como o Fernando Calazans, o Renato Mauricio Prado, o José Trajano que, ademais, se comprazem em ofender, desqualificar, ridicularizar publicamente o treinado da equipe brasileira é tarefa para monge budista. Agora é o Dunga, mas já foi, Zagalo, Parreira, Felipão e até o Telê. Os caras tem um vasto histórico de erros nos seus prognósticos e não se emendam. Para ser “comentarista de futebol” como esses aí em cima e mais uma boa quantidade de outros, basta que nos textos por eles produzidos não apareça cinema grafado com dois esses aí só vai faltar um padrinho.

  91. Luiz

    -

    21/06/2010 às 18:44

    Essa gente estupida que conseguiu tirar a Copa de são Paulo, e do melhor estadio do Brasil, é a era Dunga Petralha.

    A explicação desses malfeitos se escondem nos porões do poder,
    que levou o brasil a jogar um amistoso para deleite dos sobreviventes do massacre do zimbabue e tanzania muçulmana diante de um estadio vazio e onde é proibido homem assistir tv e mulher ter clitoris.

    Kdê o Mainardi numa hora dessas?

  92. denes

    -

    21/06/2010 às 18:42

    Para Serra, a legalização do aborto prejudicaria programas de prevenção à gravidez indesejada. “Dificultaria o trabalho de prevenção, como no caso da gravidez na adolescência, que é um assunto muito grave. Vai (ter) gravidez para todo o lado porque (a mulher) vai para o SUS (Sistema Único de Saúde) e faz o aborto”, disse.

    Apesar da posição conservadora a respeito do aborto, o candidato se disse favorável à união civil de homossexuais e à adoção de crianças por casais do mesmo sexo. “Tem tanto problema grave de crianças abandonadas no Brasil que, para elas, é uma salvação”, disse.

    Ainda na seara de temas polêmicos, Serra colocou-se contra a descriminalização das drogas, contra a redução da maioridade penal e contra a pena de morte. Ele se disse a favor de cotas sociais no ensino superior, no lugar das cotas raciais.

  93. Rose Perito

    -

    21/06/2010 às 18:42

    Pessoas como Dunga e Lula (para ficarmos só nos dois casos mais atuais e escancarados) só aceitam a unanimidade: na mente e na psicologia de boteco desses dois, é impensável que alguém não lhes reconheça o talento e se curve à sua (deles) majestade.

    Quem ousa discordar é taxado como antipatriótico: é pecado mortal não torcer pela seleção brasileira em qualquer tempo, assim como é uma excrecência não reconhecer o quanto o país melhorou com o governo lulista.

    Sinto muito, mas ainda sou daquelas pessoas que prefere a ética à falta de moral e o futebol talentoso de encher os olhos do que partidas burocráticas e previsíveis.

  94. Jeremias

    -

    21/06/2010 às 18:41

    Reinaldo,

    Seu comentario é admiravel, mas assim mesmo gostaria de lembrar a vc. que o problema do Dunga não é com toda a imprensa e sim com a R

  95. Roubocoop

    -

    21/06/2010 às 18:41

    Estamos perdendo a noção.

    Luís Inácio o maior “tiro que saiu pela culatra” da história diplomática do Brasil no acordo com Ahmadinejad.

    Agora o Luís Fabiano conseguiu manchar a nossa imagem, não só com a jogada, mas mais ainda ao dizer que o toque não foi intencional.

    São atos que mudam a história do Brasil para pior, para sempre.

    O pior de todos esse singelos atos de malandragem foi daquela vez que uns resolveram seqüestrar um diplomata, numa época em que brasileiro não se matava nem se fazia nem um tipo de mal a ninguém.

  96. cansado de futebol

    -

    21/06/2010 às 18:40

    tio rei,
    VAmos falar de outra coisa, do novo código florestal, até que enfim gostei do Aldo Rebelo.
    Futebol, coisa de gente folgada, sim ja joguei futebol, agora ver pela tv??
    Torço contra a seleção brasileira, tomara que perca logo, assim acaba esta histeria coletiva.
    O brasil não ganha nada, quem ganha alguma coisa, que dizer muito coisa, são os jogadores, as cervejarias, e os chatos dos comentaristas esportivos.
    O dunga ainda é em melhor que os chatolinos.

  97. Luiz

    -

    21/06/2010 às 18:40

    No auge da “Era dunga” a principal realização do Brasil foi o penalti perdido pelo Baggio.

    O Romario ganhou sozinho aquela copa, o caneco devia ser só dele, e de nós brasileiros.

  98. Lorival

    -

    21/06/2010 às 18:39

    Não tiro uma vírgula do que tu escreveste. Não concordo por concordar ou para agradar, pois que isto é profissão de idiota. Creio que o Dunga encarna um modismo muito atual, aquele em que o incompetente se vê no direito de impor um pensamento, uma filosofia, sem reconhecer opiniões em contrário. Pior, se une a um grupo, igualmente composto por incompetentes, para defenestrar seus eventuais críticos. Ele, como muitos, não está acima da verdade. Se o Brasil ganhar essa copa, o futebol sairá perdendo. Não nos será mais permitido assistir os artistas da bola. Nos será negado extasiarmos com a arte desenrolada nos gramados, coisa em que o Brasil foi sempre o representante mor.

  99. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    21/06/2010 às 18:39

    REINALDO,VIVEMOS A ERA DO DESRESPEITO:ÀS LEIS,ÀS FAMÍLIAS,ÀS INSTITUIÇÕES,AOS SÍMBOLOS,AO MÉRITO,À HONRA,À HONESTIDADE,AO COMPROMISSO,AO ESFORÇO,À PROPRIEDADE,À ÉTICA E ATÉ À VIDA!PARECE QUE NOS DEFRONTAMOS COM OS EFEITOS DO JARGÃO HIPPIE”É PROIBIDO PROIBIR!” E NOS ARROGAMOS O DIREITO DE BURLAR,TRAPACEAR,CORROMPER,DERRUBAR,DILAPIDAR,DESTRUIR,INVADIR,CONSPURCAR!O CAOS É O DELEITE DE MUITOS,SEGUNDO OS QUAIS”QUANTO PIOR,MELHOR!”SÃO OS COLETORES DE DESPOJOS DE UMA GUERRA EM QUE SÓ HÁ INTERESSADOS NUM LADO! E SÃO ESTAS PESSOAS QUE ASSUMIRAM O GOVERNO,E TRATAM AS COISAS PÚBLICAS COMO PRESAS DE GUERRA!

  100. Cidadão

    -

    21/06/2010 às 18:37

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    O Dunga, como já disse, é um babaca que prefere jogar feio, mas quando perde, argumenta milhões de coisas que jamais justificariam a ausência de verdadeiros talentos. A seleção de 82 foi derrotada, sim!, mas de lá pra cá, nunca mais editou-se em campo algum o que foi visto naquela copa da Espanha. Perdeu, sim, mas ganhou um eterno e inesquecível lugar nos corações de todos que amam e conhecem futebol, sejam brasileiros ou não. Chorei, totalmente bêbado aqui em casa, mas passado tudo, reconheço, com orgulho, aquela da “Seleção do Telê” e não estes “grupos” (grupelhos)” e seus “professores”. Viva ao futebol, viva à Arte!!!!!
    Abraços,

  101. Luiz

    -

    21/06/2010 às 18:36

    “Quem sabiamente nos reprova

    Como alguém que aponta tesouros,
    devemos ver quem vê os erros,
    quem sabiamente nos reprova.
    Com tal sábio nos associemos,
    pois quem a tal sábio se unir,
    melhorará, não piorará.

    Darmapada, VI | 1″

  102. Crítico

    -

    21/06/2010 às 18:33

    Reinaldo,

    Concordo inteiramente contigo quanto à crítica ao Dunga. Porém discordo quando dizes que “defeito não é qualidade”. Defeito é qualidade negativa. O correto seria defeito não é virtude.

    Abraços

  103. denes

    -

    21/06/2010 às 18:32

    Vou abrir o jogo> Gosto de futebol da seleçao, mas espero que nao ganhe. Precisamos acordar, dá valor ao dinheiro. A cobertura toda custa grana. Tudo ali é uma grana alta e precisa ser valorizada. Agora, eu não sei quanto pagamos por essa copa.Dunga não tem espirito esportivo ainda acho que Neymar e Ganso poderia estar lá dando sua raça sua juventude sua força e suas manhas. Poderiam ter levado pelo menos para testar.

  104. reynaldinho

    -

    21/06/2010 às 18:30

    No programa em que o goleiro e ex técnico da seleção, Leão, foi entrevistado antes da copa,se não me engano na gnt,a pergunta feita pelo jornalista;porque vc cortou o dunga no inter?,Não cortei o dunga cortei o seu mal futebol,lá ele já andava querendo mandar no time e jogador tem que falar menos e jogar mais.Esse dunga já é velho conhecido pela sua arrogância PETRALHA,nunca escondeu.Porque a surpresa agora?E outra nunca jogou porra nenhuma e não tem títulos nenhum como técnico.Aparecer fantasiado em campo de Herchcovitch não vai fazer dele um indivíduo mais culto ou que saiba se portar em uma mesa,bugre isso que ele é,escrôto.

  105. TIÂO BENTO RJ

    -

    21/06/2010 às 18:29

    A imprensa fez Dunga. Ele também teve seus méritos. Esta é terceira Era Dunga. Para o bem de todos, que seja a última. Amém.

  106. Lopes

    -

    21/06/2010 às 18:29

    O Dunga tem motivos de sobra para esbravejar contra a imprensa. Leiam e ouçam o que foi escrito e falado sobre ele e suas escolhas. Muitos até com aberraçoes verbais explícitas.
    Penso que esse negöcio do Lula estar com popularidade colossal (infelizmente) faz mais um mal a nação: a falta totald e relativismo noscomentários da imprensa em geral, e isso se extende até o campo de futebol. Vejam a nota lacônica que a Veja fez sobre a morte de Saramago na última edição, talvez como se fosse ele o culpado pelas esquerdas revoltas, e sua obra (espetacular) um lixo dialético. Imprensa … pensa.

  107. rafael

    -

    21/06/2010 às 18:26

    Raríssimas vezes concordo integralmente com os seus comentários - quero dizer: da primeira à última linha e/ou palavra - e não tem nada a ver com questões ideológicas. Bem… mas hoje, num só dia, concordei integralmente, absolutamente, com dois comentários seus: Dunga e Ombudsman da Folha. Numa leitura enviezada, podemos dizer: a imprensa e suas indesculpáveis derrapadas contra o arrogante que se acha deus. Pois é… tempos de marketing, celebridades, guerreiros da cevada, dossiês…. E la nave va.
    Abraço.

  108. Samuel

    -

    21/06/2010 às 18:25

    Mas esse fanatismo XIITA pela “seleção do povo” é algo asqueroso - cheira mal. Gostaria que essa discussão do “povo” brasileiro sobre o Dunga fosse transferida para as eleições de outubro. Futebol é um esporte e só isso, não podemos ficar fanáticos desse jeito. Conheço pessoas que só compram artigos dos patrocinadores dos clubes para os quais eles torcem. É uma ALIENAÇão total. Os repórteres e o “povo” querem saber até a cor da cueca dos jogadores; os críticos ou comentaristas de futebol ficam esmiuçando tolices que aconteceram no jogo. Não dá para aguentar, eu devo ser de outro planeta.

  109. Chacon

    -

    21/06/2010 às 18:25

    Dunga é mal educado. Fez escola com Muricy, Leão, Wanderley (que é o menos mal educado) Nelsinho Baptista, não sei que essa gente tem na cabeça.
    Dunga parou a entrevista para ver se o Regis da Globo estava falando, isto é mania de perseguição, Dunga precisa de um terapêuta. Se ele selecionou bem ou mal, são outros quinhetos, estamos falando de educação. Agora, já que ele é o responsável pela seleção tem que responder por ela e acabou, goste ou não goste, se ele acha que a imprensa o persegue, que tal ele tentar educação para ver o que acontece? Parece um moleque de rua querendo arrumar briga. abraço

  110. denes

    -

    21/06/2010 às 18:24

    Jacy
    vá no you tube e coloque xingamento de Dunga legendado aí tire suas próprias conclusões. Realmente foi muita animosidade contra o jornalista que deve ter ficado surpreso.

  111. carlos amendola

    -

    21/06/2010 às 18:23

    O brasileiro tolera os incompetentes, os malcriados, os deselegantes, os mentirosos, os arrogantes e os ignorantes.

  112. JM

    -

    21/06/2010 às 18:22

    Reinaldo,
    Assisti, em 1957, o gol do DIDI de folha sêca no Maraca que classificou o Brasil p/ Suécia. O jogo foi contra o Peru.
    O gol foi feito no primeiro tempo , no lado da torcida do Flamengo.
    Tinha 12 anos foi ao Maraca com um tio.
    O Brasil levou um “sufoco” ,mas o jogo terminou 1×0.
    À noite fui assistir a resenha na TV RIO, os jornalistas da época
    chegaram a conclusão de que o lugar certo de o Garrincha jogar
    seria pelo lado esquerdo ,pois seu drible seria mortal se fosse p/dentro do campo e, não para o lado lateral (que era a marca genial de sua jogada.)
    Não me esqueço , pois concordei com os papas do fute da época.
    Reinaldo , por favor menos c/o Dunga.

  113. Nopt

    -

    21/06/2010 às 18:21

    Manera com o LF

    Ele foi treinado pelo Bernardinho!!!

  114. Rogério Amorim

    -

    21/06/2010 às 18:21

    Dunga.seu bundão!

  115. Clau

    -

    21/06/2010 às 18:21

    Rei,

    Bravo!!!!

  116. Cidadão

    -

    21/06/2010 às 18:19

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Nossa, grande texto, General! O jornalismo esportivo, com raras e louváveis exceções, estão aptos para digerir a qualidade do que é dito aqui, pois é mais do que futebol. Ontem, no 39, falava-se que o gol do Luís Fabiano não foi uma ilegalidade, mas, sim, uma licença poética. Acho legal um jogador de futebol ter talentos para o basquete ou vôlei. Tudo bem!, o cara é muiltitalentoso, mas agora acharem que só porque os argentinos fizeram um, nós também devemos louvar isso, é foda. Dunga é um babaca! Faz parte da geração que consagrou a derrota da arte, em detrimento do que temos de mais belo e poderoso: improviso, criação.
    Abraços,

  117. Eric

    -

    21/06/2010 às 18:12

    Que o Brasil ganhe a Copa 2010, e que Dunga vá à merda, com todo aquele viés autoritário de querer amordaçar o pensamento divergente!! Se não quer ser contestado, que mude de profissão, ou que vá comandar a Coréia do Norte, onde a felicidade vem em ondas (hehehe), já que não (?) existe a… contestação!!

    Enquanto isso, que lance mão de algumas consultas à um psicólogo. Talvez a técnica de regressão ajude-o a se resolver, com o ocorrido nos tempos da execrável “era dunga”:

    http://espnbrasil.terra.com.br/selecaobrasileira/noticia/130142_VIDEO+PARA+MAURO+CEZAR+PEREIRA+AGRESSIVIDADE+DE+DUNGA+COM+IMPRENSA+E+PROBLEMA+PARA+PSICOLOGOS

  118. Jmendes

    -

    21/06/2010 às 18:09

    O Dunga é grosseiro, mal educado, e -não convivo com ele- mas me parece irrascível. Mas certos jornalistas foram injustos e grosseiros com ele, quando criaram o termo “era Dunga” para designar futebol ruim. Creio que isso, que vêm de 90-94, não me lembro ao certo, criou nele, desde então, raiva da imprensa. No mais, sempre lembrando que Dunga TERIA QUE SER educado, pelo cargo que ocupa, alguns dos jornalistas esportivos são pessoas que não merecem mais estima que a irrascibilidade do Dunga. É a briga do grosseiro com os grosseiros. Os caras amaciam pra seleção, mas não pro Dunga. Não gostam dele. E dunga não gosta deles.

  119. EMJ

    -

    21/06/2010 às 18:07

    Quando é mesmo que haverá eleições escolhendo o novo presidente da CBF? Quando foi a última?
    Da onde mesmo sairão os recursos para bancar a copa de 2014?
    Gosto de futebol, gosto de ver a seleção ganhar, mas percebo que gosto cada vez menos.
    Dunga? Quem ele pensa que é? É melhor que eu? É melhor que vocês? Um cara como ele que fala que foi “dificilíssimo” o jogo.
    Ele não tem o equilibrio emocional necessário para comandar a seleção brasileira mas se acha!!!

  120. Baiano

    -

    21/06/2010 às 18:07

    Reinaldo,
    Quando falei do corporativismo, não me referi a você. Você fala de política. Se você critica a Folha ou o Estadão, é outro papo.
    Agora, me diga um jornalista ESPORTIVO que ficou do lado do Dunga.
    O Dunga é técnico (jogador) de futebol, não foi “feito” para ser malandro em falar com a imprensa. O mesmo não se pode dizer do Lula, que apesar de todos os pesares(e são muitos), se dá bem, tanto que ganhou 2 eleições, infelizmente.
    Voltando ao Dunga, ele apanhou, apanhou, apanhou..encheu o saco, e quando pode revidou. Só isso. Todo mundo faz isso. Torço para ele.
    E sobre a imprensa, segue o ditado: “Ruim com ela, pior sem ela.”
    Abcs
    Baiano

  121. Cactus

    -

    21/06/2010 às 18:05

    Certamente nada justifica a violência. Porém ninguém comenta que os africanos desceram o sarrafo após ver aquela farsa do gol do Luis Fabiano…

  122. Cactus

    -

    21/06/2010 às 18:04

    O juiz cara de pau saiu dando risadinhas ao mostrar o braço para o L. Fabiano. Ora, se ele nada tivesse visto não daria risada alguma. Aquilo significou claramente que ele estava querendo dizer: eu sei o que você fez…

  123. ncosta

    -

    21/06/2010 às 18:04

    falta de educação e deboche virou rotina nesse país de dois neurônios; somente 5% cobram postura e ,por isso, quanto mais semelhante ao luis 51 ,mais popularidade e maior o número de seguidores; ainda por cima o cara é covarde, xingava entre dentes, nem coragem de enfrentar ele teve, ridículo.
    faz isso com jornalista pq só esses têm acesso a ele, mas é o que pensa dos que o criticam .

  124. Elke Streit

    -

    21/06/2010 às 18:03

    Sim, Dunga perdeu a cabeça e não pode se dar ao luxo disso. MAs dizer que a imprensa não está contra ele, até a imprensa reconhece que está.

    Ele disse uma coisa muito importante: essa tara dos jornalistas urubus em criticar tudo e todos atrapalha os jogadores, que são só uns caras fazendo o trabalho deles, alguns inclusive recuperando a auto-estima. É uma pressão doentia e desumana; não é jornalismo.

    Eu estou de saco cheio de ler e assistir a jornalistas esportivos consagrados, que não têm imaginação pra formular uma pauta, então enchem linguiça (sem trema, infelizmente) falando mal do Dunga porque todos sabemos que é um assunto consensual e deixa bem na foto.

  125. Victor

    -

    21/06/2010 às 18:01

    Reinaldo!
    O povo é o reflexo do governo que tem, pois é o povo que elege pessoas com quem se identificam.
    Por isto, temos um boçal, ignorante, analfabeto, tolo, e outros predicados impronunciaveis, como o nosso PRESIDENTE.
    Repara bem se o Dunga não é exatamente igual ao Lulla, pelo menos na arrogancia, na estupides, e na certeza que nada o atinge.
    Lamentavel , mas nós os 5% vamos ter que engolir, mas, como não há mal que sempre dure, e nem bem que não acabe….
    Aguardemos.

  126. Betho Aguiar

    -

    21/06/2010 às 18:01

    Reinaldo se há um jornalista que respeito, este jornalista é você. Você parece-me justo, integro, ético e sobretudo honesto.
    Também não quero defender Dunga porque ninguém tem o direito de ser mal-educado.
    Mas a carga que alguns jornalistas tem feito em cima do Dunga é demais.
    Principalmente os da BAND.
    Dunga pode ser o que for, mas não se pode descutir a qualidade do seu trabalho.
    Até agora ganhou tudo e ponto final.
    Ponto Final por extenso para não pensar que sou Petralha.

  127. anogueira

    -

    21/06/2010 às 18:01

    Torço, como milhões de brasileiros, pelo triunfo da seleção da CBF.
    Acho que os jornalistas brasileiros deveriam fazer um tipo de boicote, e parar de fazer matéria sobre essa seleção.
    Caso houvesse um tropeço, certamente ele (o Dunga) não teria em que colocar a culpa, a não ser em si mesmo.
    Conheço muitos gaúchos “casca-grossa” , mas, são competente no que fazem. Essas grosserias são totalmente desnecessária
    Esse Dunga nunca foi e nunca será técnico de coisa nenhuma. As vitórias não são mérito dele.

  128. Carlos de Antenor

    -

    21/06/2010 às 18:00

    Caro Reinaldo,
    O Senhor Dunga (que alías, é tão ou menos elegante que o anão de quem rouba essa graça de apelido) é produto de tudo isso que rumina pela “deseducação” corporativa à soldo das franjas do poder. Blogueiros poupançudos; beatos popupançudos; senhoras com bocas inflexas por botox; Ministros falando por candidatos como se estivesse à frente da procisão da festa junina oficial…é a metamorforse que joga o Sr. Dunga nessa triste empreitada de brigar contra o nada. Esse jogo de comadres só serve para desvio do que interessa: um país com discussões sérias. Imagina o Obama recebendo a seleção Americaa para uma sessão de beija-mão. Me poupem, mas sem poupançudos!

  129. Mané

    -

    21/06/2010 às 18:00

    O único mérito do Dunga foi acabar com as baladas e badaladas que a falta de autoridade de Zagalo e, principalmente, do banana do Parreira que só ganharam alguma coisa por causa de individualidades, nunca por esquemas ou táticas. De resto ele é apenas uma invenção da CBF.

  130. Gustaf vascon Jacob

    -

    21/06/2010 às 17:59

    Aposto com quem quiser 10mil reais que o Brasil de Dunga não passa das quartas.quem quiser é só se manifestar,e digo ainda mais, a Argentina também não passa das quartas e a campeã será a Alemanha que disputará a final com a espanha.é esperar para ver, ou apostar para desmentir.

  131. Marau

    -

    21/06/2010 às 17:59

    Nada mais me espanta neste país. O segundo gol do Brasil de Luiz Fabiano foi sim ilegal, controlou a bola nos braços. Esse é o nosso Terry Henrry.Cuidado para não sermos castigados como a França está sendo. Mas como no Brasil de hoje é normal o Presidente ser multado por infringir a Lei Eleitoral, chegando até a fazer comentários jocosos a respeito, muitos defendem atitudes ilícitas como essa do nosso jogador. Caro Reinaldo, os exemplos vêm de cima.

  132. leo

    -

    21/06/2010 às 17:59

    Luis Fabiano ter colocado a mão na bola foi voluntário. Involuntário foi dizer ao juiz que não o fez.

  133. Lopes

    -

    21/06/2010 às 17:57

    Marechal Reinaldo,

    É o cúmulo! Nem do técnico da seleção a imprensa pode reclamar….

    Que bom pois vivemos num País perfeito!!!!

    Soldado Lopes.

  134. Da Maia

    -

    21/06/2010 às 17:57

    Dunga ainda não percebeu que o cargo de técnico da Seleção Brasileira é maior do que ele. E a obrigação de prestar informações a todos é um papel fundamental como procurador que o é.

  135. ricardo

    -

    21/06/2010 às 17:57

    e alguns desses jogadores, hoje famosos, quando não eram, não podiam ver um microfone da Globo…

    saiam em disparada de encontro ao repórter…

    “me entrevista, me entrevista”…

  136. leo

    -

    21/06/2010 às 17:56

    Dunga está nervoso porque passa o tempo todo com a Branca de Neve mas não consegue beijá-la.

  137. jacy

    -

    21/06/2010 às 17:55

    Pelo amor de Deus estou curiosa para saber de que palavrões impublicáveis o DUNGA xingou o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo. Se alguém descobrir divulgue, por favor. O que o Dunga Falou? Xingou de que? No Vídeo não dá para ouvir.

    O juiz ele xingou de “LADRÃO”.
    O jogador DROGBA o Dunga xingou de “drogba de merda”.

  138. Oscar

    -

    21/06/2010 às 17:55

    Reinaldo,
    comparando com o Dunga, o Maradona é uma moça.

  139. denes

    -

    21/06/2010 às 17:52

    foi exatamente o que disse no meu comentario: a imprensa é maravilhosa com toda a equipe, até demais. Essa animosidade toda é gratuíta mesmo. A globo deveria cobrir a seleçao da Argentina. O que eu falei da Globo foi que ela peca paparicaçao exagerada e recebe essa porrada. A Globo e nehuma outra emissora é contra o futebol brasileiro. Há apenas uma crítica, umas ironias, umas pauladas, mas o sque é que tem, isso é ótimo.

    Cobertura 10 . Não vamos perder a esportiva com esse técnico. Como disse Reinaldo não vamos dar força ao apedeuta mor

  140. ricardo

    -

    21/06/2010 às 17:51

    pois então, falta pouco mesmo para os petralhas lançarem Dunga como candidato a presidência da republica no lugar da boneca….

    virou o novo herói do petralhismo…

    eh fácil de constatar, basta analisar os comentários-padrão da turma que fica na internet defendendo o petralhismo…

    o padrão, tanto de analfabetismo como o de cólera, eh o mesmo…

    Lula deve estar lamentando ja ter escolhido sua candidata e que Dunga não tenha mostrado a tempo sua face populista…

    era o candidato ideal do petralhismo…

  141. Anônimo

    -

    21/06/2010 às 17:46

    O problema é que nossa Seleção acompanha essa baixa qualidade que domina esta Copa…

  142. Rose

    -

    21/06/2010 às 17:46

    Perfeito, Reinaldo!!! Poucos têm a coragem de escrever textos tão verdadeiros como este seu.
    É uma pena que há gente de sobra neste país defendendo a falta de educação.

  143. Afonso

    -

    21/06/2010 às 17:45

    Concordo plenamento contigo Reinaldo. De minha parte e por causa do comportamento deplorável do Dunga, estou achando que seria melhor o Brasil não se sagrar campeão. Acho que a Fifa e a CBF deveriam puni-lo.

  144. Sérgio

    -

    21/06/2010 às 17:43

    Estamos vivendo a “Marcha da Boçalidade”.

  145. Roubocoop (com as duas mão na copa)

    -

    21/06/2010 às 17:42

    A condução da Jabulani foi involuntária.

    Se fosse voluntária Luís Fabiano teria entrado no gol com bola e tudo, debaixo do braço.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados