Blogs e Colunistas

07/02/2007

às 5:15

Cartilha do governo Lula estimula alunos de 13 a 19 anos a narrar suas “transas”

Por Leila Suwwan, na Folha desta quarta:
O governo federal elaborou e vai distribuir para estudantes de escolas públicas de 13 a 19 anos uma “agendinha” com dicas sobre beijo, sedução, masturbação e saúde. Polêmica, a cartilha inclui até uma lista a ser preenchida com as melhores “ficadas” -relacionamentos-relâmpago entre jovens.Na parte sobre beijos, a cartilha orienta que “beijar muitos desconhecidos numa única noite não é tão bom assim”, pelo risco de doenças. Mas compara o beijo ao chocolate, por “aguçar todos os sentidos” e “liberar endorfinas”, com a vantagem de ainda “queimar calorias”, ao contrário do doce.O material faz parte do programa Saúde e Prevenção nas Escolas – Atitude para Curtir a Vida e aborda temas variados que vão dos efeitos colaterais do aumento de peso (espinha e preguiça) até homenagem ao cantor Cazuza, morto por Aids.A cartilha foi elaborada pelos ministérios da Saúde e da Educação ao longo de 2006 e testada com alunos do Distrito Federal. A primeira tiragem teve 40 mil exemplares e o governo pretende encomendar 400 mil cópias adicionais.Um item que pode instigar polêmica entre pais são as duas páginas dedicadas às “ficadas”. Em uma delas, há espaço para o aluno preencher os detalhes das mais espetaculares de sua vida -com o esclarecimento de que a “ficada” compreende várias coisas: beijar, namorar, sair e transar.Nas páginas sobre o uso da camisinha, o caderninho ensina a colocar o preservativo sob o título “O pirata de barba negra e de um olho só encontra o capuz emborrachado”.Entre os cinco motivos para usar camisinha há a “sedução”, além da “proteção”: “Colocar o preservativo pode ser uma excelente brincadeira a dois. Sexo não é só penetração. Seduza, beije, cheire, experimente!”.
Assinante lê mais aqui
CAMISINHA - O Ministério da Saúde anunciou ontem que pretende ampliar a distribuição de camisinhas para jovens nas escolas públicas após uma pesquisa constatar que 45% dos estudantes ouvidos tinham vida sexual ativa e que 30% não haviam usado preservativo na sua mais recente relação.O governo rejeita que exista uma estimulação sexual precoce com a medida e avalia, com base em pesquisa da Unesco, que é necessária uma política pública sobre o tema que não seja omissa. Hoje, o programa de DST/Aids tem como meta anual a distribuição de 100 milhões de camisinhas para a faixa etária de 13 a 24 anos.Ainda não há previsão de quando e como será feita a distribuição, mas pelo menos uma das formas será por meio de máquinas eletrônicas -já existe um concurso para o desenho do equipamento nas escolas técnicas federais. “Já existe uma decisão concreta de expansão”, disse ontem o ministro da Saúde, Agenor Alvares.
Assinante lê mais aqui
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

173 Comentários

  • mineira

    -

    30/10/2010 às 6:47 am

    Meu Deus,um presidente que se vangloria por nunca ter conseguido chegar ao final de uma página de um livro e diz que ler é muito chato,nem sabe o conteúdo dessa pseudocartilha.Pais,pelo amor de Deus e de seus filhos e netos,não deixem a orintação dos seus filhos nas mãos de pessoas inescrupulosas,crie-os no temor de Deus para que fiquem imunes à essas pragas que estão deixando a nossa juventude sem ideais,sem rumo certo,por favor,adotem seus p´roprios filhos antes que o governo os manipule.Mineira

  • rubens

    -

    29/10/2010 às 3:46 pm

    vergonhosooooooooooo

  • marly

    -

    29/10/2010 às 11:19 am

    Educação sexual se faz nescessaria, porém eu vejo uma diferença entre “educar e estímular” . Nisto estao esquecendo o problema das drogas q ao meu ver é bem mais nescessario a preocupação, jovens estao acabando c a familia entrando p criminalidade,esse papo eu ñ vejo em debates e qdo acontece é o menor tempo

  • Anónimo

    -

    28/10/2010 às 10:47 am

    QUERIDOS PEÇO QUE PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VOU ESCREVER PRINCIPALMENTE QUEM DEU A LEGALIDADE DESSAS COISAS ACONTECEREM.
    NA PALAVRA DO SENHOR DIZ: EM GENESIS CAP 13 QUE ELE NÃO ACEITA A INIQUIDADE E A ABONINA A INIQUIDADE E ASSIM COMO AQUELE PODE PAGOU PELA SUA INIQUIDADE NOS TAMBÉM PODEREMOS PAGAR.
    NOSSA NAÇÃO PODE DESAPARECER DO MAPA O BRASIL PODE SER UMA VAGA LEMBRAÇA POR QUAUSA DA INIQUIDADE.
    CREIO QUE O SENHOR JÁ ESTA A PORTA TANTAS COISAS JÁ ESTÃO ACONTECENDO ISSO SÃO SINAIS DA VOLTA DELE.
    QUE O SENHOR POÇA TER MISERICORDIA DE NOS POIS O QUE O DIABO TEM PLANTADO NAS MENTES E NOS CORAÇÕES DESSE PODE É APENAS O QUE ELE DISSE QUE FARIA ELE DISSE QUE VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR ELE ESTA CUMPRINDO O QUE ELE DISSE.
    ESPERO QUE O SENHOR TENHA MISERICORDIA DE SUA VIDA É VC QUE ESTA LENDO ESSA MENSAGEM.
    POIS DO HOMEM DEUS TE LIVRA, DO DIABO DEUS TE LIVRA, MAIS DE DEUS QUEM TE LIVRARA NINGUÉM SAIRA IMUNI AO DIA DO JUGAMENTO LEIA A PALAVRA DO SENHOR E EU PROFETIZO QUE VC TERA O RHEMA DESSA PALAVRA.QUE DEUS O ABENÇÕE E VC QUE CONCORDA COM ISSO QUE DEUS COMEÇE A ESTREITAR OS SEUS DIAS E QUE VC POÇA VER QUE DEUS NÃO É UM BRINQUEDO.

  • anizio

    -

    26/10/2010 às 10:35 pm

    se tem doença envolvendo a sexualida, OS GOVERNANTES PRECISAM ENSINAR A SOCIEDADE É SOBRE HIGIENE SEXUAL. XEXO É COISA NATURAL MAS DO JEITO QUE JÁ ESTÁ, PRECISA MAIS SER REFREADO DO QUE ESTMULADO PARA EVITAR TANTAS VIOLÊNCIAS SEXUAISE DISTURBIOS. O SER HUMANO QUE PRECISAR DE EDUCAÇÃO SEXUAL(A NÃO SER DICIPLINA) ESTÁ COM A INTELIGÊNCIA BEM A BAIXO DOS ANIMAIS E DOS BEBÊS.ACASO OS BEBÊS PRECISAM DE EDUCAÇÃO PARA MAMAR? E OS ANIMAIS PRECISAM DE INSTRUÇÃO SEXUAL? A ESCOLA PRECISA ESTIMULAR É A CRIATIVIDADE DOS JOVENS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR UM MUNDO MAIS BELO E JUSTO DO QUE CRIAMOS ATÉ AGORA. O PIOR DE TUDO: AS AUTORIDADES QUE NÃO CONSEGUIRAM CONTROLAR SUA LIBIDO, ESTÃO CONFUNDINDO EDUCAÇÃO SEXUAL, COM PERVERSSÃO SEXUAL.

  • LOBO

    -

    26/10/2010 às 9:21 pm

    Fico imaginando qual deveria ser a proposta para conbater o grande numero de gravidez em adolescentes, ou como combater o avanço da AIDS na população jovens, adultos e inclusive idosos. Aos criticos religiosos das açoes do governo, devo lembrar que para salver as pessoas eles precisao estar vivas. Isso mesmo (vivinha da silva), caso contrario vamos evangelisar a uma população de mortos, semelhantes as que se encontran nos paises da AFRICA. VIVA AO LULA, VIDA LONGA AO PRESIDENTE.

  • ELIAS

    -

    26/10/2010 às 2:50 pm

    Eu acho que o Lula tem mesmo moral para lançar esta apostila, por que como pai ele é um exemplo. veja o filho dele, um homem honesto, inteligente, trabalhador, administrativo a ponto de ser um monitor de zoologico e em menos de 8 anos de governo do sei pai se tornou um mega milionário, a ponto de se dornar dono da telefonias OI. Imagino que o Sr. Lula se inspirou nisso para lançar esta apostilha. Por isso dalhe PT neles quem sabe o seu filho tambem não seja dono de uma grande empresa no inferno. Abra o olho e não deixe o mundo ensinar seu filho, mais siga o conselho do sábio Salomão quando diz: Ensina a criança no Caminho em que deves andar, para até quando existir um PT na face da terra ele não seja desviado deste caminho. Abraços e que Deus ilumine a mente de cada eleitor

  • michael

    -

    26/10/2010 às 10:41 am

    Agora as coisas estão ficando do jeito que o “diabo”gosta… parabens LULA.. vc conseguiu

  • M. Filho

    -

    25/10/2010 às 2:03 pm

    Só focar uma solução paliativa não resolve, precisamos ser como a camisinha, prevenir e guardar nosso corpo do mal, ensinar um filho a se guardar para sua esposa, ensianr a filha que em geral os homens definem que é normal uma moça não ser mais virgem, que isso não tem nada a ver, mas que na hora de escolherem uma esposa, sua preferencia não é o que declaram. Vamos cuidar de nossos filhos, essa responsabilidade é nossa.

  • Alencar

    -

    25/10/2010 às 12:57 pm

    Você que é pai e mãe, ensine seu filho sobre sexo. Não deixe que a omissão dê oportunidade a um governo imoral depravar sua família.
    Você que é cidadão, não deixe que isso continue. Vote contra o PT.

  • Rubens

    -

    24/10/2010 às 10:47 am

    O mais triste de tudo, é que esse governozinho de merda, vem tentar cumprir tarefa destinada aos pais, quando nem as próprias, ele deseja, pretende, ou, quer cumprir.
    À César o que é de César… SEU MOLUSCO TRUCULENTO E ANALFABETO!!!
    Deixem-nos ensinar aos nossos filhos o que achamos certo! Isso cabe à nós, os pais.

  • Lu

    -

    23/10/2010 às 4:31 pm

    Nossa estou horrorizada com esta disputa Presidencial, acho que nunca vi coisa igual tanta baixaria, estamos acostumados a ve este tipo de coisa em disputa para Prefeito e nos interiores de Minas, onde tem cidades de pouca população, não entendo porque o TRE deixa este tipo de coisa acontecer, acho que depois desta eleição seria importante reverem as regras de uma disputa, porque o que temos visto na TV é um desrespeito com NÓS BRASILEIROS. Que desespero é este para SUBIR A RAMPA. Aparecem que estão num vale tudo…pena que não tem outro candidato, porque bom seria que nenhum dos DOIS ganhassem esta ELEIÇÃO para aprenderem a respeitar o POVO.Queremos ligar nosso Tv e ouvir o que vão fazer não acredito que o povo está interessado em significado de ditado popular .Que polêmica por causa de uma bolinha de papel contratam até perito brincadeira né quantas vezes o povo é agredido nas grandes cidades e não se vê o governo fazer nada …TENHO CERTEZA QUE NÃO SÓ EU , MAS MUITOS BRASILEIROS NÃO VE A HORA DE CHEGAR DIA 31 PARA FICAR LIVRE DESSA BOBAGEM QUE ELES CHAMAM HORÁRIO POLÍTICO.

  • Anónimo

    -

    22/10/2010 às 9:02 pm

    e impressionante como os governadores não tem oDEUS VERDADEIRO no coraçao. lamento. mas quando as 7 ultimas pragas começarem a cair . nao quero estar na pele deles não. Como no passado. Deus tem alertado constantemente a se voltarem para Deus. mas o inimigo de nossas almas não está parado não . ele deseja o pior para a humanidade desde as geraçoes antigas . até a nossa . e talvez a geraçao futura. se Jesu não voltar antes. venha logo senhor Jesus. e minha oração.

  • Anónimo

    -

    22/10/2010 às 6:27 pm

    com esse governo antidemocrático. faz medo se manifestar contra.

  • Elenice Castilho

    -

    21/10/2010 às 6:33 pm

    Como podemos impedir que tais cartilhas cheguem a nossas crianças? Será que não existe nenhum parlamentar descente neste País? Vejo com muita tristeza tal situação, nunca fui Petista e nunca votei no Lula…. mais agora temo pelo
    governo que possa vir….

  • Henrique

    -

    19/10/2010 às 3:59 pm

    Que vergonha pra nos Brasileiro com este Governo,( no Estrangeiro ) para quem simpatiza com Castro, Chaves ,Morales ,Musadinechad e Dilma,esta abrindo as portas para entregar o nosso Pais ao Chaves da Venesuela , Deus nos livre da terceira Guerra mundial que pode acontecer no continente das Americas.

  • wong

    -

    19/10/2010 às 11:36 am

    A Família é a celula mater da sociedade. Destruindo a familia, os “dirigentes” conseguem o que querem. Educação sexual, sim. Ensinar deturpações, não.Gays,lesbianismo,aborto: são coisas contrárias à natureza original.A natureza não reage de imediato, mas se vinga ao longo do tempo. Vamos colher os frutos do que plantamos, esta lei é infalivel.

  • RUTH

    -

    18/10/2010 às 10:48 pm

    ABOMINÁVEL! REPUDIÁVEL!
    O MEU PAÍS NÃO É ESSE BIG BROTHER BRASIL EM QUE O GOVERNO QUER NOS TRANSFORMAR!

  • anônimo

    -

    18/10/2010 às 7:13 pm

    Os furnicarios não erdarão o reino de Deus, nem os mentiros etc.. 1 corintos v… 6 a 10 tadinhos desses politicos não conhecem o PODER DE DEUS!!!! vão derreter no lago de fogo e enxofre.. infelismente…só resta uma coisa se arrepender…(de tanta baixaria) misericódia SENHOR.

  • Luciana

    -

    17/10/2010 às 1:24 pm

    O sexo ainda é um tabu muito forte, devido à grande hipocrisia de nossa sociedade. O fato é que crianças e adolescentes se masturbam ( mesmo sem cartilhas), têm curiosidade natural pelo assunto e buscam saciá-la seja de que maneira for e quer os adultos queiram e falem a respeito ou não. Acho que o sexo é parte natural da vida humana, cabe aos pais orientar os filhos para que busquem relações afetivas sadias e que respeitem e valorizem o seu corpo que é templo do seu espírito, o que é mais importante mas tb acho válido que as escolas estimulem um diálogo mais aberto para que os jovens parem de ver o assunto como coisa proibida e errada e absorvam melhor as informações que os ajudem a saber como se prevenir bem de doenças e gravidez precoce.A Partir daí, é livre arbítrio de cada um.

  • drsan

    -

    17/10/2010 às 12:45 pm

    Seguindo a inicial do colega Jotacê, o comentário feito pela Elis deixa claro que muitas pessoas neste país tem muito o que aprender, e não sabem nada de educação de crianças e adolescentes. Debater o assunto é uma coisa, mas entregar cartilhas mostrando as nossas crianças de 8, 10, 13…anos como se masturbar é outra. Daqui a pouco o país vai se encher de pedófilos, não existirá mais o respeito que pouco ainda temos, o caráter dos nossos jovens, famílias se destruindo por falta do amor em Jesus . “Deus salve esta nação que está prestes a sucumbir aos desejos de altoridades como a do governo Lula”. O inimigo está desfarçado com máscaras por trás de uma mulher,mas antes a de um homem que sancionou uma lei como esta, e diz que foi Unicef entre outros que estimularam, pesquise como é a cartilha na Alemanha onde o governo impõs e o povo teve de engolir a seco uma coisa pior ainda e sem direito de no mínimo uma pesquisa com pais e professores.

  • Jotacê

    -

    16/10/2010 às 3:27 am

    O comentário feita pela Elis mostra que a mesma está com informações erradas à respeito da maioria dos nossos adolescentes. Sou professor e posso afirmar que ainda tem muitas das nossas crianças entre 10 e 15 anos que podem até ter interesse em conhecer mais sobre as questões sexuais, no entanto tem receio de torná-las práticas, na maioria das vezes por respeito à educação dada pelos pais. É uma idéia errônea generalizar que todos os nossos adolescentes já estão adiantados na prática do sexo, porém iniciativas como a do governo federal é que podem empurrar muitas crianças para esta prática, quando existem tantas outras coisas importantes para elas aprenderem.

  • rita pereira

    -

    14/10/2010 às 11:17 pm

    AMADO PASTOR ACREDITANDO NO QUE OS PASTORES FALAVAM, VOTEI UM DIA EM GAROTINHO. FAÇA POR GENTILEZA UM COMENTÁRIO SOBRE ELE JÁ QUE O MESMO É PRESBITERIANO.

  • elis

    -

    14/10/2010 às 10:33 pm

    NOSSA COMO SE CRIANÇAS DE 13 A 19 ANOS NAO SOUBESSE NADA SOBRE SEXO …PELO AMOR DE DEUS DEPOIS DO 12 NEM CRIANÇAS SAO MAIS ..AGORA VEM ESTA CAMBADA DE FANATICOS RELIGIOSOS FALAR EM SEXO …SABE POR QUE PADRES NAO USAM CAMISINHAS, POR QUE MENINOS NAO ENGRAVIDAM…SENAO CAMISINHA SERIA OBRIGATORIO

  • Maria Laura Bandeira Peixoto.

    -

    14/10/2010 às 8:05 pm

    Estou boquiaberta com o baixo nível desta “cartilha”. Exerci, por trinta anos, o magistério e estas questões eram resolvidas pela família. Não vejo nenhuma chance da escola, sozinha, resolver as situações focadas nesta “cartilha” com a ajuda de tal “instrumento”.

  • Esio Vargas

    -

    14/10/2010 às 1:07 pm

    na verdade o que o mundo inteiro enfrenta é uma invesão de valores. A mentira virou verdade, só porque é moderna. O crime virou sonho de consumo para uma parcela cada vez maior da sociedade. Vivemos de aparências e em nome de uma pseudoliberdade vamos nos afundandocada vez mais no nosso ” craque”, o narcisismo.

  • joão carlos

    -

    13/10/2010 às 11:34 am

    Prezado Reverendo,
    O mundo, não é apenas o Brasil, caminha para o enfrentamento de temas até então reprimidos por uma sociedade dita guardiã de bons costumes. Esta sociedade está falindo para dar lugar ao debate livre e amplo de temas como aborto, pedofilia, discriminações nas escolas, homosexualismo etc… Nós fomos criados e formados para termos medo destes temas. Como se eles fôssem monstros que não pudessemos dominar. E podemos. Não acredito que Deus nos tenha proibido de debater estes temas de forma democrática e responsável, na escola ou no seio das famílias.
    abraço
    joão carlos

  • Richardson Oliveira

    -

    13/10/2010 às 8:27 am

    Vejo nosso País caminhando para a guerra entre os povos, mas não entre povos de outra nação, contra os nossos mesmos, temos uma canditada a presidencia da república que esconde quem ela foi no passado, pare, pequisa e pensa se vale a pena termos um governo como o de Lula / Dilma.

  • Silvio

    -

    12/10/2010 às 3:20 pm

    Não há duvida que Lula fez grandes conquista, mas por falta de princípios, está pondo tudo a perder. que Deus tenha misericórdia de nós.

  • Messody Benoliel

    -

    12/10/2010 às 10:16 am

    Não discordo do interesse e da manifestação do governo, ao
    alertar os adolescentes em cartilhas distribuidas nas escolas públicas, mas não da forma que está sendo redigida. Sei também que não se deve exorbitar nos conselhos, para que não se sintam propensos a experimentarem o proibido, tendência mórbida que os acompanha. Alertar com cautela e muita prudência e sem exageros de exemplos. Melhor é prevenir do que ter que remediar.

  • Anónimo

    -

    12/10/2010 às 10:07 am

    Messody Benoliel- 11/10/2010 às 10.oo hs
    Realmente concordo com que o governo participe desse alerta aos adolescentes, porém, prevenindo-os contra
    os excessos e os relativos perigos que correm, Mas, da
    forma que vem sendo feita, é tendenciosa e maligna, cujos efeitos são imprevisíveis, fazendo com que os adolescentes, interpretem tais esclarecimentos de forma
    errada, ou seja, como um incentivo ao uso abusivo do sexo.
    Compete inicialmente aos pais,pois as orientações governamentais, como está sendo feita, é uma faca de dois gumes.

  • Janette Consalter Merisi Vega

    -

    12/10/2010 às 8:22 am

    É preocupante o que se ensina neste País as nossas crianças. Elas ainda nao tem a capacidade de distinguir bem entre o bem e o mal. Querem continuar enchendo a cabeça dos pequenos de lixo. Pais cuidem em casa. Eles sao alvo fácil para o inimigo, Este governo é um desgraçado!

  • neide

    -

    11/10/2010 às 8:51 pm

    Acho que:primeiro os pais e que precisao ser educados. Se educados poderao educar seus filhos de maneira que tenhao sex e moral. De um geito ou de outro vao aprender, e se os pais nao sao ignorantes os seus filhos tambem !

  • Almiro Correia Bastos

    -

    11/10/2010 às 12:10 am

    O Governo tem que faqzer a parte dele, nos temos que educar nossos filhos em casa, e a Biblia diz, ensina o menino o caminho que deve andar e quando for grande não se desviará dele. não tenho medo do que possa vir do governo, pois toda autoridade so será estabelecida com o consentimento do senhor dos exercitos.

  • Dilza Miziara

    -

    9/10/2010 às 7:40 pm

    Sou Catolica Apostolica Romana. e como todo cristão aprendi que o sexo nos foi dado por Deus para procriarmos.Dom maior de Deus . A mulher e o homem participando da criação de Deus. Sou contra o Lula e nunca o admirei. Sempre estive cautelosa.Acho-o sim muito perigoso.Que Deus Salve nossas crianças.

  • Antoine Degas

    -

    7/10/2010 às 5:29 pm

    O homem é um animal.Sendo um animal,os instintos se manifestam intuitivamnete.Desta forma,com a idade adequada os jovens acabam por descobrir sua própria natureza biológica.Não há nenhuma necessidade de dar aula sobre assuntos sexuais,induzindo aos jovens a fazer coisas que mancham sua divina inocencia.Que há de mais lindo que uma menina ou menino inocente , formulando perguntas inocentes sobre o mundo que aos poucos vão descobrindo!!.

  • Artur S Maciel

    -

    7/10/2010 às 9:25 am

    Raphael – Pode ser sim culpa do eleitor, mas acho, sinceramente, que não se deveria permitir que candidatos analfabetos se candidatassem. O TSE e outros tribunais deveriam ser rígidos nas exigências e coibir tais fatos, mormente a cadidatura dos fichas-sujas que ainda ocorreram nessa eleição. Que DEUS possa iluminar as mentes de nossos magistrados e a nossa, de eleitores com consciência, para saber escolher corretamente em quem votarmos nessas e nas futuras eleições. Tiririca é uma aberração! Nem merece o meu comentário.

  • orlando

    -

    6/10/2010 às 7:56 am

    Isso se compara a deixar o macaco solto na loja de cristais. Não encontraremos um inteiro. A política desse governo é do tiro no pé. Fala em prevensão contra aids e aumenta o numero de promiscoos e de gravidez em adolescentes. Tanta arrumar uma coisa e estraga cinco.

  • Raphael

    -

    5/10/2010 às 3:04 pm

    O que mais me impressiona é ver que a população se preocupa mais em atingir uns aos outros e criticar a religião do outro… Uns ficam tentando agredir o outro com besteiras… Mas deixa pra lá, isso não é o importante agora!

    Sou presbiteriano e me deparo com estas situações… Quem sou eu para julgar o Governo PT ou qualquer outro Governo. Não me interessa qual a coligação ou partido, seja lá o que for. Me interessa o que está sendo feito. Sabemos que, infelizmente, nossa nação tem sofrido com maus Governantes. Culpa deles?! NÃO.. Isso é culpa nossa que elege quem não presta. Como é que Tiririca que é analfabeto e não entende de política ou de questões financeiras/sociais foi eleito?? Culpa dele?? Mais uma vez digo que NÃO. Tudo é culpa do eleitor.

    E ainda vejo gente choramingando dizendo que acha um absurdo votar. E aquele que sofreram no passado pela democracia, pelo direito ao voto??? Vocês preferem DITADURA???

    Temos que ser benção para o Governo. Orem, peçam à Deus para que ele tenha misericórdia da Nação, pois sofreremos com o poder dele. Não vamos ficar calados. É um absurdo o que o Governo tem ensinado aos jovens. Como disse um dos comentários: “agora são os jovens. E depois?? Serão as crianças???”

    Pensem… Protestem… Peças à Deus misericórdia. O mundo só está assim porque deixamos chegar a este ponto.

    Não critiquem religião. Eu sou cristão e nem por isso falo mal de outras religiões ou crenças.

    Para refletir:

    Vi que muitos voltara ao passado para falar da “Guerrra em nome de Deus”. Mas será que já passaram para olhar para dentro de si e refletir no que eles acreditam?! Temos a mania de generalizar:

    TODO pastor é ladrão. TODO policial é corrupto. TODO político é safado. Entre outras generalizações. Olhem para si mesmos. Vocês gostariam de serem acusados de algo que não são.

    Se TODOS fossem “safados ou corruptos” (seja qual for o adjetivo), nosso mundo seria um CAOS.

    Parem de julgar. Parem de falar.
    Levantem-se e façam alguma coisa!

    Que Deus os abençoe!

  • Lucia

    -

    5/10/2010 às 9:26 am

    Acho valida a ideia, pois em pesquisa feita por mim dentro da faculdade, constatei que a gramde maioria dos jovens comesão sua vida sexual muito sedo e não tem coragem, liberdade ou horientação de um adulto do riscos que correm por não terem os devidos cuidados com sua pessoa. Sou mãe e avó e horiente os meus filhso sobre tudo isso, sexo não é um bicho de sete cabeças e sim um assunto muito serio a ser tratado com nossos jovens com muita diginidade e respeito por todos nos pais, professores e qualquer adulto com todo respeito aos jovens. Sexo não é brincadeira e uma troca de respeito, amor e diginidade entre dois seres que se amam e não o que vi dentro da faculdade no periudo de 2000 a 2005 quando estava de volta as carteiras de estudo como aluna e amiga de colegas. ex. de uma das coisas que ouvi de uma colega “se estou com desejo por que não fazer sexo” isso saiu da boca de uma menina de 18 anos de uma familia tradisional que deu muita orientação da vida a ela. Se respeitar é importante para poder sobreviver bem neste mundo cão.

  • j. chaves

    -

    4/10/2010 às 8:01 pm

    esta é mais uma estrategia diabolica para induzir nossas
    crianças a vida sexual precoce,, baseado na inversão de
    valores moraes desta sociedade corrupta.
    sem duvida cabe aos “magistrados da bancada crista” , da assembleia legislativa , fazer valer os votos que receberam dos cristãos ,em seus pleitos eleitoraes,,,em seus discursos com promeças de “legislar em favor da classe evangelica “.
    … precisamos nos unirmos em favor da causa de cristo nesta patria! – levantarmos a bandeira do evangelho,em forma de pregação da palavra da verdade para destruir as estratégias do diabo!
    ass.j. chaves

  • ELIZEU C SANTOS

    -

    4/10/2010 às 7:04 pm

    ISTO É UMA POUCA VERGONHA ESTE GOVERNO É SATANISTA ESTAR ACABANDO COM A FAMILIA E TENTANDO ACABAR COM A IGREJA, SÓ QUE MAIOR É DEUS, NUNCA VÃO CONSEGUIR, VÃO SOFRER A JUSTIÇA DE DEUS.

  • Jefferson

    -

    4/10/2010 às 6:54 pm

    Muito interessante. O sexo como fonte de prazer e responsábilidades, esta se tranformando em fonte de lazer com a desculpa de se oferecer uma educação forçada em preceitos que não é consenso em nossa sociedade. Hoje o alvo são os adolescente e amanhã? serão as crianças? Aprendi que nesse mundo “tudo tem o seu tempo” queira ou não queira; e por que ao invés de proporcionarmos educação reflexiva em nossos adolescentes, o governo intenta inserir em nós a idéia de aclerarmos o desenvolver natural de nossos jovens, fundamentados em uma pedagogia sexual fora de época. Nossos jovens precisam de esclarecimentos e não experiências encontradas no campo da “achiologia” (eu acho isso, eu acho aquilo)

  • johnysiper

    -

    3/10/2010 às 4:12 pm

    O que eu vejo é que esta geração está cada vez mais perdida. Estão confundindo liberdade com libertinagem. Neste país se tem liberdade para matar, desde que seja réu primário. O que é verdade tornou-se mentira e a mentira em verdade. Deus tenha misericórdia.

  • Diacono Reinaldo Camargo

    -

    3/10/2010 às 11:20 am

    e muito tristeque o nosso governo esteja agindo assim mas como cristaos temos que continuar pregando o evanglho e ensinar a verdade e que Deus nos abençoe.

  • Anónimo

    -

    2/10/2010 às 11:32 am

    Senhores e senhoras. A única maneira de mudar isto, é escrevendo, mandando e-mails, para os nossos parlamentares , cobrando deles uma atitude contrária a essas iniciativas do ministério da saúde, da educação ou seja lá de que ministério for. Os nossos congressistas não estão no congresso para apoiar ou apresentar projetos que agrade a eles e sim que esteja em sintonia com as bases que o elegeram.De nada adianta ficar dizendo que isto é uma iniquidade, uma falta de bom senso, etc… precisamos cobrar deles uma postura adequada com o que pensam aqueles que o apoiaram e o colocaram no senado, na câmara federal, nas assembléias legislativas, câmara de veriadores, no governo do estado e na presidência da nação.

  • Francisco das Chagas Santana de Medeiros

    -

    2/10/2010 às 8:41 am

    Isto é uma vergonha, pois temos problemas graves em nossa nação para serem resolvidos e este governo imoral,faz apologia ao sexo desrregrado.

  • Anónimo

    -

    1/10/2010 às 8:27 pm

    daniel – já esta na hora de mudar e votar de acordo com a nossa conciência cristâ, o pt não presta para liderar o nosso país pois são um povo que não tem nenhum temor a Deus, são pessoas totalmente ímpias.

  • junior

    -

    1/10/2010 às 7:46 pm

    Uma palhaçada! Onde esta a moralidade??Quem quer ser imoral a lei guarda mas quem nao quer ser a lei seduz???Lei humana maldita estão construindo castelos para os demonios morarem aqui na terra nao tarda e jesus fará sua obra final Gloria a Deus!

  • Marcelo

    -

    1/10/2010 às 8:36 am

    Isso tudo que o Governo está fazendo já faz algum tempo é uma coisa articulada, pesquisada, manipulada, para tentar fazer que o povo que graças a Deus ainda vive sob uma Lei Judaico-Cristã, passe a viver fora dessa lei moral. Vivendo fora dessa lei que sempre vivemos
    ( lei Judaico-Cristã ) fica mais fácil deles manipular o povo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados