24/04/2012
às 20:25Ainda o Barcelona e a Seleção Brasileira de 1982
Sim, queridos, é futebol, área sobre a qual não escrevo habitualmente. Mesmo assim, quero esclarecer uma coisa. No post que escrevi sobre a derrota do Barcelona e seus efeitos, lembrei as consequências deletérias para o futebol brasileiro decorrentes da derrota da Seleção Brasileira de 1982 — experimento o trauma como se fosse ontem; e eu tinha apenas 20 anos…
Atenção! Eu não comparei o futebol do Barcelona com o daquela equipe de jeito nenhum! Até diria que, em muitos aspectos, são posturas antitéticas. O Barça é muito mais disciplinado taticamente, por exemplo. Só recorri àquele caso porque se fez, então, uma leitura torta, mediocrizante, da equipe treinada por Telê Santana. Triunfou aquela besteirada de que havíamos perdido porque só sabíamos “jogar bonito”. Abriu caminho, os mais antigos se lembram, para Sebastião Lazaroni na Copa de 1990. Foi patético!
A rigor, o desastre de 1982 deixou efeitos de longuíssimo prazo. Dunga como técnico da Seleção, mesmo com as duas conquistas anteriores (mas sem brilho, convenham…), ainda era o triunfo do “jogo feio e eficiente”.
É só uma questão de postura. Eu não reconheço um vínculo necessário ou uma relação de causa e efeito entre a feiura e a eficiência. Sei que há quem não goste, mas acho belíssimo o futebol do Barcelona — que é vencedor, admita-se. Aliás, chamo a atenção para o fato de que o time reacendeu a paixão pelo futebol, que andava burocrático, com seus craques candidatos a corredores. O Barcelona repôs em campo, em certa medida, os brasileiros de antigamente: baixinhos, ágeis e geniais.


GP2: acidente com 17 carros na largada do GP de Mônaco
'Amor à Vida': Félix faz escândalo ao saber que irmã vai ganhar apartamento
Luis Suárez, o 'Coelho Canibal': fome de gols e confusões









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
79 Comentários
Joaquim
-31/05/2012 às 16:07
Barcelona e Messi ha ha.
Nonato
-24/05/2012 às 16:48
Barcelona e Messi? – nada é para sempre! um dia eles se acabam. Depois é só história pra contar.
ederson
-29/04/2012 às 19:12
bom sou brasileiro vejo o quanto o nosso futebol é mediocre e préestorico ece time do barça demonstra um futebol moderno em 4 anos 13 titulos um time brasileiro comquista ésta quantia em 50 ou 60 anos apesar de te perdido para o chelsea naum é o fim do mundo pois foi pura sorte coisa que dificilmente se reptira vi um messi nervoso na hora do penalti é errando que a se aprende a derrota naum tira o mérito desse grande time sou fã do barça parabens pela aula de futebol que voceis tem demonstrado para o mundo inteiro .
Carlos fc
-25/04/2012 às 20:17
O futebol do Barça,realmente,é de encher os olhos e não sou suspeito pra falar.Discordo, porém, sobre a seleção da 82.Na minha opinião aquela equipe não era tudo o que pensávamos.Bateu em uns bêbados na primeira fase e ficou famosa.Apenas isso.Quando pegou alguém minimamente sóbrio levou pau.
Marcio
-25/04/2012 às 19:17
Em 94 eu tinha 10 anos de idade e me lembro bem – por óbvio, não era nascido ainda no trágico insucesso de 82.
E o que me lembro de 94 é simplesmente uma das minhas mais fortes lembranças no que diz respeito a futebol: vi o baixinho endiabrado, formando dupla imbátivel com Bebeto; vi Tafarel heróico segurando as pontas lá atrás; vi Branco mandar aquele foguete para despachar a Holanda; vi acima de tudo um grupo unido em torno de um objetivo.
Que bom que não vi a seleção de 82. Se visse, talvez tivesse me tornado um ranzinza a maldizer a conquista de 94 como triunfo do “futebol de resultados” sobre o “futebol arte”, que fracassara com a brilhante seleção de 82. Talvez, de nariz torcido, nem tivesse visto os jogos da copa dos Eua.
Mas graças a Deus eu tinha 10 anos e vivi aquele momento inesquecível!
Adriano
-25/04/2012 às 16:06
<Projeto de lei quer limitar pedo de mochila escolar http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/peso-das-mochilas-escolares-deve-ser-limitado/1919433/ Por que essa gente gosta tanto de fazer leis que interfiram em nossas vidas mas não seguem ao pé-da-letra o Código Penal, a Constituição…?
Augusto de Franco
-25/04/2012 às 14:37
O Barcelona e a Nova Ciência das Redes http://www.slideshare.net/augustodefranco/o-barcelona-e-a-nova-cincia-das-redes
Silva
-25/04/2012 às 14:35
Apelo para os torcedores antigos que acompanharam o futebol desde a Copa de 1950. Em outras palavras, torcedores que viram times fantásticos em ação como a Seleção Brasileira de 50, o Expresso da Vitória do Vasco,com os incríveis, Danilo,Maneca, Tesourinha, Ademir, Ipojucan( mago),Jair, Chico, a fabulosa seleção húngara de Puskas, Kocsis, Bozik, Hudeguti(?), Grocsis e outros, o Honved de 54, a Nossa seleção de 58 e o Santos de Dorval,Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Só quem viu isso poderá dizer talvez que tenha presenciado o que é futebol fantasia, arte e espetáculo no mais nobre sentido. Sugiro que esse pessoal também se manifeste!
Renata
-25/04/2012 às 14:27
Uma seleção esquecida que considero injustiçada, nunca ninguém fala deles: a de 1978. Eram bons, não tinham perdido nenhum jogo! Só não foram pra final porque (consta que) a Argentina, depois vencedora, teria comprado a seleção do Peru por instigação dos milicos.
Renata
-25/04/2012 às 14:24
A seleção de 1982 perdeu aquela copa não por jogar bem ou jogar mal, por jogar bonito ou jogar feio… perdeu por estrelismo e por vaidade, porque quis se exibir e subestimou o adversário oprtunista.
Roy Rogers
-25/04/2012 às 13:54
Eu penso a mesma coisa. Na copa de 1982 eu tinha 10 anos de idade, foi a primeira copa que vi e aquele time me marcou para sempre. Nunca esqueci a escalacao e cada partida jogada. Quanto a escalacao da copa de 2010: eu já esqueci!
Dalmo
-25/04/2012 às 11:00
Poxa Reinaldo, já não basta ter que ler suas analises políticas, agora analises futebolísticas ??? mas, para não haver grandes variações, genial!!!
“mas de críticos do Barcelona, gente que, talvez, não lide bem com a grandeza alheia, sei lá…” e “Os medíocres, por óbvio, nunca se impõem por suas qualidades. Sempre se aproveitam do cochilo dos bons” são simplesmente frases geniais !
Grande craque. E, felizmente, ano que vem o Barça volta e ganha de todos medíocres ( e foi até bom para ver se quem sabe se faça uma limpeza dos medíocres do time, a começar pelo goleiro )
Obrigado pelos ensinamentos,
Brasileiro Sofredor
-25/04/2012 às 10:46
A seleção brasileira de 1982 era boa, mas não era tudo isso o que os saudosistas dizem. Tinha uma defesa ruim: Waldir Peres no gol e Luisinho (então, zagueiro do Atlético-MG) na zaga, eram sofríveis. O ataque com o centroavante Serginho Chulapa (que só sabia dar porrada nos adversários, brigar, mas não tinha técnica nenhuma), que perderia feio se comparado a Ronaldo Fenômeno ou Romário. O time de 1982 só era bom, isso sim, porque tinha gênios no meio de campo: Falcão, Toninho Cerezo (que, mesmo assim, falhou naquele dia em Sarriá), Sócrates e Zico. O jogo daquele dia em Sarriá mostra isso: a Itália poderia até ter feito o quarto gol. Em vez de endeusar a seleção de 1982, melhor seria colocar os pingos nos is e premiar as seleções brasileiras que fizerm por merecer: as de 1970 e de 2002, por exemplo.
antonio carlos(Tonico)
-25/04/2012 às 10:41
Reinaldo, com relação à sua cultura, mesmo que eu discorde de algum assunto, eu teria que ler e estudar bastante para argumentar contra, porém, eu embora concorde totalmente que o Barcelona é o time melhor do mundo, tenho que discordar quando você diz que venceu a mediocridade sobre o futebol arte. Sendo assim, o Barcelona não precisaria jogar contra nenhum time, mas o futebol…, já é um chavão, “é bom por causa das surpresas”.O Barcelona teve duas oportunidades(dois jogos) para liquidar o confronto e se deu mal nos dois. Então eu diria: Perdeu o futebol arte(desta vez) para o futebol retranca e competente. Perda de pênalti pelo incontestável melhor jogador do mundo e a competência para descontrolar os nervos do melhor do mundo. Não torço para nenhum dos dois times, mas não concordo quando você generaliza que quem achou bom o Barcelona perder é porque tem inveja dos melhores.(Acho que foi mais ou menos isto que você disse) Não concordo. Ah!! Por falar nisto, hoje vou torcer para o Bayern, que foi mais competente no primeiro jogo. Abraço.
Ivan
-25/04/2012 às 10:28
Nesta , peço licença para discordar. Acho o futebol do Barcelona muito chato e frio. E Messi mais um falso Pelé que a mídia adora inventar desde que ele parou de jogar.
Na verdade , acho que o futebol desse time do Barça o troço mais “broxante” que já vi em termos de estilo de jogo. E , cá entre nós, aquela jogadinha do Messi correndo coma bola em diagonal da direita para a esquerda para a arrematar de esquerda já está mais do que manjada. Viva O Real Madrid!!!
Cavalcanti
-25/04/2012 às 10:19
Reinaldo,
A seleção de 94 fio patética. Poderíamos, mais uma vez, jogar feio e perder. É só lembrar que, ao final do segundo tempo regulamentar, Baggio recebeu uma bola livre, na entrada de nossa área, matou no peito mas, felizmente, chutou por cima. Em 2002, não. A seleção não foi brilhante como a de 82, porém venceu todos os jogos (só a de 70 fez isso) e jogando bem na maioria deles. Em nenhum ficou na retranca.
Abs, Cti.
Manoel Bandeira
-25/04/2012 às 9:59
Tio Rei, o futebol brasileiro e ridiculo e mal organizado, vide a segunda divisao do campeonato Paulista, uma das regras, o time que nao tiver estadio para no minino 15 mil lugares nao pode disputar o campeonato, se na segunda divisao e assim a primeira deve ser ainda mais complexa, portanto o seu corinthians nao deveria disputar nem a segundona, pois nao tem estadio.
Vittorio
-25/04/2012 às 9:14
O Barcelona é um time que joga bonito, com passes rápidos, segundo o próprio Guardiola, seguindo aquilo que eles aprenderam com o futebol brasileiro, um time cujos jogadores jogam há muito tempo juntos e chegaram ao auge com a conquista do mundial interclubes com uma convincente goleada sobre o Santos de Neymar, mas temos que lembrar que nenhum esquema é absoluto e futebol, principalmente na Europa, é quase uma ciência onde os técnicos tem um grande peso nos resultados, pois estudam a fundo seus adversários para vencerem seus jogos mesmo possuindo jogadores de nível inferior ao do outro time.
Você tem razão a dizer que não cabe nenhuma comparação entre o Barcelona e a seleção de 1982, mesmo porque o Barcelona é um time muito mais organizado que a seleção de 1982, mas perderam pelos mesmos motivos.
Em 1982 foi feita uma verdadeira “badalação” em torno do time, que na época, para mim apresentava muitas falhas, mas para a maioria iludida era considerada melhor até que a seleção de 1970 (uma verdadeira heresia).
Na véspera do jogo todos diziam que seria uma verdadeira barbada, mas o Enzo Bearzot mostrou ao mundo que não era nada daquilo e Paolo Rossi abateu 11 canarinhos com apenas 3 tiros, evidenciando as falhas daquele time considerado mágico, formado por uma verdadeira geração de perdedores, como depois disse o Romário.
Com o Barcelona é diferente no que diz respeito à disciplina tática e qualidade do time, mas um outro italiano, o Roberto Di Matteo com o seu velho “catenaccio”, mostrou ao mundo que mesmo um time recheado de craques e bem treinado como o Barcelona não é imbatível e isso não tem nada a ver com mediocridade.
Luiz Fernando
-25/04/2012 às 9:01
Que esse time do Barcelona já tem lugar garantido na história do futebol, disso não tenho a menor dúvida. Que o Messi já tem lugar garantido no Panteão dos grandes jogadores, ao lado do Pelé, Mardona, disso não tenho a menor dúvida.
Se pedirmos para qualquer pessoa que acompanhe futebol desde os anos 70, citar as melhores seleções, sem dúvida algumas das seleções da Holanda vão estar nesse rol, embora a Holanda nunca tenha ganho uma copa do mundo. E sem dúvida nenhuma a seleção brasileira de 94 nem vai ser lembrada. Duas copas que foram apagadas da história, a de 66 e a de 94, onde a mediocridade reinou absoluta.
O Barça não se classificou ? E daí ? Só porque o time é bom tem de ganhar todas ? O memorável Santos de Pelé ganhou muitas, mas não ganhou todas.
Com relação à seleção brasileira de 82, a crítica que tenho a fazer não diz respeito ao estilo de jogo, ao jogar bonito, mas sim à falta de garra, ao salto alto, ao ar blassée dos jogadores. Precisando apenas do empate, perder o jogo, no último minuto do segundo tempo, com uma jogada de escanteio, sendo o Paolo Rossi, um jogador veterna, recém saído da cadeia o artilheiro da partida ? Venhamos e convenhams, é demais. Parece até a seleção do Dunga, toma dois gols besta da Holanda
Rodrigo Lorenzi
-25/04/2012 às 8:54
Pobre Dunga, o capitão do tetra, o Brasil não ganhava nada fazia 12 anos, 4 copas do mundo sem títulos. Nosso capitão, ou meu capitão levantou o caneco. Quanto ao Chelsea que lindo ver a entrega, dedicação de todos os jogadores, atraindo o faceiro e neste jogo desorganizado Barcelona, então Ramirez mostra ao Messi com se joga futebol. Aquele time de 82 foi perdedor por não ter um capitão como o Dunga, era um time desorganizado defensivamente. Há quem prefira perder jogando bonitinho. Será que sairam na rua fazendo festa quando perderam em 82 ou quando ganharam em 94.
Luis Jorge
-25/04/2012 às 3:01
A li seus 2 posts sobre isso e discordo Reinaldo… Não acho o Barcelona tudo isso, não tem jogadas aereas boas, nem joga pelos lados quando o meio está apertado, ao menos não como deveria, e muitos jogos só vence por Messi estar bem e não estar cedendo a marcação, como foi com a marcação perfeita de Raul Meirelles, sem Messi Barça é normal, um bom time com bons jogadores, mas que com esse estilo poderia ganhar uns campeonatos, mas perderia muitos mais… Mas tem Messi, e ele desequilibra ao aldo de craques, coisa que na Argentina, onde não tem tanto entrosamento nem tantos craques já não é bem assim!!! Mas é isso, sem Messi Barça é ótimo, mas ótimo no mesmo nível que Real, Milan, Manchester United e outros, e acho a Seleção de 82, com aqueles deslocamentos e a de 70 idem, e a Holanda de 1974 e o Real Madrid de Zidane e Figo, muito mais belos times de se ver que esse Barça do toca aqui toca acolá!!!! ABraços Reinaldo!
Trindade
-25/04/2012 às 2:08
É perfeita sua colocação e também concordo sobre o futebol apresentado pelo barcelona ser algo de diferente hoje, basta ver o vareio que o MEU SANTOS levou em dezembro passado, mas mesmo sendo Santista e talves por isso eu amo o futebol bem jogado, e posso dizer que do jeito que foram as partidas entre cheilsea e barcelona e a desclassificação do barcelona quem saiu perdendo foi o futebol bonito.
nathaniel
-25/04/2012 às 0:51
Caro comentarista-
chega! – 24/04/2012 às 22:32
vc escreve ao final do seu comentári:
Torres, carrasco do Barcelona
“Todos disserem que iamos tomar duas goleadas, um chocolate, mas ganhamos em Londres, empatamos aqui e vamos à final sem ter perdido para eles. Muita gente não acreditava em nós, então temos que agradecer aos nossos familiares e amigos, que sempre acreditaram e mandaram energias positivas”, disse Ramires, autor do golaço que travou o sonho catalão !
.
Como assim ator do golaço que travou o sonho catalão! O que significa isso? O cara foi sozinho de uma area à outra! Ele tinha obrigação de fazer o gol! A para com isso.
.
No início vc coloca um texto dito pelo ramirez que marcou o gol e que diz que ninguém acreditou neles e tal. Sei lá parece que o cara também não acreditou que a estratégias dos onze goleiros para segurar o Barça deu certo!
nathaniel
-25/04/2012 às 0:42
Gentebpelo amor de deus, o barça estava ganhando de dois a um até o final do primeiro tempo, no segundo o Chelsea jogou com onze goleiros, apostando em não jogar e trancar o jogo até o final, beleza é uma estratégia de jogo, o messi perde um pênalti e no final do segundo tempo, em um ataque do barça, lógico só ele atacou, a bola bate em um dos goleiros volta pro mais adiantado do goleiros e, como todo o barça estava no ataque o cara seguiu sozinho até fazer o gol de empate que deu a vitória aos onze goleiros, quer dizer, ao chelsea…
.
E aí? Qual o problema? Os caras afotaram uma estratégia e deu certo. Jogaram melhor? Me desculpem mas não, não jogaram. Mas futebol é isso aí o jogo só termina quando acaba e gol só com bola na rede. Agora dizer que acabou um conceito de jogo, que o Barça têm que se repensar, isso é dor de cotovelo e torcida pros caras se afundarem por não conseguirem fazer um time mais constante.
.
O que interessa é que cada vez mais se torce pra que os melhores se ferrem e isso é sim um fenômeno da era da mediocridade. O lulla Pai adora este discurso e faz questão de incentiva-lo sempre que a causa pede.
.
O Lulla pai ainda vai rachar o Brasil pra satisfazer o próprio ego, que não cabe nele de tão grande.
Ronald
-25/04/2012 às 0:27
A vitória no jogo foi a derrota da arrogancia e da prepotência dsses espanhóis metidos e sebosos. É degradante vermos que times espanhóis estejam por cima no momento denotando assim o atual baixo no velho esporte bretão. Afinal, quem é Pepe Guardiola ? Quem é aquele ratito cucaracha que nem reconhece Pelé como o atleta do século ? Digo sempre: quando esse pixote tiver ganho 3 copas do mundo e feito 1239 gols ( um a mais que o maior jogador de todos os tempos), então poderá ter o respeito que hoje se arvora em ter sem o menor cabimento. Só sei que desde domingo os Deuses do futebol estão em estado de raça pois presenciamos a eliminação ou humalhação de supostos times ordinários como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e hoje os sebosos e arrogantes nanicos catalães. E foi lindo, porque ganhavam até os 45 minutos do 2º tempo quando Fernando Torres pregou o último prego no caixão nos nojentinhos do Camp Nou. Viva o esporte, viva o futebol.
anônimo
-25/04/2012 às 0:25
No primeiro jogo o Barcelona jogou melhor, criou várias oportunidades e só não fez gols por esses acasos do futebol. O Chelsea mesmo jogando em casa ficou todo atrás e aproveitou a única chance que teve num contra-ataque. Uma tática que pode ser considerada covarde mas que dar certo.
No segundo jogo, mesmo não jogando tão bem, o Barcelona fez 2 gols e acabou desclassificado por suas próprias falhas. O Chelsea, jogando o anti-futebol, conseguiu seu intento mas de que adianta se classificar se vai pra final com o time todo arrebentado, com pelo menos 3 jogadores importantes fora?
Tartaruga
-24/04/2012 às 23:50
Acho que futebol não é seu forte, tio Rei. Seu post soa como uma das tantas falas dos comentaristas embasbacados quando o Santos perdeu para o Barcelona. Não conseguiam entender o que acontecera. O Brasil nunca teve técnicos de futebol. Alguns mais bem falantes, outros mais toscos, mas nenhum técnico. Nem Telê Santana, nem ninguém. Mas não vou esticar meu comentário. O Barcelona é a prova que a disciplina (tática, no caso) não apaga a arte. O Barcelona (o futebol europeu, de modo geral) aprendeu o que é importante para o jogo. E, certamente, o que eles aprenderam não se reduz a uma (e nem passa perto da) questão de futebol bonito versus feio. Nós continuamos, embasbacados, curtindo os mesmos lindos dribles, desde 58. E ouvimos narradores e comentaristas igualmente embasbacados, elogiando passe de calcanhar… Alguém, no rádio (deveria ter guardado o nome, foi na CBN), disse que o futebol brasileiro precisa empregar alguns técnicos europeus, como eles empregam nossos jogadores. Concordo.
REINALDO COMENTA
O que achei mais interessante em seu texto foi afirmar que futebol não e meu forte – e eu concordo, deixo claro -, mas afirmando a mesma coisa que escrevi…
carlos amendola
-24/04/2012 às 23:28
As regras no futebol protegem o time mediocre. Qualquer outro esporte isso é impossível.
Marcio
-24/04/2012 às 23:13
Pois é Reinaldo, esse acontecimento gera uma discussão muito interessante, sem dúvida.
Mas o futebol é acima de tudo paixão, emoção, torcida! O Barcelona é isso tudo que vc disse sim, o melhor time do mundo. E o Chelsea, sabendo disso, apostou nas suas armas para vencer, com muita garra e aplicação (e com um a menos a maior parte do tempo, diga-se).
Mereceu vencer? Se venceu é porque mereceu! Afinal lá não estavam como meros espectadores desse time que maravilha e embasbaca a tantos: estavam lá para vencê-los. E venceram o melhor time do mundo! Palmas para eles!
E tem mais: nem toda a torcida contra o Barcelona é apenas bronca contra o dito “futebol bonito”. Sempre que um time está por cima se avoluma a turma daqueles que o querem ver tropeçar, tão somente para o futebol não perder a graça. Isso é emoção, é paixão, como eu já disse.
J.B.CRUZ
-24/04/2012 às 23:11
Com a derrocada da selelção brasileira em 1.982 e o exôdo de jogadôres logo a seguir rumo a EUROPA (FALCÃO,CEREZZO E SÓCRATES,os primeiros);o futebol Amor a camisa,espetáculo e encantamento deu lugar a um futebol mercenário,profissional e mercantil..Planejamento,entrosamento,companheirismo dos velhos tempos no futebol atual, só o BARCELONA..AtÉ parece que o BARCELONA é uma daquelas equipes das décadas de 50,60, e 70 que viajou no tempo e aterrizou no novo milênio e uma das vítimas foi justamente o SANTOS o BICHO-PAPÃO daquela época..Nostalgia !!!
André Flandres
-24/04/2012 às 23:00
Como técnico, de fato, pode até não ter empolgado muito. Sempre achei bastante injusto, no entanto, considerar que o futebol do Dunga, como jogador, não era bom. Ele era sim um jogador excelente. Nunca mais se viu um volante com uma visão de jogo, passes e lançamentos tão precisos quanto os dele.
Heli Roberto da Silva
-24/04/2012 às 22:58
Pois é Tio Rei.Aquela seleção foi a melhor que tive a oportunidade ver.Nenhuma outra se igualou a ela desde então, n e n h u m a.Até hoje assisto as imagens daquele fatídico jogo contra uma insossa seleção da Itália, que não tinha vencido um jogo sequer até enfrentar o timaço comandado por Sócrates e Zico, sem acreditar que aquela seleção pudesse ser derrotada.Ainda torço como naquele dia 05 de julho – poxa meu aniversário – num final de manhã-inicio-de-tarde de inverno ameno e insolarado, como se algum jogador daquele belíssimo time pudesse defender aquela bola que sobrara na marca do penalti,depois da cobrança do escanteio, que a impedisse de chegar aos pés Paulo Rossi e este empurrá-la para as redes.Em vão.Ela teima em ir de encontro a rede…Se me perguntar qual era escalação de qualquer uma das duas seleções brasileiras – que posteriormente foram campeãs mundiais – não seberia de cor, teria quer recorrer ao google para tanto.Aquele sou capaz de declamar os nomes sem nem ao menos gaguejar:Valdir Peres, Leandro, Oscar, Luzinho e Júnior, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, Serginho e Éder.Ah tio Rei que saudade…que saudade…
FORMIGA-MG
Cassio
-24/04/2012 às 22:58
Aqueles debates com temas imbecis do tipo “fim de um modelo” são inevitáveis como inevitável é a imbecilidade humana.
Mas o Barça, pra lembrar o pofexô Luxemburgo, tem filojofia e pojeto. E essa derrota não vai mudá-los.
Sin embargo el futuro, me puse triste con el partido de hoy.
M@theus
-24/04/2012 às 22:56
Rei.
Assista a NBA, ainda + q agora está nos playoff´s, vc vai ver cada jogada…
Boa quarta.
Cidadão
-24/04/2012 às 22:54
Prezado General Azevedo e “neoliberal otimista”, boas noites,
Prezado neoliberal otimista,
O Santos não foi um time de futebol: aquilo foi um esquadrão da morte!
Peço, no entanto, uma pouco mais de equilíbrio informativo, porque este mesmo Santos levou “sacodes” históricos de um outro “esquadrão”: o Botafogo do final dos anos 50 e de toda a década de 60, nas suas duas gerações.
Se o Santos de Pelé tinha aquele entulho de gênios e craques, o Botafogo de Garrinhcha nunca ficou atrás.
SOU FLAMENGUISTA, TÁ?
Mas parabéns pela lembrança.
Saudações rubro negras.
Abraços,
Ricardo K.
-24/04/2012 às 22:54
E antes de 82, outro time tão brilhante quanto (ou mais!)foi duramente castigado pela injustiça do futebol: Clube Atlético Mineiro, de Cerezo, Reinaldo, Paulo Isidoro e CIA, em 1977, quando chegou à final do campeonato brasileiro invicto, com 12 pontos de vantagem sobre seu rival São Paulo, e foi batido na decisão por penaltis.
JOSE CARLOS
-24/04/2012 às 22:39
e mais: o nosso futebol nem sempre foi brilhante e tampouco detemos a exlcusividade do bom fubebol
pelo contrario
sem tabularmos o numero de praticantes proporcional a populacao o clima os espacos
veremos que o real pais do futebol nao é o Brasil
Italia e Alemanha é que sao os paises do futebol
A Nigeria, por exemplo, deveria explicar porque com tanto povo e mesmas condições de clima é escassa de bons jogadores
O Brasil é mais um caso de obrigatoriedade dadas as suas peculiaridades
toninho malvadeza
-24/04/2012 às 22:39
Tio Rei só uma coisa me incomoda na transmissão de futebol na Europa.A bola SOME de quadro toda hora.Fico tentando adivinhar onde e com quem ela está.
Silva
-24/04/2012 às 22:35
Pena Reinaldo, que você não tivesse oportunidade de ver a seleção de 50 com um ataque fantástico com Ademir, Zizinho, Jair e Chico e o fabuloso Ipojucan que ficou impossibilitado de participar. A de 58 com Garrincha,Didi,Vavá, Pelé,Zito,Djalma e Nilton Santos. A de 70, com Pelé, Gerson e Tostão. Essas seleções são ainda muito melhores do que a de 82. Todas as três foram à final da Copa do Mundo com brilhantismo.Realmente a arte e a verdadeira malandragem em futebol no Brasil estão sendo deixadas de lado.
Emerson Frank
-24/04/2012 às 22:33
Tudo bem que futebol é resultado,o que vale lógico é a vitória.Mas o que o Chelsea fez nos 180 minutos é uma covardia enorme,só se defendeu.Não mostrou nada que possa ser chamado de futebol.Mesmo perdendo o Barcelona mostra ao mundo como se joga futebol,é o melhor time e merecia se classificar.Parabéns Barça continue assim jogando o fino da bola,no final terá mais vitórias que derrotas!!!!
chega!
-24/04/2012 às 22:32
~Rei,
Esporte é business e sendo assim, o quê o qualquer um quer é vencer (sempre jogando dentro das regras, lógico)…
Eu posso garantir que a quase totalidade dos torcedores do Barça hoje, prefeririam ver o time jogar dando chutão e vencendo, do que o que viram hoje…
Em mata-mata não há tempo pra vacilo !
“O futebol é assim, e nem sempre é a melhor equipe que ganha. O que fizemos é o que se pode fazer contra o Barcelona. Não será bonito, mas é o único jogo que dá para fazer. Essas são nossas armas. Eles tiveram chances e nós os marcamos. Para nós, o Barcelona é a melhor equipe do mundo e é uma grande motivação vencer”, disse
Torres, carrasco do Barcelona…
“Todos disserem que iamos tomar duas goleadas, um chocolate, mas ganhamos em Londres, empatamos aqui e vamos à final sem ter perdido para eles. Muita gente não acreditava em nós, então temos que agradecer aos nossos familiares e amigos, que sempre acreditaram e mandaram energias positivas”, disse Ramires, autor do golaço que travou o sonho catalão !
JOSE CARLOS
-24/04/2012 às 22:31
e mais futebol ‘jugado’ ‘bonito’ é que é coisa de petralhas
como sempre os lúcidos nao podem ser lúcidos em tudo e confundem realidades
quem defende essa frescurada de dividir futebol em feio e bonito é esteticista de instituto ou salao de beleza
futebol é futebol
quando bem jogado pode ser de qualquer forma
sempre puxamos a braza pro nosso assssssado
ou seja quando perdemos os outros jogaram feio
e coisa e tal
defendem o discurso petralha e nao percebem
voltemos a politica que é o que interessa
PT CONSULTORIA E SERVIÇOS TÉCNICOS
-24/04/2012 às 22:26
sempre alerta
- 24/04/2012 às 20:48
REINALDO….. POR FAVOR VOLTA A ESCREVER SOBRE POLITICA….
========================================================
Eis acima um “democrata”.Para ele opinião boa é aquela que bate com a dele. Dev ser petralha…Mas ,vamos lá: Reinaldo o que diferencia o seu blog é exatamente o fato de não ser apenas um blog sobre politica , mas , principalmente sobre atualidades.
E como dizia um amigo: Futebol ,politica e Religião , não se discute , opina-se e respeita-se a opinião alheia…..Alguns por aqui nã sabem disto….devem ser petralhas…
JOSE CARLOS
-24/04/2012 às 22:25
Cara
tu nao entende nada de futebol
o barcelona só joga bem na europa e a maior parte das vezes com times ruins
o Messi só joga a maior parte das vezes com times mediocres
o santos é um exemplo
quero ver eles jogarem bem marcados
sem o juiz para ajudar
assim como o corintias o flamengo e o são paulo que sao grandes porque mantem um departamento de arbitragem que paga em dia
Tele era um trouxa e os italianos provaram
Lazarone ao contrario foi um bom treinador que ingenuamente foi derrotado pela agua batizada dos argentinos em um jogo que o Brasil massacrou os gringos
acostumados a ganhar com gol de mao
Quanto ao Dunga foi depois do Felipao o melhor treinador que tivemos no comando e só foi descartado porque tinha uma geraçao de jogadores ruins e nao tinha como fazer milagres e errou ao abrir frente contra a rede globo achando que assim agradaria aos seus chefes e ao esquerdopatas
Teu negócio é politica e nisto tu é bom
muito bom porque se criou no estado do Ademar de Barros Maluf Lula Covas et catrefa
Flavio Dimas Franzoi
-24/04/2012 às 22:21
Reinaldo, houve um assassinato no Maranhão de um repórter político bloqueiro, temo pela vossa segurança, os dias de horror não estão tão distantes assim e nossa democracia é frágil. Quando assassinam um repórter, perde-se um pouco da liberdade e se perde um pouco da democracia, de sorte que este fato é grave o suficiente para ser lembrado e ser repudiado.
person araujo
-24/04/2012 às 22:19
calma, calma, calma…
o chelsea nem de longe é um time medíocre! ele jogou com imensas humildade e vontade de ganhar; e, mal comparando, com uma raça muito parecida com a do corínthians do tempo em que vc se tornou corinthiano, caro reinaldo. (não sou corinthiano, toc toc toc!) no final, a competitividade dos ingleses se mostrou extrema ao ponto de empolgar a torcida; vai dizer que isso não conta no julgamento?
você exagera, a partida de hoje nem de longe será divisor de águas; o modelo de futebol do barça continuará a ser admirado e estudado e quando der, copiado… só nunca será infalível. ainda bem!
abraço!
Olavo
-24/04/2012 às 22:12
Reinaldo, o texto segue sem acentos porque nao sei ainda usa-los no celular. Eu concordo que nao haja uma relacao de causa e efeito para o caso do futebol feio e os bons resultados. Mas tambem nao a reconheco quando o futebol eh bonito. O Barca perdeu para um Chelsea que tem seus meritos, embora esta seja uma equipe inferior tecnica e taticamente. Ocorre que os ingleses foram superiores no quesito “bola na rede”. Gostem os admiradores do time catalao ou nao. E estou entre os fas do Barcelona (eh impressionante a capacidade dos espanhois de fazer o simples com perfeicao e classe; la nao ha os Robinhos e os Gauchos a dar cambalhotas com a bola). Jogo eh assim mesmo: ate com a sorte se deve contar. No futebol brasileiro ha os times que muitas vezes contaram com o apito para levar o caneco. Eu prefiro contar com bolas na trave. Abraco!
Assindético
-24/04/2012 às 22:02
Isso porque você “não é do ramo” hein Tio Rei !!!
Parabéns !!!! Comentário perfeito !!!
E o mais incrível: Eu comentei a mesmíssima coisa com alguns amigos e cheguei a usar algumas das palavras que vc empregou neste post! Claro que você – como sempre – é muito mais cristalino e lapidar… Mas me senti comovido mesmo assim !
Abraço Rei.
corte 01
-24/04/2012 às 22:01
Caro Reinaldo.
O que os torcedores estão contra e comemorando não é o futebol do Barcelona e sim a turma de jornalista que já passaram do limite do razoável na apologia a este time como se encantado e de outro mundo fosse . Não é assim que a banda toca, Messi não joga esta bola toda e emarelou na final. Você viu uma quantidade enorme de jogadores brasileiros superiores. Ele joga mais do que Garrincha jogou? Duvido.
Jamacy
-24/04/2012 às 21:58
E eu tinha 12 anos! E vivi o mesmo hoje.
Como pode quem viveu aqueles anos, quem (o q n era o meu caso) torceu pelo Flamengo de Zico & cia, não ter ficado triste hoje?
Foi patético!
Me lembrou uma certa seleção da Irlanda que se classificou para a segunda fase de uma Copa empatando todos os jogos. Em 0X0, claro.
Bom seria (será) é ver o Barça perder/vencer com times o enfrentando de igual para igual.
Pela Pátria
-24/04/2012 às 21:58
Coincidentemente, disse aos meus filhos, hoje, que o Barcelona joga igual à Seleção de 82, para exemplificar que nem sempre o melhor vence.
É um futebol bonito, vistoso.
Não se pode ganhar sempre, mas o futebol deveria ser bonito sempre… E dá resultado. O Barça ganha (quase) tudo.
PS: E fica, como em 82, a sensação de que, não fosse o capricho do destino ou mais um pouquinho de vontade, tanto em 82 como agora, o melhor venceria.
PS: Mas quem aprecia o bom futebol, pode assistir o Fluminense na Libertadores. O melhor vencerá.
alvaro
-24/04/2012 às 21:55
Alguns times de futebol são inesquecíveis para os amantes deste esporte. Rinus Michels, criou a Laranja Mecanica em 1974 e perdeu a copa para a Alemanha. Telê Santana montou a magistral seleção de 82 na Espanha e foi desclassificado. O Barça de hoje, joga o fino da bola, mas perde para um timeco como o do Chelsea. O que eu acho que deve permanecer na mente dos que admiram o futebol é que tivemos a chance de assistir verdadeiros espetáculos com essas equipes. Ganhar ou perder, em uma competição esportiva, faz parte.
A propósito: como são paulino, gostaria de propor ao Barcelona a troca do Luis Fabiano pelo Messi. hehehehehe.
Antonio Carlos
-24/04/2012 às 21:54
Desculpe o comentario incompleto anterior. O que o Guardiola disse e que o futebol bonito e ganhador era o que o pai dele era o tipo do futebol brasileiro (que o inspirava). Foi uma critica sim — mas por termos abandonado o nosso futebol brilhante de antes (que inspirava o mundo) e embarcado nessa pancadaria e mediocridade que passa por futebol brasileiro de hoje, com a mesma correria e pancadaria dos outros. Alguns ainda se lembram de nossos baixinhos, mirradinhos, entrando de tabelinhas, com tecnica, no meio de brutamontes europeus e ganhando com arte, com tecnica, e picardia. Perdemos isso — imitamos os europeus (ou uruguaios): pancadas, cabecadas na nuca, cotovelo no nariz. Atletas preparados paro a UFC apanhando da bola, errando passes de dois metros e correria. Mediocres…Como disse amigo, o modelo petralha de jogar.
Pedroca Brown
-24/04/2012 às 21:52
Acho o futebol praticado pelo Barcelona brilhante. Mas acho também que eles falharam no planejamento. O Barça tem um jogador chamado Davi Villa, um centroavante espetacular, que se machucou. Não houve substituto para ele. Foi um erro tático do técnico Guardiola. Faltou um matador!
neoliberal otimista
-24/04/2012 às 21:46
Que o Barcelona é o melhor time da ATUALIDADE, disso ninguém discorda ! Agora, dizer que é o melhor time da História do Futebol, aí já é delírio de alguns cronistas esportivos, principalmente os mais jovens ! O melhor time da História do Futebol foi, é e será sempre o SANTOS de PELÉ ! Em segundo lugar vem o Real Madrid de Di Stefano e Puskas ! O atual Barcelona, um dia, quem sabe, poderá vir a ser o terceiro melhor de todos os tempos ! Quanto ao Messi, querer compará-lo a PELÉ só pode ser PIADA !!!
Lucaveira
-24/04/2012 às 21:46
Meu caro Reinaldo, a mediocridade brasileira é fruto do esforço de muitos.
Luiz
-24/04/2012 às 21:42
Esse contexto que o Brasil vive é realmente deprimente é simplesmente deprimente. Reinaldo, as pessoas não entendem realmente, que se quisermos modificar a politica nacional, precisamos fazer a nossa parte e lutar contra a mediocridade de certos pensamentos da cultura nacional.
Espero que você tenha paciência com seus leitores que não gostam quando você escreve sobre outros temas, que não politica (me incluo, quando você escreve sobre livros de poesia).
Abraços
Luiz
Antonio Carlos
-24/04/2012 às 21:41
Como o proprio Guardiola disse, o jeito de jogar bonito e ganhar desse jeito e o que o pai dele dizia que era o estilo brasileiro, q com tabelinhas tipo Pele-Coutinho, ou Pele, Gerson, Tosta entrando numa defesa de brutamontes (como em 70) e marav
Cidadão
-24/04/2012 às 21:38
Prezado General Azevedo, boa noite,
Muito boa avaliação e crítica, viu? Parabéns pela síntese.
A seleção de 82 foi a maior e única de futebol arte, pós Copa de 70 que teve o canhota como maior e melhor jogador daquela esquadrão.
É como o blues norte-americano, para ser o que ele é hoje, coube aos ingleses da década de 60 descobri-lo e colocá-lo no devido lugar como arte genuína dos EUA. Assim foi, também, com Hendrix, cujo reconhecimento aconteceu, primeiro, nas terras da rainha; somente depois, na América.
Coube ao General fazer o mesmo em relação a vitoriosa seleção de 82.
Super parabéns.
Abraços,
LEB
-24/04/2012 às 21:37
Essa eliminação do Barça me deixou com uma sensação de vazio e perplexidade.Não pensei que esse timinho do Chelsea fosse capaz de tamanha proeza.
fontana
-24/04/2012 às 21:36
“Futebol é uma caixinha de surpresa”.Bons tempos…Felizmente o futebol arte , de talentos , e não de celebridades, tem vida longa.
ALBERICO
-24/04/2012 às 21:36
PIOR FOI EM 1986
Reconheceram os méritos de Telê(“o fio de esperança” quando jogava no meu Fluminense)e êle voltou.
Campanha em 86:quatro vitórias e um empate.Dez gols pró e um contra.Desclassificada porque um penalti bateu na cabeça de Valdir Perez de pois de bater na trave…
Gabriel Birkhann
-24/04/2012 às 21:35
Não sou fã de futebol.
Concordo com o Rodrigo.
Payxao
-24/04/2012 às 21:25
Adooooro o Barcelona, é sim o melhor time do mundo , mesmo com a sua zaga meia-sola! Acontece que, não dá para se manter 100% por anos a fio! Imagine, se ele ganha todas as competições que dispulta? mesmo no ano passado perdeu a Copa do Rei na Espanha. Que babem pelo futebol bonito do Barça! Amanhã vai ser outro dia…….
Oswaldo
-24/04/2012 às 21:20
oi Reinaldo, concordo com a teoria dos invejosos e com dor-de-cotovelo… mas acredito que boa parte desta torcida contra é de santistas ainda magoados com a derrota no mundial de clubes…
Brasil, a Terra das Bolas Boas e das Bolas Más
-24/04/2012 às 21:15
Dos Competentes e dos Medíocres,
Dos Honestos e dos Desonestos,
e de uma só torcida de bois que seguem a vaca…
Leonardo Baião
-24/04/2012 às 21:11
Nada contra o Barcelona, mas já estava parecendo sina. Só dava eles. Estava na hora de outro time ganhar! Está na hora do C. Ronaldo e o Messi virem jogar no meu time ehehehe
Flavico
-24/04/2012 às 21:09
Caramba, Reinaldo. Se o Chelsea é um time medíocre a Ponte Preta seria o quê?..
Ana
-24/04/2012 às 21:09
Eu acho que você deve escrever mais sobre outros assuntos. Eu venho aqui todo dia só prá ver se você está tratando de outros assuntos, como não está, eu leio o que tem. Eu sou uma leitora “sem querer”.
Walter
-24/04/2012 às 21:07
Acabei de ver os lances do jogo. Tenho a impressão que quem torceu contra o Barça, torceu por causa do Galvão Bueno. Numa certa altura do jogo ele disse: “vai ser chocolate!”.
Leo Gavio
-24/04/2012 às 21:06
Concordo, em parte. Sim, é da alma humana torcer contra quem está a sobressair-se, principalmente em competições esportivas. Mas não vejo isso quando se trata de arte. As pessoas geralmente aumentam ainda mais a popularidade de artistas renomados. No esporte e nas relações economicas existe uma tendencia anti-monopolio, a Microsoft é odiada, os EUA, o Barcelona, a Ferrari, o Schumacher. A supremacia em eventos que incluem competição existe uma tendencia pró equilibrio de forças.
Marcelo Machado Brum
-24/04/2012 às 20:59
O que aconteceu em 1982 pode ter parecido um retrocesso mas na verdade o futebol dos anos 1990 foi pródigo em times pragmáticos,com futebol medíocre e de certa forma violentos.Depois da decepção de 1986 veio a copa de 1990 onde quase um time medíocre em absoluto foi campeão;o futebol dessa copa foi sofrível,o pior que eu vi em todas as copas que assisto desde 1982.A pressão pelo tetra fez com que a seleção passasse a jogar de um modo distinto e que desagradou muitos que valorizam o passe e a precisão,a beleza e a originalidade nas jogadas.1994 foi o resultado de uma necessidade psicológica de superar a barreira do tri e a consolidação do futebol de resultados do qual os dois grandes representantes foram o Grêmio e a Noruega.Ambos nem figuram mais hoje em dia como favoritos pra nada.
Rodrigo
-24/04/2012 às 20:53
Brilhante, Reinaldo. E esse futebol medíocre de hoje é coisa para petralhas!
Marcelo Machado Brum
-24/04/2012 às 20:50
Dois desastres para o futebol brasileiro deram a origem para os anos mais brilhantes da seleção,excluindo a baderna de 1966 quando a seleção foi transformada em circo.O primeiro imenso desastre foi 1950.Tínhamos a melhor qualidade técnica da copa mas a cultura tática ainda era bem inferior e por causa disso e da raça charrua perdemos para o não tão modesto Uruguai.Recomeçamos do zero.Em 1953 um húngaro veio ao Brasil treinar o São Paulo.O que ele trouxe na bagagem foram novos aportes na condição física e tática para o futebol brasileiro.Veio a Copa de 1954.O Furacão húngaro com conceitos revolucionários de futebol intra e extra-campo fez o Brasil cair em si e começar a pensar de modo diferente ao de 1950.E de 1955 em diante o Brasil foi amadurecendo seu estilo de jogo até chegar ao selecionado de 1958.O selecionado de 1958 tinha as virtudes da de 1950 e o aprimoramento tático e técnico que as duras lições de 1954 nos deram.(segue)
sempre alerta
-24/04/2012 às 20:48
REINALDO….. POR FAVOR VOLTA A ESCREVER SOBRE POLITICA….
Haroldo
-24/04/2012 às 20:43
Opa, não vá falar em “baixinhos geniais” pro pessoal aí da revista que pode pegar mal na edição dessa semana. (Falando francamente, Reinaldo, a Veja de tantos serviços prestados à nação podia passar sem essa capa constrangedora sobre a altura das pessoas, que, no limite, pode ser o mesmo que dizer “quem tem a pele de cor tal é superior”.)
André
-24/04/2012 às 20:32
Concordo plenamente com o que disse. Assino embaixo. Mas, parece que há uma certa crueldade dos chamados deuses do futebol com os grandes times. Parece que às vezes tudo conspira contra eles. Há inúmeros exemplos de grandes equipes que caíram diante de times muitos mais fracos. Talvez resida aí a magia do futebol.
Reinaldo, já pode se candidatar a comentarista de futebol também. Nota 10.
Francisco
-24/04/2012 às 20:29
O Chelsea é o Juventus do Barcelona….com direito a Milton Buzetto e tudo mais…agora não adianta chorar, infelizmente o q vale é o resultado…