Blogs e Colunistas

09/03/2010

às 5:07

AS MASMORRAS DO ESPÍRITO SANTO E A COLUNA DE GASPARI

Leiam o que vai no Portal Imprensa. Trata-se de coisa muito séria. Mesmo! Volto depois:

*
O jornal A Tribuna, de Vitória, no Espírito Santo, deixou de publicar no último domingo (07) a coluna do jornalista Elio Gaspari. Detentora dos direitos de reprodução do texto, a publicação não explicou o motivo.

Intitulada “As masmorras de Hartung aparecerão na ONU”, a coluna afirma que as cadeias em condições precárias do Espírito Santo serão debatidas em Genebra, na Suíça, em um painel paralelo à reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Para Gaspari, o governador do estado, Paulo Hartung (PMDB), tem “um encontro marcado com o infortúnio”. Com diploma de economista e “biografia de um novo tipo de político”, o governador terá, segundo o texto, que enfrentar em Genebra um dossiê sobre a situação prisional do Espírito Santo.

O documento “tem umas 30 páginas e oito fotografias que ficarão cravadas na história da administração de Hartung. Elas mostram os corpos esquartejados de três presos. Um, numa lata. Outro em caixas e uma cabeça dentro de um saco de plástico. Todos esses crimes ocorreram durante sua administração. Desde a denúncia da fervura de presos no Uzbequistão o mundo não vê coisa parecida”.

“As ‘masmorras capixabas’ são antigas, mas a denúncia teve que ser levada à ONU porque as organizações de defesa dos direitos humanos não conseguem providências do governo do Espírito Santo, nem do comissariado de eventos de Nosso Guia. Sérgio Salomão Checaira, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, demitiu-se em agosto do ano passado porque não teve apoio do Ministério da Justiça para reverter o quadro das prisões de Hartung. Há um mês, uma comitiva que visitava o presídio feminino de Tucum (630 presas numa instituição onde há 150 vagas) foi convidada a deixar o prédio. Se quisessem, poderiam conversar com as prisioneiras pelas janelas”, disse Gaspari.

De acordo com o colunista, “os governantes tendem a achar que os problemas vêm de seus antecessores, que as soluções demoram e que, em certos casos, não há o que fazer. Esquecem-se que têm biografias”. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o editor-executivo-adjunto de A Tribuna, Rodrigo Couto, não informou a razão da coluna não ter sido publicada. Já o governo do estado declarou que o assunto deveria ser tratado com o jornal.

Comento
Quando acho que Gaspari está errado, escrevo: “Gaspari está errado”. Quando acho que está certo, escrevo: “Está certo”. Sou assim esquisito. Uso esse mesmo critério para o papa, para o porteiro e para Lula. No caso que vai acima, a sua denúncia é absolutamente pertinente. Vi na televisão uma reportagem sobre as condições dos presídios no Espírito Santo. É difícil de acreditar que aquilo exista. E assim é por causa da desídia dos governos estadual e federal.

Gaspari tratou da coisa com a devida contundência. O que me interessa neste post, é o comportamento da Tribuna de Vitória. Não é difícil de imaginar por que a coluna não foi reproduzida no domingo. Não chamo casos assim “censura” porque recorro a essa palavra quando se trata de um ato do Estado contra a sociedade. Nesse caso, tudo indica, trata-se de sujeição voluntária de uma empresa privada ao poder local.

A ausência de uma imprensa realmente independente em vários estados do Brasil é uma desgraça… para o povo desses estados. Vocês sabem o quanto sou crítico de certo viés  dos grandes veículos de comunicação; não economizo palavras para caracterizá-lo. Mas estou absolutamente convencido de que imprensa nenhuma ou totalmente rendida ao governante local representa um mal bem maior.

As fotos a que se referem Gaspari são de estarrecer — e não devem vê-las, é sério, as pessoas muito sensíveis.

LUGAR DE BANDIDO É A CADEIA! MAS A CADEIA TEM DE ESTAR ADEQUADA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS, OU O SUJEITO ESTÁ PRESO É NUMA CONTRADIÇÃO, NÃO NUMA CELA. E o governador Hartung deve explicações: a) não tinha dinheiro?; b) tinha mas escolheu investir em outra coisa?; c) não tinha e não pediu a Lula?; d) não tinha, pediu ao governo federal, mas não foi atendido? No limite, pode dizer: “Eu não sabia…”

E o papel do jornalismo é relatar o que vê. Deixar de publicar uma coluna porque traz um texto considerado, sei lá, incômodo ao governador transforma o veículo em mera assessoria de imprensa.

E ISSO EXPLICA POR QUE AS CADEIAS DO ESPÍRITO SANTO ESTÃO COMO ESTÃO. Além de ter faltado governo, faltou também imprensa.  O jornal, no caso, deixou de publicar também aquele texto de Gaspari que eu esculhambei. Eu sou assim: a favor da publicação. Se for para esculhambar, só depois.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

53 Comentários

  • paulo cesar da silva cardoso

    -

    25/9/2014 às 8:28 am

    Dos 4 candidatos ao Governo do Estado do E.Santo….s/citar nomes…1) O atual Governador é um bom político…mas sonhador…2) O antigo Governador..tem os pés no chão…3) O mais novo pretendente é um ótimo candidato..difícil..um político honesto..mas esta no Partido errado..4)Uma mulher no Governo..ia fazer uma diferença…mas ela esta num Partido de tendencias marxista..devia mudar de Partido na próxima..sugiro para ela…o PV…este ainda vai ser um grande Partido.

  • ELIONALDO DE OLIVEIRA CRUZ

    -

    7/9/2013 às 4:27 pm

    Quem fizer um levantamento das prisões de hoje verá que houve uma evolução de 300% no sistema prisional,e outro detalhe é o seguinte quando o governador citado assumiu este estado estava vivendo um caos em tudo e a miséria era fato,quem ousou levar reforma politica e usar os fundos do pre sal sem mesmo ter certeza de que o petróleo existia foi este grande homem portanto acho que antes de lançarmos quaisquer tipo de criticas a uma autoridade politica que fez historia temos que primeiro comprovar os fatos.

  • Helena Brito

    -

    1/4/2010 às 6:46 am

    Moro em Conceição da Barra es, a 16 anos e sempre foi assim, a imprensa omissa. Sou militante de partido e movimentos sociais , faço parte da pastoral carcerária ,União Brasileira de Mulheres e atualmente da Cruz Vermelha. Atualmente estamos vivenciando vários adolescente serem mortos com requinte de crueldade , a população está temerosa.Os nossos governantes não investiram nada no social ,só em obra faraonica , o estado esta um caos.

  • Tânia Mara

    -

    12/3/2010 às 6:08 pm

    Lima,
    Se os nossos políticos não roubassem tanto e nós tivéssemos cultura cívica para detê-los, não teríamos tantos jovens marginais nas cadeias do País. Ninguém troca o sucesso de uma vida digna por celas, espancamentose e represálias indignas. O que precisamos é ter a coragem de denunciar e exigir proviências, pois, parafraseando o grande premier Churchill, a democria para nós brasileiros, TAMBÉM, representa a memória dos que morreram; a luta dos que vivem; a esperança dos que nascerão.

    Um abraço

  • fernando menezes

    -

    11/3/2010 às 7:10 pm

    o que mais me impressiona é que ninguém faz nada aqui no E.S e ainda temos que conviver com uma imprensa censurada que se entrega fácil ao ditador que é esse governo que aqui está .
    recentemente uma delegada tentou trocar duas peças de roupa após 2 meses que efetuou a compra , não conseguiu por que não apresentou nota fiscal na loja riachuelo e ainda deu voz de prisão a duas vendedoras e uma supervisora levando as mesmas para a penitenciária de tucum ( presídio feminino ) . bom , não preciso dizer mais nada por que quem lêr esse meu comentário já sabe o que é esse estado que se chama ” E.S” .

  • Dudú

    -

    11/3/2010 às 4:00 pm

    que situação vergonhosa !!! sou capixaba e não caiu a minha ficha até agora . Tive a oportunidade de assistir ao repórter record e fiquei muito impressionado com as imagens que assisti . Esse cara chamado paulo hartung (minúsculo mesmo ) não tem mesmo vergonha de dizer que investimentos foram feitos no sistema prisional do E.S !!! adoraria que outras denúncias dessa natureza fossem feitas , afinal somente assim acredito que haveria uma forma de interver determinados setores do governo , pois aqui o ” filho chora e mãe não ouve ” .

  • RenanF

    -

    11/3/2010 às 9:50 am

    não existe oposição no ES, isso não é novidade… e também não existe Impresa Livre, também não é nenhuma novidade…

  • japer

    -

    10/3/2010 às 11:08 pm

    sou capixaba,conheco bem este principe,acompanho ele matando politicamente todos que se destacam neste estado.quanto a tribuna VAMOS BOICOTAR ESTE JORNALECO NAO COMPRE

  • cristina azevedo

    -

    10/3/2010 às 6:02 pm

    olha reinaldo o que vemos aque no espirito santo nao e nada em comparaçao os estados visinhos como nos vemos nos jornais aqui nao tem querra nas favelas vc nao veem esse tipo de coisa aqui mas no estado visinho sim bala perdida entao nem si fala entao sem comentarios ta.acho que nao e so nas cadeias do espirito santo que e assim nao tem muitos estados com o mesmo problema ta o rio de janeiro entao ,semcomentarios

  • Beto II

    -

    10/3/2010 às 10:24 am

    A Tribuna precisa adequar o seu slogan:
    “A Tribuna um jornal que não se dobra” (se amassa e joga fora).

  • Beto

    -

    10/3/2010 às 10:21 am

    A Tribuna (não tem o título de Vitória) tem uma longa tradição de subserviencia ao governo local, independente da coloração (hj no ES todos os gatos são pardos – é a terra do “unanimismo”). Durante o gov José Ignácio ficou na defesa do mesmo até o final. Sua política editorial passa pela política de “comunicação” dos governos (estadual e municipais). Anunciou, maravilha.

  • Fernando

    -

    10/3/2010 às 9:54 am

    No ES não existe o quarto poder desde que o imperador PH tomou posse isso aqui esta uma vergonha ,sugiro que façãm o mesmo com a saúde e segurança e verão que tá do mesmo jeito , mas o desenvolvimento vai muinto bem obrigado terceirizaram tudo!!!
    è a demovracia bolivariana de H> chavez, judidiario ministerio publico ,legislativo e imprenssa tudo na coleira

  • maria

    -

    9/3/2010 às 10:14 pm

    Todos que conhecem este problema, que estão na base aliada, são iguais aos alemães durante o nazismo que alegavam que não sabiam de nada. Os secretários e técnicos do geverno são todos mefistos. É repugnante morar no ES. Estado facista, genocídio de jovens negros e pardo. E os meios de comunicacão de toda a natureza vendendo a imagem de excelencia em gestão.

  • EULALIA

    -

    9/3/2010 às 9:25 pm

    Reynaldo, moro no ES e tenho vergonha deste governador, ele e um ditador, monopolizador, suspendeu todos os Bancos e Financeiras que atuavam no Emprestimo consignado dos funcionarios publicos do Estado do Espirito Santo da noite para o dia atraves de um decreto . Na verdade ele nao pensou nos funcionarios publicos, que ficaram sem opcao de escolha da melhor Instituicao Financeira.
    Foi jogada politica para melhorar a sua imagem e prejudicando muitissimo os funcionarios publicos.
    Todos software utilizados para realizacao das operacoes foram custeados pelas Intituicoes, hoje apenas o BANESTES / BB e CEF que fazem estas operacoes.
    Onde esta seu espirito liberal e democratico?

  • Ricardo

    -

    9/3/2010 às 4:54 pm

    O que A Tribuna fez envergonha a todos nós, capixabas. Mas é preciso fazer justiça a um dos veículos influentes do Estado – o site informativo Século Diário (www.seculodiario.com). Esse veículo não só deu ampla cobertura ao fato denunciado pelo Gaspari como assumiu posição crítica diante dele, cobrando do governador a responsabilidade pelo caos no sistema prisional do Estado. Aliás, Século Diário faz oposição aos desmandos desse governador despótico desde seu lançamento, há quase dez anos É o único que tem coragem de enfrentar o imperador.

  • André Ricardo, amazônimo

    -

    9/3/2010 às 4:01 pm

    tááá…

    e os presos de Cuba? serão investigados??

    ok ok

    Se as contas públicas capixabas estão tão bem, e o estado tão bem gerido, não custaria nada levar essa eficiência para dentro das cadeias…

  • Danilo Carrijo

    -

    9/3/2010 às 3:22 pm

    Reinaldo, no trecho “as fotos a que se referem Gaspari são de estarrecer”, o verbo referir não deveria estar no singular?

    Abraço,

    Danilo Carrijo

  • Augusto

    -

    9/3/2010 às 2:48 pm

    Por fim: A Tribuna, que já usou como slogan “O Jornal que não se dobra”, perdeu a chance de tirar da imprensa capixaba, e isso inclui todos os veículos, a fama de acobertar governo. Perdeu a chance de não ficar quieta. É uma pena!

  • Augusto

    -

    9/3/2010 às 2:46 pm

    Sou capixaba. E jornalista. Na minha opinião, foi uma imbecilidade do jornal em questão não publicar o texto. Mesmo contundente em relação ao caso das prisões do Estado, o governo nunca deixaria de anunciar na publicação. Hartung é marketeiro, gasta rios de dinheiro com publicidade, e isso não é uma crítica, é só para pontuar que não seria um texto publicado num jornal (o mais lido do Estado) que causaria algum tipo de retaliação quanto aos anúncios no periódico. O texto poderia sim gerar algum “reboliço”, mas os capixabas, e eu me incluo entre eles, logo iriam esquecer do que se tratava, e o governo voltaria a anunciar normalmente no jornal.

  • Lula, renuncie!

    -

    9/3/2010 às 2:12 pm

    Aqui na Bahia mesmo a imprensa(praticando “isentismo” de diário oficial) noticiou a passagem de Raúl Castro por Salvador com absoluta neutralidade bem como seu encontro com o governador e o prefeito. Mais ainda, o próprio governo do estado se sentiu a vontade para colocar um vídeo oficial no youtube narrando a passagem do anão genocida como se essa visita vergonhosa fosse motivo de orgulho.

  • Vera L.

    -

    9/3/2010 às 1:33 pm

    Reinaldo, lá uma vez ou outra acho que o “nosso médium” dá uma dentro, só o que não concordo é quando ele, na pesquisa da biografia do gov do ES faz BAIXAR que o gov já foi do PSDB. Nunca “nosso médium” está satisfeito se não tem algum laço com o PSDB.

    Meios de comunicação em conluio com governos estaduais é o que mais têm. Só SP NÃO tem essa moleza.

    O senador Magno Malta ES, tão atento em mostrar monstruosidades Brasil a fora, está esquecendo de mostrar o que acontece um sua própria casa. Por que isso? Porque ele é da BASE do gov Lula e de Paulo Hartung. Elio Gaspari devia atentar para esse detalhe ao invés de lembrar do PSDB.

  • claudio capetini

    -

    9/3/2010 às 1:12 pm

    O Espírito Santo tem passado por uma reestruturação profunda em muitas esfereas. Antes de PH assumir o Governo, o Estado estava falido, não tinha dinheiro nem para pagar os servidores, ou seja, se não sobrava para pagar os servidores, muito menos para investimento. Paulo Hartung pode estar falhando, entretanto numa avaliação sincera, foi a melhor coisa que podia acontecer para o Espírito Santo. O Governo fez sim novos presídios, buscou alternativas, não estava parado, como faz supor a denuncia de Gaspari. As condições são ruins… sim são, mas esse é apenas um retrato do todo. A análise descontextualizada faz crer que o governo abandonou essa área, o que não é verdade.

  • CPR

    -

    9/3/2010 às 12:26 pm

    Esse cara até q escreve bem, tio Rei, quando não tá militando a favor do PT (como naquele texto do filme do Lula, por exemplo)

  • Silvio

    -

    9/3/2010 às 12:23 pm

    Quando se comparam alguns números, fica claro que há algo muito estranho com a justiça no Brasil. Os norte-americanos têm 1% de sua população atrás das grades, ou seja, em um país com índices de violência muito inferiores aos nossos, aproximadamente 3 milhões de pessoas se encontram presas.Aqui, temos aproximadamente 0,25% da população encarcerada (+- 500 mil almas ) e ainda não temos como acomodá-las de acordo com a lei. Precisamos é de mais cadeias adequadas e menos bandidos nas ruas. Caso contrário teremos que conviver com situações como as relatas sobre as prisões no Espírito Santo, as quais não se diferenciam das dos demais estados da união.

  • LIMA

    -

    9/3/2010 às 12:21 pm

    REINALDO.

    SE OS POLITICOS NÃO ROUBASSEM TANTO, COMO FAZEM, TALVEZ O DINHEIRO NÃO FALTASSE, PARA O SISTEMA PRISIONAL. COM ESSAS SAFADEZAS E ATOS DE CORRUPÇÃO OS PCCs DA VIDA NÃO TERIAM A FORÇA QUE TÊM. E TAIS POLITICOS, AINDA, QUEREM CALAR A IMPRENSA. O MOLUSCO, TODOS OS DIAS, TENTA INCRIMINAR A MIDIA. É O PROCESSO DESENVOLVIDO POR SEU GURU, O LOUCO CHAVES.

  • Akhenathon

    -

    9/3/2010 às 12:05 pm

    Reinaldo, não sou de ficar entrando aqui no blog para ficar te elogiando. Mas sua coerência é algo raro e precioso, num país de conchavos e concertações asquerosas.

    Continue sempre assim.

  • BOB

    -

    9/3/2010 às 11:49 am

    PETRALHA ÀS 10:45.

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou a barata

  • BOB

    -

    9/3/2010 às 11:27 am

    QUE FIM TEVE O CASO DAQUELA MENINA QUE FICOU PRESA NUMA CADEIA DO PARÁ, SENDO DIARIAMENTE ESTUPRADA POR COLEGAS DE CELA? SÓ PORQUE O ESTADO É GOVERNADO PELO PT, NÃO SE FALA MAIS NISSO?

  • Eu um dia cheguei a acreditar.

    -

    9/3/2010 às 11:17 am

    Bom dia,todo mundo.
    De acordo com o colunista “Os governantes tendem a achar que todos os problemas vêm de seus antecessores”
    Não é isso que faz o MULA “CASCO DURO”?

  • LIXO AUTORITÁRIO

    -

    9/3/2010 às 11:07 am

    CARO REI…NUNCA É DE MAIS LEMBRAR: MILITANTE DO PARTIDÃO HARTUNG FEZ SUA CARREIRA “LUTANDO” CONTRA A “DITADURA MILITAR”; SEU DISCURSO, NA ÉPOCA, ERA A FAVOR DOS “OPRIMIDOS” E “EXCLUIDOS”, SUPOSTAMENTE LEVADOS A ESTA CONDIÇÃO PELOS GOVERNOS DE ENTÃO. HOJE GOVERNADOR, COMO EXPLICAR A SUA ATUAL E COMPROVADA CONDIÇÃO DE RESPONSÁVEL POR CRIMES CONTRA OS DIREITOS HUMANOS? SOFREU ALGUMA METAMORFOSE, PASSANDO DE ANJO PARA DEMÔNIO? OU SERÁ QUE O SEU DISCURSO DE OUTRORA ERA UMA FRAUDE? FICA A PERGUNTA.

  • Lucas

    -

    9/3/2010 às 10:48 am

    Reinaldo, já que você gosta tanto de minudências quando se trata da língua portuguesa, informo que a regra determinando que não vai preposição “de” antes de infinitivo é nada menos que elementar. Assim, escreve-se “É díficil acreditar” e não “É difícil de acreditar”, como você fez…

  • babalu marques

    -

    9/3/2010 às 10:45 am

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou a barata

  • Victor

    -

    9/3/2010 às 10:27 am

    Reinaldo, assisti ontem ao Repórter Record sobre as prisões do ES e não podia acreditar nas cenas que eu via. Uma das prisões tinha capacidade para 36 presos e tinha 300! Celas onde não há espaço para os presos deitarem, não há banheiro, eles não tomam banho, são alimentados como animais, têm o corpo tomado por infecções cutâneas pelas condições de higiene e por não tomarem banho de sol há meses! A reportagem mostrou 4 homens presos havia 13 dias num ônibus viatura! Presos postos em contêineres de carga de metal sob o sol! Eu literalmente tive pesadelos à noite.

  • Gilson

    -

    9/3/2010 às 10:26 am

    Sou carioca e moro no Es já tem 15 anos, portanto, sei bem o que é violência urbana. Lamentavelmente, aqui no ES é assim mesmo. O governador PH fez um governo melhor que seus antecessores, isso é inegável. Mas ser melhor que os antecessores não é algo muito difícil nesse estado dominado por famílias que ocupam o judiciário, o legislativo e o executivo, e porque não, na iniciativa privada também – isso quando não estão em toda parte como ratos.
    Os nomes de ruas, de edifícios, de praças etc.. são sempre com os mesmos sobre nomes. Mais uma vez, lamentável.
    Um estado com, basicamente, a mesma geografia do Rio de Janeiro, com as mesmas riquezas, mas com uma política de Capitanias Ereditárias.

  • Renato Gasull

    -

    9/3/2010 às 10:26 am

    Continuando… Não se respeita minimamente as leis, o povo local ainda está no período da autotutela. A população em geral é contra a reforma e construção de cadeias, em São Mateus estava sendo construído uma nova cadeia e eu cansei de ouvir críticas ao governo por gastar dinheiro com isso, elogio nunca ouvi. Lá, ciganos especializados em agiotagem dominam a cidade, emprestam dinheiro a juros escorchantes, cobram violentamente os que tem o infortunio de cair em suas garras, não é anormal matarem devedores ou parentes desses, isso com a conivência total do poder público. A polícia é pouca e os poucos que existem não querem saber de trabalhar. Nunca vi policiamento ostensivo em São Mateus…

  • Renato Gasull

    -

    9/3/2010 às 10:14 am

    Reinaldo, morei por três anos em São Mateus, norte do Espírito Santo, e realmente a coisa é feia. Cheguei a ver um vídeo desse preso esquartejado, coisa horrorosa. A pessoa que me mostrou se dizia evangélico, e parecia estar gostando muito do vídeo, na hora questionei-o se esse era o Cristianismo dele. O Grande problema que eu vi lá é cultural, não se respeita minimamente as leis, o jogo do bicho é escancarado, estaciona-se em cima de calçadas, faixa de pedestre quando existe não é respeitada, carros com décadas de imposto e multa atrasados circulam normalmente, grande parte da população utiliza-se dos “gatos” de luz, agua e tva cabo.

  • Capixaba

    -

    9/3/2010 às 10:12 am

    Pelo visto o Governador Hartung não tem só os partidos políticos em mãos, a imprensa local também está bem sentada no colo do P.H

  • Bárbara

    -

    9/3/2010 às 9:46 am

    Reinaldo,
    Moro no ES e assino embaixo do que você disse. Nunca vi uma crítica ao governo na nossa imprensa local.
    Abraços.

  • Ferrabraz

    -

    9/3/2010 às 9:31 am

    Prepare-se, o caso de Espírito Santo é igual a todos os outros, em SC, por exemplo,tem filmagens de bandidos apanhando na prisão, como o PMDB daqui provavelmente apoia a oposição, mais material a explorar pelos petralhas. Claro não falarão da cadeias do PT, que são uma maravilha.
    A guerra do aparato estatal e seus esbirros na imprensa tudo fará para não perder estas eleições, nem que surja sangue.

  • MINEIRIN INVOCADIN

    -

    9/3/2010 às 9:11 am

    REINALDO,POR ESSAS E POR OUTRAS É QUE ME DEDICO,COM PRAZER, A LER TODOS OS DIAS SEUS COMENTÁRIOS E DE SEUS LEITORES! HONESTIDADE,INTEGRIDADE,PRINCÍPIOS,ÉTICA,MORAL,IMPARCIALIDADE E SERIEDADE,ALÉM,CLARO,DA INTELIGÊNCIA,SÃO CARACTERÍSTICAS INTEGRANTES DO SEU JEITO DE SER! DELE DECORREM A INVEJA E FRUSTRAÇÃO DE SEUS CRÍTICOS DESLEAIS E SEM COMPROMISSO COM A VERDADE FÁTICA,SUBMISSOS,IDEOLÓGICA OU FISIOLÓGICAMENTE AO”PUDÊ”! CONCORDO INTEIRAMENTE COM SUAS COLOCAÇÕES: ASSIM COMO O LODO PODE TER BENEFÍCIOS,DIAMANTES PODEM GERAR SANGUE;MERECEU ELOGIO,QUE SEJAM FEITOS;MERECEU BORDUNA,DA MESMA FORMA! GRANDE REI,CONTINUAMOS COM VOCÊ!

  • Fernandez

    -

    9/3/2010 às 8:54 am

    E a gente aqui pensando que o tempo dos “coroné” tinha passado.
    Antigamente eram as ameaças que calavam a boca dos jornais, e hoje é a grana e os favores.
    Que esta gentalha do planalto, estes “arroz de festa”, capoeiristas, cascos duros, e bonecas de ventríloquos, ao invés de ficar atentando contra a democracia com uma nova Lei dos Direitos Humanos, que se empenhe em cumprir a que já está aí.

  • Maurício (MG)

    -

    9/3/2010 às 8:53 am

    Reinaldo

    Há vários presídios por todo o país com excesso de detentos. Há cadeias em condições desumanas por todo lugar. Em MG, há presídios em que cabem 150 detentos e onde há 300, 400, 500, não obstante a melhora do sistema no estado nos últimos anos. Seria caso de se dar uma olhada também nos estados governados por petistas. Quem sabe o apedeuta não libera verbas que contigencia, tal qual FHC, do fundo penitenciário. Os presídios estão lotados e cheios de psicopatas. Só quem convive com esta gente no cotidiano dos fóruns e prisões sabe do que são capazes. Mortes há em todos os presídios. Muito ou “pouco” violentas. Os estados e a união, principalmente esta, não têm feito suas partes.

  • Bocage

    -

    9/3/2010 às 8:44 am

    Tribuna de Vitória = Estado de Minas

  • Renato

    -

    9/3/2010 às 8:23 am

    Os capixabas já estão formando um cordão pra proteger Hartung. O jornal A Gazeta baniu o assunto de seus jornais a afiliada da TV Globo também não toca no assunto.

  • JB

    -

    9/3/2010 às 8:12 am

    O governo do ES é papel carbono do governo federal. Imprensa, Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa, todos, sem excecão, são subservientes à vontade do governador. Há somente uma voz discordante: o jornal online “Século Diário”, porém ligado ao pt e a outros partidos ditos de esquerda. Até nas pesquisas, a semelhança é irritante. Todavia, vale ressaltar que nos dois últimos anos de governo foram construídos uns quatro ou cinco Centros de Detenção Provisória, que amenizaram um pouco a situação caótica que existia. De acordo com o governador, sem ajuda do governo federal. Se o Divino Espírito Santo não baixar suas asas sobre nós – capixabas e brasileiros – estaremos perdidos.

  • PILINCHO

    -

    9/3/2010 às 7:58 am

    Bom dia, Reinaldo.

    As masmorras de Fidel Castro, Raúl, Chávez et caterva também aparecerão no painel da ONU sobre os direitos humanos violados, certamente. É a grande oportunidade para que esta “louvável” instituição questione o Presimente Lula, o insensível a apelos de presos políticos em greve de dome, e ao processo democrático e de estado de direito, sobre o seu mega projeto de ditadura totalitarista, em vias de ser aprovado no Brasil.
    Terrorismo e tortura não casam com Democracia, tampouco com incompetência funcional e com furto qualificado do dinheiro público – vale dizer, com o nosso dinheiro, que nos é roubado mensalmente, para o sustento de criminosos travestidos de políticos.

  • M N B

    -

    9/3/2010 às 7:27 am

    Sujeição voluntária? Não. MEDO. O povo do Espírito Santo sofre nas mãos da classe política da região, provavelmente uma das mais nojentas que eu já vi na minha vida.

  • porcaz

    -

    9/3/2010 às 7:17 am

    Reinaldo, este caso do jornal de Vitória me faz pensar.Fico imaginando se ocorrer um caso dessa proporção em Minas como seria a reação da imprensa oficialesca (Estado de Minas no topo).
    Por aqui Aécio é tratado como o governante perfeito, não se vê uma linha sequer que pelo menos questione sua administração,que,reconheça-se,é realmente eficiente.Mas o calar da imprensa,geral e irrestrito,me impressiona.Oeditorial do EM,citado por você em post recente,mofado e vazio,conclama Minas,esta instituição etérea,a uma reação contra forças nacionais que pretendem esvaziar a influência do estado nas questões nacionais. É sério, mas é para morrer de rir.

  • Franco

    -

    9/3/2010 às 7:13 am

    Sou morador do Estado do Espírito Santo e faço a menor questão de não ler os jornais locais.
    Os periódicos diários daqui trazem pouquíssimas matérias investigativas de autoria própria e investem maciçamente em reportagens criminais, que são meros “clippings” dos boletins políciais.
    Não se espantem, A Tribuna é um jornal ruim de longa data.

  • Marcus Meyer

    -

    9/3/2010 às 7:10 am

    Alguns setores da imprensa, aqueles tutelados pelas Lauras, Elios e Elianes será capar, ainda, de produzir textos argumentando que estes problemas no Espírito Santo são da responsabilidade única e exclusiva de Serra e Kassab, que nada fizeram pelas cadeias daquele estado. E poderão provar com números a incompetência da dupla, mostrando que em suas gestões nenhum valor foi repassado de suas administrações para solucionar o problema capixaba!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados