Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma decidiu extinguir a democracia por decreto. É golpe!

Por: Reinaldo Azevedo

Atenção, leitores!

Seus direitos, neste exato momento, estão sendo roubados, solapados, diminuídos. A menos que você seja um membro do MTST, do MST, de uma dessas siglas que optaram pela truculência como forma de expressão política.

De mansinho, o PT e a presidente Dilma Rousseff resolveram instalar no país a ditadura petista por decreto. Leiam o conteúdo do decreto 8.243, de 23 de maio deste ano, que cria uma tal “Política Nacional de Participação Social” e um certo “Sistema Nacional de Participação Social”. O Estadão escreve nesta quinta um excelente editorial a respeito. Trata-se de um texto escandalosamente inconstitucional, que afronta o fundamento da igualdade perante a lei, que fere o princípio da representação democrática e cria uma categoria de aristocratas com poderes acima dos outros cidadãos: a dos membros de “movimentos sociais”.

O que faz o decreto da digníssima presidente? Em primeiro lugar, define o que é “sociedade civil” em vários incisos do Artigo 2º. Logo o inciso I é uma graça, a saber: “I – sociedade civil – o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações”.

Pronto! Cabe qualquer coisa aí. Afinal, convenham: tudo aquilo que não é institucional é, por natureza, não institucional. Em seguida, o texto da Soberana estabelece que “todos os órgãos da administração pública direta ou indireta” contarão, em seus conselhos, com representantes dessa tal sociedade civil — que, como já vimos, será tudo aquilo que o governo de turno decidir que é… sociedade civil

Todos os órgãos da gestão pública, incluindo agências reguladoras, por exemplo, estariam submetidos aos tais movimentos sociais — que, de resto, sabemos, são controlados pelo PT. Ao estabelecer em lei a sua participação na administração pública, os petistas querem se eternizar no poder, ganhem ou percam as eleições.

Isso que a presidente está chamando de “sistema de participação” é, na verdade, um sistema de tutela. Parte do princípio antidemocrático de que aqueles que participam dos ditos movimentos sociais são mais cidadãos do que os que não participam. Criam-se, com esse texto, duas categorias de brasileiros: os que têm direito de participar da vida pública e os que não têm. Alguém dirá: “Ora, basta integrar um movimento social”. Mas isso implicará, necessariamente, ter de se vincular a um partido político.

A Constituição brasileira assegura o direito à livre manifestação e consagra a forma da democracia representativa: por meio de eleições livres, que escolhem o Parlamento. O que Dilma está fazendo, por decreto, é criar uma outra categoria de representação, que não passa pelo processo eletivo. Trata-se de uma iniciativa que busca corroer por dentro o regime democrático.

O PT está tentando consolidar um comissariado à moda soviética. Trata-se de um golpe institucional. Será um escândalo se a Ordem dos Advogados do Brasil não recorrer ao Supremo contra essa excrescência. Com esse decreto, os petistas querem, finalmente, tornar obsoletas as eleições. O texto segue o melhor padrão da ditadura venezuelana e das protoditaduras de Bolívia, Equador e Nicarágua. Afinal, na América Latina, hoje em dia, os golpes são dados pelas esquerdas, pela via aparentemente legal.

Inconformado com a democracia, o PT quer agora extingui-la por decreto.

 

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

1.783 comentários
  1. hermes cavalheiro

    associaçao doas trabalhadores rurais do vale do rio guapore no estado de rondonia.vem mui.respeitosamente,e responsavelmente.em primeiro lugar,parabenizar-lhes:senhor:REINALDO,POIS SUAS PRONUNCIAS,SAO MUITO,EFICAZES.MUITO BEM ESCLARECIDAS.entao vou,lhes,aproveitar-e lhes,pedir,minhas desculpas.isso,por nao ter,um cursos superior.apenas uma quarta serie,para poder,ser,um simples ,e modesto presidente,com voz,e votos,e.entao nossa,historia,SR:REINALDO.foi muito triste,para milhares de associados,e meus honrados lideres,dessa associaçao rural.foi,muito perseguiçoes,pois nos nao participamos,de movimentos,sem decretos constituicionais,por um exemplo,o artigo 18 da constituiçao,nos da,plenos direitos,de lutar-mos,sem movimentos,agressivos,da nossa parte,mais da perte dos comandos,desses movimentos fora da garantia da lei,e da ordem.entao nos espulsaram das nossas terras.a mais de 33 anos,ate 1996.entao e muito claro,nos como cidadaos,temos que comprovar-mos,em artigo terceiro,do decreto,o qual o sr,se refere,se nao poder-mos,comprovar-mos,entao seremos,extintos,entao,aqui,foi pelo o contrario.por ser na GLO.entao fomos por diversas vezes,presos,e acusados,de diversos crimes,ao ponte,de terem,que nos soltarem,das prisoes,por concequencia do decreto,ser extintas,as punibilidades,contra mim.entao tudo,de bom,e sucesso,ao seu blog.nosso muito obrigado.ass,…

  2. antonio salmazo

    ja dizia um governo militar.joao fiqueredo o O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE

  3. Marco Mastrodi

    Após a queda do muro de Berlin, a AL virou despojo da Rússia. É a Nova Ordem Mundial acontecendo em tempo real para nós. Infelizmente.

  4. jesser oliveira

    Isso é o cumulo do absurdo no nossa Brasil, as forças armadas estão com os olhos vedados só pode, nossa democracia está ameaçada e todos os brasileiros estão dormindo,eu não posso falar tudo que me revolta mais estou disposto a lutar!

  5. Shelton

    Já vivemos uma autocracia partidária. O termo democracia é apenas a fachada para legitimar o que é decidido e imposto pelo governo.

  6. Hilton

    Porque a revista não usa seu setor jurídico para entrar com uma ADI em vez de esperar pela OAB?

  7. Ricardo Moraes

    Estamos à Mercê das FACÇÕS QUE DOMINAM AS INSTITUIÇÕES . Muito poucos ganham na VENEZUILIA .

  8. Haroldo

    Onde estão os senadores e deputados federais, para ficarem ao lado do povo neste momento, querem voto mas não querem agir em prol do apelo popular. 2018 vem ai.

  9. Joca

    Esse pessoal é perigoso, mentiroso, são genocidas e sorrateiros, a democracia deles é o centralismo democrático, onde eles decidem e o povo é obrigado a cumprir o que eles quiserem, sob pena de prisão ou morte. Eles não merecem confiança, eles não tem projeto de governo, eles tem projeto de poder e o projeto de poder deles, é suprimir todas as nossas liberdades, todos os direitos civis e escravizar a todos nós como acontece em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e acontecia na Rússia e no Leste Europeu.

  10. Marcus

    Isso é óbvio, será que precisa desenhar? Esse momento em nosso país é decisivo, não estamos longe de uma guerra civil. Resta saber o que as Forças armadas pensam a respeito, pois na minha opinião só existe esse recurso para o cidadão. Se os comandantes do Exército de Caxias ainda tiverem em seu sangue o patriotismo acho que para esse golpe do PT somente um “contra” golpe.

  11. Bizarro

    Esperamos que o ano que vem o pt Tome a maior lavada nas eleições municipal porque o Brasileiro que votar nesses verme não tem vergonha na cara a ditadura já está estalada forra pt

  12. Rogério Luiz Bezerra

    Ja estamos falando de ditadura há muito tempo meu caro Reinaldo Azevedo, e nos chamavam (e ainda nos chamam) de radicais por entender isso e convocar as FFAAs.
    Agora a OAB não farão NADA porque eles estão afinados com os partidos de esquerda.
    Só quero ver até onde voce terá a liberdade de dizer isso tudo.
    Ou as FFAAs entram e nós apoiamos… ou estamo fadados a ditadura comunista do proletariado em poucas semanas (talvez dois ou tres meses).
    Ficaremos esperando???

  13. Francisco Guimarães

    Meu caro senhor,
    Tudo Isso já era esperado, vindo desse 13 anos de terror.
    Entretanto a justiça está em ação. Mas já está em curso a mudança, para podermos dizer: “Este é um País (maiúsculo mesmo)sério.”
    Este inédito trabalho da justiça será longo, mas vitorioso. A luz divina está no controle agora. Não há mais quem possa frear.

    Francisco

  14. regina

    e pode ? ela tem poder para isso?
    acho que não entendi?
    decreto?!

  15. Dede

    Mediante estas atitudes do PT o povo deve requerer seus direitos,
    e para requerer seus direitos não é fazendo manifestação no dia de Domingo não,tem que PARAR TODAS AS ATIVIDADES QUE MANTEM A ECONOMIA BRASILEIRA, se todo o povo brasileiro manifestar dessa forma: parando de ir ao trabalho durante uma semana já é o suficiente para meXer no coração dos políticos a economia!
    Então povo brasileiro acorda para a situação e vamos lutas por nossos direitos!

  16. José Luis

    Sempre soube que esse partido chamado (PT), era um partido formado por “BANDIDOS” agora eu tenho certeza de que realmente somos governados por “BANDIDOS”

  17. daisy silva

    cobras peçonhentas destilando seu veneno,mandioqueiros..

  18. mario marcolongo

    não sou político e tambem nunca serei,mas adoro a democracia e nosso verde amarelo ,azul e branco e sou contra o PT, PARTIDO DOS TRAIDORES ,sendo assim posso fazer o meu pedido “QUERIDOS GENERAIS DO NOSSO COMANDO DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL DECIDAM O DESTINO DO BRASIL QUANTO A NOSSA DESMONTADA DEMOCRACIA E AFASTM ESSES TRAIDORES DA NOSSA QUERIDA PATRIA OS PETISTAS E FAMILIARES LEVANDO-OS PARA CUBA,ONDE ELES NÃO DEVERIAM TER SAIDO.

  19. Coelho Cesar

    Como nossos generais costumam dizer, posso no minimo repetir as mesmas palavras; Que essas pessoas repensem sobre o comprometimento das forças armadas no compromisso legado de defender a constituição e a democracia em nosso país, embora até o presente momento não se tenha feito nada, mas estamos monitorando tudo o que acontece, e em nome da soberania de quem emana o poder”o povo” iremos agir e mais uma vez como em 64 sustar o golpe! O exército não teme e não serve ao PT. …

  20. Lui D Avila

    Esta mudança está nas mãos dos senadores e deputados federais DE OPOSIÇÃO…mas de oposição mesmo, não neste bando de politiqueiros de plantão que se dizem oposição.
    A outra saída seria uma retomada na marra…na base da base da porrada!
    É isso que penso.

  21. Lia Natalina de Almeida

    Os brasileiros continyam dormindo eternamente em berço esplendido!

  22. Guilherme

    Se o povo brasileiro não cair na real, que o governo atual só age em prol do poder do PT, e não a favor da nação , em breve seremos uma nação socialista. E se isto realmente acontecer saio imediatamente do Brasil.

  23. João Augusto Luti Bertoncini

    Olhe, eu li esse decreto, e até onde percebi ele só dá poder de pessoas não eleitas mandarem NO EXECUTIVO FEDERAL exclusivamente, não conseguindo afetar os outros dois poderes, ou quaisquer outras instâncias do executivo.
    Só vai servir pra entregar as decisões aos terroristas profissionais do MST e estelionatários da CUT.
    O que só precipita o fim não apenas do PT, mas dos seus comparsas, que até esse momento estavam abaixo do radar.

  24. João Augusto Luti Bertoncini

    Olhe lá os Governadores dos estados produtores numa reunião meio estranha…. O que será? Será uma surpresa pro país que só recebe.

  25. Luiz Antônio Bordini

    Exatamente isso que está acontecendo. Com certeza querem ressuscitar o regime comunista da União Soviética, para a desgraça do povo brasileiro.

  26. eduardo turiel

    Quem? A OAB? Espera sentado que em pé cansa…

  27. ROBERTA

    PETISTA NEM GENTE É !

  28. Vera Cristina

    na verdade é gente nos falamos …,falamos …e continua falando,e nada acontece, temos que unir o povo pra acabar com toda essa baderna política. Somos acomodados enquanto isso os PeTralhas estão aí, preparando todo o esquema pra se perpetuar no poder blá blá blá . E NÓS…..

  29. fernando

    E a oposição nada faz implementar um impeachment de dessa rapa….

  30. joensen

    como pode? e os dputados e senadores que custam horrores aos brasileiros nao viram? quem vai defender o povo? somos iludidos sem esperança!!!

  31. Genio Eurípedes Cabral de Assis

    SOVIETOLOGIA – uma nova disciplina!

  32. Ana Maria Mariano Dias

    Essa senhora é um desastre. Estamos atados e ela não- tem autocrítica.Será que merecemos tudo isso! Parece um pesadelo sem fim, Onde estão nossos líderes?

  33. Antonio Carelli

    Este decreto 8243 é uma afronta a nossa democracia . Os PeTralhas estão querendo impor as vontades dos movimentos criminosos como o MST e o MTST . O pior é que a omissa , domesticada e Bolivariana Igreja Católica não faz nada em melhoria do Povo , que a segue cegamente . Temos que agir rápido , cobrar dos Deputados e Senadores , bem como do MP as ações necessárias para que este projeto de Comunismo seja efetivamente eliminado do Brasil !!!

  34. Luiz Claudio de Souza

    É de 2014 e está – pelo menos agora – arquivado…
    Esta aberração não pode ser aprovada…

  35. Vania

    O que precisa e é só o que esta faltando é o povo em massa nas ruas pedindo uma o intervenção militar constitucional pra tirar os comunistas fo poder. Pra acabar com este desmando.

  36. Fabio

    IGUAL NA VENEZUELA.
    QUANDO ACORDARAM JÁ ERA TARDE, JA ERA MADURO.

  37. Adjahyr dos Santos

    TODOS OS DITADORES QUE QUEREM CONTROLAR TUDO SEM UMA REVOLUÇÃO, USA A MASSA SOCIAL COMO LUVA, PARA EXERCER SUA DEMOCRACIA MASCARADA QUE , NO FIM, NÃO PASSA DE UM GOLPE SORRATEIRO QUE VAI MINANDO E SE INFILTRANDO, ATÉ CONTROLAR A SOCIEDADE, DANDO-LHE A IMPRESSÃO DE QUE ESTÁ PARTICIPANDO, MAS NO FIM NÃO PASSA DE MASSA DE MANOBRA.É A FORMA MAIS VIL DE SE TENTAR MUDAR UM REGIME, OFERECENDO UM FUTURO DE DEMOCRACIA MAS QUE, UMA VEZ INSTALADO, SUAS ARMAS SÃO PARA EXTERMINAR QUEM FOR CONTRA SEUS IDEAIS…

  38. Arlete Branco

    E a “Rainha Louca” endoidou…
    E nós súditos ganhamos o título de “bobos da corte Honorários”…
    Pronto!

  39. guilherme

    Alem de recuperar-mos o Pais, precisamos eliminar a praga ou ela volta, compreendem ?

  40. zorro

    Isso é texto e obra de um cidadão chamado Walter Pomar, é só ir na na página dele no face, veja os discurso desse socialista de quinta, o LULA é criança nas TESES desse brasileiro socialista.

  41. Debora

    Um absurdo sem precedentes e espero que as autoridades reajam imediatamente! Isto é Ditadura!

  42. Efraim

    Um decreto absurdo, inconstitucional. Mas estamos com um partido comunista no poder e não podemos esperar dias melhores…
    #RenunciaDilmaVez

  43. Re Lara

    E agora????
    Não culpo exclusivamente a Presidenta,e sim cada um daqueles q NÓS em sã consciência e por livre arbítrio colocamos lá.
    As coisas estão mais complicadas a medida que passamos os dias…..já estamos no meio do ano e nada de bom foi acrescentado,apenas tirado….”eu não acredito em bruxas, mas q elas existem, existem…” e não semente sobrevoam….já pousaram por aqui.

  44. aldo gonsales

    vejo que estamos precisando criar um grupo revolucionário, pois o PT jó tomou posse de tudo, todo mundo lá em cima está comprado pela Dilma com dinheiro roubado dos cofres da Petrobras.

    A lei do Brasil não vai nunca se opor ao PT porque todos são petistas agora, os que não são de coração o são porque são comprados com dinheiro sujo da má politicagem e da boa robalheira, que nunca ninguém paga nada.

    O melhor é esquecer a esquerda e a direita, temos que montar um grupo de frente.

    A esquerda já está comprometida e a direita já não tem honra há muito tempo.

    Um grupo de frente pode resolver isso tudo, pessoas que estejam cansadas de tanta corrupção. Fazer um boa revolução nunca e jamais vista em toda a geração humana.

  45. Neide Branco

    Temos muitos motivos para o impeachment… Este decreto8343 , que ela tentou passar e quase passa.
    O aumento salarial que ela deu a PF em Junho 2014 ,
    período eleitoral . É proibido por lei , mas ela com seus amigos do STJ deram jeito de colocar como data de
    2013 . Além disso, emprestar BILHÕES para, Bolívia , Cuba ,outros mais….perdoou dividas de muitos países da Africa e o BRICS , já nasceu morto. Não queremos Impeachment , (sai ela , fica PMDB igual ) . Melhor Sair
    ela e muitos politicos de todos tipos , começar tudo
    ou dar uma boa peneirada.

  46. Josimar Fontes de Assis

    PT, pode ser entendido como partido dos tiranos. Um socialismo assistencialista, corrupto e mentiroso.O Brasil partcipa da missão de paz na ONU, desde de 2006. Querendo uma cadeira no conselho de segurança da ONU. Porém, está ameaçado de não ser menbro efetivo do Conselho de segurança. Pois a Marinha todo ano particpa desta missão enviando sempre uma fragata como nave capitânea desta missão, juntamente com outras nações. A fragata União foi enviada este ano, em 17/01/2105, para substituir a Fragata Constituição que está no Líbano desde 08/07/2014. Pasme vocês, A fragata União chegou no Líbano e está inoperante sendo a nave capitânea detsa missão, que absurdo!!Inoperante por quê? problema no eixo de propulsão o que a impossibilita de navegar e de cumprir sua missão marítima. Agradeça ao governo da dona Dilma PT, por está vergonha e descaso com as formas armadas, ou, melhor dizendo forças desarmadas. A intenção é está de enfranquecer o poder militar e instalar a ditadura do PT. Povo Brasileiro abram os olhos e divulguem este fato vexatório. O Apa, navio patrulha sem as mesmas características da fragata e que vai levar para o Líbano, a peça de reposição da propulsão da fragta União, enquanto isso, a tripulação da constiutição vai mofando por lá.

  47. Junior

    dilma golpista

  48. joselito

    infelizmente o PT e outros partidos estão acabendo com o pais ,roubo ,fraude ,aumentos abusivos,impunidade ,infelizmente a Dilma esta levando o pais rumo ao comunismo .

  49. luana

    Eu fico indignada com tanta hipocrisia que existem nesse país, nossa PRESIDENTA assinar um decreto que a POLICIA FEDERAL pertencerá ao governo… Minha duvida é quem investigara o governo? Não gosto de politica, não jugo como os governantes deste país como governa. Mais de uma coisa têm certeza nada vai mudar, a tendência é só piorar.

  50. FABIOLA

    Nao aceito que um Governo,atravez de decreto ferre o povo durante a noite..Quando todos gatos sao pardos…