23/11/2009
às 22:55Eis um artigo que honra a democracia e a civilidade
Mesmo com atraso, acho que vale o registro: maiúsculo o artigo do governador José Serra (SP) na Folha de hoje sobre a presença de Mahmoud Ahmadinejad no Brasil. Há coisas, e toquei neste assunto no Programa do Jô, que não dependem da posição ideológica deste ou daquele; há coisas que dizem respeito apenas à civilidade. Segue o texto na íntegra. Não voltei a fazer clipping, não. O artigo já está na rede.
*
Visita indesejável
É DESCONFORTÁVEL recebermos no Brasil o chefe de um regime ditatorial e repressivo. Afinal, temos um passado recente de luta contra a ditadura e firmamos na Constituição de 1988 os ideais de democracia e direitos humanos. Uma coisa são relações diplomáticas com ditaduras, outra é hospedar em casa os seus chefes.
O presidente Ahmadinejad, do Irã, acaba de ser reconduzido ao poder por eleições notoriamente fraudulentas. A fraude foi tão ostensiva que dura até hoje no país a onda de revolta desencadeada. Passados vários meses, os participantes de protestos pacíficos são brutalizados por bandos fascistas que não hesitam em assassinar manifestantes indefesos, como a jovem estudante que se tornou símbolo mundial da resistência iraniana. Presos, torturados, sexualmente violentados nas prisões, os opositores são condenados, alguns à morte, em julgamentos monstros que lembram os processos estalinistas de Moscou.
Como reagiríamos se apenas um décimo disso estivesse ocorrendo no Paraguai ou, digamos, em Honduras, onde nos mostramos tão indignados ao condenar a destituição de um presidente? Enquanto em Tegucigalpa nos negamos a aceitar o mínimo contacto com o governo de fato, tem sentido receber de braços abertos o homem cujo ministro da Defesa é procurado pela Interpol devido ao atentado ao centro comunitário judaico em Buenos Aires, que causou em 1994 a morte de 85 pessoas?
A acusação nesse caso não provém dos americanos ou israelenses. Foi por iniciativa do governo argentino que o nome foi incluído na lista dos terroristas buscados pela Justiça. Se Brasília tem dúvidas, por que não pergunta à nossa amiga, a presidente Cristina Kirchner?
Democracia e direitos humanos são indivisíveis e devem ser defendidos em qualquer parte do mundo. É incoerente proceder como se esses valores perdessem importância na razão direta do afastamento geográfico. Tampouco é admissível honrar os que deram a vida para combater a ditadura no Brasil, na Argentina, no Chile e confratenizar-se com os que torturam e condenam à morte os opositores no Irã. Com que autoridade festejaremos em março de 2010 os 25 anos do fim da ditadura e do início da Nova República?
O extremismo e o gosto de provocação em Ahmadinejad o converteram no mais tristemente célebre negador do Holocausto, o diabólico extermínio de milhões de seres humanos, crianças, mulheres, velhos, apenas por serem judeus. Outros milhares foram massacrados por serem ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência. O Brasil se orgulha de ter recebido muitos dos sobreviventes desse crime abominável, que não pode ser esquecido nem perdoado, quanto menos negado. O mesmo país que tentou oferecer um pouco de segurança e consolo a vítimas como Stefan Zweig e Anatol Rosenfeld agora estende honras a alguém que usa seu cargo para banalizar o mal absoluto?
As contradições não param por aí. O Brasil aceitou o Tratado de Não Proliferação Nuclear e, juntamente com a Argentina, firmou com a Agência Internacional de Energia Atômica um acordo de salvaguardas que abre nossas instalações nucleares ao escrutínio da ONU. Consolidou com isso suas credenciais de aspirante responsável ao Conselho de Segurança e expoente no mundo de uma cultura de paz ininterrupta há quase 140 anos com todos os vizinhos. Por que depreciar esse patrimônio para abraçar o chefe de um governo contra o qual o Conselho de Segurança cansou de aprovar resoluções não acatadas, exortando-o a deter suas atividades de proliferação?
Enfim, trata-se da indesejável visita de um símbolo da negação de tudo o que explica a projeção do Brasil no mundo. Essa projeção provém não das ameaças de bombas ou da coação econômica, que não praticamos, mas do exemplo de pacifismo e moderação, dos valores de democracia, direitos humanos e tolerância encarnados em nossa Constituição como a mais autêntica expressão da maneira de ser do povo brasileiro.
Tags: Ahmadinejad, Serra


Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
94 Comentários
Sonia de Ilheus
-20/12/2009 às 13:51
No nosso país a leitura se tornou, algo descartavel, o nosso presidente afirma que tem preguiça de lê ou seja ele foi eleito presidente, sem ter estudado, isso prova o povo que somosTEMOS O PRESIDENTE QUE MERECEMOS alheio ao perigo, do nosso próprio país quanto mais de um país que ele nem sabe pronunciar o nome do seu dirigente, ele não tem hábito da leitura, MAS CONQUISTOU AS DURAS PENAS O CARGO MAIOR DO NOSSO PAÍS ELE MANDA E
DESMANDA Não e fraco não as pesquisas se encarregam de manipular a populaçao, DEVERIAM SER PROIBIDAS, eu nunca fui perguntada e milhares de amigos meus tb nao!!!!!!!!!!!!
SoniaIlheus
-18/12/2009 às 12:17
Eu acredito no choque de gestao do Jose Serra, Graças a Deus teremos um presidente com todos os requisitos nescessarios !!!!!dp da ditadura tivemos FHC e agora Serra!!!!!!!!!!!!Graças a Deus meu Presidente Deus te de muita saúde para suportar esse país desordenado
José Carlos Colodette
-24/11/2009 às 20:24
“This is my man”.
Rômulo
-24/11/2009 às 19:09
Governador José Serra, não haveria , nesse texto, raro, por sinal, das autoridades deste país, mais nada a acrescentar. Ele está elucidativo, corajoso, irretocável, digno de reconhecimento de todos que clamam pela verdade.
Márcio Domingos de Almeida
-24/11/2009 às 17:57
Serra está apenas sendo coerente com sua história de vida e trajetória política, coisa que Lula deixou de ser há muito tempo…
Rapaz das brasílicas highlands
-24/11/2009 às 17:24
Desconfortável, usou a terminologia no mínimo correta, mas que certamente foi revertida na prática pelos anfitriões como confortável, e daí a liberdade para o fascínora duzói junto soltar aquela.
marco souza
-24/11/2009 às 17:21
Sempre com lucidez, esse homem tem o meu respeito.Só acho que esta demorando para botar o bloco na rua!!A melhor defesa é o ataque!!Enquanto isso a limbosa excursiona pelo pais fingindo que adora o povo! Arriba Serra!!
ney
-24/11/2009 às 16:38
Verifica-se que o Obama tinha segundas intenções quando brincou de “o cara”, pois o deficiente mental acreditou e de lá para cá é só acertos de Zelaya a Ahmadinejad e vamos ver mais, isto que é o pior.
Michael
-24/11/2009 às 16:19
Só mesmo os brasileiros para acreditar, que Lula, sendo amigo do peito de Fidel, Chávez, Evo Morales e das FARC, seja um indivíduo de caráter ilibado. O pior é que ainda acham que é a favor da democracia! Que é um grande democrata amigo do povo!
“Ouvi dizer que na América do Sul ainda existem comunistas, o que acho um charme! Como se nada tivessse acontecido. ” (Doris Lessing)
Desde quando comunista é democrático, acordem!!!! Nunca houve algum!
Viviane
-24/11/2009 às 16:14
E, convenhamos, qualquer pessoa que ainda não perdeu completamente os escrúpulos não haveria de confiar em senhores na faixa dos seus 60 anos de idade que ficam, no caso do episódio menos chocante entre os dois revelados, tramando encontros com amantes na surdina no apartamento do outro. Acho que agora ficamos nas mãos do PT de vez. É preciso pensar em alternativas polítias, porque o PSDB, colado a imagem de FHC, não dá mais.
Como sabem os americanos, detalhes como esses revelam muito do caráter dos políticos e daquilo que são capazes de fazer.
Paola
-24/11/2009 às 16:11
Prezado Reinaldo: Agradeço sua iniciativa de reproduzir em seu blog esse texto primoroso de um verdadeiro chefe de governo. Esse texto deveria ter sido lido diante dos congressistas, representantes da Câmara e do Senado que nada mais são do que meninos de recado do Executivo. Abraço. Paola
FLUZÃO
-24/11/2009 às 16:08
Parabéns ao Serra!
Mas há um pequeno problema…………..O Povo brasileiro está se lixando para quem é ditador, financiador do terrorismo, ou para aquele que diz que o holocausto é uma fantasia.
Infelizmente, o povão, está preocupado em saber quem será o campeão brasileiro, ou quem irá cair para a segundona. E nesse caso, espero que não seja o meu.
Franco
-24/11/2009 às 15:35
O artigo do governador de São Paulo, José Serra, mostra de uma forma bem clara que a visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil não é tão simplista quanto pensa Lula.
Ele ( José Serra ), foi irretocável na sua colocação. Parabenizo-o pela coragem.
DEMOCRATA
-24/11/2009 às 14:36
Boa tarde Reinaldo
Muito bom tudo que o Sr. José Serra falou, porém para os brasieliros que respeitam a Constituição e a Democracia, mesmo que nos seus valores mínimos. Digo isso porque um determinado professor da USP, falou que democracia plena não existe e isso justificaria a visita. E nunca vai existir pelo menos no Brasil, onde existem pessoas ocupando um cargo de especialista em relações internacionais de uma universidade do porte da USP, que admite a “democracia relativa”, para apoiar a visita de um maluco. E trocar valores morais e democraticos por negócios e dinheiro como quer o nosso governo, é colocar o Brasil no nível de biscateiros internacional.
Nunes
-24/11/2009 às 14:20
Qua inveja ter um governador de qualidade. Nós aqui de Alagoas, terra dos renans da vida, desejamos que como presidente o SERRA nos dê um pouco de luz.
Parabéns São Paulo!
Se-Gyn
-24/11/2009 às 13:07
Um artigo de alguém bem esclarecido e, com coragem para tanto. Oxalá, fosse assim o Serra e o PSDB nas questões internas!
Mas, entre Serra e a turba, não há escolha!
Miranda
-24/11/2009 às 12:31
Bom Dia Rei!
A grande, a enorme diferença entre Lulla e Serra resume-se neste artigo, um é letrado, frequentou as aulas de história, o outro um iletrado que lhe sopram aos ouvidos o que precisa dizer.
Serra é isto; conduz,não é conduzido…Parabéns Governador Serra !!!
pernambucano
-24/11/2009 às 12:24
Tai um político sério. Perfeito. Orgulho do povo brasileiro.
Branda
-24/11/2009 às 12:22
Grande Serra! Parabéns pela coerência! E olhem que já foi da dita “esquerda”. Que diferença dos “pulhas ” que estão no poder! Isto que é bom para o Brasil! Serra neles!!!!!
Oliver
-24/11/2009 às 12:14
Gostem alguns ou não, o Governador José Serra é um político que desperta em nós o espírito cívico, enquanto o presidente e sua quadrilha desperta em nós o espírito de porco.
Franco
-24/11/2009 às 11:03
Rei, o governador de São Paulo foi brilhante na sua colocação.
Mesmo não sendo fã do FHC, o meu voto será seu, José Serra.
ESBOFETEADOR
-24/11/2009 às 10:27
DEUS PERMITA QUE O POVO BRASILEIRO NÃO SEJA VITIMADO DE ATAQUES DE BOÇALIDADE COMO FAZ A DIPLOMACIA DESTE GOVERNO NEFASTO DE LULA. NÃO HÁ MAIS COM O QUE SE REVOLTAR NESTA TERRA. SO’ NOS RESTA LEVAR AOS OUVIDOS DO POVO QUE VOTA NESTE INCOMPETENTE, ALGUMA LUCIDEZ DO QUE ESTE HOMEM ESTA’FAZENDO COM A IMAGEM DO NOSSO PAÍS QUE AOS OLHOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL SEMPRE ESTEVE DE BRAÇOS DADOS COM A IRMANDADE, COM O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, SEJAM ELAS SEXUAIS, RACIAIS, RELIGIOSAS ETC…. É MUITA VERGONHA PARA NOSSO POVO ASSISTIR TANTA DEMONSTRAÇÃO DE BOÇALIDADE DESTE GOVERNO.
Fernando
-24/11/2009 às 10:04
Límpido! Será que Lula e o “remoçado” Amorim conseguem entende-lo também na sua essência?
leo
-24/11/2009 às 10:03
li aqui um comentário muito interessante e inteligente….Serra e Lula são, no fundo, farinhas do mesmo saco: a diferença de Serra para FHC é que um é reacionário e rancoroso e o outro, apenas teórico (e a vida se vive, não se teoriza!). Se o movimento de 64 não tivesse saído vitorioso, Serra, Lula, Dirceu, e outros “fumadores de charutos” já teriam jogado a gente em uma ditadura que conhecemos em apenas poucos Países…acho que estamos num beco sem saída e sem muitas opções…abraços
Pablo Lopes
-24/11/2009 às 9:57
O texto de Serra faz supor que, caso seja o próximo presidente, não fará concessões a tipos como Ahmadinejad. Daí, poderemos assistir a uma curiosa situação nas próximas eleições: caso Serra seja candidato, assistiremos vários facínoras internacionais, como Mugabe, Chavez, Morales, Zelaya, etc. fazendo campanha para Dilama. Não seria interessante?
edson luchesi
-24/11/2009 às 9:49
Esse artigo estaria completo, pelo menos para mim, se Serra citasse Cuba.
Villa
-24/11/2009 às 9:19
O apedeuta ignaro mais uma vez dá provas inconteste de sua burrice intelectual e vigarice ideológica, trazendo um criminoso internacional, fanático assassino(ver episódio argentino), financiador de grupos terroristas, se bem que o lullllla faz o mesmo com os bandidos do mst, portanto se trata de “iguais”, e como tal necessitam estar juntos e trocar experiencias malandras e delinquentes.
Achmed
-24/11/2009 às 9:16
Num pequeno texto Serra enche de orgulho aqueles que aspiram ve-lo na Presidência (aí sim com maiúscula!!).
Enquanto isso, no outro extremo, um pobre coitado lança um filme para ser visto como…pobre coitado!!!
Mário Fernando
-24/11/2009 às 9:14
Reinaldo,
Excelente o artigo do Serra, mostra coerência da primeira à última linha.
Ele não mencionou, talvez por não poder, que na resistência à ditadura militar havia os que queriam instalar uma democracia e os que desejavam implantar uma ditadura, muito pior do que a dos militares. A gangue franklin Goebbles martins, dilmApagão et caterva era uma das que estavam neste último caso. Mutias outras, senão todas, pululam no atual governo, felizes e aliados aos órfãos do sarney.
Abs, MF
Ataíde
-24/11/2009 às 8:52
Ah sim! Onde anda o Aécio Neves mesmo?
Ataíde
-24/11/2009 às 8:46
Se o PSDB quer realmente se consolidar como força política, como opção política às pessoas realmente civilizadas, deve usar o artigo de José Serra, inclusive nas próximas eleições. Por sinal pergunto - eu não olhei ainda! - O artigo já está estampado na página principal do site do PSDB?
Sergio S. Oliveira
-24/11/2009 às 8:26
Pronto! Alguém ainda tem dúvidas da capacidade e da competência deste senhor em ser presidente da República? Somente pelo fato de parar com esta política externa que aí está e só nos envergonha perante o mundo, já está de bom tamanho.
Espero que o PSDB abra os olhos e faça a coisa CERTA, que é indicar Serra como candidato oficial para a presidência.
José
-24/11/2009 às 8:20
Reinaldo
Serra é um politico diferenciado,culto,inteligente,honesto e um bom administrador.O Brasil perderá muito se ele não for o próximo Presidente da República.
Indignado
-24/11/2009 às 8:05
BELÍSSIMO artigo………..Digno de um futuro presidente.
amauri
-24/11/2009 às 7:59
Bom dia Reinaldo
Primeiro parabens pela primeira parte do programa do Jô, mandou bem como cidadão e humorista.
Com relação ao texto o governador Jose Serra acredita que houve golpe em Honduras?
Cito uma frase, não tenho certeza, de Hillare Belloc:
“Não acreditamos na mentira por que ela nos convence e sim por que queremos.”
Boa semana
Maria Helena
-24/11/2009 às 7:12
E pensar que um homem desse naipe pode estar ameaçado de perder uma eleição pra uma mulher tipo dilma… É degradante e, mais do que isso, preocupante. Juro que não entendo o que conseguiram fazer com meu país!
Daniel Correa
-24/11/2009 às 6:13
Alì na frente, num eventual conflito entre Ira e Israel, o Brasil vai ser cobrado a apoiar o Ira.
Véia Rô
-24/11/2009 às 3:51
Que diferença… E a petralhada ainda ousa querer comparar!
Estou muito feliz: assisti uma entrevista sensacional do Rei; li os comentários e percebi tanta gente nova por aqui, que me emocionei (sou uma chorona mesmo) e, para completar, li essa manifestação do nosso futuro Presidente, SERRA, um homem que quer a PAZ. Alguém de quem não tenhamos que nos envergonhar.
Faço aniversário hoje e ganhei tudo isso de presente!
Obrigada, Serra, Tio Rei e amigos do blog, meus irmãos de esperanças!
Esther Correa
-24/11/2009 às 3:40
Pois é, tio Rei, crasse é crasse. Texto lúcido, inteligente e perfeito do nosso governador e futuro presidente, assim espero…
silmaraemutah
-24/11/2009 às 3:30
Mas e se a acusacao viesse dos EUA? Acredito que somos todos infieis, seja nos EUA, na Argentina ou no Brasil.
Sei que Ahmadinejad desaprova a liberdade e democracia do Brasil, portanto somos infieis assim como os americanos e os judeus.
marina
-24/11/2009 às 3:15
outro texto admirável é o do prof. Denis Lerrer Rosenfeld no Globo.
agradeço tua veemência hoje no Jô, que me pareceu pouco à vontade na tua presença,( e vc na dêle..) querendo apresentá-lo como uma mera metáfora futebolística ( como as do molusco)
ele ficou tão vermelho que parecia que ia implodir.
e ainda tentou defender o terrorista dizendo que ele “não defendia mais aguerridamente a inexistência do holocausto”.
lamentável.
foi dureza ter que ver o programa, mas teus longos cabelos e ótimas idéias compensaram.
da próxima vez, comporte-se e fique quietinho no sofá
marlene de paula
-24/11/2009 às 3:00
oi Reinaldo,
Serra em seu pronunciamento foi primoroso, assim age um verdadeiro estadista.
Parabens aos paulistas pelo governador.
Abraços.
Valderi da Silva
-24/11/2009 às 2:28
Parabéns e láurea ao político por estas palavras… mas também palmas ao Reinaldo pelo que apresentaste no Programa do Jô de hoje.
Parabéns aos dois.
Zeca
-24/11/2009 às 2:25
Nao sei se vai funcionar, mas uma parte da mensagem eu apaguei, por que o sistema nao permitia, e por isto envio esta complementar, nao acredito que o brasil esteja divido entre “petralhas” e “nao petralhas”, por que nao sou nem um nem outro.
ESPERANÇA
-24/11/2009 às 2:14
PARABÉNS GOVERNADOR, VOCE É UM POLÍTICO DECENTE E COERENTE COM SEU PASSADO E PRESENTE. O BRASIL PRECISA DE VOCE COMO PRESIDENTE. VÁ EM FRENTE, ESTAREMOS A SEU LADO.
sherine shaaban
-24/11/2009 às 2:06
e suas práticas, mas eles defendem os seus direitos, qto os judeus, americanos e brasileiros.
Errados ou não, não somos nós que temos que os criticar, mas sim não deixá-los subirem ao poder, via voto. e tenho dito
Gabriel
-24/11/2009 às 2:05
E a abordagem que o Jornal da Globo fez hoje do assunto? Não gostei muito quando o Waack fez uma ressalva de que o Lula defende o enriquecimento de urânio no Irã SE para fins pacíficos. A própria reportagem, logo a seguir, mostrou Lula dizendo apenas que o seu governo defende o enriquecimento de urânio COM fins pacíficos no Irã. O que entendi é que ele já se adiantou em afirmar, sem espaço para dúvidas, que Ahmadinejad só tem intenções pacíficas. Lula foi bem claro. A impressão que fica, então, é que mais uma vez a imprensa está salvando o Apedeuta de si mesmo, amenizando e interpretando com ingenuidade samaritana e quase servil as suas declarações bastante compreensíveis por si mesmas.
Eduardo
-24/11/2009 às 2:03
O Lula investe em compra de votos do povão e não em educação necessária para que o povão possa adquirir a capacidade de ler e entender a verdade desse texto.
Esse filminho do Lula imita a fórmula de “Dois filhos de Francisco” para tentar comover o povo mais humilde. Ingresso de cinema a R$5 no norte/nordeste e bolsa cultura para fazer a lavagem cerebral do povão. Outra compra de votos para a concretizar ambição de poder do Lula.
MTS
-24/11/2009 às 1:49
Nunca antiznessipaiz tivemos que enfrentar um verdadeiro mal organizado. Uma corporacao (pt) voltada ao mal, à distorcao da realidade, ao atalho que eh o uso da ignorancia abissal do povo;
Minha felicidade, caso Serra venca, uma delas, melhor dizendo…
sera ver o poder se esvair desses vermes parasitas. Sera ver o inimaginavel hoje em dia, que eh ver Lulla como um perfeito idiota ignorante que eh. Um come dorme a servico da propria pança.
Pois o Brasil eh assim. So respeita o PUUUDE. A ignorancia desse povo, ao mesmo tempo que faz Lulla um semideus, o fara uma figura patetica e inutil, fora do abrigo do PUUUDE e do beija mao desse pais de primitivos politicamente.
Rosane
-24/11/2009 às 1:45
Em tempo, li um artigo e respondi outro, assino embaixo do que o Serra escreveu e voto nele e assino o que escrevi a resperito do “molusco”
carlos krüger
-24/11/2009 às 1:39
O mundo acredita no que a midia em massa passa a ele, acreditam que o presiedente de tal pais é isso ou aquilo por que apenas recebem os fatos que os detentores da midia mundial buscam oferecer ,sei que o presidente do irã tem muitos defeitos e pontos de vista radicais! Porém o mundo se recusa a observar de maneira séria, que as pessoas que estão por traz do interesse dos EUA estão destruindo paises e implantando suas empresas e gerando lucros exorbitantes com a desculpa que ” estão lutando contra o terrorismo” dominam paises, destroem vidas e culturas apenas por busca de dinheiro e lucro. Será que nao tem uma situação errada ai. Quem será que é o real ditador injusto desse mundo?
Elah
-24/11/2009 às 1:36
Rei, acabei de ver você no Programa do Jô e quero dizer que adorei! Você está bem, aliás, ótimo! Você deu o seu recado e está perfeito imitando o Presimente! Muito bom mesmo! Só você o o Barthô!
Rosane
-24/11/2009 às 0:41
Como sempre meu Rei sua matéria está maravilhosa!
Sabe como é o “molusco” - é “Deus” como ele um dia afirmou e pode fazer toda espécie de “merda” que fica td por isso mesmo. A minha preocupação é a troco de que ele recebeu o Ahmadinejad aqui e está fazendo todo este teatro. O molusco é perigoso, não confio nele, meu medo é que ele entre na moda de certos presidentes latinos, aí estaremos perdidos!
Um abraço meu Rei.
eidia
-24/11/2009 às 0:20
Como diz a minha sobrinha: “pessoa desnecessária esse presidente do Irã.”
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Carlos
-24/11/2009 às 0:20
Perfeito, governador e futuro presidente do Brasil!
Palmas, com louvor.
antonio
-24/11/2009 às 0:15
Parabens paulistas pelo governador que tem.
Cristalino e corajoso texto
Honra a nossa índole pacífica
Salomão Cohen
-24/11/2009 às 0:15
É por isto que Serra será o próximo presidente do Brasil.
Para que os fatos voltem a ser simplesmente fatos, e não um amontoado de inferências distorcidas e colocadas ao uso de interesses próprios.
O PT tem de ser enterrado no mais profundo inferno.
Pedro
-24/11/2009 às 0:13
… são verdadeiros parasitas, assumindo a forma e tomando para si a identidade e realizações de seus hospedeiros…
Cil
-24/11/2009 às 0:11
Perfeito!!! É uma vergonha que não tenhamos como manter em solo brasileiro pessoas vítimas do excesso de poder e das fobias sócias, vide a vítima sobrevivente do massacre da candelária, mas o governo gasta nosso dinheiro para trazer até aqui esse monstro transvestido de presidente. Mais como se diz na química, semelhnate dissolve smelhante… não é mesmo???
João Marcelo Silva
-24/11/2009 às 0:10
Reinaldo e pessoal: notaram como os sites e blogs a soldo do governo ignoraram solenemente a visita do facinoroso ao Brasil? Andei cutucando também (com máscara, luvas e engov) nos portais dos ditos “Movimentos Sociais”, como UNE (estudantes), MST (sem-terras), ABGLT (gays e aproximados), MNU (negros), portais e blogs feministas, etc - todos mais ou menos ligados ao PT et caterva - e, pasmem, nada; nem uma só palavra sobre Ahmadinejad. Quando muito, uma babação intragável sobre a “liderança iluminada” do apedeuta, agora dando conselhos aos povos do Oriente Médio. Se FHC, nos tempos dele, sequer sonhasse em fazer algo parecido - o mundo se acabava! Lixo, lixo - Lixo moral total!
Pedro
-24/11/2009 às 0:10
Sensacional! Espero realmente que o povo brasileiro saiba colocar um homem desses na Presidência. No meio de tanta merda que é a política, ainda é possível achar grandes homens como o José Serra. Esse discurso poderia até parecer populista (nosso “querido” Lulla seria facilmente capaz de plagiá-lo se fosse discursar perante judeus - adaptando sua fala conforme a platéia, como sempre fez), mas esse discurso, de populista não tem nada, é um exercício de lógica perfeita (ao contrário do mundo quadrado, que nem Freud explica). Daí a diferença entre homens e petralhas, os primeiros acreditam em valores, integridade e agem conforme estes. Já os petralhas não têm identidade nenhuma mais…
Guerra
-24/11/2009 às 0:10
Bem, eu tenho convencimento seguro sobre esses boçais que troxeram o Ahmadi pro jantar. O Serra está equivocado. Eles não combateram ditadura nenhuma; ao contrário, lutaram pra implantar uma que seria mil vezes pior. Se o Movimento de 64 tivesse alterado o rumo em favor do comunismo, não o teriam combatido. Procurariam acomodação no poder. Na verdade, eles não gostam de ditadores de direita. Tudo o que eles fazem em nome da democracia é tapeação. Por isso, não me impressiono com boçalidades como essa. Já disse que, em minha opinião, de 2003 para cá, regredimos bestamente. Afinal, já temos até um STF que condena permitindo ao condenado, de esquerda, claro, decidir se cumpre a pena!!!
Antonio
-24/11/2009 às 0:09
Quais as opiniões dos Governadores do Piauí e Maranhão?
Lena
-24/11/2009 às 0:07
Reinaldo, por favor, preciso de uma explicação sua.
Entendo e compartilho da indignação com a visita deste sujeito. Mas por que não ocorreu a mesma indignação quando da visita do Fidel Castro, por exemplo? Não é a mesma coisa?
Na primeira eleição de Lula, quiseram adiar a posse, porque o comandante não poderia comparecer no dia 1o de Janeiro. Fiquei inconformada! Imaginava que a exemplo das comemorações do bicentenário da Revolução Francesa, quando as cabeças coroadas não foram convidadas para festa, em uma festa da democracia (eleição de um presidente), ditadores não deveriam ser convidados.
Estou errada?
Gustavo Bertoche
-24/11/2009 às 0:02
Infelizmente, parece que os nossos políticos, mesmo os inteligentes, andam com medo de dizer às claras aquilo que todos os brasileiros com QI acima de 13 têm como óbvio. Que um político candidato à presidência o diga é excelente. Contudo, o artigo é digno de nota simplesmente pela raridade da exposição clara da posição geopolítica coerente de um candidato, algo que deveria ser corriqueiro… É um absurdo que um texto apenas lúcido tenha que ser considerado, no Brasil de hoje, um texto corajoso!
Gustavo Bertoche
-24/11/2009 às 0:02
Infelizmente, parece que os nossos políticos, mesmo os inteligentes, andam com medo de dizer às claras aquilo que todos os brasileiros com QI acima de 13 têm como óbvio. Que um político candidato à presidência o diga é excelente. Contudo, o artigo é digno de nota simplesmente pela raridade da exposição clara da posição geopolítica coerente de um candidato, algo que deveria ser corriqueiro… É um absurdo que um texto apenas lúcido, que diz o óbvio, tenha que ser considerado, no Brasil de hoje, um texto corajoso!
Vera L.
-24/11/2009 às 0:01
Reinaldo olhe só a DIFERENÇA dos dois lados que lutaram contra a Ditadura, esse que está no poder e os que estão fora. Quem está hoje no poder queria mesmo era uma OUTRA DITADURA,por isso apóiam ditadores de todo planeta, já José Serra, está e sempre esteve ao lado de Ulisses Guimarães e todos os outros que lutaram pela DEMOCRACIA. As pessoas se revelam em suas atitudes, o PT vive falando em democracia e não admite o contraditório, já Serra, FHC convivem com o contraditório mas no país MÍNIMO que vivemos não dão ibope, quem dá ibope são os Marcolas da política.
DuraLexSedLex
-23/11/2009 às 23:56
Caríssimo.
Desde ha muito, se diz que semelhante atrai semelhante…
Mahmoud Ahmadinejad atraiu o Lula, ou foi o inverso?
Tanto faz, o resultado é o mesmo…
simone
-23/11/2009 às 23:56
O que esse país está virando, Deus meu? Estamos muito abaixo da Venezuela. A visita desse crápula ao “cara”, que é da mesma laia que ele, é uma vergonha imensa para qualquer pessoa que preste.
Eu só gostaria que não só Serra, mas a oposição toda (se é que ela ainda existe) bradasse isso em alto e bom som, e não murmurasse às escondidas como está fazendo.
Paulo
-23/11/2009 às 23:53
O que Lula faria com as seguidas desobediências de Ahmadinejad às deliberações do Conselho de Segurança da ONU ,se alí o Brasil tivesse assento permanente como ele tanto deseja?
Sandra
-23/11/2009 às 23:43
Isso é discurso de um presidente!!!!!!
Paulim
-23/11/2009 às 23:43
Este artigo prova que não é necessário falar linguagem de botequim para se fazer entender. Quem tem o domínio das ideias e da língua, fala como Serra falou, o que nos enche de esperança de um dia voltarmos a poder ler declarações de presidentes sem ter que tapar o nariz.
Marcos F
-23/11/2009 às 23:40
Cada um chora com o que merece.
Eu choro quando há alegria, a alegria de ver a coisa certa, com valores, pequenos valores que nossos antepassados carregaram por séculos, só para o nosso orgulho de … viver.
Tem gente que não chora, nem quando se vende por pouco.
Lula está esfuziante. Não chorará nem em seu filme. Talvez dê muita risada, até, de nós. Ou serão só seus dentes que saltam porque a alma está encolhendo?
Hoje sou mais Serra que ontem.
Manoelito
-23/11/2009 às 23:39
O Serra sim é que o cara.
sandro santiago
-23/11/2009 às 23:38
Lula faz apologia a ignorância, dúvido se ele escreveria algo semelhante a esse texto do Governador José serra?
o apedeuta e boçalidade da esquerda se vão..ainda bem!!
Mario
-23/11/2009 às 23:36
Lula, Amorim e Garcia sabem da sua absoluta inferioridade intelectual e moral em comparação com José Serra e Fernando Henrique.
Lula, Amorim e Garcia podem ganhar os setenta e tantos por cento de aprovação da massa sofrida deste país, mas nunca adquirirão a menor fração da clareza, inteligência, sensibilidade e razoabilidade de um Serra que escreve um libelo como o acima.
Lula, Amorim e Garcia ajem conspiratoriamente, ajem ressentidamente, ajem para tentar expurgar do seus espíritos (inutilmente, é claro) os sentimentos de fracassados, sentimentos de inferioridade profundamente enraizados. Eles jamais conseguirão ter alguma paz, alguma decência.
Johnny
-23/11/2009 às 23:35
Falar o quê depois desse texto do Serra? Que esse tipo de relacionamento que Lula insiste em manter com essa turma só mostra a pequenês de propósitos do PT, Lula e cambada. Gente mais medíocre e bocó.
Dizem que lutaram e foram vitoriosos contra a ditadura, e recebem esse tipo de gente aqui? Cê tá brincando.
Johnny
===========
Carlo Germani
-23/11/2009 às 23:21
Caro Reinaldo,
Enfim,alguma reação aos delírios de poder de Lula.
Este tipo de texto deve ser rotina na imprensa nacional.Não existe outra saída para a (até então inexistente) oposição.
Incompetência,poder sem limites,reações ditatoriais,por parte de Lula et caterva,marcação cerrada de outro com questionamentos,
denúncias,alerta e apresentação de soluções.
Lula durante 7 anos “pintou e bordou”,por culpa da ausência de oposição. Este texto de Serra,é o início de uma reação ou artigo isolado de uma página de jornal?
Lúcia
-23/11/2009 às 23:21
Este é o Governador José Serra, futuro Presidente do Brasil.
Silvio
-23/11/2009 às 23:21
Enquanto isso no palácio do planalto, foi urdido um plano infalível para a paz definitiva entre Israel e Irã. Faremos uma partida de futebol, de um lado a seleção penta e de outro um combinado de atletas israelitas e iranianos. Pós partida uma cervejada e a paz vigorará para todo o sempre. E depois dizem que Brasília não é reino da fantasia e da ignorância.
Rafael Gargalhao
-23/11/2009 às 23:20
Por que um homem desses (estou falando de Serra) nao eh o nosso presidente? Por que temos que aturar esse imbecil do Lula no poder?
Eu quero uma politica externa honrada. Eu quero privatizacoes. Eu quero disciplina fiscal. Eu quero serra presidente!
Walter
-23/11/2009 às 23:20
…..é dessa maneira que gostaríamos que o presidente da repúplica do Brasil tratasse
Francisco de Taubaté
-23/11/2009 às 23:19
Parabéns ao Governador José Serra. Como é bom escrever o nome de uma pessoa digna e honrada. Que inveja deve causar a certas pessoas abjetas.
Yara Chiara
-23/11/2009 às 23:19
Obrigada, governador Serra. Você é um homem justo. Esse é o maior elogio que posso fazer a alguém.
A justiça exige todas as outras virtudes: a clareza do intelecto, a retidão da conduta, o julgamento correto e a coragem.
Há pessoas que dialogam apenas com os votos e com o próprio ego.
Há pessoas que dialogam com a justiça. Estas falam para todos; aquelas, apenas para o ressentimento de facções que, por maiores que sejam, sempre dependem da eliminação de toda e qualquer diferença para sobreviver.
Serra trouxe alento num dia tenebroso e restituiu à palavra, tão degradada na hipocrisia e na intolerância, o seu valor civilizacional.
Maurício.
-23/11/2009 às 23:17
Jardim está impagável hoje:
230 primeiras páginas | 7:28
A Secretaria de Comunicação do governo (Secom) contabilizou 230 primeiras páginas de jornais falando do Brasil no dia 3 de outubro - mais especificamente do triunfo olímpico do Rio de Janeiro.
Este é mais um tópico da série “nunca antes na história desse país etc. etc. etc. Num acordo com o COB, será editado um livro recheado dessas páginas.
Até onde se sabe não se fez a contabilidade de quantas primeiras páginas mundo afora conseguiu a derrubada de um helicóptero por traficantes cariocas, semanas depois da vitória em Copenhague.
danapada
-23/11/2009 às 23:15
Irretocável meu caro. Fico orgulhoso do meu governador.Não posso dizer o mesmo do presidente Lula.
Quanto a Honduras o bigodão está cada dia mais nervoso , não acha?
Maurício.
-23/11/2009 às 23:14
Mais Lauro Jardim:
Meu bom amigo Lula | 17:06
Tanto em seu discurso, quanto em sua entrevista, Mahmoud Ahmadinejad se referiu a Lula como “meu bom amigo”.
Maurício.
-23/11/2009 às 23:12
E minúscula a postura do terrorista amigo de Lula e de Dilma.
Battisti encerra greve de fome | 20:52
Cesare Battisti encerrou há cerca de duas horas sua greve de fome, que hoje completava 10 dias. Seguindo orientações médicas, o italiano comeu apenas uma pêra, já que a alimentação deve ser retomada gradativamente.
Segundo o senador Eduardo Suplicy, que esteve com ele agora há pouco, Battisti decidiu pôr fim à greve por estar confiante de que Lula não irá extraditá-lo para a Itália, onde está condenado à prisão perpétua.
Por Lauro Jardim
Flavio Guarniero
-23/11/2009 às 23:10
Vejam a qualidade de análise do Serra em comparação ao cretino e sua terrorista.Anos de distância em relação a mentira sendo imposta ao país pelos petralhas e esquerdopatas.Nosso Amorim imoral deveria mandar enquadrar o artigo do governador e fixar em sua sala no ex-Itamarati…
Maurício.
-23/11/2009 às 23:09
E minúscula a postura do terrorista amigo de Lula.
Battisti encerra greve de fome | 20:52
Cesare Battisti encerrou há cerca de duas horas sua greve de fome, que hoje completava 10 dias. Seguindo orientações médicas, o italiano comeu apenas uma pêra, já que a alimentação deve ser retomada gradativamente.
Segundo o senador Eduardo Suplicy, que esteve com ele agora há pouco, Battisti decidiu pôr fim à greve por estar confiante de que Lula não irá extraditá-lo para a Itália, onde está condenado à prisão perpétua.
Por Lauro Jardim
Rovison
-23/11/2009 às 23:09
Que texto primoroso! Serra sintetizou com perfeição a atitude que qualquer estadista verdadeiramente democrata teria ao lidar com um sujeito louco como esse presidente iraniano.
Pinduca
-23/11/2009 às 23:03
Perfeito!
Ratoeira
-23/11/2009 às 23:03
Sensacional! Será que o Lulla teria gabarito alfabético para escrever um texto desses, ou apenas saberia discursar abobrinhas em linguagem popular?
Serra disse tudo o que tinha de dizer e o que muita gente já dizia: É NO MÍNIMO INCOERENTE - NA MINHA OPINIÃO, É VAGABUNDO - FAZERMOS O QUE FIZEMOS COM HONDURAS E PERMITIRMOS A VISITA DESTE ASPIRANTE A GENOCIDA! Governo VAGABUNDO!