Blogs e Colunistas

18/06/2012

às 19:55

Bolsa Família e queda da violência — Calma aí, Mané de Stanford! Tenho as minhas prioridades! Não seja tão ansioso, rapaz!

Um “estudo” feito por pesquisadores da PUC-RJ decidiu medir o efeito do Bolsa Família na redução da violência em São Paulo. Os autores chegaram até a definir um número, sabem? Escrevi a respeito. Publiquei comentários de pessoas me criticando também. Xingamento e desqualificação, não! Vão xingar a véia. Não na minha página! Não patrocino ataques a mim mesmo porque outros o fazem, hehe…

Um dos comentários recheados de ofensas é de João Manoel Pinho de Mello, que se identifica assim logo nas três primeiras linhas: “professor associado do Departamento de Economia da PUC-Rio e PhD em economia pela Stanford University (2005)”. Parece que ele é o coordenador do trabalho. João Manoel não deve saber que já andei me estranhando com Noam Chomsky e que discordei de uma versão oficial que o Vaticano fez, do latim para o português, de uma encíclica papal. O Vaticano acabou se corrigindo. Não espero o mesmo de Pinho de Mello. Eu não me assusto com títulos, não! O professor poder ser um gênio, mas sua tese é um chute. Não é me chamando de “blogueiro” em tom de desdém que vai conseguir ter razão.

Escreveu um troço imenso tentando me desqualificar e pergunta algo assim: “Não vai ter a coragem de publicar?”. Claro que vou! Mas o dia traz notícias mais quentes e relevantes e preciso antes me dedicar a elas. Depois cuido de você. Seu texto será publicado na íntegra, num “Vermelho-e-azul”. Já antegozo o prazer da escritura. Fique frio aí, Mané de Stanford: deixarei claro aos milhares de leitores o que você pensa a meu respeito. Como não entro na sua página para ofendê-lo, posso até permitir que você me ofenda na minha, mas com resposta.

Se vocês lerem o post que escrevi a respeito, verão que não associo o estudo a ideologia ou algo parecido. Pouco me importa se os pesquisadores são de direita, de esquerda ou de centro. Quero saber se estão certos. Apenas levantei algumas questões incômodas que o chute do professor, recheado de aparente cientificidade, não pode responder. Mas cuidarei dele, e de sua ofensa quilométrica, na madrugada. Ele sustenta que o Bolsa Família concorreu para a queda da violência em São Paulo. Eu perguntei por que a violência explodiu no Nordeste, região que recebeu o maior número de bolsas. A sua resposta pode ser assim sintetizada: “Quem pode garantir que a violência lá não seria ainda maior sem o programa?”. E acha que, assim, me dá uma lição de moral científica. Tenha paciência!

Então seja corajoso e vá pesquisar o impacto do Bolsa Família na Bahia, rapaz, onde o índice de homicídios triplicou nos últimos 10 anos e demontre que, sem o benefício, o salto poderia ter sido ainda maior. Quero ver! Pra cima de mim??? Não há feitiçaria econométrica que possa fraudar a lógica elementar de maneira tão escandalosa. Mas eu cuido disso mais tarde.

Deixe de ser ansioso, Mané de Stanford!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

109 Comentários

  1. Rodrigo

    -

    19/07/2012 às 15:26

    É isso ai, Reinaldo!
    Vc, com seu poder inabalável de argumentação (“mané de Stanford” foi boa, grande sacada hein!! hehehehe), detona esses porcos petistas!
    É isso aí!
    Não sei pq a mídia não te dá o devido valor.
    Deve ser medo da sua coragem em combater os comunistas sujos que roubam nosso glorioso país!
    Força, Reinaldo, vc é o cara!

  2. Edem de Almeida

    -

    19/06/2012 às 19:30

    Um Phd de Standford resolve desenvolver um estudo sobre as aranhas. Apelida a sua mais robusta de Araqui e ensina-a a andar ao seu comando:
    -Anda, Araqui! A aranha obedece e anda.
    O doutor arranca duas patas:
    -Anda, Araqui! A aranha obedece e anda sem muito esforço
    Arranca mais duas patas e grita de novo:
    Anda, Araqui! O bicho, já com dificuldade, se arrasta.
    Por fim, arranca as quatro últimas patas e grita:
    -Anda, Araqui! O artrópode permanece imóvel.
    Conclusão do douto cientista:
    - Aranhas sem pernas não ouvem.

  3. Jose Silva

    -

    19/06/2012 às 17:21

    Esses caras de universidade so querem saber de dinheiro, trabalhar que bom…nada! Pergunta p esse Joao Manuel se alguma vez na vida ja bateu ponto? Vai numa universidade e vai ver que esses caras cheios de titulos so andam p la e p ca e nao fazem nada. Estudam p passar em concurso e depois…

  4. Roberto Santeli

    -

    19/06/2012 às 16:47

    Reinaldo,li texto maior antes do menor,a inversão se fez interessante, não pude deixar de rir do mané de stanford.
    O comedor de sonho de valsa viaja solenemente na maionese, apela para o latin, exibe as medalhas tenta intimidar com titulos, rótulos um palavreado cheio de firulas e se perde no óbvio, só queríamos saber como ele chegou ao percentual de 21%, o cara se enrola todo e não explica nada, apela para amigos tão importantes como ele, como se os títulos deles o salvassem do ridículo,escondido como um bom covarde que ele é atras de uma parede de fino vidro se atreve a provocar alguem aguerrido e bom de briga como voce, bom de briga e bom de argumentos, ele desafiou o cara errado para tentar aparecer se auto promover e acabou levando uma boa e merecida surra.
    Da-lhe Rei, pau no mané de stanford, ele bem merece.

  5. João Batista

    -

    19/06/2012 às 16:15

    Ele respondeu fazendo uma outra pergunta: “quem pode garantir que a violência lá não seria maior sem o programa?” Ué Sr. PHD …, não é o senhor quem deveria saber?

  6. A Verdade

    -

    19/06/2012 às 15:52

    É simplesmente inacreditável Sir Stanford!!! Veja bem:
    Se o senhor tivesse feito um estudo, dizendo que graças ao alto nível educacional nos últimos anos, a criminalidade diminuiu e tal… até aí tudo bem!! Bolsa Família??? Nem aumenta nem diminui. Cria um monte de dependentes sem esforço próprio!! Isso sim!

  7. Margedht

    -

    19/06/2012 às 15:22

    Esse sujeito que voce chama mané é o Doctor Ray,se não é,seria ele o Dóctor Horróris Causa Plóplia…

  8. vilmar

    -

    19/06/2012 às 14:58

    O Brasil se faz com gente que faz. Adoro quando profissionais formados no Brasil , sejam blogueiros,jornalistas,médicos engenheiros, etc…) tenha à audácia de argumentar com quem estudou lá fora. Estas são as pessoas do Brasil que eu amo, respeito e acredito. Há muita gente que passa pela escola mas escola não passa por por eles. Jayme Lenner um dos maiores urbanistas do mundo, não estudou lá fora. Veja devería dilvugar grandes profissionais de niveis de primeiro mundo que estudarm no Brasil e mostrar ao povo brasileiro.

  9. Marcos F

    -

    19/06/2012 às 14:47

    - Fez MBA ou doutorado?
    - Não precisei. Minha faculdade era muito boa.
    De antemão, sem leu seu vermelho-azul, tenho certeza que o emérito perdeu o mérito. Nada justifica essa tese.

  10. Marcos

    -

    19/06/2012 às 14:08

    O professor não pode “alargar” o espaço amostral, nem ignorar que a quantidade de amostras influi no resultado. O significa dizer que se eu jogar dados não viciados 10 vezes e, por coincidência der 6 nove vezes, isso não significa que minha chance de tirar 6 vá ser 90%. O mesmo se pode dizer de algumas escolas, em grupos de indivíduos na faixa etária de 16 e 17 anos apenas, possa representar o universo de todas as faixas etárias e todo o território de SP.
    Para saber mais sobre a intenção da pesquisa: follow the money!

  11. Renata

    -

    19/06/2012 às 13:50

    Venha estudar o impacto do bolsa-família em Curitiba, uma capital mais rica, menos desigual, que tem bolsa família e onde os índices de criminalidade estão explodindo!

  12. Mako

    -

    19/06/2012 às 13:43

    Aguardamos ansiosamente Reinaldo! Eu também já antegozo o destroçamento do pobre senhor Dr. presunçoso. Porque será que os teóricos nunca se preocupam em basear suas teorias em fatos?

  13. Nonato Mendes

    -

    19/06/2012 às 12:39

    Reinaldo, manda esse manezão vir para o Piauí fazer a sua pesquisa besta de bolsa família que ele vai comprovar o nocividade desta com a segurança. O PROGRAMA Bolsa Família, criado originalmente pelo PSDB, tirou muita gente da miséria absoluta, mas tambem criou muitos bandidinhos que começam assaltando as vovozinhas e depois o povo em geral. Esta é a verdade. O Bolsa Família não ensina a pescar, apenas recria os currais eleitorais dos atuais “coroneis” do nordeste = os famosos chefes e chefetes petralhas.

  14. Ricardo

    -

    19/06/2012 às 12:34

    Seu João Manoel, a única coisa que lhe garante respeito são seus títulos. Já o teor de seu pensamento, o seu método de argumentação e a conclusão da sua pesquisa não passam de tolices acadêmicas, ditadas por quem usa o achismo e não ciência. Não se esconda atrás da ciência nem de títulos, não! Suas conclusões são puro chute, permeadas de falácias. E não é preciso muito esforço para desmontar aquela psudo-tese. Volte para Stanford e tente lá aplicar essa lógica. Veríamos se seria tão “respeitado” lá como é aqui, onde a vigarice ideológica, o partidarismo e arrogância intelectual, infelizmente, tomam conta do debate.

  15. Sandra

    -

    19/06/2012 às 10:50

    Podemos adaptar uma famosa piada cruel ao método do professor:
    -Primeiro, criamos dois grupos: aranhas com as patinhas e aranhas das quais arrancaram as patinhas.
    -Depois, gritamos: Andem aranhas!
    Conclusão: aranhas sem as patinhas são surdas.

  16. carlos

    -

    19/06/2012 às 10:16

    Reinaldo, eu não falo que a sociedade deveria esfriar esses professores cheios de títulos, de universidades que não estejam entre as 100 melhores do mundo.
    Dão palpite em tudo, só não conseguem melhorar o nível da sua escola.

  17. José Maria

    -

    19/06/2012 às 10:09

    Minha tese é a seguinte, com a implementação do “bolsa familia”, os bandidos ficaram mais fortinhos e com isso melhorou o poder de roubar e enfrentar a policia. rsrsrs….

  18. V

    -

    19/06/2012 às 9:45

    Stanford eh Lullo bolchevique petista!

  19. André

    -

    19/06/2012 às 6:35

    Depois dessa se eu fosse o Mane pediria para nao publicar nada, se em um post pequeno você já destruiu ele imagino no vermelho e azul o que ira fazer….rs.

    Quanto mais tempo passa vemos esses seres estranhos aparecerem sabe-se lá de onde para endeusar as palhaçadas do babalorixá bananense, e se esquecem que essa bomba que as bolsas viraram vieram do governo Do PSDB…

  20. EP

    -

    19/06/2012 às 5:37

    Na linha “científica” de “quem garante que… isso ou aquilo”, é plaussível imaginar que a causa do aumento da crimalidade no nordeste seja o bolsa família… rsrsrsrs

  21. Assad

    -

    19/06/2012 às 5:31

    Reinaldo,

    Não só Bahia mas,
    RJ, PI,PA, MA, RS e por aí vai alías todos na maioria governados pelo pt e seis aliados, quanto a São Paulo lembro que temos o Melhor Governo e a Melhor Polícia do Brasil, em Particular a Santa
    “Rota”…

  22. Sergio - SJC - SP

    -

    19/06/2012 às 4:12

    E não é que a turma do governo federal fica dizendo que o estado de SP não se esforça para liberar benefícios federais (como esta bolsa esmola), então como é que este Mané, que deve ter passado o uma década no exterior só escutando que o PT e o Lula haviam transformado o Brasil, chega de volta ao Brasil dizendo uma barbaridade destas? Justamente no estado onde o PT tenta influenciar e não consegue nadinha de nada? O Mané acha que o governo Sergio Cabral e o governo petista já acabaram os problemas da segurança pública no RJ e no Brasil e usa SP, que tem sua própria segurança pública , para elogiar um beneficio do governo federal. Eita Phd de (com o perdão da palavra) mentirinha. Tá loco sô!

  23. Mateus

    -

    19/06/2012 às 3:20

    Caro Reinaldo, acompanho e gosto muito de seu blog. Sou estudante de doutorado em economia em uma universidade nos EUA. Não tenho nenhuma ligação com nenhum dos autores deste artigo, mas é com pesar que tenho que discordar de sua crítica. Eu li a resposta do João Manuel em um outro blog, e nela ele descreve exatamente como deve ser feito um estudo de causa e efeito. O pesquisador deve encontrar um grupo de tratamento (que será afetado pelo choque estudado) e um de controle (que não será afetado), e os dois grupos devem, a priori, ter uma evolução futura esperada idêntica na ausência deste choque. Ou seja, se o choque não existisse em primeiro lugar, o nivel de criminalidade esperado em cada um deve ser o mesmo. Logo, após o choque, caso haja alguma diferença entre os grupos, pode-se atribuir tal diferença ao choque. Neste caso, o choque é o Bolsa Família, que de acordo com os autores (não li o artigo) é a única diferença observada entre os grupos no período analisado. Por isso eles podem atribuir a diferença nas taxas de criminalidade entre os grupos ao Bolsa Família.
    Encontrar tais dois grupos é uma tarefa muito difícil, exige conhecimento do assunto estudado e muita criatividade para pensar em como desenhar o “experimento” (entre aspas pois isso é na verdade um experimento natural, é como se conseguíssemos isolar os dois grupos em duas salas diferentes e dar o Bolsa Família a um, mas não ao outro). Somente dessa forma podemos atribuir alguma causalidade entre choque e resultado observado. O fato de o Bolsa Família ter uma abrangência muito maior no Nordeste nada tem a ver com o fato de que o programa pode ter efeito de reduzir a criminalidade. Muita coisa aconteceu no Nordeste nos últimos anos, o Bolsa Família foi apenas uma delas. Como não conseguimos isolar o efeito do Bolsa Família neste caso (não podemos falar “antes do Bolsa Família, a criminalidade no NE era de X, depois mudou para Y, logo o Bolsa Família causou a mudança de X para Y), diferente de como podemos isolá-lo para dois grupos pequenos e idênticos de alunos da mesma região com a mesma idade, realmente não podemos dizer qual o efeito do Bolsa Família na criminalidade no NE. Infelizmente fazer pesquisa científica em ciências sociais no Brasil é um trabalho difícil, não há dados suficientes nem de qualidade. Mas o artigo dos autores, se feito como foi descrito na resposta de João Manuel, é um trabalho sério que deve ser lido e entendido com clareza antes de ser criticado.

  24. Christiane Rebola

    -

    19/06/2012 às 2:04

    Estudo realizado em algum buteco da esquina.

  25. Raissa Pedra

    -

    19/06/2012 às 1:41

    Mais um que quer publicidade através de Reinaldo. Antevejo
    as boas rizadas que daremos com o vermelho e azul. Estamos
    precisando,pois as decisões do Juiz Torinho trazem apreensão.

  26. João Filho

    -

    19/06/2012 às 1:31

    Reinaldo,
    .
    Meu irmão (51), físico e matemático, fez-se doutor aos 25 anos. Aos 45 já possuía 3 pós doutorados (nota máxima em todas). Quem não o conhece poderá ficar ao seu lado por anos sem saber que possui algum título. Fora do meio acadêmico, gosta mesmo é de vivenciar as práticas cristãs. E se perguntado dirá apenas ser professor universitário – e nunca dirá ser pesquisador com relevantes serviços prestados a ciência.
    .
    Moral da história:
    .
    Esse mané já é fruto podre da geração Apedêutica. Os “sabe tudo, não me conteste e veja com quem está falando”.
    .
    Que pobreza!
    .
    ps. Esse meu querido irmão gosta de enfatizar que se sabe algo de alguma coisa, foi por ter sido sempre contestado.

  27. formiga atômica

    -

    19/06/2012 às 1:22

    Mais um estudo patrocinado pelo convênio FORD/PUC/UNESCO/ITAÚ….

    Só para deixar claro: Gerações estão sofrendo os danos da PUC e a quantidade de pais que perdera seus filhos para a maconha nas dependências da PUC é gigantesca!!

    Todo mundo sabe que esta Universidade desde a década de 80 virou palco de capoeira, fumódromo de erva boa e coleitvo da esquerda revolucionária no RIO. Vide Professora Fátima Jordão… Quanta ideologia a favor do extermínio de nenéns nos ventres maternos! Um horror de frieza enrolada naquele canudo de araque!

  28. Luiz

    -

    19/06/2012 às 1:17

    Não faz um nem um mês que ouvi tiros na rua do apartamento onde moro, e quando saí de carro, um homem estava morto com 6 tiros na cabeça, na calçada do prédio onde moro. Issoporque ele fica localizando numa das três avenidas mais movimentadas da cidade, num bairro de classe média. Na rodovia que leva para a cidade de Cabedelo- PB, de quando em quando o pessoal da favela coloca barricadas e assaltam tantos quantos querem, sem a polícia para incomodar. Também, o dia que a polícia decidir incomodar, morre, porque esses caras são a lei. Eles só não tomam a cidade porque não querem. Pois a polícia militar do estado da Paraíba é provavelmente uma das menos equipadas do Brasil. Sequer tem armamento para enfrentar os bandidos daqui. Nâo tem um único helicóptero, armamento pesado, NADA. No máximo escopetas calibre 12. A julgar pelo que esse cidadão está falando, só posso imaginar que caso não houvesse bolsa família, o crime organizado já teria invadido a prefeitura e tomado o governo da cidade. Só pode.

  29. Luiz

    -

    19/06/2012 às 1:08

    Ele pode ser o cientista formado pela universidade número 1 da galáxia. Mas do pouco que foi publicado até o momento, com relação a seus comentários, fica óbvio que não há nada de científico nisso. É como eu sempre digo. Para muitos, diploma é só enfeite.
    Eu moro no nordeste, nasci aqui e me criei aqui. Conheço a Paraíba como esse senhor jamais conhecerá. Posso afirmar com autoridade que enquanto o bolsa família viha sendo instituido, implementado e ampliado, a violência no noedeste só aumentou. João Pessoa, a cidade que vivi 30 anos de minha vida, ficou horrivelmente violenta como jamais imaginei que ficaria. E chega a ser ridículo alguém querer dizer que um programinha de mesadinha influenciou nessa questão, seja positivamente, seja negativamente.
    A queda da violência em SP já é sabido por todos os leitores desse blog o verdadeiro motivo que a causou.

  30. UNK

    -

    19/06/2012 às 1:08

    Reinaldo e amigos,

    manda a tese de doutorado do Mercadante para este pessoal!
    manda o CV Lattes da Dilma para eles. ( o antigo…onde ela mentia descaradamente ter mestrado e doutorado em economia)

    deixa prá lá estas penas de aluguel do lullo-petismo!!!

  31. a mão que embala o berço

    -

    19/06/2012 às 1:00

    R A – Millôr dizia “A boca é o órgão excretor do cérebro”.
    (digo tambèm a pena “escita”)
    Tu escreves e tens teus seguidores “deixa” ele, não de escada.

  32. Estudande.

    -

    19/06/2012 às 0:52

    Hoje vai ter PHD de cabeça quente.kkkkkk.

  33. Antônio

    -

    19/06/2012 às 0:43

    Os autores não consideram a evolução da atuação dos “batalhes escolares”, que passaram a concentrar suas atuações em escolas do nivel médio, exatamente o grupo analisado pelos pesquisadores. Creio que os resultados encontrados são esdrúxulos.

    E esse papo de que a violência caiu pq subiu antes?! Então em breve veremos um redução brutal da violência na Bahia! Se há essa causalidade é por provocar uma reação institucional, tal como pressão social para melhoria do aparato policial, não é algo isolado e independente da ação governamental, como o autor do artigo faz parecer em sua resposta.

  34. Antônio

    -

    19/06/2012 às 0:26

    Na minha opinião, falta esclarecer melhor o alvo escola. A hipótese de que os alunos tendem a cometer crimes nas imediações da escola tem evidencia cientifica? Ou a tendência e cometer crimes mais próximo de casa? Ou longe de ambas para dificultar identificação? Se a evidencia na literatura for favorável à idéia de distancia, os resultados econométricos devem ser estatisticamente consistentes, mas teoricamente falhos, ou seja, esdrúxulos. Se a evidencia for de crimes próximos à área de residência, os autores devem fundamentar a idéia de que os alunos estão matriculados em escolas próximas a suas residências, o que não necessariamente é regra para escolas do antigo segundo grau, que pela idade dos alunos na amostra foi o alvo da investigação. Por fim, a relação entre crimes praticados por alunos e a proximidade das escolas deveria ter sido amplamente defendida e fundamentada pelos autores, caso contrario o trabalho pode ser publicado até na bíblia, mas seus resultados continuariam esdrúxulos.

  35. Paulão

    -

    19/06/2012 às 0:11

    Boa noite Reinaldo,
    Acho que, com esse vermelho e azul, você vai encher a bola, sem necessidade, de um superdiplomado e analfabeto social, realizador de pesquisas encomendadas pela petralhada, com a finalidade de desprestigiar os governos de oposição ao pt. Faz parte da campanha “Nunca Mais Um Tucano No Poder”.
    Quanto à redução da criminalidade em SP, o verdadeiro motivo é que o Brasil foi campeão do mundo em 2002 e o Cafu fez aquela homenagem aos moradores do Jardim Irene na camiseta. A euforia e a alegria da população paulista propensa à criminalidade foram tamanhas, que levou a uma mudança de comportamento e, em conseqüência, à redução da criminalidade.
    OBS. Não ganhei nada para elaborar essa sensacional tese!

  36. renato

    -

    19/06/2012 às 0:06

    SE esse prof. fosse dos bão mesmo, teria ficado por lá …

  37. renato

    -

    19/06/2012 às 0:04

    Enquanto nisso… na terra do não-faz-de-contas: A taxa de homicídios no Brasil cresceu 41% em 17 anos, de 1992 a 2009, de acordo com a pesquisa IDS 2012 (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) divulgada nesta segunda-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

  38. Mimi

    -

    18/06/2012 às 23:52

    Acho que o método e a conclusão do estudo sobre os efeitos da Bolsa-familia sobre a criminalidade em São Paulo podem ser debatidos e contestados, mas o autor foi bem claro em sua resposta que, para determinar os efeitos da BF sobre a criminalidade em outros locais, depende de haver dados sobre aquela localidade. Entendo que uma conclusão sobre os efeitos da Bolsa-família em SP não implica que a BF teria efeito igual, ou oposto, na Bahia. Para chegar a essa segunda conclusão, seria necessário realizar uma pesquisa na Bahia e comparar os dois resultados. É essa a razão de que ele não pode garantir nada, ou estaria sendo um palpiteiro, não um pesquisador. E me desculpe, mas Stanford é uma puta universidade, se eu tivesse uma pós lá também usaria como credencial, aliás, é comum os PhD colocarem a sigla logo após o seu nome. Assim como logo abaixo do seu nome vem a explicação de que este é um dos blogs mais lidos dos Brasil, cada um exibe as credenciais que dão credibilidade em suas respectivas áreas. O que não quer dizer que o trabalho dele, e o seu, não possam ser contestados, mas creio que fazer isso sem ler o estudo na íntegra, mas baseado em matéria ligeira escrita para um jornal, não foi correto. Vc é um formador de opinião, alguns leitores te seguem como a um guru, aplaudem o que vc aplaude, e batem em quem vc bate. Todo mundo sabe que vc é admiravelmente inteligente e culto, mas não vai me dizer que contestou o latim do Vaticano só de ouvir falar, sem checar a fonte.

  39. Oliveira

    -

    18/06/2012 às 23:51

    Ah! Outra coisa, não fui fazer o doutorado em Stanford porque dizer que o bolsa família diminui a criminalidade é dizer também que pobre é bandido. Uma canalhice sem tamanho!
    Em São Paulo, cidade e estado, a criminalidade diminuiu porque…tem polícia! Simples assim.

  40. anacleto

    -

    18/06/2012 às 23:40

    Ja dizia o velho ditado saxão: “to the man with a hammer, everything looks like a nail”

    Não deixe que a ideologia suprima sua capacidade de analisar os fatos. O que o trabalho mostra é que a Bolsa Família é um fator que reduz a criminalidade, o que, usando um pensamento pragmático como o seu, é mais que óbvio.

    Se o bandido potencial tem mais renda na família ou algo com o que se ocupar, naturalmente estará menos propenso a cometer um crime. Fazendo uma analogia com a esmola, aquele pivete que consegue convencer suas vítimas a lhe darem voluntariamente o dinheiro estaria menos propenso a roubar. Isso é óbvio.

    O que o senhor pode contestar, e que acho plenamente válido, é se o custo de pagar Bolsa Esmola para milhões de pessoas compensa esse benefício na redução da marginalidade. Temos de um lado esse efeito positivo (e mais alguns outros) e os efeitos negativos.

    Julgar se uma política pública é benéfica envolve comparar os benefícios com os custos e não ignorar a existência de efeitos positivos.

    Quanto ao aumento da violência no nordeste pense no caso de um incêndio florestal. Por mais que brigadas de incêndio sejam deslocadas para apagá-lo o fogo continua a se alastrar até que venha uma tempestade. Isso, porém, não significa que bombeiros não tenham efeito sobre o incêndio, como a sua linha de raciocínio levaria a crer…

  41. Oliveira

    -

    18/06/2012 às 23:39

    É por essas e outras que não fui fazer o doutorado em Stanford…

  42. Guilherme Brittes

    -

    18/06/2012 às 23:34

    Puxa, é lamentável. APUC-RJ já nos deu coisa melhor – vide Plano Real.

  43. Carlos Lopez

    -

    18/06/2012 às 23:33

    Obaaa!

  44. Rodolfo

    -

    18/06/2012 às 23:23

    VAIDADE de VAIDADES, tudo é VAIDADE! (Eclesiaste 1)

    Esse pessoal muito acadêmico demais e sem EXPERIÊNCIA de VIDA, normalmente são muito VAIDOSOS, adoram títulos, CVs recheados de “papers” disso e daquilo…
    Quando são contestados, viram “macho” e tentam desqualificar o outro!
    O cara achava o quê? Que ia se vender ao PT e ninguém iria falar nada? Queria passar despercebido?
    Fala sério, “Dotô”!

  45. Adolfo

    -

    18/06/2012 às 23:23

    Caro Reinaldo,

    Acho que você está errado nessa discussão. Você tem um excelente ponto: prender bandidos reduz a criminalidade. Mas esse ponto não é contrariado pelos autores. O ponto deles é outro. Acho que voce esta sendo muito agressivo, e com todo respeito que tenho por ti, não me parece que voce tenha o conhecimento estatistico necessario para criticar um trabalho com essa sofisticacao econometrica.

    Que tal uma entrevista com os autores do artigo? Voce vera que sao pessoas razoaveis e que estao tentando contribuir com o debate.

    Eu escrevi um post sobre o que penso dessa discussão. Se nao for possivel publica-lo como comentario, por favor, tente dar uma lida. Voce eh um excelente analista politico, mas nesse ponto esta equivocado.

    A Radicalização do Debate Científico e a Ofensa como Regra: http://bdadolfo.blogspot.com.br/2012/06/radicalizacao-do-debate-e-ofensa-como.html

    Adolfo Sachsida

  46. Nassau

    -

    18/06/2012 às 23:22

    Feiticaria na Econometria nao existe, afinal de contas econometria adapta métodos matemáticos a grandezas econômicas. A econometria, assim como a estatística, é quase uma extensao da matemática. Por isso, as aulas de econometria sao oferecidas como matérias optativas para os matemáticos – valendo como crédito. Além disso, muitos professores de econometria sao matemáticos ou têm uma formacao matemática muito sólida – embora a cátedra pertenca à faculdade de economics. Nao há nada mais matemático em economics do que econometria. Por isso mesmo, a matéria costuma ser a menos querida dos alunos dessa faculdade. É impossível feiticaria em econometria, assim como é impossível fazer milagre na matemática.

    Apesar disso, você tem toda razao em afirmar que o que ele faz é feiticaria. Da mesma forma que é possível fazer um uso malandro de estatística e matemática, também é em econometria.

    Duvido que ele seja da econometria mesmo. Poderia até ser da microeconometria, que consiste na aplicacao de econometria à microeconomia, sem estudo prévio dos fundamentos matemáticos. Nessa área acontecem muitos estudos obscuros.

  47. WEIMAR

    -

    18/06/2012 às 23:21

    ESSES ANÔNIMOS!…

    Mais difícil do que buscar saber o que seja um “grupo de tratamento” ou um “grupo de controle” é buscar saber quem se esconde sob o anonimato. De qualquer forma, nada disso importa. É gente ou coisa sem nome, sem importância. Provavelmente, quem sabe?, será também sem-vergonha.

    Weimar

  48. -

    18/06/2012 às 23:17

    Ô meu, não vai dar.

    Tô indo dormir.

    E amanhã não tenho tempo e nem internet, ô droga!

    Tá bom, eu aguento. Paciência.

    Amanhã noite leio, assim aprecio teu texto e curto a seção de comentários rsrsrs.

  49. Angelo Losguardi

    -

    18/06/2012 às 23:04

    É isso que virou a Educação no Brasil. E é por isso que essa gente é inimiga feroz do homeschooling. Escola virou local pra aliciamento e doutrinação esquerdista. O que mais tem nessas universidades é gente de quatro pro pt, tentando cada qual de forma mais vexaminosa disputar quem presta mais vassalagem.

  50. Andre, do Texas

    -

    18/06/2012 às 22:52

    Esse Doutor parece que se esqueceu de como se faz pesquisa seria. Causa e efeito eh uma coisa dificil de se provar; no minimo, precisa-se identificar todas as possiveis variaveis independentes potencialmente identificadas como contribuintes para o ‘efeito’ e tentar, com bases em dados, avaliar as relacoes de dependencias e correlcao.
    Alguns dos leitores do Rei tambem sao Doutores nas mais diversas areas do conhecimento, prezado Joao. Entretanto, se voce ainda nao reparou, quanto aa logica, titulos sao despreziveis – papeis que amarelam na parede.

  51. José Maria

    -

    18/06/2012 às 22:51

    Lula mesmo falou a respeito do bolsa familia: “que os programas então existentes eram assistencialistas e demagogo”. Ele reclamava que davam cesta básica. Se fosse só cesta básica, pelo menos o pessoal ainda teria que trabalhar, mas como hoje dão dinheiro, nem? precisa mais. Antes era exigido que os filhos estivessem na escola, hoje não se exige mais nada, e tem muita gente que tem carro, casa e recebe auxílio.

  52. Ricardo

    -

    18/06/2012 às 22:47

    Existem vários fatores que levaram à queda da violência em SP, certamente nenhum deles obra do PT.

    Como o PT precisa “aceitar” os números de SP e fazer uso na campanha eleitoral, então precisa associar algo ao fato para poder chamá-lo de seu! Este é o jeito PT de se apropriar das coisas e reescrever a história. Assim, descola um estudo “científico” que associa o programa bolsa família, também adotado pelo PT, à queda da violência em SP. Pronto! Mais uma obra do PT! E o dotôzinho veio a calhar. Acho que estava devendo uns favores…

  53. João Silva

    -

    18/06/2012 às 22:35

    O mundo está cheio de pê-agá-dês (como dizia o Millôr) de Stanford, Princeton, Harvard,etc. Não quer dizer que todos sejam gênios e nem que sempre acertem. Tem muita bobagem produzida por professores dessas mesmas universidades, especialmente fora das ciências exatas. O anônimo das 21:58 fala de grupo de tratamento e grupo de controle. Caro anônimo, isso é conhecimento pseudo-científico, que você acha que é científico porque você foi criado após o surgimento do positivismo. É necessário, ajuda, mas não é necessáriamente verdadeiro (e por isso mesmo, na medicina, um tratamento que cura um não cura o outro). Conhecimento científico, que merece esse nome, é o que me permite levantar uma pedra e prever que se eu soltá-la ela cairá. Nas 10, 100 ou 1000 vezes que eu fizer experimento, obterei o mesmo resultado. Isso é conhecimento científico. Uma pesquisa que é desmontada em uma hora de raciocínio lógico e confronto com outros dados está a anos-luz de distância disso. E para terminar, lembro que as boas universidades americanas adoram bolsistas brasileiros, como o João, porque a Capes paga o curso integralmente, o que não acontece com a maioria dos alunos americanos, que sempre têm algum tipo de bolsa. Além disso, os brasileiros (e demais estrangeiros) contribuem para a “diversidade cultural” do ambiente. Assim, elas sempre reservam uma cota para tais estudantes. É preciso sempre se perguntar (se formos dar importância para isso,claro): o sujeito entrou por mérito ou “na cota”? Aliás, é o que as empresas brasileiras estarão se perguntando, daqui a alguns anos, devido à política “cotista” do PT para as universidades.

  54. Pedro

    -

    18/06/2012 às 22:33

    Quando um economista resolve fazer uma obra de engenharia, tem tudo para dar errado, principalmente se fizer uma obra de engenharia da verdade.

  55. QQISSO

    -

    18/06/2012 às 22:32

    A impressão que tenho é que temos ,hoje em dia, um monte de “burros” com diploma de professor disso e daquilo que só servem pra ganhar grana das universidades e mentir ,mentir.(com muita “sabedoria” é claro)

  56. Lidu

    -

    18/06/2012 às 22:24

    O mané de stanford(verificar a veracidade do titulo), visto que petralhas são eméritos infladores de curriculos falsos, pela reação só contribuiu para escancarar o seu chute,. Esta semptre foi a tática vagabunda dos esquerdistas: mentir de forma desbragada e aproveitar a falta de informação de um povo, que não pesquisa, não lê e acha no bbb, no ratinho, no gugu e no ss um programa de alto nivel cultural.

  57. wilson

    -

    18/06/2012 às 22:19

    Sabe como é o Rio é vendido como sendo o cantão de Zurich
    tropical.
    O douto não pesquisou no Rj, Al, BA, em SP é fácil.
    Título em banania é usado como badgeflash.

  58. ALDO

    -

    18/06/2012 às 22:16

    Às vezes não é nem ideologia.É a vontade de aparecer lançando um tese errada mas impactante do ponto de vista político.A imprensa adora estes “especialistas”

  59. Marcelo

    -

    18/06/2012 às 22:15

    Senta a pua.

  60. hestia

    -

    18/06/2012 às 22:14

    Tô com dó desse mané
    Vou ficar ansiosa esperando esse vermelho e azul amanha.

  61. nedinho

    -

    18/06/2012 às 22:12

    Coitado do bixin…
    Não conhece a geografia brasileira. É lógico que o bolsaesmola em suas diversas variantes: gás,luz,água não hehe, escola e outros pinduricalhos vai em sua maioria para o Nordeste, e isto é somente a realidade não desmerecimento da região.
    Então, Alagoas, Bahia, Pernambuco etc., deveriam ter índices também baixos o que não acontece na realidade.
    Ocorre que o Hadadinho quer tomar de assalto o Município para um salto/assalto maior do PT que é o governo do Estado.
    Então não são questões estaduais, como segurança, mais cana, mais repressão que diminuiram os crimes e sim o beneplácito federal (leia-se PT via Lulla e Dilma).
    São monstruosos na mentira deslavada.
    Aguardo Reinaldo, senta a pua neles sem dó.

  62. rafael

    -

    18/06/2012 às 22:08

    Agora que o menino estava para implantar o programa no Iraque voce vai estragar o negócio dele.Pensando bem o Bolsa Família pode pacificar o planeta.

  63. marcfon

    -

    18/06/2012 às 22:04

    Esta noite náo vou dormir,de tanto rir do manezinho de stanford.
    Este mané vai se ferrar,pior que o diplomata.

  64. Nuno Alves

    -

    18/06/2012 às 22:03

    Reinaldo, sou professor e encontro frequentemente estes manés com títulos em universidades internacionais de prestígio, que acham que isto basta para fazer de suas teses verdades incontestáveis. Não basta não manés. Toda tese precisa ter consistência suficientepara se sustentar por si mesma. Tese que precisa ser “defendida” com respostas quilométricas e ofensas a quem a questiona, certamente tem furos indefensáveis.

  65. Elah

    -

    18/06/2012 às 22:02

    “Quem pode garantir que a violência lá não seria ainda maior sem o programa?”

    Ele DEVERIA garantir isso na própria pesquisa! Afinal, para provar que a pesquisa está certa, deveria provar que o contrário teria também efeito contrário.
    Não sabia que de Stanford também saía barata.

  66. Anónimo

    -

    18/06/2012 às 21:58

    Antes de criticar uma pesquisa científica, busquem ao menos saber o que significam os termos “grupo de tratamento” e “grupo de controle”.

  67. Geneuronios

    -

    18/06/2012 às 21:55

    Bolsa família, Restaurante Popular, etc e etc são coisas de país que quer continuar tendo o povo pobre e ignorante!!! Para o governo ser esperto e roubar, roubar e roubar!!!

  68. Rafael

    -

    18/06/2012 às 21:55

    Da nota:

    “Então seja corajoso e vá pesquisar o impacto do Bolsa Família na Bahia, rapaz, onde o índice de homicídios triplicou nos últimos 10 anos e demontre que, sem o benefício, o salto poderia ter sido ainda maior. Quero ver! Pra cima de mim??? ”

    “Pergunta justa: por que SP? Não dava para fazer para outros lugares? O Nordeste, por exemplo, onde o Bolsa Família importa muito mais? A resposta é negativa, infelizmente. SP é o único estado da Federação que tem dados de crime decentes georeferenciados desde o começo da década de 2000.”

    Ele já havia respondido. Como desconfiei, problemas com disponibilidade de dados. Pois é amigo. Bem vindo à pesquisa científica.

  69. Anônimo

    -

    18/06/2012 às 21:53

    Mais um texto que promete. Vai para meu arquivo.Ainda bem que existe Reinaldo Azevedo.

  70. ATM

    -

    18/06/2012 às 21:52

    SE SÓ EM SAMPA DEU RESULTADO , É MUITO SIMPLES. ELES NÃO VÃO É PARABENIZAR O GOVERNADOR DE LÁ NEM QUE A VACA TUSSA.
    MÉRITOS PARA ALCKIMIM.

  71. João Carlos

    -

    18/06/2012 às 21:45

    Glalber Rocha disse que com uma ideia na cabeça e uma câmara na mão qualquer um faz um grande filme. A frase de hoje é: “com uma ideia na cabeça e um programa do governo na mão eu escrevo uma grande tese”. Não é preciso provar nada, basta nadar rio abaixo.

  72. eu

    -

    18/06/2012 às 21:44

    Agora sujeito faz um “estudo” e não pode mais ser contestado, já revida com pedras e com essa coisa de: – sabe com quem está falando?
    Precisa avisar o sujeito que os títulos universitários aqui perdem a validade. Tem até “honoris causa” pra quem quiser, é só ser “miguxo” do Reitor.

  73. 44%Fernando44%

    -

    18/06/2012 às 21:42

    O cara mostra-se um Mané logo no primeiro vagido?
    Quem tem de PROVAR que sem bolsas-família a situação da criminalidade nordestina seria pior é ele! Caso contrário sua “tese” não fica em pé.
    Sei não… Parece formado nas famosas universidades do bar da esquina: só valem os argumentos a favor!

  74. Teresinha

    -

    18/06/2012 às 21:42

    E não é que dias desses ouvi que o Bolsa Família estava empacando a expansão dos “pequenos empreendedores” pois tinham medo de perder o dinheiro fácil se criassem outra fonte de renda que exige esforço e trabalho.
    O mané de Stanford criou um estímulo para levantar cedo neste friozinho, a diversão promete.

  75. ALDO

    -

    18/06/2012 às 21:42

    EINSTEIN , na década de 50,em plena Guerra Fria,defendia um govêrno mundial.Só não era mais irrealista que o seu pacifismo na década de 30.

  76. WEIMAR

    -

    18/06/2012 às 21:36

    Lembrando ORTEGA Y GASSET e certo tipo de “intelectual”:
    “Nuevo bárbaro, retrasado con respecto a su época, arcaico y primitivo en comparación con la terrible actualidad de sus problemas. Este nuevo bárbaro es principalmente el profesional más sabio que nunca, pero mas inculto también – el ingeniero, el médico, el abogado, el científico”.
    E ainda OyG:
    “La peculiarísima brutalidad y la agresiva estupidez con que se comporta un hombre, cuando sabe mucho de una cosa y ignora de raíz todas las demás”.

  77. Adilson

    -

    18/06/2012 às 21:33

    Na universidade brasileira é comum, e está ficando cada vez mais frequente o uso do título acadêmico (especialmente se foi obtido no exterior)como forma de constranger o interlocutor que, na cabeça deles, começa o jogo perdendo de um a zero. Quero argumento e debate e não desfile de títulos de doutor.
    Em geral produzem mais linha no próprio currículo do que conhecimento.

  78. osvaldo

    -

    18/06/2012 às 21:31

    bolsa familia so serve pra formar preguisosos e mante-los na miséria.

  79. carioca vítima do PT

    -

    18/06/2012 às 21:23

    Gostaria de saber se esses estudantes são bolsistas do governo e/ou entraram no ensino superior sem o vestibular da escola de nível superior, pelo critério do MÉRITO conforme estabelece a CONSTITUIÇÃO. Senão, invalida a pesquisa devido a tendensiosidade, defendendo um regime de governo comunista com 50.000 homicídios/ano segundo a ONU…
    Por que o cidadão não pode registrar a ocorrência pela INTERNET e posteriormente comparecer à DP e prestar esclarecimentos? Aqui no RJ conforme reportou a VEJA-RJ o cidadão fica horas dentro de uma DP aguardando ser atendido, numa manobra de cansar a vítima estimulando a desistência. Os índices da violência apenas foram pacificados e a realidade é outra.O cabral paga prêmio para o policial com redução de ocorrências policiais na sua área, quer dizer, faça a vítima desistir de fazer a ocorrência.
    O RJ tem 70.000 mandados de prisão não-cumpridos e NÃO existe estatística / mês de cumprimento pela polícia de mandados, junto com os demais índices de criminalidade, o cabral pacificou os índices e as ruas viraram um inferno com assaltos e assassinatos. A capital Olímpica-2016 conhecida mundialmente pela violência urbana não tem PRESÍDIO FEDERAL DE SEGURANÇA MÁXIMA e também não tem cadeias de custódia com capacidade de atender as necessidades de prisões de marginais, então, como se a polícia recebesse ordens de não prender ninguém, bandidos vivem soltos nas ruas com licença para MATAR. Tanto é verdade que as “autoridades” vivem cercadas de segurança pago pelos cofres públicos, só andam em carros blindados e, cabral vive fazendo turismo-oficial no primeiro mundo, devido a violência urbana no RIO DE JANEIRO.

  80. fontana

    -

    18/06/2012 às 21:18

    Dotorrr mermão, num issssquenta. Você é novo e ainda vai aprender.

  81. João Fernando

    -

    18/06/2012 às 21:07

    É uma boa pergunta.
    Porque só em São Paulo o Bolsa Família ajudou a diminuir a violência?
    É a ideologia estúpido!

  82. Felipe

    -

    18/06/2012 às 21:03

    Tô sentindo que lá vem paulada no “mané de Stanford”. Ele merece rsrs

  83. Marcia

    -

    18/06/2012 às 20:52

    rsrsrs…diversão à vista.

  84. toninho malvadeza

    -

    18/06/2012 às 20:51

    Mais um que vai ter seus 15 minutos de fama, e vai sumir no lodo depois.PHD em CABRAL ninguém quer ser.

  85. Livre

    -

    18/06/2012 às 20:51

    Aguardemos. O Safatle também é professor doutor e coisa e tal e foi devidamente triturado. Só a crítica ao “ad hominen” me pareceu dura demais. Afinal, o “m” e o “n” são vizinhos de teclado. Afora isso, o Lenin-não-sei-de-onde mereceu cada uma das bordoadas desferidas naquele belo post.

  86. PAULO

    -

    18/06/2012 às 20:49

    Rei está provado que a criminalidade aumentou absurdamente no nordeste por que os eleitores do atual governo tem a graninha do bolsa esmola para tomar mais cachaça, o PHD tem que pesquisar o aumento da produçao e venda de cachaça no nordeste!

  87. Leitor atento

    -

    18/06/2012 às 20:49

    Esse ‘zé migué’ tá no bolso do Cabral, o parisiense. Não alise ele não. Dê bastante chineladas na b….*, que ele merece.

  88. PAULO

    -

    18/06/2012 às 20:43

    professor pago pelos petralhas para inventar teses, doutô que vergona heim PHDP= pobre homem dominado pelos petralhas

  89. ELI

    -

    18/06/2012 às 20:42

    ELE É APENAS UM CABLOCO QUERENDO SER INGLES, VIXI MAINHA, VIXE PAINHO…………..DEIXE ESSE PhD PRA LÁ REINALDO, ATÉ A DILMA E O …TEM CURSO DE ECONOMIA……………

  90. Hugo Stiglitz

    -

    18/06/2012 às 20:41

    Caro Reinaldo e colegas leitores do blog,
    É preciso tomar muito cuidado com o rótulo “científico” ou “dado científico”, principalmente na era de doninação do esquerdismo. Qualquer mentira pode ser vendida como verdade se alguém ligado à ciência a publicar como “resultado científico”. A esquerda mundial transformou a ciência em sua religião particular. Ninguém do povão tem condições de discutir “resultados científicos” e engole as “verdades” tal qual na IURD. Um colega meu do IFUSP, certa vez, ministrou um seminário muito interessante com o título: “Os números mentem”. Vide o caso CLIMAGATE do Doutor Ph.D. Lock(?).

  91. PORCACCIONE

    -

    18/06/2012 às 20:40

    Ôrra meu, você deixa a gente numa puta expectativa…
    Adoro ver suas respostas à esses “intelequituais”.
    Ah coitado…!!!

  92. pierre

    -

    18/06/2012 às 20:38

    Esses embusteiros que se jactam de “mestre” “dr” “phd” porque passaram um tempo fazendo turismo no exterior, não conseguem fazer um “O” com o copo!
    Conheci uma porção deles! São espertalhões ,incompetentes e metidos a besta, travestidos de “inteliquitual”
    Mager já dizia:
    -”Quem sabe faz, quem não sabe,leciona”

  93. JC c

    -

    18/06/2012 às 20:35

    Rei, essa do mané d Stanford, é “genial” c quando responde,não bate abre logo uma ferida verbal, no ego desses canalhas, que se manifestam às custas do puxa-saquismo exagerado.Deve ser um JEG,comandado por essa quadrilha, que se encaixa na figura dos famosos irmãos metralhas, digo: petrálha me desculpe não quis ofender os adoráveis irmãos, da ficção,que as crianças gostam. ENTÃO ME RESPONDAM: QUAL À DIFERENÇA, ENTRE OS IRMÃOS METRALHA E OS PETRALHAS? OS METRALHAS ROUBAM NA REVISTA, DOS RICOS (TIO PATINHAS)OS PETRALHAS, TIRAM, DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E DO POVO.

  94. eduardo

    -

    18/06/2012 às 20:35

    Desde q acompanho politica sempre vi duas vias fortes e uma terceira muito fraca e sem razao , agora vejo em grandes cidades e ate mesmo em pequenas a uniao de adversarios historicos com a desculpa q e para o bem do municipio.
    Como pode já q são maneiras de administrar , pensar ,realizar muito diferente ,quem vota em A nao vota em B de jeito nenhum ou sera q os caciques se acham dono dos votos e os eleitores uma massa sem cerebro e sem dicernimento , se for bay bay Brasil pois nao existe governo perfeito por mais q se faça sempre ha demandas do tipo A ou tipo B é a tal alternancia de poder q nos leva ao caminho do meio.

  95. Roland Brooks Cooke

    -

    18/06/2012 às 20:34

    Reinaldo, um sujeito que começa a defesa de seu “postulado” tentando esfregar títulos acadêmicos na cara da gente, já entrega de bandeja que prefere defender a si mesmo do que a qualidade do seu trabalho. Já cansei de fazer picadinho retórico de gente assim. Espero ansioso para ler o cartapácio inteiro. Pelo teor da assertiva tosca que você pinçou, dá pra imaginar o restante. Quer dizer que “quem pode afirmar que não teria sido maior ainda” agora é argumento? Tem que avisar ao douto professor que “quem sabe” não é assim, nenhum tipo de embasamento razoável para axiomas, mas se presta muito bem para sofismas. Lá no interior, costumam dizer que “Se galo botasse ovos, seria galinha”. O que essa gente faz é pegar meia-dúzia de estatísticas, e interpretá-las a seu gosto, e conforme seu viés político. Com uma interpretação enviesada de uma pesquisa, pode-se provar qualquer coisa. Depende só da honestidade – ou da falta dela – de quem faz a pesquisa.

  96. Airton

    -

    18/06/2012 às 20:34

    Link quebrado no ESCREVI AQUI .

  97. alberto santo andre

    -

    18/06/2012 às 20:33

    pelo visto no brasil alem de se dar titulos de honoris causas a pinochios ,e aos roldoes, tambem ja se conseguem titulos de phd para portadores de tapas.

  98. Celsão

    -

    18/06/2012 às 20:29

    Caro Reinaldo, sou leitor assiduo da sua coluna e admiro seu bom senso, cultura e inteligência. Todos minimamente informados sabem que as conclusões do Sr.Pinho de Mello são distorsidas, mal intencionadas e precárias. Pergunto: vale a pena dedicar tanto espaço na midia nobre para o Mané de Stanford? Parece o tipo de pessoa que busca um pico na midia às custas do teu prestígio?

  99. Mbarreto

    -

    18/06/2012 às 20:27

    Aguardamos ansiosos. Que bom de vez em quando aparecer um Mané para nos divertirmos. Obrigado Rei.

  100. Badger Vicari

    -

    18/06/2012 às 20:24

    Isso do “poderia ter sido” é semrpe uma fraude intelectual. Há uns meses ouvi um comunista dizendo que a expansão de celulares no Brasil se daria “naturalmente’, querendo raciocinar que não foi a privatização do setor que explodiu o segmento.

  101. Nassau

    -

    18/06/2012 às 20:23

    Reinaldo,

    Você sabe que seus leitores sao os mais variados. Há muitos que sao doutores, PhDs e professores de universidade que o lêem – embora isso seja irrelevante para um bom argumento.
    E há também muitos jumentos e bestas quadradas nesse vasto mundo que sao doutores, PhDs e professores universitários. Nada disso torna melhor ou pior um argumento.

  102. Marcos Pereira

    -

    18/06/2012 às 20:23

    Reinaldo,
    Antes de mais nada, deduzo que o mané di Stanford deve ser ser petista de carteirinha.
    Que história é essa de relacionar queda violência EM SÃO PAULO como efeito da bolsa famigerada.
    O cara pensa que somos otários.
    Que vá fazer pesquisas lá pros lados da terra do grande vigarista.
    O que um petista não faz para pautar seus projeto. Na verdade estão quebrando a cabeças e dando tiros nos pés para levar o pleito municipal de São Paulo para a esfera federal.
    Reinaldox nêle!!!

  103. Lambroso

    -

    18/06/2012 às 20:18

    Só pela tese do cara percebi tratar-se de um picareta. Como o Reinaldo colocou: “e no Nordeste que a matança aumentou?” Com certeza deve ter sido também o Bolsa Família, que endinheirou os miseráveis, aumentando o mercado para os amigos do alheio. Ademais esse cara perdeu por não ficar calado. …

  104. Nildo Lima

    -

    18/06/2012 às 20:17

    Em verdade o Bolsa Família nos moldes atuais, pode ser também, que, ao invés de diminuir a violência poderá até aumentá-la. O que se dizer do ócio, principalmente os que são segregados em conjuntos habitacionais de baixa renda?!… Lá os jovens e desocupados – já que a feira está garantida! – encontrarão toda a oportunidade para maquinarem maldades contra o próximo. A maior verdade é que, os programas de transferência de renda para as famílias a qualquer jeito e sem controle, além de estimular a ociosidade é, também, uma afronta à racionalidade que se queira pensar para o desenvolvimento da sociedade brasileira, vez que, tem funcionado como moeda de troca para a sustentação de um sistema político de dominação por um sistema corrupto. Poderemos até entendermos que é a degradação do ser humano com o indivíduo. O dinheiro que se gasta nos programas da linha do Bolsa Família daria muito bem para o custeio de programas de geração de trabalho e renda. Mas, o indivíduo que tem trabalho e renda fica independente e, aos que dominam a política do momento, nada disto interessa. O interesse é pelo Poder mesmo!!!

  105. Roque

    -

    18/06/2012 às 20:13

    Prezado Reinaldo,
    Olha o que diz o curriculum vitae dessa figura:

    Experiência Profissional

    Professor Associado, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil, Dezembro 2010 – presente

    Professor Assistente, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil. Outubro 2004- Novembro 2010

    Estagiário de verão – Financial Sector Strategy and Policy, World Bank, Washington, DC, EUA, 2002

    Assistente de Professor, Department of Economics, Stanford University, EUA, 2000-2003

    Presidente do Diretório Acadêmico Getúlio Vargas (DAGV), 1994-1995.

    Não quero desmerecer aqueles que vivem de pesquisa, mas alguém que passou sua vida toda sem nenhuma (nenhuminha) experiência no mercado, apenas dando aula e pesquisando (muito provavelmente com bolsas de estudo que eu ajudei a pagar) só pode ter idéias distorcidas da realidade. Pesquisar estatísticas é algo parecido com alguém que vai torturar outro: espremendo bem, os números confessam! Seria interessante ver bem de perto a tal pesquisa, pois conheço bem alguns lugares onde as bolsas isso e aquilo viraram apenas fonte de recurso de pinguços e forte estímulo à forma de viver da “cumpanherada”: na vadiagem e escorados nos outros!!! Duvido que essas bolsas tenham efetivamente cumprido com o papel a que se destinam. Vai fundo e coloca esse pessoal no devido lugar deles!

  106. Anónimo

    -

    18/06/2012 às 20:11

    Caramba, se encontraram relação entre bolsa esmola e criminalidade, então que se acabe imediatamente com ela, já que os índices de criminalidade não param de subir no Brasil. Isso aí não passa é de uma tentativa de justificar o injustificável que é a manutenção de compra de votos com assistencialismo. Isto tem custado horrores para os Cofres Públicos e foi nesse caminho que a Grécia e tantos outros foram onde estão. Esse sujeito está, na verdade, é se antecipando à necessidade de cortes que a interina tem que fazer, já que as contas públicas estão piorando a olhos vistos com a volta da inflação galopante.

  107. Roque

    -

    18/06/2012 às 20:06

    Prezado Reinaldo,
    Seguidamente se vê gente como esse aí, comendo m… e arrotando perú. Olha o que diz o curriculum vitae dele com relação à sua experiência profissional:

    Professor Associado, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil, Dezembro 2010 – presente

    Professor Assistente, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil. Outubro 2004- Novembro 2010

    Estagiário de verão – Financial Sector Strategy and Policy, World Bank, Washington, DC, EUA, 2002

    Assistente de Professor, Department of Economics, Stanford University, EUA, 2000-2003

    Presidente do Diretório Acadêmico Getúlio Vargas (DAGV), 1994-1995.

  108. Mauricio (MG)

    -

    18/06/2012 às 20:02

    Reinaldo

    A esquerda chegou ao fundo do poço moral. Esse rapaz é só mais um entre tantos que acha que todo mundo é idiota, ainda mais quando diante de “títulos” como os que apresenta. A partir de um raciocínio (ou raciossímio?) deste podemos dizer o que quisermos sobre a violência e sobre as forma de controlá-la. É casuísmo puro.

  109. Marcelo - Vítima da Bancoop

    -

    18/06/2012 às 20:01

    Tio Rei, nós aqui estamos antegozando o prazer da leitura desse Vermelho-e-Azul! Manda ver!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados