Blogs e Colunistas

18/03/2011

às 18:18

Cineasta petista propõe a estatização de Maria Bethania e ataca os “brancos de São Paulo”

Jorge Furtado, diretor de cinema e TV, um dos “artistas” mais aquinhoados com as leis de “incentivo” à cultura (no post acima deste, vocês lerão, daqui a pouco), figura de destaque entre os “intelequituais” petistas, saiu em defesa do blog de Maria Bethania. Ele em vermelho; eu em azul.

A gritaria contra o blog de Maria Bethânia é uma mistura de ignorância, preconceito e mau-caratismo.
A gritaria contra a gritaria contra o blog de Maria Bethania é mistura de ignorância, preconceito e mau-caratismo.

Ignorância, porque parte de idéia absolutamente falsa de que os produtores do blog - que pretende exercer a tarefa vital de divulgar a poesia - recebeu ou vai receber este dinheiro do governo. Juro que tenho saudade do tempo em que se lia fato ou ficção, hoje o que mais há são equívocos e mentiras, que não são um nem outro. O fato é que a única coisa que os produtores do blog receberam do governo foi a autorização para se humilhar, pedindo a empresários, de porta em porta, que considerem a possibilidade de, ao invés de entregar parte de seus impostos ao governo, patrocinar, com a vantajosa exposição de suas marcas, um blog de uma extraordinária artista brasileira, blog este que tem como objetivo divulgar a poesia, não há tarefa mais nobre.
Ignorância porque parte da idéia absolutamente falsa de que renúncia fiscal não é dinheiro público. E é. Juro que tenho saudade do tempo em que autores de ficção cuidavam de ficção, deixando os fatos para aqueles que têm competência técnica para apurá-los. Se “captar” financiamento é humilhação, Furtado é, então, uma das pessoas mais “humilhadas” do Brasil, já que poderia ser considerado o rei do incentivo, como se verá no post seguinte. Tanta humilhação lhe tem rendido fama e uma vida folgada. A ignorância — na melhor das hipóteses — faz Furtado afirmar que os empresários entregam o dinheiro ao “governo”. Não! Entregam-no ao Estado para ser usado em benefício da população. O objetivo, ao menos, é esse. Haver malandro que rouba dinheiro público não perdoa o compadrio no Ministério da Cultura.

Nada garante que os produtores do blog terão sucesso em sua jornada de mendicância entre a elite empresarial brasileira, freqüentemente iletrada.
Vejam como ele cospe no prato em que come! Se bem que Furtado, um senhor esperto, diria que iletrados são apenas aqueles que não lhe dão dinheiro para seus filmes.

O mais provável é que consigam apenas uma parte desta verba e tenham que redimensionar o projeto, o que seria uma pena. Na minha opinião, o governo brasileiro deveria tirar do seu caixa o dinheiro (1,3 milhões de reais, uma ninharia perto da roubalheira do Detran gaúcho, dos pedágios paulistas, da máfia do governo Roriz/Arruda no DF, etc, etc…) e entregar para a Maria Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão.
Furtado ignora, ou finge ignorar, que o governo não produz nada — muito menos dinheiro. Seus recursos pertencem aos brasileiros e saem do seu trabalho. Os colegas cineastas de Furtado nos EUA geram receita para o estado e para os americanos. No Brasil, Furtado integra a categoria do que “captam” dinheiro do estado e dos brasileiros, via renúncia fiscal, para fazer as suas obras. Em benefício do povo, é claro! É uma pena que socializem só suas metáforas mixurucas com a brasileirada. O fon-fon, eles embolsam. Vejam que, para este valente, Maria Bethania deveria ser um item do Orçamento: como uma ponte, uma usina, a saúde ou a educação. Dilma deveria fazer um “PAC Maria Bethania”.
Em tempo: o pedágio de São Paulo faz o estado ter as dez das dez melhores estradas do Brasil, com quase 90% da malha estadual em condições ótimas ou boas.  É um modelo que salva vidas. Há o outro, o do PT.  Os números do Carnaval provam ser um modelo assassino. Curiosamente, ao listar as lambanças, Furtado deixou pra lá o mensalão do seu partido.

Preconceito contra a internet, porque - como muito bem lembrou o Andrucha, na Folha: “Se fosse documentário ou filme para ser visto por cinco mil pessoas no cinema, ninguém estaria reclamando. Parece que internet não é um meio válido. Lá [no blog], os vídeos vão ser vistos por milhões, e de graça”. A distinção que alguns ainda fazem entre os meios cinema, televisão e internet seria engraçada se não fosse um empecilho ao desenvolvimento do país. Preconceito também contra os nordestinos, Nas críticas sobram piadas contra os baianos, quase todas vindas do mesmo gueto branco direitista no enclave paulista, enfim, os eleitores de Kassab e Serra, gente que lê e cita a revista Veja e beija imagens de santo para ganhar voto e acha que poesia é “uma besteira”.
O último refúgio de quem não tem argumentos é acusar o outro de preconceito. Doravante, todo paulista, porque paulista, estará proibido de criticar baianos porque baianos. Na mão inversa, mas com o mesmo sentido moral, sempre que um baiano criticar um paulista, ele estará necessariamente certo. Furtado, pelo visto, não gosta de São Paulo, que ele chama de “enclave branco direitista”, o que, desde logo, sugere que os negros estão mais próximos da esquerda e, claro!, concordam que se dê dinheiro para Bethania declamar. E, por que não?, para Furtado fazer filmes. Furtado não trata São Paulo com esse desdém por nada. Ele é um chapa antigo do PT. Se filiado ou não, pouco importa. No próximo post, vocês verão.

Mau-caratismo, porque a “polêmica” criada pela notinha da Mônica Bergamo assanha, para variar, o furor udenista que almeja - e obtém - manchetes moralizadoras. “Eu sou melhor que você”, gritam o lobão e também os três porquinhos, unidos em sua santa cruzada. Um publicitário engraçadinho - mais um - fez um blog que lhe garantiu seus 15 minutos de fama, espinafrando a Bethânia. “Criei o blog porque não recebi uma bolada do MinC e achei injusto”, comenta o pândego. Pergunta: era para ser um piada? Ele pediu algum dinheiro ao MinC? Em caso afirmativo, apresentou algum projeto? Qual seria? Com que objetivo? As críticas e piadinhas sobre o caso me fazem lembrar de uma das considerações de Hamlet, matutando se vale a luta ou é melhor acabar com a agonia: “o achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis”. (Na tradução do Millôr.)
Mau-caratismo é recorrer a subterfúgios para meter a mão no dinheiro público. Ora, se Furtado quer falar sobre os atributos dos heróis, um desses atributos é, necessariamente, zelar pelo bem coletivo, ainda que com sacrifício pessoal. Furtado, um homem do século 21, não do 19, acha que o tributo do atributo é grana, não reconhecimento.

Chega a ser constrangedor ter que relembrar aos mais jovens que Maria Bethânia é uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Seus incontáveis discos e shows são um valioso patrimônio nacional, seu trabalho de divulgação de dezenas de compositores brasileiros ao longo de sua carreira são uma herança que ela deixa ao Brasil. Bem vale alguns barris do pré-sal. Talvez tenham sido os show de Bethânia, lá nos anos 70, meus primeiros contatos com a poesia de Fernando Pessoa e também com a prosa-poética de Clarice Lispector. Vai aqui, a ela, meu muito obrigado.
Mundo afora, os artistas costumam ser gratos ao público que cativam porque este os aceita, compreende e admira. No Brasil, parece, a relação tem de ser outra: a população é que se torna devedora de seu artista e, segundo entendo, deve lhe pagar uma pensão. Nos último cinco anos, Bethania obteve autorização para “captar” R$ 10,5 milhões! Haja reconhecimento! É compreensível. Afinal, este é o país em que o sujeito decide pegar em armas para depor um regime — é uma escolha legítima, como  decidir tomar sorvete de uva — e, derrotado, pede indenização ao estado. Se vitorioso fosse, teria cobrado o preço de sua vitória em cabeças; como perdeu, pede pensão!

Furtado está defendendo Bethania? Não! Está defendendo a si mesmo. Se um baiano, um paulista ou um pernambucano quer abrir uma pastelaria, precisa investir capital no empreendimento e esperar o retorno. Pode recorrer ao um empréstimo; a depender do valor, há banco público que cobra juros ligeiramente abaixo dos de mercado. Mas ele terá de pagar por isso.

Quando Bethania quer declamar ou quando Furtado quer fazer filmes, eles não precisam desembolsar um tostão porque não são gente reles como os pasteleiros. Basta-lhes enviar um “projeto” para o Minc. Se aprovado, “captarão” dinheiro de renúncia fiscal e farão a sua obra. Não importa quanto ela renda, à diferença do pasteleiro, não precisam devolver um centavo aos cofres públicas. Foi investimento em arte — vocês sabem, “arte” é, como categoria moral, superior a pastel. Na verdade, é o pastelão do espírito!

Se a pastelaria for à falência, má sorte do empreendedor. Terá de pagar pelo empréstimo mesmo assim. Já declamadores e cineastas não precisam “dar certo”. Se o público rejeitar o seu “trabalho”, tudo bem! Basta apresentar o próximo projeto. Há quem ache que o mundo precisa mais de cineastas do que de pasteleiros… Eu estou entre aqueles que reconhecem em ambos duas coisas:
a - em primeiro lugar, cada um deles decidiu ser o que é e não deveria atribuir ao estado a responsabilidade por suas escolhas individuais. Assim, não tenho de financiar nem o pasteleiro nem o Furtado;
b - ambos têm sua função social: há a hora da poesia e a do pastel. No Brasil, Platão expulsaria certos tipos de artista da República, mas só depois que pagassem a conta!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

203 Comentários

  1. Gabriel Birkhann

    -

    10/06/2011 às 19:48

    Tenho um blog (Buraco Super Negro)-link no outro comentário-e nada recebo.Critico a tudo e a todos.
    *
    Aliás,esse blog,agora,em Junho,está em atividade?Até agora não descobri o endereço.Mas o dinheiro público continua indo pro ralo.
    *
    Abraços…
    *
    Do Poirotiano

  2. paulo

    -

    22/03/2011 às 14:03

    ” entregar para a Maria Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão”…O moço está delirando? Tenha santa paciência!!!!!!

  3. Luis

    -

    22/03/2011 às 9:24

    Maria Betânia merece respeito de todos os brasileiros que foram agraciados com sua capacidade artística. Entretanto, no decorrer de sua carreira, Maria Betânia recebeu por isso. Sustentou-se com sua arte. Talvez como qualquer profissional, tenha recebido melhor nos últimos anos de carreira do que nos primeiros. Mas sustentou-se mesmo assim. Vendeu seus discos (que provavelmente renderam mais dinheiro às gravadoras que à artista) e recebeu por seus shows, inclusive fora do Brasil. A elaboração do Blog não trará dinheiro? Esse é o problema? Para isso preciso continuar a receber, mas dessa vez de uma fonte qualquer que mantenha a infraestrutura do blog e me sustente? Que infraestrutura é essa? Mais de um milhão de reais para um blog? Me desculpe, não engulo essa. Um blog com a Maria Betânia e poesias não precisa de tudo isso. Tecnicamente precisa de muito pouco. Financeiramente, menos ainda. Um blog é uma ferramenta de doação. O “blogueiro” doa seu tempo escrevendo sobre o que entende, ou julga entender. Usa seu tempo para expor seus pensamentos e não busca retorno financeiro com isso. Não gasta muito dinheiro com isso também. Um milhão de reais para um blog sobre poesia é um desperdício. Não por ser poesia, não por ser a Betânia, nem por ser um blog. É um desperdício porque tudo isso junto não precisa envolver um milhão de reais. O projeto pode ser muito mais barato e fundamentado no seu conteúdo e não na estética. Pode ser mais filantropo, por parte dos envolvidos. Pode demorar mais para ser concluído, mas se for bom ninguém tem pressa. Pode até ser financiado sem a muleta criativa que é a captação de recursos autorizada pelo MinC. Muleta, porque qualquer um beneficiado com esse dinheiro, não deve mais explicações sobre qualidade, penetração da obra, ou valor cultural da mesma. Agindo assim o MinC poderá ser o ministério que incentiva tudo, menos a cultura.

  4. O inimigo do Povo

    -

    20/03/2011 às 8:19

    Reinaldo, eu como seu fã não posso deixar de te dizer que você foi muito feliz contra o Furtado e muito infeliz contra a Bethânia

  5. Riva Mendes

    -

    20/03/2011 às 1:09

    Eses artistas da ilha da fantasia se julgam deuses do olimpo das artes, e não mortais comuns ou, ao menos, cidadãos como os outros. Usam toda a toda a desfaçatez para inverterem a ética em benefício próprio, como se fôssemos burros. Enganam a quem? Só a si mesmos. Como neos “socialistas de mercado”, nada como privatitizar o que é dos outros (leia-se do bem comum). Lutaram contra a ditadura com a arma da palavra, da música e das imagens? Abençoados sejam! O país lhes devem muito, por isso podem mamar nos cofres públicos pela eternidade, já que são imortais, e estão acima do bem e do mal. Não seria essa a mesma lógica de notórios (e corrompidos) políticos brasileiros de nobre linhagem?

  6. mendes

    -

    20/03/2011 às 0:04

    exelente R.A.

  7. João Rosas

    -

    19/03/2011 às 22:49

    Maria Betânia, é uma pessoa séria e honrada, além de ser uma das maiores cantores do Brasil de todos os tempos.
    devemos ter cautela ao ataca-la pois muitas são as suas virtudes.
    Quem sabe esta idéia do blog não tenha sido bem explicada e ela mereça outra chance antes ser crucificada?

  8. Fransa

    -

    19/03/2011 às 20:33

    Gostaria de saber se outros R$ 1.300.000,00 estão sendo destinados para divulgar os trabalhos de brasileiros iniciantes na área da escrita e artes em geral.
    A ministra da cultura parece ter esquecido que tudo tem um início. Muitos programas de incentivo a novatos poderiam ser criados com tal verba.
    E, por favor, não venham me dizer que o ministério não está gastando. Impostos não pagos através de incentivos fiscais deixam de ser utilizados em programas de maior importância.
    Está faltando o Ministério da Cultura criar estes programas. Aí sim, ao invés de gastos, teremos investimentos.

  9. wellington guimarães

    -

    19/03/2011 às 18:08

    BRAVO!

  10. isim

    -

    19/03/2011 às 17:39

    É mentira que esses apaniguados vão buscar patrocínio com empresários iletrados.
    Já viram os agradecimentos aos “patrocinadores” desses filmes, shows, etc.?
    Lá estão os amigos de sempre: Banco do Brasil, Petrobrás, BNDES, Correios, Caixa Econômica, onde os cumpanhêru também ocupam os cargos que aprovam a destinação de suas verbas de “incentivo à cultura”.
    Por isso não me surpreendem os manifestos de apoio às candidaturas da petralha, ou os artigos autoprotegendo a camarilha.

  11. John

    -

    19/03/2011 às 16:15

    E a maioria desses artistas já estão milionários.

  12. Ademar

    -

    19/03/2011 às 15:03

    Eu não entendo porque artistas consagrados (embora eu passe bem longe da música da Bethania) tem que recorrer a leis de “incentivo” pra fazer seus shows e “projetos”. Só em Banânia mesmo. E eu, assim como milhares de outros brasileiros que não gostam da música de Bethania, achamos injusto termos que pagar pelos projetos dela via isenção de impostos ou qualquer outro subterfúgio, independente de sua suposta contribuição ao enriquecimento da cultura nacional. Quer dizer que eu não preciso ir ao show ou ao cinema, mas sou obrigado a pagar o ingresso, como se imposto fosse? VTNC!

  13. José Abreu

    -

    19/03/2011 às 14:40

    Esses intelequituais petistas gostam de apanhar, e voce Reinaldo… não perdoa, e eu lhe imploro… não tenha dó.

  14. A.BACCELLI

    -

    19/03/2011 às 14:07

    Que mania que esse pessoal tem de falar mal de paulista ! E’ dificil acreditar que tanto odio exista em uma so’ pessoa. Ele, sem o perceber; distila o maior dos rancores contra os paulistas, injustamente, revelando, ele sim, ser um tipo cheio de preconceitos. Coitada da Maria Bethania , ter um defensor como Furtado e’ um roubo.

  15. Reginaldo Gadelha

    -

    19/03/2011 às 14:02

    Tio Rei, ajude-me. Eu tb quero um “peitão cheio de leite” como o que a bethania tá pegando . Será que tenho chance sem ter amigos importantes no “guverno dos cumpanheros ?”

  16. Mari

    -

    19/03/2011 às 13:47

    Nessas deliciosas feirinhas paulistanas,quero mais é meu pastel.

  17. Mari

    -

    19/03/2011 às 13:37

    Sempre aquele blábláblá em nome da “cultura”…
    Do meu bolso não! calhorda!!!…

  18. Eduardo Barbosa

    -

    19/03/2011 às 13:22

    Já estou acostumado com esses rapazes que, quando jovens e barbudos, fugiam da aula de lógica… Eu, branco, católico, de direita e eleitor de Serra não tenho direito a meus preconceitos. Já o negro, de esquerda, baiano, tem tod a razão de agir assim. Haja Paciência!

  19. julio

    -

    19/03/2011 às 13:18

    O carinha foi posto no devido lugar. bem feito.

  20. Claudio Malagrino

    -

    19/03/2011 às 12:41

    Sinceramente eu prefiro um bom pastel de feira a ver certos filmes nacionais. Vamos estatizar Maria Bethânia, a Varig da MPB, nosso patrimônio nacional.

  21. ana soriano

    -

    19/03/2011 às 12:41

    Gostei da postura do Lobão.
    Esses Novos Baianos Ricos perderam toda a moral.
    Agora entendo porque tantos artistas apoiam o lulalato.
    Estão todos comprados.
    Essa lei tem que ser revista . Tem que haver critérios claros para a distribuição.
    O Brasil é dos brasileiros e não dessa corja que está no poder. Nunca antes nestepaiz houve tanta corrupção.
    E ainda vão fazer uma novela contra os militares!!!

  22. Terezinha

    -

    19/03/2011 às 12:34

    A d o r e i a sua resposta. Penso que ela “lavou” a minha alma e de muitos brasileiros honestos.

  23. alfredo.abrao

    -

    19/03/2011 às 12:34

    Radiocaos postou o comentario q eu gostaria de ter feito e claro assino em baixo.
    Senhor Furtado e Dna Maria vcs precisam é TRABALHAR literalemente .

  24. Surfista dourado

    -

    19/03/2011 às 12:28

    ISSO É TENDÊNCIA POLÍTICA? E PODE?
    OS ATAQUES A YEDA, ENTÃO GOVERNADORA DO ESTADO PELO PSDB, E A PROTEÇÃO À FLHA DO GOVERNADOR, DIRIGENTE NÃO ELEITA DO PSOL, UQUER DIZER O QUÊ…
    A INSTITUIÇÃO E “SEUS BRAÇOS” NÃO PRECISAVAM E NEM PODERIAM PAGAR ESSES MICOS.
    ESPERA-SE MAIS, MUITO MAIS DA INSTITUIÇÃO, EM TERMOS DE IMPARCIALIDADE PARA O CUMPRIMENTO DO ESTABELECIDO NA CARTA MAGNA DE 1988.

  25. Wilsonn

    -

    19/03/2011 às 12:18

    Reinaldo…Espetacular argumentaçao !

  26. PAULO MENDES

    -

    19/03/2011 às 12:09

    É triste que pessoas que se dizem esclarecidas sempre tocam na quesito PRECONCEITO para tirar o foco das verdadeiras questões. Aqui no Brasil temos essa característica nada saldável. Vez por outra é dito: “é por que é pobre”, “é por que é negro(a)”, “é por que é rico”, “é por que é influente”. Não é por isso. É simplesmente POR QUE DEIXAMOS. Deixamos as coisas acontecer ao léu. Já que foi tocada nessa questão o cineasta argumenta que a Maria Bethânia está sendo criticada por ser baiana. Então quer dizer que isso não deveria acontecer por ela ser uma baiana famosa? Dois pesos duas medidas não é cineasta? É por pensamentos assim que deixamos políticos corruptos serem reeleitos, médicos sem ética tratarem pacientes como animais, crianças que matam sem a devida punição e cineastas inexpressivos pegar o dinheiro dos nossos impostos. Eu jamais pensei em trabalhar 22 dias por mês e 08 horas por dia para com, com os meus impostos adotar cantores, produtores ou mesmo políticos inescrupulosos. Mas é isso que está acontecendo. E foi por isso que me achei no direito de escrever esse pequeno comentário. Se você pode pegar o meu dinheiro a hora que quiser eu posso criticá-los como quiser. Por que deveríamos ficar calados? Porquê somos brasileiros que vivem fora dos holofotes midiáticos? Ou por que não somos da Bahia? Eu ainda acho, diferentemente de você, que brasileiro é brasileiro não importa onde e como ele more. Se é para protestar por algo que não está certo ou devidamente esclarecido não interessa de onde é o brasileiro, interessa sim, como está agindo este brasileiro diante dos outros. É por causa de pensamentos retrógrados como o seu que ainda continuamos com as mesmices e nos conceitos arcaicos. Parece que o termo civilização foi distorcido por aqui. Quando se fala de Brasil grande algumas pessoas devem imaginar que o grande se refere apenas a questões territoriais, extensão de suas terras. Já deveíamos estar mais amadurecidos, mais educados, mais civilizados. Mas aí chega alguém metido a civilizado e volta à estaca-a-zero. Qual a diferença genética ou social de um brasileiro que more no norte ou no sul? Já se sabe com bases biológicas que o termo raça não existe nem mesmo fora das fronteiras nacionais. Que foi um equívoco(ou não). Espero que a nossa ilustre cantora, que eu acredito ser uma pessoa honesta, siga seu caminho e que deixe as verbas públicas para quem realmente necessite delas.

  27. Ferrabraz

    -

    19/03/2011 às 12:03

    Esse Gayucho, que vá para os quintos dos infernos, é para lá que mandam os artistas produtores da TV traço virgula traço traço traço um.
    Essa fauna, é isso mesmo, os artistas que vivem das tetas do estado é porca.

  28. Assaltado

    -

    19/03/2011 às 11:46

    Criar uma conta no youtube e postar as “imperdíveis poesias” ninguém quer não né…Como você disse, com dinheiro público pouco importa os resultados, afinal já estão garantidos antes do projeto: dim dim no bolso e que se dane o resto!

  29. GREGO55

    -

    19/03/2011 às 11:46

    Reinaldo,
    Faço parte do “gueto branco direitista no enclave paulista, enfim, os eleitores de Kassab e Serra”, aliás como a grande maioria dos paulistas, e me comprometo a jogar no lixo qualquer coisa produzida por este “pobre humilhado” do Jorge Furtado.

  30. J Coelho

    -

    19/03/2011 às 11:42

    É isso ai meu REI. E ainda dizem que os baianos são lerdos. Abadá de bloco baiano custa o olho da cara… E agora vêm as baianas. Está decidido, não precisamos mais comprar CDs dessa dupla, mas vamos pirateá-las, pois já pagamos por mais de cem CDs que elas fizerem, com nossos impostos.

  31. Maria Helena

    -

    19/03/2011 às 11:41

    Tanta coisa mais interessante e útil neste país que se tem pra fazer em benefício do povo do que ler poesia em blog! Alfabetizar essa gente, politizá-la e ensiná-la a escolher melhor seus representantes são algumas delas. A fila é imensa e a carência de aprendizado é bem maior. Quem quiser fazer sucesso que o faça às suas expensas, não com dinheiro alheio.

  32. Paulo

    -

    19/03/2011 às 11:14

    Creio que a lei de incentivo fiscal tem sua função cultural, que é lançar novos talentos no mercado. A lei seria, digamos, um andador que ampara os primeiros passos do aspirante. Mas não pode se tornar uma bengala eterna a serviço de medalhões que fazem acrobacias e angariam milhões mundo afora. Essa gente está desvirtuando a função da lei e papando o quinhão dos novatos.

    Gosto muito do espírito gregário e da justiça distributiva dos figurões da esquerda, com seu olhar generoso sobre o patrimônio alheio mas raivoso quando seus milhões são criticados. Eles se julgam monumentos de carne e osso, que precisam ser mantidos e exaltados como patrimônios nacionais.

    Conheço um monte de artista esquerdista que só põe filhos e camaradas no circuito produtivo (e subsidiado). São de uma boçalidade incrível, bajulados por moços e moças que rondam a corte, donos de seu quinhão expropriado da sociedade, onde reinam absolutos e torcem o nariz para o capitalismo.

    Quero crer que são figuras em extinção. Deixarão filhotes, mas sem a mesma presunção ideológica e os laços de afinidade que marcam a geração dos 100 mil. Morrerão em seus apartamentos chiques, no Alto Leblon e Jardim Botânico, fumando charutos e maldizendo a economia de mercado, sitiados pela realidade. Mas morrerão, oxalá sem deixar herdeiros.

  33. Silas

    -

    19/03/2011 às 11:07

    Caro Rei,
    Da lista de Piu (18/03/2011 às 23:01)só me enquadro entre os heterossexuais (desconsiderando, obviamente, o “etc.”)… mas concordo com ele. Esse pessoal “tipo” Furtado quer mesmo criar e aprofundar divisões entre os brasileiros. Também, pudera! o Apedeuta - pai deles todos - passou 8 anos pondo os “pobres” contra “aszelites”!

  34. Radiocaos

    -

    19/03/2011 às 11:05

    Querida Maria Bethânia,
    Estamos escrevendo para oferecer ajuda em seu projeto
    “O mundo precisa de Poesia” recentemente aprovado pelo MINC,
    para captar 1.3 Milhões e fazer um Blog com uma declamação de poesia por dia durante um ano.
    Sinceramente gostamos de todas as iniciativas que façam da poesia algo mais presente na vida das pessoas, achamos inclusive que a internet é uma excelente ferramenta para isso, tanto que fazemos isso a mais de 12 anos, gerando material e tornando disponível gratuitamente via rádio e internet.
    Dividindo os 1.3 Milhões pelos 365 dias do ano descobrimos que cada um dos poemas vai custar pouco mais de 3.500 reais.
    Então aí vai a boa notícia:
    Dá para fazer muito mais barato!!
    Veja a senhora, nós fizemos 222( duzentos e vinte e dois) vídeos com declamações de poemas (alguns são de música) com ZERO de recursos incentivados e gastando uma ínfima parte deste montante que a senhora conseguiu via renúncia fiscal, 80 vezes menos!!
    A senhora pode ver neste endereço http://WWW.youtube.com/bigradiocaos .
    Se a senhora quiser podemos, despretensiosamente, dar umas dicas de como fazer, ….é fácil fácil, até a senhora vai conseguir.
    Assim a senhora poderia deixar este milhão e trezentos em incentivos para quem realmente precisa para produzir arte e cultura no Brasil.
    Afinal, “O mundo precisa de poesia”, mas também precisa de vergonha na cara, né?
    Muito cordialmente
    Programa Radiocaos
    http://WWW.radiocaos.com.br

  35. Silas

    -

    19/03/2011 às 10:58

    Caro Rei,
    A fúria de Furtado - como vc bem o disse - é só uma cortina de fumaça para esconder o dinheiro “furtado” dos cofres públicos, furto esse rubricado de cultura!

  36. carina luiza

    -

    19/03/2011 às 10:55

    Isso não é divulgação de poesia, é sim, pura autopromoção. Porque não usar este dinheiro para promover concursos de poesia e divulgar novos artistas? Chega dos mesmos!

  37. PAULO MENDES

    -

    19/03/2011 às 10:54

    A polêmica sobre o projeto Maria Bethânia é muito proveitosa para que os brasileiros tenham a noção da importância de seus artistas. Mas… A Maria Bethânia já pensou em “devolver” ao público que a adora, tudo o que ela merecidamente já conquistou? Eu particularmente como milhões de brasileiros admiro muito a sua voz e interpretação de suas músicas. Isso ela conquistou de maneira honesta e merecida. No entanto, é hora de a mesma nos prestigiar com um blog ou mesmo vídeos postados na internet feito com seus esforços financeiros próprios e não com dinheiro público que deveria ser usado para financiar ou apoiar novos talentos e em contrapartida esses novos talentos devolver ao público cativo ou não o que lhe foi emprestado.
    Se assim não fosse, o Ministério da Cultura deveria distribuir dinheiro público a todos os projetos que recebe, que sabemos, não são poucos. O dinhero que ela captar após o projeto será devolvido ao país de que maneira? Os Cds e DVDs que ela vender após tudo isso terá um custo acessível ou serão distribuídos gratuitamente via Ministérios da Cultura, Educação e Ação Social? Bem que poderiam. Afinal quando eu peço qualquer financiamento público ou não, tenho que devolver. Ou isso não seria um empréstimo? O MinC está distribuindo dinheiro? Se está, isso não foi divulgado a todo o povo brasileiro por qual motivo?
    Maria, faça o seu trabalho como você faz há anos. Os cineastas que quizerem ganhar dinheiro, que trabalhem para isso.

  38. lisandro

    -

    19/03/2011 às 10:47

    Prezado senhor Azevedo,

    O projeto é mal feito (blog da cantora) e o dinheiro solicitado discutível. Mas vamos tomar cuidado com o Macarthismo “chulé” (texto de F. Barros, Folha: perseguições, intervenções exageradas, falta de discernimento, etc.

  39. Nevermore

    -

    19/03/2011 às 10:43

    Caro Reinaldo,

    Esses “intelequituais das esquerda” vivem num eterno mundo de Alice! Ou seja, no mundo das mamatas!

    Um testemunho rápido: o governo do estado de São Paulo DISTRIBUI anualmente, para a rede pública escolar, kits de livros de literatura para que os alunos criem uma pequena biblioteca em sua casa, ao longo dos anos. Na nossa escola, os kits foram remanejados para serem melhor ajustados às respectivas séries e, numa pequena proporção foi possível o aluno escolher entre PROSA e POESIA. O mesmo foi feito para os kits destinados aos professores: eles puderam escolher alguns títulos.

    RESUMO da ÓPERA: a foi recusada pela esmagadora maioria dos alunos e dos professores! Neruda, Vinícius, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Mario Quintana, infelizmente, foram esnobados e não obtiveram quórum para garantir seu lugar, ao menos nas prateleiras desses alunos e professores de uma das melhores escolas estaduais de Campinas, SP. Muitos alunos doaram à própria biblioteca os livros de poesia que, obrigatoriamente, contava do seu kit.

    Os motivos? Uma pequena investigação mostrou que são inúmeros… Desde um trabalho insuficiente em sala de aula para aproximar o aluno dessa linguagem até o fato de que “uma ou outra poesia ainda vai, mas um livro inteiro…?”, dizem os alunos.

    São inúmeros os blogs de poesia na Internet e seus aficcionados se deleitam por lá. As pessoas que gostam de poesia sobreviverão sem o “blog da Betânia”. E ela, sobreviverá sem os recursos públicos?

  40. AJ

    -

    19/03/2011 às 10:12

    Eu tenho uma teoria sobre o assunto. A Mônica Bergamo teve uma discussão pública com o Caetano recentemente. Resolveu vingar-se usando Maria Bethânia.
    Há vários projetos com valores autorizados acima de 1 milhão. O Erasmo tem autorização para mais de 1 milhão para um único show.
    O projeto pode ser caro, a remuneração para Bethânia pode ser alta, mas o motivo para o nome escolhido ser o seu é uma tola vingança pessoal.
    E esta discussão sobre dinheiro público é completamente manipulada, há caso até muito mais graves, sem qualquer repercussão. Vou dar alguns exemplos:
    1) Por lobby da TV Globo, o congresso aprovou há alguns anos uma lei autorizando que artistas, entre outros, possam ser contratados como pessoa jurídica. Assim, apresentadores de televisão que ganham milhões por mês pagam pouco mais de 13 % em tributos federais. Vergonha mundial, salários milionários com imposto de quem recebe menos de R$ 4.000,00 por mês. Nada de alíquota de 27,5 % para os ricos. Não vi nenhuma indignação pública quanto a isto. Normalmente são estes (Hebe, Faustão, Ratinho, etc.) os falsos paladinos da moral e dos bons costumes. O governo deixa de arrecadar com cada um deles mais do que um projeto da Bethânia por ano;
    2) Quando a Sandy ganha mais de 1 milhão para fazer uma propaganda da Devassa (e tem artista ganhando muito mais do que isto) não deixa de ter dinheiro público envolvido também. As despesas de marketing são dedutíveis do imposto de renda. Portanto, algo próximo a um terço do que ela recebeu deixou de entrar nos cofres públicos. Nenhuma indignação quanto a isto. O blog da Bethânia, bem ou mal, também teria empresas associadas. De certo modo ela estaria associando a sua imagem àquelas empresas;
    3) Roberto Carlos ganhou R$ 6 milhões diretamente da prefeitura do Rio - sem nenhuma intermediação. Não vi nenhuma indignação quanto a isto.
    Ou seja, o que temos na realidade são os falsos paladinos da moral e dos bons costumes.

  41. Oswaldo

    -

    19/03/2011 às 10:04

    Que mau caráter! ´Se humilhar a empresários´ para pedir financiamento não precisa de permissão do governo!
    Pedir patrocínio para qualquer coisa pode ser feito sem o aval do estado.
    Nesse caso, o aval do governo é necessário porque se trata de dinheiro público, de impostos. E dinheiro de imposto qualquer pagador de imposto deve/pode questionar o uso.

  42. João do Brasil

    -

    19/03/2011 às 10:02

    … Não confie em ninguém com mais de 30 anos.
    Não confie em ninguém com mais de trinta…

  43. Henry

    -

    19/03/2011 às 9:55

    Poesia com barriga vazia se torna indigesta , principalmente com a quantidade de desasistidos no nosso país , então vamos primeiro educar , e dar melhores condições de vida para as pessoas.

  44. Asco público

    -

    19/03/2011 às 9:47

    Reinaldo, obrigado por colacar este senhor no seu devido lugar… aproveitador de dinheiro público, defendendo o indefenssável! A vaca profana, já está com as tetas todas ocupadas, pelos baianos no poder! que vergonha Maria Bethania, que vergonha Chico Jabuti, que vergonha ministra sinistra, que vergonha brasilzinho de m….!

  45. Marta Melo

    -

    19/03/2011 às 9:33

    Acabei de confirmar que a Gal costa também vai abocanhar seus milhões com um projeto artístico…ai como é bom ser amigo dessa gente do PT… E nosso dinheiro indo para os bolsos alheios…

  46. Marta Melo

    -

    19/03/2011 às 9:29

    Excelente explanação Reinaldo, eu já detestava essa galera artística com sangue petista nas veias, e tudo isso só para mamarem um pouquinho também, no caso da Bethania um muitão…

  47. luiz Antonio

    -

    19/03/2011 às 8:48

    Beleza!!
    Tudo nos seus devidos lugares.

  48. roby

    -

    19/03/2011 às 8:29

    Que jamais alguém se perca pelo nome, mas até nesse particular o sujeito é controverso. Imagine a frase: “para onde foi aquele dinheiro; furtado?”

  49. Fernando

    -

    19/03/2011 às 8:10

    Reinaldão,
    Essa gente, que só quer o melhor para nós, faz filme com o dinheiro público, que ninguém vê; essa gente publica livro, com dinheiro público, que ninguém lê; essa gente faz programa de TV para o público, na TV pública, e o público não assiste. Se o pastel é gostoso, o cliente compra e, a garantia do sucesso comercial é a satisfação do cliente, isso na lógica capitalista pequeno burguesa de direita da branquitude paulista dos jardins. Já o outro empreendimento, financiado como o nosso dinheiro, o sucesso já está garantido antes mesmo de sua execução. O “produto” (Maria Bethânia), não precisa da aprovação do consumidor, que no caso somos nós. Aliás, não precisamos nem gostar e nem mesmo temos o direito de decidir se queremos ou não tal “produto” .Essa gente decide por nós.O meu pastel, eu quero de queijo e não abro mão,afinal não sou eu quem está pagando? Com a Maria Bethânia não deveria ser o mesmo?

  50. PoPa

    -

    19/03/2011 às 8:08

    Oô e o cara se diz amigo de Bethania? Chamou a guria de mendiga!!!! Se bem que mendigar 1,3 milhão não é para qualquer um!

  51. valter

    -

    19/03/2011 às 7:49

    Com buquê de rosas e um cartão pedindo desculpas é o que os petralhas deveriam fazer aos que neles votaram e foram enganados com o poético salário miserável de R$ 545,00.

  52. Raskol: se cultura precisa de furto, então não nos serve

    -

    19/03/2011 às 5:24

    comentário removido.

  53. esther correa

    -

    19/03/2011 às 5:07

    Oi tio Reizinho
    Agora estou entendendo porque comecei, de uns tempos p/ cá, a desprezar os artistas. E olha que na minha profissão tenho que defende-los.
    Acho que não merecem tal defesa, nem todos, né? Alguns até que mereeecem, mas, a Betânia, que coisa mais ultrapassada, né!!!!

  54. eder

    -

    19/03/2011 às 4:18

    …e agora vem a Gal querendo 2,2 milhões….alguem precisa dar um BASTA nessa sem vergonhisse!!!!! isso é ROUBO !!!!!

  55. Mineiro

    -

    19/03/2011 às 2:43

    Reinaldo,

    Sensacional sua resposta!!!

  56. Carlos

    -

    19/03/2011 às 2:28

    Inspirados na campanha lançada por Lobão, internautas criaram o blog:
    http://devolveessaporra.blogspot.com

  57. PauloRoberto

    -

    19/03/2011 às 2:14

    Eu não vou de vermelho e azul, mas jogo aspas.

    “um blog de uma extraordinária artista brasileira, blog este que tem como objetivo divulgar a poesia, não há tarefa mais nobre.”

    Eu escrevo contos. E não gosto de poesia. Um admirador do funk carioca, prefere o funk carioca. Subjetividades. Se são tão boas, não precisariam de ajuda monetária.

    E a poesia? Terá métrica, rimas, ritmo? Versos alexandrinos? Ou teremos apenas aqueles devaneios de poetas que não dizem nada? Farão justiça social? Ou vão cair no extremismo das metáforas, metonímias? Serão censurados pelo PT?

    De resto, muitos nem ouviram, nem querem ouvir bethania, um ícone dos gays do final da década de setenta. Nunca soube por quê. A mulher é sofrível, reinventora do caras e bocas ( o inventor foi Jacques Brel, com Non me quitte pas), chata como ela só.

    E agora vem falar de contribuição artística…

    Bom, dá pra fazer uma lista enorme de cantores de mpb da época. Bethania cantou música com uma poesia de Fernando Pessoa? E daí? Vários outros fizeram o mesmo no album Mensagem (I e II).

    Por fim, quem analisa de forma crítica esses “projetos”? Até agora, só temos visto fiascos…

  58. PauloRoberto

    -

    19/03/2011 às 2:11

    Eu não vou de vermelho e azul, mas jogo aspas.

    “um blog de uma extraordinária artista brasileira, blog este que tem como objetivo divulgar a poesia, não há tarefa mais nobre.”

    Eu escrevo contos. E não gosto de poesia. Um admirador do funk carioca, prefere o funk carioca. Subjetividades. Se são tão boas, não precisariam de ajuda monetária.

    E a poesia? Terá métrica, rimas, ritmo? Versos alexandrinos? Ou teremos apenas aqueles devaneios de poetas que não dizem nada? Farão justiça social? Ou vão cair no extremismo das metáforas, metonímias? Serão censurados pelo PT?

    De resto, muitos nem ouviram, nem querem ouvir bethania, um ícone dos gays do final da década de setenta. Nunca soube por quê. A mulher é sofrível, reinventora do caras e bocas ( o inventor foi Jacques Brel, com Non me quitte pas), chata como ela só.

    E agora vem falar de contribuição artística…

    Bom, dá pra fazer uma lista enorme de cantores de mpb da época. Bethania cantou música com uma poesia de Fernando Pessoa? E daí? Vários outros fizeram o mesmo no album Mensagem (I e II).

    Por fim, quem analisa de forma crítica esses “projetos”? Até agora, só temos visto fiascos…

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  59. Melo

    -

    19/03/2011 às 0:44

    A cara de pau desse povo é incrível…

  60. Antonio José peixoto Fernades

    -

    19/03/2011 às 0:37

    E por essas e por outras que a antiga união Sovietica faliu….

  61. Ariel

    -

    19/03/2011 às 0:09

    Essa gente vai a Europa farrear e constrem mansões nas prais mais glamourosas do Brasil à custa da nossa grana. é brincadeira a Máfia do Dendê…

  62. Maria

    -

    18/03/2011 às 23:55

    Reinaldo, agora é a Gal Costa.
    Está no blog do Lauro Jardim

    13:26 \ Cultura
    Gal vai captar 2,2 milhões de reais
    Além do disco que está gravando só com inéditas de Caetano Veloso, Gal Costa tem um outro projeto para este ano.

    Pediu e conseguiu a aprovação do Ministério da Cultura para poder captar 2,2 milhões de reais via Lei Rouanet para a realização ainda este ano do projeto Tom de Gal, com suas interpretações para músicas de Tom Jobim.

    Serão oito shows (no Rio de Janeiro, São Paulo, BH, Curitiba, Porto Alegre e Salvador) que depois serão empacotados num DVD.

    Por Lauro Jardim

  63. beaujolais

    -

    18/03/2011 às 23:54

    … “exercer a tarefa vital de divulgar a poesia”

    Vital? Deixe de ser cara-de-pau, meu. Talvez seja por terem priorizado a poesia, em detrimento do que é realmente importante, que o maior feito dos baianos até hoje tenha sido o desengonçado trio elétrico!

  64. Eliane

    -

    18/03/2011 às 23:51

    Já que o Sr.Furtado pretende,com seu projeto,alcançar os não brancos do país,sugiro que ele destine a verba do blog da Maria Bethânia às secretarias estaduais de educação, com exceção de São Paulo, para que aqueles que declamam diariamente além de poesia, toda forma de conhecimento relevante à milhares de pessoas e por valores irrisórios, os professores, possam ser tão bem remunerados como a artista em questão.

  65. Cláudio

    -

    18/03/2011 às 23:45

    Já que se é pedido uma regalia, homenagem ou coisa que o valha, porque não constroem uma estatua dela?
    Só um detalhe, que seja colocada longe de minha casa.
    Quanto ao que o Andruxa falou sobre “gueto branco”, isso é preconceito previsto em lei.

  66. Marcello Henrique

    -

    18/03/2011 às 23:41

    Há pouco tempo vi Betania dizendo que não permite que entrem em sua vida particular. Eu diria pra ela e pra esse senhor aí(Jorge Roubado), deixem o dinheiro do povo, sanguessugas, hipócritas.

  67. João

    -

    18/03/2011 às 23:31

    “vindas do mesmo gueto branco direitista no enclave paulista, enfim, os eleitores de Kassab e Serra”

    Então já temos aí pelo menos 44 milhões de brasileiros contrários à entrega do dinheiro de seus impostos a Bethania.

  68. Titus Petronius

    -

    18/03/2011 às 23:31

    Enquanto membro do gueto branco direitista no enclave paulista, prefiro um pastel de feira com caldo de cana a ouvir poesia cara e ver filme de picareta. Nada mais paulista do que pastel de feira.

  69. A. Fernandes

    -

    18/03/2011 às 23:23

    O Brasil é o único pais do mundo onde “artistas e heróis” cobram pelo “serviço prestado” à Nação.

  70. Prado BH

    -

    18/03/2011 às 23:14

    enquanto isso, na oposição(?),……….

  71. Jefferson C

    -

    18/03/2011 às 23:09

    Bravo…

  72. Didif

    -

    18/03/2011 às 23:01

    Reinaldo acabei de ler no Estadão: “MinC aprova cachê exclusivo para cantora criar projeto de blog” Comento vale destacar o valor do cachê R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais) enquanto nós mostramos aqui no seu Blog nossa insatisfação a Maria Bethania fatura mais uma grana à nossa custa.

  73. Piu

    -

    18/03/2011 às 23:01

    Na mosca!!!
    Acrescento mais item à ja famosa lista do Reinaldo: branco, classe média, heterosexual,católico, PAULISTA, etc.
    A cada dia aparece mais 1 idiota querendo dividir os brasileiros.

  74. hestia

    -

    18/03/2011 às 22:58

    Só por saber q ela vai surrupiar tanta grana pra recitar nunca abrirei esse blog!Não quero ouvir.
    Esse povo não trabalha! Eles só querem participar de ESQUEMAS. Enquanto nós trabalhamos, eles articulam .
    Essa farra precisa acabar.

  75. Franklin Bronzo

    -

    18/03/2011 às 22:57

    Lembrança histórica para o (parece) “mulato e, portanto, esquerdista” senhor Jorge Furtado : a Revolução Bolchevista de 1917, que até hoje inspira os vossos “ideais de justiça social” — que são, também, os de todos os “esquerdistas” do mundo — foi, por acaso, promovida por algum não-eslavo (portanto, de cabelos loiros, faces rosadas e olhos azuis)?!…Acaso o teórico máximo da vossa “religião” (marxismo) terá sido um cubano moreno, sofrido e explorado por capitalistas yankees malvados e brancos, ou foi o alemão — portanto, nórdico e de olhos azuis — Karl Marx?!…Quanta besteira!… Aliás, condizente com essa moléstia contagiosa chamada Esquerdismo/Socialismo/Comunismo/Petismo…

  76. Estudante

    -

    18/03/2011 às 22:56

    Melhor “beijar imagem de santo” do que beijar o ditador e assassino Fidel Castro. Lula e Dirceu fizeram isso. Este último chegou a chorar no momento do abraço. Agora a pouco se abstiveram de votar na ONU na apreciação do caso Kadafi. Quer dizer, em outras palavras votaram a favor do ditador e assassino – que gosta de explodir avião abarrotado de pessoas. Eles adoram esse tipo de “gente”.

  77. Rô Dias

    -

    18/03/2011 às 22:51

    Reinaldo é uma decepção sem tamanho por ser a cantora que mais gosto e tinha uma imagem completamente diferente dela. Acho que a comunicação rápida nos faz um bem danado e nos permite expor a completa discordância com esse tipo de absurdo com o dinheiro público.

  78. Cícero

    -

    18/03/2011 às 22:40

    Têm Furtado que ouvir essa; n?o se furte de ler os comentários, quem é pego furtando e ainda troça, furtado fica: “tomou” Furtado! Hahaha.

  79. belmiro goncalves do nascimento filho

    -

    18/03/2011 às 22:39

    agora esta explicado tanto apoio dos artistas a candidatura da atual prsidente dilma.ainda faltam alguns como zeca pagodinho, leandra leal etc… bom pessoal estou fora do brasil ha 15 anos e por nao estar vivenciando essas coisas diretamente igual a vcs e tendo a visao de fora e mais inaceitavel ainda.as coisas aqui no japao ta complicada todos estao acompanhando. o cidadao brasileiro tendo condicoes reais na vida de crescimento pessoal,profissional, naturalmente buscara suas opcoes culturais. tem quem gosta de poesias, outros gostam de musica etc… mais ai no brasil mesmo aqueles que vivem as custas do publico e que diante das cameras sempre falam bem do povo por tras na verdade tao loucos pra mamar nas tetas do governo. esses artistas todos deveriam ser ignorados pela populacao.

  80. Sherlock

    -

    18/03/2011 às 22:33

    Rei,

    Admiro o trabalho de Bethania e por isso compro seus cd’s e dvd’s. Esta é a parte que lhe cabe deste latifúndio. Recebe, e bem, pelo seu trabalho.
    O Sr. Furtado, entre tantas argumentações descabidas, diz que “Maria Bethânia é uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos” com “Seus incontáveis discos e shows…”. Ora, por isto mesmo é que não precisa do butim estatal. O argumento do petralha não fica de pé por dois segundos.

  81. Didif

    -

    18/03/2011 às 22:32

    Reinaldo fiz um cálculo, Maria Bethania na proposta disse que declamaria uma poesia por dia, ou seja, 365 no total, dividindo-se R$ 1,3 Milhões por 365 ela cobrará R$ 3.562,00 por poesia. Tá caro pra caramba, vc usou o termo correto “Estatizaram a Maria Bethania”, quanto a esse Furtado - com a grana que ele arrecadou com patrocínio, FURTADO SOMOS NÓS CONTRIBUINTES, que pagamos a conta e não somos criticados por chiar contra esses DESAFOROS.

  82. Estudante

    -

    18/03/2011 às 22:30

    Reinaldo, parabéns pelo vermelho e azul

    El Mariachi – filme de Robert Rodriguez
    Assisti ao filme na Band há alguns anos. Foi exibido umas quatro vezes. Tenho o DVD aqui em casa. O diretor Robert Rodriguez levantou fundos oferecendo-se como voluntário num teste de medicamento. Ficou um mês no hospital e embolsou três mil dólares. Conseguiu mais quatro mil emprestados. Pegaram um ônibus escolar, foram para o México e terminaram o filme em 4 (quatro) dias. O filme fez sucesso em todo o mundo e arrecadou milhões de dólares. Bem diferente dos nossos “cineastas” não?

  83. celeraman+

    -

    18/03/2011 às 22:25

    Em tempo, prefiro o pastelão do espírito. Nas palavras do poeta Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta.”

    Reinaldo, não deixe pedra sobre pedra!

  84. Risa

    -

    18/03/2011 às 22:23

    Voce falou tudo quando disse: “Furtado esta defendendo Bethania? Nao, esta defendendo a si mesmo”. Cambada de oportunistas, safados, que tem a desfasatez de pensar que todo mundo eh burro!! Se bem que a a maioria eh mesmo e mal intencionada. Olha o governo que venceu!!!Quem esta interessado em um Brasil melhor? Uns 45 milhoes?! …Pra comecar esta bom!Voce sempre pega no ponto Nevralgico, Reinaldo.

  85. Curumim

    -

    18/03/2011 às 22:23

    Bethânia, devolva a nossa grana!

  86. ArpiaArrepiA

    -

    18/03/2011 às 22:21

    O nome dele é Furtado, mas furtado está sendo o Povo Brasileiro.

  87. Rodrigo

    -

    18/03/2011 às 22:18

    O texto do bobalhão Furtado é ruim desde a primeira linha, mas quando ele cita pedágios e mensalão do DEM e omite o mensalão original, a roubalheira na Casa Civil e a roubalheira nos Correios, entre outros crimes do PT, fica impossível continuar a leitura. Não há argumentação ali, ele acha que nem precisa argumentar, já nasceu com razão. Medíocre.

  88. Marcello

    -

    18/03/2011 às 22:18

    http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2011/03/16/Por-que-o-MinC-esta-certo-em-autorizar-Maria-Bethania-a-captar-13-milhao-para-seu-blog.aspx

    Tio Rei,
    Li esta outra ótima análise sobre o “projeto” e as declarações do assombrado cineasta.
    Divirta-se

    Abraço

  89. gaúcha indignada

    -

    18/03/2011 às 22:16

    Reinaldo, chama, por favor, a polícia.

  90. Rodrigo

    -

    18/03/2011 às 22:11

    O texto é ruim desde a primeira linha, mas quando o picareta Furtado enumera coisas como pedágio de SP e mensalão do DEM e deixa de lado coisas como mensalão (o original, puro sangue, ‘escocÊs’), roubalheira nos Correios, roubalheira na Casa Civil e outros, aí já não dá pra continuar lendo. É desonestidade demais.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  91. PPMIX

    -

    18/03/2011 às 22:04

    Reinaldo, boa noite.
    Mais um bobo da corte esse tal de Furtado. Um “sem rumo” de tantas tolices.
    Sou cearense, moro no Rio e admiro São Paulo bem como todas as demais unidades da federação. Votei no José Serra e votaria novamente. E não sinto o tal preconceito que
    este “sem rumo” mencionou. E mais uma vez você deu-lhe uma tremenda chinelada.
    Saudações!

  92. Veridiana

    -

    18/03/2011 às 22:01

    Estou tentando entender a coisa. Vejamos: é possível, como disse a Meg, abaixo, a qualquer pessoa, criar um blog gratuito. Ainda que não se tenham conhecimentos de informática, um profissional da área faz esse serviço por um preço um milhão de vezes menor do que o pretendido pela senhora Bethania. E com muita qualidade, como podemos verificar, por exemplo, nos blogs de decoração (uma das minhas paixões) alguns atualizados diariamente. E, se o blog começa a fazer sucesso, o que significa ter leitores em número significativo, começam a surgir patrocinadores naturalmente, interessados na multidão de alvos da propaganda, o que tb já foi dito pela Meg. Daí que, se Dona Bethania e cia. pretendem criar o blog porque certamente, segundo a justificativa do projeto, ele levaria poesia a “milhões” de pessoas e, se milhões de leitores geram, naturalmente, patrocínio de empresas, não tem sentido o pleito de mais de um milhão de reais para bancar o blog que teria milhões de leitores. Não entendo mesmo. De novo: eles querem levar poesia a milhões de pessoas através da internet… Para isso, o custo é zero, ou próximo disso… mas sabe-se lá porque cargas d’água, isso tem um custo alto porque dona Bethania cobra caro para declamar poesia, tem assessor de imprensa para o blog, etc, etc e muitos etcéteras mais. E cobra caro porque é famosa e tem milhões de leitores-ouvintes. E se tem milhões de leitores-ouvintes, não precisaria de patrocínio estatal porque certamente teria patrocínio privado… ih! acho que vou desistir e voltar para meus blogs de decoração. Muito complicado esse negócio de captar dinheiro público para arte.

  93. Lucas

    -

    18/03/2011 às 21:54

    ai meu senhor! e pensar q o brasil é comandado por gente assim … onde pego um voo pra lua hein?

  94. indignado

    -

    18/03/2011 às 21:47

    Bethania,você pode fazer o que quiser,poesia ,arte,musica,cobrar o que for necessario para cobrir os seus custos e auferir lucros nos seus projetos,porém,por sua conta e risco,assim como eu, comerciante,toco meus projetos por minha conta e risco.portanto,DEVOLVA O DINHEIRO DOS MEUS IMPOSTOS

  95. ricardo carvalho

    -

    18/03/2011 às 21:40

    Reinaldo. Tenho pouco mais de 3 mil dvds - Filmes de grandes cineastas. Fellini, Antonioni, Altman , Bergman,Buñuel, Costa-Gravas e tantos outros. Recentemente lancei, no Brasil, pela Aurora, filmes do grande Alain Resnais ( Hiroshima, meu Amor, Noite e Neblina e Muriel ). Não tenho nem um do tal do Furtado. E olha que o Brasil tem e teve grandes cineastas : Glauber, Nelson, Roberto Pires, Anselmo e muitos outros.
    Da turma da bouquinha, como Furtado, quero distancia.

  96. Sherlock

    -

    18/03/2011 às 21:39

    Rei,

    Sinceramente, “os produtores do blog - …- recebeu ou vai receber este dinheiro do governo” é o tipo de gramática que faz doer os olhos!
    O cara é bom de passar o chapéu… mas é ruim de português pra chuchu.

  97. Napolioni

    -

    18/03/2011 às 21:27

    Perfeito Azevedo.
    Estou profundamente indignado com isso.

  98. Kenjiro Nagasawa

    -

    18/03/2011 às 21:23

    Parece-me que não se pode criticar nada que envolva arte neste país sob o risco de ser chamado de reacionário. Respeito a Maria Bethania por seu dom artístico mas não sou um consumidor de sua obra. É um direito meu não consumir sua música e, portanto, de não abrir mão de minha parte nos serviços públicos que a parcela da renúncia fiscal pagaria. Sou da mesma opinião que você, Reinaldo. A vida é feita de escolhas e devemos ser responsáveis por elas. Seja o pasteleiro, o cantor, o engenheiro, a doceira, o ladrão…

  99. meg

    -

    18/03/2011 às 21:20

    Não entendo essa história de financiar blog… Qualquer pessoa pode, com um mínimo de conhecimento do manuseio de um computador, criar um blog (blogspot) de graça, até eu. Se o blog valer a pena, surgem patrocínios naturalmente.

  100. Onagro

    -

    18/03/2011 às 21:17

    Reinaldo.

    Pelo visto é mais um ridículo Tersites esquerdopata.

  101. Thiago Sobreiro

    -

    18/03/2011 às 21:01

    Apesar de concordar com os argumentos não politizados contra a posição de Furtado sobre a questão, acredito que a transformação de todo o ocorrido em uma questão de “certo ou errado” em uma arena política é tanto perigosa quanto irresponsável.

    Não se pode simplificar o acontecimento como simples posição política, da mesma forma como não se pode simplificar o fazer cultural como foi feito no texto.

    Não é só de “enviar projetos” e “captar recursos” que a cultura vive, e mesmo essas atividades são consideravelmente mais complexas do que a maneira como são retratadas no texto.

    Sim, é um absurdo que uma cantora tenha destinado para si 600 mil de reais de salário em um projeto cultural de relevância questionável, mas a questão não deve se tornar uma hipérbole para colocar no ringue cultura versus política.

    Mais uma vez a revista transforma uma posição coerente em um texto reacionário, voltando a fazer uso de argumentos não-relacionados que só servem para polemizar uma questão que deveria ser debatida com os olhos focados nos fatos.

    É um desserviço a informação pública, que sendo constantemente perpetuado nas linhas dessa que tem se tornado, cada vez mais, uma das fontes menos críveis deste país.

  102. RitaB

    -

    18/03/2011 às 21:01

    Não saio do Blog da Veja, adoro poesia e tenho horror a aproveitadores demagogo, a Bethania é maravilhosa e deveria ficar longe desse idiota, aproveito para sugerir ao babaca uma voltinha nos PS-enfermarias dos hospitais públicos declamar poesias aos pacientes eles adorariam!!! Vai trabalhar aproveitador acordar cedo encarar o transito, transporte lotado iria deixa-lo cheio de inspiração.
    Reinaldo Parabéns a vc e a todos da Veja, como é bom estar aqui, boicote Paulistano já.

  103. Diego

    -

    18/03/2011 às 20:59

    Dizer que algo que se julga errado é proveniente dos brancos paulistas é segregação por região e raça. Se um baiano preto faz algo errado não podemos discordar pq é preconceito, mas o inverso não é verdadeiro. Sou a favor do investimento na cultura. Ate mesmo no investimento em um blog ou blog de fulano ou cicrano, mas 1,3mi em algo que anônimos fazem de graça nainternet é chamar a população de idiota. Queremos investimentos dimensionados e inteligentes e não um favorecimento cego de 1 pessoa. Os pretos baianosN ficariam mais felizes se esse dinheiro fosse melhor empregado neles. Assim como os brancos paulistas também.

  104. Silvio

    -

    18/03/2011 às 20:48

    Há de explicar a esse senhor que tanto gosta do dinheiro público, que o Estado de São Paulo é responsável por 42% da da receita que abastece o governo federal.Há de se lembrar ainda que tal contribuição ao país, advém do trabalho árduo com que este estado foi construído, mercê o esforço de paulistas e migrantes que adotaram este solo. Contribuição que, entre outras coisas, é desviada para alimentar parasitas como o cineasta de araque, sangue-suga que se alimenta dos impostos gerados por uma população trabalhadora,empreendedora,destemida,determinada e persistente.Este Estado contribui e muito com o país.Diferentemente de Furtado o qual espertamente sobrevive às custas da riqueza que geramos.Como citou o articulista, nos Estados Unidos os artistas geram riquezas, aqui a maioria de Furtados ,gera despesa e se beneficiam pessoalmente embolsando uma parte significativa do valor “captado”.Não se pode admitir que incompetentes,aproveitadores que nada produzem de útil para o país, venham a criticar o Estado líder da nação e que tem dado, ao longo do tempo, uma contribuição ímpar ao Brasil.

  105. Chris

    -

    18/03/2011 às 20:47

    Porque ela não bota no youtube, que é de graça???? Ora, esses ordinários que contem outra: eles querem é embolsar o dinheiro público.

  106. João Eulálio

    -

    18/03/2011 às 20:46

    Diga-se a favor dos pasteleiros que, ao contrário de muitos artistas, nunca nenhum deles alegou que a pastelaria faliu porque ele é um gênio (culinário) incompreendido pela plebe ignara.

  107. ilmarnasc

    -

    18/03/2011 às 20:45

    Esse,Furtado,é mesmo um patife.Fala de todos os escâdalos,esqueceu de falar de seus amigos petralhas, do caso Erenice,do mensalão…mas isso não interessa,pra ele basta ser pt pra ser honesto.Essa corja petista,querem colaborar,com uma boquinha pra todos que lutaram contra a ditadura militar,todos,que pegaram em armas e ajudaram o PT,estão sendo recompensados.Se o petista for negro,pobre logo vem com a história,de que é preconceito.Isso é só pra intimidar,a oposição,que como sempre está calada.Esperando,não sei o que pra fazer oposição.Rei.não lembro muito bem da ditadura militar,mas lembro,que podia brincar na rua,sem medo de levar uma bala perdida,meus pais,podiam sentar na frente de casa,com os vizinhos para conversarem,sinto muita saudades desse tempo.E digo mais! entre a ditadura dos petralhas,fico com a ditadura dos militares.Nessa época,não existia bandidos,drogados,…penso nos meus filhos e netos,que não podem ter essa infância maravilhosa que tive.Mas sempre falo pra eles que os petralhas lutaram contra a ditadura militar porque quiriam implatar a sua ditadura.Aqui na minha casa pt não tem vez.Mesmo quando ninguém sabia quem era Lula,e achavam que ele era o salvador dos brasileiros eu falava contra,nunca acreditei no que falava,e muitos me olhavam de lado,hoje muitos já sabem,o que essa quadrilha petista deseja,eles querem ficar assim como o seu amigo,e,irmão Kadafi no poder por muitos e muitos anos…

  108. Menina

    -

    18/03/2011 às 20:40

    A próposito essa é nova “preconceito contra a internet”, é cada uma. ahahua
    Fernando pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda e tantos outros grandes não precisaram de inspiração de dinheiro público não…isso é para medíocres que não vale nem uma leitura.

  109. Houston

    -

    18/03/2011 às 20:39

    O Mel Brooks autor de “The Producers” já cantou a pedra. Vejam o filme(original com Zero Mostel e Gene Wilder e refilmagem com Nathan Lane e Mathew Broderick).

  110. josevar

    -

    18/03/2011 às 20:33

    Caro Reinaldo. Os argumentos do Furtado são pobres em todos os sentidos. Acredito que o sucesso desse cineasta se dá mais por sua escolha partidária e não por sua competência. Ou seja, é um PETRALHA de carteirinha e por isso consegue o capelé da renúncia fiscal e acha que é dinheiro do governo.Realmente, o petismo não tem limites.

  111. ZÉ AMARELINHO

    -

    18/03/2011 às 20:30

    SOU BRANCO é bom este sujeito cale a boca, pois não pérmito que ganhe dinheiro devido a minha cor, não sou racista, que vem este cara a dizer dos bancos de s.paulo trabalho pago meus impostos não vivo do favor do estado, bom que este cara pare, o que devemos é processa-lo isto sim, criando racismo onde ele tira proveito pr[oprio

  112. Fefe

    -

    18/03/2011 às 20:29

    Reinaldo,o senhor se esqueceu de uma outra forma de “CAPTAR RECURSOS”:a Caixa Econômica,sendo estatal,”salva” também alguns bancos privados brasileiros.Infelizmente,isto é o Brasil,onde o “quem indica” é mais importante do que a formação de um profissional.Porém,devemos,Reinaldo,reconhecer que o PT inaugurou um novo léxico em tegiversação de falares.Reconheça-se isto,infelizmente.

  113. Melissa

    -

    18/03/2011 às 20:28

    O povo japonês tem dado uma lição de decência para o mundo. Alguém ouve falar de saques ou outras tantas barbáries que presenciamos nos Brasil diante de trajédias? Além disso, há aqueles técnicos heróis da usina nuclear de Fukushima. Eles resolveram doar suas vidas para tentar salvar a dos demais. Eles têm consciência de que, se ninguém tiver coragem de enfrentar a situação, todos morrerão, inclusive eles. Quando o brasileiro chegará a estew nível de decência? Os exemplos dos formadores de opinião, de grande alcance, são péssimos. Pobres jóvens e crianças. Pobre Brasil

  114. Diego

    -

    18/03/2011 às 20:25

    “A gritaria contra a gritaria contra o blog de Maria Bethania é mistura de ignorância, preconceito e mau-caratismo.”

    Tem nome essa forma de argumentação? merece!

  115. Fernando

    -

    18/03/2011 às 20:16

    Bem que sentia falta de uma poesia quotidiana! Por sorte minha e também de outros milhões de brasileiros -incluidos aqueles que nem tem acesso à blogs - Bethania resolveu o problema e, logo logo, estaremos no primeiro mundo. Sugiro acompanhar as poesias com sinfonias e fugas de Bach.

  116. cello pin

    -

    18/03/2011 às 20:16

    Boa noite Reinaldo e família
    Quem adivinhar em qual programa Mun-Ha Bethânia
    vai estar domingo ganga um pastel na feira do Pacaembu!
    Plim Plim
    marcelo

  117. theo valois

    -

    18/03/2011 às 20:13

    Sr. Reinaldo Azevedo, eu gostaria muito de ver uma continuação desta crítica com um embasamento mais aprofundado sobre a realidade do dinheiro público e as formas de sua utilização. creio, enquanto artista, que realizo projetos de desenvolvimento pessoal maravilhosos; felizmente ou infelizmente, o financiamento destes projetos são por via da distribuição do Fundo Nacional de Cultura. Queria muito que a classe artística tivesse seus meios privados e gerassem receita para o estado, mas sabemos muito bem que esta não é a realidade do nosso governo. Enquanto um artista sincero, me coloco no anseio de despertar novos olhares para a vida e proporcionar aos seres humanos uma vivência mais prazerosa e verdadeira.
    Me entristece ver muitos comentários precipitados ou impulsivos sobre algo que é tão pouco discutido.
    Convido todos a conhecer meu trabalho e conviver dentro do meu grupo. Para que saibam qual é a nossa dignidade e quem nos paga.

  118. Fábio Eirado

    -

    18/03/2011 às 20:11

    Se ele tivesse atacado os negros do Nordeste, o que teria acontecido?

  119. sem capote e sem copeque

    -

    18/03/2011 às 20:10

    Estou decepcionado. E eu sempre gostei da voz e da interpretação da Maria Bethânia desde que conheci dois discos gravados ao vivo no início dos 70: Drama e A Cena Muda. Ouvir Bethânia interpretar Chão de Estrelas ou Volta por Cima, cantar cantigas de ninar ou temas do agreste, modulando a voz de acordo com o estilo de cada canção, sempre me pareceu uma característica que a tornava superior dentre as demais cantoras brasileiras. Estou decepcionado. Maria Bethânia, quantas vezes Vc. cantou a miséria do seu povo do nordeste? Vc. acha que a vida do seu povo vai “miorá” com esses Minutos de Poesia Otimista?

  120. Menina

    -

    18/03/2011 às 20:10

    Se a Bethania queria um blog, porque não montou com dinheiro dela? Tá tão falida e decadente assim?? Que coisa triste!! ahaha Todo mundo quer uma boquinha, bando de safados!! Quer popularizar poesia contrata um programador ou vai lá na pracinha no centrão, isso é se quisessem mesmooo TRABALHAR e levar a poesia pro povúú. Mais de um milhão um blog? QUÁ QUÁ QUÁ.
    Faz me rir, estão incomodados com as manifestações, mas vão ter que engolir. O cineasta pedante ainda ficou nervosinho, tomou as dores porque a próxima bolsinha é dele. TÁ FALTANDO VERGONHA NA CARA!!

  121. Tanabata

    -

    18/03/2011 às 20:10

    Well said, Reinaldo! Palavra por palavra, a resposta foi perfeita. Chega de achar que dinheiro público não é de ninguém. E tem mais: o pagamento de imposto deveria ser um ato voluntário, assim como é a caridade.

  122. Alex

    -

    18/03/2011 às 20:08

    Vampirões das tetas gordas, uni-vos!

  123. José Carlos

    -

    18/03/2011 às 20:07

    O simples fato de Furtado não mensionar escândalos do PT já configura uma falta de respeito pelo povo.Bethânia é sem dúvida uma exelênte interprete e cantora que orgulha brasileiros de norte a sul de leste a oeste.Porem,isso não a autoriza a usar dinheiro público,num país onde ainda existe fome,miséria,falta de médicos e escolas.Estradas federais sem condições de tráfego,onde caminhoneiros vê constantemente seus ganhos ficar reduzido porque dinheiro que seria para usar nas estradas,ninguém sabe onde são gastos.Num país onde tem um salário mínimo de 540,00 reais,a arte chega a ser quase superfulo.PARABÉNS REINALDO AZEVEDO.

  124. BOB

    -

    18/03/2011 às 19:58

    A petralhada invadiu em peso a internet querendo justificar a bolada de bethania com a alegação de que ela é uma “pessoa especial”. Isso no pior estilo do apedeuta, que também dizia que sarney é uma “pessoa especial”, e portanto pode roubar à vontade.

  125. Aninha

    -

    18/03/2011 às 19:58

    Reinaldo, meu caro, tudo menos isso: “Foi investimento em arte — vocês sabem, “arte” é, como categoria moral, superior a pastel.”

    Isso não é verdade. como está escrito dá a impressão enviesada de que qualquer forma de arte no Brasil é tratada pelo governo via Minc à pão-de-ló. Trata-se aqui de casos exclusivos da velha conhecida panela. A arte brasileira é muito mais ampla do que betânias (assim mesmo), caetanos e furtados. E um dos grandes problemas que, ao meu ver, estamos tentando criticar, é a falta de critério não apenas na concessão de benefícios, mas sobretudo na maneira como se valoriza ou não a produção artística no Brasil. Em todas as suas formas e em todos os níveis. O caso do “big blog” da Bethania extrapolou, ainda mais quando se descobriu que a “deusa exclusiva” da música brasileira já amealhou muito mais do que a “ninharia” de 1.3M.

  126. Vera L.

    -

    18/03/2011 às 19:51

    E Maria Bhetania quem diria? toda reservada, sempre discreta, e por debaixo dos panos muita grana FEDERAL.

  127. Luiz-DF

    -

    18/03/2011 às 19:47

    PQP tio Rei!

    Vai escrever bem assim lá em Salvador! Ou em Porto Alegre!

    Perfeito!!!!!!!!

  128. Ozzy

    -

    18/03/2011 às 19:44

    PQP!!! Impecável! Falou tudo!
    Gosto mais do meu dinheiro que da Maria Betania!

  129. EZEQUIEL R. SANTOS

    -

    18/03/2011 às 19:44

    “Seu trabalho de divulgação…bem vale alguns barris do pré sal”. Oras, porque Bethania não pega pelo menos um dos vários barris que “possui” e investe no blog, ao invés de pegar o nosso dinheiro?

  130. PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ

    -

    18/03/2011 às 19:38

    Não me recordo de nenhuma participação de Maria Bethania em campanhas beneficentes, ela sempre se portou como se estivesse acima dos seus colegas. Seus shows sempre foram caros, e agota vem este oportunista e puxa saco de plantão querer dizer que estão discriminando a Bethania, há tenha santa paciência, me poupe vai catar coquinho. Dinheiro de imposto tem que ser gasto com coisas uteis para o povo, quem quiser ouvir a Bethania se esgoelando que pague por isto, pois espero que meu dinheiro de imposto seja usado para fim mais nobre.

  131. Anderson Soares

    -

    18/03/2011 às 19:34

    Deveria iniciar-se uma campanha na internet com o seguinte mote: ABAIXO O MINISTÉRIO DA CULTURA. CULTURA DE UM POVO COMEÇA NA ESCOLA!.

    Acredito que essa tudo o que realmente importa e que é de atribuição desse Minc poderia ser muito bem administrado em uma secretaria (p.ex., museus, igrejas tombadas, etc.). Artistas?. Ora, que se virem com a iniciativa privada. PONTO!.

  132. simone Miranda

    -

    18/03/2011 às 19:33

    Eu chego perder o fôlego lendo seus posts!!!!

  133. Ramos

    -

    18/03/2011 às 19:33

    Reinaldo,

    Futebol também é cultura, por isso tem um caraminguás dando sopa por aí….

  134. LIMA

    -

    18/03/2011 às 19:25

    REINALDO.
    PARA O GAUCHO MALANDRO, SE O PAULISTA, MINEIRO OU CEARENSE DESCOBRE UMA SAFADEZA, COMO A DE BETHANIA E O TAL FURTADO, ELES PASSAM A SER DIREITISTAS E O QUE É PIOR, DE SÃO PAULO. SER DIREITISTA NÃO É SER LADRÃO, COMO MUITOS ESPERTALHÕES.

  135. alimped

    -

    18/03/2011 às 19:25

    Você percebeu que nenhum dos escândalos de corrupção citados por Furtado é do PT. E que o PT tem em mãos o maior orçamento do país?!

  136. Dumbo

    -

    18/03/2011 às 19:25

    Se o PT que se diz da esquerda está enchendo o bolso dos ricos e imagina qdo for a vez do PC do B.
    Os bilionários da Forbes vão estar todos aqui no Brasil.
    Isso aí Jorge Furtado! Poesia e circo pra moçada cult se divertir na rede!

  137. B.H

    -

    18/03/2011 às 19:25

    Sr Reinaldo Azevedo:

    Ao contrário de mandar dinheiro com flores, devem mandar dinheiro em CUECAS, ou atraves de cia telefonica socia do lulinha.A intelectualidade brasileira é de uma pobreza que da dó.
    POBREZA MORAL.

    Saudações

    Ps povo que elege delirante etílico…….

  138. Heitor

    -

    18/03/2011 às 19:21

    A cantora de botequim é pura dor de cotovelo, só canta para bêbados com depressão. ECA! Misturou-se com os corsários que navegam nos cofres públicos. Jorge Furtado cospe no prato que come. Come da ignorância. Lula não seria eleito duas vezes se não fossem os iletrados. Deles dependem.

  139. rod

    -

    18/03/2011 às 19:19

    Quanto preconceito desses petralhas… Quando não são os americanos, são os judeus, são os brancos, e quando não é nem um nem outro, são os brancos paulistas…

  140. claudio marcondes

    -

    18/03/2011 às 19:19

    Esta “esquerda” é de um ridiculo atroz !

  141. Frederico Oliveira

    -

    18/03/2011 às 19:18

    Laelia, parabéns

  142. Rolando

    -

    18/03/2011 às 19:18

    A cara de pau de artistas estatais como esse senhor que vivem sustentado pelo dinheiro público é demais, essa gente deveria ser chamada do que são, artistas estatais e não artistas independentes como gostam de ser chamados, de independentes a única coisa que tem é o dinheiro que recebem independentemente se tem público ou não.

  143. Mariazinha

    -

    18/03/2011 às 19:15

    Com licença, quer frase mais cretina do que essa “tarefa vital de divulgar a poesia”? Quem delegou para a Bethania a missão épica de espalhar poesia pela internet? Aliás, fico até com medo de perguntar QUEM são os poetas escolhidos. Seriam esses poetas membros “du partidu du povu popular”? Que público tão seleto é esse que vai acessar um blog para ouvir uma cantora declamar? Estão brabinhos porque foram pegos com a boca na botija.

  144. Fala Sério!

    -

    18/03/2011 às 19:14

    XI! AGORA NÃO É MAIS A DONA ZELITE? AGORA SÃO OS “BRANCOS DE SÃO PAULO”? E A PETEZADA NÃO DESISTE DE TENTAR ENTRAR EM SÃO PAULO ARROMBANDO A PORTA…
    JÁ A CLASSE ARTISTICA SÉRIA NÃO SE MANIFESTA. AFINAL, O EX-CARCARÁ DE GARANHUNS E SEUS CUMPLICES PRENDEM, MATAM E COMEM….MELHOR É APROVEITAR AS “VÁRIAS BOQUINHAS” DO PIQUENIQUE GENEROSO DO GOVERNO LULA E DILMA….

  145. Marcos F

    -

    18/03/2011 às 19:11

    hahahaha … final da história, é ter preconceito contra a Internet. Hahahaha.
    Esses caras não têm o que dizer, mas alguém lhes está cobrando o apôio.
    “Fala alguma coisa, mas fala!”

  146. João Máximo

    -

    18/03/2011 às 19:11

    Maravilha Reinaldo. Os ditos “artistas” querem usar dinheiro público para suas “obras culturais”. Se fossem realmente artistas e suas realizações fossem obras culturais, não precisariam de financiamento público.

  147. Jackson

    -

    18/03/2011 às 19:11

    Rei, o risco é uma característica do capitalismo. Aliás, não existe capitalismo de verdade sem o fator risco. Os petistas, definitivamente. É só mamamata!

  148. patricia

    -

    18/03/2011 às 19:10

    Não sei o que me dá mais NOJO: os que defendem essa droga de Blog, ou o silêncio da classe artística, que se auto-denominam elite pensante! Até onde sei, só o Lobão abriu a boca contra o blog da intocável Bethânia! UMA VERGONHA, TODO MUNDO DE RABO PRESO, ISSO SIM.

  149. Prof Helena

    -

    18/03/2011 às 19:09

    Esse pessoal começa a extrapolar o que diz. Plantam a discriminação descaradamente. Essas histórias de branco de olho azul, elite paulista e, agora a nova, enclave branco direitista começam a encher. Espero que os empresários paulistas lembrem bem disso antes de ajudar na captação de recursos e digam um NÃO bem grande para esses preconceituosos. E antes que me esqueça: São Paulo grita sim, somos contra porque “a unanimidade é burra”, já dizia Nélson Rodrigues.

  150. Frederico Oliveira

    -

    18/03/2011 às 19:08

    E esqueci, eu prefiro pastel que conchavo.

  151. bastião

    -

    18/03/2011 às 19:06

    QUADRILHAÇA.

  152. Frederico

    -

    18/03/2011 às 19:06

    Porque êle não ficou calado, né????? Tomou papudo!!!!!

  153. Lourenço

    -

    18/03/2011 às 19:05

    Realmente a mentalidade petista divide o país.
    Relembrando que apenas 6 estados do Brasil são rentáveis, infelizmente. O restante vive às custas de subsídios federais (ainda, depois de século ) via orçamento para estados e municípios. Triste, não? E ninguém comenta sobre isso. E, coincidentemene, esses estados são os que receberam a grande massa de imigrantes da europa, povos que tinham acesso à educação e cidadania em maior ou menos grau, ao contrário de um país oriundo de mentalidade escravocrata e onde só riquíssimos estudavam. Esses imigrantes são grandes responsáveis por não sermos um país dos mais tristes da AL, como uma Bolívia.
    O petismo se levantou contra esses brancos, mas o interessante é que os próprios graúdos do PT são esses mesmos brancos.

  154. TERCÍDIO DA BAHIA

    -

    18/03/2011 às 19:05

    Entre o Pasteleiro e a Bethânia, não tenho dúvida, fico com o primeiro, pois, ainda que o produto do nobre profissional não seja agradável ao nosso paladar ainda assim, dara para matar a fome minha de todas as pessoas. De fome todos nós podemos morrer de música e poesia não. Seja ela de Bethânia, João, José ou Maria. Para mim, “Furtado Cérebro de Vidro” está bem abaixo do nobre pasteleiro.

  155. Frederico Oliveira

    -

    18/03/2011 às 19:04

    Primeiro: deveria ser acionado judicialmente por ter declarado “brancos e paulistas”; isso está na Constituição como “PRECONCEITO”. Já por isso deveria ser denunciado. Segundo: se vc é bom, porque precisa de financiamento estatal?
    Eu me viro sem ele, e me dou muito bem!!!!

  156. Cida

    -

    18/03/2011 às 19:03

    Ele é famoso quem???????

  157. FABRICIO

    -

    18/03/2011 às 19:03

    É…
    o incentivo ao “artista” já se tornou internacional - e a “xakira” já quer uma tetinha….

  158. ogj

    -

    18/03/2011 às 19:02

    Olha eu concordo com tudo menos com a parte do pastel… Se tem uma coisa que eu adoro é ir à feira comer pastel aos Domingos. E na boa, só a barraca que como pastel dá emprego para mais de 5 pessoas… Por mim criaria uma linha de financiamento especial no BNDS só para pastelaria…
    PS: Ninguém declara poesias melhor que o Cid Moreira ou o Pedro Bial… heheheh

    Abraxxxxxxxxxx

  159. Lodisval Félix

    -

    18/03/2011 às 19:01

    Para o PT não existe critica construtiva ou merecida pela má atitude ela é sempre fruto do preconceito. Na verdade o PT não admite criticas, se acha acima delas, acima do bem e do mal, são os eleitos, os ungidos.Isso dá tese.

  160. anonimo

    -

    18/03/2011 às 19:00

    Caramba, acho mesmo a MB uma boa cantora, embora a melhor seja Elis Regina, mas daí a eu lhe dever alguma coisa, já é conversa de idiota.
    Quando me interessou comprei seus ‘discos’ e com esse dinheiro ela viveu, porque é o seu ‘trabalho’. Pois que continue trabalhando como todos nós.

  161. CW

    -

    18/03/2011 às 18:58

    “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão. Mamãezinha quando dorme pôe a mão no coração.” Minc Leão Dourado, manda logo meu cenzinho!

  162. luiz

    -

    18/03/2011 às 18:57

    Bethania parece a gralha grauna, pavorosa, decadente, declamando poesia então, cruzcredo, deus me livre
    __
    Só não é +ridiculo que todo o cinema nacional junto.
    ___
    Essa gente não perde 1 oportunidade de destilar inveja em SP
    Pois vamos boicotar toda essa M_rda

  163. vinicio

    -

    18/03/2011 às 18:57

    o que tem que receber não recebe que é o povo cansado de gritar, pedir mais segurança e melhorias na saúde,vamos entrar no blog dito,enquanto o seu lobo não vem,vamos ter ternura, vamos sentir beleza at´é nas trapalhadas com o dinheiro jogado ao vento.,ao que tudo indica os contatos do povo cai na central errada;os da moleza não necesita de esforços apenas de uma bandeja nas mãos.

  164. Justice

    -

    18/03/2011 às 18:57

    Quem são ou quem eram esses cantores e compositores, que brotaram nos campos da ditadura, e brindaram toda uma geração com músicas fortes e inesquecíveis?
    Que decepção, mas sem nenhum espanto, constatar que envelheceram mísera e feiamente, e hoje se esfarelam, diante dos olhos daqueles que os aplaudiram, simplesmente porque hoje, se tornaram meros oportunistas, que não honram suas biografias e nem se preocupam disfarçar a verdade de serem um bando de picaretas, procurando viver a vida na flauta, às custas de quem sustenta, através de impostos, a farra petralhada que inundou o País.
    Que inveja tenho do Japão e de seu povo, que mesmo devastado por tsunamis, mostram o que é ser civilizado e trabalhador.
    Gostaria muito que os Japonêses, vítimas dessa grande tragédia, viessem reconstruir suas vidas no Brasil, e desejaria ainda, ardentemente que essa corja ociosa, sem-vergonha e lamuriosa , da qual faz parte esse Furtado, do qual nunca ouví falar, fossem tragados, junto com todos os ressentidos com a cidade de São Paulo e os Paulistas, por um tsunami, o mais mais espetacular que a natureza pudesse nos brindar.

  165. Ex-petista

    -

    18/03/2011 às 18:56

    Reinaldo,

    olhe só o concurso lançado no Twitter: Por que o Mundo Precisa de Poesia?

    A chamada está neste site da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/890154-concurso-por-que-o-mundo-precisa-de-poesia-vai-premiar-melhor-resposta-no-twitter.shtml

    De certo modo, é um chiste com o zumzumzum sobre a Maria Bethania.

  166. Aprendiz de Lógico

    -

    18/03/2011 às 18:54

    Os “artistas” no Brasil, salvo raras exceções, não passam de prostitutos dos governos de turno.

  167. Cris Azevedo

    -

    18/03/2011 às 18:53

    Aiai. Isto me lembra a Fernanda Montenegro, a Gloria Pires e outros artistas passeando pelos corredores do Congresso, reinvindicando subsidios.
    Não sei se rolou ou não, mas as propagandas de estatais…aaaaaaaaaaaah, rolaram! É Caixa, É BB, uma festa!
    O PT é assim. Compra todo mundo que tem um preço.

  168. Lourenço

    -

    18/03/2011 às 18:52

    São Paulo é atacado por esses “defensores da justiças social e racial” porque é o estado que está no fronte midiático, econômico e político, e é a grande resistência contra o movimento bolivariano-comuno-petista que essa turma está implantando no país. A seqüência de ataques seria o PR, SC, talvez MG, RS (no momento não pode pq tem um governador petista). É o mesmo sentido dos anti-americanos, que se esquecem de ser anti canadenses, franceses, britânicos e alemães.

    Esse sujeito errou tanto que não se tocou que a elite nordestina é BRANCA, em uma região de maioria mestiça, seguida de negros e brancos. A elite nortista também é BRANCA!
    E agora ele quer dizer que os brancos de SP são os opressores dos “necessitados” do país.

    Ah se fosse uma crítica de mesmo nivel para com um nordestino, hein? Daria o que falar por 2 semanas nos noticiários.

  169. Exilada na NZ

    -

    18/03/2011 às 18:52

    Caro Reinaldo, eu acredito piamente que o Jorge Furtado (e toda a sua patota,Bethânia,Andrucha,Chico Buarque,etc.) está sendo sincero, na sua falta de caráter. Ele realmente acredita que o povo brasileiro (principalmente a parte excluída socialmente) deva se comportar como seu súdito. Ele realmente acredita que a prioridade da nação deva ser atender aos seus caprichos de menino mimado, em vez de lutar contra a corrupção e todo o mal que ela causa. Nem você, nem ninguém, nunca o convencerá de que este comportamento dele não é, nem de longe, o de um cidadão ético, porque ele não faz a mínima idéia do que seja isso. Ele e seus colegas “artistas”, “intelectuais” foram forjajos sem qualquer decência, sem qualquer valor. E assim será por gerações, já que eles se reproduzem, tem herdeiros. Se é que dá pra se ver algo bom nesta história, é a desmistificação da desonestidade, como uma coisa das classes “inferiores”.

  170. Chris-SP

    -

    18/03/2011 às 18:50

    Reinaldo,
    Ah!!, quer dizer que ser contra alguma coisa é ser preconceituoso e direitista????? Eu não sou ignorante, preconceituosa e nem muito menos mau caráter. Simplesmente sou contra um investimento que interessa somente aos bolsos de quem quer produzir este tipo de cultura. Os brasileiros já estão de saco cheio de pagar altíssimos impostos, e não vêm retorno algum para o país pricipalmente em termos de educação. Este bando de maladros deveria ir trabalhar ao invés de querer usar dinheiro público para produzir sua arte. Que assumam o risco, com o seu próprio bolso, como qualquer empreendedor.

  171. bastião

    -

    18/03/2011 às 18:50

    Cara essa foi forte,vou pegar o meu dálmata e pintar mais pintas pretas porque os viras-latas já estão com inveja.Outro dia um cão de rua perguntou o que ele fazia para ficar branco,porque ele não gostava de sua côr misturada,ele elegantemente respondeu:A minha raça é pura a sua é misturada,eu não tenho culpa.

  172. Lilyane

    -

    18/03/2011 às 18:47

    Essa repeticao idiota contra ‘brancos de Sao Paulo’ e’ sintoma de pobreza de espirito. Essa gentalha se esquece que Sao Paulo e seu poder aquisitivo os sustenta.
    Boicote a esse ignorante intelectualoide ja’. Mais infeliz que aquele outro, que disse que Sao Paulo era o tumulo do samba e teve que engolir a patacoada.

  173. luiz

    -

    18/03/2011 às 18:46

    Belíssimo, bravo.
    Comparar Bethania com pastel é ofensivo, coitado do pastel.
    Devemops ainda homenagem das pasteleiros orientais que estudam e trabalham sem pensão nem documento.

  174. Francisco de Taubaté

    -

    18/03/2011 às 18:46

    Maravilha de azul sobre o vermelho petralha. Essa senhora é um porre tentando cantar, imagine então declamando poesias. E o que é pior, às nossas custas. Eu quero mais que ela vá catar coquinho bem longe, ela e sua trupe. Me lembrei que tenho uns dois discos que preciso jogar fora. Os do jabuti já foram pro lixo. Mais um motivo, entre tantos, pra não ver cinema brasileiro.

  175. Emerson

    -

    18/03/2011 às 18:46

    Reinaldo seria Jorge Furtado a Leni Riefenstahl do Brasil?

  176. Ex-petista

    -

    18/03/2011 às 18:45

    Ele é o diretor do curta Ilha das Flores, um filminho (pequeno de várias maneiras) demagógico, superficial, mistificador, hipócrita etc. enfim: de esquerda.
    Eu, quando era petista, assisti a esse lixo e achei o máximo. Eu era petista, me desculpem.

  177. Aprendiz de Lógico

    -

    18/03/2011 às 18:44

    “b - ambos têm sua função social:”

    Cuidado, Reinaldo!!! Função, simplesmente, ou função na sociedade. rs

  178. Guilherme Barba-Ruiva

    -

    18/03/2011 às 18:44

    Boa, gostei, achei que todos os jornalistas estavam crucificando agente, eu tenho blog, gastei 2 reais com ele para comprar um disquete, eu protestei abertamente e vou continuar protestando, bom saber que tem bastante gente esclarecida do lado do pessoal que escreve blogs e edita vídeos. Só tenho a agradecer Ricardo, boa mesmo

  179. Renata

    -

    18/03/2011 às 18:44

    Um país que grande parte da população vive no esgoto, sem um sistema de saúde digno, um sistema educacional mediocre, infra estritura precaria e ele vem com um papo desses!
    Acho que ele acha que o povo merece pão e circo.

  180. Camila Oliveira

    -

    18/03/2011 às 18:43

    Maravilhoso, obrigada por lavar nossa alma!!

  181. Cris Azevedo

    -

    18/03/2011 às 18:43

    Li que a Dona Gal Costa pegou uma boquita dessas para seus shows. Serão, parece , R$ 2 milhões, para 5 shows, que se tornarão DVDs. Virou a festa da uva, reinaldo!

  182. alimped

    -

    18/03/2011 às 18:43

    O filme “Saneamento Básico” é a maior prova do pensamento de Furtado. Ele tinha nas mãos um ótimo argumento para mostrar o absurdo que são essas leis de incentivo em um país carente de tudo. Até de esgoto. Mas definitivamente, não é esta a mensagem do filme em seu final…

  183. Cris Azevedo

    -

    18/03/2011 às 18:42

    Muito bem. O senhor aí em cima, esse tal Furtado (oi?) já disse a que veio. Já explicou também porque a artistada toda enfiou a mão, os pés, a cara na m$#@*. Pois nenhum destes bravos artistas levantou sua voz contra a roubalheira, a safadeza de que fomos e somos vitimas.
    É claro. estão muito bem pagos para isso.
    E esta é a realidade. Pagaram bem.

  184. ricardo

    -

    18/03/2011 às 18:42

    la no meu estado, SC, principalmente no interior, ta cheinho de branco-loiro-dos-olhos-azuis que vive de levantar bem cedo e ir plantar para poder colher, vender e sustentar a família…tem as mãos calejadas da terra, moram em casas rurais humildes, porem limpas e sempre ha uma bela mesa de cafe com pães e bolos esperando o visitante, seja ele branco, amarelo, azul ou preto…essa babacada petista tem que começar a pagar pelas porcarias que falam!

  185. José Rogério

    -

    18/03/2011 às 18:42

    Tio Rei, acho que pertenço à elite empresarial brasileira. Gosto de cinema, ontem assisti um filme de um diretor chamado Pier Paolo Pasolini cujo título é Il Vangelo secondo Matteo e achei muito interessante. Agora vc poderia me dizer quem é este Jorge Furtado? Deste nunca ouvi dizer!

  186. Marcello

    -

    18/03/2011 às 18:41

    Brilhante Reinaldo! Brilhante!!

  187. Renata

    -

    18/03/2011 às 18:41

    Brilhante Reinaldo. Acham que temos vocação para idiotas.

  188. Marco

    -

    18/03/2011 às 18:41

    A melhor definicao deste individuo que nao precisa fazer forca para ser mais um imbecil que vive as custas do governo,” Furtado ignora, ou finge ignorar, que o governo não produz nada — muito menos dinheiro. Seus recursos pertencem aos brasileiros e saem do seu trabalho. Os colegas cineastas de Furtado nos EUA geram receita para o estado e para os americanos. No Brasil, Furtado integra a categoria do que “captam” dinheiro do estado e dos brasileiros, via renúncia fiscal, para fazer as suas obras. Em benefício do povo, é claro! É uma pena que socializem só suas metáforas mixurucas com a brasileirada. O fon-fon, eles embolsam. Vejam que, para este valente, Maria Bethania deveria ser um item do Orçamento: como uma ponte, uma usina, a saúde ou a educação. Dilma deveria fazer um “PAC Maria Bethania”.
    Em tempo: o pedágio de São Paulo faz o estado ter as dez das dez melhores estradas do Brasil, com quase 90% da malha estadual em condições ótimas ou boas. É um modelo que salva vidas. Curiosamente, ao listar as lambanças, Furtado deixou pra lá o mensalão do seu partido.”

  189. anonimo

    -

    18/03/2011 às 18:40

    Esse sujeito já andou por aí fazendo suas ‘artes’ com dinheiro público, a tal da renúncia fiscal, e ainda cobrou pela sua dita ‘arte’e caro, certamente.
    Cara-de-pau.

  190. Rogerao

    -

    18/03/2011 às 18:39

    Qtas casas o Minha casa, minha vida está deixando de entregar por conta de poesia na internet?
    Idéia de gente rica, que acha que 545 dá pra viver e sustentar familia.
    Escutar poesia ganhando sal. min.?
    A meta não é erradicar a pobreza? Ou enriquecer os amigos do governo? 50.000.000.000 - 10.500.000 = ? sal. min, casa, educação, saúde, transporte….

  191. bastião

    -

    18/03/2011 às 18:37

    È melhor beijar imagem de santo do que o páu do obama

  192. ricardo

    -

    18/03/2011 às 18:37

    acho curioso como eles detonam os brancos sem medo algum de levar processos por preconceito…eh tipo liberado geral enfiar todos os brancos no mesmo balaio do qual eles imaginam que nos viemos…e eu não devo nada a Bétânia!

  193. anônima-RJ

    -

    18/03/2011 às 18:35

    BRAVO!!!

  194. Melissa

    -

    18/03/2011 às 18:34

    Engraçado, tente solicitar financiamento para a realização de um congresso científico. Com mil formulários a preencher e mil prestações de conta. Até aí tudo bem. É mais do que necessário prestar contas minuciosas dos gastos, pois trata-se de dinheiro público e, quanto a isso, não resta nenhum dicussão a fazer. O que é bem desconcertante é que, se em tal projeto inclui umas moedas para contratação de mão-de-obra para fazer uma página de divulgação do evento a internet, sendo que isso é vital para que o evento ocorra, tal item é cortado, como supérfluo. Estou falando de gastos da ordem de R$ 1000,00 (mil reais). Agora para essa corja de lesa-pátria há dinheiro de sobra. Eu já havia colocado os discos do Chico Buarque no arquivo morto. Vou acrescentar os da familia toda de D. Bethania. Pelo jeito, como as pessoas não prezam mais a sua biografia, meu arquivo morto vai precisar de ampliação.

  195. anonimo

    -

    18/03/2011 às 18:33

    Poxa, já encheu essa história de pegar no pé dos brancos brasileiros.
    Já temos até dificuldades, algumas vezes, em pegar um simples ônibus - motorista não para. Ridículo, né?
    Acho que está na hora de se meter um processo em cima desses pilantras.
    Avisa o energúmeno que ‘todos são iguais perante a lei’etc. etc.

  196. Jota

    -

    18/03/2011 às 18:32

    É sugestivo o sobrenome do petista “indignado” e “humilhado por pedir patrocínio à empresários”.

    Talvez ele pense que o “gueto branco direitista no enclave paulista” lhe tenha furtado o que lhe é de direito: o dinheiro do povo como o qual ele cria sua arte.

  197. Memyself

    -

    18/03/2011 às 18:32

    Só faltou o artista indignado pedir a cabeça dos paulistas brancos. E não apresentou um argumento sequer que justifique porque eu deva pagar para qualquer um fazer arte, ou como quer que chamem a coisa.

  198. Ricardo Magalhães Passos Frota

    -

    18/03/2011 às 18:32

    REY, esta parte do texto “Nada garante que os produtores do blog terão sucesso em sua jornada de mendicância entre a elite empresarial brasileira, freqüentemente iletrada.”, me lembra um pedacinho de um livro de ficção chamado “A REVOLTA DE ATLAS”, quando o irmão de um industrial pede dinheiro para ele para seus projetos “comunitários”, mas pede para que ele dê o apoio em dinheiro vivo, para que as pessoas não saibam que foi o irmão industrial que lhe deu o agrado!
    AYN RAND conhecia mesmo a mente do socialista! É impressionante como a vida imita a arte!

  199. ze da silva

    -

    18/03/2011 às 18:30

    espetacular!

    um dos melhores vermelho e azul que já li.

  200. Inez

    -

    18/03/2011 às 18:30

    Brasileiro nenhum deve nada a Betânia ou a qualquer outro artista porque estes ganham muito bem pelo que fazem, se alguém quer assistir a um show de Maria Betânia tem que pagar e caro, portanto, os brasileiros já pagam o que lhe é devido.
    Esse babaca que se diz cineasta deveria pensar pelo menos um pouco ao fazer declarações.
    A Educação e a Saúde precisam de verba muito mais que qualquer artista, aliás diga-se de passagem nós pagamos caro por uma coisa que não temos.

  201. Laelia Carvalho

    -

    18/03/2011 às 18:27

    Alguém diga à esse “sr” que a gritaria é coisa de brasileiro cansado de pagar imposto e não ter serviço que preste em educação, saúde e segurança (para dizer pouco); cansado de ver malandros metendo a mão no dinheiro público sem a menor vergonha; cansado de ouvir mentiras e promessas que nunca são cumpridas. PT é o partido do “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”. Mudou a política… PRA PIOR.

  202. Edu

    -

    18/03/2011 às 18:27

    Reinaldo,parabens pelo post,e uma pena que fique restrito apenas aos seus leitores.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados