Blogs e Colunistas

21/09/2009

às 4:43

ALÔ, SENADO! ALGUNS CONSIDERANDOS E PERGUNTAS PARA TOFFOLI

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça vão sabatinar José Antônio Dias Toffoli, indicado por Lula para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. É improvável — creio que seja mesmo impossível — que os parlamentares da oposição recorram a uma fração mínima da agressividade empregada pelo então senador do PT José Eduardo Dutra (SE) quando o sabatinado era Gilmar Mendes (ver post abaixo).  A diferença de currículo entre ambos é espantosa. De biografia também. Mesmo assim, espera-se uma abordagem caroável. E este sempre foi um dos segredos do petismo, conforme se aponta desde sempre neste blog e já se escrevia em Primeira Leitura: os adversários do PT lhe facultam facilidades que ele jamais lhes facultou ou facultaria.

Os oposicionistas dizem que o fazem em nome da coerência e batem no peito: “Não somos como o PT”. Ok, bonito e nobre. Mas essa tal “coerência” acaba sendo um peso a mais a lhes pesar nas costas — como se não bastasse serem alvos permanentes da máquina de denúncias do petismo. Quando os companheiros de Lula sentam na cadeira perigosa, sabem que contarão com pessoas “compreensivas” do lado de lá. A regra de ouro do petismo historicamente tem sido esta: “Ataque o adversário, mesmo sem motivo”. A dos oposicionistas no Congresso parece ser outra: “Não ataque, mesmo com motivo”. Mas voltemos a Toffoli.

É um fato intrinsecamente escandaloso que Lula o indique para uma vaga no Supremo. Porque, como é NOTÓRIO, falta-lhe o notório saber — ao menos para o cargo em questão. Os motivos já são conhecidos. A “reputação ilibada” já vinha esfolada pelo fato de Toffoli ter sido o advogado do PT e de Lula quando o partido pagou Duda Mendonça com dólares clandestinos depositados no exterior. Não há “talvez” nesta história. Isso é fato. A tramóia do que se conhece como mensalão, como se sabe, começou na campanha eleitoral. Basta recuperar os eventos. Toffoli deixou a Casa Civil quando José Dirceu caiu. E voltou a advogar para o PT e para Lula. Reeleito o presidente, foi recompensado com o cargo de advogado geral da União. Sua contribuição até ali para assumir aquele posto? Fidelidade ao PT.

A condenação, em primeira instância, pela Justiça do Amapá não ajuda a desenhar o perfil de alguém apto para o cargo — sentença aqui. E muita atenção nesta hora, leitor. Até me desculpo por escrever em caixa alta, como se as palavras não fossem eficientes, mas acho importante marcar com algum grafismo mais uma das inversões lógicas a que muitos se dedicam.
É CLARO QUE  CONTO COM A POSSIBILIDADE DE QUE TOFFOLI TENHA SIDO INJUSTIÇADO E DE QUE A SENTENÇA SEJA PRODUTO DE ERRO OU COISA PIOR. MAS TAMBÉM EXISTE A POSSIBILIDADE INVERSA: A DE QUE O JUIZ DO AMAPÁ ESTEJA CERTO. SENDO ASSIM, CONSIDERANDO QUE ESTAMOS FALANDO DE UM POSTO PRIVILEGIADO A QUE APENAS 11 BRASILEIROS PODEM CHEGAR, O PRIMEIRO DIREITO QUE TEM DE SER PROTEGIDO AÍ É O DE OS BRASILEIROS TEREM UM MINISTRO APTO PARA O CARGO E DIGNO DA DISTINÇÃO. OU SERÁ QUE INEXISTE OUTRO NOME QUE CONSIGA CONCILIAR RIGOR INTELECTUAL E FICHA ABSOLUTAMENTE LIMPA? É EVIDENTE QUE EXISTE. SE A ESCOLHA RECAI SOBRE TOFFOLI, A DESPEITO DESSES ÓBICES TODOS, ENTÃO É FORÇOSO RECONHECER, SEM ESCAPATÓRIA, QUE ELE ESTÁ SENDO INDICADO POR CAUSA DE SEUS VÍNCULOS POLÍTICOS.

Perguntas
Afirmei num texto de ontem que o processo do Amapá pode até ajudá-lo à medida que certamente se cairá num debate interminável se houve ou não justiça naquele caso etc e tal. Tudo o que já se sabia sobre Toffoli me parece entrave bem mais importante. Mas tenho outras dúvidas, que repasso aos senadores. Se quiserem, podem usar minhas questões na argüição do indicado de Lula para o STF.

Vão aqui algumas boas questões:

1 - O senhor atuou como advogado de alguém naquele caso que ficou conhecido como “dossiê dos aloprados”?
2 - O senhor coordenou a operação para arrumar advogados para os petistas envolvidos naquele episódio?
3 - O senhor manteve encontros com os advogados dos acusados para que se fizesse uma defesa coerente dos envolvidos naquele caso?
4 - Quando o senhor deixou a Casa Civil, voltou a ser advogado do PT e teve outros clientes. O senhor foi advogado de uma companhia aérea?
5 - O senhor figura como advogado dessa companhia aérea em algum caso em particular ou era algo mais informal?
6 - Caso tenha sido advogado dessa companhia, foi um trabalho individual, pessoal, ou o escritório a que o senhor pertencia foi o contratado? Houve um contrato assinado?
7 - O trabalho para esta companhia aérea foi suficiente para lhe garantir a independência financeira ou não?
8 - Pouco mais de um ano separa a sua saída da Casa Civil de sua nomeação para a Advocacia-Geral da União. O senhor certamente teve muitos clientes nesse período. Havia entre eles quem tivesse demandas relacionadas ao estado e ao governo?

São indagações pertinentes porque dizem respeito a questões que circulam por aí. E não pode haver melhor lugar para esclarecê-las do que uma das Casas do, como é mesmo nome dele?, “povo”. É para servir ao povo que Toffoli pode ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo. Então o povo tem o direito de saber, né?

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

109 Comentários

  1. vanessa

    -

    17/05/2011 às 14:55

    esta lei pl122 nao pode ser aprovada nao espero que este senadores nao aprove nao por motivo que e uma vergonha muito grande para todas as crenças e sociedades.

  2. Thuya

    -

    12/10/2009 às 13:14

    O processo num esta mais na 1ª Instância. Ora bolas, o Toffoli é o “cara” agora. É Ministro do Supremo, pô!
    Agora quando à “…de notável saber jurídico e reputação ilibada” Art. 101 da Constituição Federal
    Paragrafo único” ….depois de aprovada pela maioria absoluta do Senado Fedral.”
    Foi escolhido pelo Presidente da República (Art. 84,XIV), o Senado aprovou a indicação, passaram por cima do “…de notável saber jurídico e reputação ilibada.” Mas e daí? Mas rePuTação é com o PT mesmo.
    Sofro de “Sindrome de PuTismo”. Ai ai

  3. Claudio Morales

    -

    29/09/2009 às 12:00

    O boletim eletrônico “A SITUAÇÃO DA DEFESA DA VIDA” (SDV) — um serviço de pesquisas relativas à defesa da vida no Brasil — distribuído hoje, 28-IX-09, apresenta uma resenha do “curriculum” do advogado José Antonio Dias Toffoli (na foto à esquerda), que foi indicado pelo Pres. Lula para a vaga aberta no STF com o recente falecimento do Ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

    O Dr. Toffoli é um petista de carteirinha, alinhadíssimo com o programa do PT para implantar em nossa Pátria a “pena de morte” — por meio da prática abortiva — aos inocentes ainda em gestação no seio materno. Bem como alinhado a outras - ACABOU O ESPAÇO…. CONTINUA EM
    http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/

  4. joão

    -

    23/09/2009 às 7:36

    Penso que poderia ser incluído como questionamento se o Sr. TOFFOLI dispõe de contratos de serviços e os rendimentos dos honorários recebidos do Sr. Capiberibe e Silva Plácido, ou será que nada cobrou, pois já recebera do Estado do AMPAPÁ?! Ver que o Sr. TOFFOLI foi advogado também do ex-procurador-geral do Amapá, João Batista Silva Plácido (proc. EXC Nº 13 – Exceção).De fato o Sr. TOFFOLI é uma especialista na defesa dos interesses do PT…Consta cerca de 600 processos que patrocinou no TSE. Ver:
    http://www.tse.gov.br/sadJudSadpPush/pesquisa.jsp%3Bjsessionid=BDDB04C3864B275C71B6BC10AC97C23F

    http://www.tse.gov.br/sadJudSadpPush/ExibirProcessosNomeAdvogado.do?sqAdv=156668&tipoProcesso=J

  5. Revoltada

    -

    22/09/2009 às 13:23

    Gostaria que questionassem ao Sr. Ministro à respeito do plano de carreiras de seus funcionários que até agora nada, só promessas. Até quando todos terão que viver em uma casa tão diferenciada. Por que ele não arruma, primeiramente, sua casa antes de pensar em assumir no STF.

  6. JARIMAR JUNIOR

    -

    21/09/2009 às 18:12

    CARO REINALDO, FALTARAM UMAS PERGUNTAS QUE NÃO SERÃO FEITAS, MAS QUE ME DARIA UM ENORME PRAZER EM FAZÊ-LAS: NÃO LHE CONSTRANGE UMA INDICAÇÃO TÃO DESCABIDA? NÃO LHE ENVERGONHA O FATO DE LHE FALTAR PRATICAMENTE TODOS OS REQUSITOS PARA TAL INDICAÇÃO ?O SR. ACREDITA SINCERAMENTE QUE NÃO FOSSE DA “COZINHA” DO LULA ALGUM PRESIDENTE TERIA A OUSADIA DE LHE INDICAR ?EM ALGUM MOMENTO O SR. NÃO PENSOU EM DIZER:PRESIDENTE DEIXA ISSO DE MÃO, O SR. JÁ “ACANALHOU” DEMAIS. PARA UM “JURISTA” IGUAL A MIM , A AGU JÁ TÁ DE BOM TAMANHO.

  7. Luiz Oscar Ribeiro

    -

    21/09/2009 às 16:53

    Olá Reinaldo, fantásticas as perguntas que voçe está sugerindo aos ditos senadores da oposição na sabatina ao advogado do chefe do mensalão, mas duvido que tenham a coragem de fazê-las porque os políticos de saco roxo ficaram desmoralisados após a cassação do atual e grande amigo dos petistas, o Collor Fiat Elba. Tenho uma outra perguntinha para sugerir: O Toffoli ocupou cargo de confiança no gabinete da Casa Civil quando foi comandada pelo notório Zé Dirceu, mentor do mensalão, e certamente contribuia para a caixinha do partido com parte dos vencimentos que recebia, desta forma seria contrangedor ele declarar quanto depositou nas mãos do não menos famoso ex-tesoureiro Delúbio Soares.

  8. JORGE EDMUNDO

    -

    21/09/2009 às 16:44

    O Eduardo Dutra pode não ter sido lá essas coisas como senador, mas convenhamos o cara tem uma bola de cristal fantástica, é só ver a bomba biológica que se instalou no STF; foi preciso o Dr. Joaquim Barbosa mostrar o poder nefasto desta bomba.

  9. Politicida Plus

    -

    21/09/2009 às 15:30

    Última forma, a “justiça” é célere quando se trata de servir ao poder reinante. Veja matéria abaixo do globo publicada on line agora mesmo, 15,20 hs:

    BRASÍLIA - O juiz Mário Mazurek, titular da 2ª Vara Cível de Fazenda Pública de Macapá, suspendeu nesta segunda-feira a decisão dada pelo substituto dele, Mário César Kaskelis, que havia condenado o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli , a devolver R$ 700 mil aos cofres do Amapá.

  10. garcia

    -

    21/09/2009 às 14:39

    Reinaldo. Se até o Ministro da Justiça foi corrigido pelo presidente inculto ou semi-analfabeto, se quizer, a indicação do Toffoli está dentro da coerência dos parâmetros lulistas, e o Poder Judicário e o povo que se danem.

  11. Mnelson

    -

    21/09/2009 às 14:18

    Caro Reinaldo infelismente todos nos sabemos como isso vai terminar,toffoli assume a oposiçao finge que se opoe e ao final da sabatina todos eles irao comemorar em algum restaurante famoso de brasilia a conta nos pagamos com certeza, ja dizia bezerra da silva malandro e malandro e mane e mane nesse caso o grande mane com certeza e o povo

  12. Carlos Pontes

    -

    21/09/2009 às 13:57

    Sinal de alerta - um manicaca na reta final do STF.

  13. setima trombeta

    -

    21/09/2009 às 13:56

    A oposição é formada por: políticos. O que esperar deles?
    Se atender uma emenda deles, tchau, já era oposição.
    Nunca antes na história deste país, corremos tanto perigo.
    Nem na dita ditadura! Quem,
    Ah, na epoca dos militares os trabalhadores de verdade tiveram mais ganhos que este governo que apóia e dá dinheiro a vagabundos.
    Vejam só: PIS, Pasep, FGTS p/usar na compra da casa, Férias aumentadas de 20 para 30 dias, Abono Pecuniário, CIPA, Funural, Mobral, Projeto Rondon, etc.
    Obras? Fizem algumas: duplicou a Dutra, hidrelétricas ITAIPU (q um sacerdote paraguaio acha q é dele), TUCURUÍ, ILHA SOLTEIRA, JUPIÁ, ponte Rio-Niterói. Criaram alguma coisa? Sim; Pro-Alcool, Embratel, Telebras .

  14. Nausícaa

    -

    21/09/2009 às 13:04

    Sim, Reinaldo, o povo tem o direito de saber o que fez o candidato, especialmente, no intervalo entre a Casa Civil e a Advocacia Geral da União.

    Mas, o recado do morro já está dado: garotada militem mesmo nos centros acadêmicos, usem simpatizantes para garantir sua presença e notas, atrapalhem ao máximo os filhinhos-de-papai e seus conceitos burgueses, oportunistas e hipócritas por estudarem para garantir também sua boquinha no Estado em concursos para juízes e promotores. O papai aqui garante!

    No mais, oremos.

  15. Hilton

    -

    21/09/2009 às 12:54

    Reinaldo,

    Comente a última coluna do Kennedy Alencar “Marolinha, Serra e 2010″. Acho que ele vestiu de vez a camisa vermelha, ou melhor, tirou a camisa provisória que estava por cima dela.

    Abraços.

  16. Luiz Cláudio

    -

    21/09/2009 às 12:49

    Reinaldo Azevedo.

    O Senado não é “uma das Casas do povo”. Por isso defende-se a extinção do Senado. A única casa do povo é a Câmara. E a sabatina será na Casa dos estados.

    Se aos representantes dos estados interessar aprovar um Toffoli para o STF, o povo não tem nem do que reclamar.

  17. DEMOCRATA

    -

    21/09/2009 às 12:48

    PARABÉNS PELO TEXTO. INFELIZMENTE A OPOSIÇÃO NO BRASIL É PRATICAMENTE INEXISTENTE. PARECE ATÉ SUBSERVIENTE A LLULLA E AO PT. SE DEPENDER SÓ DELA, TOFFOLI JÁ É MINISTRO DO STF…..

  18. Rômulo

    -

    21/09/2009 às 12:44

    Pertinente, o comentário de Nélio. Gilmar se sentiria constrangido por criticar um futuro colega (e, zeloso que é, preferiu mesmo seguir o caminho oposto, de elogiar desbragadamente, que é para não deixar dúvida do apreço que quer demonstrar nutrir por Toffoli). Porém, tenham certeza, não se sentirá constrangido se os processos de Toffoli chegarem ao STF. Então ele invocará a isenção, dirá que os Ministros não se curvam a nada e aplicam a Lei e a Constituição, doa a quem doer, e portanto podem julgar Toffoli de forma magnânima. Gilmar, como diria Reinaldo, é daqueles que não enrubescem…

  19. Ivantes

    -

    21/09/2009 às 12:40

    O cordel da Dilma que postei está no blog Largados em Guarapari.
    Obrigado.

  20. Ivantes

    -

    21/09/2009 às 12:37

    CORDEL DA DILMA
    Por Zé Piaba

    Quando vi Dilma Roussef
    Sair na televisão
    Com o rosto renovado
    Após uma operação,
    Senti que o poder transforma:
    Avestruz vira pavão.

    De repente ela virou
    Namorada do Brasil:
    Os políticos, quando a veem,
    Começam a soltar psiu,
    Pensando em 2010
    E nos bilhões que ela pariu.

    A mulher, que era emburrada,
    Anda agora sorridente,
    Acenando para o povo,
    Alegre, mostrando o dente,
    E os baba-ovos gritando:
    É Dilma pra presidente!

    Mas eu sei que o olho grande
    É na montanha de bilhões
    Que Lula botou no PAC
    Pensando nas eleições
    E mandou Dilma gastar,
    Sobretudo nos grotões.

    Senadores garanhões,
    Sedutores de donzelas,
    E deputados gulosos,
    Caçadores de gazelas,
    Enjoaram das

  21. onde enfio a cara?

    -

    21/09/2009 às 12:26

    E se o Tofolli perder em outra instância? Nesse caso, teremos um juiz do STF condenado? Já não basta a vergonha de ter um presidente ignorante?

  22. Tofodi Respondeu e

    -

    21/09/2009 às 12:24

    Nobre Jornalista,

    Quanto ao inteligente questionário de VExa, faço questão de responder agora, na lata:

    - Questões de 01 a 03: NÃO e desafio-o a apresentar provas.
    - Questões de 04 a 06: NÃO e desafio-o a apresentar provas.
    - Questões 07 e 08: NÃO e desafio-o a apresentar provas.

    Assim, com essas respostas sinceras e esclarecedoras às suas dúvidas, acredito que a sociedade esteja inteiramente satisfeita com o meu desempenho passado.

    Quanto ao concurso para o magistrado, somente fiz as provas para testar a capacidade dos que elaboraram as provas. Eu não queria ser Juiz, mesmo! Grande coisa…. Quem perdeu foi o Judiciário. Não tô nem aí! As uvas estavam verdes mesmo…

  23. Se-Gyn

    -

    21/09/2009 às 12:22

    Muitos goianos estão confiando em seus senadores para repudiar essa indicação desrespeitosa. O STF não pode ser contaminado com as patologias de natureza petralha das quais o Dr. Tofolli padece. Até, porque, por experiência própria, eles sabem que algumas das tais patologias são incuráveis, caro Reinaldo!

  24. ABC - Deficiente Intelectual

    -

    21/09/2009 às 12:21

    Reinaldo, dentro do tema LULA & Judiciário, solicito que você comente a declaração do APEDEUTA, assumindo sua DEFICIÊNCIA INTELECTUAL na posse do desembargador cego no TRT do Paraná!

    Confirmando sua ignorância, ele confunde deficiência física com despreparo e preguiça. Como se o cidadão eleitor brasileiro não pudesse escolher e, portanto, discriminar sim, legítima e legalmente, o candidato mais bem instruído!

    Imperdível!

  25. Carlos Chatuba

    -

    21/09/2009 às 12:19

    “Ninguém no país conhece mais o direito eleitoral do que o presidente Lula, que já participou de cinco campanhas presidenciais. O presidente Lula mais do que ninguém conhece direito eleitoral. [O presidente Lula] sabe o que pode e o que não pode fazer. O presidente Lula não fará nenhum tipo de propaganda durante seu governo”, disse Toffoli.

    Ao ser questionado se apesar dos conhecimentos de Lula, Toffoli pretende orientá-lo para evitar acusações da oposição. O ministro negou que pretenda fazer recomendações ao presidente da República. “[O presidente Lula] sabe mais do que eu, como vou orientá-lo?”, reagiu.

    Precisa dizer mais alguma coisa?

  26. Daladier Lima

    -

    21/09/2009 às 12:00

    A pergunta principal é: Quando esse processo chegar ao STF, como o senhor vai reagir? Como e se vai votar?

  27. Thiago Viana

    -

    21/09/2009 às 11:58

    Ahhh, e outro dia tive a infelicidade de ouvir de um professor na faculdade (faço Direito) que o juiz De Sanctis é que merecia ocupar a vaga de Menezes Direito… Só faltou falar também do Protógenes Queiroz… Paciência.

  28. Pedro

    -

    21/09/2009 às 11:58

    Perguntas para o Toffoli:
    O que é notório saber jurídico?
    O que quis dizer a Constituição ao utilizar o termo “reputação ilibada”?
    Estupro escreve Estupro ou Estrupo?
    Fale-nos sobre as diversas ondas de direitos fundamentais positivadas nas diversas Constituições democráticas de diversos países, descritas pelo Mauro Cappelletti em seu clássico “Acesso à Justiça”, com tradução da Ministra Ellen Gracie.
    Fale-nos um pouco sobre o Direito posto e Direito Pressuposto, tema do livro do Ministro Eros Grau?

  29. Ângelo

    -

    21/09/2009 às 11:50

    Que o Lula tenha indicado seu desqualificado apadrinhado para o STF, não me causa espanto; isto é normal, partindo de quem partiu. O que me surpreende e ver um membro do Supremo aceitar isto com total passividade e ainda achar que está tudo bem. Como fica a propalada e há muito ultrapassada independência dos poderes da República.

  30. jmn

    -

    21/09/2009 às 11:48

    Engraçado! Se voce vai prestar um concurso público e é aprovado, voce tem que ter ficha limpa para ser admitido. Ora se esse cidadão for admitido como ministro do supremo, nada mais justo, que alguém que for aprovado em concurso, mas tiver algum probleminha com a justiça, consiga a mesma regalia. Ou eu estou errado?

  31. LIMA

    -

    21/09/2009 às 11:47

    REINALDO.
    SE O INDICADO FOR O FERNANDINHO BEIRA-MAR OU O MARCOLA, O SENADO APROVA E COM LOUVOR. QUEM, NO PAIS, CONFIA NESSE SENHORES NOBRES E SENADORES DA REPUBLICA? RESPONDO: NINGUÉM. GENTE SÉRIA E COMPETENTE NÃO QUER NADA COM O SUPREMO.

  32. Thales

    -

    21/09/2009 às 11:44

    Do site claudiohumberto.com.br:

    “21/09/2009 | 00:00

    O subordinado que demitiu o comandante

    Antes de assinar a nomeação, há dias, o presidente Lula quis conhecer um coronel do Exército indicado para sua segurança. Recebeu-o no fim do expediente, em situação, digamos, de reprovação em bafômetro. Simpaticão, Lula fez uma brincadeira inconveniente. O oficial não gostou da atitude do comandante-em-chefe das Forças Armadas e, à saída, declinou do convite, retornando a seu batalhão, no Norte.”

    —> O Congresso tá dominado e aprova tudo o que Lula quiser, mas nem todos os coronéis se sujeitam a lamber as botas do comandante-em-chefe das Forças Armadas.

  33. Nélio

    -

    21/09/2009 às 11:40

    Imagine ainda que a sentença de 1ª instância estivesse correta e que as provas coletadas conduzam necessariamente à uma condenação. Teríamos um ministro da corte constitucional do país, portanto de conduta ilibada, condenado pelo próprio tribunal. Mas o grave é que esta possibilidade já existia antes da indicação. Digno de F. Kafka, não?

  34. Pedro Indignado

    -

    21/09/2009 às 11:38

    Finalizando meu comentário anterior. Vou mandar um e-mail para o Lula para ele me indicar para o Supremo. Tenho saber jurídico mais notório que o Toffoli (pois tenho MBA executivo em Direito de Empresa e da Economia pela FGV e mestrado pela PUC) e vários artigos publicados. Também sou novo, mas já tenho idade para ser Ministro do Supremo e nunca fui acusado nem sou réu em nenhum processo em qualquer órgão da justiça em qualquer instância no Brasil.

  35. Nélio

    -

    21/09/2009 às 11:38

    Consta que Gilmar Mendes teria relativizado as condenações deste como indicadores de reputação ilibada. A despeito do papel institucional do pres. STF (dentro do processo de escolha de ministros do tribunal, a opinião dele é irrelevante e somente comprometeria uma relação com um provável colega na corte), imagine que a indicação seja aprovada antes do julgamento do recurso. O processo migraria para o STF e veríamos seus ministros na situação “confortável” de processar um colega.

  36. Alex

    -

    21/09/2009 às 11:35

    Como alguém com notório saber jurídico foi reprovado em um simples exame de juiz de primeira instância, onde os que aprovados não tem notório saber jurídico? Alguém pode me esclarecer este fato? Isto está na constituição, será que vou ter que recorrer ao supremo para ver se toffoli tem notório saber jurídico para poder ocupar o cargo, ou o supremo vai desrespeitar a carta que pretende defender?

  37. sandro

    -

    21/09/2009 às 11:34

    se os ilustres senadores que fazem oposição ao governo LULA,votarem a favor dessa indicação,ou é porque têm medo ou já receberam sua gorda mesada para não se oporem.Nesse governo a suposta oposição(salvo alguns radicais)não está cumprindo seu papel. O governo aprova o que quer na hora que quer!!! DEMOCRACIA INTERESSEIRA E FAJUTA!!!!

  38. Pedro Indignado

    -

    21/09/2009 às 11:33

    É impressionante o que o PT está fazendo com o Brasil. Quando morreu o Menezes Direito, começou-se a especular os nomes para o STF, entre eles, dois juristas espetaculares Luis Roberto Barroso (Constitucionalista, com vários livros e centenas de artigos publicados) e Teori Zavascki, processualista, Ministro do STJ (assim como Menezes Direito), com vários livros publicados e dezenas de artigos publicados. Como advogado, com mestrado (ao contrário do toffoli), conheço o trabalho e reputação impecável desses dois e fiquei muito satisfeito…. mas quando veio a indicação do Toffoli….
    Quem é esse Toffoli para concorrer com os dois mencionados acima? Vai estudar moleque!!!

  39. Thomas Pine

    -

    21/09/2009 às 11:31

    Reinaldo,
    Acho que você também deveria abordar mais um detalhe interessante nessa história da indicação do “companheiro” Toffoli pelo Lulla.
    Certamente você ouviu a declaração do Presidente do STF Gilmar Mendes. Sobre a polêmica quanto a indicação de Toffoli ele disse: “Cabe examinar se de fato isso tem substância para eventualmente afetar esse conceito de reputação ilibada. Não me parece que deva haver essa supervalorização.” Comente, por favor.
    Não gosto de Gilmar Mendes… Em que pese seu curriculo, considero que ele já emitiu votos no STF que pioraram a prática da verdadeira justiça no país. Com Toffoli no STF, acho que ele “terá com quem andar de braços dados”.

  40. Almeida

    -

    21/09/2009 às 11:29

    Os nossos nobres senadores neste caso, serão nobres vaquinhas de presépio.

  41. Thiago Viana

    -

    21/09/2009 às 11:25

    Caro Reinaldo,

    Obrigado por tão bem expressar as insatisfações de qualquer brasileiro minimamente informado a respeito do processo para a escolha de um Ministro do STF.

    Preocupante que a oposição seja tão covarde, o povo tão apático e, por conta disso, além de Gilmar Mendes, tenhamos que aturar Toffoli ocupando uma cadeira da mais importante Corte de Justiça do país… Alguém cuja maior qualidade foi ter sido advogado do partido político do Presidente da República por muitos anos.

    Locke, lembrando de sua teoria da tripartição das funções estatais, deve ter se retorcido no túmulo ao ver quão promíscuos são os poderes nas terras tupiniquins.

  42. Salomão Cohen

    -

    21/09/2009 às 11:21

    Eu não me surpreenderia de estas perguntas forem negligenciadas, Reinaldo. Os senadores não valem um tostão furado.

  43. caitum

    -

    21/09/2009 às 11:20

    Se este senhor tivesse vergonha e pudor não teria aceito o cargo ,por estar impedido

  44. Fred

    -

    21/09/2009 às 11:20

    O Lula compra de tudo !!!
    Até, vaga no STF !!!! Colocar um afilhado no Tribunal, é querer a garantia que no fururo, ele será absolvido de alguma açaõ.
    O lula passa, os corruPTos não, e o contribuinte fica !!!

  45. Esperança

    -

    21/09/2009 às 11:19

    Reinaldo
    Infelismente Lula tem o Congresso Nacional e o Judiciário na mão!
    A nomeação de Toffli, mostra que o notório saber e a ilibada vida pregressa devem ser mesmo fundamentais para ser ministro do STF.

  46. luiz Vicente

    -

    21/09/2009 às 11:17

    Nossa, Reinaldo, quer dizer que o sujeito aí, digo, o indicado, teve ascensão por causa de uma questão envolvendo empresas aéreas.

    Nesta área, o jogo é de cartas marcadas, não?

  47. juka

    -

    21/09/2009 às 11:17

    É até comovente…Mas, aqui pra nós, alguém tem alguma dúvida que este senhor vai ser referendado pelo Senado? Este Senado?
    Logo este Senado que até um dia desses estava se digladiando no sentido de tirar Sarney da presidência, mas que bastou um grito de Collor para que Simon botasse o rabinho entre as pernas e que ninguém falasse mais nisso?
    Lula está cansado de desmoralizar este Senado. Lula sabe que NINGUÉM ali tem peito para trombar de frente com ele!
    Até o último bastião, que era Arthur Virgílio, caiu com a história do curso feito na Espanha por um seu assessor as custas da viúva…
    Lula para rei só falta mesmo ser coroado. Está mandando em absolutamente tudo e, daqui a pouco o STF..

  48. Tony

    -

    21/09/2009 às 11:14

    O caso é emblemático para discussão do liberticismo, oriundo da exacerbação do princípio da presunção de inocência.

    Condenção judicial, mesmo sujeita ou duplo grau de jurisdição, põe cabo ou suspende a inocência ou a reputação ilibada, enquanto não reformada pela instância superior.

    Sobre o argumento da perseguição política:

    1º - inexiste num verdadeiro estado democrático de direito, em que as instituições governam, e não as pessoas;

    2º - causa dano apenas individual, ao prejudicado, que deve buscar reparação pelo agravo, moral ou material, no próprio judiciário - não ameaça instituições, como ocorria sob um regime não democrático.

  49. Professor da Poli

    -

    21/09/2009 às 11:09

    Vai ser mais uma “herança maldita” do Sr. Lula. Este sujeito pode ficar quase 30 anos no supremo!!! É talvez uma das ações mais escandalosas deste governo depois da quebra de sigilo do caseiro.
    Se o Senado vai ou não barrar o indicação, eu não sei, mas já estou mandando e-mails ao senadores da oposição para que cumpram o seu papel e, ao menos, tornem um pouco mais difícil para o Sr. Tóffoli chegar ao STF

  50. MARIANA

    -

    21/09/2009 às 11:03

    Tio Rei, o LULA disse que o BRASIL não tém partido de oposição; enfim, ele RECONHECEU o que sempre gritamos neste país- NÃO HÁ OPOSIÇÃO
    e SEM OPOSIÇÃO, tio Rei, cresce o crime, o logro, a bandidagem….
    O tOFFOLI parece um MAÇOM- desculpa-me os bons maçons, mas este TOFFOLI tém jeito de Maçon saindo de ritual. Um rosto inexpressivo, um olhar ausente -Cara de alguém que CUMPRE ORDENS APENAS….

  51. Tomé

    -

    21/09/2009 às 11:00

    Acho que tais perguntas devem ser feitas mais no intuito de constranger os Senadores que tendem a aprovar a indicação do que em constranger o sabatinado.

    Seus dados biográficos são mais do que suficientes para justificar o veto ao seu nome. Não há outra alternativa. É vetar e ponto final.

  52. anônimo

    -

    21/09/2009 às 10:59

    Segunda-feira complicada para o lula apedeuta da silva……..

    O tofoli engasgou com o Amapádecal………

    Os suecos deram 50% de desconto nos aviões……

    O ciro ultrapassou a diuuuuuma…………

    O curingão (desculpe grande Rei) levou QUATRO EM CASA….

    Petróleo bom foi encontrado no litoral da ÁFRICA……..

    Melhor mesmo tumá o aerolula e saír pelo mundo a fazer BRAVATAS!!!!!! é lula na onululu e lula no gay vinte………

  53. OGJ

    -

    21/09/2009 às 10:55

    É brincadeira!!!
    Para se fazer qualquer concurso publico é necessário ter uma ficha limpa. Não conheço muito bem as leis, mas nos editais sempre há a necessidade de se comprovar bons atecedentes e nenhum processo e problema com a Justiça. Porém, para um dos cargos mais importantes da democracia não precisa, basta ter bom relacionamentos. Não chega nem a ser revoltante, pois é muito surreal…

    Abraxxxxx

  54. Cezar Ramos

    -

    21/09/2009 às 10:54

    Reinaldo

    Corre pela rede, carta ao STF rejeitando a candidatuta do Dr.Toffoli. Vale a pena ver e quem quiser assinar. Abaixo o site;

    http://www.petitiononline.com/br092009/petition.html

  55. Manoel Francisco Gomes

    -

    21/09/2009 às 10:52

    A rigor, dado o histórico do indicado, nem haveria necessidade de arguição por parte dos senadores. O processo deveria ser devolvido por vício de origem ( ou outra expressão que seja mais apropriada). Será que isso não poderia e deveria ser feito pelo presidente do Senado ? Claro, se assim fizesse, Sarney não seria quem é.

  56. Pascal

    -

    21/09/2009 às 10:50

    Não haja surpresa

    Reinaldo -

    Durante quase quarenta anos tivemos um continuado processo de mediocrização da cultura nacional. Gregos e troianos jogaram pela janela nossas melhores tradições.Por isso, essa tragicomédia iniciada em janeiro de 2003 não deveria causar surpresa a nenhum dos brasileiros que ainda teimam em cultuar os valores fundamentais da vida civilizada.

    Um abraço -

    Pascal

  57. AEduardo

    -

    21/09/2009 às 10:49

    Reinaldo
    Vergonhosa a situação. O povo brasileiro assiste de quatro toda esta trama e escandalosa indicação. O mal maior não é a indicação em si pelos considerandos conhecidos. A desgraça dolorosa é verificar que diante de sua pouca idade, daremos ao José Dirceu uma sobrevida de pelo menos 30 anos !!!!. É mole ou quer mais?
    Abração e continuemos na luta, pois tem mais. Com a aposentadoria do Erro de Grau ano que vem, já articula-se a candidatura do Marcos Valério! Aí meu caro, será mamão com açúcar.

  58. Quero saber

    -

    21/09/2009 às 10:46

    Gostaria de saber como os Juizes que atendem todos os requisitos solcitados, estão se sentindo neste momento. Indentifico-me com estes homens de reputação ilibada, notorio saber e que sempre corresponderam as espectativas do povo com relação a fazer justiça neste país. Qual é o sentimento deles com esta indicação do Presidente da Republica? Fico me perguntando se não há indignação por parte deles nete episódio. Porque é revoltante ver um Juiz com os pré-requisitodos do Dr Toffolli (o duplo ele é por minha conta como Lulla e Collor) ser indicado para o mais alto cargo da Justiça em nosso país.

  59. Delmar Fontoura

    -

    21/09/2009 às 10:42

    Alô Reinaldo!

    O “staff” e a “Fossa Abissal”.

    Após as denúncias e durante a CPI do “Mensalão” eu dizia que o que estava chegando ao nosso conhecimento representava somente, a parte do “iceberg” acima da linha e que o outro 90% estava na Fossa Abissal do mar de lama que grassava - e, lamentavelmente, ainda grassa - no Executivo do governo, afogando as esperanças do povo no sentido de consolidar a “Paz Social”. Agora, passados três anos, devemos ter atingido a relação de:

    10,00000000001% acima da linha;

    89,00000000009% na Fossa Abissal daquele mar de lama…

    Que coisa deprimente Lula e esse “Staff” que ele selecionou para lhe servir, hem?

    Não passam dois dias sem surgir uma denúncia de corrupção ou notícia desabonadora do Governo Lula… …Porque não posso dizer, verdadeiramente, o que penso digo, só, que isso é “surreal”!…

  60. Daniel

    -

    21/09/2009 às 10:30

    Reinaldo

    Espero seus comentarios sobre a entrevista do Ciro Gomes ontem à Band. Foi abominável (ele defendeu até o Chávez)…

  61. leo

    -

    21/09/2009 às 10:30

    Se eu fosse um senador , eu baixava a prova da magistradura, uma recente, e sabatinava sobre a prova toda e depois dava a nota dele!!!

  62. anti-socialista

    -

    21/09/2009 às 10:26

    Reinaldo

    Quem protege a corja é a academia e o capital financeiro (o socialismo é um frankstein criado por alguns banqueiros). Com essas duas pesadas influências, a hegemonia esquerdista se estende à imprensa e às “organizações civis”.

    É disso que os políticos das oposições tem medo: De enfrentar a hegemonia esquerdista nos meios de coiminicações e universidades. Não precisa nada, basta eles se invocarem com alguém e pronto: reputação destruída. Veja o caso da governadora Yeda, que está sendo queimada em praça pública com base em provas forjadas.

    Sem a ajuda dos rockfeller, não teria havido lenin.

  63. Cláudio Ramos

    -

    21/09/2009 às 10:18

    Por favor Reinaldo, leia:

    No sexta-feira passada um jornal francês elogiou o Lula porque ele havia acertado que a crise seria uma marolinha.
    No melhor estilo alemão, os jornalistas a soldo estão repetindo a mentira com a esperança de que ela vire uma verdade.
    Primeiramente por um jornal francês elogiar o Lula num momento como esse é algo de muita isenção né, uma vez que ele é o responsável direto pela criação de pelo menos seis mil empregos lá. Em segundo lugar pela confrontação dos fatos: Um PIB que vinha crescendo 5% e que a melhor previsão é de espetaculares 0,9% ao final do ano. O Fiasco fiscal e o desemprego em alta e as exportações em declínio com o dolar sobrevalorizado…

  64. Anderson Soares

    -

    21/09/2009 às 10:13

    Continuação…

    O mulato Vitão nunca se interessou por movimentos negros ou eventos do gênero. Compareceu apenas ao encontro imaginário financiado pela Casa Civil.

    Em noitadas com a turma, Toffoli intercala a narrativa com gargalhadas que reduzem a brincadeira de estudante um crime tipificado no Código Penal. Em países sérios, um funcionário público que desvia dinheiro dos pagadores de impostos para a compra ilegal de passagens aéreos é candidato à cadeia. O brasileiro Toffoli é candidato ao Supremo.

  65. Anderson Soares

    -

    21/09/2009 às 10:12

    Reinaldo:
    Há ainda o caso “”Vitão”, lembrado pelo Augusto Nunes:
    “Numa delas, Toffoli era o segundo homem na Casa Civil quando resolveu animar a festa dos colegas de turma em Brasília com a presença de Benedito Vitor Januário dos Santos, o folclórico Vitão, funcionário do Departamento Jurídico XI de Agosto. Vitão sabia dançar, saltar, contar casos, um pouco de tudo. Só não sabia onde encontrar dinheiro para a viagem de avião. O subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil providenciou a emissão de um bilhete aéreo em nome do convidado, promovido a ”participante de um encontro do Movimento Negro”. O mulato Vitão nunca se interessou por movimentos negros ou eventos do gênero. Continua….

  66. Márcia

    -

    21/09/2009 às 10:10

    Reinaldo, sugiro uma pergunta muito óbvia para a oposição fazer para ele: como o cidadão brasileiro pode se sentir protegido por um juiz do STF que é praticamente um funcionário do PT? Como a sociedade pode se sentir protegida com um juiz assim?

  67. mauricio

    -

    21/09/2009 às 10:10

    Caro Rei,

    Além das indagações sugeridas, é possível uma outra, bem mais bombástica,que se refere a pagamentos de mihões e milhões de reias, de pagamentos de precatórios feitos pela União a servidores públicos dos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amapa. Esse precatórios, ditos trabahistas, foram pagos pela União mesmo antes de tansitadas em julgado as ações. Pagaram apens parte daquilo que em tese o Governo Federal devia para servidores públicos, e que classificaram como verbas INCONTROVERSAS. Apenas para Rondônia, foi pago um precatório de 367 milhões de reais, ficando por ser pago um restante de quatro bilhões de reais.

  68. Antonio Augusto Carvalho

    -

    21/09/2009 às 10:08

    Reinaldo,
    Muito bem colocado! Ou a oposição assume essa linha ou renuncia de a qualquer possibilidade de levar votos de brasileiros honestos pois, honestos não serão.

  69. Eva

    -

    21/09/2009 às 10:03

    Se o Lula indicar a dona MARISA, o LULINHA ou o seu churrasqueiro para o STF, o Senado aprova. Essa gente não vale nada!

  70. Anderson Soares

    -

    21/09/2009 às 9:57

    O papel a ser representado pelas oposições na sabatina deste petista será A PROVA DE FOGO dos parlamentares do DEM-PSDB. O que os eleitores e pessoas esclarecidas esperam ver é uma atuação firme e democrática desses senhores. Não é para “ficar com medo” de um TALVEZ futuro ministro do STF, como disse a Cristiana Lobo, da Globo News.
    Portanto, senhores senadores da oposição, esperamos uma atitude JUSTA E CORAJOSA DOS SENHORES.
    O País já perdeu em muito com a mudês e omissão dos senhores ante os desmandos desse desgoverno petralha.

  71. Eudes

    -

    21/09/2009 às 9:51

    acho que devemos poderá nas afirmações duvidosas!! me preocupa também se o aspecto da jovialidade do Dr.Toffoli incomoda !!

  72. Ronald Bicca

    -

    21/09/2009 às 9:50

    Reinaldo,
    Sobre as outras questões desconheço, mas vou te falar sobre o Amapá que conheço e participei. Processei meio Amapá para que houvesse procuradoria de concursados no Estado. Isto somente ocorreu em 2008, depois de vários processos, inclusive notícia crime. O afastamento definitivo dos comissionados da procuradoria somente se deu em fevereiro de 2009. Então, antes de 2008 a contratação era lícita. Somente foram afastados os comissionados pelo STF mediante a ADI 2682, da qual fizemos parte e sustentação oral. Ou seja, JAMAIS RECEBEMOS APOIO ALGUM DO JUDICIÁRIO DO AMAPÁ PARA MORALIZAR NADA NESSE SENTIDO, ou seja, regularizar a representação processual do Estado, nao formadoart.132daCF

  73. eumesmo

    -

    21/09/2009 às 9:46

    Só por curiosidade, perguntaria: “Indicado, prestaria concurso para juiz de 1a. instância?”

  74. Wanderley

    -

    21/09/2009 às 9:41

    Dah licenca q vou tomar um buscopan na veia p nao continuar tao nauseado…ohh doenca dificil essa, de ter que engulir tantos sapos…

  75. Burduna nelles !!!

    -

    21/09/2009 às 9:36

    Duvido que façam estas perguntas, os senadores não ovos para isso, vai ficar tudo no famoso excelencia pra cá para lá, será um bate papo de amigos de botequim ou lupanar, todos são iguais.

  76. Nobelda...

    -

    21/09/2009 às 9:17

    Permita-me acrescentar mais umas questões a apresentadas ao candidato a ministro do Supremo.
    - O que pensa o sr. sobre os movimentos para a liberação da maconha no país?
    - O que pensa o sr. sobre a questão do estado laico? Onde fica a religiosidade do povo?
    - Como reprimir as ações de grupos narcotraficantes terroristas que agem no país, principalmente no Rio e em São Paulo?

  77. Lila

    -

    21/09/2009 às 9:12

    Mafia, mafia, mafia…Se fossem tão bons pra fazerem o contrário em relação a ética…, zombam de todos nós o tempo todo, pois acham que o Brasil é o quintal da casa deles, que escola de vigaristas esses… Da-lhe Reinaldo, obrigado por perguntar aquilo que qualquer pessoa decente no Brasil gostaria de perguntar!

  78. Fernando

    -

    21/09/2009 às 9:11

    O Lula já tinha jogado o Executivo e o Legislativo na lama. Agora chegou a vez de conspurcar também o STF. Diante da importância do cargo almejado pelo Dr. Toffoli, o benefício da dúvida que recai sobre a decisão judicial de primeira instância deve ser aplicado em benefício da sociedade, e não em benefício do réu.

  79. Rods

    -

    21/09/2009 às 9:05

    REI.

    UMA COISA É CERTA, SÃO FAVAS CONTADAS EM BSB FAZ ALGUM TEMPO, O ADVOGADO DO APEDEUTA IRÁ PARA O STF E PONTO FINAL, INDEPENDENTEMENTE DOS INÚMEROS ÓBICES QUE PESAM SOBRE SUA CAPACIDADE PROFISSIONAL.

    ADEMAIS A MÍDIA JÁ FOI ACIONADA PARA BLINDAR O SUJEITO E O PROCESSO DE APARELHAMENTO NUNCA PAROU NO BRASIL, POR OBRA E GRAÇA DO CLIENTE, COM SUA PERVERSA IDEOLOGIA, DO INDICADO.

    ELES PERDERAM DE HÁ MUITO O PUDOR.

    Rods

  80. direita x esquerda

    -

    21/09/2009 às 9:01

    Caro Reinaldo,

    Mais uma estaca enfiada no coração do petismo:

    ” A regra de ouro do petismo historicamente tem sido esta: “Ataque o adversário, mesmo sem motivo”. A dos oposicionistas no Congresso parece ser outra: “Não ataque, mesmo com motivo”. ”

    Suas frases são bordadas a ouro!!!

    Escreva um livro com a coleção delas será o maior sucesso.

    Ibes - Vila Velha/ES

  81. PSC

    -

    21/09/2009 às 9:01

    Foi reprovado duas vezes nos exames para juiz de primeira instância. Ah mais já faz muito tempo, dizem os petralhas.
    Ah então tá!
    Será que ele topa fazer o mesmo exame hoje?
    he,he,he.

  82. Na democracia brasileira, a instituição de melhor funcionamento é a imprensa livre e isenta, de qualidade

    -

    21/09/2009 às 8:59

    Ainda bem que temos algumas empresas jornalísticas privadas que são competentes em relatar a verdade dos fatos políticos e econômicos que atingem diretamente a vida do cidadão. Essas empresas são alvo de ataques dos nossos pseudos líderes políticos que buscam amordaçá-las por todos os modos. Atualmente, temos o jornal O Estado de S. Paulo sob censura por estranha e vergonhosa decisão judicial de pessoa indicada para o Tribunal do Distrito Federal pelo quinto constitucional justamente para esse fim político.

    No caso da indicação do sr. Toffoli para o Supremo, a intenção é em tudo semelhante, aumentada para outro nível mais alto. Será uma esculhambação institucional maior !? Lamentável !!!

  83. roby

    -

    21/09/2009 às 8:57

    O povo jamais é servido quando um petista alcança uma posição de “autoridade”. Muito pelo contrário: o aparelhamento do Estado visa à hegemonia do partido, não ao aperfeiçoamento da democracia, que para os valentes é apenas uma escada a facilitar a sua ascensão.
    Esse Toffoli é mais um da canalha — um tanto menos bronco que a maioria mas longe de ser um erudito, como todos sabemos — e vai aceitar a indicação para um cargo que não merece pela mesma subserviência sempre exibida pelos paus-mandados de Lula.
    Afinal, de que serve a dignidade quando a meta está tão próxima? Será que neste caso escandaloso nosso Senado vai agir?

  84. Pasqualino

    -

    21/09/2009 às 8:51

    Ei, Reinaldô, está errado ali: saiu “Cava Civil” ao invés do correto “Casa Covil”.

  85. maria-maria

    -

    21/09/2009 às 8:36

    Reinaldo: perguntas pertinentíssimas e básicas para a sabatina. Lamento, porém, dizer-te que nenhuma delas será feita. Os briosos oposicionistas, ao contrário, falarão sobre a juventude do capanga-emplumado, sua “subida” meteórica (embora não se saiba o que seja isso, pois é birrepetente em concurso), elogiarão o papel “magnífico” que o grupelho dos togados desenvolve em favor da sociedade, fiscalizando as roubalheiras e punindo os falcatruosos, enfim, cada um dos sabatinadores cumprirá o acordo já feito com lulla e contará pontos para o caso de seus desmandos chegarem àquela (desvirtuada) corte. Nojento.

  86. Uber

    -

    21/09/2009 às 8:28

    A oposição tem de se dar conta de que bárbaros não compreendem as regras do cavalheirismo.
    Não dá certo duelar desse jeito quando um dos lados não segue essas regras.

  87. jcafonso

    -

    21/09/2009 às 7:57

    continuando…
    todos os fatores da equacao da riqueza?
    - Quem nao conseguir comprovar o acumulo de riqueza, deveria sofrer que tipo de pena? Em tese, Doutor.
    - O que eh Nepotismo? Qual a pena para nepotismo cruzado? Em tese, doutor.
    - O que eh cibercrime?
    - O que um candidato pode e nao pode fazer na internet?
    - O que eh estupro? Quais os agravamentos e prevencoes devem ser implementados no Brasil sobre esse tema?
    - Politica e escolas. Ate quanto um professor pode falar sobre isto e como?
    - REducao, prescricao e perdao para criminosos. Nao esta havendo muita bondade do Estado?
    Enfim, ficaria aqui o dia todo, mas tenho que trabalhar. Trabalhem tambem seus Senadores de meia-oposica

  88. Jorge Alberto Rodrigues

    -

    21/09/2009 às 7:57

    As empresas privadas costumam ser extremamente rigorosas na contratação de profissionais; principalmente para os cargos mais importantes dentro da empresa. O mesmo não acontece nos orgãos do estado brasileiro que estão infestados de corruptos e ineptos. A nomeação de Toffoli para o STF é um exemplo: Toffoli é despreparado para o cargo (não consegue passar nem em concurso para Juiz estadual) e tem problemas com a Justiça. Toffoli é o estereótipo do petista engajado.

  89. IVAN

    -

    21/09/2009 às 7:54

    Como operador do Direito me sinto não só indignado como ultrajado com esta indicação. É o aparelhamento do Estado na sua mais absurda concepção! E o pior é que como o indicado tem apenas 41 anos significa que, até ser atingido pela expulsória aos 70, terá 29 anos para “agradecer” a indicação. E o que dizer do silêncio do meio jurídico, com OAB e AMB calados? E a CNBB que em governos anteriores sempre se mostrava crítica? Qual o preço que foi pago para que todos se calassem? Lula deixará o governo (??) no início de 2011, o que é um alívio, mas a herança lulista permanecerá. Por pior que seja o Brasil não merecia isso…..

  90. Ilse Maria Arns

    -

    21/09/2009 às 7:50

    Sobre Toffoli.

    O povo tem o direito de saber
    e o Senado tem por obrigação questionar.

  91. nelson

    -

    21/09/2009 às 7:48

    Bom-dia,
    Estou lendo o livro “O Recurso” cuja linha mostra a união dos poderes, finaceiros e governamentais, para elegerem um juiz na Corte de Apelação. E conseguem… Dèja-vu.

  92. jcafonso

    -

    21/09/2009 às 7:47

    continuando…
    - O que eh VIDA para o senhor?
    - Quais os limites entre ESTADO e RELIGIAO e ESCOLA e RELIGIAO?
    - A maconha deve ser discriminalizada? E outras substancias?
    - Devem as industrias do fumo e bebidas alcoolicas serem chamadas a um acordo de, vamos dizer R$100.000.000.000,00, para investirmos na tratamento da saude de quem fuma e bebe?
    - Matar, dirigindo alcoolizado, eh crime hediondo?
    - Qual seu patrimonio? Poderia o Senhor expor seu patrimonio hoje?
    - O que para o Senhor caracteriza locupletamento? Nao seria aplicavel uma regra matematica simples: ganhos com trabalho - 35% para despesas basicas - impostos + loterias ganhas + heranca = patrimonio? Nao seria facil comprovar

  93. Nirava

    -

    21/09/2009 às 7:45

    Daniel Pizza, no jornal Eldorado AM, hoje, para reportar-se, de modo elegante, ao currículo de Toffoli: “(…) alguém que tem um currículo tão rarefeito(…)”
    Fantástico!

  94. jcafonso

    -

    21/09/2009 às 7:38

    continuando…
    e tecnolgicos: qual o limite disso tudo, se eh que ele impoderia um em suas votacoes em TESE.
    - O que eh asilo politico e quais as linhas divisorias entre as penas atribuidas em outros paises e a acceptance possivel para casos nao previstos na Constituicao Cidada? Em TESE, doutor?
    - Qual a pena possivel para mentir sobre qualificacao pessoal: formacao academica e pos-academica? Em TESE, doutor.
    - Dos pontos nao regulamentados da Constituicao Cidada (rio), qual sua opiniao sobre POSSIVEIS duvidas nisso, nisto, naquilo, daquilo?
    - O que eh uma empresa transnacional? Se uma brasileira for tungada na Venezuela ou Colombia - em TESE doutor, o que eh passivel de se fazer?

  95. EJGN

    -

    21/09/2009 às 7:34

    Prezado Reinaldo, este meu comentário nada tem a ver com os artigos de hoje, mas eu não tenho muita prática com estes recursos da bendita internet e não sabia como enviá-lo…
    Se não leu, sugiro que entre na página http://www.elpais.com.uy para ler o editorial sobre a mentira, que o candidato (ex-tupamaro) do FA usa nos seus discursos de campanha para as eleições de outubro e o outro artigo é do ex-presidente Sanguinetti, que analisa com extraordinária precisão a situação do momento e o impacto que causaram as imprudentes palavras de Mujica publicadas recentemente num livro .-Atenciosamente EJGN

  96. Damião Leite Dejaneto

    -

    21/09/2009 às 7:30

    Eu não acredito muito nos politicos brasileiro, mais tambem não acredito que os senhores senodores sejam tão corruptos e descarados ao ponto de aprovar esse senhor cachorrinho do Operário que virou presidente, para um cargo tão importante, a não ser que eles estejam tambem recebendo a bolsa renda do governo.Espero que esses senhores tenham um pouco de vergonha, coisa que não é comum na politica brasileira mais pelo menos nessa hora peço pelo o amor de Deus que use a.

  97. Nirava

    -

    21/09/2009 às 7:29

    Daniel Pizza, no jornal Eldorado AM, hoje, para reportar-se de modo elegante ao currículo de Toffoli: (…) alguém que tem um currículo tão rarefeito….”
    Fantástico!

  98. jcafonso

    -

    21/09/2009 às 7:29

    Reinaldo,

    Gostaria que a oposicao enfraquecida pela preguica de agir como tal, ou ate ganhando alguma coisa para agir dessa forma, estudasse um pouquinho, antes de iniciar essa sabatina.
    Nao aquela coisa formal, pasmaceira, abaixa-cabeca-cambada-de-covarde, que se costuma ver.
    Mas algo que dignifique ambas as casas: Senado e Supremo. Ou SS. Como queira.
    O que o candidato pensa sobre:
    - Crime contra a vida no Brasil: vale a vida um misero centavo, jogada a merce e a sorte de cada um, sem a DEVIDA protecao do estado?
    - Pesquisas da biotecnologia, protecao de patentes na area de saude, transgenicos, mutacoes biologicas, utilizacao de animais e pessoas em experimentos cientificos …

  99. jorge costa

    -

    21/09/2009 às 7:23

    Vergonhosa a matéria do Estadão sobre o tal Toffoli.Espero que o fantasma do Julio de Mesquita Filho puxe o pé do petralha que cometeu esse acinte.,

  100. Fausto Marino

    -

    21/09/2009 às 7:19

    Então elle advogou para robertão teixeirinha, esse sim um notório ? Ninguém do povo gostará de saber disso.

  101. daniel akatsu

    -

    21/09/2009 às 6:53

    Se fosse um país sério certamente nem haveria indicação. Mas há a indicação e há um Senado cujo presidente é nada mais nada menos do que Sarney. Esperar algo de bom dessa casa da mãe joana é querer demais. Toffoli é refresco perto do que ainda está por vir.

  102. Dalvo José Rossi - dalvojrossi@yahoo.com.br

    -

    21/09/2009 às 6:51

    Ao contrário de Frederico II, “o Grande”, o déspota criado em Garanhus-São Bernardo é “não-esclarecido” aumentando cada vez mais o receio de “não termos juízes em nossa Berlim”.

  103. carlos alberto

    -

    21/09/2009 às 6:51

    Pura perda de tempo.
    A oposição está caladinha, como sempre.
    Não há hipótese de a oposição se manifestar dignamente na sabatina.
    A oposição é o cão vadio da história, apanha e vive com o cabo entre as pernas.
    A coisa está tão rendida que só baixando o espírito do aposentado Yves Hublet que indignado deu a resposta mais eloquente que a situação exigia: uma bengalada no José Dirceu.
    Mas, quem ali no senado está disposto a dar a necessária bengalada?

  104. Nicão

    -

    21/09/2009 às 6:50

    Convenhamos, Reinaldão: Sou insistente no meu ponto de vista. A tua análise é perfeita, partindo-se do princípio de que aquele processo (de escolha do ministro) é sério. Como não é, a tua tese, assim como as que consideram o mesmo, cai por terra. O Estado brasileiro me considera culpado até prova em contrário, pois é assim que eu o considero. Quer ver?
    Por que o assunto dos “capangas do Mato Grosso” foi “esquecido”? Porque é mentira, ou porque é verdade? Nos dois casos, a falta de manifestação é gravíssima, não é? E envolve quem? Nada menos que o presidente do Supremo e um ministro da Casa! Diante disso, Tóffoli é fichinha. No mínimo uma ótima cortina de fumaça!

  105. Golden 90

    -

    21/09/2009 às 5:35

    Muito bom Reinaldo voce fez realmente um belo desenho do que deve ser feito na nossa casa. Espero que esses nossos representantes facam as obrigacoes e o dever de casa.

  106. Néh

    -

    21/09/2009 às 5:29

    Reinaldo, me desculpe a grosseria mas a desculpa da oposição de coerência ou nobreza não cola!

    A verdade é que eles GOSTAM de sentir um peso a mais nas costas.

    Mas nós NÂO caros senhores!!

  107. Marcos F

    -

    21/09/2009 às 5:28

    Você colocou o Senado no corner.
    Parabéns.
    Sim, seu Senado: QUEREMOS SABER!

    No MEU STF, ninguém tasca.

  108. Um Mouse Azul e outro Rosa

    -

    21/09/2009 às 5:15

    Os defensores de José Antônio Dias Toffoli vão alegar que a sua atuação a frente da Adocacia Geral da União foi positiva. Pode ser. Mas advogar é MUITO diferente de Magistrar. Fora a inexperiência do postulante.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados