Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dois dias depois de reeleita, “represidenta” sofre derrota histórica na Câmara, que rejeita decreto bolivariano sobre conselhos populares

Por: Reinaldo Azevedo

Dois dias depois da reeleição de Dilma Rousseff, a Câmara dos Deputados, por ampla maioria — foi realizada em votação simbólica, com encaminhamento de lideranças —, derrubou o Decreto 8.243, o dos Conselhos Populares. Acompanhei a sessão. Voltarei ao assunto com mais detalhes. O PT, o PSOL, o PCdoB e o PROS tentaram desesperadamente obstruir a votação do Decreto Legislativo 1.491, que derruba o de Dilma. Não conseguiram.

Por mais que os governistas, alguns com discursos lastimáveis, tenham afirmado que não se trata de uma derrota de Dilma, a verdade evidente é que se trata, sim. Ela perdeu, e a democracia ganhou.

Não custa lembrar trechos do monstrengo dilmiano. O Artigo 1º do decreto estabelece: “Fica instituída a Política Nacional de Participação Social – PNPS, com o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil”. Sei… O Inciso II do Artigo 3º sustenta ainda que uma das diretrizes do PNPS é a “complementariedade, transversalidade e integração entre mecanismos e instâncias da democracia representativa, participativa e direta”.

Certo! Então os conselhos seriam uma forma de democracia direta, né? Só que é a democracia direta que se realiza à socapa, sem que ninguém saiba. Ou o “cidadão” decide fazer parte de algum “coletivo” ou “movimento social” ou não vai participar de coisa nenhuma. O texto tem o topete de definir o que é sociedade civil logo no Inciso I do Artigo 2º: “o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações”. Ou por outra: é sociedade civil tudo aquilo que o poder decidir que é; e não é o que ele decidir que não é.

Fim da propriedade privada
Como observei numa coluna na Folha, O “indivíduo” só aparece no decreto para que possa ser rebaixado diante dos “coletivos” e dos “movimentos sociais institucionalizados” e “não institucionalizados”, seja lá o que signifiquem uma coisa, a outra e o seu contrário. Poucos perceberam que o decreto institui uma “justiça paralela” por intermédio da “mesa de diálogo”, assim definida: “mecanismo de debate e de negociação com a participação dos setores da sociedade civil e do governo diretamente envolvidos no intuito de prevenir, mediar e solucionar conflitos sociais”.

Ai, ai, ai… Como a Soberana já definiu o que é sociedade civil, poderíamos esperar na composição dessa mesa o “indivíduo” e os movimentos “institucionalizados” e “não institucionalizados”. Se a sua propriedade for invadida por um “coletivo”, por exemplo, você poderá participar, apenas como uma das partes, de uma “mesa de negociação” com os invasores e com aqueles outros “entes”. Antes que o juiz restabeleça o seu direito, garantido em lei, será preciso formar a tal “mesa”…

Isso tem história. No dia 19 de fevereiro, o ministro Gilberto Carvalho participou de um seminário sobre mediação de conflitos. Com todas as letras, atacou a Justiça por conceder liminares de reintegração de posse e censurou o estado brasileiro por cultivar o que chamou de “uma mentalidade que se posiciona claramente contra tudo aquilo que é insurgência”. Ou por outra: a insurgência lhe é bem-vinda. Parece que ele tem a ambição de manipulá-la como insuflador e como autoridade.

Vocês se lembram do “Programa Nacional-Socialista” dos Direitos Humanos, de dezembro de 2009? É aquele que, entre outros mimos, propunha mecanismos de censura à imprensa. Qual era o Objetivo Estratégico VI? Reproduzo trecho:

“a- Assegurar a criação de marco legal para a prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos, garantindo o devido processo legal e a função social da propriedade.
(…)
d- Propor projeto de lei para institucionalizar a utilização da mediação como ato inicial das demandas de conflitos agrários e urbanos, priorizando a realização de audiência coletiva com os envolvidos (…) como medida preliminar à avaliação da concessão de medidas liminares (…)”

Dilma voltou à carga, resolveu dar uma banana para o Congresso e, em vez de projeto de lei, que pode ser emendado pelos parlamentares, mandou logo um decreto, que não pode ser emendado por ninguém.

Quebrou a cara. E olhem que isso aconteceu com a atual composição da Câmara. A da próxima legislatura é ainda mais inóspita ao governo. A democracia respira, sim, senhores! Se Dilma quer brincar com essas coisas, que vá para Caracas.

Texto publicado originalmente às 22h31 desta terça
Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. André Soares

    Mais uma tentativa frustrada de golpe comunista dessa quadrilha que se acha no direito passar por cima do poder legislativo.
    AQUI NÃO É CUBA! AQUI NÃO É VENEZUELA!
    Toda essa quadrilha do PT vai pagar caro por tentar aplicar esse gope comunista na democrática sociedade brasileira.
    FORA PT!

  2. Andressa

    Que triste ler tamanha falta de informação e entendimento sobre nossa possibilidade de atuar conjuntamente com aqueles que tem poderes dentro de nossa sociedade. É um retrocesso, sem dúvida. E o pior é ver a parcialidade total deste jornalismo, que ao invés de cumprir seu papel de informar, usa seu poder para incutir mais subjetividades na população. Vi alguns comentários falando em democracia… haha! Se não podemos participar, onde está a democracia? Seja em forma de conselhos, movimentos sociais, petições, conferências, ou apenas como um cidadão individualmente, que utiliza a ouvidoria para denunciar.

  3. pedro couto

    Este nosso país Brasil, se encontra nesta situação de calamidade única e exclusivamente por culpa dos governantes. Vejam só, com apenas três dias após as eleições a vencedora do pleito, a Presidente Dilma Rousseff, ao invés de começar uma revisão no nosso Código Penal, o qual já passou dos setenta anos, com isto encontra se totalmente defasado, para os dias atuais. Mas não, foi logo se enveredando pelo caminho o da reforma Política, na intenção de garantir ao seu Partido PT., a perpetuação no poder. Digo isto, dado as propostas apresentadas para a dita reforma. Só peço aos Senhores Congressistas que não caiam na armadilha, caso contrário nós iremos todos para o tacho, principalmente a outra metade da população que é contrária aos moldes deste governo corrupto em administrar.

  4. deaC

    Graças a Deus!

  5. Beatriz martins

    Povo Brasileiro vamos estudar mais precisamos de novos lideres para nos nao sermos controlados pelo comunismo.Precisamos de muita sabedoria.

  6. Daniella Santos

    Graças a Deus, aqui não é a Venezuela,e sim o pais está dividido, está divido em quem concorda e em quem luta, pra ter seus direitos!

  7. Anonimo

    Eu fiquei desconfiado quando comesaram divulgar a contegem dos votos de85 por cento dos votos contados esta caverna tem onca

  8. Zenaide Moiolli

    Olá meu querido povo brasileiro, tenho ouvido a teve câmera
    Os Deputados e Senadores Estão trabalhando atentos para os acontecimentos do nosso Pais fiquem tranquilos, pois dessa vez ninguém vai, atrapalhar o progresso do nosso querido Brasil, parabéns a todos os Parlamentares que estão firmes trabalhando para uma democracia ,respeitada. Tenho fé em Deus que vamos vencer essa batalha. Sou uma idosa (79 anos ) Nunca vi uma situação tão caótica como agora, ALERTA POVO BRASILEIRO, VAMOS LUTAR PELA NOSSA BANDEIRA…

  9. LIBERDADE AMEAÇADA

    BANDEIRA DO BRASIL, NINGUéM TE MANCHARÁ / TEU POVO VARONIL ISTO NÃO CONSENTIRÁ/ BANDEIRA IDOLATRADA ALTIVA A TREMULAR ONDE A LIBERDADE É MAIS UMA ESTRELA A BRILHAR!!!

    canção fibra de heróis do exercito brasileiro!

  10. Celso Souza

    Fantástica análise do Sr. Reinaldo. Pena que os militantes PTistas não o reconhecem. Gostaria um dia de ver Reinaldo, Alexandre Garcia e William Waack – mesa redonda sobre a esquerda. Um timaço de jornalistas.Parabéns.

  11. Marinaldo Elias Da Silva

    Concordo plenamente com o sr. Reinaldo Azevedo. Vivenmos e lutaremos por um país democratico como o é,
    em sua essência. Parabéns aos Deputados que votaram contra o Decreto bolivariano

  12. Antônio Araújo

    Muito bom ver a democracia e a liberdade respirando e dizendo, através do Congresso Nacional, dois dias após o resultado das eleições, “estamos aqui, este é o “NOSSO” país, não “ESTE” país. Porém, é preciso sim , estar atento, segundo a segundo, minuto a minuto, na preservação da liberdade de todos os brasileiros, independente da condição social. Em frente, sempre.
    .

  13. sydney

    Mais quem governa o Brasil e o Lula..

  14. Maria

    A origem do DL 1.491 foi o PÂNICO. Isto mesmo. PÂNICO que o governo sentiu das manifestações de junho de 2013. Quando essa corja viu a população nas ruas, ela “gelou”. Imediatamente a Presidente falou em rede nacional de democracia, que os seus companheiros lutaram e morreram pela democracia (mentira! a depender deles seriamos um Cubão miserável e despótico, sem poder sair. Nem fugindo!).Para a saúde a solução foi o …. “Mais Médicos” cubanos. Essa arapuca foi concebida à socapa, mesmo.
    Senhores parlamentares da oposição, não deem tréguas ao ditadores.

  15. Maria

    Essa imoralidade foi urdida para ser o “pulo do gato” desses assassinos da democracia e do estado de direito, para subjugar e dominar o povo brasileiro, e se perpetuar no poder.

  16. Paulo Barreto

    Menos mal. Agora, espera-se, ou melhor, pressionemos os nossos parlamentares a darem passos mais corajosos no sentido de anular definitivamente as pretensões bolivarianas do PT e, quem sabe ainda na próxima legislatura, resgatar o protagonismo do Parlamento na constituição do governo.

  17. deusmar

    nao accredito em urna eletronica deve ter trambique como fazer uma auditoria

  18. Milzede Albuquerque

    Não podemos esquecer que o cérebro articulador de tudo isto não é o da Presidenta. Ela é apenas a testa-de-ferro do PT, e faz o que o partido e seus mentores idealizam, e lhe ordenam. Eles foram bem espertos em orientá-la a assinar este decreto antes das eleições, achando que com isto a questão estaria decidida e sem possibilidade de retorno. Quem sabe, mesmo se perdesse as eleições, o decreto já estaria assinado… São tão pretensiosos a ponto de achar que todos aceitariam, impassivos, este ato anti-democrático, apresentado como democracia pura… Como se ninguém conhecessa essa velha história, seu começo, meio e fim… Por isso, parabéns à Câmara dos Deputados, por preservar democracia brasileira, e a Constituição do país.

  19. MARIA

    Só tenho uma pergunta para aqueles que tem o poder ou estão próximos deles:

    Tantas denúncias escancaradas nos jornais, telejornais, blog’s, boca a boca, rede social, a imprensa, de fato, sabe de tudo que acontece….

    Porque a demora em tirar esse partido VERMELHO-VERGONHA de um país??????

  20. rubimaximos

    Bom dia meu Brasil, não fugiremos a luta contra esses que querem se aproveitar da ignorância do povo brasileiro, especialmente os nordestinos lamento assim como o querido e amigo Reinaldo que tudo isso e sim uma tentativa de se criar aqui uma política bolivariana, mas nos brasileiros mais instruídos, não vamos deixar que isso aconteça estaremos sempre de prontidão e faremos valer a soberania da nossa constituição e de toda a nação. Estamos de olho nessa quadrilha. E tenho dito.

  21. Eduardo

    Não passarão. Aqui não é e nunca será Venezuela.

  22. igor

    Da. Dilma é… uma bobona! Explico minha afirmação:
    Parece que …tem um grande problema, que é uma revista de São Paulo, que escreve a verdade e que não é afeita ao palavrório da parva senhora mandatária.
    Pergunto para a…senhora se os 142.000.000 eleitores brasileiros leem esta revista. É óbvio que não, visto que grande parte destes eleitores mal sabem assinar o nome, quem dera ler algo com mais de uma lauda.
    Por que é que…, tendo todas as outras revistas, emissoras de radio e de televisão, além de todos os jornais e periódicos do país sob julgo, não deixa esta unica revista, que não se subjuga aos planos do Lularápio, percorrer sua jornada solitária?
    Seria tão fácil, não é mesmo?

  23. wendel richard vales da silva

    Amigos leitores e inconformados com essa situação caotica que desce a passos largos a um grande precipicio, será que alguem pode nos ajudar, dentro dos corações de 48% de brasileiros, há um clamor, suplicas, gritos apavorados , ajudem o Brasil, haverá um líder ,um homem que não suporte essa situação e fale vamos mudar… Essa é a a nossa esperança.
    Kd esse homem meu Deus..

  24. marta

    .
    Só uma atitude resolve , toda fácil, fácil, toda essa soberbada da petralhada.
    .
    É a turma dos 48% que produz o PIB nacional fazer uma revolução fiscal e

    DEIXAR DE ARRECADAR IMPOSTOS FEDERAIS

    até serem apuradas TODAS AS FALCATRUAS DESSE GOVERNO.

    .
    REVOLUÇÃO FISCAL, JÁ.
    .

  25. ubiratan

    Boa noite Reinaldo. Se eu estiver enganado, e torço por isso, desse congresso não espero nada alem de coisas ruins. É como esperar que uma laranjeira produza mangas doces e saudáveis. Desejo, ardentemente estar errado. Sempre atentos. Parabéns por sua coluna.

  26. Otávio Campos

    Os marginais do pode acham que farão o que querem. Não farão porque não deixaremos.
    Até porque temos que trabalhar para o impeachment da gerentona da Petrobras.

  27. O GIGANTE ACORDOU

    EU SEI QUE OS POLÍTICOS QUE QUEREM DEMOCRACIA VÃO DAR UMA LIÇÃO E MOSTRAR QUE QUEM MANDA NO BRASIL SÃO OS BRASILEIROS HONESTOS. DA MINHA PARTE EU JÁ COMPREI ALGUNS LAMPIÕES, POIS SÓ VOU DEIXAR A GELADEIRA LIGADA, AS TELEVISÕES IREI VENDER, OS COMPUTADORES TAMBÉM. TELEFONE SÓ CELULAR E PRÉ E ACESSAREI A INTERNET PELO 3G LENTO. O CARRO VOU DOAR, POIS COM O ANDAR DA CARRUAGEM O PREÇO DA GASOLINA VAI CHEGAR A 15,00 O LITRO PARA A PETROBRÁS TER CAIXA PARA COBRIR O ROMBO. VENDEREI O APARTAMENTO COM GARAGEM E IREI COMPRAR UM DE SALA E COZINHA SEM QUARTO. PARA PASSEAR E VIAJAR VOU COMPRAR UMA BICICLETA. A ÁGUA NÃO VOU PRECISAR PAGAR, POIS VOU MORAR NUM AP COM HIDRÔMETRO INDIVIDUAL E COM ISSO NÃO VOU GASTAR NADA, POIS IREI NA FLORESTA E IREI ENCHER MEUS BALDES LÁ.

  28. Nancy Siqueira

    Tenho dito nas redes sociais que, nós os 48,36%, precisamos continuar unidos e acompanharmos nossos parlamentares em que votamos, para apoiá-los, defende-los e cobrarmos resultados positivos, de tudo aquilo que pontuamos durante a campanha. E que a mídia trabalhe para fortalecer as instituições democráticas do Brasil, e não para enganar a população com pesquisas falsas…

  29. João

    Por que não adiar as férias até a montagem do ministério..

  30. Sergio

    Perdi o investimento que fiz. Apostei na compra de lona preta para revender quando o decreto fosse aprovado.

  31. login

    Será que acabou o dinheiro, ou está todo congresso com medo da polícia federal.
    A tempos atrás o congresso aprovava tudo que a presidenta pedia.

  32. Oposição mais viva que nunca!

    O PT está brincando com fogo! Literalmente! Está completamente embriagado pelo poder e nem quer governar. Para o PT, o importante é estar com o poder, o país, ora o país que se vire.

  33. João

    O governo Dilma já nasce velho, datado e sem margem de negociação. Vejamos alguns fatos que suportam este entendimento. O escândalo do Petrolão reduziu o saldo de dinheiro para compra de deputados, a traição do PT e Lula a Henrique Alves, um dos chefes do PMDB, não será esquecida, a campanha eleitoral sórdida deve ter assustado até mesmos aos aliados, se fizeram o que fizeram com Marina Silva, uma pessoa ética e aliada por tantos e tantos anos, imagina o que não fariam com qualquer outro que se metesse a besta de ir de encontro ao projeto de poder do partido, o clima belicoso do partido mesmo depois das eleições. Todo este cenário político adverso se sobrepõe a uma crise em todas as frentes: econômica, financeira, moral, ética, ambiental, num mundo conturbado. Se isto não fosse pouco, a presidente ainda sai de férias como se estivéssemos numa calmaria. Por que não adiar as férias após a montagem do ministério? Coitado deste Mantega, que segue cumprindo as formalidades de um cargo que já não exerce. Pobre coitado! Que triste figura! Que falta de dignidade! Será que faz este triste papel apenas para ser premiado com alguma sinecura?

  34. renato

    o Brasil merece politícos mais decentes , acorda senado acorda senhores deputados familiares de politícos cobrem patriotismo tenham vergonha sejam pelo BRASIL amem esse país que tem sido tão maltratado por corruptos bandidos eu sou filiado desde 1988 no pt eu tenho vergonha de pedir voto para um partido corrupto o lula não me representa mais, ele é um traidor que não merece mais respeito eu sou metalurgico e nunca pensei que o lula pudesse ser tão mentiroso tão disimulado vou me desfiliar do pt não compartilho com as maracutaias desse partido sou pelo BRASILLL

  35. Camila

    Estamos de olho na Bandilma

  36. Edson Moraes

    Prezado Reinaldo,
    Seu trabalho de honrado homem e jornalista, DIUTURNO, ajudou a manter nossa débil democracia viva.
    A oposição congressual não foi fraca, foi massacrada por mensalão e petrolão no Congresso e na mídia…
    O povo é que não tinha ainda encontrado um método e um caminho para resistir.
    Parece-me que agora isso mudou.
    Você, assim como todos da lista negra dos petralhas, resistiram heroicamente.
    Tenha certeza que essa multidão de seus leitores está muito entusiasmada em perceber que seu pequeno fogareiro agora se transformou em um incêndio, um fogo sagrado que arde no altar da pátria, no sentido mais profundo e sagrado da metáfora.
    Eu já lhe disse, sou tucano desde 1989. Nunca reneguei meu partido, um dia sequer, meu partido e o governo fantástico de FHC. Ele fez transformações imprescindíveis ao país.
    Também recebi de forma democrática a derrota, embora sempre contrariado com os métodos espúrios de lula e seus petralhas.
    Mas isso agora chegou as raias do absurdo!
    Aceitar a continuidade é ser cúmplice da destruição moral e material de nosso país e povo.
    Bem, antes eu alimentava a ilusão de ser lido por vc.
    Mas agora com milhões de contatos…
    Não importa. Eu e seus leitores sabemos que escrevemos para que vc saiba sempre que vc é importante, não pra cada um de nós, mas para não perdermos nossa vergonha na cara, nossa hombridade, nosso orgulho de ser brasileiro e para que nossa liberdade e democracia não seja ultrajada pelos petralhas!
    Abraço fraternal.
    Edson Moraes

  37. pedro paulo

    ESTOU CADA VEZ MAIS CONVICTO QUE ESTA TURMA DE CANALHAS QUE QUER TRANSFORMAR O MEU PAÍS EM “ESTADO COMUNISTA” VÃO TERMINAR CONSEGUINDO.NO BRASIL JÁ ESTAR NA PRÁTICA UMA” FORÇAS ARMADAS PARALELA COM A SIGLA MST”QUE ESTA POR SUA VEZ É MANTIDA POR ESTE GOVERNO FASCISTA QUE AÍ ESTAR,ESTAR TAMBÉM ESTRANGEIROS COMO CUBANOS SE FAZENDO DE MÉDICOS,HAITIANOS BANCADO PELO MESMO GOVERNO,E AFRICANOS TODOS ENTRANDO PELAS CANCELAS ABERTAS.ESTA TURMA TODA SENDO TREINADA PELAS “FARCS DA COLOMBIA”,OU SEJA ESTE PLANTEL TEM MAIS ELEMENTOS DO QUE AS FORÇAS ARMADAS NACIONAL.PERGUNTO EU CADE AS FORÇAS ARMADAS QUE AINDA NÃO ENTRARAM EM AÇÃO CONTRA ESTA TURMA QUE ESTÃO SE ORGANIZANDO NA CALADA DA NOITE.SERÁ QUE ESTAR ESPERANDO O PIOR PARA ENTRAR EM AÇÃO.SERÁ QUE NÃO OBSERVOU QUE DE FATO ESTE GOVERNO NESTA ULTIMA ELEIÇÃO SÓ TEVE REALMENTE ” DEZ MILHÕES DOS VOTOS VERDADEIROS E OS QUARENTA E QUATRO MILHÕES VIERAM DE COMPRA DE VOTO”,OU SEJA ESTE GOVERNO É ILEGITIMO PERANTE A CONSTITUIÇÃO ATUAL,QUE É CONTRA A COMPRA DE VOTO OU ESTÃO ESPERANDO QUE ESTE GOVERNO INVENTE OUTRA CONSTITUIÇÃO IGUAL A DE HUGO CHAVES,NA QUAL TRANSFORMOU AS FORÇAS ARMADAS PARA DAR SEGURANÇA A TURMA DE PICARETAS , E NO COMANDO DESTA COLOCOU GUERRILHEIROS CUBAMOS.

  38. Manu

    CARTA ABERTA AO MUI AMIGO DOS PTralhas
    CHICO BUARQUE, “DO SEU VIZINHO”.
    Chico,
    …. Xxxxxxxxxxxxxxx

    Pois é , subvertendo a ordem criadora, apesar de você , pra mim , vai ser a canção que vai alentar esses tempos obscuros de um mesmo partido , insólito , no poder , por seus 12 , pouquinho mAis , anos ( que o tempo e o clarão do. Bom senso urgem) .

    Chico Buarque , vc agora , também é o de sua canção . 😀

  39. Fernando Vasconcellos Dias

    Lamentável para nosso País o teatro de tragédias do qual fomos espectadores e participantes… Campanha eleitoral de baixo nível orquestrada pelo PT e aliados e uma eleição questionável.Teremos mais 4 anos de atraso e a continuidade já mostrou a face demoníaca no Decreto 8.243, felizmente não aprovado pelo Congresso (até agora).A pessoa humana não está nas intenções do governo petista onde não se promove o mérito mas o demérito e assim não respeitando, em nome de ideologia fracassada que defendem o poder pelo poder, os direitos fundamentais do ser humano que são – Direto a vida, a liberdade e a propriedade.

  40. Jair Barrachi

    Não vamos nos dispersar , marcação cerrada nesses comunistas transvertido de socialistas , corruptos , quadrilheiros .A coisa ja esta ruim assim ,imagina dando total liberdade para tal Política Nacional de Participação Social comandada por Gilberto Carvalho e seus cumpanheiros pilantras .

  41. José Magalhaes

    Caraca. A democracia e’ inegociável. Bom que saibam disto, o qto. Antes.

  42. sylvie

    E Maduro mandando instrutores para dar aulas os sem terra sobre como fazer uma revolução socialista? Felicitações de Maduro e Kirchner a chegada dos Brasileiros a ‘Grande Pátria Bolivariana da América Latina’? Presidente do Uruguai preocupado com o que aconteceria se o PT perdesse? Fico com a impressão que só os 80 milhões que não votaram na Dilma não estão sabendo de alguma coisa! Se enviaram dinheiro para Cuba de forma inconstitucional não seria nenhuma paranoia supor que pode estar acontecendo outras coisas que eles, deputados e senadores, também não sabem!

    Sei que não é legal colocar link aqui, me desculpe e por favor apague, mas como pode a Venezuela estar ditando o que os nossos sem terra tem que fazer e quando? Cadê a soberania, só é ameaçada se são os EUA olham para nós? O que significa isso e porque ninguém parece se importar? Esse governo faz com que eu me sinta sufocada!

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/grupo-enviado-por-maduro-ao-brasil-da-aulas-de-163149226.html

  43. Lucas

    Claro!!! Sempre respirou a eleição foi um exemplo de democracia.

  44. Souza

    Espero que a oposição também derrube o PL 207/2012 que permite a ocupação de cargos dentro da AGU por não concursados. O projeto não dá qualquer prerrogativa para que os advogados públicos federais exerçam suas funções com independência, mas, de forma vergonhosa, propicia o aparelhamento de uma das funções essenciais à justiça e à consecução de políticas públicas. Que vença a democracia!

  45. Fausto Italiano

    “Que vá para Caracas” virgula . Ela manda vir de Caracas…
    CARACA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/grupo-enviado-por-maduro-ao-brasil-da-aulas-de-163149226.html

  46. anonimo

    Eu ficaria rindo atoa se o que aconteceu com collor acontecese dom dilma nimguem teve prova contra collor mais dilma todos tem e o ronbo e grande ela e os aliados dela quase todos o vice dela e direita faz um bom governo esta so minha revolta.

  47. anonimo

    Todo dia eu acisto o cidade alerta e fico tristo com tanta criminalidade e este governo nao resolve 52 por cento dos eleitores reelegem a dilma estes 52 por cento parece que sao cego surdo ou mudo ou ate mesmo indiota quem sabe pode ser traficantes ladrao eu sei que sao pessoas no tipo daquelas que o programa causo de familia do sbt estes tipos de eleitor nao serve para o crescimento do pais votar nao era pra ser obrigatorio porque 52 por cento dos eleitores nao sabe votar quando dar seu voto e pra estes tipos de politicos que so bota o pais pra traz e pra seu

  48. Luiz Henrique Figueira

    É triste ver o pessoal do Bolsa Preguiça,depender do estado que por sua vez,repassa o dinheiro do trabalhadores que pagaram seus impostos para sutentar um bando de inuteis,que em troca, vota pela manutenção da Corrupção,falta de ética,falta de educação e principalmente discernimento e visão para o futuro do Brasil e dos própios Brasileiros.O Brasil não está dividido entre o rico e o pobre,entre o nordeste e o suldeste ou sul,mas sim, está dividido entre o Ignorante,e analfabeto e o letrado,e culto! 

  49. Brasileira

    Concordo plenamente com vc anticorrupto e eh algo com que devemos nos preocupar e espero que os militares acordem ja esta passando da hora.

  50. Sergio Almeida

    Só espero que a oposição cumpra seu papel como deve ser em qualquer país civilizado. Sei que o Brasil não é civilizado (com um zé poveco desses), mas se não fiscalizarem com rigor e frear as tentativas da anta gaguejante e de sua quadrilha organizada de bolivarianizar o país, aí sim, poderemos arrumar as malas e vazar logo daqui.