Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Ah, esse jeito Dilma de cuidar de nós!!!

O IBC-Br, Índice de Atividade Econômica do Banco Central, uma espécie de prévia do PIB, registrou em janeiro uma queda de 0,61% sobre dezembro. Essa foi a décima primeira variação negativa consecutiva do indicador

Por: Reinaldo Azevedo

A economia brasileira começou o ano muito mal. O IBC-Br, Índice de Atividade Econômica do Banco Central, uma espécie de prévia do PIB, registrou em janeiro uma queda de 0,61% sobre dezembro. Essa foi a décima primeira variação negativa consecutiva do indicador.

O número é ainda pior se comparado ao mesmo período do ano passado. Nessas condições, o índice sofreu um tombo de 6,7%. No acumulado em 12 meses, a atividade econômica do país amarga uma retração de 4,44%.

Segundo o BC, essa queda acentuada reflete, principalmente, perdas nos setores de varejo e serviços, que iniciaram 2016 com um encolhimento de 1,5% em janeiro sobre dezembro e de 5% sobre janeiro de 2015.

Ah, esse jeito Dilma de cuidar de nós!

Voltar para a home

TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Marcio Ruivo

    E após a maior manifestação da história democrática brasileira, contra a aloprada desgovernada sapiens e seu parceiro e tutor Luladrão, a mesma acordou de bom humor, sorrindo, fazendo piadinhas com a cara dos brasileiros, e mandando dizer a quem quisesse ouvir, que não está nem ai para qualquer manifestação contra ou favor, que mantém a posição de que não irá renunciar e desafia alguém a provar alguma coisa contra ela, portanto vamos aguardar os próximos trinta dias, que é o prazo de aviso prévio que o PMDB deu, antes de colocar todos os cargos e ministérios a disposição da mesma, isso poderá ser seguido pelos aliados nanicos, que hoje em conversas fiadas paralelas, disseram que podem aderir ao impeachment, desde que sejam dadas condições de participar do novo governo Michel Temer, vamos anotar e esperar.

  2. Anticorrupto

    Corrigindo. A continuar nessa toada, o PIB negativo deste ano vai ser o dobro do de 2015. Ou seja, queda de 7,6%.

  3. Anticorrupto

    A continuar nessa toada, o PIB negativo deste ano vai ser o dobro do deste ano. Ou seja, queda de 7,6%.

  4. Karlos

    Reinaldo.
    O povo ainda não percebeu que todas as opções pacíficas, legais ou políticas, para tirarmos os petralhas do governo já se esgotaram?
    O que nos resta fazer???

  5. maria odila reymond

    Ola Rei
    A hora é de extrema gravidade… RENAN apresenta Quarta 16 março 2016 a pec A 20 para aprovar o PARLAMENTARISMO..
    lula sai 1 ministro… e adeus todo o nosso trabalho de ir as ruas… Quem puder ir na porta do SENADO impedir… ainda ha tempo… embora…temos que agir rapidamente….

  6. Daniel S. Labeli

    Cerca de 3,5 bilhões de reais é o valor tungado dos trabalhadores no mês de março,…. o mundo é dos espertos!

  7. Justice

    O pt, a corja, encabeçada pela jararaca sem rabo, vai ter o fim que merece antes da Páscoa de 2016 chegar. Palavras do Senhor!

  8. Marcus Meyer

    Tem tudo para piorar, basta os nossos nobres parlamentarem não fazerem o impeachment da anta!

  9. Edina

    Oi Reinaldo,
    Estou esperando você comentar o depoimento Lula no dia 4 deste mês que foi publicado na íntegra. É coisa de doido. Fico me perguntando como pudemos aguentar um presidente por 8 anos com esse nível de educação? Com esse nível de resposta? Com esse nível de raciocínio? Ainda se considera acima de tudo e de todos. Quanta ignorância… Desejo

  10. Ladeira abaixo

    Recorde de público, após dois temporais históricos, no Rio e São Paulo, não há argumento que diminua a força destas manifestações.

  11. Paulo

    Isso não é mãe, é pior do que a madrasta da cinderela!

  12. Daniel S. Labeli

    Sexta feira, “dia de branco”, dia normal para os trabalhadores, especialmente neste mês trabalharão um dia para os cofres dos parasitas bancando assim passeatas em plenos dias úteis, hotéis fazenda, viagens e badernas.
    A presidenta NÃO teve votos de noventa milhões de eleitores e dos 54 milhões obtidos metade foram comprados, um golpe de comunistas que estão prestes a apear do poder e voltar aos assaltos, sequestros e terrorismo.

  13. Marcus Dourado

    “Quando eu fui a primeira vez, eu disse ao Léo que o prédio era inadequado porque além de ser pequeno, um tríplex de 215 metros é um tríplex ‘Minha Casa, Minha Vida’, era pequeno”, relatou o ex-presidente.
    Esse é o verdadeiro caráter desse homem

  14. Desconfiado

    E tradicionalmente, janeiro sempre foram mês de movimentos como turismo, férias escolares, festas, viagens, etc. etc. Mas no Brasil as coisas vão de mal a pior, não podemos ter comidas na mesa, imagine lazer e viagens.

  15. maria-maria

    RA, por favor, analisa a decisão da juíza de São Paulo que decidiu remeter para o juiz Sérgio Moro a papelada dos procuradores de SP que pediam a prisão do elemento pernicioso. Parece-me uma decisão salomônica.

  16. Alberto

    Caro Reinaldo, e a Pec 20-a? Golpe parlamentarista?