O texto abaixo foi publicado às 22h03 de ontem. Faço atualizações em azul:
*
Comentava ontem com um amigo as estúpidas ilusões do Ocidente — não, na verdade, as estúpidas ilusões da imprensa ocidental — com as eleições no Irã. Há uma curiosa disjuntiva nesse universo politicamente correto que une academia e imprensa: de um lado, a convicção de que as diferenças culturais devem ser respeitadas e de que não devemos ver “o outro” segundo os nossos padrões. O novo sacerdote desse ponto de vista, claro!, é Barack Obama. Ao mesmo tempo, há um esforço danado para analisar as eleições do Irã segundo os nossos padrões. Não sei se notaram, a tônica da cabertura foi esta: progressistas X conservadores. Parecia que as eleições no Irã mimetizavam as americanas: Mir Hossein Mousavi era tratado como o Obama deles: apoiado pelos jovens, pelas mulheres, com campanha forte na Internet… E Ahmadinejad, o tresloucado presidente atual, era visto, vamos dizer assim, como um reacionário republicano… Ai, meu Deus! Que tédio! Que bode! Como é aborrecido este “Espírito do Tempo” que se sobrepõe aos fatos, à realidade.
Antes que continue, uma observação óbvia. Eu também torcia para que Ahmadinejad, este candidato a besta do Apocalipse, fosse derrotado. Quando menos, um delinqüente explícito a menos no jogo político. Quando menos, ouviríamos menos bobagens. Mas será que Mousavi é mesmo aquele que o Ocidente gostaria que ele fosse? Estaria onde está se pensasse o que a imprensa ocidental e Barack Obama gostariam que pensasse?
Vamos ver: na “democracia iraniana”, que está mais para um fascismo islâmico de massas, os candidatos são submetidos a uma comissão que avalia a sua fidelidade aos princípios islâmicos e à revolução. Qualquer sinal de, digamos, “impureza”, a candidatura é vetada. Mousavi já foi governo. É que agora tirou o turbante e aparece em trajes ocidentais. Mas é, inequivocamente, um deles — embora mais culto e muito mas sofisticado do que o chicaneiro Ahmadinejad. O fato de que fale em negociação com o mundo ocidental e não assuma os extremos de anti-semitismo de seu principal oponente não faz dele um iluminista.
Ele nem mesmo representa uma ocorrência inédita. O mundo já tentou ver Muhammad Khatami, que presidiu o país entre 1997 e 2005, como o, vá lá, “iluminista persa”. De fato, a figura sempre foi doce, caroável até. Nem por isso, seu país deixou de financiar o Hezbollah e o Hamas. Enquanto presidiu o Irã, estava sendo aplainado o terreno em que um delinqüente como Ahmadinejad viria à luz. Mousavi é o Khatami da vez… Pelo visto, não deu certo.
Ainda olhando as eleições iranianas com os olhos com que se vêem as ocidentais, a vitória do “Obama do Irã” chegou a ser anunciada. E o que temos agora? Ou os prognósticos estavam estupidamente errados, ou se assiste a uma fraude eleitoral monumental. Com 61% dos votos, informa o New York Times, Ahmadinejad conta com 66% dos votos, e Mousavi, 31%. Se é assim, o maluco já está reeleito. E a razão é simples. Façamos uma conta com base 100:
- em 100 votos, já foram apurados 61;
- destes 61, 40,26 (66%) são de Ahmadinejad, e 18,91 (31%) de Mousavi;
- falta apurar 39 votos;
- Mousavi precisaria ter 83% dos votos que ainda não foram apurados — para quem, até agora, teve só 31%…
[Com 80% dos votos apurados, Ahmadinejad tem 64% dos votos (18,8 milhões) contra 31% do rival (9,3 milhões). Não dá mais]
Vai dar? Acho que não… O “progressista” derrotado declarou vitória e ensaia, segundo li no NYT, acusar fraude. Mas certamente será contido pelo Conselho da Revolução Islâmica. E chegamos ao ponto.
É o conselho que manda no Irã, não o presidente. Por isso, nos oito anos em que o iluminista Khatami ficou no poder, o Irã, de fato, cuidou de desenvolver o seu programa nuclear — ou alguém acha que isso se fez nos quatro anos do maluco Ahmadinejad? A diferença entre este celerado e os “iluministas” é que o celerado fala o que pensa. Os outros escondem — como esconderam o seu programa nuclear.
Observem: publico este texto daqui a pouco (agora, 21h59) e vou mantê-lo no ar ainda que algum milagre tipicamente persa, tipicamente iraniano, declare a vitória de Mousavi. Não muda nada! Ou até mudaria — e, a depender do caso, para pior: ele era a esperança do “Ocidente” (e “Ocidente”, com aspas, quer dizer “Barack Obama”) para não ter de endurecer com o Irã. Mousavi também defendeu o programa nuclear iraniano, mas ressaltando que é pacífico. Ahmadinejad também declara os bons propósitos — só que não esquece de prometer a destruição de Israel… Nesse particular, tanto faz se o presidente será um ou outro: quem manda mesmo é o Conselho da Revolução Islâmica, de que é chefe o aiatolá Ali Khamenei. “Ah, Reinaldo, mas pense num presidente que fosse mais tolerante, que abrisse mais o Irã para o Ocidente, que desse início a uma nova cultura”. É, pode ser… A era Khatami, reitero, foi muito instrutiva a respeito.
Bobagem obâmica
Obama procurou, oficialmente, ficar longe da disputa etc e tal. Mas ele, o Sabereta (como diria Monteiro Lobato da boneca Emília), padece daquela tentação de ter sempre uma opinião sobre qualquer assunto, a exemplo do nosso Apedeuta. E quem fala demais, Apedeuta ou Sabereta, acaba dando bom-dia a cavalo! O presidente americano fez o mundo saber que, segundo seu severo escrutínio intelectual, o povo iraniano teve a chance de escolher a mudança. Pelo visto, escolheu não mudar. E agora?
Sei que é chato e que pode parecer realmente um absurdo, mas devemos estar preparados para o fato de que, bem…, uma boa maioria dos iranianos possa realmente não gostar desse tal “Ocidente”. Neste meu texto, isso importa pouco. Ainda que Mousavi desse a volta por cima, isso só serviria para embalar esperanças inúteis.









O Irã, assim como a Turquia, está na borda de duas “placas tectônicas” da civilização humana. Os atritos entre o Oriente e o Ocidente, entre a religião e o leigo, volta e meia assolam os dois países, algumas vêzes com extrema violência. São países chaves para a estabilidade de todo mundo e o que acontece lá, nos afeta diretamente. De lá não vem marolinhas; vem tsunami. Precisamos acompanhar com atenção o que se desenrola nesses países e, na medida do possível, tê-los sempre como parceiros, do nosso lado. Se deixarmos entregues à própria sorte, tornar-se-ão enormes madrassas.
O teor do artigo deste blog me lembra muito as razões de Bush para invadir e destruir o Iraque. Será que os EUA farão o mesmo com o Iran? Será que os EUA irão ignorar a ONU e invadir o Irã também? Esse papo de armas de destruição em massa, já não cola mais. Parece que a população já definiu quem será o lider máximo do país nos próximos anos. Continua o mesmo lider que não aceita a criação do estado de Israel, e que deseja destrui-los. O céu está nublando, será que vai chover bombas?
Não estou nem um pouco preocupado com a eleição no Irã. Não quero saber se houve fraude no resultado. O que mais interessa quando o assunto é o Irã são as iranianas. As mais belas mulheres daquele lado do mundo.
Também não precisava acertar com tanta veemência:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u580738.shtml
Dirigentes reformistas são presos no Irã
Tanto melhor que o fascismo iraniano (expresso pelo povo, pelo chimpanzé e pelos burocratas de turbante do CRI) fique o mais exposto possível. Porque quanto mais Obama se sentir pressionado a atacar o Irã, maior será a probabilidade de Obama atacar o Irã.
As Obametes ficaram em polvorosa huahuahahuahhahahua
Uma coisa é certa: LULA TÁ FELIZ! LUla, Chaveco e Evito devem estar comemorando. Eles a-do-ram o maluco!
Prezado General Azevedo, boa noite,
Meu General, tá pensando que é só o povo brasileiro que faz merda nas urnas? Não! Negativo. Não estamos sozinhos nesta empreitada de difícil concorrência. Aliás, é sócio da súcia petista e sua camorra partidária.
Abração,
Esperemos que o povo iraniano consiga eleger alguem
mais decente nas próximas.
Ah, e a porcentagem ,de 65 % mais ou menos, , é unanimidade nas eleições de todos eles: Chávez, Evo, Correia, e agora o do Irã . Que coincidência, né?
Reinaldo, pode ser que seja a mesma coisa, como você diz, mas o outro parecia menos louco…
A fraude deve ter sido importada diretamente da Venezuela. Com tanto know-how no assunto, o Chávez pode ensinar para todos, inclusive para o Brasil. Isso é só democracia demais, como diz o noçolíder.
Me lembro quando ainda jovem do Xa Reza Pahlevi mandatário do Irã. Ele era aliadíssimo dos EUA . Frequentava o Jet Set Internacional ,internamente mandava e desmandava. Promovia festas nababescas com convidados de todas as partes do mundo O então Aiatolá Komeini exilado na França remoendo de raiva , assim ficou por 16 anos . Chegou então um ponto em que a população começou reclamar do governo do Xa e deu-se a revolução quando então Komeini retornou e instalou-se o governo dos Aiatolás. Agora parece que o povo está se cansando dessa teocracia. Sei não , mas acho que de agora em diante Amadinejad , não terá mais tempo para pensar em Israel. O maior problema dele vai estar dentro do Irã .
O cara se sustenta de factóide em PACtóide!
Notícias da Sonia Racy no Estadão de hoje:
” A Porta Fechada na Minha Casa”
A CEF recebeu informação importante esta semana. Dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, a iniciativa privada não tem ‘nenhum interesse’ em construir para quem ganha até 3 salários minímos. Acha ‘inviável’.
Como Lula e os técnicos do governo vão resolver a questão, nem os tijolos sabem.”
**********************************
Como ‘os caras’ do nível dele já interiorizaram mais essa enganação,
será que vem aí outra ‘bolsa’?
13 de Junho de 2009
Obama o falso profeta
ESSAS COISAS NOSSA IMPRENSA NÃO COMENTA
O ator de Hollywood, Jon Voight (pai de Angelina Jolie) e uma das principais vozes do Partido Republicano, foi o anfitrião do Congresso GOP em Washington DC. E durante um grande jantar na terça-feira (09), ele denunciou o Presidente Obama como um radical perigoso, uma ameaça a Israel e aos Estados Unidos.
Aqui estão alguns trechos de seu discurso:
Você pode acessar o vídeo direto aqui
“É provável que estejamos esperando sentados a possibilidade de um novo Holocausto. Quem vai tomar a responsabilidade de manter a América, eu quero dizer Israel. Vou dizer o porquê realmente me assusta este inferno: Tudo que Obama tem recomendado revelou-se desastroso.
“Obama realmente se acha um Júlio César que vai conquistar o mundo com sua fala suave e doce, mas o que eu realmente acho é que ele vai trazer todos os inimigos do mundo para um pequeno parque infantil, onde eles vão brincar, oscilando entre si para frente e para trás.
“Nós estamos sozinhos, e esta nação tem o direito de defender seu livre estado de espírito a partir dessa opressão de Obama”, disse Voight. “E vamos dar graças a todas as grandes pessoas [republicanos] para que não desistam e mantenham-se no curso para dar um fim a esse falso profeta Obama.” (transcrição do Arthur para o MOVCC)
COMENTÁRIO
O povo americano não votou em Barack Hussein Obama para presidente, para ele ficar tentando fazer as pazes com terroristas muçulmanos.
Postado por movimento da ordem vigilia contra corrupção às 6/12/2009
Desculpa aí, gente. O que quis dizer quanto ao embargo, foi o seguinte: ele existe mas nem todos respeitam. O resto vocês podem concluir.
Acho que este demente Ahmadinejad age como um perfeito populista nos moldes do grande líder bolivariano Hugo Chavez.
Ao que se comenta foi o presidente que mais percorreu o interior do país e teria conquistado o apoio da população mais pobre com doações em dinheiro e assistencialismo.
De qualquer forma quem continua mandando no país é o ” líder supremo”, aiatolá Ali Kamenei.
Aliás esta história de se misturar religião com política nunca foi compatível com a democracia.
as eleicaes no ira e esperancas tolas
Não vai ter moleza!
Obama vai ter que sujar as mãos de sangue.
Mas ele pode declarar que o faz com dor no coração.
Ui!
A demagogia e o populismo não são privilégios do Ocidente. Isso é uma praga política, independente de este ou aquele estado serem religiosos ou seculares. Não é muito difícil de detectarmos na figura pública de Armadinejade algumas daquelas categorias sociopolíticas que usualmente são usadas para classificar um político como tal, como sói acontecer também com Muamar Kadafi, além do falecido Sadam Hussein e tantos outros.
Escrevi este texto sobre Barack Obama: http://blogdoandrehenrique.blogspot.com/2009/06/barack-obama-entre-o-discurso-e.html
Acredito que a realidade vai prensar o discurso do novo Jesus Cristo e transformá-lo num bufão futuramente. Obama que se cuide.
No caso do Irã, não existe candidato progressista, existe candidato dos chefes aiatolás. A diferença está na cuca de cada um, Amadnejad é lelê da cuca o outro talvez não!
Reinaldao,
Está uma confusão dos diabos no Ira. Tudo leva crer, que houve manipulação na contagem dos votos. Segundo jornalistas alemães no Ira, tiros foram ouvidos.
Com o governo do amalucado ou sem ele, tudo permanece na mesma por conta do programa nuclear. Quanto ao embargo, este só é respeitado no papel, o que dificulta a vida dos empresários, mas não impede que negociações com países como os Estados Unidos; ups(!) sejam realizadas. Em síntese, o povo iraniano quer o que qualquer povo quer, melhor condição de vida.
Reinaldo, a idéia que as coisas seguiriam o mesmo rumo no Irã, idependente do candidato, é errada. O Irã é uma país altamente pluralista. Ainda que o controle efetivo do poder seja centralizado, isso não esconde as divisões que marcam a sociedade iraniana: de forças que gostariam de ver lá uma Turquia a islâmicos fundamentalistas. Um ponto é analisar a estrutura política; outro, como você bem sabe, as forças que o influenciam. E é importante perceber: essas divisões, no Irã, se tornam cada dia mais acirradas. Dessa forma, o radicalismo de Ahmadinejad deve ser contido - não pelo discurso de Obama, claro!, mas pelas divisões que marcam o país.
Reinaldo, se você ainda não tiver lido, corra atrás de “Balmaceda”, livro de Joaquim Nabuco sobre o presidente chileno José Manuel Balmaceda, um dos pilares do progressismo supostamente modernizador. Escorado em sua grande popularidade, ele tentou fechar o Congresso para conseguir aprovar suas reformas radicais e seguir no poder. A história, vista sob o olhar clínico, conservador e brilhante de Nabuco, prefigura o populismo latino-americano e tem muito a dizer sobre o Brasil de Lula…
É esse livro aqui: http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=1051&language=pt&showPromo=True
Abraços
Tio Rei,
Aguenta essa do seu “queridinho”:
“Amorim diz que G-8 morreu como instância de decisão
Ministro defende acordo entre Mercosul e União Europeia para liberalização
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem, em Paris, que “o G-8 (grupo que reúne os sete países mais ricos e a Rússia) está morto como bloco político de decisão”, já que “não representa mais nada” e não é uma instância válida para elaborar a reforma do sistema financeiro.”
e o blá blá blá… continua.
Não sei pq me recordei da decretação da morte de Deus… esse expurgo comuna que temos no Itamaraty se acha!
Leia o resto da bobagem no JB de hoje.
Caro Reynaldo
Creio que o ponto é: se o Brasil foi uma democracia - porque havia troca de presidentes durante os vinte anos de ditadura, o Irã é uma democracia porque há troca de presidentes. E igual à nossa onde quem mandava era a junta militar no Irã é o conselho revolucionário. E o problema é pior, a mistura de pseudo-religião (pois o fundamentalismo islamico é tão islâmico como as igrejas universais são cristãs) com política (algo que a nossa teologia da libertação faz de forma igual ou pior) resulta num regime de terror principalmente para os submetidos a êle. É como o mst sendo o governo, com toda sua tacanheza, lançando seus candidatos..quem seria o mais “progressista”….?
Muito bem. Esta aí. Uma vez mais o Reinaldo tem razão. Em si mesma, eleição não significa exercício de democracia. Para que o seja, depende de ser limpa. Quando atingida pela política de bastidores ou pela truculência do partido da situação, como já ocorreu na Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Zimbábue etc., e como acaba de ocorrer no Irã, soa como o mais sujo golpe contra o poder popular. Por isso, dói na medula ouvir desse desditoso Itamaraty e do presidente da República que a Venezuela tem é eleições demais. Ou apóiam a política cafajeste ou realmente são néscios. A coisa lá no Irã foi tão feia, que o candidato derrotado, franco favorito, não teve como não acusar o golpe.
Não vejo diferença entre Israel e Irã, duas teocracias que semeiam o ódio na região do médio oriente….
Reinaldo, o argumento do “Fala Serio” das 8:55 AM está apoiado em 4 patas. Por favor, sanitize o blog.
Nem vou entrar no mérito para não alimentar o “troll”.
Caro Reinaldo, sob o risco de ficar chato complemento a mensagem anterior com o relato do blog “Diário de um Policial Militar” com as experiências de um PM com veteranos (22-23 anos!!!!) do Haití. São pessoas incapazes de se reintegrar e esquecidas pela opinião pública e os formadores de opinião. Imagino que acontece o mesmo com milhares de policiais que expoem suas vidas todos os dias subindo favelas e sendo criminalizados depois. As forças armadas não estão invadindo um pais indefeso assim como a PM não invadiu a USP. Mas é que parece quando lemos a cobertura jornalística.
Obrigado.
Caro Reinaldo, sabemos que você é católico. Me desculpe, mas acho que essa incapacidade hodierna da civilização ocidental cristã (cristã!) se afirmar talvez decorra da Santa Igreja, que infundiu a culpa como instrumento de dominação. Ora, somos uma civilização culpada, sentimo-nos culpado por tudo. Não podemos ver alguém na merda, que achamo-nos responsáveis. Seja a miséria material africana, seja a miséria humana do mundo islamico, no fundo cada um dos ocientais teme que possa ter culpa por aquilo.
Não fosse isso, talvez estivéssemos confrontando da maneira devida o islamismo em tudo aquilo (e é muito) que se choca com nossos valores.
Se a Coréia do Norte já está ameaçando abertamente lançar bombas nucleares na Coréia do Sul e no Japão, imaginem o Irã de posse destes brinquedinhos. Não se esqueçam que existe um acordo nuclear entre o Irã e o Grande Líder Bolivariano Chavez prevendo uma bombinha também para nosso amado vizinho.
P E R F E C T !!!
É por essas e por outras, que eu sou viciada neste blog!
Valeuuuu, Tio Rei!!!
O muro de Berlin era muito mais impenetrável do que o regime iraniano. Se 31% da população( calculando por baixo) já está afeita ao “discurso” de Musavi , significa que houve avanço. Não se trata de influencias externas ou apoio das potencias. A razão de tudo está dentro das pessoas , que intimamente não se submetem mais aos dogmas. O sepultamento desses líderes Islamicos deve acontecer mais cedo ou mais tarde. E a geração que vier , não terá a mesma cabeça. Vi ontem na DWTV jovens iranianos munidos de celular disparando mensagens de texto , e do outro lado a milícia do sistema deletando mensagens na internet , na vã tentativa de censurar as idéias. É o começo do fim.
Mais uma vez ele não sabia de nada!
Que rico anjo?
Sobrinha de José Sarney foi nomeada por ato secreto
Designada para o escritório do senador Delcídio Amaral (PT-MS) em 2003, funcionária não é conhecida no gabinte
O Estado de S. Paulo
Por ato secreto, sobrinha de Sarney vira “fantasma”
Vera Portela Macieira Borges, sobrinha de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, foi nomeada em maio de 2003 por um dos atos secretos que o senador diz desconhecer. Ela recebe R$ 4,6 mil por mês e é funcionária da Casa até hoje. Vera foi designada para o escritório do senador Delcídio Amaral (PT-MS) em Campo Grande, onde não é conhecida. “Foi um pedido de Sarney”, disse Delcídio. Procurada ontem, a assessoria de Sarney confirmou o parentesco e a nomeação. De acordo com os assessores de Sarney, ela é funcionária de carreira do Ministério da Agricultura e está “cedida” ao Senado, lotada na assessoria do parlamentar petista. No entanto, o Estado telefonou ontem para o escritório de Delcídio em Campo Grande e, lá, funcionários disseram - em entrevista gravada - não conhecer nenhuma Vera Macieira.
Como fiquei fora de órbita de ontem a noite até hoje de manhã, estou com aquela sensação de que aconteceu o “Efeito Tweet” de “Gangues de Nova York”: a eleição não foi ganha no voto, mas sim na apuração.
ENQUETE PROBLEMÁTICA
A enquete está com algum problema. Quando se tenta confirmar o voto a página fica processando indefinidamente e não executa o que deveria.
Obs.: utilizo o navegador Mozila firefox; banda larga, 1MB.
Além disso a barragem de Piracuruca, 5 vezes maior e próximo à zona urbana, teve injetado nela 48tons de cimento na 4a feira passada para evitar um rompimento eminente. Outras barragens do estado, como itaueiras, também estão em risco. É uma sucessão de escândalos que estão enterrados como se nunca houvessem existido. E o governador é de que partido?
Prezado Reinaldo,
Não consigo entender o descaso da imprensa nacional com o rompimento da barragem de Algodões 1 em Cocal, Piauí. O número de mortos pelo depoimento do pessoal local, tende a ser muito, mas muito superior aos 7 divulgados; é o primeiro rompimento de barragem desse porte no país; a barragem estava anunciando seu rompimento há mais de ano; apesar do nível de água estar crescendo 60cms por dia o governo que havia recolhido os da zona de risco em abrigos, mandou todos de volta no dia anterior ao do rompimento; a proposta simples e factível do corpo de bombeiros de quebrar parte do sangradouro para diminuir o volume de água foi ignorada; o sangradouro rompeu com um lâmina de 20cms
VENDO A COBERTURA DA CNN FEITA ESTA SEMANA NO IRA, NAO HA’ A MENOR DUVIDA DE QUE A CARTILHA LIDA POR AQUELE CRAPULA QUE GOVERNA AQUELE PAIS E’ EXATAMENTE A MESMA DE LULA, CHAVEZ E TODA ESSA CORJA DE DITADORES QUE PRETENDE RESSUSCITAR O MODELO COMUNISTA FALIDO EM TODOS OS CANTOS ONDE FOI IMPLANTADO. ESTE INFELIZ SO’ PODE TER GANHO A ELEIÇAO COM A COMPRA DE VOTOS DA POPULAÇAO MISERAVEL DO INTERIOR DO PAIS COMO SE VIU AMPLAMENTE NA COBERTURA DA CNN. TANTO LA’ COMO CA’ E’ O VALE-TUDO PARA SE MANTER NO PODER A QUALQUER CUSTO. CHEGADO AO PODER LULA E SEUS PETRALHAS DELINQUENTES, NAO MEDIRAO ESFORÇOS PARA SE PERPETUAREM NO PODER. CABE A NOS BRASILEIROS POR UM FIM NESTES CRIMINOSOS.
Veja isso Reinaldo: http://www.youtube.com/watch?v=RnljOrCf1b0
É realmente nojento. Veja que tipo de gente há nesse sintusp. Se deixarmos por conta dessa gente, logo teremos um gueto para os judeus dentro da USP.
Fernando.
Realismo
Reinaldo -
Esse post em que você comenta a eleição no Irã é de um lúcido realismo. Só não o entende quem é lerdo para entender até mesmo as explicações mais claras.
Bato palmas em pé!
Bobby
“Sabereta”,
que maravilha viver, alias como sempre afiadissimo eeheheh.
Burduna nelles !!!
Reinaldo, sao 8:00hs de sabado em NY e a manchete no site do NY Times eh a seguinte:
“Both Sides Claim Victory in Presidential Election in Iran”
Haja wishful thinking!
Piadinha que saiu no site de notícias ‘World daily news’: qual a semelhança entre Jesus Cristo e Boiola Obama?
Ambos não têm - com acento também, Rei! - certidão de nascimento.
[...] AS ELEIÇÕES NO IRÃ E AS ESPERANÇAS TOLAS [...]
me engana que eu gosto :
que farsa. esta ou outras eleições não passam disto.
quem manda são os aiatolás. os candidatos são fantoches.
tudo para dar uma idéia ao Ocidente de legitimidade. pfttt.
Da Folha Online:
———
“Estamos muito animados de ver o que parece ser um debate intenso no Irã”, afirmou Obama, que na semana passada fez um discurso dirigido ao mundo muçulmano no Cairo no qual ofereceu o começo de um novo diálogo baseado no respeito.
…
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também expressou otimismo com o desenvolvimento das eleições iranianas.
“É algo muito positivo que o povo do Irã queira que suas vozes e seus votos sejam escutados e contados”, declarou Hillary.
——-
Pois é. O povo do Irã falou e disse. hehe
Prezado,
Mousavi, pode ser mais um fruto do seu meio, pode não ser a salvação do Irã, nem da paz, mas existia no novo a esperança, não encontrada em Ahmadinejad.
Quem dera Mousavi acabasse como um Mikhail Gorbachov ou um Boris Yeltsin, que apesar de serem engrenagens do sistema Russo acabaram por implodi-lo.
Com Ahmadinejad a esperança é zero.
Caro Reinaldo. Comente esta noticia, por favor.
Depois que o governo Serra instituiu cotas para gays nos serviços de saúde pública, pelo menos quatro hospitais públicos manifestaram interesse em realizar cirurgias de colocação de prótese mamária em travestis e transexuais. É o que leio no Estadão. Segundo a coordenadora do programa estadual de DSTs/Aids do Estado, Maria Clara Gianna, ainda serão estabelecidos protocolos e em até três meses este procedimento e a terapia hormonal - administração de hormônios para conferir identidade feminina, como ausência de pelos no rosto - já estarão disponíveis.
“A inauguração é um grande avanço”, disse a travesti Taís Souza, de 27 anos, da ONG Centro de Referência da Diversidade e que já viu várias amigas se submeterem à injeções de silicone industrial para ganhar formas femininas. O silicone pode se deslocar pelo corpo causando danos à saúde. O governador José Serra, em plena candidatura à Presidência da República, está totalmente de acordo: “A orientação sexual e a identidade de gênero têm implicações sobre a saúde e o sistema tem de estar preparado para este tipo de atendimento”.
Ora, para que travestis fazem próteses mamárias? Para serem mais simpáticos aos amigos não há de ser. Travestis que se prostituem invariavelmente fazem próteses de silicone para atrair maior clientela. Enquanto no país todo as autoridades combatem a prostituição, os hospitais públicos querem torná-la mais atraente.
Por enquanto ainda podemos sonhar!
Eu tentarei(?) sonhar que os seres, ditos humanos, consigam se tornar, apenas um tantinho melhores.
Até quando o mundo resistirá, suportará, sem sucumbir aos loucos do poder atual? São tantos, que não sei como o mundo não se autodestruiu… é Ahmadinejad negadordoholocausto, Chaves-primeiroeúnicodaVenezuela, EVOcamposino, padre paraguaio, Mauricio Funes el salvador que-está-aprendendo-como-ser-um-PTralha-em-sete-lições, Rafael Garcia no equador, o ping-pong doido da Coréia do Norte Pyongyang… a lista é longa e, claro, não esqueci do LULAlelé nãosabiadenada…
Ó, quem irá nos salvar?
Caro Reinaldo. Gostaria que vc desse atenção a este tema que achei no blog Contraditorium: http://www.contraditorium.com/
Toca um tema que acho especialmente importante quando falamos da relevância e legitimidade das forças uniformizadas no seu papel da defesa da sociedade e força orientada pela autoridade democrática. Sou aluno da USP e vejo o profundo desprezo que uma grande parcela da população, especialmente jovens, sente pela polícia e exército. As forças de segurança enviadas ao Haití são ignoradas pelos meios de comunicação, coisa que acontece cotidianamente com a polícia enviada para enfrentar a bandidagem e ainda levar paulada de todo o mundo.
Na verdade, são todos uns bandos de fana-
ticos,uns por religião , outros por pura bur-
rice e maldade,inveja e ráiva dos países de-
mocraticos do ocidente. Só que sem esses
países,eles comeriam e beberiam o que ?
A come-se,areia com petroleo,será que é
bom ? Hum,quero não.
A idéia de que a comissão avaliadora de candidatos - segundo a fidelidade aos princípios islâmicos - nas eleições iranianas equivale às prévias e ao colégio eleitoral dos americanos é, com todo respeito ao Renan das 10:21pm, uma grande forçação de barra… ou então uma tremenda viagem na maionese (ou na batatinha, como queira…)
Acho que Obama ficará de olho no lunático, sim. E no da Coréia do Norte também. E no Afeganistão. O discurso foi protocolar. FHC faria um igual.
…e de lição para o presidente Obama de que: Água mole em pedra dura tanto bate até que, … acaba a água!
Renan,
Comparar Teocracia com Democracia é demais.
Não dá para começar. Sarava, shalom, vai com deus meu irmão.Que deus te abençoe.Ou te mande para os quintos.
Tio Rei,
Na visita ao Oriente Médio, Barack Obama subiu no palanque para fazer um pouco daquilo que ele parece ter aprendido com aquele que ele chamou de “O Cara”, no encontro do G20, lembra-se?
Ele disse também que o Energúmeno é o político mais popular do mundo!
Estou pensando seriamente em escrever uma “cartinha” para Obama, daquelas que ele diz que costuma ler…
Só para dar uma explanadinha sobre como andam as cousas na República dos Bruzundangas.
Se ele se mostra tão preocupado com regimes totalitários, quem sabe ele não devesse mostrar um pouco de dignidade Democrática por aqui, na visita que fará em breve à A.L. (Bruzundangas).
Ou vai se confratenizar com o Cara?
Reinaldo, por um lado, é até bom esse maluco ser reeleito. Vai acelerar as decisões dos USA e Israel, em relação às represálias a serem tomadas. Se o “progressista” fosse eleito, o Irã ia apenas ganhar tempo para concluir suas bombas nucleares. Aguardemos, pois, os próximos passos.
ABs, LC
Reinaldo hoje estava a maior torcida para que Obama emplacasse seu candidato, na Globo News chamaram até aquele professor da UFRJ, amigo de Dirceu, bem velhote, que anda com um brinquinho na orelha. Bem que eu queria que o celerado perdesse, não por Obama, mas porque chega de demagogos, celerados, beiçolas, luláticos, o nosso lulático surtou de vez, está achando que nunca antes no MUNDO apareceu alguém como ele para governar um país. Voltando ao teu texto, está um primor de lucidez, PARABÉNS.
Bom lembrar que o Conselho dos Aiatolás equivale à nossa CNBB, a qual, objetivamente falando (é só olhar o que fazem as suas “pastorais” e “assessorias”), bem que gostaria de ter-nos, se pudesse, em “reduções”, como aquelas do século XVII, ensaiadas sobre os índios guaranis no que agora é o Rio Grande do Sul.
…enquanto que a “liberal” Zahra Rahnavard é, na realidade, uma agressiva defensora dos “valores” da Revolução de 1979, tanto que já escreveu textos francamente difamadores a respeito de Salmon Rushdie.
Pobres jornalistas, os nossos.
Reinaldo,
Eu concordo em gênero, número e caso com as suas palavras. E gostaria de acrescentar o seguinte: alguns blogueiros tidos por grandes analistas de questões internacionais (v.g., Pedro Doria!, haha) chegaram ao ponto de saudar a mulher de Mohammed Musavi como uma “grande literata” e uma espécie de matriarca das liberdades civis no Irão.
Pois bem: hoje mesmo, o New York Times publicou uma extensa reportagem sobre a eleição naquele país e, para a minha surpresa, afastou liminarmente algumas dessas ilusões em torno do “progressismo” do casal. Para o jornal, Mousavi já está há um bom tempo comprometido com o programa nuclear iraniano, …
Oi prezado Reinaldo, eu também estava torçendo para que aquele assasino em potência não fosse releito mas você tem muita razão quando diz que o outro, a pesar das apariências, não é uma garantía de paz. Tem um proverbio que diz: “É melhor mau conhecido que bom por conheçer”… ao final das contas já sabemos que se pode esperar do Ahmadinejad, ne?
Reinaldo,
A comissão do Irã que avalia os candidatos, segundo os critérios islâmicos, equivale às prévias e colégio eleitoral dos americanos (eleição americana é uma eleição indireta), que seleciona conforme os critéios dos americanos. Os dois países, conforme seus modelos, são considerados países “democráticos”.