Blogs e Colunistas

30/01/2012

às 6:47

De novo o Rio e as bobagens do sentimento nativista. Ou: chamemos o certo de “certo” e o errado de “errado”

Fiz, sim, uma dura crítica ao desempenho do governo do Rio — especialmente do governador Sérgio Cabral — no caso dos desabamentos dos três prédios. Não retiro nem matizo uma miserável palavra e creio que outras tantas devam ser acrescentadas, como farei. Antes, no entanto, são necessárias algumas considerações.

É uma tolice, uma bobagem, afirmar que critiquei “o Rio”. Não! Eu reprovei o comportamento de Cabral e classifiquei de desastrada a ação de resgate das vítimas, com retroescavadeiras operando no canteiro poucas horas depois da tragédia. É um procedimento inaceitável. Mais: faltaram peritos para orientar o trabalho, o que poderia ser vital para se chegar às causas do desastre. Diz-me um engenheiro que o modo como quebra uma viga, o retorcimento da ferragem e até o tamanho dos escombros são pistas essenciais do que aconteceu.

Em nenhum momento sugeri que a população do Rio não sabe votar. Se o sujeito, porque eleito, tem de ficar imune à crítica — ou, então, se estará atacando a maioria que o escolheu —, instituamos a ditadura por intermédio das urnas. É o sonho dourado dos totalitários.

Sugiro a alguns exaltados fluminenses, especialmente a alguns cariocas, e a uns tantos críticos contumazes do Rio que deixem de bobagem. Infelizmente, dadas a baixa qualidade da fiscalização e a corrupção da máquina pública, em todas as esferas, o que se viu pode acontecer em qualquer cidade. Mas é preciso reconhecer a particularidade quando diante de uma. Carregar corpos de vítimas junto com entulho é uma manifestação brutal de incompetência. Ela não revela nada do povo do Rio. Isso é besteira. O tratamento dispensado ao caso é que expõe a blindagem dos governantes locais, o que considero ruim para a cidade e para o estado.

Qualquer profissional de imprensa e qualquer leitor sabem que evento idêntico em São Paulo levaria os governantes locais para o corredor polonês. Não se trata de culpar esse ou aquele pelo desabamento. Trata-se de reconhecer uma operação desastrada de salvamento, de que os fragmentos de corpos no entulho são provas cabais. Em nenhum país do mundo se decreta não haver mais chance de resgatar vítimas com vida depois de 24 horas. E se fez isso no Rio. Sob o silêncio cúmplice da imprensa, que também não estranhou aquelas absurdas retroescavaderias no local já nas primeiras horas de quinta-feira.

Clima de “Estamos todos juntos”
O Rio, infelizmente, tem assistido a uma seqüência de eventos trágicos. Imediatamente, as TVs convocam a rede de solidariedade, o que é compreensível e correto. Mas isso não pode se confundir com inibição da crítica e da cobrança — e ouso dizer que isso está, sim, acontecendo. Reparem que não há, na grande imprensa, a fala de um só especialista em resgate. A história dos corpos despedaçados nos entulhos é tratada como uma fatalidade, um dano marginal, coisa própria a operações dessa natureza. E isso simplesmente não é verdade.

O Rio vem de uma sucessão de governos realmente desastrados e desastrosos. Sérgio Cabral, muito em razão da supervalorizada — e também pouco questionada — implementação das UPPs, conseguiu operar acima do padrão histórico. Entendem muitos formadores de opinião na cidade — e pode até ser que tenham razão; não debato isso — que as eventuais alternativas podem ser piores. Ok. Isso, no entanto, não deve impedir de se caracterizar o erro como um “erro”, ou quem perde é a população.

Regionalismo, meus queridos, para atacar ou para se defender, é sempre um argumento burro. Eu não estou dizendo que a imprensa carioca deva detestar o Rio, assim como a paulista, ou boa parte dela, detesta São Paulo. Ao contrário: deve amá-lo ainda mais. E uma boa maneira de fazê-lo é chamando o erro de “erro” e o acerto de “acerto”. O fato de Anthony Garotinho criticar Cabral não deve tornar Cabral imune à crítica até de quem não é Anthony Garotinho, não é mesmo?

Para encerrar: ilações feitas na imprensa estrangeira de que o desabamento pode indicar risco para os que forem aos estádios na Copa são, claro!, exageros estúpidos. Mas não venham me dizer que o exemplo escancarado de ineficiência no resgate deveria ter sido ignorado. Afinal, é o estado brasileiro que responde pela segurança do evento, não?

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

69 Comentários

  1. ágora cibernética

    -

    05/02/2012 às 11:01

    Levantamento no banco de dados do CNJ, em apenas 17 estados e do Distrito Federal mostra que há cerca de 500 mil mandados de prisão aguardando cumprimento NESTEPAIZ. No Rio, até o final de 2011, havia cerca de 131 mil mandados não cumpridos no banco de dados da Polícia Civil, sendo que 5% foram emitidos por outros estados. NÃO EXISTE ESTATÍSTICA/MÊS DE MANDADOS CUMPRIDOS no RIO DE JANEIRO. A Cabralândia não tem presídio federal de segurança máxima , nem cadeias de custódia com vagas suficientes para trancafiar marginais condenados. Tudo isso sem falar nos marginais soltos ou aguardando os processos, bem como aqueles que não são presos devido ao descaso da polícia em investigar crimes. Os turistas que vierem no jogo da COPA e nas OLIMPÍADAS da cidade maravilhosamente criminosa, muito cuidado com pertences valiosos e façam um bom seguro de vida antes de saírem de seus países. As ruas estão infestadas de marginais e toda sorte de desocupados assaltando pedestres, a cidade maravilhosa não tem PARQUÍMETRO com guardas fiscalizando o uso dos estacionamentos, então os motoristas são achacados em toda a cidade. Cabral sabe disso tudo e vive cercado de seguranças bem armados, carros blindados e só passeia em PARIS devido a incompetência do governo em controlar a violência urbana.

  2. André Luis Torres

    -

    03/02/2012 às 23:33

    Novamente e em menos de um mês, volto a este democrático espaço franqueado pela Revista Veja para que o leitor, antes de tudo um cidadão, possa expor a sua opinião, ou, como no meu caso, tentar alertar à sociedade sobre graves fatos que a todos acabam por afetar, pelo menos é a conclusão a que chegará aquela parcela da população que por bem ou por mal entende a fundamental importância e utilidade de que duas coisas sejam mais do que nunca priorizadas no Brasil, ou seja, primeiro: O zelo pela memória dos fatos e acontecimentos que realmente constroem a história desta Nação, os quais certamente não serão encontrados nas “páginas esportivas” dos veículos de imprensa, estes que também oferecem outras seções cujo conteúdo deveria igualmente despertar o interesse de todos, principalmente daqueles que não desejam morrer de bala perdida, afogados ou soterrados durante enchentes, de doenças como a dengue, na fila dos hospitais públicos, de explosões em bueiros, galerias subterrâneas nas docas e até em restaurantes, além de atingidas por quedas de marquises, isto tudo quando pessoas não são moídas como carne fresca por bondes que na verdade são mau guiados de dentro de gabinetes de autoridades incompetentes e covardes que precisam fugir durante a crise para aprender lá na Europa, em “Portugal”, como lidar com um sistema de transporte “tão primário e nada menos do que secular”. Pois bem, recentemente a população do Rio de Janeiro percebeu que também pode ser vitimada por desabamentos de prédios em pleno o centro da cidade maravilhosa, será que o Prefeito e seu Secretário de Urbanismo também irão buscar soluções óbvias e conhecimento básico em algum País da Europa??? Sinceramente espero que o façam, talvez assim descubram, por exemplo, que a derrubada do elevado da perimetral e outros tantos absurdos urbanísticos não possuem outra finalidade senão a de apenas valorizar e estimular a milionária negociação de CEPACS com as mega construtoras que como ienas espreitam para empreender arranha-céus na zona portuária, desde que não exista o incômodo daquele importantíssimo elevado passando na frente de janelas que certamente não serão as de habitações populares. Em segundo lugar, a sociedade deve constantemente avaliar se a imprensa brasileira tem cumprido o seu fundamental e honorável papel de fiscalizar, investigar, informar e se necessário for denunciar criminosos abusos e vergonhosas omissões praticadas por representantes do poder público, mesmo que parte da população ainda se interesse mais por Copas do Mundo e Olimpíadas do que pelo escandaloso “roubo seguido de morte” de seus mais básicos direitos constitucionais, direitos estes que degenerados travestidos de políticos usurpam ano após ano, década após década, século após século. Portanto, lembro a todos, sociedade e imprensa, que o melhor e mais necessário remédio é aquele que em geral amarga e provoca cara feia, contudo, me pergunto por que diante da recente tragédia ocorrida no centro do Rio de Janeiro com o desabamento de nada menos do que três prédios ainda não foi elencado para debate, ou meramente para endosso jornalístico, o trabalho de informação e utilidade pública que o Jornal “O GLOBO” parecia ter se proposto a fazer quando na data de 25/09/2011 publicou matéria de primeira página cujo título em letras garrafais dizia: “EXCESSO DE LEIS URBANÍSTICAS ESTIMULA ILEGALIDADE NO RIO”, um tema profético e que também motivou o presente texto, vejam amigos…, como é triste e até mesmo fatal quando a imprensa não persegue a verdade com o devido interesse, responsabilidade e vigor, pior, resta provado o perigo de uma sociedade que se deixa entorpecer pelo tal “ópio do povo”, ainda representado por copas do mundo, olimpíadas, shows na areia, carnaval e etc., tudo muito divertido e até necessário, porém, o aluno que se deixa alienar e prioriza o lazer em detrimento do dever em geral acaba reprovado e compromete o próprio futuro. Por fim, venho ressaltar que estou aqui apenas dando sequência aos fatos por mim expostos na data de 27/01/2012 (às 13:39) neste BLOG do generoso e sensato Reinaldo Azevedo, ainda reitero à Revista Veja que tenho graves e embasadas denúncias a fazer sobre o que realmente acontece quando o assunto é a liberação de licenças municipais, sobretudo para obras em áreas e imóveis localizados na valorizada e loteada zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, como atuam a PCRJ, a SMU, a SMAC e até mesmo a CDRJ, elenco cuja obscura e bilionária parceria vai muito além de uma mau fiscalizada e muito propagada revitalização da Z.P.

  3. Bombeiro RJ

    -

    01/02/2012 às 11:35

    A verdade que o CBMERJ não está preparado tecnicamente para eventos desse tipo. A quantidade de militares com curso de busca e resgate em estruturas colapsadas cabem em uma mão e nenhum deles cmpareceu ao local do sinistro, e ainda que aparecessem, não teriam voz em nada por que são modernos e os mais antigos são tão ignorantes a ponto de desprezarem o conhecimento deles. O GBS se acha o BOPE do CBMERJ, e digo com propriedade, que estão longede ser. OK!!! Foram ao Haiti…e daí???? Se sentiram como estranho no ninho. A maioria das equipes de resgate que compareceram no evento são treinadas seguindo normas internacional, padronizadas em tecnicas e simbologia, de modo que uma equipe do Japão entenda perfeitamente o que uma Boliviana fez ou esta fazendo. Nesse evento no RJ, trataram de meter a escavadeira e quem compareceu ao local presenciou vários “esquartejamentos” provocados por elas. Estive presente no local e tentei argumentar. Foi em vão. O comandante do GBS, Cel Sobral, que diga-se de passagem, adora bater em mendigo (Vá ao Quartel central e pergunta pra qualquer BM), ignorou completamente. Copa 2014 e Olímpiadas em 2016…Rumo ao fiasco operacional se não houver capacitação dos Bombeiros e melhor estrtura em relação a esses desastres!!!!!

  4. Lúcia R.

    -

    31/01/2012 às 19:01

    MARCOS F. 30/01 16:19 tem toda razão.
    O Jornal/Globo de hoje, deitou e rolou com a notícia da enchente no Brás/S.Paulo do vasamento de água.
    Já tinha dado a notícia para os paulistas no B.Dia/S.Paulo.
    Depois entra o Chico/Renata espantada direto com a ex-Carla deu a notícia toda sorridente ” pois é Chico enchente em S.Paulo sem cair uma gota de chuva?”Para completar o Jornal, o Chico”vamos direto a S.Paulo “Carla e a enchente em S.Paulo sem uma gota de chuva”? Dai mostra novamente as ruas alagadas, encerrando o jornal.
    Faça- me o favor,não dá. Será que não tinham notícias de outros estados ou, notícias boas para apresentar?
    Querem acabar com São Paulo e com o excelente Governador que temos.Esse Chico até outro dia morava e fazia o J. em S.Paulo. Agora foi para o Rio e fica se esnobando,quase que tirando sarro.
    Aqui não, São Paulo pode muito mais.
    Nem com rede Globo, aqui não vão ganhar.
    Desculpe, mas fiquei revoltadíssima.

  5. Laís Rocha

    -

    31/01/2012 às 13:34

    É ultrajante a forma como a midia por muitas vezes minimiza criticas importantes relativas ao Rio de Janeiro. A forma como foi conduzida essa operação tem erros que não deveriam passar desapercebidos pelos grandes veiculos de informação . Parabém Reinaldo !

  6. Roberto

    -

    31/01/2012 às 0:44

    Os eleitores do Brasil, e os do Rio, em especial,
    n ã o s a b e m v o t a r, basta ver quem eles escolheram.

  7. Leitor de Icaraí

    -

    30/01/2012 às 23:57

    Reinaldo, sou carioca e moro em Niterói onde há um prefeito que não vale nada. Concordo com a sua avaliação a respeito do Cabral no caso do desabamento.
    Não é do PT, mas anda coma a turma do PT, é lixo!

  8. Paulo Roberto dos Santos Fontes

    -

    30/01/2012 às 20:44

    Caro Reinaldo,
    Você está coberto de razão nas suas críticas ao sérgio cabral. além de tocar em pontos importantíssimos na matéria: a imoral e desumana remomção de escombros sem o devido cuidado com os corpos das vítimas, apenas com o objetivo de “limpar a área”, o que acabou resultando no encontro de uma(até agora)indigitada vítima junto ao entulho. Também não se pode entender como autoridades especializadas dão declarações para acabar com a esperança dos parentes e amigos das vítimas e afirmam que não mais existem chances de haver sobreviventes.
    Para eles um recado: “A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE NÃO MORRE”!
    Sobre a blindagem que a imprensa local,leia-se rede globo,faz em relação ao governo, devo informar que por trás disso existem contratos de publicidade entre o governo e esse órgão da mídia carioca que em cinco anos podem estar quase beirando a casa do bilhão de reais.

    O negócio por aqui é tão escandaloso que no domingo houve uma passeata de servidores da segurança pública, e mesmo com chuva desabando sobre a cidade, milhares de Policiais Militares,de Políciais Civis e Gurdas Municipais foram as ruas para protestar contra os famélicos salários pagos as categorias, no caso da Polícia Militar e da Polícia Civil, os mais baixos do Brasil, algo em torno de R$1.500,menos do que no Piauí, Sergipe, Maranhão, só para citar os estados mais carentes da federação, mesmo sendo o Rio de Janeiro o segundo estado que mais arrrecada impostos no país.
    Esse governador sempre esteve ausente nas três grandes tragédias que abalaram o Rio: Angra dos Reis,Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, ou estava em PARIS ou retornado da mesma.
    Agora no caso do desabamento dos prédios do centro, estava regressando de Paris no dia anterior, e não dignou-se a comparecer no local, papel que espera-se de um governante.Devia ainda estar sonhando com as delícias de Montparnasse e Champs Elisès.
    Que saudades do Carlos Lacerda, o único governante de verdade que administrou a cidade, fazendo o Guandu, os túneis Rebouças e Santa Bárbara, o aterro do Flamengo.
    “QUOSQUE TANDEM CATILINA ABUTERE PATIENTIA NOSTRA”

  9. Vigilante da Democracia

    -

    30/01/2012 às 20:33

    Prezado Reinaldo.
    Sou carioca e acho que suas críticas tem fundamento.
    Sou engenheiro civil e acho que as investigações estão mais para aparecer na imprensa do que para a ciencia.
    Não se consegue formular nem uma hipótese plausivel.
    Sei que você não quer ser reporter. Mas quando precisa já demonstrou que é dos melhores.
    Será que você consegue descobrir se algum dos prédios tem fundação em estaca metálica?
    Neste caso existiria uma hipótese, que não deve ser levantada sem este fundamento.

  10. Janine

    -

    30/01/2012 às 20:26

    Moro no Rio, mas nem por isso posso defender o modo que foi efetuado o resgate das pessoas nesse acidente.
    Fiquei com vergonha da falta de humanidade. O mais importante era limpar o local, ainda que os corpos das pessoas fossem levados junto com os entulhos.
    De fato o local esta limpo. Dessa forma nunca poderemos saber o que realmente aconteceu naquele acidente. Existem so especulacoes.
    Uma coisa eh ser bairrista outra coisa eh ser indiferente a tragedia alheia.
    Nesse ponto, meus conterraneos que me desculpem … mas pior do que o governador ausente, eh um povo indiferente!

  11. Se-Gyn

    -

    30/01/2012 às 19:18

    foi “seo” Cabral
    quem descobriu o Brasil –
    ninguém mais dormiu

    sem governo, vem problema
    com governo, mais problemas

  12. Marola

    -

    30/01/2012 às 18:52

    Não sou leitor do seu blog, mas acho que nesse caso vc acertou na mosca. Onde já se viu dar por encerrada a busca dos corpos faltando ainda 5 desaparecidos?

  13. anonimo

    -

    30/01/2012 às 18:25

    TIO REI,
    o certo é ESCAVADEIRAS. RETROESCAVADEIRAS é quando o trator têm A PÁCARREGADEIRA NA FRENTE e a RETRO ATRÁS E TRAÇÃO COM PNEUS (NORMALMENTE).

  14. Dawran Numida

    -

    30/01/2012 às 18:19

    Ao que parece, como alguns comentários começam a abordar, o Rio de Janeiro, por ser uma caixa de ressonância “midiática”, é tratado com cuidado pela comunicação institucional e psicossocial do governo.
    Parece que entendeu a comunicação do governo, que o Rio e o governador do Rio, estão muito ligados à popularidade do governante federal. Ressoam mal tragédias frequentes, com mortes e aparente desleixo. Assim, a máquina de propaganda, blinda o Rio e o seu governante, para que a impopularidade dos fatos não respingue mais fortemente no governante federal.
    Parece até que há ideias de colocar num bairro de Londres uma réplica de 9 metros do Cristo Redentor, para promover as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.
    Com certeza os ingleses associarão tal réplica com quem?

  15. NAUSEADA

    -

    30/01/2012 às 18:05

    REINALDO,SERIA BOM UMA RESENHA DA MATÉRIA PAGA DE SERGIO CABRAL NA FOREING AFFAIR.SERÁ QUE NO PARAISO DELE,DO MARKETING INTERNACIONAL,EXISTEM AS VÍTIMAS DO ENTULHO E EXPLOSÕES DE BUEIROS?POR ISSO ANDAVA TÃO ATAREFADO.

  16. Carlos Eduardo C. R. Machado

    -

    30/01/2012 às 17:42

    Caro Reinaldo,
    Como fluminense eu não posso deixar de prestar meu apoio a tudo que o senhor escreveu sobre a tragédia. Realmente é triste ver pessoas usarem essa estratégia. Gostaría de perguntar uma coisa: O governador Sergio Cabral é atualmente o governador mais blindado pela mídia?

  17. Roberto

    -

    30/01/2012 às 17:35

    Reinaldo,
    Eu também tinha ficado estupefato com a declaração do chefe dos Bombeiros (!!!) decretando que depois de 24 horas não havia mais chances de haver sobreviventes !?!?!
    O “especialista” simplesmente contradisse o que a esmagadora maioria das tragédias semelhantes ao redor do mundo reiteradamente no mostrou.
    E ninguém contestou !!!!!!!!!!!! O que será isso que estamos vivendo?????? Auto idiotização voluntária!?!?
    E isso por parte de profissionais da imprensa que obviamente tinham a obrigação de deixar de lado a cara de idiotas compungidos e fazerem a simples pergunta: mas Sr. Comandante, porque em outros locais encontram se sobreviventes depois de 2, 3 ou 4 semanas de trabalho cuidadoso e delicado e aqui pelo decreto do Sr. já estão todos mortos?
    E com as enormes retroescavadeiras em cima? Profecia que se auto realiza…
    E nem acharam estranho encontrarem corpos levados junto com o entulho?
    Ah, mas estavam em pedaços. Mas quem disse que não foram despedaçados justamente pelas retroescavadeiras absurdas e nunca vistas antes em situaçôes semelhantes?
    E se havia alguém inconsciente debaixo dos escombros? Incapaz de se fazer ouvir nas poucas paradas que foram feitas para se tentar encontrar sobreviventes.
    Eu, que não sou jornalista, desesperado para fazer essas perguntas e todo mundo quieto, calado?
    Pelo menos você não ficou….

  18. Roberto

    -

    30/01/2012 às 17:30

    Se tudo isso tivesse acontecido em São Paulo, (chefe dos bombeiros decretando que depois de 24 horas não existe possibilidade de haverem sobreviventes, enormes retroescavadeiras logo após o desabamento, corpos removidos como se fossem entulho),
    o Kassab já estaria “impichado”, o Alckmin exilado, o Fernando Henrique banido e o Covas exumado…

  19. Marcos

    -

    30/01/2012 às 17:29

    Democracia é elástica e comporta opiniões até de “formadores de opinião”; a verdade, porém, é que dificilmente “outras alternativas” serão piores do que Sergio Cabral. Esse sujeito, como é de conhecimento público, geral, é omisso, despudorado, desinteressado acerca dos melhores e mais justos anseios da população fluminense, muitíssimo incompetente e de uma burrice sideral. É uma metástase para o RJ. e uma ameaça ao Brasil.

  20. Roberto

    -

    30/01/2012 às 17:16

    Reinaldo,

    Eu também tinha ficado estupefato com a declaração do chefe dos Bombeiros (!!!) decretando que depois de 24 horas não havia mais chances de haver sobreviventes !?!?!
    O “especialista” simplesmente contradisse o que a esmagadora maioria das tragédias semelhantes ao redor do mundo reiteradamente no mostrou.
    E ninguém contestou !!!!!!!!!!!! O que será isso que estamos vivendo?????? Auto?idiotização voluntária!?!?
    E isso por parte de profissionais da imprensa que obviamente tinham a obrigação de deixar de lado a cara de idiotas compungidos e fazerem a simples pergunta: mas Sr. Comandante, porque em outros locais encontram?se sobreviventes depois de 2, 3 ou 4 semanas de trabalho cuidadoso e delicado e aqui pelo decreto do Sr. já estão todos mortos?
    E com as enormes retroescavadeiras em cima? Profecia que se auto?realiza…
    E nem acharam estranho encontrarem corpos levados junto com o entulho?
    Ah, mas estavam em pedaços. Mas quem disse que não foram despedaçados justamente pelas retroescavadeiras absurdas e nunca vistas antes em situaçôes semelhantes?
    E se havia alguém inconsciente debaixo dos escombros? Incapaz de se fazer ouvir nas poucas paradas que foram feitas para se tentar encontrar sobreviventes.
    Eu, que não sou jornalista, desesperado para fazer essas perguntas e todo mundo quieto, calado?
    Pelo menos você não ficou….

  21. Marcos F

    -

    30/01/2012 às 16:19

    Raramente eu ouço falar dos governadores do Mato Grosso ou Paraná ou Santa Catarina. São belos Estados, pujantes.
    Cabral é um must na Globo, na Dilma e … agora até na Economist ou Foreign Affairs!
    A Renata do Bom Dia Brasil se espanta com qualquer fato de São Paulo, bom ou mal. Tudo é horrível. Tudo é um absurdo.
    Eu amo o Rio, principalmente o da minha juventude - lindo, educado, culto, e até engraçado.
    Em 1980 piorou tanto que levou Brizola ao governo. Este tinha a estratégia pronta para destruir o Rio, como fez com o Brasil de seu cunhado, o corno do Jango - que levou à sua derrubada em 1964.
    Brizola costurou o crime no Rio de uma forma indelével, até hoje. Cabral é a anta do Rio, fazendo proselitismo e “tipo”, sem alguma seriedade. Foge da raia desde o tiro de partida.
    Não é o carioca que não sabe votar (e não sabe), mas sim, que o Governo do Rio está bichado, imune à penicilina, e blindado pela Globo.
    Deixo claro que sou fã da Globo … mas estão “pisando”, e também pisando em São Paulo - seu maior mercado. Pura maldade gratuita.

  22. pedro

    -

    30/01/2012 às 16:17

    O RIO DE JANEIRO É LINDO, A ARQUITETURA É QUE É FEIA. O MARXISMO EMPREGADO NAS UNIVERSIDADES DO RIO, EXTERMINOU A EXCELENTE DO SERVIÇO PÚBLICO. ISSO NÃO VAI DAR EM NADA COMO SEMPRE. VAI CHEGAR 2014, QUANDO CABRAL ENTREGARÁ O CARGO, E NEM O ARCO RODOVIÁRIO E O COMPERJ DEVERÁ FICAR PRONTO.

  23. ricardo

    -

    30/01/2012 às 15:57

    ah, mas que saco, como tem carioca sentimentaloide por aqui…cruzes, que provincianismo cafona esse de ficar de biquinho porque alguém “falou mal” do Rio…oh, chatice…

  24. ricardo

    -

    30/01/2012 às 15:54

    eu já falei e repito: só maluco pra colocar a sua preciosa b..da nas arquibancadas desses estádios feitos a toque de caixa…

  25. Lúcia R.

    -

    30/01/2012 às 15:43

    Reinaldo, corretíssimo.
    Assistí todos os telejornais sobre essa tragédia e o tal do Governador, não apareceu. Nem uma única palavra, uma explicação, ou, solidariedade às famílias.É medo de se expor? Inaceitável.
    Minha solidariedade ao povo do Rio.
    Aos cariocas que postaram abaixo PARABÉNS pelos comentários.
    Lucia R./paulista.

  26. Cil

    -

    30/01/2012 às 15:39

    Reinaldo, voltei. Acabei de ler no link abaixo que hoje já abririam a rua e que os escombros foram totalmente removidos… em 3 dias! Não é tóa que pedaços de corpos estão aparecendo lá no depósito. De fato, lamentável!

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/encontradas-partes-de-corpos-em-entulhos-de-caxias-diz-policia.html

  27. zing

    -

    30/01/2012 às 15:30

    Cabral é um péssimo governador que aplicou de modo deficiente uma boa idéia, a UPP. E os outros governos que o Rio teve, a partir do Brizola, QUE DESTRUIU, FAVELIZOU E INSTALOU O CRIME ORGANIZADO NO RIO DE JANEIRO, foram tragédias ainda piores. O que quero dizer é: Cabral é péssimo, os Garotinhos foram tragédias inacreditáveis, e o Brizola foi o próprio Armagedon. Brizola acabou com o Rio e quem veio depois seguiu destruindo.

  28. zing

    -

    30/01/2012 às 15:25

    hÁ vários leitores aqui que nos comentários são extremamente grosseiros e agressivos contra o Rio em si, não contra o Cabral -que mereceria as críticas, caso fossem dirigidas contra ele. É bairrismo mesmo. Por isso eu, que sou carioca, já nem leio mais os comentários de posts sobre o Rio porque sei que vou me irritar. E bom, eu acho que o Reinaldo é um pouco agressivo contra o Rio sim, sobretudo nos títulos dos posts. Mas sou leitor do blog e vou continuar sendo.

  29. Cil

    -

    30/01/2012 às 14:52

    Você não disse, mas eu disse, e venho dizendo sempre. Ontem eu postei que o RJ é uma espécie de Alagoas do sudeste. Os dois estados sofrem da falta de alternativas políticas e o poder é dividido entre uma oligarquia ou outra. Traduzindo: não tem gente honesta que se candidate a pegar o pepino.
    -
    Nós temos que ser críticos de nós mesmos, e isso inclui falar mal até mesmo da gente, que dirá do estado. Realmente é bobagem e é lamentável que seu post tenha sido entendido como bairrismo porque de fato não foi. E foi um post extremamente ditático, como foi o post lá do moço cego do Piauí (e não me lembro de algum piauense reclamando). Nossa “merdia” trata casos de ineficiência e irresponsabilidade pública com dois pesos e duas medidas.
    -
    Criticar o governador sumido não é diferente de criticar o presidente sumido (Bush x Katrina). Criticar o método aplicado não é criticar a população. O governador “tô nem aí” do RJ, aliado do PT, está na mesma sacola que o governador de Alagoas, do PSDB. Portanto, deixem de bobagem, que se esconder atrás de bairrismo é pedir para o estado ficar para sempre entregue a administrações mediocres.

  30. toninho malvadeza

    -

    30/01/2012 às 14:45

    Puxa vida,alguns cariocas não são inteligentes o suficiente para entender que as críticas são ao governantes ? Deve ser culpa do GÁS que corre pelos bueiros de lá e que vivem explodindo.

  31. Anônimo

    -

    30/01/2012 às 14:41

    Moro no Rio e afirmo. Esse assunto foi comentado pela imprensa como coisa natural. Ninguém notou nada de estranho. Acho que nos próximos desabamentos, vai ser adotado até como norma oficial. Eles primeiro levam tudo e todos para o LIXO e lá vê se encontram alguma coisa. O cinismo dessa sociedade ultrapassou todos os limites do tolerável. Se eu pudesse iria embora dessa porcaria de país. Estou farto!!!!!!

  32. Márcio

    -

    30/01/2012 às 14:31

    Absurdo total aquele coronel dos bombeiros em 24 horas dizer que não acreditava mais na possibilidade de pessoas serem socorridas com vida, pois seu comentário passa para sua tropa, que também desiste de resgatar alguém com vida. Pior ainda, o coronel acaba torcendo para não aparecer nenhuma vitima viva, pois quer provar seu diagnostico.

  33. COP

    -

    30/01/2012 às 14:29

    O jornalismo da Globo está, infelizmente, comprometido pelos interesses comerciais das Organizações Globo.
    A Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas de 2016 e, é bom não esquecer, o CARNAVAL daqui a 15 dias, representam enorme fonte de renda para a GLOBO, que precisa de um Rio de Janeiro alegre, feliz e seguro a atrair os turistas de todo o mundo.
    Houve um tempo, distante, é verdade, em que jornalistas não aceitavam tão descaradamente submeter sua atividade aos interesses econômicos da empresa em que trabalham.

  34. esther correa

    -

    30/01/2012 às 13:14

    Tio
    Não acho que seja estúpida a sensação de desabamento dos estádios na Copa. Eu mesma sempre aventei esta possibilidade e jamais iria ver a copa nos estádios recém construídos por não sentir segurança de que sejam seguros. A corrupção neste País é tão grande, que não duvido que o material empregado na construção dos estádios seja de quinta categoria. Acho sim que podem desabar.

  35. tiolando

    -

    30/01/2012 às 12:53

    Segundo pudemos deduzir através do nooticiário, a acão apressada do governo do Rio, na movimentacão das máquiinas para retirada dos escombros, e como foi feita, à alguns deu a impressão de providencia higienista, exclusivamente para afetar ao mínimo a imagem da cidade. Até poderia parecer interese em eliminar marcas de crime.

  36. marina silva

    -

    30/01/2012 às 12:43

    Deve ser por isso que o Daçirva e a ptralhada gosta tanto do Rio porque a cada dia que passa esta cada vez mais parecida a Havana com tudo desabando ao redor,meninas em uniforme escolar fazendo “pista” para levar um dinheirinho para ajudar a familia a comer se segue assim (hoje pela manha já morreram mais alguns com uma explosao de um bueiro cerca do cais do porto)o comandante Adidas Dom Fidel já faz daqui sua residencia oficial de verao!

  37. Palhaço Brasileiro

    -

    30/01/2012 às 12:38

    Reinaldo, eis o protocolo.

    http://www.unfreemedia.com/americasblog/rescue/how-to-rescue-people-trapped-by-an-earthquake.html

    Rescuers look for “voids”, or pockets where people may be trapped when walls collapse or where survivors may have hidden, such as under desks, in bath tubs or stairwells.

    “We feed a camera on the end of a flexible pole into the collapsed building - this shows where people are and how much of the building’s structure is left,” Ryan said.

    “Rescuers also use sound location devices connected to a microphone system; the device bangs on the rubble three times and if people tap back or call out for help, they can be tracked and assisted,” she added.

    Listening is a crucial part of the operation, and search teams will often stop for several minutes to try to hear any calls, scratches or taps.

    Other search tools include a thermal image camera system, which shows areas of body heat, and trained sniffer dogs. “We also use a carbon dioxide analyzer, which helps us detect people who might be unconscious but still breathing,” Ryan said.

  38. Marisa

    -

    30/01/2012 às 12:28

    Wombatmucholoco-Vc está 100% correto!A Globo,por razões várias resolveu q SP é o único lugar do BR onde acontecem coisas ruins,não q não noticiem o q acontece nos outros lugares,mas a ÊNFASE é sim dada a SP.E q enfase,diga-se de passagem.
    Costumava assistir ao BOM DIA BR todos os dias,então,há uns dois anos atrás,todo o santo dia,lá estavam o Renato e a Renata falando trânsito infernal de SP,repito todos os dias era a mesma conversa.
    Na época a dengue corria solta no Rio,mas OS DOIS não falavam um a sobre o assunto.
    A Globo,pretende q o Rio se torne uma cidade atraente,não no sentido das paisagens,mas no sentido de atrair investimentos,maquiando a REALIDADE DAQUELE LUGAR.
    Como resultado,já faz mais de 1 ano q não assisto mais ao noticiário da Globo,a única coisa q assistia naquela emissora.
    Assisto só tv a cabo e os jornais das outras emissoras,onde se conta o q acontece em todo o lugar sem privilegiar,por motivos excusos,cidades ou estados.

  39. Da Gema

    -

    30/01/2012 às 12:23

    Sou carioca, filho de cariocas. Nasci ainda na época em que o Rio era a capital do país. O que aconteceu com o Rio é que após o crime cometido por JK que cortou a história do Brasil e criou este monstrengo que é Brasília ( nada contra os brasilienses!) a cidade nunca mais se recuperou.Ainda teve que ser estrupada com uma fusão forçada com o antigo Estado do Rio ( nada contra os fluminenses!). Como consequência ela veio afundando e entrando em decadência ano a pós ano, com uma sucessão de governos péssimos desde o final do governo de Carlos Lacerda, o último a fazer um governo decente. Aliás, mais do que decente, excelente. Seu plano urbanístico previu a linha vermelha e a amarela e o túnel rebouças, só para lembrar um exemplo. Depois de tudo isto, a cidade consegue ser escolhida para sediar uma olimpíada e, bem ou mal, melhorar a percepção da segurança . Há um sentimento de que a cidade está finalmente se reerguendo após décadas de abandono, demagogia e decadência. Para dar um outro exemplo, até a década de 80, a bolsa de valores funcionava no Rio!

    Isto tudo, acho eu, explica porque a imprensa daqui é tão camarada ( eu diria mesmo conivente) com Sergio Cabral e Eduardo Paes. Acham que o mínimo que estamos conseguindo agora pode ser destruido com críticas , o que poderia num futuro próximo, quem sabe, fazer renascer Garotinho, por exemplo.

    É como se o Rio fosse um deonte grave que , após passar pela mão de inúmeros médicos horrorosos, tivesse encontrado um que pelo menos conseguiu baixar a febre.

  40. Elisa Cristina

    -

    30/01/2012 às 12:21

    Até no Fantástico, domingo à noite, foi comentada a costumeira ausência de Cabral em monentos graves da história recente do Estado do Rio da Janeiro.
    Elisa CFristina

  41. Jo

    -

    30/01/2012 às 12:17

    Poxa , seu texto, foi claro , evidente ,de ” fácil interpretação” !!
    Meus agradecimentos .

  42. Gozação é gozação. Zé Mané é zé mané... rsrsrs...

    -

    30/01/2012 às 11:58

    “Deixa vida me levar
    Vida leva eu…”
    É o bueiro, é reforma do imóvel…

  43. Wombatmucholoco

    -

    30/01/2012 às 11:55

    Assim como muitos comentaristas deste post, também sou carioca da gema. E a verdade é que desde o governo do Sr. Carlos Lacerda, último governo em que se pensou no então Estado da Guanabara, como estado. Os políticos que se seguiram apresentaram qualidade moral cada vez mais questionável, o que não deveria ser surpresa pois o mesmo aconteceu com a população do estado do Rio de Janeiro, em especial com a cidade do Rio de Janeiro.
    O que era apenas uma idiosincrazia pitoresca, o jeitinho brasileiro, tornou-se uma lei pervertida. A “lei de Gerson” impera, temos que levar vantagem em tudo!
    O povo fluminense, o que inclui também os cariocas, tem sim o “dedo podre” para votar. Pior, troca qualquer dia de sol na praia pelas eleições, manobra que foi eficientemente utilizada pelo Sr. Sérgio Cabral para ajudar a eleger o seu candidato a prefeito Eduarado Paes, quando disputava contra o Gabeira. Não que este último fosse muito melhor mas isso é outra questão.
    Tragédia atrás de tragédia, e o povo fluminense fala em solidariedade, mas nunca em responsabilidade. O mote vigente é: “agora não é hora de buscar culpados!” Nunca é hora de buscar culpados, e então, depois de um tempo na moita, os responsáveis retornam com a barba feita, uma camisa limpa e cheios de planos para “fazer um Rio melhor”. Veja o caso da Região Serrana, absolutamente nada foi feito e a imprensa nem aí. Ainda mais porque como não choveu ainda do mesmo modo que no ano passado, então não é problema.
    E falando e imprensa, tudo que nós temos hoje está representado no jornal O Globo, do qual infelizmente sou assinate apenas para não ficar sem alguma notícia, mas a imprensa no Rio de Janeiro acabou faz tempo. Só vendo o que as Organizações Globo (rádio, TV e jornal) fazem quando “o caso” é em São Paulo, mas como são complacentes com os acontecimentos no Rio de Janeiro do Sr. Cabral, parceirão da Dilma. Os cariocas que lêem seu blog, o fazem sabendo que é o São Paulo um dos últimos lugares, se não for o último, onde a batalha de resistência contra o baguncismo, o pobrismo do PT, o outro-ladismo como você chama, está sendo travada.
    Precisávamos mesmo é de um Reinaldo Azevedo aqui no Rio, a falar das coisas deste estado, a convocar e unir a nossa resistência.

  44. Fernando

    -

    30/01/2012 às 11:55

    Sou carioca e joseense. Nasci e morei no Rio 21 anos e moro a 31 anos em SJCampos. Vi o Rio ser tomado pelo populismo Brizolista, ser tomado por um mar de camelôs e ser dizimado pelo crime organizado e pelas milícias nas últimas duas décadas.
    Quem conhece os números do SUS sabe que o Rio de Janeiro é o segundo estado que mais recebe recursos per capita e mesmo assim oferece um atendimento de padrão Alagoano.
    Quem conhece o Rio sabe como atuam a polícia e os políticos cariocas e quem tem qualquer comércio pode dizer para que servem os fiscais da Prefeitura, INSS, Ministério do Trabalho e etc.
    Se a tragédia de Angra, Ilha Grande, Teresópolis e Friburgo tivessem acontecido em São Paulo a imprensa paulista teria acabado com o governante.
    Se a reintegração de posse em SJCampos, foi tratada como criminalização dos movimentos sociais, ato terrorista, absurda, invasão armada, etc. por grande parte da mídia o que seria de SJCampos se aqui tivesse ocorrido a tragédia de Friburgo e o prefeito sumisse com a grana ? O que seria do governador do estado ?
    Tirando o jornal O Vale e a TV Vanguarda o resto todo só bateu.

  45. ´Ze Mané

    -

    30/01/2012 às 11:37

    Tio Rei , acho que eu rio…
    Tem gente que confunde PSEUDONIMO com comentario.
    Deve ir pra ponte partiu OU ao predio que ruiu.

  46. anônima-RJ

    -

    30/01/2012 às 11:33

    Sou do RJ e o desempenho do governo do Rio merece dura crítica, sim.
    Mais um bueiro explodindo hoje com vítima fatal:
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/bombeiros-confirmam-1-morto-e-2-feridos-em-explosao-de-bueiro-no-rio.html

    Vivemos em campo minada. Não há lugar seguro.
    Este é resultado da corrupção, da incompetência, da ausência constante do governador cujas viagens não são esclarecidas a não ser quando ocorre grave acidente, das obras feitas por amigos sem licitação, enfim da zorra total dos governos estadual, federal e municipal que atuam em cumplicidade!!!

  47. lou

    -

    30/01/2012 às 11:30

    Sergio Cabral não governa, apenas faz politicagem e passeia. O Rio foi assolado por diversas catástrofes (Angra, Niterói, Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e diversas outras…)e o Governador estava passeando em vez de trabalhar. Quando apareceu nos locais de tragédia, culpou a população. Ele nunca é responsável por nada. A educação do Estado do Rio é uma das piores do país, a saúde é caótica (a dengue ataca novamente), as estradas estão em péssimo estado. A mídia, inclusive Veja, atacou o desvio do Prefeito de Friburgo (uma vergonha!!!), mas não fez o principal que era questionar os milhões gastos pelo Estado sem que obras tenham sido feitas. A mídia parece ser parceira de Cabral e de sua ineficiência.

  48. Luciano

    -

    30/01/2012 às 11:29

    As forças da defesa civil, corpo de bombeiros e até a polícia no Rio não são contemplados com salários decentes e muito menos treinamento para lidar com esse tipo de situação. A culpa reside sim no governo do estado e na prefeitura por omissão.

  49. stefano

    -

    30/01/2012 às 11:21

    É claro que os cariocas - e fluminenenses - sabem votar…É que toda aquela nonchalance e alegria de viver às vezes é confundida com superficialidade e ignorância política..Brizola, Conde, Benedita, Saturnino, Garotinhos, Moreira Franco e Sérgio Cabral não me deixam mentir.

  50. Wagner Lopes

    -

    30/01/2012 às 11:21

    Reinaldo, o sentimento de alguns cariocas em relação ao Governo Cabral é sim muito ruim. Principalmente de alguns servidores públicos! Os bombeiros que socorreram (ou tentaram socorrer) as vítimas do desabamento realizaram ontem uma manifestação em Copacabana, aliados aos policiais civis e militares do RJ. Há a possibilidade de uma greve “conjunta” da segurança pública do Rio, às vésperas do carnaval. O cenário do Governador não é muito animador. Participei da reivindicação pacífica como policial civil que sou, em busca de algo que nos foi tirado há muito tempo: dignidade. Segue o link da reportagem.
    http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/01/29/com-cerca-de-20-mil-nas-ruas-policiais-pedem-melhores-salarios-em-copacabana/

  51. ´Ze Mané

    -

    30/01/2012 às 11:16

    Tio Rei
    O Sergio Cabral providenciou sua defesa antecipadamente, pagando uma materia sobre o Rio na revista americana Foreign Affairs, na sua edicao de 60 anos.
    Ele e Esperrrrrrto, sacou :

  52. Rivalidade, sim. Inimigos, não. Gozação é gozação... rsrsrs...

    -

    30/01/2012 às 10:38

    São Paulo é cortada pelos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, enquanto o Rio é “O” rio. Não sei se eu rio, ou se cancelo o passeio ao Rio.

  53. LC

    -

    30/01/2012 às 10:14

    Os políticos do RJ ajudados pela mídia local liderada pela TV Globo, exploram a exaustão o sentimento regionalista carioca e a todas as críticas rebatem com essa estória de “ser contra o Rio”.
    Esse regionalismo do povo do Rio precisa também ser questionado,afinal somos uma federação e sempre vemos movimentos de “defesa do Rio” e outras bobagens.

  54. Luiz Almeida

    -

    30/01/2012 às 9:59

    Caro Reinaldo, não havia “Retroescavadeiras”. Havia, sim, “Escavadeiras”, que são máquinas diferentes. Tenho visto no noticiário televisivo se falar em retroescavadeiras quando as máquinas são outras. Parece com aquele vício de chamar motoserra de serra elétrica.

    Saudações!

  55. Distrito Federal

    -

    30/01/2012 às 9:41

    A grande imprensa continua com o padrão dois pesos, duas medidas. As desapropriações em razão das Olimpíadas continua a todo vapor, sem que os “movimentos sociais” se levantem ou reclamem… Milhares de pessoas foram despejadas e pouquíssimo se lê ou se vê falar a respeito….

  56. karlos Santos

    -

    30/01/2012 às 9:34

    Reinaldo,

    Se vc não disse, eu que sou carioca digo: carioca não sabe votar! Se soubesse não reconduziria ao poder o Sr. Cabral. O desgoverno Cabral está totalmente enlameado e quase nada se diz ou faz. A imprensa é de um silêncio constrangedor. A cada tragédia o “governador”, vá lá, some do mapa. Não sei para onde Cabral vai, mas creio que viva em constante comemoração com Cavendish.

  57. Renata

    -

    30/01/2012 às 9:33

    Sempre o mesmo vício de apoiar e criticar as pessoas e não as idéias. E daí, se Anthony Garotinho criticou Cabral? Lembro de uma vez eu manifestar uma opinião qualquer e me dizerem “Mas isso é o discurso do Georga Bush!” Bem, eu não gostava e não gosto da política do George Bush, mas respondi só pra esculhambar: “Não, eu não penso como o George Bush. O George Bush é que pensa como eu”. Também em outra ocasião me disseram: “Você está seguindo o que diz a VEJA”, como se isso fosse um defeito, uma falha de caráter, e respondi pra sacanear: “Não, a VEJA é que segue o que eu penso. Não sabia que sou eu quem manda lá?”
    Foi Nelson Rodrigues quem disse que o patriotismo é o refúgio dos canalhas?

  58. Cris Rocha Azevedo

    -

    30/01/2012 às 9:04

    Rei

    Por falar nisso, o chefe da área de segurança da Copa se demitiu. Vá saber…

  59. OS FALSÁRIOS ESTÃO NO PODER

    -

    30/01/2012 às 9:01

    O próprio peso das escavadeiras (toneladas de aço) poderiam matar os sobreviventes.

  60. -

    30/01/2012 às 8:55

    Tal sentimento é fruto da divisão do brasil, e dos ódios regionais, formulados pelo apedeuta. O Sul é esquecido e SP é odiado. Qualquer crítica ao RJ e ao NE passam a ser encaradas, a primeira como inveja (atribuiu-se implicitamente pretensa superioriedade do RJ) e a segunda como, pasmem, “racismo” e preconceito (atribuiu-se pretensa inferioriedade ao NE). E por ai vamos, sem poder criticar o bondinho que tinha a sapata do freio presa com arame, a horda que invade hoteis cheio de turistas, os bueiros que explodem aleatoriamente, os corpos escondidos em meio a escombros removidos (RJ); os desvios do DNOCOS, a água que só chega na fazenda do irmão do ministro, alias, ministro que destina 90% da verba contra enchentes para o seu estado, o desvio de dinheiro da merenda para comprar Whiskye, enfim, a boa e velha indústria da seca, que há 100 anos manda no brasil (NE). Qualquer coisa que aocntece em SP em segundos vem o linchamento da imprensa orquestrada. Qualquer disparate qua ocorra no RJ e NE tem o beneplácito da imprensa alugada. Esta é a verdade sobre o brasil.

  61. marina silva

    -

    30/01/2012 às 8:50

    Como carioca da gema,com pais,avos e bisavós cariocas acho que posso dizer que NAO SABE MESMO!A unica vez em que votaram decentemente foi quando CARLOS LACERDA foi govenador do ainda estado da Guanabara(sou tao antiga que ainda nasci guanabarina rsrsr!)até hoje o pouco de infra estrutura DECENTE que ainda tem a cidade foi feita durante seu governo,o programa de reurbanizaçao de favelas era FANTÁSTICO,nao dava a menor boa vida a vagabundo e ainda os ajudava a viver numa casa decente!O grande problema é que TODOS querem viver com vista para o mar e de preferencia SEM PAGAR NADA DE NADA,COM BENESSES,JEITINHOS E SISTEMA DE COTAS!Depois disso foi só porcaria coroando com o cacique Brizola que até impediu a entrada da policia nas favelas para garantir seu eleitorado promevendo o IMPERIO DO CRIME que virou o Rio recentemente no qual O VERDADEIRO CARIOCA aquele que paga imposto nem pode mais sair a rua sem medo.Atualmente só se está colhendo os frutos da incompetencia desses OPORTUNISTAS que nada fizeram que nao seja ENRIQUECER A CUSTA DA CIDADE,está desabando tudo porque NADA FOI FEITO EM MATERIA DE URBANISMO DURANTE TODO ESTE TEMPO QUE NAO FOSSEM OBRAS POLITIQUEIRAS COMO CIEP’S,SAMBODROMOS,ESTADIOS DE FUTEBOL,ETC enquanto a cidade crescia sem estrutura de base,agora é aturar as enchentes e os desabamentos semanais que se nada for feito seguiram acontecendo POR PURO DESCASO DESSA CORJA SAFADA até que a cidade fique com Havana do idolatrado Comandante ADIDAS toda desmoronada!Sinto muito por minha familia que ainda vive aí e por todos os cariocas decentes que ainda restam mas infelizmente o que se ve é isso que O CARIOCA AINDA NAO SABE VOTAR nao me sinto ofendida por ti Tio Rei porque tú nao afirmastes nada SÓ CONSTATOU!

  62. jorge romano

    -

    30/01/2012 às 8:35

    Infelizmente os eleitores do Cabral confundiram suas críticas aos métodos de trabalho do “especialista” chefe da Defesa Civil. Infelizmente os eleitores de Cabral são muitos, ou a inexistência de uma oposição é uma realidade.Estamos fadados a engolir o Pezão por oito anos. Esse é o plano aqui no RJ. Também eles planejam, tal como o PT no nível nacional. Marcelo Alencar deixou o caminho fácil para o Garotinho. Garotinho mirando a presidência deu um tiro no pé, pois elegeu Rosinha (nossa canoa furada) e deixou o Guanabara para o Cabral e o estado para o Piciani. Estamos todos ferrados. No Rio o Cabral faz igual ao PT ao comprar toda a imprensa. Tudo o que ele não faz é uma maravilha. Todos juntos para faturar milhões nos eventos de 2014 e 2016. A conta? Um dia nós pagaremos.

  63. BETHS

    -

    30/01/2012 às 8:20

    Sou carioca-da-gema, como se diz,moro e morei sempre na cidade do Rio de Janeiro e concordo com sua análise. Na noite mesma do desastre, assistindo à TV com minha irmã, comentávamos exatamente o absurdo de utilizarem aquelas retroescavadeiras dado o alto risco de matarem quem, por ventura, ainda estivesse vivo debaixo dos escombros. No dia seguinte nos admirávamos (negativamente, claro) das palavras daquele, sei lá…; chefe dos bombeiros e lembrávamos de vários casos de gente salva com vida muitos dias depois, em terremotos pelo mundo. Aliás, lembramos também que, sempre no início das operações de resgate que costumam ser transmitidas televisivamente, a retirada dos escombros é feita com as mãos. O Cabral é um caso perdido, mas, infelizmente, o povo gosta de ser enganado…do Rio ou de qualquer outra parte do Brasil, haja vista…Maluf, clã Sarney, Collor, Barbalho, Tiririca, Roriz, Tarso Genro etc etc etc.

  64. BBTHCRUZ

    -

    30/01/2012 às 8:13

    Concordo com você, amigo. Sou carioca e tenho visto o Rio se degradar por anos, justamente por não ter políticos sérios e honestos. Concordo também com a sua opinião das máquinas serem colocadas tão cedo, tirando a chance de resgatar alguém com vida. Parece que o Eduardo Paes e Cabral estavam com muita pressa de se ver livre do grande desastre, que aliás, provou a falta de fiscalização nos prédios. O povo carioca se deixou iludir pelas UPPs e tornou a votar em Cabral, infelizmente.

  65. SILVIO

    -

    30/01/2012 às 8:03

    VC NÃO ESTÁ ERRADO NÃO, TODA MINHA FAMÍLIA TAMBÉM TEVE ESSE SENTIMENTO, AO VER AQUELES MOSTRENGOS DE FERRO, REMEXENDO OS ENTULHOS SEM NENHUM CRITÉRIO. NESSE TIPO DE TRAGÉDIA, HÁ UM INDUSTRIAL GAÚCHO QUE, PARTICIPA PELO MUNDO INTEIRO COM SUAS PRÓPRIAS FERRAMENTAS, SALVANDO VIDAS. ELE, COM CERTEZA, É A PESSOA CERTA PARA CONTAR SUAS EXPERIÊNCIAS EM TRAGÉDIAS PELO MUNDO INTEIRO, MAS PELO QUE ACOMPANHAMOS PELA TV, COMPARATIVAMENTE, O NOSSO RESGATE FOI FEITO ÀS PRESSAS.

  66. RICARDO

    -

    30/01/2012 às 7:30

    Tio Rei,
    Simplesmente: P E R F E I T O !!!

  67. scholo

    -

    30/01/2012 às 7:29

    Realmente, vendo o Jornal Nacional tem a entrevista do bombeiro que procurava a vitima olhando para cima onde não existia mais um prédio, e se surpreende quando se da conta que estava acima de uma vítima viva , que pucha a bota dele pedindo socorro, da para ver o despreparo dos profissionais de resgate nestes casos.

  68. Marcus Meyer

    -

    30/01/2012 às 7:10

    Como a própria TV Globo, através da Globonews, classificou o episódio como um teste para o Rio, visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a emissora não pode sugerir haver falhas, porque em organização de eventos o Brasil tem que ser perfeito para garantir o máximo lucro! Não é por falta de conhecimento dos detalhes sórdidos da política nacional que a emissora se cala, pois mostrou ter conhecimento detalhado de toda a sujeira dos políticos, especificando-a minuciosamente em seu seriado “O Brado Retumbante”. Ela só não escancara tudo isto no Jornal Nacional por um senso de oportunismo de quem percebeu que puxar o saco do poder é mais confortável do que dizer a verdade!

  69. Zatopek

    -

    30/01/2012 às 7:06

    O que chama a atenção é que há emissoras de TV que ficam o dia inteiro transmitindo os escombros, pertubando as vítimas, mas não há uma reportagem mostrando como aquilo aconteceu, porque aconteceu, quem seriam os responsáveis por aquilo, como evitar nova tragédia, etc.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados