Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma e Lula falharam no esforço de intimidar a Polícia Federal

“Aletheia”, em grego, quer dizer “verdade”, mas no sentido de desvelamento, de revelação. Precisamente, a palavra quer dizer “não” (a) “esquecimento” (lethe). Ao todo, o juiz Sérgio Moro expediu 44 mandados, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva

Por: Reinaldo Azevedo

O PT, Lula e a presidente Dilma Rousseff resolveram pagar para ver e estão vendo. Neste momento, a Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em todos os endereços de Lula e no apartamento de Fábio Luiz da Silva, o Lulinha, em Moema. O ex-presidente também era alvo de um mandado de condução coercitiva. Pode ser levado para depor em Curitiba. O habeas corpus preventivo obtido por seus advogados valia apenas para São Paulo.

É a 24ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Aletheia”, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à Petrobras. Ao todo, estão em diligência 200 policiais federais e 30 agentes da Receita.

“Aletheia”, em grego, quer dizer “verdade”, mas no sentido de desvelamento, de revelação. Precisamente, a palavra quer dizer “não” (a) “esquecimento” (lethe). Ao todo, o juiz Sergio Moro expediu 44 mandados, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

Agentes da PF estão no dúplex de Lula, em São Bernardo; no Instituto Lula; no sítio Santa Bárbara, em Atibaia, e no tríplex do Guarujá.

O chefão petista e seus sequazes não contavam com isso nem nos seus piores pesadelos. O ex-presidente e os milicianos do PT achavam que poderiam intimidar a força-tarefa com um “não toquem em Lula”. Não deu certo.

A operação ocorre um dia depois da posse do novo ministro inconstitucional da Justiça, Wellington César, escolhido a dedo por Jaques Wagner, ao arrepio da legalidade. José Eduardo Cardozo, hoje na Advocacia-Geral da União e antigo titular da pasta, admitiu que recebia pressão dos petistas.

É claro que a troca de guarda no Ministério da Justiça soou aos policiais federais como a evidência de que eles estavam na mira. O governo fez um esforço enorme para que todos achassem isso.

Pois é… A PF está deixando claro que o tiro pode ter saído pela culatra. Não estou dizendo que se trata de uma retaliação — até porque essa “visita” deveria ter sido feita muito antes. Mas é evidente que se trata de uma prova de independência e de altanaria.

Na sua delação, não custa lembrar o que Delcídio falou de Lula:
Lula mandou pagar Cerveró
O senador petista relatou que o ex-presidente Lula comandou o esquema do pagamento de uma mesada ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para tentar evitar sua delação premiada. Lula não queria que o ex-diretor da estatal mencionasse o nome do pecuarista José Carlos Bumlai, seu amigão, na compra de sondas superfaturadas feitas pela petroleira.

Lula comprou o silêncio de Marcos Valério
Segundo Delcídio, o ex-presidente autorizou o pagamento de R$ 220 milhões de reais a Marcos Valério para que o publicitário ficasse calado em seu depoimento à CPI dos Correios. O senador petista conta que ele próprio e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, ficaram responsáveis por tratar com Valério. Sem sucesso, quem assumiu as negociações foi Antonio Palocci, então ministro da Fazenda.

Exclusão de Lula e Lulinha da CPI dos Correios evitou o impeachment
De acordo com Delcídio, que presidiu a comissão, Lula escapou do impeachment por uma manobra governista. Por meio de uma votação “duvidosa”, a CPI deixou de fora os nomes de Lula e de seu filho Fábio Lula da Silva (o Lulinha), do relatório final.

Lula pressiona CPI do Carf para proteger a família
Delcídio contou também que, mais recentemente, a grande preocupação de Lula é a CPI do Carf, que, além de atingi-lo, pode levar à cadeia seu filho caçula, Luís Cláudio da Silva. Segundo o senador petista, “por várias vezes, Lula solicitou a ele que agisse para evitar a convocação do casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni para depor. O escritório de lobby da dupla pagou R$ 2,4 milhões à empresa de Luís Cláudio por um suposto projeto de marketing esportivo.

Encerro
As milícias petistas prometeram reagir se tocassem em Lula. Pois é… Além de nada — e de vociferar nas redes sociais —, vão fazer o quê?

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

426 comentários
  1. Martha Lucia

    Pelo visto, não vai precisar das milícias petistas fazerem coisa alguma. Janot, o PGR, acaba de propor a ADI-5508/2016, que retira da Polícia Federal a competência para celebrar acordos de delação premiada. Já é um passo e tanto para proteção de vários políticos, os “coitadinhos” inocentemente corrompidos pelos “maus” empreiteiros.

  2. Ramos

    É urgente que a PF descubra o “cagueta” para que o fato não se repita, evitando “melar” assim, novas operações, visto a importância que elas tem para o sucesso das investigações.

  3. ramos

    É urgente que a PF descubra o “cagueta” para que isso não se repita, evitando “melar” assim, novas operações, visto a importância que elas tem para o sucesso das investigações.

  4. julia

    Ah, a sabedoria dos ditados populares! “filho de peixe, peixinho é”: perfeito para se aplicar à famiglia Lula da Silva.
    Por sorte, temos brasileiros de bem como o senhor Sérgio Moro. Esperamos que ele consiga transferir o “aquário do mal” para a Papuda.

  5. Rose

    Que bom q ainda temos a Polícia Federal pra nos dar a esperança de termos um Brasil melhor

  6. danilo

    Como e revigorante ver a justiça funcionando, quanta alegria e esperança de dias melhores o digníssimo Juiz Moro e sua equipe de valorosos e competentes investigadores, policiais e promotores proporcionou aos honrados e dignos brasileiros que trabalham pela grandeza do Brasil, hoje dia 4 de marco.
    Lula, prepotente e arrogante e você, alem de mentiroso, lesa-pátria e corrupto, futuramente sera lembrado como o maior ladrão de todos os tempos, pode rotular como quiser o honrado Juiz Moro e sua equipe, eles aplicam a ética e as leis em suas atividades, você e os seus seguidores aplicam a mentira, a canalhice, o achaque e a ameaça.
    Bandidos do PT não tentem partir para o enfrentamento, pois não passarão por cima da indignação dos corajosos brasileiros honestos e honrados, que já estão com o saco cheio de suas ameaças e prontos para chutar seus gordos traseiros corruptos.
    DIA 13 de MARCO, o Brasil mostrara toda sua indignação contra este desgoverno e a quadrilha travestida de ParTido PoliTico. FORA DILMA, FORA PT, CADEIA PARA TODA QUADRILHA.

  7. Pedro Burlandy

    Meu jovem amigo jornalista FELIPE MOURA BRASIL…. ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    Conto com vc e com alguns outros poucos profissionais da imprensa para não deixarem que o cachaceiro/canalha/ladrão e a espanta-neném, a mosquita analfabeta se safem dessa. Vai haver muita pressão… mas o povo brasileiro está com vocês….e vamos que vamos. Tomara que o dia 4/3/2016 (aniversário da minha irmã), passe à HISTÓRIA DO BRASIL como o primeiro dia do fim do ptismo/bolivariano/comunista no Brasil!

  8. RODRIGUES

    De acordo com o pronunciamento de Dilma não temos dúvidas que o Lula, Dilma e sua corja tentam intimidar e tumultuar a Operação Lava-Jato para fugirem das falcatruas aprontadas por eles. A cada dia sabemos porque a Dilma disse que: “NA POLÍTICA SE FAZ O DIABO”. Parece que a conta-gotas o diabo vem fazendo a sua parte. O diabo esta dando show. Parabéns!

  9. Lula, LADRÃO DA PEDALINHA!

    O dólar até abaixou, é só questão de tempo até esse sapo cachaceiro e essa roedora renomada saírem do governo !!

  10. covarde sei que me podem chamar

    veja bem,promotor público ministro da justiça,o esparro em que vc caiu!só faltam agora,o Dr.wagner por ação e o Dr. vc por omissão!será que vai dar para sair no retrato?

  11. Gerson

    Logo de manhã senti uma imensa alegria
    Pensei que fosse demorar mais
    Finalmente, esta chegando a hora do bandido-mor
    Ficarei imensamente feliz quando esse meliante e o resto que falta da corja
    estiverem tomando café de canequinha vendo o sol nascer quadrado

  12. pierre

    Parece que a PF está seguindo as operações, conforme a ordem dos grupos do jogo do bicho!
    A 24ª é a operação do grupo do Veado!
    A 25ª ,que parece ser a última, deve ser a operação do grupo da Vaca!
    Nada contra o babalorixá e a governanta, bem entendido?

  13. eduardo

    FALTOU UM DEDO PRO LULA SAIR DO AEROPORTO DIRETO PRA PENITENCIÁRIA

  14. maria do carmo

    Baderna, Reinaldo. É o que sempre fizeram LULA e sua turma, pois foi assim que assumiu a Presidência e, como mesmo dizem, farão o diabo.

  15. antonio eudes de souza silva

    O “problema” é se não encontrarem nada nas buscas e de alguma forma o “lularápio” se safar, aí eles “torcerão” os fatos a seu favor dizendo que a santa criatura foi hostilizada e perseguida, transformando-o num mártir! Sou um pouco desconfiado! E se o mesmo já tivesse sabendo ( todo mundo podia no mínimo prever que isso ia acontecer), que iam deflagrar tais ações e o mesmo aproveitando-se das informações para já ter sumido com as provas e elementos incriminadores? Vão acabar transformando-o num mártir, apesar de não haver elementos para isso, mas astutos como são e contando com a “cegueira” , conivência e conveniência de muitos, poderão torcer os fatos a seu favor, isso se não o usarem para limpar a barra das esquerdas para a “solução” continuar a vir do mesmo lado podre, só que maquiado de forma diferente.

  16. Marco Antonio Ferrari

    Pois é, caríssimo Reinaldo!!!!! ALVÍSSARAS!!!!!! ALELUIAS!!!!!!!! Pelo andar da carruagem, SMJ, ao que tudo indica, o tããããão esperado dia 13/03/2016 até ontem reservado para o “DIA DO PROTESTO NACIONAL CONTRA A BARBÁRIE APTRALHADA!!!”, à partir de hoje, felicíssimamente, JÁ ESTARÁ sendo transformado para “O” dia da “COMEMORAÇÃO NACIONAL PELO FIM DA BARBÁRIE APTRALHADA!!!”, né?????? Finalmente, depois de lúgubres, tétricos e desastrosos mais de TREZE ANOS aptralhados, “Já raiou a legalidade e a prosperidade no horizonte do BRASIL!!!!”, né????? Aliás, JUSTIÇA seja feita: A HISTÓRIA do BRASIL haverá de ressaltar que, não obstante a asquerosa, antipatriótica, vil e cúmplice atuação intere$$eira de vários órgãos da mídia, da política, do judiciário, do legislativo, do empresariado e de MAIS algun$ outro$ muuuuuuuuuuuuito$ diver$o$ “mamadore$” compulsivo$ e insaciávei$, SEEEEEEEEEEEEEMPRE TAMBÉM existiram magníficos EXEMPLOS de PESSOAS e INSTITUIÇÕES, infelizmente poucas, por sinal, que, mesmo “remando contra a maré”, JAMAIS se quedaram passivos, omissos e inertes, JAMAIS se calaram, JAMAIS se acovardaram ou JAMAIS se amedrontaram em sua incansável LUTA contra o conchavo, contra a mentira, contra o arbítrio, contra a corrupção, contra a APTRALHADA BARBÁRIE POLÍTICA, ADMINISTRATIVA, ÉTICA e MORAL!!!! D’entre esses POUCOS mas MAGNÍFICOS EXEMPLOS de patriotas lúcidos, corajosos, persistentes e combativos críticos da autêntica barbárie governamental aptralhada, por certo encabeçarão essa preciosa “LISTA” você, caríssimo Jornalista Reinaldo Azevedo, o Juiz Sérgio Moro e Equipe, e MAIS alguns poucos brilhantes Jornalistas!!!! Aliás, parafraseando Churchil, “No BRASIL, nunca tantos(+de duzentos milhões de cidadãos) dependeram TANTO de tão poucos!!!”, né???? Pena que estarão totalmente “ausentes” dessa Histórica Lista a omissa “Oposição glúteos flácidos”, as grandes mídias, os “supremos” do Judiciário e a classe artística, né???? Quem sabe “alguns” serão comparados à “Tiradentes” e serão para seeeempre HONRADOS, enquanto “outros” serão comparados à Joaquim Silvério dos Reis ou à Judas e serão para seeeeeeeempre EXECRADOS, né????? Enfim: Quem viver, verá!!! QUE cada um arque com as consequências decorrentes do seu TIPO de comportamento: Quem foi cúmplice, conivente e visivelmente “pixulequeiro” provavelmente JAMAIS recuperará a credibilidade perdida; quem sempre foi ético, corajoso e contestador, que passe à usufruir da CREDIBILIDADE conquistada, né???? TOMARA que TEMPOS melhores, felizes, prósperos e éticos estejam chegando, né???? OOOOOooooou NÃO é nada disso, caríssimo Reinaldo?????????

  17. Clark

    Com um governo federal agonizante e uma oposição claudicante o centro de gravidade do poder transfere-se gradativamente para Curitiba.
    Salve os jovens patriotas da força-tarefa da operação da Lava Jato!

  18. Anticorrupto

    Que ninguém se meta com a PF, MPF e o Dr. Moro. Agora é pra valer. Que o STF, agora, faça tudo conforme a lei. Nenhuma instituição séria vai admitir extrapolação do STF. Acima do STF estão os homens e mulheres de bem, e também as FFAA do Brasil.

  19. josé reis barata



    CONDUÇÃO COERCITIVA DE lula
    .
    MORO agiu corretamente. Evitou que maus e regiamente pagos advogados utilizassem costumeiras chicanas para atrasar o procedimento investigatório.

  20. Frida

    Trocar o ministro foi um verdadeiro tiro no pé.
    PARABÉNS a PF que vem cumprindo o seu papel, sem se deixar intimidar e contaminar por ideologias fajutas.
    O ar ficou mais limpo no dia de hoje.

  21. josé reis barata


    10:50 am, danir, amigo virtual,
    .
    Vou tentar.
    Ao tempo que escrevo, assisto pela TV o Brasil sintetizado e sintonizado no Instituto lula. Em frente as agressões organizadas costumeiras; Congonhas, também. No contexto um conclamar para o 13 MAR de ida as ruas que, há tempos, tenho me posicionado contrário pelo risco de confronto e inutilidade realçando que, segundo vejo, o que resolveram denominar ” MANIFESTAÇÕES E MOVIMENTOS” CONTRADIZEM OS LEGALISTAS E A LEGALIDADE por ofenderem expressos direitos individuais primeiros de um e outro lado.
    Ou se é a favor da legalidade ou da ruptura; não existe outra via. A legalidade vigente somente oferece como instrumento de mudança: o voto, o judiciário ou o impeachment. O outro, ruptura (direito original do homem) se incorre em enfrentamento do Estado com as consequências respectivas. Confesso que sou pela ruptura por considerá-la como único e último modo da moderação ser ouvida quando o Estado falha.
    Concluindo. No grave momento político – o mais grave dentro dos que diariamente temos assistido – MP, PF e PM têm dado conta do recado faltando tão- somente o público apoio das FFAA.
    Daí que qualquer oportunização da violência não interessa aos que pugnam contra corrupção e o crime que assolam a pátria. Somente interessa aos violentos sob os auspícios dos marginais irresponsáveis que se instalaram e aparelharam o Estado.
    .
    Grato, é o que penso.
    Auxiliei?

    Obs.: perdão pela demora. VIVO uma conexão péssima.

  22. Tarcísio lemos

    Como todo cidadão verdadeiramente de bem, queria agradecer e dizer à polícia federal, que admiro profundamente essa instituição. Parabéns à essa corporação, vcs estão salvando o país! Não posso esquecer do juiz Sérgio moro e do ministério público federal e de São Paulo. Muito obrigado!

  23. SILVIO JD

    Reinaldo, o que será que o novo ministro inconstitucional da Justiça tem a dizer sobre esse episódio?
    Como um promotor, seria importante saber o ponto de vista dele.
    Será que ele tem ideia da gelada que está se metendo? Mais um baiano estreia neste festival de acarajés.
    Aguardo ansioso o pronunciamento dele.
    A Federal está vindo aí. Fui.

  24. catson aruak

    O juiz Sérgio Moro representa o nosso povo, tem coragem e busca a verdade.
    Parabéns ao grande brasileiro.
    Qunato a barroso, pqp!

  25. Ricardo Carvalho

    É hoje o DIA, da ALEGRIA e a tristeza nem pode pensar em chegar!!!!!

  26. cesare

    Até que fim!!!Delcídio falou o que quase todo mundo já sabia, faltava alguém pra delatar, confirmar toda essa bandidagem! Que o país tenha o dinheiro de volta que foi saqueado

  27. JUNIOR

    Os pingos estão chegando nos IS

  28. FBI

    Neste momento lula e seus amigos dão varias gargalhadas da lei no instituto lula …nos temos imagens ..urgente..

  29. Murilo

    Estou feliz, feliz, feliz…

  30. Pedro

    Hoje tem aplaudaço as 20:30!!! ( início do jornal nacional)
    Todos em suas janelas e varandas aplaudindo a Polícia Federal!!!
    Ajudem a divulgar!!!
    #forapt #cadeiaparalula

  31. Paulo-AM

    O que não dá para engolir é a limpeza que a bandidagem do partido trapaceiro (pt) fizeram no famigerado instituto lula antes da chegada da PF. Deveria ter sido monitorado o local, com antecedência, para pegar os ratos pois qualquer criança desta republiqueta da enganação (que não engana mais ninguém) sabe que sempre existem vazamentos de informações sobre qualquer operação policial. Neste caso, 1 x 0 para a petezada mais uma vez!
    A propósito, alguém sabe o paradeiro dos celulares, tablets, notebooks, etc do casal joão santana? A PF não deveria soltar o casal de meliantes até que os tais aparelhos não forem entregues, afinal “quem não deve não teme”.

  32. Rodrigo

    Pelo menos lula foi depor. Ainda que tenha sido quase debaixo de vara. Mas é melhor que ficar fugindo igual a um bobo por aí. E se conseguir provar que não tem nada a ver com malandragens, desvios, sítios e triplex, tanto melhor para ele, pois provará que é realmente honesto, como diz. Todavia, deverá ter muito trabalho. A quantidade de suspeitas é imensa.

  33. Varo

    O Brasil está feliz.
    Melhor copa do mundo.
    Melhor olimpíada de todos os tempos.
    Melhor desfile de carnaval.
    Melhor samba,melhor filme,melhor livro,melhor melhor.
    Lulalau,você sempre teve o remédio para estes males:CACHAÇA!
    Vai mais fundo.De preferência numa jaula da Papuda.

  34. PCR

    Congresso Nacional a sociedade espera, agora, pela votação urgente do PL 3123/2015. Vamos moralizar este País.

  35. Nilo

    Que dia monumental para a democracia brasileira! Esse bandido teve tratamento diferenciado dos demais, isso é errado. Ele é só mais um safado de carne e osso. A PF tem que agir rápido para retornar com Lula para atrás das grades.

  36. Alex

    Hoje é o dia! Não é 4 de julho (americano), mas será conhecido como NOSSO 04 DE MARÇO!

  37. Iago Inael dos Santos

    FELICIDADEEEEEEEEE! \o/ Obrigaaado Jesus! Obrigado, quero Justiça e quero que todo o Brasil reconheça e assuma que o senhor LULA e o LULINHA merecem estar presos!

  38. Nádia

    O cidadão de ABC destruiu a Petrobras pós uma mulher incapacitado para manipular e diz que e honesto.Cadeia nele.

  39. ana soriano

    Há alguns anos resolvi parar de reclamar e fui às ruas depois de assistir a uma entrevista repugnante do José Dirceu no Roda Viva.
    Depois, houve uma reportagem constrangedora no programa de domingo daquele Amorim que diz boa noite boa sorte.
    Parecia que iam intervir na revista Veja:
    No dia seguinte lá estavam os inúmeros seguidores deste blog colocando nome e rg para se solidarizarem com a revista.
    Os petistas afrontavam.
    O dinheiro comprava tudo. O nosso dinheiro era usado contra nós.
    Cheguei a pedir a Deus que matasse Lula quando este estava com cancer e que oferecia em troca minha vida.
    Ele destruiu minha vida e a de meus filhos.
    Eu odeio esse cara e a destruição que ele causou.
    A história será justa e ele será a pior coisa que nos poderia atingir.
    Hoje estou feliz mas não poderei me recuperar da destrruição das conquistas de toda uma vida causada pelo
    desastre econômico que ele comandou.

  40. paulo

    O lula Al Capone sera pego ,como o original , pela receita federal , os numeros nao mentem ,e contra nao ha argumentos ,
    CADEIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. Gê-família

    Estaremos na manifestação do dia 13 de qualquer jeito.
    FORA Dilma.

  42. Marta

    Dia feliz!

  43. Genivaldo

    Meu Deus!! Sinceramente a minha felicidade neste momento está muita próxima de grandes momento da minha vida (todas vividas no…. Brasil, que coisa!). Que a justiça seja feita!!

  44. MGBotelho

    ALOHA! HOJE DEVERIA SER FERIADO NO BRASIL! DEPOIS DE TANTAS MARACUTAIAS GOVERNISTAS, LULA E PRESO. VIVA SERGIO MORO, O MP E A POLICIA FEDERAL. MAIS AINDA, VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

  45. marcelo araujo

    As ratazanas petistas estão desesperadas, vendo afundar o barco com a queda do chefão. Dia histórico para o Brasil, início da libertação das garras imundas e amorais do PT. Dia treze de março, a pá de cal: infestaremos as ruas para varrer este governo corrupto, marxista, bandido e amoral da Dilma.

  46. lu

    Finalmente acabou o pesadelo.
    O Brasil acordou mais leve e pronto pra superar a crise.
    Fora Lula, Fora Dilma, Fora PT.

  47. affonso

    Arrogantes, provocaram a onça com vara curta; hoje, no dia de hoje, terão que enfiar suas violas no saco e cantar em novas e indiferentes freguesias. Suas bravatas não darão em nada; protestarão -se o fizerem- apenas e tão somente pensando em seus interesses particulares. “Preso político”? Só rindo, sorrindo…Bem o sabemos: frutas podres, no pé, estão fadadas a cair…

  48. costa

    Querer intimidar a PF, é brincadeira, é coisa de quadrilha, e isso que eles são.
    A hora é agora chega de tanta sujeira, fora dilma e lula na cadeia.

  49. Inides

    O País é inerte, mas os Poderes são ativos para agir conforme manda a Constituição Federal, cabendo aos três as tarefas que lhes são ordenadas. Cada um na sua, a seu tempo.

  50. Alex

    Deus seja louvado!
    Fora PT! Lula na cadeia!
    Dia 13/03 vai ser grande! Muito grande!