Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma, com denúncia em curso, fala a Cunha, com 3 inquéritos, e a Renan, com 6

Santo Deus! Mais um pouco, e encontros assim têm de ser feitos na delegacia de Polícia. Aquela que pedia o apoio do Congresso para sabe-se lá o quê tem hoje um único plano de governo: não cair

Por: Reinaldo Azevedo

Que país o nosso, não é mesmo? Em que abismo nos metemos!

A presidente Dilma Rousseff foi ao Congresso nesta terça-feira levar a sua mensagem. Foi vaiada por parlamentares da oposição e da situação. Fez o que disse que não faria: defendeu a criação da CPMF. Também acenou com a reforma da Previdência — contra a qual seu partido milita abertamente. Pediu ajuda do Congresso em favor de um projeto de crescimento. Qual? A gente desconhece a agenda — na hipótese de haver uma.

Ali estava, vamos dizer, a herança dos últimos 13 anos da política brasileira, entrando no 14º. A líder que falava transgrediu os Artigos 10 e 11 da Lei 1.079 e, por isso, tramita na Câmara dos Deputados uma denúncia contra ela que pode resultar no impeachment.

Aquela que pedia o apoio do Congresso para sabe-se lá o quê tem hoje um único plano de governo: não cair. Para tanto, fez e faz o diabo com a máquina pública. O loteamento miserável existente na área de Saúde, num país em que os mosquitos já decoram até a página oficial do governo, é testemunho da qualidade da gestão.

Mas aquela Dilma que falava sobre coisa nenhuma, visando exclusivamente à manutenção do cargo, tinha na audiência, entre outros, o presidente da Câmara e o presidente do Senado.

O primeiro já foi denunciado ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República. É investigado em três inquéritos. Todas as justificativas que apresentou foram para o ralo. Nesta terça, diga-se, um aliado seu deu um jeito de apelar a mais um firula regimental para fazer o processo no Conselho de Ética da Câmara voltar à estaca zero. Melhor para Dilma. Enquanto ele fica lá, ela se finge de sua vítima.

E lá estava também Renan Calheiros, presidente do Senado e do Congresso Nacional. Há seis inquéritos contra ele na Lava-Jato — que, curiosamente, andam a passos de cágado.

A presidente fez bem, sim, em ir ao Congresso. Afinal, quem lidera uma reunião do tal Conselhão — onde nada se decide — tem de ir pessoalmente falar com aqueles que têm voto. Sabia que poderia ter uma reação algo hostil, como houve. E não há nada de errado nisso. É só a democracia. Procurem na TV como reagem os deputados do Reino Unido quando o primeiro-ministro vai ao Parlamento para enfrentar o líder da oposição, ambos com o dedo em riste.

O que a gente tem de lamentar, aí sim, é que a presidente estava lá, com um suposto — na verdade, inexistente — plano contra a crise econômica, mas o que se via era apenas o retrato perfeito da crise moral, da crise ética e da crise de credibilidade.

Poderia ser o prenúncio de alguma coisa. Mas não é nada. A reunião serve, isto sim, para um ensaio acadêmico sobre a pouca efetividade do Código Penal no Brasil.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. DIZ

    Vamos ser sinceros, alguém acredita ainda na Zicadilma? A ida dela ao Congresso só piorou. Foi PaTetica.

  2. Kevin Lomax

    ZIKADILMA – Hoje as 20:30 a ZIKADILMA vai fazer um discurso na TV.

    Vamos fazer o maior Panelaço e Buzinasso da história do país…

    A epidemia do vírus é exclusivamente culpa dela, da sua incompetência e falta de gestão do seu Governo. Ela nada fez durante o ano de 2.015 para evitar o surto da doença que já acometeu mais de 4 mil brasileiros. Pelo contrário, utilizou o Ministério da Saúde como barganha política com o PMDB para evitar alguns votos contra o seu IMPEACHMENT. Agora quer aparecer para amenizar o vexame mundial que o BRASIL vem sofrendo com um suposto boicote e cancelamento das OLIMPIADAS. Bastaram 2 casos em seu país para o Presidente Obama fazer um alarde e investir milhões em uma vacina para a doença. Ela quer pegar carona nisso, por isso merece o repudio dos brasileiros, pois nunca se preocupou de fato a ponto da situação chegar a esse nível alarmante.

    Quem é contra esse GOVERNO CORRUPTO faça sua parte.
    # TODOSPELOIMPEACHMENT

  3. Cirval

    Parece um Conselho de bandidos em que ninguém “cagueta” ninguém. O Villa tem razão: que país é esse, cercado de todos os lados por denúncias e confirmação de corrupção e parece que está tudo bem? Se está assim é porque as instituições republicanas não funcionam. Estamos assistindo um filme de terror e ninguém está com medo. E o filme já saiu das telas e virou realidade…

  4. Wilson Rodrigues

    Reinaldo, as duas figurinhas carimbadas citadas por você e que continuam zombando do povo brasileiro estão acompanhadas por mais 146 deputados que respondem a Processos no STF, além de mais 30 senadores em igual situação. Ou seja, o público para o qual ela discursava ou esmolava, não difere muito dela e representam quase 40% do Senado e pouco menos de 30% do Congresso, havendo entre eles, meliantes parlamentares e a meliante executiva uma grande afinidade. Dá-se de barato que a morosidade do STF nos procedimentos contribua para que tal lista se avolume a cada dia, morosidade que salta aos olhos quando vemos o caso do Renan que entregou a presidência do Senado em 2007 para preservar o mandato num arranjo de fazer corar o mais vagabundo estelionatário que se possa conhecer.

  5. Leandro

    Na Delegacia de Policia não pode, não há espaço pra tantos ladrões e tamanha roubalheira, tanta ilusão e hipocrisia. É claro (ou obscuro) que a grande maioria somente luta pra manter a mamata. Fica combinado que ninguém deveria entrar no Congresso com carteira ou celular…

  6. palhaço triste

    Pois é, trabalhamos para sustentar criminosos.

  7. roberta

    E agora como fica ,renam PODE ARQUIVAR OU COMANDAR A VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT ,???? Fala aí ptralhada ,agora vai poder ????? E a imprensa vermelha ,kkkk AGORA QUERO VER A MESMA REPERCURSÃO ,IGUAL A O CASO DE cunha ,kkkk

  8. Dionísio Ventura

    Boechat diz que deputados e senadores não podem vaiar Dilma. É COISA DE CAFAJESTE! Alguém disse ao jornalista que primeiro-ministro é vaiado no parlamento inglês. Boechat, como todo “dono da verdade”, não dá o braço a torcer.

    https://www.facebook.com/ricardoboechatoficial/videos/1672073979748064/

    Mas não é só no parlamento inglês que primeiro-ministro é vaiado:

    José Sócrates vaiado no Parlamento Europeu

    http://www.rtp.pt/noticias/mundo/jose-socrates-vaiado-no-parlamento-europeu_v183684

    Chirac é vaiado no Parlamento Europeu

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/7/12/mundo/12.html

    Le Pen é vaiado no Parlamento Europeu

    http://www.correiodobrasil.com.br/le-pen-e-vaiado-no-parlamento-europeu/

    Tsipras recebido com vaias e aplausos no Parlamento Europeu

    http://videos.sapo.pt/HzzRZ1D484jVlv1au434

    ATENÇÃO PARLAMENTARES BRASILEIROS; VAIAR SÓ DEIXA DE SER “COISA DE CAFAJESTE” NO PRIMEIRO MUNDO!

  9. roberta

    Uhhhuuuuu, AGORA VAI ,FORA renam, Quero ver os ptralhas ,GRITANDO FORA renam , kkkkk ,Ou a indignação é só contra cunha ,kkkkk

  10. Tarcísio

    Como estava discutindo o aborto de bebês com microcefalia ontem, veja mais esta: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/02/1736490-ex-ministro-da-saude-apoiara-pedido-de-aborto-legal-por-microcefalia-no-stf.shtml

  11. Marcos F

    Por isso ela não quis dar um kiss no Cunha? Era pouco bandido para ela? Preferiu “o de sempre” Renan?
    Sim: next time na cadeia.

  12. filhA de lula !

    a assessora de imprensa que usava gírias impróprias para a função, depois que foi contratada por um prefeito do pt, em seguida abriu uma “ong” , sumiu com o dinheiro e nunca mais se teve notícias! Esta é a lurian ! Possivelmente virá à tona também! Os defuntos estão ressuscitando todos !!!

  13. QUADRILHEIRA !

    a presidentA não passa de uma chefA da gangue! Só há uma coisa que lhe interessa: DINHEIRO! – que lhe propicia o PODER !!!

    É UMA LÁSTIMA O QUE É FEITO DO VOTO DOS ELEITORES !!! um salvo-conduto para os CRIMINOSOS!

  14. flavio

    Diga com quem anda e eu direi quem é. E a globo ainda continua fazendo a maior propaganda das entregas das casas “minha casa minha vida” levantem quantas estão com problemas graves para serem habitadas.

  15. Alexandre Silva

    Aguardem em breve!
    O Império dos Conchavos e a República dos Bananas!
    É o que é e o que nos dirige, bem como, o que somos na essência.

  16. NILTON

    Dilma quer se manter no poder, ela não tem a menor ideia do quer dizer a palavra GOVERNO, como diria o Reinaldo, aprendeu com o Apedeuta por tanto…..

  17. Archibaldo

    O único projeto de governo de Dilma é se manter no governo, e sem governar!
    O único projeto “político” do PT é salvar a biografia imunda de Lula. Aliás, a única figura de peso petista, que nunca se preocupou em formar herdeiros (felizmente para todos nós!). Lula derrotado, como já está, o PT deixa de existir! Mas todos responderão pelo “derretimento” do país (em termo da gazela Rui Falcão) e pelas epidemias que consumirão gerações de brasileiros. Bando de criminosos!!!
    E Dilma? Precisa urgentemente ser apeada do poder!!! Não serve para nada, a não ser para prejudicar mais e mais a nação. Seus conselheiros são risíveis: o enlameado Lula e o notório Delfim Neto, aquele que foi assessor de toda a ditadura militar e que se tornou assessor privilegiado dos petistas. Relações asquerosas, nas quais se pode incluir o amigo Maluf e Sarney, o político que recebeu de Lula o título de ser diferenciado e colocado acima de qualquer investigação. Que nojo!!!
    IMPEACHMENT DE DILMA JÁ!!!!!

  18. Bakunin

    Reinaldo, na campanha eleitoral de 1989, apareceu na propaganda do adversário do LULA a mãe da LURIAN (hoje uma política (?)), assumida pela “vivalma” mais honesta do mundo como sua filha.
    Senti-me ultrajado pelo CAÇADOR DE MARAJÁS. Votei na ‘vivalma mais honesta do mundo’, só esta vez.
    Ao depois, a vida corre, vamos todos ao pó, a “vivalma” se associa ao “caçador de marajás”. E o povo, aparvalhado admira a esperteza da mãe de Lurian, do caçador de marajás e da “vivalma mais honesta desta galáxia”.
    Tem conserto este país?

  19. kátia

    a suja falando com os, literalmente falando, mal lavados…

  20. NILTON

    Oi Reinaldo, apesar de admirar o seu conhecimento da língua portuguesa acho que você errou a acento da frase.
    Curiosamente, andam a passos de cágado.

  21. Paulo Marcelo Farias Moreira

    Segundo a Agencia Brasil Renan defende BC independente.
    “O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu hoje (2), em discurso na cerimônia de abertura do ano legislativo, que o Legislativo aprove matérias com mudanças relevantes para o país, como a independência do Banco Central e o fim da participação obrigatória da Petrobras com até 30% na exploração do pré-sal.

    E pergunto:
    Dilma ficou estarrecida? Principalmente pelo que ela disse sobre a proposta de Marina:

    “Marina tem dito que, se eleita, vai fazer a autonomia do Banco Central. Parece algo distante da vida da gente, né? Parece, mas não é… Isso significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre sua vida e de sua família. Os juros que você paga… seu emprego, preços e até salário…”,.

    Segundo a presidente, um BC independente tiraria comida do prato dos brasileiros, como mostra anúncio na televisão de sua campanha que critica a proposta defendida pela candidata do PSB, no qual homens engravatados aparecem rindo ao mesmo tempo em que a comida desaparece da mesa de uma família. No anúncio, o locutor afirma que a independência do BC implicaria deixar para os banqueiros decisões sobre emprego, juros e salários.

    “Um BC que não tem como meta máxima o emprego, tira sim (comida das pessoas). Tira comida, se fosse só comida tava bom. Tira comida e perspectiva da vida das pessoas. Aqui no Brasil, o BC tem de ter autonomia e tem”.

  22. Inides

    Presidente da República, Presidente do Senado, Presidente da Câmara, todos na corda bamba. A que ponto chegamos! Temos uma Presidente que não faz nada de bom para o Brasil, um Congresso de rabo preso, e uma pessoa honestíssima desdenhando um apartamento de quase 2 Mi e um sítio reformadinho por alguém compadecido com a pobreza do HOMEM HONESTO. Que maravilha! Parece estarmos num paraíso, só que do inferno.
    Essa Dilma está a pior derrota que o Brasil já teve. Nem o 7X1 da Alemanha aqui dentro foi tão humilhante.

  23. Sandra

    Se ela tivesse tido a iniciativa por querer o diálogo e realmente sair da crise, vai lá. Mas fez isso porque Delfin Neto aconselhou, em entrevista à Mirian Leitão. A pior coisa que pode acontecer à uma pessoa é perder a credibilidade, o respeito, sim porque ao ouví-la, mais parece uma samambaia que nada representa, a não ser decorar um ambiente.

  24. joao

    Até que enfim ouvi alguem escrever, presidentes do congresso cheios de processos a presidente comanda a maior roubalheira da história, não eram nem pra noticiar mais nada,a imprensa tinha que trata-los com desprezo. CHEGA de mentiras!

  25. Guidogf

    O mais preocupante de tudo, são as poses para as fotografias. De cada dez parlamentares, incluindo a Dilma, todos são denunciados como corruptos recebedores de propinas. É assustador saber que estamos nas mãos de ladrões, corruptos. Os mandatários principais do país, estão atolados até o pescoço na lava jato. E o pior, agem como se nada estivesse acontecendo. Fazem cara de paisagem.

  26. Mário

    Caro Reinaldo,
    Por que o STF não dá seguimento às ações contra o Renan? Consta que há uma que lá transita há mais de 3 anos. Você e toda a imprensa livre e independente precisam fustigar o STF a dar uma resposta ao assunto.
    Ajude-nos, mais uma vez, a passar o Brasil a limpo.

  27. Guilherme

    “Enquanto isso,na sala de justiça”…
    E a falta de educação do Janot, hein?
    E a falta de decoro constitucional do Janot,hein?
    E a falta de cerimonia do cerimonial do STF?
    E a cara do Cunha?
    Homens miúdos esses da Pátria educadora!
    Fernando Henrique Cardoso também tomou uma daquelas,certa feita.Não me recordo direito se foi aí mesmo ou lá no Congresso.
    Parece que junto com a máscara do Cerveró,a do japonês da federal,agora a saia justa do Janot, serão as fantasias do carnaval.Ou,parodiando Elis,a do bobo e o manobrista.

  28. Alex Wie

    Na boa, pra mim a sequência te, que ser o seguinte, camburão pra Renan e Cunha, depois o TSE caça a chapa, e enfim novas eleições

  29. vania

    cade o psol , pcdb e pt que na o exigem saida imediata da dilma e do renan, só falam do cunha, bando de hipocritas asquerosos

  30. J.C.

    Seis processos nas costas e continua livre, leve e solto.Está faltando o carimbo de despacho para enquadrar o cidadão?

  31. costa

    Vou repetir, Dilma tem que deixar o cargo de presidente do Brasil, pois ela não reune as minimas condições de permanecer no cargo.
    FORA DILMA…

  32. wall de oliveira

    Ela foi la para tentar criar novos assuntos a seu favor, mas o tiro saiu pela culatra, oh falta de boas estrategias, socorroooo.

  33. Marcus Meyer

    A teimosia de Dilma em se agarrar ao cargo para garantir o pasto bom para os seus companheiros de legenda está sendo a nossa ruína!

  34. PASSOS

    Senhor Sérgio Moro? Solte aqueles senhores de empresa que foram seduzidos pelo senhor Lula e Dilma. Quando soltar, chame o senhor Lula e Dilma e passamos a limpo um novo país é lógico, nada é perfeito, mas um novo caminho aonde tods possam olhar para trás e se mirarem e construir uma nova etapa aonde o sistema político necessário se faz mudar tendo o Brasil vereadores recebendo ajuda de custo e comprovante de escolaridade ao menos básica, com deputados recebendo salários não de jogadores de futebol pois política se faz somente por vocação e inteligência. Senhor Moro! Solte os homens e chame para si os chefes tão iguais como Fidel, Chaves, Moro, Cristina. Ajude o vosso país senhor Moro. Tenha coragem de estancar a ferida de um país que tem tudo mas que precisa mudar sua sociedade. Senhor Moro, todos sabem que esta atitude não está na lei mas é ao mesmo tempo injusta pois não pode trancar o filho da discórdia.

  35. Sérgio Gaúcho

    Excelente o título deste post. Me fez lembrar o nome de um antigo filme: Ladrões de Bicicleta. Claro que aqui ninguém está roubando bicicleta, né? Agora estão até mesmo tirando doce da boca de criança, com o aumento do IPI sobre chocolates e sorvetes. Meu cachorro também está indignado cm o aumento no IPI das rações. E ela ainda quer a CPMF.

  36. elianemoura

    Novo video do Adolf. Google Paulo Sergio Tosi video. Está bo Facebook, hilário!

  37. Jeff Gusmao

    Reinaldo, só para constar, Renan já foi denunciado também, fora da Lava-Jato.

  38. Haroldo

    Essa senhora é de uma desonestidade moral e intelectual a toda prova. Vai ao Congresso pedir apoio para….. ” aumentar impostos” . Procedimento que tanto condenava na campanha eleitoral e, o pior, criticava o seu oponente de querer fazê-lo!!! ( não é confiável uma pessoa dessa espécie !).
    Não falou em cortar gastos. Isto faz com que as 30.000 sunecuras, cujos detentores apoiam governo, desapareçam. A comitiva bananeira pra Cop 21 foi de centenas de pessoas (900?). Pra quê? Para passear em Paris à custa do contribuinte, sem saúde, sem educação, sem transporte, sem rodovias, ferrovias, sem sistema carcerário??
    Cadê as reformas??! As “institachincalhamento” e “maledicência” uições” estão inchadas, pesadas, lentas de apaniguados petistas.

  39. Revoltado

    Esta frase deveria estar em todos os jornais, revistas e telejornais: DILMA(E O PT): PROMETE COM CERTEZA E FALHA COM SEGURANÇA!

  40. Dene Meira

    Infelizmente, aqui no Brasil os imorais e os criminosos por meios escusos conseguem o poder e dalí se recusam a sair, mesmo com o descontentamento da nação. O código penal precisa ser mais efetivo no combate dessas pragas “de política”.

  41. andrade

    essa corja dilma, renan e cunha sao verdadeiros traidores da patria, todos esses bilhoes roubados da petrobras, fundos de pensao e bndes e o dinheiro que falta na saude, na educacao e na seguranca, quando a gente ve a epidemia de dengue e zica aumentar, alunos que nao consegue o fies, bandidos assaltando e matando a luz do dia, indiretamente sao esses traidores que causa isto, por isso digo ou O POVO ACABA COM OS CORRUPTOS OU OS CORRUPTOS ACABAM COM O BRASIL.

  42. Marcos Coelho

    Caro Reinaldo
    Sua analise é verdadeira , mas quase correta.
    Enquanto esta senhora e aqueles dois senhores ainda estiverem investidos das funções nos cargos que ocupam teremos sim que aturá-los , em respeito ao direito que adquiriram . Evito aqui o termo tão em voga – respeito à democracia, pois não é disso que tratamos aqui. Seu, com todo respeito, acaba por chancelar a atitude mesquinha do PGR Rodrigo Janot , na solenidade de ontem no STF, que tem todo o direito de não respeitar Eduardo Cunha, mas que teria a obrigação de respeitar o presidente da Câmara dos Deputados.
    A PGR não pode ser usada como instrumento de desídias do seu ocupante.
    Sem termos noção destas diferenças e destes limites é que não nos comportamos mais como cidadãos , mas apenas como simpatizantes e antipatizantes destes ou daqueles, não importando o tamanho, e frequência de seus crimes.
    Forte abraço, deste seu sempre admirador

  43. Maru

    Rei, ESSE TEXTO É BOM DEMAIS!

  44. wilson

    Opa Reinaldo, corrige aí o dia de quarta-feira pra terça-feira.

  45. Lucio

    Pessoal, deem uma olhada nessas tirinhas políticas.
    http://sinestesio.tumblr.com

  46. J. Santos

    ATÉ A SEGUNDA DAMA, “ROSE DO BRAHMA”, TEM APARTAMENTO DA BANCOOP. ELA, FILHA, IRMÃO E O PAPAGAIO…
    “… Na Bancoop, a OAS terminou três torres, deixando dezenas de edifícios inacabados, para beneficiar alguns membros da zelite do PT. No Edificio Solaris da Praia das Asturias, no Guaruja, os sortudos foram Lula e Marisa Leticia ficariam com uma cobertura triplex – se não tivessem sido forçados a desistir, por força da opinião pública. No mesmo prédio, tiveram apartamentos prontos: o ex-presidente da Bancoop e ex-tesoureiro do PT, preso na Lava Jato, João Vaccari Neto; um primo de Luiz Gushiken, de chamado Heitor; Ana Maria Érnika, diretora financeira da Bancoop e Simone Pereira Godoy, mulher de Freud Godoy, que foi segurança de Lula.

    Em outras duas torres concluídas, na Mooca e no Tatuapé, outros ilustres petistas conseguiram se dar bem: na Mooca, Osvaldo Bargas, ex-diretor da CUT, ficou com o apartamento 174. Mireille Nóvoa de Noronha, filha de Rosemary Noronha, parceira de Lula em tantas viagens inesquecíveis, foi outra beneficiada. O irmão de Rose, Edson Lara Nóvoa, também tem apartamento no mesmo prédio. Marice Correia Lima, cunhada de Vaccari, aparece como proprietária do apartamento 193-A do Edifício Mirante do Tatuapé. Ela adquiriu o imóvel junto à Bancoop em 2006, quando o cunhado presidia a cooperativa. No mesmo prédio do Tatuapé, os apartamentos de número 163-A e 173-A estão em nome da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde Marice trabalhou como colaboradora da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas….”.
    http://www.alertatotal.net/2016/02/vergonha-pesquisa-ipsos-constata-que-60.html

  47. Pedro

    … e lá, na reunião do conselhão, estava Pablo Escobar…

  48. José Carlos

    Pelos resultados comprova-se que todos elles têm a mesma estatura.

  49. ESTAMOS MUITO MAL ARRANJADOS!

    E COMO PODEM
    200 MILHÕES DE
    PESSOAS DEIXAREM
    TUDO ISTO ACONTECER
    E NÃO FAZER NADA?
    É PRA CHORAR!
    FOI ASSIM QUE
    A VENEZUELA SE
    TORNOU AQUELA
    MISÉRIA, NAS MÃOS
    DE UM MOTORISTA
    DE ÔNIBUS! PARE!
    PARE O MUNDO, QUE
    EU QUERO DESCER!

  50. Chris/SP

    O plano do neurônio solitário de recuperação é igual àquele da meta, lembra! Tinha meta (zero) e, quando a atingisse, dobraria a meta! Está mulher é ridícula!
    Fora Dilma!!!! incompetente, irresponsável e corrupta!