BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

Aos estudantes da São Francisco, com açúcar, afeto e livros a mancheias

domingo, 9 de março de 2008 | 7:19
Já publiquei já aqui um post sobre o debate de que participei, na sexta à noite, na Faculdade de Direito da USP (a São Francisco), a convite da diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto. Falamos sobre Cuba e as perspectivas da esquerda na América Latina. Meu oponente ali — como em quase tudo, suponho — era o ex-petista Ivan Valente (SP), hoje deputado federal pelo PSOL.

Impossível reproduzir aqui um debate de três horas, é claro. Mas, como vou dizer?, a coisa foi animada, hehe. Eu fico sempre muito espantado com a sem-cerimônia com que as esquerdas apóiam seus ditadores e assassinos. Não foi diferente com Valente. Afinal, defender Fidel Castro, demonstrei com números (que ele, engenheiro e matemático, não pôde contestar), corresponde a alinhar-se com alguém que consegue ser 3.108 vezes mais assassino do que os militares brasileiros. A conta é simples:
- somando-se os 17 mil mortos na ilha e os 78 mil que morreram tentando fugir, o regime de Fidel responde por 95 mil óbitos;
- dada uma população de 13 milhões, considerando-se os dois milhões de exilados, Fidel matou 730,77 pessoas por 100 mil habitantes (considerei a população atual de Cuba);
- os milicos brasileiros mataram 424 pessoas (muitas em combate, é bom que se diga) — ou 0,235 por cem mil (população atual do Brasil);
- divida 730,77 por 0,235; você tem a conta.

- Ah, sim: se Fidel tivesse matado um décimo do que matou, ele seria apenas 310 vezes mais assassino — se é que Ivan Valente me entende…

Não obstante, Fidel tem a irrestrita admiração das nossas esquerdas — claro, claro, ele cometeu alguns “exageros”, mas os nossos militares são considerados uns gorilas. Novos esquerdistas ganharam pensões e indenizações porque “perseguidos” pela ditadura. Alguns são ainda fãs de Cuba! O Brasil costuma ser um abismo da lógica. Em tempo: mandei às favas e ao fogo do inferno, ali na faculdade e como sempre, todos os ditadores de direita: Pinochet, os nossos, os argentinos… Valente abriu seu peito ao Coma Andante. Numa antevisão fantasmagórica, disse que os estudantes ainda andariam por aí com uma camiseta estampando o rosto de Fidel. Riram dele a valer.

Levar tais números a um debate provoca um certo choque. Ainda há alguns gatos pingados que são radicais de esquerda, mesmo na São Francisco — minoria, mas são. Entreguei ao Centro Acadêmico uma lista de livros que poderia ajudar a entender alguns dos temas que discutíamos ali. Durante as minhas intervenções, citei outros tantos. Então Ivan, muito valente, tirou da algibeira uma acusação interessante: “Acho que o Reinaldo quer ser intelectual; eu sou um militante”. Para ele, os livros que eu citava — e convidei os alunos a consultá-los — eram só uma forma de tentar enganar os estudantes, de lhes diminuir o entusiasmo militante e a luta por um mundo melhor. Disse isso com a energia característica… Uns 10 ou 12 que estavam ali como claque aplaudiram-no com entusiasmo. Uma lourinha o fez com tal energia, que, quero crer, se eu jogasse uns livros à sua frente, ela os incendiaria: um verdadeiro auto de fé “em nome do povo”.

Aí Valente disse que direita boa já não há mais, não. E que intelectuais mesmo eram Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Antonio Candido… Falei para ele escolher um desses, ou todos, para debater. Pedi que resumisse ali a tese central de Raízes do Brasil — e o dispensei da tarefa em seguida, porque a minha crueldade tem limites. E ele aproveitou, então, é claro, para atacar a VEJA, a imprensa burguesa, que só pensa nos ricos e é financiada pelo capital privado por meio de anúncios. Para o Valente, imprensa independente deve ser aquela financiada com dinheiro público e das estatais… Dizer a respeito o quê? No desespero, sacou o Jorgibúxi. “A VEJA defende o Jorgíbúxi”. E eu: “É mentira. A maioria das reportagens de VEJA traz críticas a Bush”. Mas eu estava disposto a lhe manter o furor militante: “Não, deputado, eu (ênfase no “eu”) defendo Bush; a VEJA, não. Eu defendo a guerra do Iraque. A VEJA não é de direita, mas eu sou”.

Valente pareceu experimentar a epifania: “Vocês estão vendo? Ele é de direita! Ele é Jorge Bush!”. Esperava que a platéia urrasse em delírio. Mas nada… E a loirinha, aquela, repetia: “De direita! Jorge Bush!”, como na igreja da bispa. E falava ali o procurador da hora do regime soviético e seus 35 milhões de mortos; do regime chinês e seus 70 milhões de mortos; do regime cambojano e seus três milhões de mortos; do regime cubano e seus 95 mil mortos. Falava o representante do partido que tem entre seus quadros, sei lá se filiado ou não, o italiano Achille Lollo, um terrorista italiano que, em 1973, despejou gasolina sob a porta de um apartamento, na Itália, onde estavam um gari, sua mulher e seis filhos. Ateou fogo. Morreram uma criança de 8 anos e seu irmão mais velho, de 22. O gari era de um partido neofascista. Como Lollo não gostava do fascismo, então ele resolveu incendiar crianças. Um verdadeiro humanista!!!

É claro que tive de refrescar a memória do deputado. Também levei aos estudantes fotos daquele gigante moral e de uma de suas vítimas. Será que fui indelicado?

O deputado acabou se envolvendo num bate-boca com um aluno de mestrado, passível, entendo, de desdobramentos jurídicos. No auge da confusão (Tio Rei, nessa hora, autografava um Contra O Consenso), um garoto magrinho, nervosíssimo, tentava “evacuar o recinto”, tangendo, com os braços, seus colegas, que insistiram em ficar na sala, sim. Uma parte para ver o qüiproquó. E outra porque queria falar comigo. O debate terminou às 22h30; mas saí de lá depois da meia-noite, num papo com rapazes e moças do balacobaco. Sabem das coisas.

Falei da meia-dúzia de gatos pingados radicais? Sim. Num auditório lotado, não eram mais do que 10 ou 12. A maioria esmagadora dos estudantes da São Francisco quer é democracia; quer é estado de direito; quer é liberdade de expressão; quer é imprensa livre. Não! Eles não concordam com tudo o que diz o Reinaldão; com tudo o que sai publicado na tal “imprensa burguesa”, mas estão certos de que a democracia é o único regime que pode conciliar liberdade com justiça. Nem as serpentes que tentam encantar jovens também ali fizeram com que aquela faculdade, que está inscrita na história do Brasil, renunciasse à sua traetória de luta em favor do estado democrático e de direito.

E fiz um convite aos presentes, que, estou certo, será seguido: “Não invadam a reitoria. Invadam a biblioteca”. Acho que eles farão isso. Uns dois ou três talvez continuem a queimar livros, ainda que metaforicamente. Mas o fato é que eles perderam.

PS: Eu lhes juro: quando fui militante de esquerda, entre 1975 e 1982, só eram respeitadas as pessoas que liam muito. Era uma exigência para a militância estudantil. Havia até a caricatura do famoso “livro embaixo do braço”. O Apedeuta acabou com isso. Os livros passaram a ser hostilizados. O que importa é ter titica na cabeça e um microfone na mão. E, claro, falar em nome da “justiça social”.

“Ó justiça social! Quantos crimes se cometem em teu nome!”, se me permitem parafrasear uma mocinha que perdeu a cabeça para os jacobinos.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

125 comentários em “Aos estudantes da São Francisco, com açúcar, afeto e livros a mancheias”

  1. Beto disse:

    Tio Rei, POR FAVOR, nos convide para assistirmos a esses debates. Mas, por favor, seja cruel com os debilóides, eles não merecem nossa candura…tem que tomar porrada(no bom sentido), tem que levar na cara todos os crimes e mentiras que carregam sob seus ombros.

  2. Gustavo Catão disse:

    Reinaldo, que vontade de estar nesse debate!!! Tens como disponibilizar a lista de livros que vc disse ter deixado no debate?

    Desculpe o atraso no comentário, mas só tomei ciência do post esta semana.

    Abs

    Gustavo.

  3. [...] Num debate, certa feita, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), tive a chance de lembrar a um deputado do PSOL, Ivan Valente (SP), as relações de seu partido com aquele outro “valente”. Leiam depois. O post está aqui. [...]

  4. Anônimo disse:

    Como calouro da Sanfran, confesso que o debate foi o melhor das duas primeiras semanas de faculdade.

    Não só pela inusitada atividade, mas pelo conteúdo.

    Na semana passada tivemos um debate entre Boris Casoy, um editor de Veja, e o contraponto (que pena) faltou - da Caros Amigos.

    Assisti ao debate inteiro, ficando até por volta das 11 horas.

    Foi não somente interessante, mas um tanto divertido, ao presenciar a velha arma esquerdista: o apelo à emoção.

    O Deputado Federal falhou em vários momentos.

    1) Esqueceu que alunos de faculdades de nome - como a São Francisco - têm uma formação intelectual que dispensa apelos emotivos. Frases do tipo “Alunos da São Francisco! Vão olhar ao redor da sua faculdade!” não soam como “Companheiros do ABC! Não podemos deixar as coisas como estão” para nós.

    2) A conduta de um Deputado Federal, eleito mediante um processo democrático, no qual foi depositada tanta confiança e responsabilidade foi lamentável. O insulto ao mestrando de Direito Internacional (justo desta área) ultrapassou minhas expectativas.

    Acredito que o debate foi produtivo, interessante e ativo. Mas, lamentavelmente, faltou conteúdo na esquerda. Acho que nomes com maior capacidade cognitiva deveriam ser cotados para os próximos debates. Ainda que a esquerda esteja, de certa maneira, escassa de tais tipos.

    E a minha pergunta ingênua acabou ficando esquecida:

    - Dentro de uma ideologia de esquerda, baseada no princípio da igualdade, os indivíduos são iguais. Por que então, ao mesmo tempo que milhares de pessoas passam fome, um líder de um regime igualitário merece tratamento médico caríssimo, com os melhores especialistas mundiais, no exterior? Eu quero dizer, a absoluta maioria da população não tem o que comer. Como o senhor deputado, que tem anos de experiência com a ideologia socialista, me explica esse fato?

    Reinaldo, gostaria de agradecer a presença - a coragem, e a disposição. Acredito que seria realmente um show se Heloísa Helena e o Diogo Mainardi completassem a banca.

    Um Grande Abraço.

    Ricardo B.B.

  5. rocket disse:

    Reinaldo, será que alguém teria gravado ou filmado o debate? Por favor, se existir esse arquivo, disponibilize-o para nós, pobres mortais!

  6. Marcelo Scotton disse:

    Reinaldo,

    Há um erro em:

    os milicos brasileiros mataram 424 pessoas (muitas em combate, é bom que se diga) — ou 0,235 por cem mim (população atual do Brasil);

    Está redigido “cem mim”.

    Abraço.

  7. Alex Melo disse:

    Meu irmão (que me apresentou seu blog) é doutorando de física na USP. Rapá.. .ele fala que os professores dali são dureza, viu! Quase todos petistas de carteirinha!

    Ainda bem que nem todo lugar ali é assim, senão estaríamos em maus lençóis.

    De qualquer jeito, eu sou um leitor contumaz. O problema é que sempre passei vergonha por isto, sempre fui visto como alguém que fica perdendo tempo com estas coisas… quando mais do que nunca, precisamos exatamente de gente que leia!

  8. JB disse:

    NÃO PUBLIQUE.

    Mas corrija:
    “- os milicos brasileiros …ou 0,235 por cem mim (MIL) (população atual do Brasil);

  9. Jose Pacheco Filho disse:

    REINALDO.
    Não fiz faculdade.Mas conheço bem o ambiente.De quebra quase tudo que citas neste artigo.
    Isto porque acompanhei todo o periodo de estudante dos meus filhos e como sempre tivemos dialogo eu sei bem entender cada palavra ou descrição de tudo que acabei de ler.o meu filho ( omitirei o nome ) é hoje um respeitado advogado e modestamente referência em sua área de atuação.Tem já o titulo de mestre e no momento alem de lecionar está fazendo curso de teologia e preparatório para oblato.Perto de se casar recebeu direto do Vaticano as bençãos do Santo Padre
    que dirimindo suas duvidas deu conselho para que ele servisse a Deus como advogado.Deus precisa de bons advogados como de bons jornalistas como és exemplo.A filha tambem advogada optou pelo chamamento materno e o amor dela e do seu companheiro de vida,encheram minha velhice com a dádiva de um ¨Trion Ternura¨titulo que vaidosamente dou aos meus netos.Ai está caro amigo.A razão da minha preocupação maior. São os meus e os netos de tantos outros brasileiros como eu.Me desculpe estas revelações.Talvez eu as esteja fazendo até para justificar frente aos meus queridos familiares a razão de estar ultimamente tão insistente com a divulgação do BASTA.Nada mais desejo que o certo combata o errado.Que o ¨mocinho vença o bandido¨como era dito no meu tempo de criança.REINALDO continues tua luta.Teu caminho é o da verdade e a verdade nada vence.Os justos sempre vencem e a aparente vitória dos injustos é passageira.Os atuais serão cedo ou tarde derrubados.
    De minha parte mais um BASTA
    E
    BASTA

  10. Anônimo disse:

    As gurias como essa loirinha escandalosa aí tem jeito: um namorado conservador que lhe diga o que é certo e errado. Em dois tempos ela vai ser uma grande defensora da família, moral e bons costumes.

    Rafael Evangelista, Salvador-BA

  11. Anônimo disse:

    Reinaldão,
    solicito que nos passe a lista de livro que indicaste para os estudantes.
    Obrigado.
    Luís Felipe,
    Porto Alegre - RS.

  12. Sandra disse:

    Reinaldo

    Não é incrível? Ser intelectual, ser erudito,… É MOTIVO DE VERGONHA!!!!!

    E ser militante, de orgulho!

    Já imaginou a conversa de mães coruja?
    -No que seu filho vai se formar?
    -Em medicina, e o seu?
    -Em militância!

  13. Anônimo disse:

    Tio Rei, Cadê vc eu tô aqui só prá te ler.

  14. raul disse:

    Força é reconhecer a sinceridade do nosso valente. Não é para qualquer um a confissão de que, para se ser de esquerda, o tributo a ser pago é o da ignorância.

  15. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    compartilho da tua indignação.
    Mas, bem, mesmo na época “letrada” do socialismo, os livros embaixo do braço eram sempre os mesmos: Marx, Gramsci, Rosa Luxemburgo, Lênin etc.
    São os analfabetos idealistas de sempre.
    A única diferença é que hoje eles mantém um microfone em punho, enquanto os livros (os mesmos…) empoeiram em suas estantes.
    Os analfabetos daquela época pelo menos sabiam ler, não é?

    Abs. José.

  16. Guilherme disse:

    Caro Tio Rei!

    Sou aluno da São Francisco e estava no bate papo após o debate - “disputamos” um taxi na hora de ir embora. Você poderia me fornecer algum email pra contato? Além disso, você tem a lista de livros disponibilizada (pelo jeito as 20 cópias distribuidas não foram suficientes hehe)

    Abraço,

    Guilherme Machado

  17. Juli disse:

    Caro Reinaldo,
    a “máscara” da página que lhe enviará esta mensagem sugere: “faça um comentário”. Mas a notícia é tão triste que não é possível comentar. Os fatos falam por si mesmos.
    Um abraço Juli

    Coordenadoria de Comunicação da UFRJ
    JOÃO PEDRO STÉDILE PROFERE AULA MAGNA 2008
    CAMILLA MUNIZ - OLHAR VIRTUAL

    Todos os anos, a UFRJ celebra o início do ano letivo e das atividades acadêmicas com uma Aula Magna, solenidade na qual uma personalidade expõe à comunidade universitária seus conhecimentos sobre um assunto de interesse compartilhado. Este ano, a Aula Magna — intitulada “Terra, Saberes e Democracia” — será proferida por João Pedro Stédile, no dia 19 de março, às 10 horas, no auditório do Roxinho, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária.

    Stédile é economista, ativista social e um dos atuais dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Grande defensor da reforma agrária no Brasil, o militante — além de cobrar do governo o assentamento de famílias — incentiva a organização de marchas com o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a grave situação da pobreza e da desigualdade no campo. Stédile também defende maiores investimentos em Educação e o ingresso de todos os jovens brasileiros nas universidades públicas e gratuitas do país.

    Essa não é a primeira vez que a UFRJ cria vínculos com o MST e com as questões agrárias. Durante o período de férias letivas entre 2004 e 2006, foi ministrado na Ilha do Fundão o curso “Teorias Sociais e Produção do Conhecimento”, fruto de uma parceria em nível de Graduação, Pós-graduação e Extensão que envolvia a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), entidade de Ensino Superior do MST, e diversas universidades brasileiras. Além disso, o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Poder Local, Políticas Sociais e Serviço Social (LOCUSS), da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), mantém um projeto de extensão denominado “Pró-MST”, que busca ampliar o campo de intervenção do Serviço Social junto a sujeitos que atuam na esfera da produção, contemplando fundamentalmente as próprias necessidades do movimento dos trabalhadores.

    Retrospectiva
    Desde o início da gestão do reitor Aloísio Teixeira, a UFRJ já recebeu diversas personalidades. Em 2003, o convidado foi Cristóvam Buarque, Ministro da Educação na época, que destacou o valor da universidade como instrumento de transformação de problemas sociais. Em 2004, Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores, falou sobre acordos de cooperação estudantil entre a UFRJ e instituições estrangeiras. Em 2005, José Leite Lopes, físico e professor emérito da universidade falecido há dois anos, discutiu a importância da ciência e tecnologia na sociedade atual. Em 2006, o poeta Ferreira Gullar abordou a cultura e a capacidade de criação artística do ser humano. No ano passado, foi a vez de Naomar Monteiro, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), expor à comunidade acadêmica da UFRJ o Projeto Universidade Nova, proposta de reestruturação das universidades brasileiras baseado na interdisciplinarida de.

  18. Levi Machado Filho disse:

    Olá Reinaldo,

    Sou Engenheiro Civil e já li uns 150 livros ao longo dos meus 30 anos.

    Desses 150, uns 140 foram, basicamente, livros com ênfase puramente técnica.

    Sou assinante da VEJA há 5 anos e acabei de renová-la por mais 2. Mas encontrei aqui, no seu blog, que com prazer visito diariamente, um espaço para uma Construção de solidez inabalável: a construção do pensamento.

    A firmeza de seus textos somado à ausência de constradições em opiniões anteriores demonstram, também, a firmeza de seu caráter e convicção de bom jornalismo.

    Sei que vc não faz chat e não tenho essa pretensão. Mas fica aqui registrado o pedido para que publique uma lista de 20 livros que vc considere “obrigatórios”.

    Acho que não concordo tanto com alguém como concordo com suas opiniões, portanto, sua indicação de livros seria para mim algo muito importante.

    Reitero o pedido: Top 20, por favor!

    Um abraço com afeto, do Rio de Janeiro.

    Levi Machado Filho.

  19. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    É esse o motivo que vc deixou de ser um dos convidados do programa Roda Viva?
    Elles tem medo da verdade.

  20. Anônimo disse:

    Reinaldo, Quais os livros que você sugeriu aos estudantes lerem?

  21. Phoenix disse:

    Excelente a descrição do debate, mostra a boa intenção do Reinaldo. Sou estudante e estive na palestra e realmente não concordo com o Tio Rei em tudo; provavelmente sou mais liberal.
    Com efeito, a esquerda das antigas tinha muita gente marxista que havia realmente lido Marx, Engels, Lenin, Pachukanis (perdoem-me se a grafia estiver errada). Tinham muito mais base ideológica para seu esquerdismo. Agora ser de esquerda sem ler absolutamente nada é muito fácil. Vão estudar o Ribbentropp- Molotov antes de falar que Stálin foi o primeiro a combater o Nazismo na Europa…foi vovô Churchill, um conservador, de direita, mas ao contrário do que falou Ivan Valente, jamais um Fascista.

  22. Anônimo disse:

    Rey.Faça ver a estes valentes, que num regime comunista esta reunião para debate nem aconteceria.Ninguem.

  23. Anônimo disse:

    FORO DE SÃO PAULO.

    Acho que, após os fatos mais recentes, não é mais necessário explicar o que significa o Foro de São Paulo.
    Mas o que os computadores de Reyes (o pançudo morto) apreendidos poderão ainda dizer, somente Uribe e os serviços de segurança americanos vão saber na totalidade.
    Seria bobagem divulgar tudo de uma vez.
    Sãoinformações muito importantes e ajudarão as desmontar ou enfraquecer a rede de apoio aos terroristas da FARC.
    Certamente aparecem nomes de brasileiros nas correspondências de Reyes e seus contatos no sub-mundo do terror: compra de armas, venda de cocaína, envio de malas e caixas de dólares a aliados que disputam eleições em outros países.
    A tal caixa preta de uísque JB que desembarcou nem tão secretamente em Viracopos veio de onde? Cuba? Farc? Venezuela?
    Dá nomesmo, já que são todos do Foro. Uribe já demonstrou que Chávez alimenta as Farc com milhões de dólares. Estão presos na Florida os venezuelanos que levaram mala com 800 mil dólares para a ajudar a eleição de Kirchner, a mulher.
    Os mesmos já poderiam ter estado por aqui antes. Lembrem-se que representantes das Farc podem circular com desenvoltura no Brasil, especialmente em Brasília, onde são recebidos como se fossem diplomatas.
    Assim, os tais computadores, e mais o computador do outro morto, o tal comandante Rios, ainda nos darão muitas alegrias.
    Está caíndo a máscara dos terroristas e seus sócios em diversos países, que pretendiam desestabilizar a Colômbia, derrubar Uribe e levar as Farc ao poder pelas armas.
    Não tenham dúvidas.

  24. Anônimo disse:

    Alô Reinaldão ! Lembra-se mim ? Eu sou aquele anonimo que disse que ia se alienar , mas que de vez em quando ia dar uma bicadas por aqui para alimentar o cérebro.

    Conforme escrevi num dos posts anteiores , não leio mais oas dois jornais que lia(JB e O Globo) e não vejo mais telejornais.

    Prefiro assim , sofro menos.

    Ma snão deixo de vir por aqui não.

    Fico imaginando o banho que vc deu no ex-petralha ( se é que isto pode ser possivel).Só memso uma anta para participar de um debate deste tipo com vc.A verborragia deles não resiste a um argumento bem fundamentado e nisto vc é mestre.

    Continue visitando universidades , a garotada precisa .

    abraços

    ass.Anonimo ( ex petralha desiluladido)

  25. marvioli disse:

    Você foi militante de esquerda dos 13 aos 20 anos? E lia muito? Qual(is) os motivo(s) da mudança para de direita?

  26. Anônimo disse:

    Bem.lembrado.cara.Selma…
    bem.lembrado.

    Rinaldo.Gonçalves

  27. Indignadíssimo disse:

    Grande Reinaldo!!!!

    Quisera eu assistir a esse debate.

    É um regozijo contemplar um esquerdista enrolar-se na própria ignorância.

  28. Carla disse:

    Oi,também gostaria de saber quais os livros que passou para os estudantes.
    Obrigada.

  29. Anônimo disse:

    OS DOZE MACACOS

    O problema é que os doze radicais de esquerda fazem muito mais barulho que o resto do auditório. Fundam sindicatos, escrevem jornais de esquerda, participam de passeatas, e por aí vai.

    As pessoas normais não tem tempo nem ânimo para isso. Daí que os doze parecem duzentos. Este é o segredo da esquerda. É a ilusão da maioria. Eles não só “representam” o povo como “são” o próprio povo.

    É o milagre da multiplicação da esquerda.

    Na guerra civil espanhola, do lado dos republicanos, ninguém sabia lutar direito. O que os comunistas fizeram para mostrar que eram os mais poderosos? simplesmente treinaram algumas brigadas a fazer ordens unidas; ou seja, marchavam e desfilavam maravilhosamente bem. Mas com isto convenceram o povo em geral que eles eram os mais preparados para enfrentar a direita e comandar o país. Bom, a hitória conta o resto.

    Assim age a esquerda.

    PS: eu acho que tive um comentário censurado quando discordei do Ascher. Ele insinuou que Israel não tinha qualquer responsabilidade pelo que acontecia com os palestinos.

  30. Marcelo Dolabella disse:

    REINALDO, POE NO BLOG A LISTA DOS LIVROS QUE VC CITOU NO DEBATE, QUE TAL?

  31. Anônimo disse:

    Reforço que publique a relação de livros. Semana passada estive numa grande livraria aqui de Belém procurando um exemplar do seu e não há, esgostou.
    Um conselho para quem passa por aqui e trabalha em livraria: o melhor livro para ser pedido é o que já se esgotou. Tentei ensinar isso para jovem da livraria e na próxima semana vou lá verificar se ela aprendeu.

  32. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    Passa a lista de livros para a gente…

    Vê se um dia aparece para participar de um debate desses no Rio.

    Abraços

    Márcio RJ

  33. Anônimo disse:

    REI,COMO SERIA BOM O DEBATE SER
    DISPONIBILIZADO EM VÍDEO,ASSIM
    COMO ESTÃO OS DE OLAVO DE CARVA-
    LHO!

    ABRAÇOS.

  34. Anônimo disse:

    Rei, vindo de um petralha a conversa fica difícil pois só essa nova “raça” sabe o que é bom para os “cumpanheros” e vá falar asneiras sobre o socialismo capitalista burguês alheio que eles tanto adoram falar…

  35. Anônimo disse:

    Olá, Reinaldo.

    Gostaria de ler mais aqui na sua coluna detalhes sobre essa sua militância de esquerda e seu momento e razões de inflexão. Nunca cheguei a ser militante, mas, devo admitir, muito deslumbrado com o ideário esquerdista. Uma olhada para trás, entretanto, mostra que realmente não deve ser por aí. O seu blog tem me ajudado muito a achar novos princípio. Acredito que a muitas outras pessoas também.

    Saudações,

    Fred.

  36. Anônimo disse:

    Que tristeza, tio Rei. Quer dizer que ateh recomendar leitura eh motivo para patrulha dos comuno-fascistoides.

  37. Anônimo disse:

    Há transcrição, vídeo ou áudio desse debate na web?

  38. Anônimo disse:

    Anônimo das 2:42 pm :
    é justissa çoçiau!

    Didi Iashin

  39. Anônimo disse:

    AO SÉRGIO G, DAS 12H09.

    Concordo com você,colega. Mas não dá para ficar espantado com a Folha de São Paulo, não é? Há muito tempo ela finge uma certa imparcialidade, uma certa liberalidade mas, no fundo, é liberalidade com a esquerda, e a mais rateira.
    Se olharmos no mapa da Colombia veremos que as áreas de atuação das Farc (os narco-traficantes) são várias, mas em termos de fronteira, a região norte, ao longo de toda a divisa com a Venezuela forma um contínuo só.
    Isso significa que ali os bandidos estão à vontade. Têm a proteção de Chávez para agir. Atacam a população colombiana e voltam para a área “neutra” da Venezuela.
    Espero, sinceramente, que algum satélite americano localize algum acampamento de comandantes das Farc do lado da Venezuela e que o Uribe mand atacar e matar a todos.
    Gostaria de ver se o Grande Bufão que gosta de roupitas vermelhas invadiria a Colômbia.
    Tenho minhas fortes dúvidas.
    Apesar de todos os vizinhos da Colômbia serem aliados pelo Foro de São Paulo, o mais maluco e com mais dinheiro é o Chávez. Mesmo assim gostaria de ver se ele teria peito de declarar guerra de fato à Colômbia depois que os americanos
    acabarem de extrair todas as informações dos computadores de Raúl Reyes e do outro morto (pelos próprios companheiros), o Rios.
    Os patetões da esquerda sabem que os americanos estão de olho nos apoiadores de terroristas, e aFarca não passam disso. Aliás, acho que o status de terrorista é muito chique, muito elevado, para sequestradores e traficantes comuns. Eles não passam disso. Os terroristas da Al Quaeda, nesse campo, são menos “bandidos”, embora assassinos cruéis sejam todos eles.

  40. Anônimo disse:

    Será que tem algum video no youtube?

    Já procurei, mas não encontrei.

    Se alguém tiver, “posta” por favor.

  41. Hans Niemandwitz disse:

    Prezado Reinaldo:

    Êpa, êpa, ôôpaaaa!

    Há se julgar pelo que “eles” fazem quando invadem Reitorias, Congresso Nacional, laboratórios de pesquisa e propriedades rurais, Reinaldão do céu, qué que você foi recomendar prá esse povo, hein !??

    Ai ai ai ai ai ai ai aiii.

    Será como foi com a Biblioteca de Alexandria ?

    Em tempo: Reinaldo, por favor, transcreva-nos a lista entregue lá nas arcadas, por favor.

    Parabéns, e aquele abraço.

  42. Lucas disse:

    Indique os livros que indicou lá pra gente também.

  43. Anônimo disse:

    Grande Tio Rei!

    Gostaria de ter presenciado o debate, para aprender um pouco!
    Parabéns por ter dado a oportunidade aos franciscanos de tê-lo ouvido.

    ser_adv@yahoo.com.br

  44. Anônimo disse:

    Reinaldo, que diferença da “direita” e “esquerda”. Você manda os alunos da São Francisco “não invadirem a Reitoria e sim a Biblioteca”. O “esquerdista” Lulla fala aos jovens das favelas cariocas para não desistirem de sonhar “Pois eu nem primário tenho e cheguei a PRESIDENTE DA REPÚBLICA, eu consegui, vocês também podem”!!!!!(mais ou menos nesses termos). Mandar LER e ESTUDAR nem pensar, é só acreditar nas “esquerdas” nos “militantes”….na Utopia..é o fim da picada…Mais fico feliz em ver você dando sua mensagem sincera aos jovens, tenho certeza que sementes de lucidez foram lançadas, teremos colheita SIM….é só uma questão de tempo.
    Reinaldo, mudando de “saco pra mala” ou o contrário…..
    Eu acho que foi sexta, dia 7 ouvi no Jornal Nacional Que mais dois(duas) vigaristas estão recebendo “indenizações” da época da Ditadura, uma fiquei de boca aberta, é a IRMÃ do MALA MANGABEIRA ENERGÚMERO, 100 mil reais, Pode? essa era para perguntar ao Valente( e os perseguidos cubanos NADA?) que também NÃO soube envelhecer pois CONTINUA COM OS MESMOS DELÍRIOS DA “JUVENTUDE” NÃO RESOLVIDA……

  45. Anônimo disse:

    Dá para disponibizar aqui,a lista de livros que distribuiu para os alunos?

  46. um leitor disse:

    Reinaldo,
    esses debates devem ser gravados e colocados no youtube.

    A esquerda brasileira merece!

    abs

  47. Anônimo disse:

    Alien

    Prezado Sr Azevedo:

    Por favor, escreva sobre alienação e alienadas/os.

  48. Anônimo disse:

    Percebimento

    Prezado Sr Azevedo:

    O correto poderia ser despercebido?

    desAAApercebido parace ser sem mantimentos.

  49. Anônimo disse:

    Avise

    Prezado Sr Azevedo:

    Por favor, avise antes dos debates.

  50. Anônimo disse:

    PS.: Retiro o que disse em outro post sobre Ivan Valente. Ele pode até ser pessoalmente íntegro, mas inteligente não é. Por esse relato pude conhecê-lo melhor e vi que é mais um daqeles esquerdódes repetidores de fórmulas esclrerosadas. Esse massacre ocorrido na SanFran deveria ser repetido em outros lugares. Nas universidades, normalmente os esquerdiotas falam sem serem contestados.

    Publius

  51. Marco disse:

    Reinaldo, sobre o encontro com Valente, o valente, você escreveu:

    “Para ele, os livros que eu citava — e convidei os alunos a consultá-los — eram só uma forma de tentar enganar os estudantes, de lhes diminuir o entusiasmo militante e a luta por um mundo melhor.”

    Poder-se-ia lembrar que esse amor pela humanidade e por um mundo melhor se mede pelo tanto de cadáveres que produz.

    E tem gente que ainda leva Valente a sério…

    Marco Antonio - Curitiba (PR)

  52. Anônimo disse:

    Eu ia escrever um montão de coisas.

    Vou escrever uma só:

    Procurem os artigos de flavio Rangel,numa coluna vertical da Ilustrada da Folha de S.Paulo.( quinta-feira,se não me engano)

    O falecido parecia esquerdista,falava como esquerdista,escrevia como esquerdista,dirigia como esquerdista. Tá, tudo bem.

    Leiam suas crônicas e ”direções” e depois me contem.

    Do imparcial

    anarquista

  53. Anônimo disse:

    “Não invadam a reitoria. Invadam a biblioteca”, já valeu o debate.

    Lou

  54. Theo disse:

    Engraçado, esses comentários me fazem pensar muito na loirinha babando pelo Ivan Valente. Quando estão do nosso lado, os imbecis se tornam gênios…

  55. Anônimo disse:

    Sou estudante da São Francisco e fico estupefato quando ouço os esquerdalóides, felizmente a minoria, gritando “igualdade” a torto e direito quando sequer aprenderam o elementar: seu modo de agir é totalmente incompatível com a democracia. No ano passado, quando o grupo “Fórum da Esquerda” geriu o XI de Agosto, tivemos o lamentável episódio da ocupação da Sanfran por movimentos sociais, amplamente noticiada na mídia. Lembro direitinho a diretora do XI dizendo: “gente, o que são 10 minutos de interrupção do direito de ir-e-vir”? Muitos ditadores começaram com esse discurso e depois se acomodaram no poder, atacando outros direitos, como aquele lá, qual é, ah, o direito à vida.

    Essa esquerda podre precisa aprender de uma vez por todas que não vivemos sob a Guerra Fria. Que não se podem solapar as instituições democráticas, pelas quais toda uma geração lutou, por devaneios teóricos. Meu Deus, procurem modelos novos, não aqueles já testados e que custaram milhões de vidas!

  56. Marco disse:

    Reinaldo,

    Faltou dizer ao valente Valente e à sua militância que a diferença entre a Juventude Hitlerista e os moleques da esquerda e que aqueles sabiam que odiavam e esses pensam que amam.

    Um nojo essa gentalha.

    Marco Antonio - Curitiba (PR)

  57. Anônimo disse:

    Senhor Reinaldo

    Gostaria muito de saber quais livros o senhor recomendou.
    Abraços!

  58. Anônimo disse:

    Faculdade de Direito acolhendo e debatendo com defensor de ditaduras? A esquerda sempre arrotou nas portas de fábrica e nas favelas espalhadas pelo Brasil. É compreensível, pois este público é composto, em sua grande maioria, por gente ignorante. Agora, permitir a voz do diabo (socialismo) em plena universidade onde se presume que as pessoas prezam, no mínimo, a liberdade? Definitivamente, este país nunca será sério.

    (R)

  59. Blog & Roll disse:

    Parabéns,Reinaldo!Gostaríamos de ver o vídeo.
    Certa vez ,conversando com um conhecido que era defendor do regime castrista (é claro que o cara era muito burro,mas não consigo ter pena), o infeliz soltou algumas pérolas como:
    “Fidel Castro é pobre(sic), veja que ele nem tem dinheiro para comprar um coturno,por isso usa tenis e farda”.
    Uma outra “pérola” relinchada por ele (repetida como um mantra pelos imbecis petralhas) é a da “mensagem subliminar nas propagandas da Coca-Cola”(sic)que seriam similares a uma ditadura ,pois não teríamos o poder de escolher entre beber ou não o refrigerante.
    O meu interlocutor quase deu um nó no cérebro quando me ouviu dizer que adorava as propaganda da Coca-Cola,porém não bebia o refrigerante a mais de uma década, preferindo sucos ou mate.

  60. Anônimo disse:

    Coloque a lista dos livros no seu blog, por favor.
    Abs

  61. Heitor Bonfim disse:

    A esquerda lê com outros, são olhos da besta que corrompe menores de idade mental. Eram outros tempos. Vi num filme o Darci Ribeiro, que foi um dos fundadores intelectuais da UnB, dizer: “A Unb será o apoio insubornável à política …”, talvez fosse, antes do Lula ser eleito. Lula plantou a laranjeira e regou com corrupção. Hoje a UnB se vende por um saca-rolhas de luxo.

  62. Anônimo disse:

    Quando vamos nos livrar desses defençores do povo brasileru, dos defensores da justiça sucial

  63. Heitor Bonfim disse:

    Ninguém com um mínimo de inteligência ouve Lula falar e não vomita logo em seguida.

  64. Heitor Bonfim disse:

    Li em algum lugar da internet sobre Heloisa e Achille Lollo.

  65. fait divers disse:

    Segundo Millor “quando um técnico vai a uma conferência de imbecís deve devar um imbecil como técnico”. Você não levou técnico, nem a platéia era de imbecís. Boa notícia essa!

  66. Anônimo disse:

    AH! Adorei o batismo dado ao poeta brasileiro que mora em Paris, pelo anônimo das 8:34 >
    CHI CUBA UARQUE DE YHOLANDA
    Muito inteligente! hehehehe

  67. Selma disse:

    “Não invadam a reitoria. Invadam a biblioteca”.

    Tio Rei, conselho maravilhoso!
    Todavia, alerto ser de extrema importância que se explique aos amigos, seguidores e adoradores da Anta Presidencial que o significado do “invadam” na segunda oração, é completamente diferente do utilizado na primeira oração. É isso ou… o caos!

    Selma Buss

  68. Anônimo disse:

    LULLALAU-PTOQUIO-ANARFA-NEO-NAZISTA E SEU BANDO INVOLUINDO O BRASIL RUMO A IDADE MÉDIA:

    Agencia Estado - 9/3/2008 10:30
    Cresce evasão escolar em cidades com Bolsa-Família ->
    O mais importante programa social do governo Lula, o Bolsa-Família, atende hoje quase um quarto da população do País (45,8 milhões), mas não está conseguindo cumprir um de seus principais objetivos: fazer com que as crianças completem ao menos os oito anos do ensino fundamental. Cruzamento de informações feito pelo Estado, com dados dos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Educação, revela que nos 200 municípios onde há mais famílias dependentes do Bolsa-Família a evasão escolar, contando os abandonos da 1ª a 8ª séries, cresceu entre 2002 e 2005.

    Em alguns casos, o número de crianças que deixam a escola mais do que dobrou. Em todas as cidades mais da metade é atendida pelo programa. O abandono escolar cresceu em 45,5% dos municípios (91) com mais atendimentos do Bolsa-Família. Em outros 18,5% (37 cidades) não houve piora ou melhora significativas - a variação foi de menos de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. Juntos, a piora do abandono e a manutenção da péssima realidade escolar somam 64%. O ano de 2002 foi o último antes do início do Bolsa-Família, e 2005, o último com dados oficiais disponíveis.

    Os 200 municípios expõem também um fenômeno político: uma melhora sensível no desempenho do candidato Luiz Inácio Lula da Silva entre os segundos turnos de 2002 e de 2006. Da eleição para a reeleição, o presidente aumentou os votos em todas as cidades com mais população atendida pelo Bolsa-Família, registrando, em alguns casos, votações fenomenais: os 3.408 votos de Araioses (MA), em 2002, por exemplo, viraram 12.958 votos na campanha da reeleição; os 2.996 votos de Girau do Ponciano (AL) subiram para 12.550 votos.

    Acauã, uma das cidades-símbolo do programa Fome Zero, visitada por ministros no primeiro ano do governo Lula, tem 71,6% de suas famílias no Bolsa-Família. O abandono escolar subiu de 4,4% para 12%. Em 13 cidades, o índice passou de 20% de estudantes largando a escola, um número considerado assustador pelo próprio Ministério da Educação. Em Lagoa dos Gatos (PE), uma das cidades visitadas pela reportagem do Estado, o abandono passou de 8% para 17,6% em apenas três anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

  69. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    dentro de uma faculdade, alguns alunos não da valor aos livros, é lamentável. Imagine esses bacharéis atendendo os clientes? O exemplo é as ações desse desgoverno.
    J.Freire

  70. daniel - montes claros disse:

    Para quem pede uma lista de livros recomendados pelo tio Rei, esta aqui serve:
    ALVARO VARGAS LLOSA, PLINIO APULEYO E CARLOS ALBERTO MONTANER
    Manual do Perfeito Idiota Latinoamericano
    A volta do Idiota

    ALVARO VARGAS LLOSA
    Liberdade para América latina

    ADAM SMITH
    Riqueza das Nações

    EUGEN VON BöHM-BAWERK
    A teoria da exploração do Socialismo Comunismo

    ROBERTO CAMPOS
    Lanterna na Popa
    Antologia do Bom Senso
    Além do Cotidiano

    ALEXIS DE TOCQUEVILLE
    Igualdade Social e Liberdade Política
    A Democracia na América - Leis e Costumes
    Ensaio Sobre a Pobreza

    LUDWIG VON MISES
    Ação Humana
    Liberalismo
    As Seis Lições
    Uma Crítica Ao Intervencionismo
    O Mercado
    A Mentalidade Anticapitalista
    O essencial von Mises - Rothbard

    FRIEDRICH A. HAYEK
    O Caminho da Servidão
    Desestatização do dinheiro
    Desemprego e política monetária
    A Contribuição de Hayek - Butler

    GUY SORMAN
    A felicidade Francesa
    O Estado Mínimo
    A Nova Riqueza das Nações
    A Solução Liberal

    MILTON FRIEDMAN
    Capitalismo e Liberdade
    Liberdade de Escolher
    Teoria dos Preços

    KARL POPPER
    A Sociedade aberta e seus inimigos

    JEAN FRANÇOIS-REVEL
    O conhecimento inútil
    A Obsessão antiamericana

    CARLOS RANGEL
    Do Bom selvagem ao Bom revolucionário

    AYN RAND
    Quem é John Galt?

    VÁRIOS
    O Livro Negro do Comunismo

    JOSÉ MEIRA PENNA
    Opção Preferencial pela Riqueza
    Dinossauro

    FRÉDÉRIC BASTIAT
    Frédéric Bastiat
    A Lei

    GEORGE ORWELL
    1984
    A Revolução dos Bichos
    Dentro da Baleia

    REINALDO AZEVEDO
    Contra o consenso

    RODRIGO CONSTANTINO
    Egoísmo Racional –
    Prisioneiros da Liberdade
    Estrela Cadente

    THOMAS KORONTAI
    Brasil Confederação
    É Coisa de Maluco

    JOÃO MELLÃO NETO
    O Pensamento Liberal Moderno
    Nu, com a mão no bolso

    STEPHEN KANITZ
    O Brasil que dá Certo

    um livro que mata tudo isto anteriormente:
    =Por dúzia é mais barato=
    CHEAPER BY THE DOZEN
    Frank,Ernestine Gilbreth
    ed. melhoramentos,no português.
    leve mas profundo.

  71. devisoeira disse:

    Parabéns Reinaldo. aproveito para informar que a obra “Ortodoxia”, citada por vc dias atrás, pode ser baixada em áudio e texto (inglês) gratuitamente do site http://www.librivox.org, onde também se encontram muitas outras obras importantes em várias línguas (de autores tais como Gibbon, Adam Smith, Marx etc).
    um abraço.

  72. gugacalifornia disse:

    Rei,
    Boa noticia, que as ‘focas amestradas” estao sendo reduzidas pouco a pouco,devido ao processo de entropia espontanea em andamento nas nossas universidades. Eu tenho fe que razao prevalecera, e os valores e virtudes baseados na independencia do pensamento sobrepujaram aos dos ‘engenheiros socias” que esperam “criar” uma sociedade utopica ,onde o “sacrificio” da moral e um requisito cidadao.
    Repito, seu Blog e um ‘oasis” de ideias neste deserto que assola o nosso Brasil.

  73. mineirin diz que é o melhor exorcismo disse:

    Parabéns, Reinaldo, pela coragem em aceitar resistir à esquerdopatia das universidades brasileiras,indo lá, olho no olho, cara na cara, palavra na palavra. E, ainda assim, guardar o bom humor.

    Há muito se sabe: eles gostam mesmo é de falar muito e demais pra quem não consegue articular bem ouvido com cérebro.

    Gostaria de ter estado lá. Quando você ao Rio? Divulgue antes. Estaremos lá, sem dúvida. Esse tipo de resistência é, usando o cacoete lingüístico deles, histórico.

    Não tenho dúvidas:o melhor exorcismo contra a petralhada são os livros, a que reagem como o diabo à cruz.

  74. becky disse:

    Tem que se fazer mais debates desse, com você como um dos debatedores, é claro.
    As universidades estão infestadas de professores, alguns com pinta majestosa, com falas herméticas como se estivessem analizando os fatos na sua completude: verdadeira lavagem cerebral.

  75. Anônimo disse:

    Mais de uma vez já se pediu aqui uma lista de livros e você nunca respondeu!

    Agora, para os alunos da São Francisco…

    Qual é o problema Reinaldão?

  76. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    alguem te chamou de sementeiro.
    É isso aí!
    Você semeia desde aí e nós, desde aqui,cada um em sua circunstância, vai fazendo o seu trabalho, arejando a terra e plantando de novo.
    abraço
    Oscar

  77. Anônimo disse:

    Vc falar que a veja não defende os ideais americanos de forma explícita ou implícita,então deve estar trabalhando em outra revista e alguém escrevendo por vc. Não há como sustentar o discurso da velha esquerda (baseada nos ensinamentos de comunistas russos) nem como defender ditaduras como a de Fidel. Toda ditadura deve ser rejeitada inclusive a ditadura da mídia que é hoje a pior ditadura do mundo. O que deve ser defendido são descentralização de renda, maior justiça social, igualdade de direitos, valorização do ser humano em detrimento da valorização do capital, educação de qualidade para todos os brasileiros e não para alguns, que os serviços de saúde chegue a todos sem discriminação e acima de tudo respeito a vida. Se isso é socialismo, estou dentro.

  78. Leonardo BH disse:

    É possível vc disponibilizar a lista de livros aqui no blog?

  79. luis frm japao disse:

    1)Fazer uma faculdade fortalece a democracia,porque as pessoas vao saber interpretar melhor o certo e o errado.

    2)Mas mesmo num ambiente desses existem algumas loucas que precisam de um deputado….

  80. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    Pior que eu tenho que conviver com gente desse tipo na faculdade. Poucos, mas barulhentos. Aula de Direito Constitucional era uma tortura. Dois deles sempre arrumavam uma disculpa para falar bem do Chaves, Cuba, socialismo e etc.

    Pior, alguns deles são sindicalistas argh.

  81. Anônimo disse:

    Pelas pinceladas que você deu sobre a palestra/debate, foi um grande evento.
    Não deixou pedra sobre pedra sobre os “conceitos” esquerdopatas.
    Parabéns!

  82. Anônimo disse:


    Ivan, o sofrível!

    O sofrível Valente, e quitutes tais do PSOL, que vagam como zumbis neste século, tendo todo seu espírito apodrecido no século passado, constituem o contra-exemplo por excelência aos estudantes sérios da São Francisco. Sim, há estudantes sérios. E com inteligência suficiente para perceber o que acontece nesse país sob o patrocínio criminoso do FORO DE SÃO PAULO.

    Os militantes esquerdistas, como sabemos, desenvolvem inteligência apenas o suficiente para garantir, simultaneamente, a respiração e o equilíbrio nas patas traseiras. São vítimas conscientes – e orgulhosas – de sua obstinada estupidez: apaixonaram-se por genocidas porcos fedorentos quando adolescentes e não venceram a frustração decorrente de ainda não terem um deles aqui, no nosso quintal. Claro que o FORO DE SÃO PAULO está fazendo o diabo, pelas ordens, quem sabe, do próprio, para lhes dar esse presentinho macabro.

    Reinaldão, é o efeito da PEGAGOGIA PAVLOVIANA aplicada em nossas escolas por militantes disfarçados de professores e por pais fora de órbita, caso da Lucianta, coitadinha. Basta ver quais são os referenciais humanos dessa gente… Meu Deus, criançada, é tão difícil perceber isso?

    É tão difícil colocar como referencial para seu pensamento a REALIDADE: não há exceção entre os esquerdistas: todos sofrem de um tipo de dislexia lógica. São incapazes de associar o número 2 à soma de 1 mais 1. Burros, extraordinariamente burros, ou pobres canalhas com um sentimento de inferioridade intelectual diretamente proporcional aos milhões de cadáveres que seu “amor aos çerezumanos” produziu?

    Chega. Pela ocupação das bibliotecas já!

    ps: não é só ocupar, mulecada. É para ler os livros… E lembrem-se: esquerdista não lê, mas também não digere celulose!

  83. Anônimo disse:

    A lourinha se pareceu com as ovelhinhas do livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell.
    Elas só viviam repetindao: “Duas pernas ruim. Quatro pernas bom!”.

  84. Ali quid pro quid disse:

    Prezado Reinaldo,

    Pderia listar os livros que sugeriu como leitura?
    The True Believer de Eric Höffer está entre eles?

    Abraço

    Werner

  85. Anônimo disse:

    É Reinaldo, Podemos levar o cavalo até o riacho, mas faze-lo beber água é outra coisa.
    Mas tá bom são debates assim que começa a faze-los pelo menos a cheirar a água.

  86. Abreu disse:

    ?
    Reinaldo,

    Se há alguém — lá no Congresso Nacional (na Câmara dos Deputados) — que quando trata da glossolalia petralha em relação aos militares brasileiros, e sabe “traduzi-la” para colocá-los nos devidos lugares, por merecimento, além de atribuir-lhes os devidos nomes, este é o deputado Jair Bolsonaro (e não vamos aqui incensá-lo por mais do que isto, não!).

    Aqui no Blog, Você deixa os petralhas em verdadeiro surto psicótico quando critica esses déspotas sanguinários tão endeusados por “elles — notadamente quando os denuncia, expondo-os ao extremo ridículo das contradições em que se escoram.

    O pior de tudo — e que jamais entendo — é o paradoxo dessas ‘esquerdas’ continuarem a segurar as brochas lá no alto da escada, sem (nesse sentido) brocharem quando estas lhes sejam retiradas…

    Ainda nesta semana, o petralha José Falso, digo, Genoino — lá dos fundões do baixo clero da Câmara — por onde tenta sobreviver —, tentou emergir ao mundo dos vivos, fazendo apologia a Fidel Castro e aos seus (dele, bem entendido!) irmãos das FARC. Ninguém mais dá espaço, na imprensa, ao irmão do deputado dos dólares na cueca, mas, no dia 05pp., CH publicou o seguinte: «GENOINO DEFENDE NARCOTERRORISTAS DAS FARC — O deputado José Genoino (…) saiu ontem das sombras para defender a legitimidade dos narcoterroristas das Farc, cujo vice-bandidão Raúl Reyes foi morto por forças militares colombianas (…). Entre outras sandices, Genoino — que fez parte da guerrilha no Alto Araguaia, insurgindo-se contra a ditadura militar brasileira — acha também que o bandidos das Farc, por guerrilheiros, têm o direito de transitar livremente” nas fronteiras dos países da Amazônia

    Por isso — e para a tempestiva desconstrução desse farsante —, parece apropriado trazer à lembrança um candente depoimento prestado pelo deputado Bolsonaro lá no plenário da Câmara, que destaca a imensa covardia desses ‘valentes’. Veja só: clique aqui ou neste link:http://www.youtube.com/watch?v=AlFBhyTvRPU&search=bolsonaro.

    Revelador. Vale a pena recordar!

  87. Anônimo disse:

    Essa história do imperialismo tem que ser esclarecida. Basta comparar o lucro líquido enviado aos EUA às empresas multinacionais de lá e comparar com a arrecadação federal para verificar-mos onde está o furo da bala. Esse governo arrecada demais, tirando a oportunidade de consumo de milhares de brasileiros, rouba demais, conversa demais e faz de menos. Hoje no Brasil, o Estado é o principal culpado pela miséria que se encontra parte da população. Querer que o Estado cuide do bem estar das pessoas é o mesmo que colocar a raposa cuidar do galinheiro.

  88. Felipe Soares disse:

    Oi Reinaldo,

    você poderia indicar aqui os livros que indicou durante este debate? Questão de reciprocidade hehehe.

    Um Abraco

  89. SERGIO G disse:

    OFF TOPIC

    Reinaldo,

    Você viu a estupidez da capa da Folha do Foro de São Paulo de hoje:

    A manchete diz:

    NA FRONTEIRA COM A VENEZUELA, GUERRILHA ATUA COM LIBERDADE

    O que isso quer dizer?
    Que DENTRO DO TERRITÓRIO COLOMBIANO, na região da fronteira, não há repressão aos guerrilheiros.

    O texto que segue a manchete diz:

    Grupos armados ilegais ou criminosos atuam na Venezuela, na região da fronteira colombiana,

    Ou seja: onde as guerrilhas atuam com liberdade é DENTRO DO TERRITÓRIO VENEZUELANO.

    Os meninos que dão o outro lado na Falha Petralha escfrevem assim por INCOMPETÊNCIA ou será que é MÁ-FÉ mesmo?

    PS: por agora nem vamos fazer questão com o fato de serem TERRORISTAS e não GUERRILHEIROS…

  90. Anônimo disse:

    ESSA DE AO INVES DE INVADIREM A REITORIA , INVADAM A BIBLIOTECA , NOSSA REI VC CHUTOU O TRASEIRO DA ESQUERDA COM CHUTE DUPLO RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS , POSSO ATÉ IMAGINAR O ZÉ DIRCEU NUMA INVASAO DESTAS , INVARDAM A REIRTORIA , E TARQUEM FOGO NA BIRBIOTECA , VAMU QUEIMAR ESTES LIRVOS DDA DIREITA RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  91. Anônimo disse:

    EI REINALDO, UM DESAFIO, VC X IDELI SALVATI NO AUDITORIO DA UNB, CONVIDADOS PELO CENTRO ESTUDANTIL DE DIREITO DA UNB. QUE TAL?

    EU VOU ASSISTIR, POSSO LEVAR UMAS BANDEIRINHAS DO BRASIL E GRITAR: EI,EI,EI REINALDO É NOSSO REI? ACHO QUE NÃO VC IA ME CENSURAR, AFINAL TENHO MAIS DE 40……….KKKKKKKKKKKKKKKK

    NÃO BASTA SÓ TR titica na cabeça e um microfone na mão, TEM QUE SABER ENGANAR TAMBÉM…….HEHE

  92. Alexandre disse:

    Rei,
    Poderia listar no Blog estes livros recomendados?
    Obriga e um abraço,

  93. Anônimo disse:

    NOSSA REI , QUE SHOW VC DEU , TE JURO SE EU ENCONTRASSE UMA LAMPÃDA MÁGICA E PUDESSE FAZER TRES PEDIDOS , COM CERTEZA OS TRES SERIAM : QUERO CONVIDAR O REINALDO AZEVEDO PARA DAR UMA PALESTRA NA FACULDADE ONDE ME FORMEI NA FEUC EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO , NOSSA AQUELA FACULDADE NUNCA MAIS SERIA A MESMA , OU MELHOR AQUELES COMUNISTINHAS BESTAS QUE TINHAM LÁ , NUNCA MAIS IAM SE GABAREM SE SEREM COMUNISTAS , REI NEM PRECISO TE FALAR , SOU SEU FÃ E O RESTO QUE CONTINUEM SENDO APENAS O RESTO , OU SEJA , RATAZANAS E BOTINHAS COR DE ROSA RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS , SEU ADIMIRADOR RAPOSO

  94. Anônimo disse:

    Quando estudava na São Francisco, testemunhei um grupo de esquerda queimando, em manifestação pública, um exemplar de VEJA. E não foi metaforicamente. Desprezo a revista profundamente, mas respeito até o fim o seu direito de ser publicada.

  95. Betina disse:

    Rei

    Se você for num debate só em cada faculdade do Brasil tenho certeza que trará luz a garotada que flerta com esses loucos!

    Tenho pesadelos só em pensar que um dia podemos ter HELOISA HELENA como presidente do Brasil!
    Rezo todos os dias. Peço a Deus que nos livre de cabecinhas como as dela e desse tal Ivan ainda por cima Valente, pode?
    Nós NÃO MERECEMOS! Não merecemos!

  96. Anônimo disse:

    Reinaldo. Você foi pro combate ao vivo? Cara a cara? Igual ao Alvaro Uribe? Muito bem.

  97. Anônimo disse:

    Vamos começar a exigir que a Globo também fale do Foro de São Paulo:

    http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,F0-3353,00.html

    Vamos entupir a cixa de mensagens deles!

  98. Anônimo disse:

    Caro.Reinaldo.Azevedo,

    poderia.nos.repassar.a.lista.de.
    livros.indicados.no.encontro
    da.USP?e.outros.tantos?preciso.invadir.algumas.bibliotecas

    Rinaldo.Gonçalves

  99. Edmar disse:

    Reinaldo,

    Só por curiosidade: O Alaor Caffé estava presente?

  100. mac z disse:

    É impressionante a capacidade dessa esquerda iletrada, de convencer a todos de que é maioria. Constrangem os demais por se arvorarem m exclusivos defensores da humanidade.
    A expressão TIGRES DE PAPEL se aplicaria a eles, não fosse o horror da petralha a esse material, o papel, seja na forma de livros ou de papel higiênico.

  101. Anônimo disse:

    A verdade está dita em uma única frase: “Não invadam a reitoria, invadam a biblioteca.”

    A questão de ser militante ou intelectual mostra claramente onde se chegou. Não interessa mais o estudo, a necessidade de formação, a depuração das idéias… NÃO! O que interesse é se juntar ao coro e ser mais na “militância”.

    Viva o ESTUDO!
    Abraços,
    caco

  102. Salomão disse:

    Se me permite, Reinado: hoje em dia, quanto mais se lê e se entende o que se permitiu ler, menos de esquerda se pode ser. A moralidade que todos buscamos para o Brasil foi jogada no lixo pela esquerda que está aí.

  103. Anônimo disse:

    Acauã K. falando:
    ah como eu queria ter estado lá só para rechaçar esse Valente idiota quando ele disse que ainda se andaria com muitas camisetas do Coma Andante por aí…

    E quanto a esses que, mesmo metaforicamente, vão queimar livros, lembrem-se que esse é o primeiro passo para se queimar pessoas…

    BASTA!

  104. Uber disse:

    Deve ter sido divertido!
    Será que alguém filmou um pouco disso com um celular e mandou pro YouTube?

  105. Gustavo disse:

    Bom dia Reinaldo,

    Estive presente no debate na USP e fiquei curioso em relação aos nomes dos ditadores da direita Brasileira que você condena. Em relação a outros paises você cita o Pinochet e no Brasil quais os nomes dos ditadores que você condena?

  106. Anônimo disse:

    Reinaldo, por experiência própria, deves saber: só o tempo cura certos esquerdistas. Quando passastes pela esquerda, já havia um muro de Berlim, o massacre na Hungria de 1956. Até o verdadeiro Trotsky já fora revelado ao mundo. O tempo ajudará aqueles 12 a também virarem “operadores do direito”. E me divirto á chinesa, intimamente.

  107. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    O problema da esquerda e esse mesmo. falta de estudo. Uns tem diploma e ate doutorado, mas e so um papel. Nao tem formacao.

    Uma vez fui na S. franciso ver um debate do Olavo de Carvalho com um professor da casa que era de esquerda. O professor literalmente abandonou o debate no meio, depois das posiçoes do Olavo. Nao tinha como rebater o mar de argumentos, fatos e dados que o Olavo apresentou ao público> deu um chilique, começou a esbravejar, cha,mar todos de TFP e que não admitiria como professor da casa aquele tipo de evento -pois todos aplaudiam o Olavo e nço a ele, claro-

    Ser de esqeureda e isso ai

  108. Anônimo disse:

    Que maravilha!

    Gostaríamos de estar lá, mas já é um privilégio poder ler seu Blog.

    Obrigado.

  109. Anônimo disse:

    Bom… depois de ler essa esparrela toda que escreveu, chego à conclusão que vc não pegou um debatedor a altura. Além do mais, debate em faculdade de direito, ainda que seja a melhor do Brasil, convenhamos, chego a ficar com pena dos gatos pingados esquerdistas que tiveram a coragem de aparecer por lá. E a ‘madame roland’ aí de cima, pobre coitada, é outra que deve estar afastada das universidades. Podia fazer uma visitinha a USP qualquer hora dessas e assistir umas aulinhas para deixar de lado as noções pré-concebidas, mas tenho minhas dúvidas que ela conseguiria enxergar alguma coisa porque se enquadra perfeitamente na descrição que citou do Umberto Eco – clichês irritam.

    [] Leila Ferreira

  110. Mauricio disse:

    Reinaldo: Tu deverias ter perguntado ao marxista sobre o aporte financeiro internacional que o PSOL recebe ilegalmente !!!!!!!!

  111. Roberto Leandro disse:

    Prezado Reinaldo

    Você poderia nos fornecer a relação dos livros sugeridos aos estudantes?

    Um abraço.
    Roberto Leandro

  112. Marreta disse:

    Acho que um argumento forte não foi usado por você,com auditório cheio, caberia a pergunta: “Qual regime comunista no mundo permitiria um debate como este de agora aqui?” Para em seguida mostrar os que tombaram neste genocídio em nome da ditadura do proletariado, e o regime que não permite a imprensa livre e a liberdade de opinião.
    Bom, você liquidou a fatura melhor que eu faria, e devemos isso à DEMOCRACIA que só é usada por eles pela liberdade que dá para tramarem seus golpes contra o estado de direito

  113. WEIMAR disse:

    Foi bom saber, Reinaldo, que tudo correu bem por lá. Tinha algum receio, não pelo que iria de ti, mas pelo que viria da estudantada.

    Vejo que, felizmente, ainda há um terreno fértil brotando e que nele se podem jogar boas sementes.

    Vai, sementeiro, semear a boa doutrina!

    “AS RAÍZES DA EDUCAÇÃO SÃO AMARGAS, MAS SEUS FRUTOS SÃO DOCES”

    Weimar

  114. Fernando Machado disse:

    Reinaldo.

    Foi um prazer enorme vê-lo nas Arcadas, e poder ficar horas, juntamente com esta turma que você que sabe das coisas … Isso é motivo de muito orgulho.

    Em nome da São Francisco, só tenho uma coisa a dizer:

    Volte sempre!

    Fernando

  115. Ademar de Paula disse:

    O debate de Olavo de Carvalho com Alaor Caffé Alves foi gravado e transcrito por alguém da faculdade e depois disponibilizado na Internet. Foi possível saber disso porque o próprio Olavo de Carvalho disponibilizou um link lá na página dele. Se por acaso você tomar conhecimento de algo parecido, por favor avise.

  116. Anônimo disse:

    Incrível, Reinaldo, você foi pregar aos bárbaros!

    Volte sempre lá, por favor, porque eles precisam da sua luz.

    Publius

  117. Pedro Luís disse:

    Parabéns pelo debate Reinaldo. Queria muito ter ido. Mas não faltará oportunidade para uma próxima.Se puder escrever o título de algum livro que você citou seria muito bom! Participe de mais debates,hehe.Um bom final de semana

  118. Madame Roland disse:

    A maioria esmagadora dos estudantes universitários não apóia idéias de esquerda.

    A maioria esmagadora dos professores da área de ciências sociais, no entanto, é esquerdiota militante, e trabalha deliberadamente para doutrinar os alunos, adolescentes despreparados e imaturos que, às vezes, caem na esparrela esquerdopata.

    O povo das “ciências sociais” tem um lobby muito poderoso, enfiam essas disciplinas em vários cursos, com a desculpa da “formação humanista”…

    O Humanisme, que de crimes on commet en ton nom!

  119. Paulo Boccato disse:

    OS ‘ALTOS INTELECTUAIS’ DA ESQUERDA HOJE SAO TODOS ,SEM EXCEÇÃO ,LEITORES DE “ORELHA DE LIVRO”…DECORAM FRASES DE EFETIO PARA ENTREMEAR CM SUAS FRASES SEMPRE FEITAS E REPETIDAS AD NUSEAN…

    NAO DÁ MAIS PRA DEBATER COM ELES…

    BRAVO! BRAVO !!BRAVO A VOCE QUE AINDA CONSEGUE…

    MAS ME PERMITA DIZER ,PIOR QUE O VALENTE, PIOR QUE A LOIRINHA (A VIDA A ENSINARÁ) SAO OS SEUS COLEGAS DE IMPRENSA…Ô GENTE BURRA, ALIENADA E DE CEREBRO LAVADO SÔ !

  120. vergonha de ser brasileiro disse:

    OOOOPS!

    “Com açúcar, com afeto” é nome de música do Chi Cuba Arque de Yooolaaandaaaa

  121. ktisti disse:

    Eu não concordo com muitas de suas idéias, Reinaldo, mas eu lhe respeito profundamente. Respeito por vc defender aquilo que vc conhece através da leitura e do estudo. A sua escolha é consciente e acontece em uma sociedade livre, que respeita a liberdade de expressão, desde que fundamentadas com consistência. A desqualificação não fundamentada é, para mim, a maior de todas as ignorâncias.

  122. Anônimo disse:

    O Fidel penso que na America do Sul ia tocar as trombetas das guerra, já se via que o mumia gosta de morte em grande escala, já que seu pensamento e de homicida se fosse uma pessoa comun já estaria na cadeia ou morto, mais as esquerda são cega, surda e muda, discutir com eles é mesmo que fala com um burro ele não entende nada.

  123. King König disse:

    “Eu sou um militante!” - não importa o que lullalau venha a dizer em seus improvisos ou discursos mais descabelados, o troféu de frase mais imbecil do ano já é do valentinho.

    E parabéns à juventude que não se deixa mais engambelar pelo canto afônico da sereia esquerdiota, incapaz de produzir mais do que repressão e regressão.

  124. Anônimo disse:

    É… auto de fé É FOGO!

    Essa discussão sobre nº é boa, mas não os sensibiliza. Essa gente é odiosa e cada um deles morto vale 200 da direita.

    Além disso, como religiosos que são, sempre acreditarão que eles não repetirão os pecados dos outros; que o pecador é o outro.

    Mas, eles não existiriam se os outros partidos não lhes dessem de graça as ações morais.

    Toda a pressão atual sobre o PT está sendo feita pelo PSOL, assim como, antes, era feita pelo PT.

    MAM

  125. daniel - montes claros disse:

    Putz, fiquei com inveja, queria ter estado lá….. Reinaldo, com certeza você esta sabendo do anexo de 534 milhões no orçamento, o escândalo da vez, poderia dar um destaque para que os milhares de leitores deste blog comecem a cobrar dos parlamentares explicações sobre o caso, falo isto porque quando você coloca aqui para nos mandarmos mensagens de protesto ao congresso isso acontece.

    BASTA

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |