Blogs e Colunistas

18/01/2010

às 5:07

ENTÃO A CNBB E ZILDA ARNS NÃO HONRAM OS DIREITOS HUMANOS? QUE LULA TROQUE O “DECRETO DILMA” PELO “DECRETO ZILDA”

O governo sofreu uma primeira e vexaminosa derrota com o recuo imposto pelos militares na questão da Comissão da Mentira, chamada “Comissão da Verdade” na novilíngua luliana. Mas o tal decreto dos direitos humanos mantém todas as outras ameaças à livre expressão, ao direito de propriedade e à liberdade religiosa. É de se duvidar que projetos de lei, pautados por aquela porcaria, passem  no Congresso. Se aprovados, duvido que a sua flagrante inconstitucionalidade não fosse apontada pelo Supremo, já que corresponderia a apagar da Carta quase todo o Artigo 5º. Ocorre que a sua simples existência ameaça é. E também se revelam as intenções do PT. Tanto é assim que a proposta para controlar os meios de comunicação já foi aprovada nas conferências dos direitos humanos e da comunicação. E o mesmo ocorrerá na da cultura. Eles odeiam a liberdade e não desistem nunca! A exemplo de Lênin, indagam — desde que estejam no poder: “Liberdade pra quê?”. Sigamos.

De todas as ameaças, as que mais correm o risco de virar leis porque, aparentemente ao menos, mais amparadas ou na legislação ou num problema social grave, são mesmo a descriminação do aborto e o banimento do crucifixo de órgãos públicos. Vamos ver.

A minha oposição às duas proposições, como sabem, é ABSOLUTA, DEFINITIVA, INEGOCIÁVEL, IRREDUTÍVEL — e acrescentem aí palavras do mesmo paradigma. Mas não ignoro a sociedade em que vivo. Entendo que se possa argumentar que o crucifixo não é um símbolo que tenha especial significado para todos os brasileiros, só para os 90 e poucos por cento dos cristãos… Certos ramos pentecostais estão chamando crucifixo de “imagem”… Vênia máxima, acho que isso corresponde a ignorar o próprio protestantismo de que derivam.  Mas retomo: entendo que se queira fazer esse debate, embora ele me pareça absurdo pelas razões já expostas no ano passado e ontem. Quem não o fez deve ler Derrubem o Cristo Redentor e ponham Lênin no lugar.

Da mesma sorte, reconheço que o aborto é também um problema grave de saúde, embora a sua descriminação fosse um daqueles erros torpes que causariam, especialmente nas condições brasileiras, um agravamento dos problemas que se propõem a resolver — a argumentação do terreno da ética e, por que não?, da religião já foi exposta à exaustão.  Entendo que organizações de mulheres queiram fazer esse debate — só desprezo os absurdos daquelas senhoras que se dizem “Católicas Pelo Direito de Decidir”. Elas têm é o direito de decidir mudar de religião. Adiante.

Como vêem, não ignoro o mundo em que vivo e suas demandas. Só não preciso sair correndo atrás da pauta proposta pelos “modernos” feito cachorro perseguindo mudança. O que é DE UMA VIGARICE INTELECTUAL SEM LIMITES, CONCEITUAL E HISTORICAMENTE FALANDO, É INSERIR TAIS PROPOSTAS NUM PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS. Sim, também é um escândalo que censura à imprensa e Judiciário manietado pelos companheiros estejam nessa pauta, sei disso. Mas convenham: nesses dois aspectos, eles poderiam chamar em seu socorro até a ala heavy metal da CNBB, não é?

Por que faço essa lembrança? Ora, um dos grupos chamados “de resistência” da esquerda, o MST (que teve atendida a sua reivindicação em favor da extinção da propriedade privada), não existiria sem o apoio da Igreja. Por mais que, hoje, eles se alimentem do dinheiro público, é a Escatologia da Libertação que dá o cimento moral ao grupo. Em muitas outras causas em “defesa dos pobres e dos oprimidos”, a Igreja é sua parceira da s esquerdas. Ela está, como sabe qualquer um que estude um pouquinho, no nascimento do petismo, que derivou da soma de três correntes principais: Comunidades Eclesiais de Base, sindicalismo e marxistas que retornaram do exílio. Por metonímia, em que a parte representa o todo: Bettos & Boffs, Lula e Zé Dirceu.

E a Igreja Católica, mesmo as alas vermelhas da CNBB, não apóia essas causas. O que quero dizer é que, não fosse conceitualmente absurdo que se fizesse tal debate no âmbito dos direitos humanos, é historicamente falacioso afirmar que se opor à perseguição aos crucifixos e à descriminação do aborto seja o mesmo que se opor aos direitos humanos. Ou como explicar a atuação daquela Igreja que eles próprios prezam? Ou como explicar a atuação de Zilda Arnas, que todas as pessoas decentes prezam?

Quando falava numa igreja do Haiti, minutos antes de morrer, em defesa da proteção à vida desde a concepção, estaria, então, Zilda atacando um “direito humano”?  Quer dizer que a Igreja pratica um direito humano quando defende a reforma agrária usando palavras (de modo torto, mas vá lá…) do Cristo,  mas estria agredindo outros direitos humanos quando defende o crucifixo — onde está a representação simbólica desse Cristo — como um elemento formador de nossa cultura?  Quer dizer que a Igreja só será respeitada por esses valentes enquanto usar em favor da causa deles a sua reputação espiritual conquistada junto a outros grupos sociai, mas será imediatamente acusada de perseguir os direitos humanos tão logo se lembre de que ela, afinal, é Igreja e fala em defesa do mundo cristão?

Aquela turma que baba seu rancor (ver post acima) ficou furiosa quando comparei as atuações de Dilma Rousseff e Zilda Arns no que respeita à defesa da vida. Torno ainda mais duro o cotejamento e faço — sei que é inútil, mas faço — uma cobrança ética. Lula e Dilma posaram ao lado do caixão daquela grande cristã.  Deveriam ambos se envergonhar (sei, eu e minha boa vontade…). Deveriam ambos se constranger.

Lula tinha acabado de decidir que a perseguição aos crucifixos e a defesa da descriminação do aborto CONTINUARIAM NO TEXTO COMO DIREITOS HUMANOS (o grifo é importante)!!! E o corpo que jazia ali era da mulher que perdera a vida no Haiti EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, combatendo, na prática (e dando a sua vida por isso), aquelas duas teses. Ao lado de Deus Pai, deve ter pedido ao Altíssimo que perdoasse a desfaçatez da dupla.

Em homenagem a Zilda Arns — ela, sim, uma verdadeira mártir —, o presidente deveria assinar um novo decreto reformando ao menos esses dois aspectos. Não faltaria militância para transformar tais propostas em projetos de lei. MAS NÃO DENTRO DE UMA CARTA DE DIREITOS HUMANOS.

Manter o documento e posar ao lado do caixão correspondeu a pisar na memória de Zilda de maneira miserável; correspondeu a dizer: “Ah, tá bom, até que ela trabalhava direito, mas em matéria de direitos humanos, deixava muito a desejar”. O conjunto de ações protagonizado pela dupla foi indecoroso! Que Lula substitua já o “Decreto Dilma” (é sempre a Casa Civil que dá a palavra final) pelo Decreto Zilda.

Que saia o decreto que glorifica a morte e entre, em seu lugar, um que defenda a vida. Mas Lula não fará isso. E os cristãos têm o dever moral e religioso de denunciar a dupla.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

113 Comentários

  1. Ary Paulo dos Santos

    -

    19/10/2010 às 21:58

    Muitas coisas negativas já aconteceram com esse governo do PT. Do mensalão por aí a fora. Mas o que me intriga é essa paixão que têm pelos ditadores Hugo Chaves, Fidel, Morales e o presidente do Iran. Regimes ditatorias que não levam a outra coisa senão à miséria, à pobreza,o sofrimento. o massacre da população. Veja-se que quando o terrorista Italiano estava para ser deportado a pedido do Governo daquele País, o governo do PT impediu. No entanto, quando alguns atletas Cubanos, para escapar das garras do Governo comunista tentaram ficar no Brasil, o nosso Justo Governo os deportou, se não me engana, em 24 horas. Entregando-os para o Governo de Fiodel. A grande massa não tem conhecimento dos grandes absurdos que acontecem. Se apegam à bolsa família, coisa que eles têm direito.

  2. julio

    -

    11/07/2010 às 11:20

    eu acho que o respeito vem em primeiro lugar, isto tudo que está acontecendo é para ganhar votos , mas, é uma balança ganha em um ponto e perde no outro,eu sou um caipira, mas não sou burro. Respeite a religião de todos,e vai ficar assim: se você tirar eu voto em você , mas não vê que se tirar muitos não vão?

  3. Thais

    -

    19/01/2010 às 21:35

    Dona Reinalda,

    Compreendo sim, absolutamente.
    Eu ainda nao tinha visto o post sobre o atraso nos comentarios. Deus abencoe e mande seus anjos na viagem de suas meninas.

    Obrigada pelo maravilhoso trabalho que voce e o senhor seu marido fazem!

    Voces deveriam iniciar um programa na radio (mesmo que comece pela Internet apenas, baixo investimento). Voce poderia ser a produtora e “call screener”, e seria otimo tambem se fizesse comentarios ao longo show.

  4. Thais

    -

    19/01/2010 às 15:27

    Reinaldo,

    Nao precisa publicar esse comentario. Eu gostaria de uma resposta por email. Qual foi o criterio para que meus comentarios sobre a (heresia da) Teologia da Libertacao de ontem a noite nao fossem publicados? Eu gostaria de saber para nao repetir a perda de tempo no futuro.

    Eu tambem respondi a alguem que falou sobre “formas democraticas de compartilhar a riqueza da nacao” (Tipo assim, neh: ?). Mas nao vejo o meu comentario, e nem mais o da outra pessoa (acho que Marcos).

    Obrigada,
    Thais

    Dona Reinalda responde: Thais, não me lembro se foi este o caso porque são muitos os comentários, posso estar enganada mas creio que os seus comentários foram enviados em uma sequência de várias mensagens, com citações inclusive a outro(s) leitor(es).
    Para quem faz a mediação, a depender da quantidade de comentários aguardando moderação, fica impossível ler e compreender a totalidade da mensagem porque era muito extensa e porque ela não aparece em sequência para mim.
    Também é impossível ficar consultando o que disse o outro leitor para deliberar o comentário.
    Espero que compreenda.

  5. Cantelo

    -

    19/01/2010 às 12:40

    Reinaldo. Estou preocupado. Com esse negócio de proibir símbolos religiosos, será que vão acabar com o natal? E com a semana santa, como é que fica? E o Nossa Senhora Aparecida? Todos são feriados gloriosos (principalmente se caem em quintas ou terças-feiras). E esse pessoalzinho que vive nas tetas do serviços público adora um feriado. Se é para acabar com os símbolos, acabemos com todos. Lanço aqui minha campanha,montada no mais puro individualismo: estou aposentado e para mim todo dia é feriado. Trabalhem, petralhas, que, a depender de mim, a próxima semana santa já não vai ser feriado.

  6. Gaucho

    -

    19/01/2010 às 10:17

    Ao Marcos 9:20, o que me espanta é o pouco caso com que voces tem com Nossa Senhora, ela nao sofreu nenhum dano fisico e nem moral, pois Deus assim quis,foi o unico ser humano nascido sem pecado original e no seu interior sofreu muito mais que todos os sofrimentos de todas as mulheres de todos os tempos ao ver seu filho naquela cruz, e por isso ela subiu aos ceus de corpo e alma com toda sua beleza e Gloria. E continua Bela e Gloriosa abençoando a todos, mesmo aqueles que nao a respeitam como uma digna Rainha.

  7. Maria

    -

    19/01/2010 às 6:27

    Parabéns, Reinaldo, por ser essa “voz que grita no deserto”. Que ela encontre eco no corações e mentes dos cidadãos de bem. Que Deus proteja o nosso Brasil!

  8. Kirk

    -

    19/01/2010 às 3:51

    Sugestão ao “James Prado Gondim”,
    janeiro 18, 2010 às 7:52 am:

    O caminho das pedras começa por aqui!!!

    (Católicos,voltem para casa)

    http://www.youtube.com/watch?v=DcX5B6D002Q

    (Marxismo Cultural)

    http://www.padrepauloricardo.org/site/?cat=8

    (Igreja católica,a Contrutota da Civilização Ocidental)

    http://www.youtube.com/results?search_query=Igreja+Cat%C3%B3lica%2Ca+construtora&search_type=&aq=o

  9. Kirk

    -

    19/01/2010 às 3:14

    ” Marcos disse:
    janeiro 18, 2010 às 9:20 pm
    Como evangélico, o que me incomoda no crucifixo é ver Jesus numa posição tão frágil e humilhante, enquanto Maria está tão bonita, charmosa e magestosa. Gostaria de ver um símbolo de Jesus Rei e não de Jesus moribundo, semi-morto e sangrento nas repartições públicas.”

    “Marcos”,quando é que você será tolerante para com aqueles que são católicos???!!!

    Por que vocês Protestantes/Evangélicos e militantes do ateísmo/esquerdismo não criam vergonha na cara,estudando,honesta e profundamente,o que é Catolicismo,Igreja Católica e a história da Civilização Ocidental - construção da Igreja Católica???!!!

    http://www.youtube.com/results?search_query=Igreja+Cat%C3%B3lica%2Ca+construtora&search_type=&aq=o

  10. Thais

    -

    19/01/2010 às 2:55

    Marcos 9:20 pm,
    Eu acredito no seu zelo honesto em se preocupar com a imagem de nosso Deus, Jesus. Eu quero lembrar que a Cruz eh a Vitoria de Cristo, a Gloria de Deus, o Triunfo contra a Morte. Nao ha nada vergonhoso no que Jesus fez, Ele nunca faria nada lamentavel, muito menos no momento de nossa Salvacao.
    Nao houve Ressureicao sem a Cruz, nem ha Domingo de Pascoa sem a Sexta-feira da Paixao.
    “For Jews demand signs and Greeks look for wisdom, but we proclaim *Christ crucified*, a stumbling block to Jews and foolishness to Gentiles” (1 Coríntios 1:22-23)
    “For I resolved to know nothing while I was with you except “Jesus Christ, and him crucified*.” (1 Coríntios 2:2)

  11. Thais

    -

    19/01/2010 às 2:42

    Para catolicos que tem duvidas sobre a diferenca entre “ajudar o pobre” e comunismo, recomendo:
    - Leitura do Catecismo da Igreja Catolica, principalmente o principio da Subsidiariedade, e principalmente: numeros 1936, 1937, 2402, 2425, 2427, 2432, 1883, 2431, 1885, 1894, 1914, 1734.
    - Ver um documentario sobre o Papa Joao Paulo II e a historia do sofrimento da Polonia, esmagada entre o Nazismo e o Comunismo (em questao tanto de tempo como de espaco).
    A leitura do livro “The President, the Pope, and the Prime Minister: Three Who Changed the World” - John Sullivan. A luta do Papa Joao Paulo II, Presidente Ronald Reagan e Primeira-Ministra Margaret Thatcher contra o Comunismo.

  12. Thais

    -

    19/01/2010 às 2:26

    During the 1980s and the 1990s, Ratzinger continued condemning these elements in Liberation Theology, and prohibited dissident priests from teaching such doctrines in the Catholic Church’s name. He excommunicated Tissa Balasuriya, in Sri Lanka, for so doing. Sebastian Kappel, an Indian theologian, was also censored for his book Jesus and Freedom. Under Cardinal Ratzinger’s influence, theological formation schools were forbidden from using the Catholic Church’s organization and grounds to teach Liberation Theology
    In Nicaragua, Pope John Paul II criticized (what he labelled) the “popular Church” movement by means of “ecclesial base communities” (CEBs) in effecting class struggle.

  13. Thais

    -

    19/01/2010 às 2:24

    The Congregation for the Doctrine of the Faith, headed by Cardinal Ratzinger (…), strongly opposed certain elements of Liberation Theology, and issued official condemnations of it in 1984 and 1986. [...] Leonardo Boff was suspended and others were censored.
    [...] Cardinal Ratzinger accused Gutiérrez of politically interpreting the Bible in supporting temporal messianism, and stating that the predominance of orthopraxis over orthodoxy in his thought proves a Marxist influence.
    http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19840806_theology-liberation_en.html
    http://www.christendom-awake.org/pages/ratzinger/liberationtheol.htm

  14. Thais

    -

    19/01/2010 às 2:18

    Teologia da Libertacao foi condenada veementemente como heresia pela Igreja Catolica. Grupos que ensinam essa forma de Marxismo sao dissidentes da Igreja.
    Foi apenas inicialmente, quando a verdadeira face do movimento ainda nao tinha sido exposta, que o Papa nao foi *tao* contra, porque a ideia de que “Cristianismo requer ajuda aos pobres” eh correta. Mas nao demorou muito para as diversas condenacoes virem.
    http://www.nytimes.com/2007/05/07/world/americas/07iht-latam.1.5595636.html
    http://www.bbc.co.uk/religion/religions/christianity/beliefs/liberationtheology.shtml

  15. Incisiva

    -

    18/01/2010 às 23:08

    Sinto-me obrigada a dizer que a parte final do seu texto(como sempre, primoroso) me trouxe à lembrança o velório de D. Ruth Cardoso.
    São situações diferentes, mas o sarcasmo petralha imperou nas duas.
    Não fazia muito, Dilma a terrorista guerrilheira, junto com todos os outros diabos vestidos de PRADA PETRALHA, haviam jogado, como lama, um DOSSIÊ cravejado de perversidades, das entranhas do Planalto, para as ruas e para a imprensa subjugada.
    Foi contrangedor e REPUGNANTE, ver Lulla, Dilma e D. Marisa(a inútil) à beira do caixão da saudosa e respeitável Ruth Cardoso.
    Constrangedor e REPUGNANTE!
    O mais alto grau da VIGARICE!

  16. PTralhas em Pânico

    -

    18/01/2010 às 22:09

    Obrigado amigo, sempre lavando a alma da gente. Caras-de-pau e prepotentes, é o que essa dupla é. Pior que eles, só a dupla que os acessora: amorim (o cara de rato) e o garcia (top top).
    Volto a dizer; os católicos, saberão dar a resposta a esses PTralhas.
    Abraços.

  17. carlos

    -

    18/01/2010 às 21:46

    O lula é assim usa a religião sô para o seu beneficio.Quando fez a comparação da relação entre Judas e Cristo e o ultimo fosse presidente do Brasil e com isso justificava a sua má compania!

  18. Yara Chiara

    -

    18/01/2010 às 21:37

    Eu entendo que um canalha defenda o aborto, talvez o ato criminoso mais abominável que um ser humano possa praticar. Há idiota moral para tudo. Ou então milhões de judeus não teriam sido chacinados pelo simples fato de serem judeus. Adiante.

    Que o canalha, porém, ainda por cima seja covarde, e pretenda aprovar suas ideias abortistas sorrateiramente, no bojo de um documento que inverte a lógica dos direitos humanos, tirando as imunidades dos indivíduos e entregando-as ao Estado, é um fato que merece ser exposto, condenado e repudiado.

    Sejam homens, canalhas: exponham suas faces e coloquem seus crachás eleitorais em jogo na defesa desse crime. Afinal, não é um simples direito humano?

  19. Marcos

    -

    18/01/2010 às 21:20

    Como evangélico, o que me incomoda no crucifixo é ver Jesus numa posição tão frágil e humilhante, enquanto Maria está tão bonita, charmosa e magestosa. Gostaria de ver um símbolo de Jesus Rei e não de Jesus moribundo, semi-morto e sangrento nas repartições públicas.

  20. curioso

    -

    18/01/2010 às 20:32

    Entrou um outro curioso na parada. Este curioso que aqui fala está saindo da parada.

  21. Luiza Rodrigues

    -

    18/01/2010 às 19:52

    Sabe o que sobrou intacto da Igreja do Haiti, mostrada ontem no Fantático? o Crucifixo - Cristo na Cruz. Senti um arrepio, imaginando os ministros do Lula que andam por lá recebendo ordens para “destruir aquilo, em nome dos Direitos Humanos e do todo poderoso Lula” ! Afinal, parece que o Amorim se adonou do País destruído é que medir forças com todo mundo, vai dai que substituir o Presidente de lá é um pulo.

  22. Aldo Matias

    -

    18/01/2010 às 18:22

    Reinaldo,
    Mais uma vez brilhante! Muito obrigado por continuar colocando os pontos nos ii. Mesmo para o desagrado de muitos.
    Só tenho uma pequena discordância: acho que você está um tanto otimista quanto ao “Congresso” naõ aprovar essa joça. Assim também, quanto ao “Supremo” se pronunciar sobre a insconstitucionalidade. Já tivemos exemplos no passado recente. Continuemos atentos e alertas!!!

  23. rafeela

    -

    18/01/2010 às 18:20

    parabens Azevedo temos sempre que defender a vida sempre

  24. Prof. Sergio.Jr

    -

    18/01/2010 às 17:57

    Reinaldo, me dá sua opinião sobre esse post que fiz sobre aborto, “direitos humanos” e sua relação com suicído e prostituição?

    http://slsnake.wordpress.com/2010/01/18/aborto-suicidio-e-prostituicao/

  25. Erasmo Moraes Oliveira

    -

    18/01/2010 às 17:33

    Caro Reinaldo , o governinho mandou cortar os Recursos da Pastoral da Criança, porque Dona Zilda era Irmã do Senador Flavio Arnes, É incrivel mas ele não respeita as Crianças Pobres.

  26. Pão com Manteiga

    -

    18/01/2010 às 17:32

    Ei, ei, ei, a Dilma é o nosso Frei!

  27. Fernando

    -

    18/01/2010 às 17:30

    Ao lado do caixão com Zilda Arns, Lula e Dilma deveriam se envergonhar.
    Perfeito!!!! Parabens!!!!
    Porém um detalhe: para se envergonhar deveriam ter vergonha na cara - o que não é o caso.

  28. André Ricardo, amazônimo

    -

    18/01/2010 às 17:23

    “Melhor é ir para a casa onde há luto que para a casa onde há banquete(Eclesiastes 7,2).”

    Esse respeito à memória e à morte proclamados pela Bíblia não é pela primeira vez profanado pela dupla.

    O mesmo ocorreu quando do falecimento da sra. Ruth Cardoso.

    Aliás… como o Brasil conseguiu ficar ainda menor com essas duas perdas né?

  29. Antonian

    -

    18/01/2010 às 17:20

    Muito claro o raciocínio de GD (3:35 pm). Merece ser lido!

  30. Antonian

    -

    18/01/2010 às 17:07

    Faz algum tempo que eu me encontrava desanimado com os eventos orquestrados pelo nosso governo central, ocupado por uma turma que não sabe pensar, nem administrar. Infelizmente boa parte da imprensa, a mesma que o presidente quer calar, trabalha deliberadamente como agente do governo. Fiquei muito feliz e mais animado quando descobri esse Blog. Espero que esse jornalista, Reinaldo Azevedo, faça escola. Coragem aos jornalistas sérios para que não desanimem e não vendam sua almla, por migalhas do poder.

  31. Rex

    -

    18/01/2010 às 16:38

    Prezado Tio REi: Boa tarde. Excelente artigo.

    Aborto é assassinato do feto. É o ritual da morte. Comunista adora a morte. Foram 100 milhões em 75 anos.

  32. Teresa Engren

    -

    18/01/2010 às 16:36

    Acontece que nós somos animais maníferos e as femeas geram os filhos no seu útero. Concordando ou não, é assim que as coisas se desenrolam.
    A mulher é dona de seu corpo, mas não do que está se formando dentro dela.
    A mulher pode decidir sobre o seu corpo, mas não sobre a vida de outro corpo que está dentro do dela.
    O feto dentro do útero tem vida, se desenvolve e percebe os sentimentos da mãe, pricipalmente quando ela ameaça a vida dele.
    Depois do nascimento, se a mãe quiser e o pai concordar, a criança pode ser dada em adoção.
    O aborto só deve ser feito em casos de ameaça a vida da mãe e de feto sem cérebro ( que teriam uma sobre vida de meses ).

  33. Camilao

    -

    18/01/2010 às 16:33

    Brilhante Reinaldo. Quem dera eu tivesse esta lucidez sua. Continui assim: fazendo as pessoas pensarem. Muito bom cara. Essa materia teria que ser mais divulgada.
    http://brantonio.wordpress.com/

  34. Fabio

    -

    18/01/2010 às 16:30

    Prezado Reinaldo,

    veja artigo do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues sobre o PNDH3 na Folha do último sábado - 16/01(caderno Dinheiro).

  35. CURIOSO

    -

    18/01/2010 às 16:29

    Professor Reinaldo,

    Todos que se dizem cristãos deveriam votar contra esses petralhas que serão candidatos em todo o país, neste ano.

    Pois, se ganharem, já sabem o que vai acontecer: Perseguição aos cristãos.

  36. Yuri

    -

    18/01/2010 às 16:26

    Acho que você exagerou nos 90% de cristãos. A final o país do carnaval de mulheres peladas e de eleitores de corruptos não deve ter, digamos, os mesmo principios discurssados pelas igrejas cristãs (isso não faz com que os principios dos brasileiros sejam menos valiosos). E dentre elas, não são todas que aceitam crucifixos. Dentre as que aceitam, salvo engano, apenas a católica aceita com a imagen do nazareno. Então esse seu número deve ser reduzido de maneira absoluta pelo menos à metade. Se quisermos incluir apenas os católicos praticantes(como mantenedores desse costume de 509 anos), aí é que diminui mesmo. Não sou contra o uso dos crucifixos em instituições publicas.

  37. Lindomar

    -

    18/01/2010 às 16:20

    Reynaldo, o que esperar do Filho do Brasil e da futura(ops) filha da….pátria. Se os dois já andam e falam, desejas que eles pensem, e exigir muito destas criaturas abjetas.

  38. Gaucho

    -

    18/01/2010 às 16:11

    GD 3:35, FANTASTICA A SUA DEFINIÇAO SOBRE A MULHER E O FETO E É ASSIM COMO EU SEMPRE PENSEI.

  39. Mario

    -

    18/01/2010 às 15:52

    Reinaldo,

    Você diz: “(…) reconheço que o aborto é também um problema grave de saúde.”.

    Vamos com calma!!! Você tem idéia de quantos óbitos de grávidas em ABORTOS ILEGAIS ocorrem no brasil para dizer que é um problema grave??? O que sei é que, NO GERAL, incluindo todas as causas de mortes de parturientes, não passa de pouco mais de 70 por 100 mil grávidas. A dengue mata muito mais!!!

  40. GD

    -

    18/01/2010 às 15:35

    Os que defendem o direito ao aborto dizem que a mulher é dona do seu próprio corpo e que, por isso, ela poderia fazer dele ( e do feto que ela abriga ) o que quisesse, o que bem entendesse.

    Mas, ao pé da letra, ela não é dona nem mesmo de sua própria vida. Uma mulher poderia até tentar se matar mas, se fracassasse, poderia ser julgada por tentativa de homicídio, por estar atentando contra a vida, ainda que esta seja sua própria vida.

    Se a mulher não é, em termos absolutos, dona de sua própria vida, o que dizer do feto?

    A mulher não é dona do feto, é apenas uma guardiã e, como tal, tem direitos limitados sobre ele. O pai, a sociedade têm também direitos sobre a vida do feto. O fato de a mulher gerá-lo em seu ventre nao o torna sua propriedade; o feto não é uma propriedade, nem é algo que pode dizer, com todos as letras, que seja seu e que possa ela dispor como bem lhe aprouver.

    Se assim o fosse, o pai não poderia ser obrigado a pagar pensão alimentícia. Se assim o fosse, uma mãe poderia matar seu filho em qualquer idade. Se assim o fosse náo precisaria existir estatutos das crianças e dos adolescentes. A máe seria dona e ponto final.

    Uma mulher pode não querer criar o filho que está gerando, este sim, um direito seu. Caberia então ao pai e/ou aa sociedade criá-lo. Mas quanto a matá-lo, mulher nenhuma tem este direito.

  41. Karla

    -

    18/01/2010 às 15:19

    Brilhante! Como católica deixo aqui meu apoio as verdades muito bem ditas e divulgo através do twitter. Parabéns Dr. Reinaldo! Alguém que tenha acesso e impacto na imprensa como o senhor precisa mesmo continuar esse belo trabalho em denunciar e buscar a verdade! Deus o abençoe.

  42. Dora

    -

    18/01/2010 às 15:06

    De pleno acordo….que tal uma Carta com assinaturas dos Cristãos Comprometidos com VIDA E PELA VIDA?

  43. Martha

    -

    18/01/2010 às 15:02

    Reinaldo,
    petralha analfabeto ás 8:18 esperando ser detetizado.

  44. Willies Monteiro

    -

    18/01/2010 às 15:00

    O ultimo presidente, também ao final do mandato, tentou uma iniciativa até bem parecida como essa que Lula tenta, isso, após ele, (O FHC) tentar uma outra lei, que aplicava duras penas ao cidadão que efetuasse uma denuncia contra autoridades constituídas - E incluía no castigo, os agentes da promotoria publica que viessem a denunciar contra … (Presidentes, ministros governadores deputados e etc., e “cujas provas” viessem a ser consideradas “inconsistentes” e que também foi combatida e vencida, como acredito, será também essa proposta ou melhoro, um insípido conjunto de idéias formadas com a lavagem do intestino mental de um minúsculo grupo de participantes do poder.

  45. Passando 'pito", menino!

    -

    18/01/2010 às 14:52

    Mas veja se não é muito atrevimento…

    igor disse:
    janeiro 18, 2010 às 8:18 am

  46. ATEU

    -

    18/01/2010 às 14:51

    Quanta besteira foi escrita nessa reportagem !!!

  47. Pedro Erik

    -

    18/01/2010 às 14:37

    Reinaldo,

    Entendo que não exalte o catolicismo, primeiro que não precisa e segundo porque precisa ter uma alcance maior de sua mensagem.

    Mas basta a leitura de Chesteron para ver como o catolicismo formou uma sociedade fundada no amor e na liberdade humana. Teve percalços? Claro, muitos, mas como não ocorrer fraquezas em uma históra de 2000 anos. Afinal, Cristo escolheu Pedro para mostra amor pela fraqueza humana (Pedro negou Cristo e recebeu repreenda do próprio Paulo no incidente de Antióquia).

    Além de Chesteron, recomendo James Hannam (God’s Philosophers) para quem ler em Inglês. Ele mostra como a ciência moderna dependeu da teologia católica para florescer.

  48. v.b.p.f.

    -

    18/01/2010 às 14:33

    o que a dilma tem de sentimento pela falta de Zilda Arns, é o que tenho por esse decreto dos direitos humanos, seus criadores (todos, desde o inicio) e seu atual patrono.

  49. Isabel

    -

    18/01/2010 às 14:23

    Olá Reinaldo

    Realmente uma vergonha ver Lula e Dilma no velório de D. Zilda,
    um desrespeito a todos os voluntários da Pastoral da criança, a toda pessoa de bem deste país…quanta falsidade!
    Só temos uma coisa a fazer pelo nosso país… REZAR!!!
    Para que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos defenda dessa gente falsa e sem caráter, e que aprendamos a votar.

  50. BHDESACOCHEIO

    -

    18/01/2010 às 14:22

    Como o ESTADO brasileiro É LAICO sugiro que TODOS OS PETRALHAS E ASSEMELHADOS defendam o FIM dos feriados SANTOS no brasil!!!

    Quero ver aonde está a “CORAGEM” destes caras….. de PAU.

    BANDO DE GOLPISTAS!! CHAVISTAS!! “CUBISTAS”!!! BESTAS!!!

    ÓLEO DE PEROBA NELLES!!

  51. Veridiano

    -

    18/01/2010 às 14:19

    Vejo o aborto como uma questão de direito civil. Quando se fala em descriminalizá-lo, não está se impondo a prática e nem o aborto deve ser visto como método contraceptivo, mas a mulher tem o direto, sim, de não querer um filho que gerou por descuido, despreparo e, por isto, indesejado. É premente sabermos separar a questão religiosa da questão civil. Lula e Dilma estavam ao lado do caixão de Zilda Arns por uma questão não ideológica ou religiosa, mas por uma questão civil, uma questão de Estado. Longe de mim querer defender esta dupla maléfica, mas a paixão e a ideologia não podem nos cegar.

  52. ney

    -

    18/01/2010 às 14:14

    Esta esquerda vagabunda composta de individuos que nunca trabalharam para este país, quando tomam o poder, em vez de se preocuparem com os estrangulamentos que comprometem o futuro deste Brasil, ficam apegando em ilegalidades para satisfazer o ideológico; esperamos que cada paroco católico exponha nas suas missas o que pode esperar da Dilma em relação a tirar os símbolos religiosos deste país.

  53. irineu

    -

    18/01/2010 às 14:03

    Concluindo. Se existe o paraíso no ceu é uma questão de fé. Mas já temos certeza que o paraíso na terra que os esquerdistas prometem não existe. Após a tomada do poder, viram ditaduras sanguinárias em proveito próprio, sem liberdade, sem justiça, e sem direitos.

  54. paulo borges

    -

    18/01/2010 às 14:03

    reinaldo,
    nao to entendendo direito esse decreto em que há a pretensa vontade de proibir simbolos religiosos em repartições publicas, pois surgiu uma duvida, como ficará os estados e municipios que levam os nomes de santos (santos, espírito santo, santo andre, são bernardo, sao paulo e por ai vai) como tambem associam a fatos e simbolos religiosos (natal, santa cruz). Pois nada mais natural, do que ter uma imagem do santo que dá o nome ao municipio, será que terão que apagar o nome ou a historia dessas cidades?

  55. Chacon

    -

    18/01/2010 às 14:01

    Só as ações da dupla foram indecorasas? E o cara de rato que disse no final ao divulgar a morte de Da. Zilda, disse: “…os meninos que ela cuidava, vào sentir sua falta” excluindo nitidamente a sí e o “governo” e nação que representa, só os meninos vão sentir falta. O cara de rato é muuuiiittttooo tosco.
    A Bíblia que os católicos e protestantes seguem é a mesma, e lá diz para não cultuar imagens. O protestante que trabalha numa repartição pública que tem imagem não precisa nem olhar para ela, já que os católicos cultuam, isso é um problema deles, não fere o direitos dos protestantes. Eu não sou católico, mas nào deixo de ir em casamentos por causa de imagens, apenas não me ajoelho diante d

  56. cristãonãovotanaesquerda

    -

    18/01/2010 às 13:38

    Olha, Reinaldo, chego a pensar que Lula e Dilma só foram ao velório de Dra. Zilda para certificarem-se de que ela estava morta mesmo. Eles teriam muito trabalho com ela, se viva estivesse, pois certamente ela iria perturbá-los muito até que mudassem aquela porcaria da PNDH-3.

    E como vc mesmo escreveu, só a existência desse troço já é uma ameaça.

    Não deveria nem ir para o congresso. Precisa ser rasgado por inteiro e incinerado.

  57. irineu

    -

    18/01/2010 às 13:31

    Por incrivel que pareça, as crenças religiosas e as teorias esquerdistas tem muita coisa em comum. As primeiras primetem o paraíso no céu, as segundas prometem o paraíso na terra. As primerias cobram 10% para os pastores, as segundas cobram 10% para o partido. As primeiras exigem que se seja honesto, se trabalhe, não se mate, não se roube, e até que não se deseje a mulher do próximo. As segundas exigem somente o voto. As primeiras prometem a vida eterna, cercado de 40 virgens. As segundas prometem dividir as riquezas do Pais entre todos, onde todos ficariam ricos sem trabalhar, sem estudar, virando funcionários públicos com o dinheiro garantido no fim do mes. E o povão acredita nas duas.

  58. sei...

    -

    18/01/2010 às 13:31

    (…)
    Õ problema é que se a moda pega, não é?

    Dona Reinalda diz: exatamente, meu caro. O problema é se a moda pega. Para evitar o colapso da mediação já tão trabalhosa e concorrida, vamos deixar isso em segredo, ok?

  59. marcio

    -

    18/01/2010 às 13:24

    Reinaldo,

    Esse Lula e essa Dilma não tem a mínima vergonha na cara!!!!!!Como você relatou brilhantemente, Zilda Arns representou em vida o extremo oposto ( bondade incondicional ) do que representa Lula e seu fantoche ( Dilma ). Não é possilvel que o povo não veja a cara de pau desses dois ( Lula e Dilma ). Vamos acordar povo brasileiro, não deixemos que a ” madrasta do Brasil” chegue ao poder e mais ainda não deixemos que o Lula volte nunca mais!!!!!!!!!!!

  60. odeio petista

    -

    18/01/2010 às 13:10

    Reinaldo,

    A cada dia fico mais angustiado com o que está aí. Incrivelmente, encontramos pessoas alfabetizadas (para não dizer juízes) que votam em Lula. Parece que, simplesmente, defendem seus interesses.
    E o Serra, acho que está com uma boa estratégia para vencer o lulismo. Senão, estamos destruídos…

  61. Lucia Drumond

    -

    18/01/2010 às 13:09

    Caro Reinaldo,

    Não devemos deixar de respeitar as pessoas, simplesmente porque não respeitamos algumas de suas idéias. De fato, se eu deixasse de respeitar as pessoas porque não respeito alguma de suas idéias, possivelmente acabaria sozinho no mundo, falando comigo mesmo (sobre as minhas idéias), olhando para o meu umbigo; e mais importante, nunca ajudaria estas outras pessoas a que mudassem a sua forma de pensar.

    Lucia

  62. anônimo

    -

    18/01/2010 às 13:03

    igor disse:
    janeiro 18, 2010 às 8:18 am
    “falar de liberdade e censurar comentarios aqui nao e’ la muito coerente. Alem disso, cada a liberdade e o direito de resposta na revistinha que o paga? E nao vale fala que a justica julga isso…pq va’ la’, que justica?”

    Esse ainda não entendeu o que é este blog. É caso de dedetização???

  63. Abreu

    -

    18/01/2010 às 13:00

    Marechal,

    Concordando com tudo o mais, faço ressalva apenas a este trecho do seu artigo: «… É de se duvidar que projetos de lei, pautados por aquela porcaria, passem no Congresso

    Isto porque, para quem observa a analisa as coisas de forma lógica e com a lógica, elas deveriam acontecer tal como Você propõe. No entanto, e só para não irmos muito além, basta recordar os péssimos posicionamentos não só do Congresso como principalmente das Cortes Superiores nos recentes julgamentos dos casos “Raposa Serra do Sol” e “Battisti”.

    Portanto, não dá para acreditar que a inconstitucionalidade seja um delimitador razoável diante de julgadores que menos se atêm à Lei, mas à ideologia.

  64. Vitor Machado

    -

    18/01/2010 às 12:54

    E os não cristãos e religiosos têm o dever moral de denunciá-los também.

    Confesso que conhecia pouco a figura de Zilda Arns, mas muito do seu trabalhoe realmente é entristecedor perceber como conhecemos tão pouco de alguém fez tanto e tanto de uns poucos que só sabem anunciar como feitos o que não verdade é só pirotecnia.

    Que belo exemplo, mesmo aos não-religiosos, de humildade e eficiência, de que é possível fazer muito fazendo apenas o possível. Que seu nome não seja esquecido e seu modo de vida, repetido.

  65. el guajiro o picasso.

    -

    18/01/2010 às 12:52

    Por volta do ano 300 dc. os romanos adotaram o cristianismo,mas em troca exigiram a tolerancia com as imagens.

    Para quem era perseguido ha
    300 anos foi um bom negocio.A partir dai o cristianismo passou de perseguido a perseguidor.Coisas do poder.

    dizem que qdo Deus mandou fazer a arca da aliança, ordenou que pusessem a imagem de duas pombas na tampa, que não deixam de ser imagens, o que quer que isto signifique.

    As imagens tem um grande apelo para concentração e tb os anjos e santos qdo fazem aparições ,o que aparecem são imagens, algo assim como uma fotografia.

    Não sei pq tanta celeuma.Agora me digam:–Feto tem direitos humanos,ou eles não são humanos?

  66. Artur

    -

    18/01/2010 às 12:50

    Bem feito,para algumas alas da igreja católica, e outros ,me lembro que no ano passado , tentaram colar Dilma à religião , o padre MArcelo , chegou a participar no altar de uma missa , ao lado da Dilma, e me parece que tbém um pastor evangélico, chamou a Dilma num culto ,e chegou a lhe dar uma Bíblia para que ela lesse alguma coisa ensaiada.Querem dizer que a Dilma tem intimidade com a Bíblia,é ruim heim.,Ela deve ter ficado com medo ,de segurar aquele livro sagrado,e perguntou ao Pastor , não tem perigo de contagiar? Fique sossegada companheira é só pra tupiniquim ver………..

  67. tiãoserra

    -

    18/01/2010 às 12:45

    Direita volver!
    A maioria é destra. Se um destro for realizar um trabalho com a mão esquerda não sai direito. Assim se criou a expressão: direita e esquerda. Homem direito, fazer direito, direito é o bom. Nada contra quem faz direito com a mão esquerda. A esquerda como caminho não é o caminho do céu. Jesus está sentado à direita do Pai, não há lugar melhor.

  68. San

    -

    18/01/2010 às 12:31

    Parabéns pelo texto, adorei, como todos que vc escreve.
    Fiquei indiginada em ver o Lula e Dilma no enterro da Maravilhosa Zilda Arns e que fez muito mais que aqualquer um pelas crianças do mundo, foi de uma falsidade e como sempre os dois aparecendo para o povo, para ver se consegue eleger aquela sujeita e o molusco voltar e continuar esse desgoverno que temos e a CORRUPÇÃO!!!!!!

  69. tiãoserra

    -

    18/01/2010 às 12:28

    Não há limites para os Filhos de Gramsci. Táticas de dominação psicológica de massas: tempestade de idéias. Mesmo se escondendo da chuva, você acaba vendo os raios e ouvindo os trovões. Projeta e gesta suas tempestades em suas delirantes conferências, antes eram 1% agora nem tanto. Em 1964 houve uma revolução contra o comunismo (motivo dado pelas Forças), representados por partidários clandestinos. Deveria ter sido uma revolução pró democracia. A aplicação simples e pura das leis teria suprimido as idéias de tornar comunistas os brasileiros. O uso da força contra a insubordinação dos reacionários acabou tornando-os revoltados e vingativos.
    Deram-lhes anistia, não processos legais.
    Hoje, os comunistas dizem que o que fizeram foi reagir a uma ditadura. COMO? Se a ditadura foi inicialmente uma reação a eles?
    Nós brasilianos, aqueles que amamos a casa e o que nela existe, que pensamos em nação soberana, verdadeiramente livre e democrática ficamos entre a cruz (que não se deve ter) e a espada (que não se deve querer).
    Enquanto brasileiros cavam covas para deixar o país sem eira.

  70. Mauricio Mendes Correa

    -

    18/01/2010 às 12:25

    Parabéns Reinaldo !!!!! Excelente argumentação !!!!!!

  71. velho homem

    -

    18/01/2010 às 12:20

    Caro reinaldo, ver essa dupla de capetas cara de pau, ocorreu-me ,quem sabe de tanto exporem sua maestria enganadora sem o menor senso de ridículo,possam os crentes orar para que termine esta era de absurdos em que estamos vivendo onde demônios andam soltos por este país querendo com suas palavras de “amor” engolir toda verdade,coerência e decencia que ainda nos resta.
    Quero a escolha do crucifixo nas paredes,quero políticos coerentes, quero ter a liberdade de escolha e de pensar, quero a vergonha restaurada ,quero ter esperança de que em algum momento compaixão e trabalho voluntário como o de Zilda Arns sejam feitos e não ditos com sorrisos cínicos e depravados

  72. Paula

    -

    18/01/2010 às 12:11

    Está na hora! Ou os cristãos fazem nova marcha da família, em homenagem a D. Zilda, ou tudo estará acabado. Os ruralistas estão se mobilizando, mas são tratados como endinheirados egoístas. A Imprensa, com raras exceções, se acovardou ou se tornou cúmplice dessa sandice. Restam os cristãos.
    Quem sabe a vitória de Honduras e do Chile não nos inspire? Por hora, pedimos divulgação: Dia 7/2, às 15h no MASP: Protesto contra o PNDH III.

  73. joel joel

    -

    18/01/2010 às 12:08

    Noto que você fala em descriminação do aborto. O correto não seria descriminalização do aborto, ou estou enganado?

  74. Michael Ktisti

    -

    18/01/2010 às 11:56

    Toda a porcaria redigida no tal documento não é mais do que o exemplo da falsidade petista, que segue o conceito chavista de autoritatismo. Em nenhuma sociedade democrática a liberdade de expressão é sequer tocada. O decreto violenta o direiito de propriedade, claramente protegido pela constituição. O PT e o nosso líder começam a mostrar a sua cara “socialista” da forma mais falsa possível, com o claro apoio de todos os “democratas” que estão no poder.

  75. Fran

    -

    18/01/2010 às 11:56

    Oi Reinaldo

    é impressionante como afinamos em pensamento, eis ai o motivo de ler diariamente seu blog … Quando vi a dupla no velório não pude acreditar em tamanho cinismo, quanta falta de caráter. Podemos até pensar que o comparecimento do Lula ainda fosse descupavel mas levar a Dilma a tiracolo é demais … qual cego não vê que até neste momento ele quer fazer campanha política??

  76. frederico menezes

    -

    18/01/2010 às 11:50

    Reinaldo,concordo quando voce diz que os cristãos tem o dever moral de denunciar a dupla.Tenho cobrado um mais contundente posicionamento dos espíritas -seguimento filosófico,científico e religioso ao qual estou ligado - quanto ao escabroso ato de colocar a legalização do aborto como questão de direitos humanos.Creio que esse debate deverá prosseguir,em me referindo ao decreto governamental sobre os direitos humanos,que é inconstitucional até a alma,além de representar a plataforma defendida pelo governo Dilma,caso ela viesse a ganhar as eleições.A população cristã deve abrir os olhos e colocar suas convicções acima,até da simpatia por este ou aquele candidato.Serra é contra o aborto.

  77. beth g

    -

    18/01/2010 às 11:33

    Obrigada, Rei,vc leu minha indignação ao vê-los postados diante do caixao da mártir dos novos tempos (Dra Zilda) e a transformou em texto.Obrigada muitas vezes.

  78. reynaldinho

    -

    18/01/2010 às 11:17

    O sr. tem razão,não só o cristo redentor tem que ser derrubado como também o pão de açucar tem que ser aplainado,pois representa uma afronta aos diabéticos e as camadas mais pobres da sociedade que sequer tem condição financeira para comprar um pão doce e só tem comido o pão que o diabo amassou, isso causa enorme preconceito com os pobres e os diabéticos,se analisarmos através da ótica histórica vemos que quem causou a multiplicação dos pães foi o próprio,portanto o “raciocínio”do molusco tem lógica e grande repercurssão devido ao éco proveniente de sua caixa craniana.

  79. Kika

    -

    18/01/2010 às 11:01

    A gente nunca sabe onde termina a AUSÊNCIA DE NOÇÃO e começa a HIPOCRISIA dessa gente!

    Lembra no velório de d. RUTH CARDOSO?

    Overdose por DRAMIN já virou risco iminente para os cidadãos decentes desse país.

  80. Anônimo

    -

    18/01/2010 às 10:51

    Só há uma maneira dos fieis seguirem o que nós os cristãos não abduzidos pelos sermões esquerdistas. Que seria pedimos aos padres que façam seus sermões, o contrário do que faziam antigamente(!?) dizendo quem é realmente Lula e o pt.
    Aliás, na minha opinião religião e política não deveriam JAMAIS caminhar de mãos dadas.
    Me desculpe Reinaldo, mas continuo dizendo: os padres são os maiores culpados do (des)governante que o País tem hoje.
    A levagem cerebral foi sutil até demais. Ninguém “sentiu” que estavam virando marionetes.

  81. Ivone

    -

    18/01/2010 às 10:39

    O que pensa frei Betto sobre isto? E o Boff?

  82. Gaucho

    -

    18/01/2010 às 10:31

    Faz toda vida que denuncio essa dupla de criminosos….mas muitos nao acreditam.

  83. Rodrigo L.

    -

    18/01/2010 às 10:17

    Dizer o que depois que a Dilma, laica, anti-heteronormativa, abortista e perseguidora de crucifixos foi à missa do Padre Marcelo Rossi (5/03/09) no Santuário do Terço Bizantino? Não que ela não devesse estar lá (afinal, poderia ter se convetido, mas parece que deixou escapar a oportunidade). A salvação, para os que crêem, é - vejam só - democrática, mas o problema é que a presença daquela figura ali tinha outro objetivo, não preciso dizer qual. Em suma, eles não têm vergonha.

  84. Zé Carlos

    -

    18/01/2010 às 10:17

    Confesso, contrito, que nunca me interessei por Dona Zilda Arns. Via seu nome nos jornais mas não me dei ao trabalho de conhecer sua obra.
    Culpa minha, vergonha minha, mas explico (não justifico) a razão dessa ignorância: o nome “Pastoral da Criança”. Dei como certo que seria algo como a Pastoral da Terra, ou a Pastoral da Libertação, ou o movimento do padre Julio Lanceloti.
    Somente quando li o post do Reinaldo sobre ela é que soube que ela era de outra cepa e que minha ignorância era vergonhosa.
    Humildemente peço-lhe perdão, dona Zilda.

  85. Luis Claudio Viana da Silva

    -

    18/01/2010 às 10:15

    Penso que talvez pelo número elevado de comentários não possa me responder, mas aqui vai minha contribuição. Moro numa cidade do sul de Minas, Machado. Vivemos por aqui a ditadura do proletariado através de uma administração do PT. Como fui religioso por muitos anos, inclusive ligado ao grupo da TFP, insisto em não ser politicamente correto. E as esquerdas não perdoam isso! Mas graças a Deus senti mais alento ao me deparar com suas páginas, que aliadas a de Olavo de Carvalho, me fazem prosseguir resistindo a imbecilidade coletiva. Minha pergunta: Porque a CNBB insiste em não ver o sectarismo do PT?

  86. Lady Trojan

    -

    18/01/2010 às 10:09

    Rei, hoje acordei pensando nos seus textos maravilhosos. Que tal nos presentear com uma análise sobre o que aconteceu no Chile? Achei maravilhosa essa derrota da esquerda dominante há vários anos naquele país. O mais impressionante é que apesar da presidente Michelle Bachelet contar com cerca de 80% de aprovação, não conseguiu “transformar” isso em votos para o candidato que apoiava.
    Pelo jeito o efeito transferência de votos não funcionou em nosso amigo latino-americano, isso não seria mais um grande exemplo de que a tirania está próxima do fim e Brasil será resgatado da ignorância?

  87. Tirésias

    -

    18/01/2010 às 10:07

    Essa lenga-lenga de “banir símbolos religiosos” também visa arrumar um motivo para reformar a nossa Constituição;
    Eu bem me lembro que logo que a Constituição foi editada, havia um cabeçalho citando o versículo de um salmo da Bíblia:
    “Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor”.
    Posteriormente, parece que esse versículo foi retirado, mas no cabeçalho continua uma citação que diz:
    “Sob a proteção de Deus”
    Ora, na desculpa de “banir símbolos religiosos porque o Estado é laico”, eles declaram a Constituição inconstitucional por fazer menção à proteção de Deus, e aí tem o motivo para aproveitar e mudar tudo que vem depois.
    E tbm: como é que ficam as notas de Real que citam:
    “Deus seja louvado”?

  88. Amron

    -

    18/01/2010 às 10:04

    Faltam palavras para definir o tamanho do coração , a grandeza de vida e as ações da dra. Zilda Arns e da CNBB.
    Até no último instante de vida, Jesus (ela sempre se orientou por Êle) quis que ela fosse útil aos menos favorecidos e desse voz a eles.. Infelizmente, mas como se diz por aí, Deus escreve certo por linhas tortas, a morte da Dra. Zilda teve a façanha de expôr, desmoronar, escancarar, o egoísmo, a indiferença, o desprezo, que ONGS instaladas no Haiti, o governo, entidades internacionais, e governos de outras nações, cultivam contra a ex-colônia francesa cuja população é composta de ex-escravos. Escancarou a linha abaixo da miséria em que vive a população haitiana descendentes de ex-escravos, apesar da ajuda internacional que jamais chegou perto dessa população. Chorei ao ver mães confeccionando “bolachas” , usando barro, uma pitada de sal e água, mexer a pasta carinhosamente, colocá-la a secar ao sol e depois de prontas partir para alimentar o filho. A dra. Zilda viveu e morreu servindo aos propósitos da Família Divina. A Igreja desabou, mas permaneceu intacta, sem nenhum arranhão a imagem de Jesus Crucificado. É difícil encontrar simbolismo maior para definir a vida da população de ex-escravos no Haiti . Não existe.
    Costumo dizer que a reverência unânime que se faz a vida de certas pessoas, fica por conta da ascendência moral, ética e pelo amor que dedicam ao próximo, sem se importar com o credo ou raça.
    Que Deus abençoe e ampare sempre a Pastoral da Criança. E que os homens de bem façam a parte que lhes cabe.

  89. curioso

    -

    18/01/2010 às 9:59

    Jesus Cristo nunca pregou um confronto entre o rico e o pobre. Se assim fosse ele pregaria a guerra. Ele nunca pregaria o ódio contra os ricos, ou contra quem quer que seja. A beleza da vida está acima de tudo isso. Infelizmente o sentido de paz e o amor, foi sendo manipulado, transformando-os em ódio. Existe uma piada em que o diabo e seu amigo estavam andando em uma estrada, quando viram um homem bom caminhando. Este viu uma coisa maravilhosa, guardando-a com carinho. O amigo do diabo, disse: Meu amigo você não vai fazer nada? O diabo disse: Não se preocupe, vou organiza-la.
    Conclusão:Não sei não, mas esse negócio de paz e amor é a raiz do Anti-Cristo, foi transformado em ódio.

  90. José Augusto - BH

    -

    18/01/2010 às 9:59

    Prezado Reinaldo:

    Essa triste foto da dupla Lula&Dilma ao lado do caixão da Drª Zilda corrobora sua famosa frase de 2009, do Filho do Brasil, “para atingir seus objetivos (ganhar votos), Jesus Cristo faria acordo até com Judas Iscariotes”, ou algo assim (não guardo imbecilidades)…

    Todos ali sabiam que a dupla - dissimulando as reais intenções da grande homenagem de sua augusta presença - não comungava com as idéias sobre salvação de vidas da falecida homenageada.

    Mas, fazer o quê?, eles pelo menos são coerentes com o que pensam e dizem no item “para ganhar votos”.

  91. Leitor assíduo

    -

    18/01/2010 às 9:57

    Reinaldo, mal comparando, aquela “dupla dinâmica” fotografada no funeral da Drª Zilda, é mais compatível com a figura dos chefões da mafia fingindo pesar pela morte de um de seus desafetos.

  92. Tati

    -

    18/01/2010 às 9:56

    Sou católica e durante anos fui simpatizante da Teologia da Libertação, por considerar que a busca pela justiça social era totalmente coerente com a mensagem de Cristo. Aos poucos, fui descobrindo que é possível lutar por justiça social sem recorrer às heresias contidas na Teologia da Libertação e que o comunismo é totalmente incompatível tanto com Cristo quanto com a Igreja. Que Zilda Arns seja um símbolo de que é possível lutar por um mundo mais justo sem vender a alma ao diabo, sem recorrer ao socialismo e todas as suas heresias, injustiças e políticas sanguinárias.

  93. Gili

    -

    18/01/2010 às 9:43

    Cruzes!, não sei que trecho selecionar no post.

    Se a “ala heavy metal da CNBB”; se quando “desprezo os absurdos daquelas senhoras que se dizem ‘Católicas Pelo Direito de Decidir’. Elas têm é o direito de decidir mudar de religião”; e, ainda, “Que saia o decreto que glorifica a morte e entre, em seu lugar, um que defenda a vida.”

    Abaixo o decreto dilma!

    Vivas ao Decreto Zilda!

  94. Paulo de Niterói

    -

    18/01/2010 às 9:30

    Reinaldo, eu não sou católico, mas gosto de ver crucifixos e outras imagens cristãs quando entro numa repartição pública. Gosto de acreditar que as pessoas que vão me atender tem um compromisso com tudo o que aquele símbolo representa, e por isso me tratarão com o devido respeito. Mas não me incomodaria também se, em vez de crucifixos, o habitual fosse encontrar símbolos de outras religiões que também preguem o amor ao próximo. Creio que ajudaria da mesma forma a humanizar um pouco a relação entre o Estado e o cidadão.

  95. Dacem

    -

    18/01/2010 às 9:15

    Reinaldo

    O Lula só quer uma coisa - DITATORIAR. Quer ser REI a qualquer custo ! O resto para ele não interessa.
    Se cuide Reinaldo, sua voz é a nossa esperança. Que ela não se perca e que nós não sejamos obrigados a aplicar a força bruta nesses vagabundos. Se chegar ao ponto de precisar o Lula não gozará um centavo dos muitos milhões que já devem estar guardados para o seu gozo imperial.

  96. Monica Suguihura

    -

    18/01/2010 às 9:11

    Lindo texto, Reinaldo. Mais uma vez, você nos dá voz. Lula e Dilma foram, no mínimo, deselegantes ao comparecer no velório da Dra. Zilda depois de escrever e assinar os absurdos do PNDH 3. Mas, eles se acham acima do bem e do mal, os donos da verdade. Fora Dilma! Fora PT! Fora atraso!

  97. adalberto giunta

    -

    18/01/2010 às 9:05

    A referência a crimes a serem investigados, cometidos pela “repressão política” continua no Plano de Direitos Humanos, onde aparece DOZE vezes. O governo não recuou, nem perdeu, nem cedeu a pressões. Leia com atenção.

  98. adalberto giunta

    -

    18/01/2010 às 9:04

    A expressão “repressão política” definindo os crimes a serem investigados, permanece no Plano onde aparece DOZE vezes! Está na Folha de domingo.
    Cadê o recuo, a derrota, do governo Lula?

  99. enoque goncalves

    -

    18/01/2010 às 8:51

    Vou declarar a verdade!! a real situação, A direita sempre ocupou o poder e Nunca fez nada que viesse beneficiar o povo! de verdade! quando o negocio fedeu el~es não tiveram outra opção, a não ser entregar o poder a esquerda para alcalmar os animos e consertar a burrice que eles fizeram! é tanto tanto que em varios paises da américa Latina isso é fato. Agora com quase tudo no lugar eles querem retomar novamente o poder! ja conseguiram no chile, e vão conseguir no brasil e provalmente em quase toda a América Latina!!

  100. Confiante

    -

    18/01/2010 às 8:49

    A GLOBO DEVERIA COLOCAR AMBOS COMO PROTAGONISTAS DO PROGRAMA”OS CARAS-DE-PAU”,POIS SUAS ATITUDES SAO EXATAMENTE DO MESMO NAIPE,SEMPRE! SAO DESPROVIDOS DE CARATER,DE RESPEITO,DE VERGONHA-NO SENTIDO LITERAL-NA CARA;ESPECIALISTAS DO ENGODO,DA MENTIRA DESLAVADA,EM TRIPUDIAR SOBRE A HONRA,MASCARAR A VERDADEIRA INTENÇÃO EM CADA ATITUDE! CRAQUES EM JOGAR PARA A PLATÉIA ,EM SE EXIBIREM PARA DESAVISADOS…

  101. Cidadão

    -

    18/01/2010 às 8:41

    Prezado General Azevedo, bom dia,
    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!!!

    Desde que este blog foi modificado, para melhor, nunca mais consegui redigir uma mensagem completa. Até hoje, tenho limite de caracteres. O amigo pode me ajudar? Pois o problema não é do meu computador. É chata a gente esta digitando, redigindo, e de repente, ser cortado. Me sinto censurado! Engraçado, né? Veja o que está ocorrendo, pois sempre que me aproximo 700 caracteres, o texto é cortado.
    Abraços,

  102. Sato

    -

    18/01/2010 às 8:39

    Reinaldo, você não entendeu qual é o objetivo do governo em tirar o símbolo religioso das repartições públicas. No lugar querem colocar a estátuas e as fotos de Lula, afinal ele fundou o Brasil!

  103. Cidadão

    -

    18/01/2010 às 8:38

    Prezado General Azevedo, bom dia,
    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!!!

    Meu General, três correntes, se unidas, derrotarão facilmente a esquerda, sempre porca, aqui em nossa terra: As Forças Armadas, a Igreja (a verdadeira) e a sociedade apoiando ambas. Qualquer patife comunista sabe que ele não obterá vitória alguma enquanto houver unidade familiar, espiritual, democrática, num Estado livre e de Direito. Eles odeiam a religião, pois gostariam de instituir o seu credo: a mentira, a covardia, a morte, onde a única salvação é ser obediente à tirania, mantendo-se sempre leniente às ações torpes do Estado governado por terroristas, assaltantes de bancos, assassinos e terroristas.
    Abraços,

  104. PoPa

    -

    18/01/2010 às 8:23

    Bem, agora não tem como o cara dizer que não sabia do que assinou. Tudo o que ele manteve, ele leu e sabe do que se trata. Pelo menos, o povo ficará sabendo (ou deveria…) que esta é a cara do cara.

  105. igor

    -

    18/01/2010 às 8:18

    aviso: a barra de endereço é serventia do blog.

  106. Hélio Pimentel

    -

    18/01/2010 às 8:17

    Reinaldo: No http://www.hpm.net, tenho um texto sobre a Campanha da Fraternidade de 2009 chamado “Catolicismo ou Marxismo?” que mostra como as duas coisas se confundem, às vezes.

  107. James Prado Gondim

    -

    18/01/2010 às 7:52

    Caro senhor,

    Apesar de defender o direito religioso de todo cidadão brasileiro e, tambem, o direito a propriedade privada. Acredito que o curcifixo é, bem como voce afirma na materia, ícone do catolicismo, portanto que direito maior teria o catolicismo a ter, de ser exposto a todos, em detrimento dos outros credos? Não vejo onde se respalda este “direito”? E não vou entrar em detalhes em que, a historia demonstra que os poderes religiosos cometram crimes e desmandos inominaveis, tais como o nazismo e outros. Basta verificar a historia.
    Portanto acredito no Estado laico, e acredito nas liberdades plenas, principalmente dos meios de comunicação. Não podemos impedir a imprensa livre.

  108. JONAS

    -

    18/01/2010 às 7:42

    Ontem na TV Gazeta, Paulo Sérgio Pinheiro, que me parece trabalhou com FHC, deu total apoio ao Decreto Dilma e anida disse que Lula não
    deveria ter recuado na questão dos militares.

    Se Serra ganhar, quem garante que essas questões não voltem à tona, dado que Paulo Sérgio Pinheiro é ligadíssimo aos tucanos?

  109. Politicida Plus

    -

    18/01/2010 às 7:41

    Os evangélicos ou crentes em todas as suas ramificações devem estar jubilando de alegria com esse decreto, ditaduras começam proibindo símbolos religiosos e depois a manifestação de todas as religiões porque segundo seus messias “RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO” .

  110. JORGE COSTA

    -

    18/01/2010 às 7:19

    Essa gente não tem limites.O que fazia Dilma ao lado de Lula posando junto (pousando sobre seria mais correto)o caixão de Zilda Arns?Campanha política.Esse tipo de visita tem caráter familiar e afetivo.Quem deveria estar acompanhando o Presidente deveria ser sua esposa.Que vergonha.

  111. marcos vinicius

    -

    18/01/2010 às 7:18

    Os pensadores e a sociedade civil petralha decidiu em sua ” comissao” a retirar o Cristo redentor do Rio de Janeiro e instalá-lo em Aparecida do Norte…

    Realmente a intenção Pestista é o que mostra a que veio esta gente….militantes malditos e atrasando o Brasil

  112. carioca

    -

    18/01/2010 às 5:21

    O “CARA” só sabe inaugurar placas, pedras e assinar papel sem ler…o TREM BALA descarrilou antes da COPA-2014 , o METRÔ-2016 até a BARRA DA TIJUCA já era.A DIL-MÁ é um desastre para administrar um país, só sabe gerenciar obras pequenas desse PAC, obras de prefeito.O BRASIL tem, segundo a ONU, 50.000 HOMICÍDIOS/ANO, são 400.000 cadáveres em oito anos de comunismo, em lugar nenhum do planeta se MATA tanto.O RJ nem presídio federal tem, propiciando 70.000 mandados-de-prisão não-cumpridos. No RJ 94% dos processos de homicídios não chegam à conclusão.Na prática, marginais vivem soltos nas ruas com licença para matar.Tanto que, lula quando visita o Brasil e, vem ao RIO: são mais de 1000 seguranças.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados