24/03/2010
às 5:19Daime ganha editorial. E eu faço uma pergunta
A Folha fez um editorial para o Santo Daime. Leiam, Comento em seguida:
*
ERA PREVISÍVEL que as mortes trágicas do cartunista Glauco e de seu filho Raoni reanimassem a controvérsia sobre o uso do chá alucinógeno ayahuasca, também conhecido como hoasca ou daime. Glauco fundou uma das igrejas que usa a bebida em rituais. Seu assassino confesso frequentava cerimônias, mas, ao que se sabe, teria ingerido o chá pela última vez semanas antes de cometer o crime.
Há que evitar, em primeiro lugar, a polarização entre a apologia da hoasca e sua demonização. Assim como não há evidência científica dos poderes curativos e transcendentais que seguidores lhe atribuem, tampouco as há para apoiar o pressuposto de críticos acerbos de que o chá cause dependência, faça mal à saúde ou desencadeie ações violentas.
A bebida contém potentes compostos psicoativos diluídos em água. Eles são obtidos de duas plantas, o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e a erva chacrona (Psychotria viridis).
A ingestão tem efeitos sobre o metabolismo de importantes neurotransmissores, como a serotonina. Estimula o surgimento de visões, que os seguidores do Santo Daime chamam de “mirações”. É uma droga, sob qualquer definição, como o álcool ou o tabaco -e seu uso deve submeter-se a normas.
A utilização do chá no contexto religioso é autorizada pelo Estado desde 1987. Questionamentos redundaram sempre na confirmação da legitimidade do consumo ritual. A mais recente ratificação se deu em janeiro, com a Resolução n.º 1 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.
O Conad faz uma série de recomendações -de um cadastro das igrejas à obrigatoriedade de os líderes religiosos realizarem entrevistas com candidatos a participar dos cultos. Incentiva, também, a realização de pesquisas sobre os efeitos da ayahuasca.
São providências sensatas e preferíveis à repressão ou à proscrição de seitas que acolhem desajustados e desequilibrados entre seus fiéis -como pedem alguns, de maneira oportunista.
Comento
Estou aqui tentando me lembrar quem pediu a proscrição da seita. Não consigo. Eu, por exemplo, pedi foi prescrição - médica, se for o caso - para o manejo, se assim se pode chamar, do chá. E pedi também que se pare com a fantasia de que a bebida cura o vício em drogas mais pesadas. E, dando crédito ao testemunho de uma fiel reproduzido na Folha, acho que o Ministério Público deve se interessar pelo fato de que a substância é ministrada a crianças. Só isso.
Quanto aos supostos cuidados que editorial relata, tomados pela hierarquia religiosa ao ministrar o chá, lamento lembrar que eles podem ser mais retóricos do que reais. O fato de Cadu ser um “fardado” sugere que as coisas não são bem assim. Há testemunhos às pencas, inclusive a este blog — e eu mesmo conheço quem já tomou a droga —, de gente que foi até uma igreja e tomou a bebida porque queria saber qual era o barato.
Não, editorial! Preconceituoso, nesse caso, é chamar de preconceituosa a censura à irresponsabilidade. A Folha endossaria uma religião que fizesse o uso ritualístico do Prozac ou do Zyban, sem qualquer acompanhamento técnico? Qual é a diferença? Alegar que são produtos da indústria química seria puro preconceito, não é mesmo?
PS - O daime não pode reclamar de preconceito. Editorial favorável do maior jornal do país não é para qualquer um. O Cristianismo não ganhará um desses nem nos próximos 300 anos.
Tags: Daime


Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
81 Comentários
Maria
-11/03/2012 às 17:25
Gente, acorda! Não fazemos mal a ninguém, trabalhamos, damos conta de nossas vidas, família, filhos… E no tempo livre tomamos nosso sacramento, cantamos louvando a Deus e procurando nos conhecer. Gente doente fazendo o mal existe em qualquer religião. Vamos firmar no bem e na uniãoe parar de intriga. Se você não entende, então não tome, mas também não vá falar do que não conhece! Que Deus te ilumine.
Conselheiro
-31/03/2010 às 10:08
As vezes começa a acontecer uma série de coisas desagradáveis na vida de uma pessoa e ela se pergunta porque será que está passando por tanto sofrimento.
Nada acontece por acaso.
Na maioria das vezes a resposta para essas inquietações são as conseqeuncias da coisas que a pessoa diz ou escreve.
Portanto, todo cuidado é pouco. Principalmente quando se vai falar a respeito de algo que não se conheçe.
Cecílio B.
-28/03/2010 às 23:06
Pastores que enriquecem explorando a fé de milhares; escândalos de pedofília envolvendo sacerdotes católicos nos quatro cantos do mundo; Políticos roubando a dignidade de milhares de cidadãos brasileiros; Noventa por cento dos crimes (tipificados no código penal) acontecem sobre efeitos de drogas - notadamente o alcoól - Pais que molham a chupetinha dos filhos em copos de cerveja; Contribuintes que “arrumam” recibos médicos falsos para burlar o imposto de renda; População que se orgulha do consumo de produtos piratas; Mentiras e traições dentro dos lares; Países se bombardeando; Milhares catam lixo para se alimentar; Alunos tornando-se assassinos em série - Daime?? quanta hipocresia !!!!
Tarja "verde"
-26/03/2010 às 11:50
Rei, nem os “tarja-preta” nem os “tarja-vermelha”. O melhor mesmo são os remédios de “tarja-verde”, que são naturais e ecológicos e só fazem o bem. Entre estes, está o Daime.
Confirmando o Claudio
-26/03/2010 às 9:39
Tirando os 10 mil anos de existência da ayahuasca, o Santo Daime tem quase 1 século de existência, desde o Mestre Irineu. De lá pra cá, gerações e gerações de famílias vêm se utilizando dele, milhares ou milhões de pessoas, no Brasil e no mundo todo obtendo curas e conhecimentos espirituais. Aí, surge um “Cadu” causando a tragédia, e toda a doutrina leva a culpa? Não, isso é um caso isolado. Por trás disso tudo, há o interesse dos laboratórios, a quem não interessa que as pessoas se curem de suas doenças. Aliás, está cheio de laboratórios na Amazônia doidos para patentear o Daime e vendê-lo na farmácia. Só aí ele será “legal”? Só então não será mais ilícito?
MaGioZal
-26/03/2010 às 2:54
Fico me lembrando que nesta semana, no programa de debates do Lobão na MTV, alguém da mesa sugeriu criar uma seita do Santo Chope…:-P
Anywyay, é curioso notar que, saindo do lado religioso da coisa, pelo lado “químico” dificilmente se veria hoje em dia um editorial de jornal defendendo o consumo de bebidas alcoólicas — mesmo quando pesquisam demonstram que um ou dois copos de cerveja ou vinho por dia podem até MELHORAR a saúde: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,consumo-moderado-de-alcool-beneficia-pessoas-com-problemas-cardiacos,528128,0.htm
Claudio
-25/03/2010 às 20:06
Senhores(as).
Volto a insistir. Informem-se. A Ayahuasca, antes de ter o seu uso liberado pelo Conad, foi estudada, debatida e pesquisada pelo governo brasileiro, cientistas, etc, durante 18 anos. Ah! Ela também é liberada no Estados Unidos. Será que os Srs.(as.) leram, ouviram falar, uma ou duas opiniões equivocadas e já chegaram as suas conclusões. Que personalidade. Leiam mais, pesquisem mais. Cheguem aos seus veredictos embasados.
Claudio
-25/03/2010 às 19:10
Por favor, senhores(as), antes de emitirem opiniões, fundamentem-se. Tem todo tipo de gente, com as mais variadas finalidades, utilizando-se do chá da Ayahuasca. Uns honestos e preparados para manipular tal vegetal de poder e, outros nem tanto. Tem gente equivocada e mal intencionada que comercializa com intenção do lucro, ou só para curtir um “barato”. Que desperdício. Eu já utilizei e o que posso assegurar é que não causou-me dependência nem aos outros elementos do grupo a que pertenço. Muito pelo contrário, ajudou-me a largar o vício do tabagismo.
Folha de São Paulo
-25/03/2010 às 14:04
Jornal independente, que tem coragem de dizer o que pensa, sem estar agrilhoado aos patrocinadores ou a grupos políticos religiosos. Quanto aos outros, o mesmo sensacionalismo de sempre!
SOLAVANCOS DA VIDA
-25/03/2010 às 14:01
Para encarar os SOLAVANCOS DA VIDA:
1. Uma cervejinha, depois do trabalho
2. Assinatura do BBB
3. Campeonato de futebol
4. Novela
5. Acabar-se no carnaval
6. Olimpíadas e Copas
O Daime… ah! o Daime é uma droga e quem o toma está fugindo…
Ao Bastião
-25/03/2010 às 13:53
Sim, sim. Eu encarava a realidade também numa boa, até gostava. Todos os dias, depois do trabalho, dava uma passadinha no bar, nada demais, uma cervejinha. Aí, na hora de voltar pra casa, levava ainda mais “algumas” latinhas. Isso, durante anos a fio. Encarando a realidade. Até um dia em que já estava brigando com a mulher, os filhos, até começar a faltar ao serviço, sempre encarando a realidade. Então, descobri o Daime e tomei coragem. Tem que ser corajoso, não é pra qualquer um. Cervejinha é fácil.
Prozac ou Zyban?
-25/03/2010 às 13:46
Rei, esses remédios já fazem parte de um contexto religioso. Essa religião já existe. Há muitos adeptos, pelo mundo inteiro. Seus templos são as farmácias; sua matriz fica no laboratório industrial. O indivíduo, não tendo um sacramento natural, desses que Deus criou naturalmente, apela para os tarjas-pretas. Mas, em vez de encontrar-se consigo mesmo e lembrar coisas que tinha esquecido, ele toma pra fugir e esquecer sua vida miserável, sem sentido, vida superficial movida a prazeres materiais. Essa vida deixa um vazio. Prozac e Zyban não preenchem este vazio. Mas, faz o sujeito esquecer dele. Por algum tempo apenas.
REINALDO RESPONDE
Tudo bem. Mas ele são “tarja vermelha”
CEKA
-24/03/2010 às 22:54
Sabe de uma coisa? O mundo está lotado de gente inútil que gasta o ar das pessoas produtivas. Se não fosse pelas crianças, invariavelmente metidas nessas desgraças por seus “pais”, eu seria totalmente a favor de liberar tudo e ainda dar de presente para os mais fissurados sem dinheiro. Assim eles se acabam e desocupam o beco.Estamos na iminência de uma ditadura lulopetista e os doidos tomando chazinho para alcançar o nirvana! Francamente!!!
Iguinho
-24/03/2010 às 22:48
Droga alucinógena que é o daime deveria ser proibido. Mas quem vai querer mexer em ninho de marimbondo? Não sei pra que existe Ministério Público.
Mírian Macedo
-24/03/2010 às 21:18
http://videos.r7.com/a-reportagem-da-semana-mostra-tragedias-ligadas-ao-consumo-do-cha-santo-daime/idmedia/9da9064eceaaec7f8490f41d8ba4afcc.html
Neste vídeo, a doméstica Claudinete conta que o filho Junior, que se atirou de um viaduto aos 20 anos, costumava fumar maconha, nos rituais no Céu de Maria. Quando ela foi reclamar, o cartunista Glauco lhe teria dito que era para deixar o filho fumar a Santa Maria. Assim, ele iria se curar da esquizofrenia que já o tinha levado a diversas internações. Segundo a mãe do rapaz, os psiquiatras que cuidaram dele garantem que foi o daime que desencadeou a esquizofrenia. Ela conta que o filho, numa das crises, ameaçou matar a família com uma enxada.
teco-teco no fubeco
-24/03/2010 às 21:17
Inúmeras famílias brasileiras estão sendo destruídas pela droga. Temos visto casos em que pai ou mãe chegam a matar os próprios filhos usuários de drogas e versa-vice. Os malefícios do crack estão aí.
E o que o governo faz para combater as drogas? Cria uma vagabunda política de redução de danos e pretende livrar a cara, em termos penais, de pequenos traficantes.
E de que forma a Folha contribui para o assunto? Estimulando o uso de drogas, contribuindo para que o ocorrido com a família de Glauco venha a se repetir em outras casas.
Folha de SP, quem te viu quem te vê!!! A Folha está indo em desabalada carreira para o fundo do poço. Lá irá encontrar os usuários de drogas que tanto defende.
anônimo
-24/03/2010 às 20:31
esse tal de H deve ser médico “nas coxas”!a literatura científica é farta em informações sobre a dimetiltriptamina…Onde esse cara se formou? Ainda vem pro blog esnobar e dar “explicações” científicas!…fique ele sabendo,o sabichão,que este blog é frequentado por diversos profissionais…inclusive de verdadeiros profissionais de saúde,com mestrado e doutorado em Farmacologia!Prá ciência dele,o”doutor”…
beto
-24/03/2010 às 20:22
Imagina se a moda pega,amigo! Todas essas “igrejas” inventadas por diversos tipos de picaretas,vão dar os seus tapinhas em nome da famigerada liberdade religiosa(?).Droga é droga!Em qualquer lugar que se use…Este país é tão atípico que daquí a pouco algum desses políticos ligados às tais correntes religiosas(?) vai liberar geral nos “templos religiosos”…Vai ser a corrente da maconha;a vigília da cocaína;a prece do diazepam;a pregação das anfetaminas,ou seja,não só a apologia,mas o culto às drogas!É o cúmulo da ignorância,da boçalidade,da heresia,da blafêmia,etc. querer invocar a Divindade utilizando Psicotrópicos!…É mais uma maneira de auto-medicação(?);de burlar as tarjas pretas…
Saulo
-24/03/2010 às 19:45
Esse editorial não pasa de uma apologia às drogas, ou o “daime” é o quê?
Genésio Furtado
-24/03/2010 às 18:43
Ô, Reinaldo, é muito pedante esses estrangeirismos gratuitos… Em vez de usar o espanholado/quíchua “ayahuasca”, porque não aiuasca ou daime mesmo, que é o usado no Brasil. Não entendo porque essa mania de jornalista brasileiro de preterir o português por palavras e expressões estrangeiras (até o espanhol, pelo amor de Deus!). A classe média brasileira sofre de um complexo-de-inferioridade encardido, está a todo momento procurando um verniz não-brasileiro pra exibir, como se isso a fizesse “melhor” do que o “resto” do povo brasileiro. É um complexo fuleiro demais. Você não vê isso na imprensa americana, nem na britânica, nem na francesa…
Genésio Furtado
-24/03/2010 às 18:42
Ô, Reinaldo, é muito pedante esses estrangeirismos gratuitos… Em vez de usar o espanholado/quíchua “ayahuasca”, porque não aiuasca ou daime mesmo, que é o usado no Brasil. Não entendo porque essa mania de jornalista brasileiro de preterir o português por palavras e expressões estrangeiras (até o espanhol, pelo amor de Deus!). A classe média brasileira sofre de um complexo-de-inferioridade encardido, está a todo momento procurando um verniz não-brasileiro pra exibir, como se isso a fizesse “melhor” do que o “resto” do povo brasileiro. É um complexo fuleiro demais. Você não vê isso na imprensa americana, nem na britânica, nem na francesa, nem na italiana…
Guilherme
-24/03/2010 às 17:27
Alguns dos especialistas que comentam nesse espaço (são muitos) leu com atenção a resolução do Conad? Algum dos especialistas conhece a decisão da Suprema Corte americana, que decidiu, por 9 votos a 0, permitir o uso do chá com fins religiosos? Alguém por aqui conhece (como eu conheço), pessoas que bebem o chá há mais de 30 anos (vários) e hoje são octagenários mais lúcidos que muito garotão de 20? Sinceramente, me lembro de Thomas Gray: “Where ignorance is bliss, ’tis folly to be wise.”
Cantelo
-24/03/2010 às 17:10
Reinaldão, você se superou! Sempre admirei (com inveja positiva, admito) sua poderosa capacidade de argumentação. Mas esse comparando o uso ritualístico do Daime ao do Prozac, Ziban, Simbalta e que tais é arrasador e definitivo. Você faria muito sucesso na publicidade, já pensou nisso? Embora seja mais velho do que você, quero dizer que quando crescer quero ser Reinaldo Azevedo.
rosângela
-24/03/2010 às 16:22
“Uma droga não deixa de ser droga se for consumida no meio de um ritual. A substância é lícita ou não é”, baseada nesta frase da reportagem desta semana,penso que é errado uma religião ter autorização governamental para usar qualquer tipo de droga, independentemente se o rapaz que matou o Glauco estava drogado ou não. Pena que o Glauco não morreu sózinho e levou junto dele seu filho, tudo por causa de esparramar numa religião uma droga que deve sim ser proibida.
Tata
-24/03/2010 às 15:50
Eu tomei esse chá numa comunidade só pra ver qual era mesmo e ninguém me perguntou nada. E quer saber, é mais caro que uma dose de Black Label, R$25,00 o copinho.
José Paulo
-24/03/2010 às 15:42
Caro Reinaldo.
Em Viagem ao Santo Daime, o jornalista Alex Polari de Alverga faz seu relato pessoal de como foi sua, digamos, conversão, da esquerda e luta armada para o santo daime - de uma seita para outra -. Confesso que não lí todo o livro, cansou. De qualquer forma, é uma informação a mais sobre o assunto.
Leve a sério quem quiser.
Euclides
-24/03/2010 às 15:37
Cambada de malucos! Deveriam ser todos internados.
Bem que o profeta Machado de Assis disse que estes tempos ainda chegariam, naquele livro apocalíptico chamado “O Alienista”.
Mas não é o fim dos tempos.
H
-24/03/2010 às 15:35
Eu, que sou médico, observo com “curiosidade” o movimento e os comentários de jornalistas sobre o daime. É muito curioso como se dão direito de opinar sobre o que desconhecem. Bom, a opinião é livre e o direito de expressão assegurado…
Sobre a literatura: não consta que DAIME provoque esquizofrenia (até porque há pouca pesquisa aqui). Quanto ao uso crônico de MACONHA, há fartas evidências, sendo estimado, na Inglaterra, que precipite mais de 10% do casos de esquizofrenia.
Significa: quem assassinou Glauco ficou “louco” pelo daime ou pela maconha. Difícil dizer. Fator de confundimento, se chama.
Era isso. Informação técnica pra vocês…
Ademar
-24/03/2010 às 15:29
E se surgisse alguma igreja pregando que o bom é consumir LSD?
Ah, é que o LSD é uma substância sintética proibida…sim, mas ele é mais ou menos perigoso que o ayahuasca?
A verdade é que substâncias naturais costumam ser bem mais perigosas para a saúde e para a vida do que as sintéticas. Existem muitos vegetais venenosos e alguns mortais, como o cogumelo Amanita faloides ou a espirradeira (basta ingerir uma folha para morrer).
E como o Daime interage perigosamente com quem sofre de doenças psicológicas, como ficou provado, isso com certeza é um caso de saúde pública. Daime não é chazinho de camomila.
Ismael
-24/03/2010 às 15:16
Reinaldo e leitores, lembram do caso “Gautama”, uma construtora fazendo falcatruas e cujo nome vem a ser o nome de Buda?
Pois bem, agora se cria uma igreja com o nome de maria, mãe de Jesus, pra fumar mavconha e tomar um chá alucinógeno. Depois estranham que dá merda?
Tenho certeza de que o Pai, lá em cima, não gosta que esbulhem seu nome e de seus emissários sagrados. Aconselho aqueles que queiram fazer alguma picaretagem, tipo abair uma casa de tolerância, que o façam sem usar o nome de algum santo.
Ninguém é obrigado a acreditar em Deus. Pelo menos não “usarás o nome de Deus em vão”…
Vera L.
-24/03/2010 às 14:34
Reinaldo,
Eu também fiquei pensando em quem pediu para que a seita ou a crença no Daime fosse proscrita.Pelo contrário,quase todo o noticiário foi a favor do mundo “bucólico” do “Céu de Maria” e se fez muita força para não mostrar o que se consumia ou consome lá ALÉM do chá.Outras reportagens sobre o Daime sempre foram com MUITO respeito,bem diferente quando é para esculhambar os católicos que viraram o “objeto do desejo” de todos que querem consertar a humanidade.Todo mundo pode ser tudo, já católico?Essa gente é muito esquisita porque gosta de REZAR o terço, acredita em hóstia consagrada. Fazem tanto mal para tanta gente esses católicos com suas crenças!Esses sim têm que riscar do MAPA.
Regina M
-24/03/2010 às 13:58
“Desajustados e desequilibrados”, estes são os cooptados pelas diversas seitas e seguimentos de determinadas religiões, onde imperam o fantismo.
É como se fizessem uma lavagem cerebral nestes pobres coitados.
Cris Caça Petralhas
-24/03/2010 às 13:49
dieguo vermeil disse:
março 24, 2010 às 8:45 am
ô, SEM VERGONHA! mALUF É ALIADO DE lULA!
REINALDO AVISA
Reinaldox pegou a barata
Cris Azevedo
-24/03/2010 às 13:46
GENIAL!
Maria disse:
março 24, 2010 às 9:48 am
Folha, uma droga.
Paquito
-24/03/2010 às 13:31
Será que esse espaço da Folha foi dado porque o seu atual proprietário já foi ou é da igreja !
TITO
-24/03/2010 às 13:16
Pode ser apenas uma impressão pessoal mas os editoriais da Folha não primam pela qualidade do seu congênere paulista.Ao abordar a disseminação do consumo do Yahuasca,alucinógeno usado inicialmente por índios da amazônia,não se trata de satanizar o seu uso, pois até o seu Otávio Frias Filho já o experimentou (República,2000,nº3 ).No entanto é comprovado que pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas ou possuem doenças pré-existentes podem sofrer efeitos colaterais graves.As disposições sobre o uso da droga são absolutamente inócuas e nossas autoridades,deveriam se conscientizar que os riscos do seu uso indiscriminado com outras drogas, como a maconha,podem causar distúrbios psicóticos.
Pe vermelho
-24/03/2010 às 13:12
Sem preconceitos: acho que os editores da Folha andam tomando o chá há muito tempo. Na maioria das vezes têm pesadelos, pois apoiam com fé e devoção a Dil-má e o grande satã (não sei se tem isso no daime) de garanhnus.
Flavia
-24/03/2010 às 13:08
Só uma observação: qdo eu disse que o editorial era esperadamente equivocado em se tratando da Folha, referi-me especificamente ao alinhamento que a publicação até hoje mostrou, especialmente via Dimenstein e Schwarztman, à legalização das drogas. Em relação a outros temas, a Folha não costuma, salvo exceções, ter postura tão irracional e tão precariamente embasada…
Eduardo
-24/03/2010 às 13:03
O escândalo da Bancoop mostrou, de novo, o poço de corrupçao que a escória que governa o Brasil transforma tudo o que toca, mas o Gilberto Damegranaenstain nao escrevu uma linha a respeito. Aí, morre um artista, por causa das DROGAS com se metia, e o Gilberto Damegranaenstain vem com a teoria salvadora dos viciados e traficantes assossiados à tal seita: será que o assassino confesso apertou o gatilho sozinho? Ora! Cria vergonha na cara ô Damegranaenstain! PAGO OS IMPOSTOS MAIS ALTOS DO PLANETA E AINDA VEM UM CARA DE PAU QUERER ME CULPAR DE CRIMES RELACIONADOS AO TRÁFICO DA TAL SEITA? VC DEVERIA LEVAR UNS TAPAS NA CARA Ô DAMEGRANAENSTAIN; GARANTO QUE NAO ÍA FAZER NADA!!
Paulo Bento Bandarra
-24/03/2010 às 12:33
Se eu fosse o petista que vociferou contra Maluff colocaria a barba de molho pois é bem provável que ele mais dia menos dia irá fazer parte da base aliada junto do Sarney e Collor!
Leitor
-24/03/2010 às 11:54
Umas das generalizações mais absurdas que existem é a equivalência que alguns fazem entre todos os tipos de drogas: “…como o álcool ou o tabaco”. Que uma droga alucinógena tenha efeitos que possam ser comparados aos do álcool ainda vá lá. Mas comparar com o tabaco? Tenha paciência? E num editorial de jornal?
Aceitar esse tipo de generalização leva a duas alternativas: ou libera-se qualquer tipo de droga ou controla-se até o chocolate, mas como isso é um absurdo evidente, fica a primeira alternativa.
(PS:Eu não fumo. Não estou defendendo o tabaco)
Rogério
-24/03/2010 às 11:47
Olá!
Tenho saudades da Folha pré-Dimenstein… Aquela sim era a Folha!
Naqueles tempos, ainda antes da democratização da Internet, era pelas páginas da Folha que eu lia o mundo.
Folha, folha, folha, o que fizeram com você?
Um abraço!
polimático
-24/03/2010 às 11:34
Excelente. Perfeito.
A Folha endossaria uma religião que fizesse o uso ritualístico do Prozac ou do Zyban, sem qualquer acompanhamento técnico?
Então Folha? Você endossaria a religião do Prozac?
Corja de hipócritas…
Anonymous
-24/03/2010 às 11:23
Rei, A droga já foi detalhadamente estudada. Basta procurar no Google pelo nome científico dimethyltryptamine … effects of DMT include dizziness, nausea, sweating, runny nose, drooling, racing heartbeat, elevated body temperature, and convulsions. Heavy users risk brain damage and a condition called “serotonin syndrome” that can cause muscle tremors or rigidity. As with other hallucinogens, DMT tends to magnify the levels of emotion in the brain. Thus, if depression or anxiety already exist, the drug will make these conditions worse.
Flavia
-24/03/2010 às 11:20
Muito equivocado esse editorial, mas era de esperar, vindo da Folha. Honestamente, eu não conheço os efeitos deste chá, mas parto do princípio de que cause “mirações”, conforme diz o editorial.
É evidente que se o chá causa alucinações é irrelevante se desencadeia atitudes violentas. Quando se tem alucinações se interage com uma falsa realidade. A atitude pode ser violenta ou não, a depender dos dados oferecidos pelo “mundo paralelo” que a alucinação cria.
Em minha adolescência o consumo de drogas já era glamourizado e estimulado pela contracultura. Tive várias “bad trips” e alucinações perturbadoras, era um inferno, ao qual eu era levada, por pressão, pelos amigos…
Cristian
-24/03/2010 às 11:19
A DEMÊNCIA HUMANA É DETECTADA PELA REPETIÇÃO DE CULTO A TODO TIPO DE LIXO. A MAIORIA VAI PARA O BURACO, ENTÃO PARA NÃO TER PROBLEMAS COM A MAIORIA, O ÚLTIMO VAI TAMBÉM, AO INVÉS DE DEIXAR TODO MUNDO IR CEGAMENTE E NÃO SE FAZER NOTÁVEL PARA OS REACIONÁRIOS AMANTES DO ESTADO MENTAL DE AUTO-INFERNO.
OS DOENTES DESSE TIPO SÃO CHAMADOS DE “BRASILEIROS” OU “LIBERIANOS”, TAMBÉM DE “COMUNISTAS”.
ESSES CARAS BRINCARAM COM COISA SÉRIA, ATRIBUEM NOSSA SENHORA À ESSA IMUNDICE. QUEM ESTÁ VIVO E LÚCIDO, TEM DE DISCRIMINAR TUDO QUE NÃO PRESTA, DEUS NOS DEU ESSE DOM.
PAU NELES, REI, QUE EU BATO DAQUI.
pepe
-24/03/2010 às 10:35
Conheço 9 pessoas que tomam o daime por diversão, para ficar doidões…
pepe
Wesley Bkispo
-24/03/2010 às 10:32
Reinaldo, simplesmente perfeito! Jamais farão sobre o Cristianismo e suas virtudes. Ainda bem que você existe. Vida longa ao Rei!
carlos
-24/03/2010 às 10:22
Concordo, Reinaldo, acho que o MP deveria se importar apenas se o Daime for administrado às crianças, aliás, como quaisquer drogas só deveriam ser assunto do poder público, se administradas às crianças.
Abraços
Carlos.
Guilherme
-24/03/2010 às 10:16
Concordo com você, prezado Reinaldo. Existem algumas religiões que utilizam o chá que não são criteriosas a respeito de seu uso. E devem ser pressionadas a ter um maior controle sobre seus adeptos. Mas não são todas: existem instituições sérias que tratam seus seguidores com respeito e atenção. Faço parte de uma delas há 18 anos e acompanho sua seriedade. Portanto, a mídia está no seu papel de informar a população, mas deve cumprir sua missão institucional com seriedade e respeito à liberdade religiosa das pessoas. É o que penso.
navy
-24/03/2010 às 10:11
grande bosta, editorial…isso vai mudar o fato de ser alucinógeno decerto vai….é uma droga com mais potencial que todas as outras,porque tem apoio dos “intelectuais” da moda.Porque toda ideia idiota ,esapafurdia,estupida,imbecil e maléfica vai pra frente nestepaiz….
Carlos Freire
-24/03/2010 às 9:52
Não precisa ir longe, Reinaldo! No domingo passado, se não me engano, dois integrantes do Programa “Pânico na TV”, a Sabrina Sato e o Cezar Povilho foram em uma comunidade do santo daime e tomaram o referido chá, para “saber qual era o barato”, “experiência” que pode ser vista e confirmada nos links (http://www.youtube.com/watch?v=dP6aqvvg670 - Parte I) e (http://www.youtube.com/watch?v=QoQ-OeDgFXs - Parte II)
J.J.S.Xavier(tira)
-24/03/2010 às 9:51
Em pouco tempo teremos templos hastafary sendo defendidos em editoriais.
wake up !
BASTIÃO
-24/03/2010 às 9:50
MUITO BEM MAS TODOS SABEMOS MAS NÃO DAMOS A MÍNIMA, AFINAL DE CONTAS EU CONSIGO ENCARAR A MINHA REALIDADE E ATÉ GOSTAR DAS DIFICULDADES E SOLAVANCOS DA VIDA. NÃO PRECISO DESSAS PORCARIADAS PARA TER PAZ.
Maria
-24/03/2010 às 9:48
Então falta pouco para a Folha fazer um editorial apoiando o chá de coca , porque também é ancestral…
Folha, uma droga.
QUAKER
-24/03/2010 às 9:43
TEM UM EX MINISTRO GAUCHO QUE PARECE TER EXPERIMENTADO O DAIME.SURTIU EFEITO POIS A TODO MOMENTO,QUE ABRIA A BOCA DEMONSTRAVA ESTAR FORA DE ÓRBITA. AINDA ASSIM NÃO ESTAVA A ALTURA DE LULLA.
TANTO QUE LULLA MANDOU QUE ELE TOMASSE UÍSQUE E NÃO O CHÁ DO BEM (CHIMARRÃO).
QUANTO AO ASSADO DE LULLA,HE HE! VOU PARAR POR AQUI.
É COMPLICADO!
NÃO SOMOS CHEGADO A ASSADO TRAZEIRO.
ESTÁ MAIS PARA O GOSTO DE AHMADINEJAD.
TANTO QUE JÁ ESTÃO CONFUNDINDO ONU COM ANUS.
QUEM SABE É O TUNEL DO TEMPO?
Gabriel Gasparetto
-24/03/2010 às 9:19
Bom dia Reinaldo,
Diz a FOLHA: “A bebida contém POTENTES compostos PSICOATIVOS DILUÍDOS em água. Eles são obtidos de duas plantas, o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e a erva chacrona (Psychotria viridis).”
Existe alguma COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA da quantidade de água e de cada um desses componentes usados no daime ?
A FÓRMULA é a mesma em cada “braço” das igrejas do “santo daime”?
Existe ACOMPANHAMENTO de ÓRGÃO da SAÚDE PÚBLICA para atestar que os níveis dos componentes alucinógenos estão dentro do que poderia se chamar de “aceitáveis” ?
E quem garante, que essas IGREJAS NÃO ALTERAM A FÓRMULA a gosto de cada “padre” ?
Se-Gyn
-24/03/2010 às 9:18
No meio dessa discussão toda, só espero que não se esqueçam de examinar o trabalho pelo qual Glauco ficou conhecido no Brasil e fora dele, o seu trabalho como cartunista, onde mostrou toda a sua capacidade como desenhista, criador de personagens e, cronista social.
Se alguém se detiver sobre a sua obra, desde os cartuns até as tiras, vai descobrir um grande, anárquico e iconoclasta talento.
Ele era um fino observador do comportamento humano, e na sua obra pode-se encontrar um caústica e interessante crônica e crítica das relações conjugais (Casal Neuras), das relações em famílias desconstituidas (Geraldão), pessoas com o o desejo sexual não resolvido (Dona Marta), etc.
heitorbonfim
-24/03/2010 às 9:03
Bem, bom, Glauco foi desmascarado, eu não fazia a menor idéia que ministravam drogas para crianças. Que horror! Horrendo, horroso, medonho, asqueroso.
Paulo Bento Bandarra
-24/03/2010 às 8:57
Um médico chinês matou oito crianças a facadas até ser interrompido de matar mais. Isto poderia ser atribuído a medicina que praticava ou ao comunismo que manda no seu país? Se precisarmos culpar alguém pelo assassino só podemos culpar a sua família sabedora dos seus antecessores esquizofrênicos e de sua conduta doentia há vários anos sem tomarem nenhuma atitude a não ser de apoio. Não as vítimas.
Cris Azevedo
-24/03/2010 às 8:50
Difgamos que a Folha esteja prestando mais serciços, Rei.
Um para Glauco que, final, era seu funcionário. Se tinha uma “igreja” e administrava chás alucinógenos, era da Folha</b< e me parece que o jornal se acha um tanto obrigado a aliviar a barra dele e a sua (senão, por que um EDITORIAL sobre o assunto?)
Outro serviço é para o governo. Este é o mais importante. A Folha presta este favorzinho de tornar a coisa suave como uma tarde primaveril. E a Folha nem precisa explicar: a gente a entende, e faz tempo.
JOMONTEVERDE
-24/03/2010 às 8:45
Como se vê, a Folha está sempre na vanguarda do besteirol marxista vulgar e ecológico santificado. É mais emocionante ler o Diário Oficial. Gostaria que você comentasse o Caderno Mais, da Folha, onde, parece-me, só se publica opiniões consagradas pelo “pensamento dominante”.
dieguo vermeil
-24/03/2010 às 8:45
REINALDO AVISA
Reinaldox pegou a barata
Nobody
-24/03/2010 às 8:42
Seria o princípio ativo da erva chacrona o espírito do Chacrinha que baixaria no indivíduo?!!!
Rods
-24/03/2010 às 8:42
REI.
A FOLHA. ORA A FOLHA!!!! SEMPRE SE ACHANDO POSSUIR ALGUMA IMPORTÂNCIA.
UM COVIL DE COMUNISTAS À SERVIÇO DA CAUSA.
Rods
Eduardo
-24/03/2010 às 8:04
Digressoes sobre o DAIME: 1- Estabelece uma diferença categórica entre espécies de traficantes, a saber: A- TRAFICANTE OTÁRIO: oriundo da classe mais pobre; infância traumatizante; analfabeto; família destroçada; mora em morros/becos nojentos donde nao pode sair; expectativa máxima de vida 25 anos; gasta fortunas para corromper entes públicos. B-TRAFICANTE MALANDRO: oriundo de classe média/alta; tem estudos e, às vezes, ensina em Universidades Públicas; expectativa média de vida indeterminada; bem recebido na mídia; capaz de mobilizar; funda Igreja cuja adoraçao é baseada em drogas; consegue (nao se sabe como!) permissao do Estado para dar, comprar, usar, vender drogas. QUE PAÍS DESIGUAL!
Eduardo
-24/03/2010 às 8:04
Digressoes sobre o Daime 2. Há uma lei que criminaliza a droga, elaborada e votada pelo congresso nacional, composto de políticos que ali chegaram por meio do voto de milhoes de brasileiros e é assinada pelo Pres. República. Como fazer algo que a lei proíbe sem ser criminoso? Arrumar uma “exceçao”. Funda-se uma igreja cujo ente divino está contido em DROGA; consegue-se (nao se sabe como; aqui é o PULO DO GATO) que um funcionariozinho público desconhecido, sem votos, sem autorizaçao presidencial, assine um papel que permite-lhe dar, vender, comprar, etc, drogas para fins “religiosos”. Caso alguém morra, culpe-se UM MALUCO criminoso. NINGUÉM VAI QUESTIONAR ESSA EXCEÇAO À LEI?
Eduardo
-24/03/2010 às 8:03
Cadê os nomes das autoridades públicas que assinaram a permissao para que a igrejinha de traficantes pudesse comercializar drogas? Esses caras sao coautores desse crime e de todos os outros que se cometerem envolvendo esses viciados. De alguma forma, a justça divina atuou aqui: o cara que dava drogas para os filhos dos outros foi morto por um deles…o mal destruindo a si mesmo. Epa! Acho que dá para fazer uma igreja a partir dessa idéia e tentar vender algo proibido por lei: revóveres cal/38, por exemplo, e dizer que é a combinaçao do aço e da pólvora ancestral que, oriundos dos Romanos e Chineses, se fundiram num amálgama…blá blá blá……
Liluia
-24/03/2010 às 7:55
Porque, nas várias reportagens pipocando na mídia brasileira, o consumo do chá está sempre ligado ao consumo de maconha?
zamir anjos
-24/03/2010 às 7:47
Os gregos buscavam encontrar a divindade pelo crivo da razão, o mal e o desvio do cristianismo foi entrar neste caminho , o pentecostalismo a exemplo das religiões onde se exacerba os , procuram liberar sentimentos e emoções para sentir Deus ou Cristo, mas o grande segredo do verdadeiro Cristão é a revelação de Cristo em nós , a razão e o sentimento deve ajustados para esta revelação.
IP
-24/03/2010 às 7:41
Excelente!!
sei...
-24/03/2010 às 7:32
O pai do assassino confesso mentiu descaradmente quando afirmou que o filho nunca foi violento, sempre respeitou a família, etc… Mentiu sim. Quem tem filho ou parente drogado sabe perfeitamente que eles se tornam tudo isso e mais um pouco. Chegam a matar.Ele quiz justificar a ação do filho acusando o tal daime. Penso que as drogas e o tal daime apenas afloram o que o sujeito já é , dando-lhe coragem para praticar o que jamais faria se não fosse viciado. É isso aí…
JORGE COSTA
-24/03/2010 às 7:11
Atenção:evitem beber um chá feito com as folhas da Folha.Dá um barato estranho.O cara perde o apreço pela verdade.
amauri
-24/03/2010 às 7:09
Bom dia Reinaldo
Enviei um comentario ontem ou antes de onten sobre o dono de um jornal que experimentou o daime. Vai abaixo o titulo do artigo e o começo, aos interessados na materia é só colar o titulo em pesquisa na internet
UMA EXPERIENCIA COM O SANTO DAIME
Já faz uns meses que saiu, em República, a narrativa do sr. Otávio Frias de Oliveira Filho de suas experiências com o Santo Daime, das quais saiu mais cético do que nunca.
LIMA
-24/03/2010 às 6:51
REINALDO.
APÓS O ASSASSINATO DO CARTUNISTA DA FOLHA, O MAIOR JORNAL DO PAIS, EM EDITORIAL, PROCURA-SE JUSTIFICAR O DROGA INTORPECENTE, COMO SE FOSSE A SALVAÇÃO DO PLANETA. NÃO DÁ PARA ACEITAR, MESMO QUE NÃO SE TENHA RELIGIÃO ALGUMA.
Marcus Meyer
-24/03/2010 às 6:45
É assustador ver a que nível chegou o descaso com o bom senso! Perigoso mesmo é a apologia ao biscoito recheado, que deve ser proibido, mas o chá, bem, desde que estas seitas se compromentam a fazer uma avaliação empírica do estado dos fiéis estará tudo bem, tá liberado!
Lucaveira
-24/03/2010 às 6:42
Parece que este chá é o maior barato!
“É uma drogra,sob qualquer definição, como o álcool e o tabaco- e seu uso deve submeter-se a normas.”
Esta frase vem logo depois de dizer que o tal chá ESTIMULA O SURGIMENTO DE VISÕES, ou mirações como dizem os daimistas.
Quem escreveu o editorial não estava sob o efeito do tabaco, mas deve ter tomado um pouco de chá.
jhunter
-24/03/2010 às 6:09
Li o editorial, e cá do meu canto, meio ressabiado, fiquei a matutar.O editorialista faz uma defesa tão poética,tão diáfana, que fiquei em duvida, afinal o é aquilo?È a posição da Folha em relação a droga?Ou é porque o assunto está nas manchetes?Ou o autor escreve apenas para agradar os coleguinhas adeptos ao chá?