Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Começa a cair a ficha: a vitória de Picciani é uma dor de cabeça a mais para Dilma

A análise de boa parte da imprensa sobre o fortalecimento de Dilma com a eleição de Picciani está errada. Ela até pode representar um entrave a mais no caminho do impeachment, mas o governo também não vai conseguir mais nada no Congresso

Por: Reinaldo Azevedo

Apesar da recondução do deputado fluminense Leonardo Picciani à liderança do PMDB na Câmara, considerada uma vitória do governo, o Palácio do Planalto adota um tom de cautela em relação a votações na Casa.

Isso porque o outro candidato, o paraibano Hugo Motta, teve 30 votos na disputa, o que representa quase metade da maior bancada da Câmara. Além disso, nos bastidores, o presidente Eduardo Cunha (RJ) prometeu “guerra” a seu desafeto Picciani, o que, consequentemente, significa guerra ao governo.

A estratégia da equipe de Dilma Rousseff é quase toda focada em Picciani. A turma espera que o hoje líder do PMDB se fortaleça e se apresente como alternativa para assumir a presidência da Câmara. Assim, ele não traria apenas peemedebistas dissidentes, mas também parlamentares de outros partidos.

Essa, eu pago pra ver. A análise de boa parte da imprensa sobre o fortalecimento de Dilma com a eleição de Picciani está errada. Ela até pode representar um entrave a mais no caminho do impeachment, mas o governo também não vai conseguir mais nada no Congresso.

Pra começo de conversa, não haverá a paz mínima para se definir uma agenda de reformas. CPMF, então, esqueçam. Se nem a base se apresentará unida, por que a oposição iria aprovar projetos de iniciativa do governo.

O governo conseguiu, sim, derrotar o PMDB não governista — e isso inclui Michel Temer — nesse particular. Mas não ganhou nada, a não ser mais guerra.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Joaquim melo

    Não estou aguentando mais tamanha podridão na política. Estou ficando doente. É inadmissível que políticos envolvidos em corrupção de todas as formas não são afastados imediatamente dos seus cargos.
    Isso tinha que ser rápido, esse negócio de tantos dias para avaliar se procede a acusação, depois tantos dias para defesa e depois pode até engavetando é demais pra mim.

  2. Klaus Klein

    Renan, Barbalho, Picciani, esperar o que de um partido manobrado, dominado e vendido por gente dessa estirpe? Tomara que o Cunha ainda continue sendo a pedra no sapato por algum tempo, dos males o menor. Tivemos o petista Marco Maia, aquele do imovelzinho num condomínio de luxo em Miami e mansão em Canoas RS, na presidência (subserviência) da Câmara, um ajudante de ordens de Lula e Dilma. Cunha pelo menos por enquanto, atrapalha um pouco.

  3. olavo

    Esses 50% do PMDB que apoiam o governo Dilma, que querem mais ministerios, que estão ajudando enterrar o pais, vão definitivamente enterrar o PMDB como um todo. O que se espera é que na proxima eleição para vereadores e prefeitos, ninguem mais vote no PMDB, PT, PCdoB, Psol e PP. Estes partidos serviram ao governo e ajudaram a quebrar o pais. Se o povo não for burro elimine os candidatos destes partidos. Tem como alternativa, votar no PV, PSB, PPS, enfim qualquer outro partido menos nos que apoiaram a roubalheira.

  4. Edylio

    Rei,, faça campanha para prender o 3º e 4º escalão, que ganhou pouco mas sabe tudo…. Vão abrir o biuco logo logo…

  5. mariza tannure

    o supremo tribunal federal desonra o brasil

  6. Silva

    O PMDB vai sentir na carne o seu afundamento juntamente com o PT e demais partidos como o PSOL,REDES, PDT e demais partidos comunistas nas próximas eleições. Gente até o presente são mais de 9.000.000 de desempregados e com a continuidade deste desgoverno dos Ptralhas, devem dobrar estes números. Faltam 22 dias para as Manifestações pelo impeachment da Dilma, esperamos que os desempregados venham fazer parte destas manifestações no dia 13/03/2016 e também divulguem e aprovam no site do congresso http://www.proimpeachment.com.br este afastamento da Dilma. Precisarmos ultrapassar os 5.000.000 de assinaturas, espero contar com todos. Ou ela sai ou mais 3 anos de caos para o País.

  7. Wilsinhoh

    Reinaldo Azevedo. Entendo que o PMDB. implodiu. Metade a turma Rio de Janeiro Pezão e Piccianes Do outro os que vão dizer,a Turma do Temer (povo brasileiro o PMDB sempre sempre esteve do lado do Brasil e do povo Brasileiro.cabe à imprensa mostrar ao povo que está gente é pior que a gentalha do Pt. Wilsonh seu fã.

  8. julia

    Muitos dizem que o PMDB é um partido prostituto: aquele que se vende por qualquer quantiazinha. Esperemos as próximas negociatas.

  9. Xavier

    Política é a doença, sim!
    Ou, em ultima análise, um vício.
    Tentar se curar não é fácil, pois é complexo, envolve o grau de conhecimento, .meio em que vive, a própria criação, os interesses, à própria ligação a ela, e até mesmo sua dependência.
    Essa dependência é o maior mal e dificuldade para se curar.
    Antes, é bom frisar que gostar da política, se envolver, fazer dela meio para se avançar, em especial no campo democrático, e nas realizações de ações que visem melhoria na educação, saude, segurança, emprego, lazer e liberdade de expressão.
    Mas, como dito, não é fácil se curar.
    Quem acha que só nas eleições que permanece o embate, se engana.
    Ele é continuado, para sempre….
    Eu cheguei a me enganar ao pensar que essa doença era coisa das menores metrópoles, onde se apelidam os lados opostos de acordo a conveniência e cultura local. Em Monte Azul é boca preta. Os adversários são “coca”.
    No âmbito federativo, tem os cochinas e mortadelas, esse último em face ao mar de suspeitas de corrupção ligadas ao governo, também respondem por petralhas.
    Até aqui, o leitor, que porventura atingiu essa altura desse despretensioso texto, estava na dúvida de que lado estou
    Se tenho a mesma doença.
    A resposta é que não estou doente, ou melhor, me curei. Se é que esse trem tem cura (aqui para nós). O certo é que não tem uma viva alma desse país que, de alguns forma não tenha o vírus dessa terrível doença. É só começar algum comentário, que se o doente vê, seus dedos cocam para defender o lado seu.
    Olha que alguns dizem por todos os santos que não tem lado. Na política todos têm um lado.
    Nas redes sociais, a cada minuto, se depara com postagens políticas de cunho ora defensivo, outrora, vingativo.
    Qualquer vírgula escrita tá cheia de maldades. E só presta o lado que sua doença escolheu como seu, pode?!
    A verdade que sempre foi assim.
    Talvez, seja mesmo importante escolher um lado, senão você fica fora, né?
    Pois, é.
    Quem defende o governo Dilma se acha no direito de acreditar, com tudo isso que de mal se exterioriza, como o governo dos sonhos. E, junto defende todo o exército do PT, incluindo os suspeitos e os já condenados por crimes.
    Do outro lado, os coxinhas se diz auto imune da corrupção. Não é bem assim.
    Todos os partidos são corruptos, e, entre seus filiados, poucos são os que se salvam.
    É que no sistema político atual é quase impossível ser eleito para algum cargo, cumprindo rigorosamente ás leis Deus e da terra.
    Então, você que está doente (escolheu um lado para sempre), Tome cuidado!
    Não se entregue de paixão a esse ou aquele partido, todos são iguais, e todos tem problemas.
    Pipocam o tempo todo notícias de improbidade relativas a candidatos do PSDB, o querido da oposicao, assim, como do partido do governo.
    É preciso ter cautela e portar balança que pesa igual. Tem que ter olhos panorâmico 3D, para una visão diferenciada.
    É preiso aceitar que seu lado erra, bem como que o lado de lá também faz, mesmo que raro, algo bom.
    É nessa visão que afirmamos que tanto o governo cuanto à oposição, está anos luz de tirar o Brasil desse cenário.
    O que querem são o poder a todo custo.
    O que vale são os interesses próprios.
    Mas porque é assim!? Porque nós somos doentes, politicamente, daí, o Brasil político é o resultado de nossos pensamentos e ações, ou omissões.
    Não escolha um lado. Seja a favor ou contra, apenas, não dos partidos, mas das ações certas ou erradas deles.
    Você não precisa ser doente para está na moda da política. Por derradeiro, não se culpe pela doença ela é contagiante.
    Tem grandes jornais, revistas, emissoras de radio e tv, e grandes homens doentes.
    Afinal, política é doença.
    Bom é saber que está doente e poder buscar a cura. E quando isso acontecer….o Brasil será próspero, sem corrupção, onde todos terão um só lado. O lado do bem e sem doenças.

  10. Maxwel

    É uma guerra de abutres.

  11. AMADEU MORTARI

    SE OS QUE VOTARAM CONTRA SE MUDAREM DE PARTIDO, JUNTO COM O CUNHA, SEGURAMENTE FORMAM UM PARTIDO COM MAIS DEPUTADOS DO QUE O QUE RESTAR DO PMDB. VÁRIOS DELES COM 30 DEPUTADOS PELO MENOS, FARIAM UM PARTIDO QUE POR SER MAIOR, TERIA A PRESIDENCIA DA CAMARA E DAÍ O QUE GANHOU, NÃO LEVA!!! E A HORA É AGORA, COM A JANELA ABERTA.

  12. Anselmo

    Afinal de contas, mudaram o conceito de LIDER ?

  13. pizada

    O PMDB não faz graça. Quer a presidência. So tem cobrona sucuri. Tudo criada. Sente-se para assistir de camarote.

  14. Marcos

    A cobiça deixa estes inúteis cegos, sim cobiça, pois os valores que eles querem colocar as mãos, são nossos!

  15. Sidney Santos

    Joaquim Silvério dos Reis perto dessa camarilha de salteadores que temos no Congresso seria considerado hoje uma madre Teresa de Calcutá, o Brasil não suportará por muito tempo essa cambada de punguistas meu caro Azevedo.

  16. Henrique

    Reinaldo,

    Concordo com você. A vitória do Picciani será um verdadeiro “presente de grego” para a Dilma…

  17. joão alves

    Picciani pode pendurar as chuteiras depois de passar a líder de Dilma.Concordo plenamente o governo não vai aprovar safadeza nenhuma com essa vitoria de piro.

  18. Escritor

    Picciani Presidente da Câmara? Era só o que faltava! Acabei de voltar de férias do Uruguai, devia ter ficado por lá. O Brasil esta ruindo por um todo.

  19. Thiago

    Tomara que imploda

  20. Antonio

    Reinaldo, o Piciani ainda fez m… Juntou os corregilionários e deu um jantar para comemorar, logo após a vitória isso não se faz nem nos piores rinquões desse país, imagine se um prefeito eleito ou presidente de câmara de vereadores for comemorar após ser eleito e dá festa, ele só acirra a peleja, esse Piciani é um mané, nunca que vai agregar forças.espere o troço logo logo do Cunha.

  21. Marcelo de Cotia

    Acho que se João Silverio dos Reis vivesse nos tempos atuais, entregaria a alma ao governo Dilma e ganharia ministérios por isso…. Acho que não evoluímos de 1789 pra cá…. são 227 para aprender e “nós somos os mesmos e vivemos”….

  22. Antonio Sousa

    ÀS FAVAS CPMF, PREVIDÊNCIA E OUTRAS COISAS!!! o que os PTralhas querem é se segurar no poder até 2018 e assim dá tempo de esconder o restante das BANDALHEIRAS que estão livres das garras da Justiça. ISSO TUDO É MUITO BEM ORQUESTRADO, afinal estamos lidando com uma máfia perigosa.

  23. ps

    O temer que se cuide, pois o bochechudo carioca, “orientado” pelos petralhas e pela turma do renan tem planos nada “auspiciosos” daqui prá frente…

  24. Luis

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralha!

  25. Batman dos Santos

    de tudo isso aí ,,, o que interessa é que não vai ter cpmf… que ótimo… o cunha é corrupto e ladrão ?? , é… mas se é contra a quadrilha… que bom.

  26. paulo roberto andrade

    começou o período de um mês no qual é permitida troca-troca partidário . Quem tem alguma que o PMDB vai perder a metade de seus deputados que migrarão para a oposição?. A direção do partido fede corrupção petralha.

  27. Vitória de Pirro

    Vitória de Pirro ???!

  28. marta

    .
    PMDB – Partido Mais Dúbio do Brasil
    .

  29. Ferrabraz

    O Rio de janeiro esta se transformando numa Medelin, Pablo Piciani , ops Escobar e do outro lado Cunha. Cartel contra os Contras.

  30. Cláudio

    Temer, Picciani, Renan, PMDB, políticos do PMDB na função de ministros, todos são as prostitutas da política e do PT (que me perdoem as prostitutas). Assim como a Rose era a garota de viagens e de programas do sapo barbudo, o PMDB é o garoto de programa do pt. Ulysses Guimarães nào merecia mesmo estar vivo para ver o prostíbulo em que se tornou o outrora altaneiro MDB.

  31. Roberto

    ERRATA: Falta o sinal de interrogação na frase
    “Se nem a base se apresentará unida, por que a oposição iria aprovar projetos de iniciativa do governo”

  32. VITORIA DE PIRRO

    Uma autêntica, genuína e boçal vitória de Pirro. Tenho certeza que os autênticos peemedebistas vão cobrar muito caro esse conluio do Picciani com o PT em possível troca de cargo da presidência da Câmara. Os cariocas e fluminenses que ainda sonham com um Brasil melhor, livre do PT e de petralhas, já sabem em quem NÃO irão votar nas próximas eleições para deputado: Picciani.

  33. DiRoiz

    Acho que isso tudo é uma estratégia do PMDB, para derrubar a Dilma, sem dar bandeira. “A Casa caiu.” Nenhum politico que não esteje envolvido, vai querer o nome vinculado ao grande desastre nacional que está por vir.

  34. ANGELICA

    mal sinal,começo da revirada.eita oposiçao incompetente.

  35. Gabriel

    Que a recondução de Picciani ao posto de líder do PMDB na câmara possa não significar vida mais fácil para o governo, vá lá, mas daí a considerar que seja isso uma dor de cabeça a mais para o governo, acho exagero.

  36. maria

    P.favor, assine e repasse, urgente:
    A PEC 51 13 é uma ameaça ao Estado Democr. de Direito. Ela prevê q todas as polícias civis e militares, hoje na mão dos Estados, fique nas mãos de uma só pessoa, no caso o Presidente da República.
    Foi o que fizeram na Venezuela de Chaves e Maduro.
    Em que isso nos afeta? A centralização do poder bélico nas mãos de uma só pessoa é um risco real! Se houver qq tipo de tentativa de golpe por parte do Poder Executivo Federal não haverá qq força armada ou auxiliar q se levante contra o seu comandante supremo.
    https://www.change.org/p/congresso-nacional-acabe-com-a-proposta-de-emenda-constitucional-51-13

  37. umberto melo

    Dilma “venceu” Aécio ..deu no que deu, quebraram o Brasil !!! pt ????????? NUNCA MAIS!!!!

  38. ser

    Boa noite brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Boa noite RA.
    PMDB, Vc tem raiz do MDB, outrora um partido político decente.
    Faça por merecer esta decência, e se rebele contra este governo esquerdista populista retrógrado bolivariano e dos comunas, contra o petismo retrógrado, contra seus pares que insistem em dar guarita ao mal, ao diabo e seus seguidores.
    Saiam das fileiras dos vendidos e dos submissos, se redimam e passem já a defender os interesses da sua pátria, da nossa pátria, aquela, da bandeira verde, amarela, azul e branca do lema Ordem e Progresso.
    Erros, todos cometemos em nossa existência, mas permanecer no mal, é suicídio existencial.
    Rebelem-se e tornem-se brasileiros e brasileiras da razão e coração, e vamos juntos salvar nosso país, nossas famílias e a nós mesmos, deste caos de insanidades de todas as matizes que entes e agentes do mal trouxeram pra nosso meio.
    Vamos juntos banir do nosso meio o diabo e seus seguidores, vamos reconstruir este país, ele merece, as nossas famílias merecem, nós merecemos.

  39. B Coimbra

    “Pra começo de conversa …
    Falta um ponto de INTERROGAÇÃO no final da frase.

  40. Paulo Henrique

    O PMDB DO RIO DE JANEIRO É PODRE! Cariocas, pelo amor de Deus, parem de votar nesses canalhas!

  41. Angela

    “E vira e mexe a Zika Rooussef atravessa a rua….. Senhores congressistas ,cadê o fumacê pra espantar essa moskita??

  42. maria luiza tancredi

    Ontem após a eleição do Picciani, comentei algumas vezes que o tiro sairia pela culatra, agora vejo que pensamos exatamente a mesma coisa. Duvido que tenha realmente sido uma vitória do governo.

  43. Rue des Sablons

    Fábula de La Fontaine: Em um país distante havia uma mosquita muito bonitinha. Sua mãe, encantada com a filha, a registrou com o nome de Zika. Zika também conhecida como Zira, estudou pouco, mas logo chegou ao poder do seu país por indicação de um mosquitão burro e feio, chamado Aedes Silva. Aedes tinha o mau hábito de roubar os mosquitinhos pobres. Um dia ele descobriu uma empresa que fabricava petróleo. Engendrou com os capachos uma maneira de se beneficiar da empresa e ficou rico. Por ter dinheiro e poder, fez muitos muitos amigos, que o presenteavam com apartamentos de praia, sítios enormes para as suas tardes de descanso, etc. A vida continuou assim até que uma aranhão famoso nas redondezas, conhecido como Moro, formou uma teia admirável e o capturou. Sem o Aedes Silva,a mosquitinha ficou tristinha e morreu!

  44. eli

    “Doente, ministro da Integração Nacional vai entregar o cargo”

  45. maria santos

    A hora do PMDB traíra vai chegar. O PMDB é contra o Brasil e o cidadão honesto não vota nessa corja de sanguessugas.

  46. Prof.Julio Cesar

    Quero lembrar aos amigos que 04 “deputados” entreguistas/governistas/moleques voltaram por 01 dia para a câmara e no dia seguinte, voltaram para a moleza de seus cargos. Irresponsáveis,malandros e debochados….Dilma / Pezão e E.Paes patrocinaram a manobra imunda…..
    Os deputados afastados por 01 dia dariam 04 votos (provavelmente, pois se não fosse assim,não haveria necessidade do afastamento) para Motta e o placar seria 34 x 33 para Motta . Eduardo Cunha vai dar o troco….torço por êle !!!

  47. Percilio Barreto Monteiro

    Ricardo Parabéns , seu comentário esta corretíssimo.

  48. Bruno Assunção

    Não considerei a análise de boa parte da imprensa errada, já que parte do pressuposto, no meu entendimento correto, de que a única agenda de Dilma é não cair. Uma vitória de Hugo Mota pouco ou nada facilitaria a vida de Dilma no congresso e seria um passo adiante na direção do impeachment.

  49. Percilio Barreto Monteiro

    O Vulgo Picciane acaba de vender sua alma. O nome correto do Deputado e Traidor , mensaleiro, vendeu sua alma logo pra DILMA, vão morrer abraçados no inferno.

  50. tutti

    Daqui para frente espero que a oposição trate esse governo ordinário como ilegítimo que é. Pare de tratar facínoras como pessoas de bem. Uma presidente que está comprando voto com cargos desde o primeiro dia e contratando incompetentes para se manter no cargo. Fubanga.