Blogs e Colunistas

31/01/2011

às 13:37

A revolta no Egito e os tolos politicamente corretos

O  Egito está dando passos largos para se transformar numa ditadura fundamentalista islâmica, depois de passar, porque isso faria parte da pantomima, por um ritual eleitoral. Esse caminho é conhecido. A imbecilidade dominante na imprensa ocidental — na brasileira, então, chega ao paroxismo —  acredita que se trata de um movimento popular espontâneo, liderado por pessoas que não agüentam mais as injustiças sociais e a ditadura e resolveram dar um “basta!”. É uma análise cretina.

O fato de o Egito ser governado por um ditador, desprezível como todos, e de as injustiças serem grandes não muda o caráter do que vai nas ruas. O tal “Movimento 6 de Abril”, liderado “por jovens”, segundo a boçalidade influente, é, além de irrelevante, uma boa fachada. Quem comanda as ruas é a Irmandade Muçulmana, aquele mesmo grupo de onde saiu, por exemplo, o Hamas, que governa a Faixa de Gaza. A propósito: em Gaza,  ninguém pede democracia, não é mesmo? Primeiro é preciso destruir Israel, é claro!

Mohamed ElBaradei, Nobel da Paz e ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, resolveu ser o intérprete, para o Ocidente, do que vai em seu país. Ele se oferece para uma espécie de governo de transição, legitimado sabe-se lá por quem, já que é ignorado pela esmagadora maioria dos egípcios. Em busca dessa legitimidade, o que fez o valente? Uniu-se à Irmandade!

A vereda do desastre está se abrindo; se vai se cumprir, não sei. O governo Obama repete para o mundo o discurso tíbio de Jimmy Carter em 1979, no Irã, naquela que se dizia ser também uma “revolução democrática”, de caráter islâmico. “Democracia de caráter islâmico”, xiita ou sunita, é uma tradição que tem de ser fundada. Numa perspectiva puramente lógica, pode até ser possível, mas é improvável. Carter deu um pé no traseiro do xá Reza Pahlevi em nome da democracia e dos direitos humanos. O resultado foi o regime dos aiatolás, com a democracia e os direitos humanos conhecidos… Carter sempre subtraía quando somava, o infeliz!!! Os esquerdistas apoiaram entusiasmadamente a revolução —- foram os primeiros na fila das execuções.

“Não quero nem saber, Reinaldo, se a democracia resultar no poder da Irmandade Muçulmana, que depois vai acabar com a democracia, fazer o quê?” Pois é. É um modo de ver o mundo. Não é o meu. Porque, junto com o fim da democracia, a Irmandade trará riscos que vão além das fronteiras egípcias, a exemplo do que aconteceu com a revolução xiita do Irã.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

68 Comentários

  1. igor

    -

    25/02/2011 às 22:39

    Reinaldo, infelizmente, penso como você. Digo infelizmente porque estamos de fora da onda de otimismo dos “alteromundistas” que pensam que “um novo mundo está chegando”. Todavia, penso que é possível - embora improvável - que o povo rejeite a instauração de teocracias islamitas. Idiotas rasos pensam que democracia é apenas eleições. Não têm a menor idéia do que são garantias constitucionais, separação e independência de poderes, princípios constitucionais, etc; enfim,não têm a menor noção do que seja democracia e ficam aí vomitando bobagens a torto e a direito…
    O mundo árabe laico (vc notou bem que os Estados religiosos mais Síria, estão quietinhos), está passando por uma revolução orquestrada pela Jihad Global.
    É claro que a inépcia dos tiranentes contribui para a insatisfação. É claro que a economia em frangalhos e a falta de liberdade enche realmente a paciência de qualquer povo. A questão que se coloca é: o que virá depois? Sobre esse papinho de “ah, foi eleito, temos que respeitar e deixar fazer o que quiser”, isso é uma cretinice. Aliás, o grande questionamento da democracia é ter que pensar o quão tolerante pode ser com os intolerantes, o quão democrática pode ser com os não anti-democráticos.

  2. james

    -

    11/02/2011 às 18:08

    30 anos de ditadura meu camarada, 30 anos um cara tomando conta de um pais sem o aval do voto, que voce quer mais, os egipicios não são idiotas, acorda seu Reinaldo, comemore caiu uma ditadura, isso não e bom????

  3. O Carioca

    -

    06/02/2011 às 10:20

    Finalmente alguem que entende do que ocorre. Em relacao a 1946. A ONU dividiu a “Palestina” entre judeus e arabes. A parte arabe era maior do que a judia. Os arabes nao receberam essa particao e declararm guerra a entidade judia que so surgiu naquela epoca. No final, todos os exercitos arabes foram derrotados. Desde entao oa arabes tem tentado, com atentados terroristas, acabar com Israel, porem ainda sem sucesso. Se os arabes fossem menos corruptos e investissem, so um pouquinho, na infraestrutura das suas nacoes, pode ser que tudo seria diferente.

  4. Vinicius de Almeida

    -

    04/02/2011 às 16:22

    Dividir o Mundo entre Mocinhos e Bandidos somente ajuda aos Poderosos (Mocinhos) e prejudica aos Oprimidos (Bandidos). Se lembrarmos que o primeiro-ministro Mossadegh do Irã foi enforcado em praça pública a mando do Xá Pahlevi e do aliado EE.UU. pelo crime de nacionalizar o petróleo do Irã. Se lembrarmos que o povo (Bandido) da Palestina espera desde 1946 (estamos em 2011, façam as contas) que seu Estado seja inaugurado nas terras hoje sob o domínio de Israel, este domínio com apôio dos EE.UU. Se lembrarmos os embargos econômicos dos EE.UU. e seus aliados sobre Cuba, Iraque, Irã e outros, penalizando os Bandidos(povos oprimidos) e não seus tiranos. Se lembrarmos das guerras de libertação política provocadas no mundo por EE.UU. e seus aliados, na Àfrica, Ásia, América Latina, Oriente Médio, em que os Mocinhos querem matar os Bandidos e, após, saem de cena sem reconstruir, ou indezinar, suas nações de mutilados e ruínas. Se lembrarmos que a aproximação de EE.UU. e China tem provocado o surgimento de um sócio-capitalismo democrático, lento mas progressivo, poderemos entender que a globalização política é o melhor caminho para construir-se um mundo melhor com a participação de todos. O mundo árabe, quer islâmico ou não, tem muito a contribuir para melhorar o mundo, além do seu petróleo. Acontece que os EE.UU. e seus aliados somente querem seu petróleo, apoiando e sustentando seus regimes tiranos ou próximos da tirania. Vamos acabar no jornalismo periférico com essa de ficar afirmando - sem espírito crítico - o mesmo que apregoam as agências (propagandistas ) de notícias dos Mocinhos (Poderosos) que somente são favoráveis aos seus ojetivos e desfavoráveis aos Bandidos (Oprimidos) povos, sem vez, do mundo.

  5. Leonardo

    -

    04/02/2011 às 13:34

    Tanto a Tunísia quanto o Egito se tornaram solo fértil para uma revolução nos últimos anos, e não porque sofriam com ditaduras e sim porque o nível da qualidade de vida caiu muito.
    Em 1991 a Goldman and Sachs e outros investidores de wallstreet trataram de fazer lobby para “afrouxar” a regulamentação do governo americano sobre os commodites, para que eles pudessem assim usar os alimentos com mais liberdade em seu casino global.
    Em 2003 a GS começou a especular em massa, comprando contratos futuros, de trigo principalmente, e os segurando até que em 2008 a saca do trigo que custava 5 ou 6 dólares em 2003, bateu os 25 dólares.
    Um dos editores contribuintes da Harper Magazine, Frederick Kaufman escreveu uma matéria sobre essa monstruosidade; e uma ONG britânica, a WDM, World Development Movement, faz campanha na Europa para evitar novos desastres. Estima-se que o número de pessoas no mundo que passam fome cresceu em 250 milhões devido a essa especulação de wallstreet.
    Resumindo o Povo Egípcio faz muito bem em tentar sair da miséria absoluta, 10% do país desempregado, inflação de alimentos beirando os 20% ao ano com as pessoas gastando 40% de seus salários com alimentação.
    Com um governo ditatorial dominado pelos americanos e israelenses é claro que a Irmandade Muçulmana ganhou força, mesmo que com um discurso demagógico de melhoria a curto prazo.
    Também concordo que outro Irã seria muito ruim, mas um país sem esperança se agarra a qualquer possibilidade de melhoria, mesmo vindo dos fundamentalistas.

  6. Vinicius de Almeida

    -

    04/02/2011 às 12:33

    Esta divisão do Mundo entre Bandidos e Mocinhos ajuda somente aos Poderosos ( Mocinhos) e somente prejudica aos Oprimidos (Bandidos) . Não esqueça que o primeiro-ministro Mossadegh do Irã foi enforcado em praça pública pelo Xá Pahlevi e pela política dos EE. UU. porque nacionalizou o petróleo do Irã. Não esqueça que os Palestinos ( Bandidos do Hamas) aguardam desde 1946 (estamos em 2011), QUE

  7. henrique

    -

    03/02/2011 às 2:05

    Muito medo você tem por nada… Temos que aguardar pra ver o que vai acontecer. De qualquer forma, o movimento pela retirada do M’barack é legítimo. :D

  8. Julia

    -

    02/02/2011 às 6:23

    Esse é o meu medo. Eu olho pra trás, pra revolução no Irã de 1979, e não consigo me convencer que esta será diferente.
    O que mais me assusta, é que o mundo está surpreendentemente quieto a respeito disso.

  9. Roder Rock

    -

    01/02/2011 às 23:36

    Entre amigos temos dito exatamente o que você disse: São as ditaduras boas ou más, em países árabes, que seguram os radicais islâmicos. Os radicais quando tomam o poder impõem tudo o que de pior existe na tal sharia e os Cléricos assumem o controle do povo e do Estado. Se é ruim, pode ter certeza que ficará pior. O turismo é a maior fonte de renda do Egito, com os radicais no poder acabam os turistas. Eles vão também poder restringir o acesso dos navios estrangeiros ao canal de Suez em qualquer momento, impondo assim mais uma forma de pressão contra o ocidente. E quanto aos nossos jornalista, eu te diria o seguinte: São na maioria formados “nas coxas” da era do PeTismo estudantil, portanto, nada a esperar deles melhor que conversa fiada libertária e notícia copiada de agências internacionais.

  10. celso

    -

    01/02/2011 às 23:30

    se os egipcios estivessem satisfeitos nada disso aí estaria acontecendo… portanto não há dúvida que trata-se de uma reação do povo contra aqueles o oprimem e humilham: os fantoches dos EUA.

  11. Thiago

    -

    01/02/2011 às 21:34

    Agora sobre o sr. Reinaldo. Gostaria que citasse suas fontes sobre ser a Irmandade quem comanda os protestos na rua. Sim, pois não creio que foste ao Egito por estes dias e conversasse com pessoas influentes por lá. De tal forma que você só pode se informar da mesma forma que estamos fazendo: pela internet. Muito bem, de onde vem sua informação sobre os protestos?

  12. Thiago

    -

    01/02/2011 às 21:30

    Não sei onde Anticomuna (que escreveu abaixo um comentário) aprendeu História, como diz que aprendeu. O Islamismo é uma religião que respeita as outras, e quando os mouros chegaram a Europa levaram conhecimento (matemática, arquitetura, medicina, astronomia). O radicalismo não tem nada a ver com a doutrina em si. Senão vamos culpar todos os cristãos pelo Papa Bento XVI ter participado da juventude hitlerista?

  13. eder

    -

    01/02/2011 às 18:52

    …pelo jeito o sangue só esta começando a rolar….ainda vão morrer muitos…..very sad…

  14. Cakito

    -

    01/02/2011 às 17:43

    Sr Luis -01/02/2011 às 15:57….POR FAVOR FIQUE LONGE DO ITAMARATY!!!
    Isto nao e uma opiniao…e um APELO!!!
    Nao fique impressionado e nervoso,leve um iraniano pra sua casa,tome um supositorio de maracuja e relax.

  15. Anônimo

    -

    01/02/2011 às 16:25

    Luis esse senhor ja mediu a etica com a fita metrica que so ele possui dizendo que os generais que implantaram a ditadura
    em 64 eram levemente anti-eticos, ja fez a defesa das torturas na baia de guantanamo(eh para o bem do mundo).
    A Veja eh a voz da diplomacia dura americana no brasil
    Ditadura eh ditadura seja la onde for defender uma ou outra
    eh estupidez e malcaratism. Alias ele nao cita de onde veem
    essas informaçoes sobre irmandade mulçumana dominar as ruas,
    pra dar um no na verdade vale tudo

  16. Luis

    -

    01/02/2011 às 15:57

    Eu nao sei como ainda me impressiono com os comentarios equivocados e absurdos que leio na Veja! Parece ate comedia! O que o senhor jornalista deixa a entender é que uma ditadura apoiada por Israel, é aceitavel, ja uma apoiada pelo Irã nao! O fato é que sem o apoio do atual governo egípcio, nenhum país muçulmano importante sequer reconhece a existencia do Estado judeu! Creio que os comentarios devem ser imparciais e sem emitir opinião meu caro!
    Luís Fernando, estudante Relações Internacionais

  17. Wellington

    -

    01/02/2011 às 12:10

    Os americanos são muito pragmáticos, dizem ser uma das maiores democracias do mundo, mas quando está em jogo seus interesses estratégicos no Oriente Médio as ditaduras são ótimas.Descasque esse abacaxi agora Sr. Obama.

  18. Julio

    -

    01/02/2011 às 12:05

    Querem implantar uma democracia “Kinder Ovo”, com uma surpresa fundamentalista fabricada no Irã.

  19. Anticomuna

    -

    01/02/2011 às 9:58

    Reinaldo. Gosto de História. Ao estudá-la descobrimos que por muitas vezes o “islamismo” tem sido uma grande ameaça para o Ocidente. Fico indignado, é com muitos “imbecilizados” que acham tudo uma brincadeirinha religiosa. Que tratar dos Muçulmanos,é como tratar de qualquer outro grupo religioso, que só se preocupa em pregar a sua doutrina e ganhar adeptos. O muçulmanos são totalmente diferentes. Eles partem para cima na marra! Ou se converte ao islamismo, ou paga ágio, ou MORRE! Enganan-se muito os que acham apenas um movimento de troca de governo no Egito. Como defensor do “Sionismo”, temo por Israel! Aí é que mora o perigo!

  20. Marcio

    -

    01/02/2011 às 8:51

    Carter pagou caro com a sua ingenuidade, os iranianos deram o troco, invadiram a embaixada americana e indiretamente provocaram a derrota dele nas eleições contra Reagan…
    Será que acontecerá o mesmo no Egito? Se Obama não for esperto, os egipcios irão fazer o mesmo…
    O problema é que o Egito é pobre em recursos naturais, a subida de um governo radical islâmico afastaria os turistas, principal meio de renda do país, fora que existe a maior comunidade cristã do oriente médio, o que provocaria uma grande instabilidade interna também…
    O Irã teve sorte, a guerra contra o Iraque permitiu que os fundamentalistas aumentassem o controle interno, fora que eram ricos em petróleo, situação bem diferente do Egito.

  21. Cakito

    -

    01/02/2011 às 8:19

    Reinaldo,vc esta milhares de anos luz a frente!!
    Seus artigos sobre este e outros assuntos fazem os politicamente corretos ficarem com cara de nenen chorao q mamae tirou a chupeta!
    Vc e um dos poucos neste Br q entendem a ameaca da Irmandade Satanica,para nossa cultura,nossa liberdade,e a ameaca a paz no mundo,q este povo representa.
    Parabens!

  22. pimba!

    -

    31/01/2011 às 20:59

    É, Filho (às 17:49), você não está entendendo… Realmente é difícil entender, sem ao menos ler os posts.

  23. juspuniendi

    -

    31/01/2011 às 19:25

    esses tolos politicamente corretos,estao dando murros em ponta de faca,como diz meu pai…

  24. Alberto

    -

    31/01/2011 às 18:49

    PARALELOS
    RÚSSIA DÉCADA DE 10-Não quero nem saber.Se derrubada do Czar levar os bolcheviques ao poder,paciência.
    ALEMANHA DÉCADA DE 30-Não quer nem saber.Se as eleições democráticas levarem HITLER ao poder,paciência.
    BRASIL DÉCADA DE 60-Se a manuntenção da ordem democrática vai levar os comunistas ao poder,paciência

  25. neto

    -

    31/01/2011 às 18:21

    Reinalo.
    Tenho dito para alguns amigos que não têm o hábito de ler as suas opiniões, que é impressionante a clareza das suas colocações e a estupidez daqueles que não se apercebem (será por covardia ou por verdadeira incapacidade de percepção?) do que está acontecendo no mundo e que, fatalmente acabará acontecendo à nossas portas no Brasil.
    Vejo agora o que ocorre no Egito e a postura dos paises ocidentais de cultura cristã fazendo como Poliana o jogo do contente, não querendo acreditar que a queda de Mubarak vai significar maiores dificuldades impostas pela Irmandade Muçulmana com o controle do Estreito de Ormuz e do Canal de Suez. Enquanto isso, Barak Hussein, o “cavalo de troia” introduzido pelos anti-americanistas e pelos inimigos da civilização e dos valores cristãos no governo americano, pede que Mubarak renuncie. Talvez ele espere que a renúncia de Mubarak faça os islamitas passarem a gostar dos Estados Unidos e da civilização cristã…
    Em tempos em que tanto se fala do “big brother” pela quantidade de câmeras e microfones espalhados pelas ruas e pelos locais de concentração humana, será bom que nos lembremos também que George Orwell escrevia sobre a existência de dois blocos dividindo o poder no mundo: o do ocidente e o do oriente.

  26. Garganta

    -

    31/01/2011 às 18:16

    Caro Reinaldo,

    Confesso que não tenho dados a respeito do grau de influência do pensamento ocidental sobre os cidadãos egípcios. Mas creio que seja um dado fundamental. Com a maior comunicação entre Ocidente e Oriente Médio em razão da tecnologia, eu acredito que seja bem provável que haja muitos cidadãos( mais do que no caso da revolução iraniana, ocorrida décadas atrás), sobretudo jovens, com o desejo de ocidentalizar o regime. Ainda que grupos muçulmanos participem das manifestações, eu não diria que lhes caberá conduzir um novo regime se as manifestações forem vitoriosas.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  27. Jose Silva Filho

    -

    31/01/2011 às 17:49

    caro reinaldo o sr: escreveu o egito esta dando passos largos para se transformar em ditadura fundamentalista islamica, só uma perguntinha que não quer calar, e nos ultimos 30 anos não foi ditadura , não viverão em ditadura , ou é uma democracia, agora eu não estou entendendo?

    MODERADOR PEDE: DA PRA LER ANTES DE COMENTAR?

  28. Anônimo de Todo Dia

    -

    31/01/2011 às 17:21

    O mundo ocidental se imbecilizou de cima a baixo. A seleção natural de Darwin não perdoa os imbecis. Ao nos imbecilizarmos, nos condenamos. A única dúvida que nos resta é se cairemos nesta geração, ou na dos nossos filhos.

  29. michel

    -

    31/01/2011 às 17:13

    A análise pode até estar correta, mas o que exatamente os EUA podem fazer para parar o processo? Não está nas mãos deles!
    É melhor tentar ficar bem com o regime que virá, ao invés de morrer afogado abraçadinho com o ditador.

  30. P Faustini

    -

    31/01/2011 às 17:08

    A terceira guerra mundial está a caminho , duvido que passe vinte anos sem ela, é bom que o ocidente se prepare, o islã ja quase conseguiu acabar com a cristandade duas vezes, no século oito e depois na expansão turca.

  31. Luis

    -

    31/01/2011 às 17:07

    Rei, existe algum governo islâmico que seja uma democracia?

    já ouviu falar de um país chamado Turquia?

  32. CW

    -

    31/01/2011 às 16:59

    …e aí, Adeus turismo, a maior fonte de renda do país. E aí, Adeus Egito!

  33. Ida Lopes

    -

    31/01/2011 às 16:36

    Será que a imprensa ocidental ainda percebeu que já vimos esse filme antes… há uns bons 30 anos, no Irã, com Baradei interpretando o papel que antes coube a Bani Sadr?

  34. tere moreira

    -

    31/01/2011 às 16:30

    Rei, existe algum governo islâmico que seja uma democracia? Procurei e não achei nenhum. Se esses caras conseguirem ganhar essa, podem ficar certos que será o início da 3 guerra mundial.

  35. Ivan

    -

    31/01/2011 às 16:26

    Concordo plenamente com a análise. Pelos mesmos motivos fui contra a guerra do Iraque. Bush estava totalmente errado e a sua política externa conseguiu a proeza de ser pior do que a de Carter.

  36. Alexis de Tocqueville

    -

    31/01/2011 às 16:24

    Durante o período em que ocupou a Casa Branca, o ex-presidente americano James Earl Carter teve o inegável mérito de abandonar a postura complacente do governo americano com relação aos regimes militares que foram instalados no Cone Sul ao longo das décadas de 1960 e 1970. Cumpre mencionar ainda que os contenciosos que ocorreram entre o Brasil e os EUA durante o governo Geisel derivaram em boa medida das denúncias contra violações dos direitos humanos feitas por integrantes da administração Carter. Transigir com ditaduras, seja por qual motivo for, configura, a meu juízo, um atentado aos postulados mais elementares da democracia.

  37. Marcos F

    -

    31/01/2011 às 16:10

    Repito o amigo abaixo: o Canal de Suez, nas mãos de radicais islâmicos, é uma bomba dos Maias. Haja 2012!

  38. Morena Flor

    -

    31/01/2011 às 16:10

    Reinaldo,

    “Movimento 6 de Abril”? Isso aí tá mais p/ movimento PRIMEIRO de Abril, já q é o dia da mentira. Da mentira q diz q a irmandade muçulmana “não tem nada demais”, q diz q o “movimento” é “espontâneo”, e outras “mentiras” mais.

  39. Canal de Suez

    -

    31/01/2011 às 15:57

    É bom não esquecer que o Canal de Suez fica no Egito. A importância do canal na economia mundial é indiscutível e ele é muitissimo mais importante que pirâmides ou múmias de faraós. Impossível imaginar o canal sendo administrado por uma junta de aiatolás malucos e anti-ocidentais convictos. O estrago nas economias ocidentais seria muito grande.

  40. Carol

    -

    31/01/2011 às 15:51

    Não consigo ver a democracia como um valor negociável. Pode até ser imperfeita, mas sujeita a circunstâncias e conveniências, nunca. Afinal, o que difere os regimes democráticos dos autoritários é justamente a crença nos valores universais de liberdade, escolha, alternância de poder e crítica.

    Prefiro descer o pau na pior das ditadura do que dar sequer uma piscadela em direção a menor delas que seja.

    A múmia governa o Egito há apenas trinta anos e os egípcios já não lhe querem durante mais nem uma semana. Deve haver alguma sabedoria milenar aí.

  41. a carvalho

    -

    31/01/2011 às 15:44

    Um erro não corrige outro erro. Trocar ditador por ditadura não resolve.
    As coisas se complicam no Egito e deixam o mundo todo mais instável.
    Pode ser secundário, mas no Egito, antiga terra dos faraós, existem museus e sítios aqueológicos maravilhosos. Não custa lembrar que os extremistas do islã costumam destruir todas as imagens e monumentos a deuses e deidades que não pertençam à religião deles, não dando a mínima importância ao valor histórico e artístico das obras. As esfíngies, pirâmides e múmias estão tremendo nas bases. Se eu pudesse, já estava tirando as relíquias de Tutankamon de lá.
    O Egito evoca algumas grandes maldições, é a terra das 7 pragas, das vacas gordas e magras… boa parte da Bíblia se passou por lá, sem falar de muito romano enterrado naquelas areias. Que Rá nos proteja.

  42. Ismael

    -

    31/01/2011 às 15:38

    Sobre os laços do Hamas com a Irmandade Mulçumana, o STRATFOR diz o seguinte:

    The following is a report from a STRATFOR source in Hamas. Hamas, which formed in Gaza as an outgrowth of the Egyptian Muslim Brotherhood (MB), has an interest in exaggerating its role and coordination with the MB in this crisis. The following information has not been confirmed. Nonetheless, there is a great deal of concern building in Israel and the United States in particular over the role of the MB in the demonstrations and whether a political opening will be made for the Islamist organization in Egypt.

    The Egyptian police are no longer patrolling the Rafah border crossing into Gaza. Hamas armed men are entering into Egypt and are closely collaborating with the MB. The MB has fully engaged itself in the demonstrations, and they are unsatisfied with the dismissal of the Cabinet. They are insisting on a new Cabinet that does not include members of the ruling National Democratic Party.

    Security forces in plainclothes are engaged in destroying public property in order to give the impression that many protesters represent a public menace. The MB is meanwhile forming people’s committees to protect public property and also to coordinate demonstrators’ activities, including supplying them with food, beverages and first aid.

    Tio Rei tá certo. O buraco, parece, é muito mais embaixo do que pensam alguns papagaios na imprensa.

  43. Márcio

    -

    31/01/2011 às 15:35

    E não será nenhuma surpresa se os radicais muculmanos, em nome de Deus, a exemplo do que fizeram os Talibãs, resolverem destruir as pirâmides.

  44. Bombou na Web

    -

    31/01/2011 às 15:32

    Enquanto isso a Al Jazera continua censurada no Egito e utiliza o Youtube para fugir da censura

  45. LS

    -

    31/01/2011 às 15:30

    Para levar democracia (modelo ocidental) as culturas mulcumanas seria necessarios tira-los da idade media, atravessando uma renascenca e idade da razao, dai, uma revolucaozinha a inglesa, quem sabe, eles chegariam na contemporaneidade. Se esta “irmandade mulcumana” chegar ao poder, e’ provavel que eles dinamitarao as piramides de Gize, incluindo a Esfinge e constrirao, no lugar uma mesquita em homenagem ao grande “humanista e profeta”: Bin Laden.

  46. Camada von Ozonio

    -

    31/01/2011 às 15:19

    ENQUANTO ISSO, EM ISRAEL, ALERTA MÁXIMO.

  47. novas tecnologias abrem oportunidade

    -

    31/01/2011 às 15:17

    Será pior que a revolução iraniana pois os egpcios são árabes e influciarão com mais facilidade seus irmãos de sangue. Os iranianos, persas tem até um histórico de rivalidade com os árabes

  48. djvolp

    -

    31/01/2011 às 15:10

    Reinaldo, assim como vc eu defendo alguns valores que considero inegociaveis: democracia, estado de direito, liberdade de expressao, a questao é: entao devido ao risco de a Irmandade Muçulmano chegar ao poder o Egito deve permanecer como uma ditadura?

  49. Weimar

    -

    31/01/2011 às 15:09

    EU E MINHAS BIRRAS

    Meus amigos sabem: tenho algumas birras. Não consigo ouvir quem fala como, por exemplo, o Sepúlveda Pertence. Não consigo me conformar com gente que insiste em ir “além das sandálias” . Como é que podem um Mantega e um Bresser Pereira chegar à posição de Ministro da Fazenda? Como é que o Suplicy é eleito e reeleito senador por São Paulo? Itamar, Presidente do Brasil? Não vou falar da Dilma porque todo mundo sabe como ela chegou lá. E, para chegar ao cerne deste comentário, como é possível que Carter tenha sido eleito Presidente dos EUA e, acima de tudo, como é que ele, depois do seu governo, é tão badalado pela imprensa?

    Mistério!…

    Weimar

  50. pimba!

    -

    31/01/2011 às 15:05

    Quando vou comprar alguma coisa que contenha amendoim, sempre lembro do Carter, o infeliz. Quando lembro do Carter, sempre surge em minha mente a imagem de um amendoim gigante… O pior é que esse cabeça de casca de amendoim não ficou satisfeito com as besteiras que fez. Até hoje, sempre que pode, lá vai ele dar apoio para o Hamas e outros da mesma laia. Basta haver uma pequena chance para prejudicar ou denegrir Israel, e o Amendoim está lá, a postos.

  51. Mario

    -

    31/01/2011 às 15:01

    Reinaldo,

    Texto irretocável!!!

  52. AVNC

    -

    31/01/2011 às 14:53

    Quando ocorreu a invasão da embaixada americana no auge da Revolução Islâmica no Irã, Jimmy Carter realizou uma tentativa fracassada de libertação dos reféns. Por mais incrivelmente absurdo que pareça o que eu vou escrever, acreditem: Carter ordenou que os soldados americanos que participariam da operação utilizassem balas de borracha para não ferir os sequestradores!
    Carter foi um dos piores presidentes da história americana. Externamente, deixou que o país fosse humilhado por Irã e Nicarágua, rechaçou aliados tradicionais por causa dos “Direitos Humanos”, mostrou fraqueza perante a URSS ao permitir a invasão do Afeganistão e boicotar as Olimpíadas e abalou a confiança e a moral dos Estados Unidos no mundo. Internamente, não fez muita coisa além de prolongar a crise econômica que assolava o país desde 1973.
    Realmente, foi preciso um Reagan para resolver as burradas da felizmente curta Era Carter.

  53. PauloF

    -

    31/01/2011 às 14:47

    Decadência Cultural !!!
    Disse tudo !!!
    Estamos no fundo do poço e ainda cavando !

  54. t tonucci

    -

    31/01/2011 às 14:47

    Tudo que acontece no Oriente Médio desfavorece os EU e favorece o Iran.Tudo,qulquer coisa que aconteca no mundo vai na conta-mão dos interesses americanos e na linha dos anseios chineses.Isto redunda em gastos cada vez maiores para a manutenção do império com um custo-benefício duvidoso. No Egito por exemplo,para manter as forças armadas do seu lado os americanos teram de desembolsar muito mais do que desembolsam hoje.E somem a isso os outros “aliados” da região, que a exemplo aqui do Brasil, são todos do “PMDB”.É uma escalada para baixo.

  55. Alex

    -

    31/01/2011 às 14:47

    Concordo plenamente com voce. Os protestos no Egito estao sendo orchestrados pela Irmandade Muculmana e o mundo mais uma vez se deixa iludir por um movimento pro-democracia. Vamos ter um outro Ira logo, logo.

  56. Wannderley Luchemburgo, profeçor doutô de futból

    -

    31/01/2011 às 14:41

    Não estão dando o devido crédito a Irmandade. Eles não são os responsáveis pelo Hamas. São os responsáveis pela criação dos palestinos como povo distinto também. Que alguns, como Arafat, Abbas e o Fatah, tenham passado para o lado da KGB não tira o mérito dos irmãos muçulmanos. O maior engodo da história moderna (com seus muçulmanos birutas do Hamas e nacionalistas de araque do Fatah) é obra deles.
    -
    Pelo que li o Obama não está só dando uma de Carter nessa história. Desde 2009 o governo dos EUA tem financiado com milhões de dólares grupos de oposição a Mubarak. Assim como no caso de Jerusalém, no Egito ele também está preparando o caminho pros radicais assumirem.

  57. Decadência Cultural

    -

    31/01/2011 às 14:30

    Não é apenas no jornalismo que notamos uma fantástica decadência cultural. Predios caem mostrando que hoje formamos engenheiros que não sabem extrair a raiz quadrada, mas que são especialistas em otimizar lucros superfaturando projetos e gastando o minimo na obra; enfermeiras não conseguem distinguir o dedo de um criança de um pedaço de esparadrapo ou então por não saberem ler, são capazes de injetar produtos tóxicos nos pacientes a seus cuidados. Estamos no fundo do poço, Reinaldo.

  58. Iatolás Malucos

    -

    31/01/2011 às 14:22

    E se o Egito se tornar um novo Irã, dominado por aiatolás malucos e sanguinários, capazes de fazer o pais retrocedor à Idade Média e desaparecer sobre um manto de terror e escuridão?

  59. Ademar

    -

    31/01/2011 às 14:12

    Resumo da ópera: se v. vive num país muçulmano, não importa o que aconteça, v. sempre viverá sobre uma ditadura. É como eu disse num outro post: eleições nesses países só servem pra trocar de demônio.
    Claro que, ditadura por ditadura, as fundamentalistas sempre serão hostis aos EUA. E aí é que a porca torce o rabo. Pro ocidente, melhor é um Hosni Mubarak do que um Baradei. MAs é claro que os democratas não enxergam um palmo adiante do nariz. De Carter pra cá, continuam com 30 anos de estrabismo.

  60. José Paulo

    -

    31/01/2011 às 14:09

    Sei não, algo me diz que, se ElBaradei não tomar cuidado, vai ter o mesmo fim que Anwar Sadat.

  61. Alexandre Gonçalves

    -

    31/01/2011 às 14:04

    Caso extremamente delicado: de um lado, um ditador nojento. Do outro, a irmandade islâmica. Não queria estar na pele deles.
    Tá na cara o que eles querem, mas, infelizemente, não sei qual o caminho que os países interessados deveriam tomar.
    O meu maior medo, e dos interessados, é o poder bélico que, mais uma vez, os EUA alimentou no Egito.
    Putz! Isso vai dar merd*!

  62. Sandra

    -

    31/01/2011 às 14:00

    Qualquer que seja o desfecho o queda de Mubarak parece ser inegociável para os egípcios.

  63. jovem

    -

    31/01/2011 às 14:00

    Reinaldo,

    O papel do Mubarack é o mesmo desempenhado pelo nosso herói sem caráter.

    Eles cumpriram direitinho o papel que os americanos e europeus lhes deram.

    Um, como barreira ao avanço dos fundamentalistas islâmicos; o outro, como barreira ao desenvolvimento do Brasil. Os dois, como corruptos que facilitaram a vida do capital estrangeiro e compraram armas de americanos e franceses com o recebimento e o pagamento de gordas comissões.

    Um, está caindo de maduro; o outro, matreiro, ouviu falar das estórias de Macunaíma, colocou um ventríloco no lugar para voltar daqui a 4 anos….

  64. Cris Azevedo

    -

    31/01/2011 às 13:51

    Rei?

    Dúvida que me aassalta: o politicamente correto é só burro, burro e inculto, burro e desonesto ou só desonesto?

  65. Cris Azevedo

    -

    31/01/2011 às 13:50

    Rei,

    O mais engraçado é qu se você ler os comentários nos sites notiosos “oba-oba”, vai ver que a maioria é contra a “revolucion” egipcia e tem perfeita noção do desastre.
    No G1, há depoimentos de egipcios “comuns”, e eles estão passando dificuldades para comprar comida e água, não podem sair de casa, montaram milicias familiares para defenderem-se (pois os “revolucionários” abriram as prisões e soltaram todo mundo), estão com muito medo.
    Só que está feliz da vida são os idiotas da Irmandade e os oba-oba de sempre. Além dos jornalistas do quarto mundo, brasileiros, claro.

  66. João Elysio Carvalho

    -

    31/01/2011 às 13:46

    Reinaldo, mesmo que sua análise seja correta, o assunto não mereceria a capa de Veja desta semana em vez de Luciano Huch e Angélica?

  67. Paulo Silveira

    -

    31/01/2011 às 13:43

    of topic. não consegui postar no estadão. ONG solta mentira de indios que nunca viram homem branco perto do peru ameaçados por madereiros. mentira, foto mostra plantação de banana que não é nativa, portanto não é possível que indio que nunca viram homem branco, plantarem banana.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados