Blogs e Colunistas

01/03/2012

às 6:10

Dilma e Amorim mandam punir 150 militares da reserva. Seria um belo exemplo de “amor à disciplina” se punição não fosse ilegal. Militares devem cumprir a lei; a presidente e o ministro também! Ou: Uma péssima antecipação da “Comissão da Verdade”

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim, determinaram que os comandantes das Três Forças Armadas — Exército, Marinha e Aeronáutica — punam os até agora 150 militares da reserva que assinaram um documento que reafirma os termos de um manifesto redigido no dia 16 do mês passado pelos três clubes militares. Estaria tudo no seu devido lugar SE A PUNIÇÃO NÃO FOSSE ILEGAL. MAS É. Na democracia, que é o regime em que vivemos, presidentes da República e ministros também estão obrigados a seguir a lei. Já chego lá. Antes, uma contextualização.

Naquele primeiro texto, os reservistas criticavam opiniões expressas pelas ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Mulheres) e cobraram coerência de Dilma, lembrando um discurso seu no dia em que foi eleita. Mas o que haviam dito aquelas notáveis patriotas? Contrariando decisão do STF, que reiterou a validade da Lei da Anistia, Rosário havia afirmado que a Comissão da Verdade pode criar condições para que algumas pessoas sejam processadas criminalmente. Não pode! É mentira! No discurso de posse, Eleonora fez críticas ao regime militar e referiu-se a seu próprio passado comunista como período de luta pela democracia. Mentira! Ela lutava por uma ditadura comunista. Como revelou este blog, isso nem é o pior que ela já fez.

O que diz a lei
O texto dos clubes, que foi retirado do ar por pressão de Dilma e Amorim, critica as duas ministras e lembra que a presidente prometeu governar para todos os brasileiros. Tivesse o desabafo ficado lá onde estava, não haveria conseqüências. O Planalto decidiu, no entanto, intervir com mão pesada, o que gerou o novo protesto. Agora, a presidente e seu ministro da Defesa querem a punição dos 150 signatários (por enquanto) — até anteontem à noite, havia 13 generais entre eles. Alguns dirão: “Como é firme esta Dilma! Muito bem!” E também hão de elogiar Celso Amorim, a quem apelidei, quando ainda estava no Itamaraty, de “megalonanico”, dada a sua mania de grandeza sem lastro, como fica evidente mais uma vez.

Vamos ver. Clubes militares são entidades de caráter associativo e se manifestam sobre temas políticos e institucionais desde que existem. Conviveram sem maiores conflitos com todos os presidentes civis desde a redemocratização: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Não têm armas. “Militares da reserva também estão submetidos à hierarquia e não podem incitar a indisciplina”. É verdade! Mas nem a primeira nem a segunda notas avançam nesse terreno. E há, de resto, uma questão essencial. A Lei nº 7524, de 17 de julho de 1986, faculta aos militares da reserva a manifestação sobre temas políticos, a saber:

Lei nº 7.524, de 17 de julho de 1986
Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,
faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.
Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.
Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.
Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.
JOSÉ SARNEY
Henrique Saboia
Leônidas Pires Gonçalves
Octávio Júlio Moreira Lima

Voltei
Essa lei não foi revogada. Está ainda em vigor. Tanto no primeiro como no segundo documentos, militares da reserva nada mais fizeram do que “independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.”

Se houver a punição, não restará aos clubes militares e aos atingidos outra saída que não recorrer à lei. Se preciso, que se chegue ao Supremo, que é onde se devem resolver questões que dizem respeito à liberdade de expressão e direitos fundamentais.

Algo parecido, se querem saber, jamais aconteceria no governo Lula, um experimentado sindicalista, que sabe que não se deve esticar muito a corda em determinados casos. Lula tinha a auxiliá-lo Nelson Jobim, que tinha bom trânsito entre os militares e não era dado a aos rompantes de megalonaniquice (até porque seria fisicamente impossível…) de Celso Amorim. A dupla, na verdade, deve estar pouco se lixando para o que de fato acontece. Trata-se apenas de um teste de autoridade. Ocorre que essa autoridade não poderá ser exercida contra a lei. Qual é a o pretexto para punir os militares? Sob que argumento? O que eles fizeram que não esteja plenamente abrigado pela lei 7.524/86?

Comissão da Verdade
Estamos diante de um péssimo sinal. Vem por aí a tal “Comissão da Verdade” — como se a “verdade” pudesse nascer no aparelho do estado! Tenham paciência! Temo que na tal comissão Eleonora Menicucci passe como uma fiel repórter da história ao afirmar que o seu POC (Partido Operário Comunista), quando praticava assaltos para financiar a revolução, lutava por democracia… De fato, essa sanha persecutória corresponde a uma espécie de ensaio do que vem pela frente. É um sinal de que a Comissão da Verdade poderá mentir à vontade.

A petralhada pode enfiar a viola no saco e ir cantar lá no território do JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista). Este texto não incentiva indisciplina. Ao contrário: este texto incentiva o respeito às leis, inclusive à 7.524/86.

E a Lei 7.524/86 faculta aos reservistas manifestar-se sobre o que lhes der na telha, desde que não incitem a violência e o rompimento da ordem legal, exigência que está em outros códigos. Isso vale para todo mundo, não é? Inclusive para Dilma e Amorim.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

599 Comentários

  • ubirajara pedro

    -

    18/7/2014 às 10:03 am

    (COMPLEMENTO DO COMENTÁRIO 604 ABAIXO)o que eles querem é colocar pessoas de seus partidos para dizer o que deve ser feito, de popular não tem nada porque vc tem que pertencer a um grupo ,ONG sindicato ou o que quer que seja par ter direito a voto casso contrario vc pode ate discordar mas não votar ou seja é mais uma do PT para fazer dos congressistas uma vaquinha de presépio e nem eles estão vendo isso porque a maioria é corrupto e esta apoiando o governo em troca de ministérios (já são uns 39 se não me engano )ou favores tipo secretarias empregos de parentes até por banheiros privativos estão se vendendo, o que nos temos que fazer é propagar a ideia na cabeça destes bolsistas que estão agindo com a barriga e não com a cabeça, porque basta o governo dizer que a oposição se ganhar vai tirar a bolsa família que já conseguirão o voto deles.O que os outros partidos ainda muito inocentes ou pensando que são espertos não se tocaram é que quando eles conseguirem transformar o Brasil em comunismo eles não terão direito nem de abrir a boca pois se tentarem vão parar na cadeia

  • ubirajara pedro

    -

    18/7/2014 às 9:45 am

    O que se poderia esperar destes comunistas que estão tomando conta do pais, comissão da verdade? que verdade? Eles mataram roubaram sequestraram foram presos e libertos para viverem no exterior como vitimas de uma ditadura apoiados financeiramente por partidos comunistas de outros países que na época queriam fazer do Brasil mais um comunista;se realmente fosse uma ditadura como a de Fidel,Hugo Chaves Maduro e outros latinos sem falar na chinesa eles estariam apodrecendo na cadeia até hoje se é que estariam vivos Eu passei pela ditadura e não tive problema nenhum saia a noite para me divertir e podia voltar de madrugada que não tinha medo, me sentia seguro hoje tenho medo quando minha enteada atrasa da faculdade ou do serviço medo de deixar neto, sobrinhos irem para a balada naquela época respeitávamos a bandeira a farda o governo o professor hoje não se respeita mais nada,essa destruição toda é devido a influencia comunista que estão comendo pela borda e a sociedade não esta percebendo a influencia da organização dos direitos humanos é uma delas que na concepção deles só são humanos os bandidos ou alguém já viu eles defendendo alguma vitima de estupro por exemplo se quiser ver a atuação deles em um caso de estupro em que o estuprador estuprou matou e fez sexo novamente com o corpo da menina de 14 anos entre e veja com seus próprios olhos antes que este governo autoritário mande tirar do ar
    http://www.youtube.com/watch?v=znNcwN45iSY&feature=player_detailpage outro por incrível que pareça são os religiosos comunistas que em pele de cordeiro vão fazendo a cabeça de pessoas simples prometendo mundos e fundos como por exemplo invadindo propriedades particulares fazendas e ate centro de pesquisas,estas organizações de sem terra, sem teto e por ultimo agora os black blocs são todos financiados pelo governo verbas saem do governo diretamente para manter estas ONGs e através de deputados e parlamentares comunistas como foi o caso da morte do jornalista por dois rapazes que quando presos confirmaram que tinha sido financiados por uma tal de sininho filiada a partido comunista não lembro qual agora mas é só vc pesquisar que vai saber, essa cambada ainda colocou ministros no STF para livrar a cara deles quando necessário por isso eu digo que eles estão comendo pelas bordas quando toda moral estiver destruída o que falta pouco já que o exemplo vem de cima e o nosso é mais sujo que pau de galinheiro ai eles virão com a historia que eles são a solução.Eles já começaram com o marco da internet que nada mais é que censura da internet so vai mostrar o que for de interesse deles deixa eles tomarem o governo de vez que vcs vão ver, outra coisa é o decreto 8243 que quer que a administração publica seja feita por grupos populares vc acha que alguem tem tempo de participar diariamente de reunioes para julgar o que deve ou nao ser feito

  • silva

    -

    22/5/2014 às 7:55 am

    … esse governo ta acabando com o povo e com o brasil.

  • Josemar silva dos santos

    -

    16/5/2014 às 10:25 pm

    Vamos marchar sobre Brasília, a exemplo da marcha sobre Washington, NÃO TEMOS NADA A PERDER.

  • Marcus

    -

    7/5/2014 às 10:36 pm

    Este governo cada vez mas se mostra uma piada, fato, a comissão da verdade deveria investigar também todos os esquerdistas que praticaram assaltos, assassinatos e sequestros, só assim a comissão da verdade seria da verdade, pois no momento acho que é uma represália aos militares (não concordo com tortura, sou radicalmente contra) que também suponho foram anistiados, pois desta forma a anistia só serve aos esquerdistas comunistas, Durante a ditadura os dois lados erraram, em minha opinião mas creio que a lei da anistia deveria ser a pedra para encerrar um passado onde cada um lutou pela sua verdade, e fato é que ficar remexendo o passado não vai ajudar a ninguém, não vai fazer o tempo voltar nem vidas sejam dos da direita ou da esquerda.

  • Paulo

    -

    7/5/2014 às 11:34 am

    O que esperar de um governo mentiroso que se mistura com FARC, que tem mão sujas dee sangue ao apóiar Fidel, MADURO e ainda apoiar a ddegradaçãao do povo brasileiro e aumentar propositalmente a criminalidade!

  • LUIZ TEOTONY DO WALLY

    -

    28/3/2014 às 10:39 pm

    O Brasil está caminhando rumo a uma situação de conflito interno; posto que todas as decisões que saem de Brasília têm um sentido desagregador da sociedade.Para que não se diga que, este texto tem conteúdo revolucionário contra Brasília, o que se diz é o que se veicula diariamente nas mídias: ofensa a CF/88, as leis e a dignidade da família, e mais, ladroíce de todas as espécies, tudo pelos que dirigem a Nação. Agora, há um alento, o ano é eleitoral, portanto, podemos mudar isso. Todavia, há o perigo das “bolsas’ vencerem. Caso isso ocorra, restará confirmado que investir na ignorância é o melhor caminho político para o país continuar como celeiro de mal feitores.

  • Bernadette Tortelli

    -

    27/3/2014 às 9:21 pm

    Comoé triste ser brasileira! Comestes pol´ticos nojentos1 qu vergonha da Dilma ser mulher!!! Parabéns pelo seu artigo senhor ReinaldoAzevedo.

  • vicente

    -

    21/3/2014 às 10:01 pm

    O testo abaixo poderá ou não, confirmar se ela
    esta mesmo com 46% do IBOPE.

  • vicente

    -

    21/3/2014 às 9:57 pm

    Faça um teste igual ao collor fez, mande que for a favor dela coloque uma bandeira nacional na Janela no estado de S. Paulo, Rio e outros estados. Ai podemos ver o quanto ela é querida.

  • Carlos Carneiro

    -

    18/3/2014 às 3:33 am

    Não queremos mais o Petismo…isso já encheu, podíamos mudar de desejo e passar a dizer que não queremos mais esse povo mentecapto que elege esses ogros e quem sabe, lançar um apartheid, que os incapacitados fiquem com eles.

  • Romulo

    -

    15/3/2014 às 3:14 pm

    Isso já chegou no limite. Não queremos mais esse PT destruindo o Brasil. Já está na hora de exilar eles do País.
    Se isso não for de imediato, uma idéia seria desvincular os estados contrários ao Brasil. Imaginem a força que seria o estado de São Paulo como um País???

  • Cibele Vargas

    -

    12/3/2014 às 9:30 pm

    Nossa presidente foi um erro de digitação cometido pelo povo na hora de votar. Não é possível! Ela quer obter uma massa não-pensante com o bolsa-família (que garante o estudante dentro da escola, mas sem interesse pelos estudos, tanto por parte do estudante quanto dos próprios pais)… Agora ela quer é VINGANÇA. É dessa forma que o país está vendo-a agir e ninguém fala nada! Sentam e se acomodam. Absurdo! Essa mulher deveria ser arrancada da posição em que se encontra atualmente!

  • Mara Oliveira

    -

    10/3/2014 às 11:44 pm

    Se é comunista pode ser democrata? Os dois coexistem juntos? A Comissão da Verdade se interessa por todas as verdades ou só pelas ‘verdades’ que lhe interessam? Tem algumas bem interessantes acontecendo neste momento e para que esperar 30,50 anos para correr atrás dela se ainda está fresca em nossa memória?

  • Marcos Aurelio Studart Lotfi

    -

    9/3/2014 às 10:44 pm

    O povo brasileiro não aguenta mais esta politiquinha que não se resolve nada. O Supremo Tribunal Federal(STF), os Meios de Comunicações e Congresso Nacional estão totalmente dominados. A nossa salvação são as FFAA, mesmo sendo humilhadas cumprem o seu papel constitucional servindo ao Brasil e não a partido político. Tudo tem limite e vai chegar a hora da verdade. Eu espero que hora da verdade seja nas urnas.

  • AMÉRICO

    -

    9/3/2014 às 9:27 am

    DEUS SALVE O BRASIL!”

    2014

    Amigos e compatriotas estou preocupado com o destino dessa nação brasileira. A corrupção, o mau-caratismo dos governantes desse país chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal). O que fazer quando os interesses de poucos suplantam os interesses de muitos? Quando a ganância pelo poder e riquezas deflagram guerra contra os direitos de uma Nação, de um povo? A princípio eu pensei se tratar de um problema ético pessoal e individual daqueles que exercem o poder em nome do povo, agora tenho certeza que se trata de algo maior, mais letal e maligno. Manter-se no seio das Américas tendo o Brasil como ponto de partida de uma metástase cancerígena. Trata-se da consolidação e permanência definitiva de uma legenda partidária no governo desse país. De um “poder” que se recusa a deixar o cenário mundial e que agora pretende estabelecer um governo permanente dessa filosofia de um socialismo marxista camuflado de democracia no nosso país. E Agora a presidente Dilma Rousseff que punir 150 militares da reserva que assinaram um documento que reafirma os termos de um manifesto redigido no dia 16 do mês passado pelos três clubes militares. Uma punição ilegal,esse é o verdadeiro governo de Dilma Rousseff socialismo marxista camuflado de democracia no nosso país. Ela que passar por cima da lei .
    Mais a grande verdade é que ela não pode avançam nesse terreno. E há, de resto, uma questão essencial. A Lei nº 7524, de 17 de julho de 1986, faculta aos militares da reserva a manifestação sobre temas políticos, a saber:Lei nº 7.524, de 17 de julho de 1986
    Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,
    faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
    Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.
    Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.
    Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.
    Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.
    Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.
    JOSÉ SARNEY
    Henrique Saboia
    Leônidas Pires Gonçalves
    Octávio Júlio Moreira Lima
    Brasileiros vamos nas urnas dar uma resposta. Fora Dilma fora PT.

    DEUS SALVE O NOSSO PAÍS DESSES COMUNISTAS

  • Joaquim C. Silva

    -

    8/3/2014 às 8:08 am

    Sem comentários é só aguardar a eleição é nossa ARMA.

  • luiz carlos

    -

    7/3/2014 às 10:59 am

    Isso é só pra mostrar ao país dito democrático,que democracia já era que agora depois de nossa presidenta estar a passar muito tempo em Cuba estamos á caminho da ditadura e da imposição do estado, afinal ela é Presidenta do Brasil e com o Ministro Celso Amorim se sentem no direito de violar direitos, coitada está mal assessorada pelo ilustre ministro, que vergonha, hipocrisia pura, comissão da verdade? que verdade?isso é de enojar tomara que esse povo que foi á ruas se manisfestarem mostrem sua força nas urnas com o voto consciente.

  • JÕAO LEBRE

    -

    7/3/2014 às 9:48 am

    expressar a verdade e o descontentamento não é inconstitucional,ainda mais amparados em uma lei federal.inconstitucional é emprestar o dinheiro do país sem o consentimento do povo e do congresso.aí sim devem se ir a fundo e fazer com que este dinheiro retornem aos cofres do bnds edemais fundações federal de onde foi sacado toda esta verba para emprestimos ilegais.

  • Milton B. Marques

    -

    6/3/2014 às 8:34 am

    O texto do Reinaldo Azevedo com muita clareza coloca o assunto na sua real dimensão. Demonstra para onde a ideologia destrutiva deste governo está se encaminhando. A presidenta apoia as ações das delinquentes Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Mulheres. Criou a Comissão da “Mentira”, arrocha os vencimentos dos militares. Paciência tem limites, além destes 150 que assinaram o manifesto, tem milhares de militares insatisfeitos com os ataques diários deste governo esquerdista (delinquente).

  • Orlando Tavares Jr

    -

    5/3/2014 às 6:10 pm

    Fico cada dia mais boquiaberto com as noticias que escuto e que acontecem nesse país. Como podemos ficar quietos, calados, acossados com as façanhas dessa corja que esta no poder? Mexeram com os mensageiros ate reduzirem suas penas pra semi-aberta. Agora eles mexem com as forças armadas. Eu sinceramente gostaria muito que os militares tomassem o poder novamente. Sim na força, que colocassem essa DILMA BABA E SEUS 40 LADROES no prisão ou melhor, que exilassem os mesmos pra qualquer outro lugar, pois assim não gerariam um custo absurdo de “CADEIA”.
    Por favor militares, tomem as rédeas de nosso pais e devolvam ao povo brasileiro a dignidade de ser brasileiro novamente.

  • Daniel

    -

    5/3/2014 às 4:57 pm

    “Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira?” Sun Tzu

  • Luciano Arruk

    -

    3/3/2014 às 5:06 pm

    Não sei se aconselhar a Presidente adianta, mas respeite os militares pois eles são a espinha dorsal de nosso Pais ! É como cutucar a onca com vara muito curta ! E a onca pelo que falam ta com muita sede !

  • Yanko Alves

    -

    27/2/2014 às 1:09 pm

    Esta posição, contrariando até um anterior discurso, não me surpreende vindo de quaisquer pessoas de ideologia de esquerda. A verdade para eles é apenas uma questão tempo e posto. Hoje eles são a favor disso ou aquilo, amanhã, por questões oportunistas, eles mudam o jogo. Existe ai um problema de caráter mesmo.

  • Denizard Freitas

    -

    26/2/2014 às 6:08 pm

    Os soldados que somos aprendemos a respeitar a hierarquia – a espinha dorsal de qualquer estrutura militar.
    As Senhoras Ministras e a Senhora Presidente acharam-se intocáveis e agrediram quebrando a disciplina interna do escalão do Governo. Ou falaram em nome da Presidente Dilma???
    A reação dos oficias é legítima e adequada.
    Basta de insultos!

  • MARCELO

    -

    26/2/2014 às 3:06 pm

    SO SEI DE UMA COISA , ISSO AI VAI FEDER ATE O FINAL DA COPA DO MUNDO , DILMA E SUA PATOTA ESTAO CUTUCANDO A ONÇA COM VARA CURTA , DEPOIS NAO RECLAMEM , NAO ADIANTA NADA POR POLICIA FEDERAL CIVIL SEJA QUAL FOR , COM AS FORÇAS ARMADAS DE UM PAÍS NÃO SE BRINCA …

  • antonio celso nova pierezan

    -

    26/2/2014 às 6:42 am

    Esta senhora está destruindo nosso pais. Tenho saudade do governo dos militares, tinhamos segurança, paz, etc. O caminho que nos estão levando é perigoso à democracia. à liberdade. O povo, infelizmente, tem memoria curta e continua a dar credito a essa mulher, precisa acordar…

  • Rosane

    -

    26/2/2014 às 1:21 am

    É Ridículo, A petralhada vai ver a resposta nas urnas.

  • Ivi

    -

    24/2/2014 às 10:58 am

    Nossa digníssima Presidenta desde sempre enfia os pés pelas mãos! Parece ser uma boneca, manipulada! é lamentável! O povo não acordou! isso é perigoso!

  • BOB

    -

    24/2/2014 às 12:41 am

    ESSES BABACAS DO GOVERNO DO PT SAO RIDICULOS, PRINCIPALMENTE ESSA ROSARIO

  • sandra regina nascimento de freitas

    -

    24/2/2014 às 12:10 am

    Estou com os militares e não abro mão, fizeram muito pelo Brasil,e deixaram exemplos de amor à pátria e respeito pelo povo brasileiro! Sempre defenderam o nosso país e se houve alguns excessos, foi pensando em um bem maior:a nossa nação.Militares, parabéns pelo honestidade, por tudo de bom que vcs fizeram por nós!

  • ESTEVÃO

    -

    23/2/2014 às 3:22 pm

    NÃO CONHEÇO A HISTÓRIA EM SUA TOTALIDADE A REVOLUÇÃO DE (1964),MAS EU POSSO IMAGINAR SE ESTE GOVERNO ATUAL ESTIVESSE NO PODER DESDE ESSA ÉPOCA, COMO ESTARIA O BRASIL HOJE? UM PAIS ONDE A LEI É SOMENTE PARA OS POBRES,TUDO QUE NÃO PRESTA SE CRIA NESTE BRASIL COMO ERVA DANINHA, LADRO?S, CORRUPTOS,ASSASSINOS, ESTELIONATÁRIOS, ESTRUPADORES, PEDÓFILOS POR AI VAI….OS MILITARES PODEM TER COMETIDOS ERROS MAS NÃO CONHECÇO PESSOALMENTE NENHUM MILITAR DESTA ÉPOCA QUE ESTA MILIONÁRIO HOJE…………

  • Ana Amazonina

    -

    23/2/2014 às 9:15 am

    Um absurdo o que esse governo esta fazendo. Chega dá nojo..

  • Antonio Gobbo

    -

    22/2/2014 às 9:19 pm

    Salário ruim é mesmo o do aposentado. Consumiu quase toda a sua vida trabalhando em prol de todos as outras instituições garantindo-lhes a sobrevivência.

    No entanto é quem menos ganho tem em piso salarial considerando todos os reajustes os quais nunca obtiveram.

    Em todos os regimes não foram respeitados. Ninguém sabe governar nesse país.

    É melhor reunir todos os grupos interessados e fazer um cursinho “Walita” de Administração Financeira lá em Israel!

  • Anónimo

    -

    22/2/2014 às 8:13 am

    bom dia, já ´passou da hora de dar um basta no PT/PCC,é tudo igual

  • Danilo

    -

    21/2/2014 às 10:03 pm

    O militar não tem um salário digno porque não pode pressionar o Governo. Porém para quem ainda não acredita na vital importância das FFAA, é só imaginar o que seria o espaço aéreo sem controle por 5 minutos ou ainda todos os pelotões de fronteira na Amazônia sem proteção por um dia ou ainda ninguem para defender nosso espaço aéreo por um dia. Imaginem o caos que se tornaria um país nessas situações. Agora me digam se é justo um Piloto Militar receber 6 mil reais. Que vergonha!

  • João Cruz

    -

    21/2/2014 às 8:59 pm

    Outrora, por muito menos, militares respondiam imediatamente à altura!

  • Anónimo

    -

    21/2/2014 às 7:15 pm

    ACREDITO que. uma conversa da presidente com os comandante militares, diretamente, para que fosse costurada uma saída política para este imbróglio, que, na minha avaliação talves terminaria em PAZ e que fosse demetida as duas ministra,caso contrario pode alguem machucar-seou terãp que fugirem novamente.

  • Carlos Militar

    -

    21/2/2014 às 5:51 pm

    Estão atirando pedras em casa de abelha, depois não reclamem das picadas que aliás são bem doloridas (dizem que aos alérgicos pode até causar a morte). É melhor deixá-las quietas, coitadas… do jeito que estão não tem feito mal à ninguém e ainda produzem mel.

  • Nilson Matos

    -

    21/2/2014 às 4:23 pm

    Muito verdadeira a matéria, espero que, sabendo de antemão que nao vai ocorrer, essa tal da comissão da verdade ouça realmente a verdade, inclusive da chefe da quadrilha, que de heroína não tem nada. Como minha vó dizia, senta agora em cima de seus podres. pra falar dos podres, se é que existem, dos outros.

  • Bernardo Antunes

    -

    21/2/2014 às 2:16 pm

    Excelente textto! essa comissão da verdade realmente é engraçada um bando de comunista e terrorista se vangloriando como se tivessem lutado pela democracia brasileira. Hérois! hérois foram aqueles que não deixaram isso acontecer, Dilma eu rezo todo dia pra chegar o dia que o Brasil acordar e sua mascara cair. Dou graças a Deus que os militares assumiram o poder em vez de você, dirceu, genoino e cia. Vocês nunca vão pintar o meu país de vermelho!

  • Nelson

    -

    21/2/2014 às 9:58 am

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda petralha!

  • LAURA PEREIRA

    -

    20/2/2014 às 11:16 pm

    O povo de bem desse país assiste de mãos atadas aos desmandos e absurdos deste governo espúrio e arbitrário. Vivemos hoje um comunismo ditador disfarsado de democracia, onde verdadeiros absurdos são cometidos todos os dias, empréstimos vultosos a países com políticas anti democráticas e ditatoriais são entregues de mão beijada sem garantias de pagamento, dentre tantos descalabros…Assistimos a tudo atonitos! Estamos cruzando uma fronteira perigosa, onde se não for feito algo para frear esse governo, poderemos estar entrando em um momento muito negro em nossa história!

  • LUCAS

    -

    20/2/2014 às 9:23 pm

    O povo está sem representatividade , vivemos uma ditadura disfarçada de Democrácia, masi de 90% da pop. é a favor da diminuição da idade penal e a favor do armamento e mesmo assim o governo vai contra, isso não é democrácia!!

  • cecilia

    -

    20/2/2014 às 8:17 pm

    É SÓ O COMEÇO… SE NÃO TOMAREM AS NECESSÁRIAS PROVIDÊNCIAS, VAMOS VER O EXERCITO, A MARINHA E AERONAUTICA DE QUATRO DIANTE DAS TAIS “FORÇAS DE SEGURANÇA NACIONAL”…OU COISA PARECIDA…

  • Marcos

    -

    20/2/2014 às 8:07 pm

    Isto aconteceu há um ano, os petralhas arrotam grosso mas como todos os malfeitores são covardes.

  • Dalmo Almeida

    -

    20/2/2014 às 8:06 pm

    Será que a Sra. Dilma será investigada pelo assalto ao Banco do Brail? gostaria muito que a VEJA fizesse uma reportagem sobre os politicos do PT envolvidos em crimes no passado, mostrando a realidade do Brasil ANTES das eleições para que possamos saber em quem estamos votando.

  • Valter Antunes

    -

    20/2/2014 às 7:40 pm

    E a “Presidenta” diz que vai usar o exército contra manifestações durante a copa. O exercito, é preparado para a guerra, se for utilizá-lo contra manifestantes, será para meter fogo. Depois é fácil a Dna “Presidenta”, mandar exonerar o comandante do exército e põe outro no lugar. Vamos ver o entornar do caldo.

  • Hilda Telles Correa

    -

    20/2/2014 às 4:14 pm

    Mas era só o que faltava, uma COMUNISTA, querer punir pois militares. Faça-me o favor!!!! Fui criada durante o Regime Militar. E “Eu era feliz e não sabia”. Sou à favor dos militares no poder, pois nunca quis as “Diretas, já”. Um povo que mal sabe ler e escrever, não entende de política e quer votar???? Por isso que o Brasil não vai para frente.Parece um caranguejo andando.

  • Genésio R.Ortelan

    -

    20/2/2014 às 3:58 pm

    A punição tem que começar pelo planalto,pelos Deputados,senadores e outros tantos que estão coligados a eles,infelizmente nosso País é ótimo e os dirigentes não fazem por onde para elevar nosso País a ser uma nação de primeiro mundo,agora está chegando o momento de mudar,quem sabe este ano,chega de corrupção.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados