Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

A denúncia contra Lula, Hegel, Engels e citações infelizes

Promotores trocam Engels por Hegel na denúncia contra Lula; ainda não o tivessem feito, a referência não seria abonadora

Por: Reinaldo Azevedo

Ah, também vou meter a minha colher de pau na polêmica, né?

Na denúncia oferecida contra Lula, com pedido de prisão preventiva, os promotores foram fazer uma citação e se atrapalharam um pouco. Num dado trecho da petição, assinada por José Carlos Blat, Cassio Conserino e Fernando Henrique Araújo, lê-se:
“As atuais condutas do denunciado Luiz Inácio Lula da Silva, que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 (‘o primeiro torneiro mecânico’ a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados.”

É claro que o trio escreveu “Hegel” (Georg Wilhelm Friedrich Hegel, 1770-1831) em lugar de Engels (Friedrich Engels, 1820-1895). A confusão tem lá as suas graças. Engels foi um parceiro intelectual e mecenas de Karl Marx. Juntos, escreveram “O Manifesto Comunista”. E Hegel? Era uma das referências intelectuais de Marx. Até hoje, nos ambientes mais requintados da esquerda, se debate se a “dialética marxista” é uma construção independente, criada pelo “pai do comunismo”, ou se é uma derivação da dialética hegeliana.

“Hegel”, diga-se, é a primeira palavra daquele que considero o mais agradável dos livros de Marx: “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”. É justamente ao avançar além do que dissera Hegel que Marx escreve um dos trechos mais citados de sua obra. Aquele dissera que os eventos e personagens históricos importantes acontecem duas vezes. Ao que Marx emenda: “Esquece-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. A frase é central no livro porque é ela que orienta a desconstrução da figura de Luís Bonaparte, aquele que tentou, pateticamente, vestir o manto do tio, Napoleão Bonaparte.

Repercussão
É claro que o erro fez o maior barulho nas redes sociais. Os petralhas acham que a troca de “Engels” por “Hegel” evidencia a falta de preparo dos promotores e é um símbolo do seu descuidado. Bobagem, claro!

Os adversários do petismo avaliam que isso tudo é diversionismo e que o erro não tem a menor importância. Também não é assim.

Blat, indagado sobre a troca, deu de ombros com uma agressividade desnecessária:
“Vão caçar o que fazer. Vão catar coquinho. Isso é uma tolice, é um erro material que já foi verificado e será retificado. Tudo continua como está, não há qualquer gravidade nisso.”

De fato, para esclarecer os crimes cometidos e coisa e tal, realmente não é coisa importante. Mas tenho duas observações a fazer, uma de princípio e outra de pensamento aplicado.

A de princípio: se é para citar nomes e apelar a referências, que se faça a coisa direito. Ou que não se faça, certo? O que não pode é errar num caso assim. Não é todo dia que se encaminha uma petição à Justiça pedindo a prisão de um ex-presidente da República.

A segunda
A segunda questão, de pensamento aplicado, já é um pouco mais complexa. Ainda que os promotores não tivessem trocado os nomes, eu repudiaria o conteúdo do mesmo jeito.

Afirmar que as más condutas de Lula deixariam Marx e Engels envergonhados faz supor que estes dois se envergonhassem com facilidade. E, definitivamente, não era o caso.

Se Lula tivesse executado uma obra que provocasse orgulho na dupla, certamente estaríamos mergulhados num banho de sangue.

Vamos combinar assim, então? Não se deve trocar Engels por Hegel. Em não se trocando, não se deve crer que Marx e Engels servissem de referências morais.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

70 comentários
  1. Alcebiades Lemos

    VEM AÍ O GOLPE DO PARLAMENTARISMO PESQUISEM YOUTUBE: A REPUBLICA DOS LADRÕES APLICAM O GOLPE DO PARLAMENTARISMO

  2. Tornado de Fogo

    Creio que o documento originalmente não se referia à parceria de Marx com Engels e sim à influência de Hegel no pensamento de Marx. Notem que são citados Marx, Hegel e Nietzsche (sendo que este último prova que não se estava fazendo referência à parceria). Marx era um hegeliano não assumido e boa parte de suas falácias foram copiadas dele. Há muitas semelhanças entre marxistas e hegelianos, a começar pela desonestidade intelectual e pelo jogo de embaralhamento de palavras e conceitos com a intenção de confundir, além do uso indevido e falseante da palavra “dialética”.
    Marx critica Hegel simplesmente para disfarçar seu plágio, já que plagiou a teoria de Hegel e a inverteu em seguida. Se não fosse o hegelianismo não existiria o marxismo.
    O que está acontecendo é que os esquerdistas estão se aproveitando de uma brecha teórica para desmerecer o documento.

  3. André Santos

    Essa discussão é uma palhaçada. Sem mais.

  4. wagner

    Lula usou e usa as teorias dessa “Tchurma” inconscientemente pois é um burro jagunço tapado e papagaio repetidor palrador de teorias de ideólogos idiotas da esquerda do PT.
    Na Verdade, como sabemos, o PT Maldito queria realmente se eternizar se no Poder via Golpe Branco para evitar o Banho de Sangue.

  5. Daniel

    Olha só, concordo que esse deslise não afeta em nada a denuncia em si. Até porque foi uma citação simples, sem grande alongamento.
    Mas Hegel e Engels foram figuras completamente diferentes. Marx “bebeu” da fonte Hegeliana, sim, mas se analisarmos as obras de um e de outro veremos que pouco possuem em comum (no caso, basicamente a dialética em si). Na verdade, quando Marx elabora sua tese mais famosa ela vem de fato a se chocar contra o pensamento de Hegel. Eles são mais opostos que qualquer outra coisa.

  6. José Westie

    Ah! estes promotores da Bancoop! Como são jovens e sem estribeiras. Ali, de sabedoria, não se encontra nada.

  7. SILVIO JD

    Nessa bagunça toda, só me resta dizer uma coisa:
    Quando o sábio aponta o dedo para a lua, o ignorante olha para o dedo.

  8. SILVIO JD

    Só o ‘pedido’ de prisão já fez a jararaca baixar sua bolinha.
    Talvez a fundamentação não seja ‘concreta’ nessa sociedade de mentalidade corrupta coletiva. Se fosse em um país meia boca, não se ‘pensaria muito’ e esse palhaço perturbador da ordem pública e seu bando de gângsters já estariam atrás das grades usando tamanquinhos faz tempo.
    Não vai demorar, vão mandar prender os promotores. Nesse país é assim, quem denuncia bandido ‘graúdo’ vai preso em retaliação.
    A diferença entre bandido e juiz hoje no Brasil, é que um dos dois tem a chave da cadeia. Banalizaram o princípio do contraditório, avacalharam a Constituição em uma conspiração criminosa. TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS!
    Mais e mais pessoas, investidores, bons brasileiros desiludidos, vão embora fazer a vida no exterior, deixando para trás a rapa para esfregar b…. uns na cara do outro.

  9. Glauson

    Teve um site (UOL) que colocou uma reportagem enorme só discutindo esse engano dos promotores… Numa petisção com mais 7000 páginas os petralhas encontraram isso pra falar ! Pelo amor de Deus! Vão catar coquinho!

  10. luiz

    A mais pura verdade é que essa estoria da prisão preventiva de Lula não passa ao crivo de estudante de direito em Cuba. Não há elementos para prender o apedeuta e o pedido de custodia cauletar desse sujeito, na forma como está, poderá transforma-lo em vitima. No fundo, trata-se apenas de briga de EGOS: Promtores paulistas se sentindo no ostracismo ante a proeminencia dos seus colegas de Curitiba resolveram tomar a cena. Hoje está dificil distinguir entre agentes publicos e artistas da tv. Por mais que eu deteste (e sempre detestei) as esquerdas e seus eternos canalhas, não sou idiota o suficiente para sair aplaudindo qualquer ato dos promotores ou do judiciário, os quais, no fundo, são parte desse Estado funesto, corrupto e avacalhado que é o Brasil. E se hoje permitimos abusos, seja contra quem quer que seja, perderemos a moral para defender a lei da qual todos deveriamos ser submissos.

  11. Morais

    Excelente análise, Reinaldo!
    Acrescento que o pedido de prisão, correto ou não, serviu definitivamente para que o Lula parasse de insuflar a violência de suas hostes! Assim ele evita que o pedido de prisão do MP seja considerado correto pela Juíza do caso.

  12. Lucia R.

    Os Promotores estão corretos em denunciar o lulladrão.
    Ouvi que o processo consta de 36 volumes e 8.000 páginas.
    Não é de hoje, ontem, que estão colhendo provas e ouvindo testemunhas.
    Foi e é um trabalho árduo e de muita competência do M.P.
    Agora, não podemos por causa de um erro de troca de nomes ficar criticando
    todo trabalho feito.
    Disse o Promotor José Carlos Blat, quando questionado pela BBC Brasil sobre o erro:
    ” É claro que sabemos a diferença entre Engels e Hegel. Numa peça com 200 laudas falando de crime
    vão preferir ficar discutindo filosofia”

  13. pedro

    OLA MEU CARO VARO; HISTORICOS QUE DA VERGONHA ATE DE LEMBRAR DESTES CANALHAS QUE MATARAM MILHOES PELO MUNDO TODO, ONDE ESTA AGORA O MURO DA VERGONHA ONDE ESTA O SEU COMUNISMO, VEJAMOS OQUE E HOJE CUBA! DA BEM PARA ENTENDER OQUE ESTE SISTEMA E NOCIVO PARA A SOCIEDADE, TENHO FALADO ////

  14. Herbert

    Fica evidente, na confusão de citar o nome de Engels ou Hegel equivocadamente, que a unica coisa bem clara nisso tudo foi que houve uma pressa em elaborar tal documento sem o cuidado necessário de revisar a petição, e evitar erro tão grosseiro, que para um Promotor causa evidente desconforto, por mais que tenha feito pouco caso do erro cometido. Na dúvida, pesquisasse!

  15. Varo

    Numa simples peça jurídica que expõe os motivos para a condenação de alguém,não havia a menor necessidade de citar nomes históricos famosos,ainda mais de uma dupla que influenciou fortemente os movimentos políticos no mundo.Se os promotores procuravam a isenção política,erraram,dada a orientação política do sr Lula na mente popular.Mas no fundo,esse sr não é influenciado por nenhum pensador.Trata-se de um bandido que admira outros bandidos,como Fidel Castro e outros.
    Em suma,descabida,sob qualquer prisma,a citação,sobre qual,aliás,o Reinaldo teceu comentários com o seu costumeiro bom senso.

  16. Fatima Valadares

    Prezado Tio Rei,
    Sou Economista e não entendo dos procedimentos jurídicos. Mas, entendo de JUSTIÇA !! Não sei o porquê de estarem criticando o MP/SP. Se Lula pode Ofender a Justiça, a Justiça tem que dar a resposta a altura das ofensas. Se para pedir a prisão preventiva precisariam estar presentes as condições para tal, o que não faltam ao Lula são essas condições : ofensas ao Juiz Sérgio Moro, aos Promotores do MP/SP , o prejuízo dos cooperados da Bancoop e a insuflação de violência da sua Militância Fanática ao POVO HONESTO. Nunca desejei a DITDURA, mas se a DEMOCRACIA não conseguir banir da República esses corruptos antidemocráticos , QUE DEUS ME PERDOE, PREFIRO A DITADURA VERDADEIRA DO QUE FALSOS DEMOCRATAS ROUBANDO A NAÇÃO. E DESPREZANDO O POVO. TODAS AS NOSSAS MAZELAS QUE ATINGEM SOMENTE O POVÃO SÃO DECORRENTES DA CORRUPÇÃO COM OS DESVIOS DO DINHEIRO PÚBLICO. Abçs

  17. Painho, Rei do Gado

    Excelentes observações, muito pertinentes ao açodamento demonstrado pelos Promotores de Justiça do MPESP.

    Lamentável para a Instituição o despreparo restado claro pelo deslumbramento frente aos holofotes dos inexperientes membros do Fiscal da Lei do Estado de São Paulo.

    A peça acusatória, como Reinaldo já nos comprovou, também denota um exagero causado pela euforia em lidar com caso concreto de grande magnitude. Aduzindo que os promotores vão além do jurídico partindo para o âmbito opinativo na seara política, desnecessária para considerações técnicas em Juízo Penal.

    No mais a peça é bem fundamentada em provas e evidências lógicas, isso pelo que depreendemos do que é veiculado.

    E lembrando que condução coercitiva somente se dá caso haja recusa do investigado/depoente em cumprir o teor do mandado judicial.

    Considerando também que o fator surpresa é recurso legítimo na busca pela Verdade Real, fim pelo qual é regido o Sistema Penal.

  18. João

    Perfeito, Reinaldo.

  19. GA

    Certíssimo, Reinaldo.

  20. Manicaca

    Enquanto isso, tudo como dantes no quartel de Abrantes, nossa rainha dilma mosquita se submete a uma blefaroplastia para ficar ainda mais linda. Ela não está nem ai para o povo brasileiro, sofrido, que não tem dinheiro para comprar leite para os filhos. Falta pouco!

  21. CARLOS LEAL

    Ilustre Reinaldo, o que mais impressiona e motiva, hoje, na leitura de seus “posts” é a inequívoca demonstração de indubitável erudição de conteúdo, verdadeiras aulas sobre filosofia, direito, política “y otras cositas más”, o que nos permite acrescentar o conhecimento e até mesmo a sabedoria do leitor. A questão política que envolve o nosso País já está, sinceramente, cansando à míngua de decisões concretas e soluções práticas. É muito retórica e muita dialética, o que só vem favorecendo a tamanho do “rombo” moral e ético no qual estamos envolvidos como Nação. Enquanto isso, a “Jararaca” vai espalhando ovos e destilando venenos é ódios por onde rasteja. Eu apenas lamento, no caso da Denuncia formulada pelo MPSP, bem fundamentada por sinal sob o aspecto legal e jurídico (tanto material como processual) em que pesem os entendimentos contrários, alguns destes, levianos, vazios e de inequívoco despeito profissional, foi a sua apresentação a Sociedade antes da decisão Judicial de aceite ou não da peça que, ao ser recebida para apreciação pela MMa. Dra. Juíza competente, restou, de plano, chancelada como “Segredo de Justiça” mesmo que temporariamente. Os equívocos nas citações referenciais, meros erros materiais sanáveis, a rigor não deveriam ter ocorrido por demonstrar açodamento ou falta de minudência na interpretação de seu contexto em relação aos fatos que ancoram o objeto e tipos penais da Denúncia, o que se mostrou errônea. No mais, causa espécie a manifestação dos doutos Procuradores e Promotores que assinam o manifesto contrário aos interesses da Nação, sob a justificativa que contextualiza.

  22. Angelini

    O artigo é bom e, a frase final, a sua melhor parte: “não se deve crer que Marx e Engels servissem de referências morais”. E até acho que esse poderia ser o título, Reinaldo. Lembremos que a esquerda é ardilosa e toda oportunidade para combatermos o marxismo deve ser aproveitada.

  23. Linux

    Querem a verdade …uma coisa simples…não tem essa de erro dessa ou daquela letra, palavra, virgula, ponto caractere ou o raio que o parta.
    O que existe é um BANDIDO comunista LADRÃO (nesse caso do BANCOOP) e que merece ser julgado e condenado e ir para a CADEIA, e ponto final.
    O resto é coisa de quem não tem o que fazer.

  24. Vidente

    Dois pensadores que acreditaram ser os donos da verdade. O desacordo entre ambos, ficava na vaidade da paternidade da concebida verdade! Quanto ao nome, dessa verdade, depende muito dos afilhados. E, a desavença chegou a tal ponto que ela, em profusão, foi gerando mais mentiras. Aí então, entra em cena, o mais honesto macunaima brasileiro, du piniquim, e veste a doutrina da “verdade de Marx e Engels” com mais um colar de mentiras. O mundo inteiro descobre, que a verdade da esquerda é a maior mentira sistematizada que a raça humana já viu. Por isso seus adeptos são incoerentes, tiranos e criminosos, são todos filhos da verdade mentirosa da dupla em questão. Só havia uma saída para sustenta-la: tornarem-se todos estelionatários! O fazem com proficiência doutoranda!! Bando de mentirosos e …

  25. Lucas

    Sobre a matéria que fala sobre o cofre do lularápio com uma obra de Aleijadinho que não é dele…pelo amor de Deus, só por isso… já deveria ser preso. Isso é roubo..pouco se falou disso na mídia…tinha que ser capa de todos os jornais e tema central dos telejornais…se um dia acharem uma galinha na minha casa que é do vizinho eu irei preso…pq não prendem esse canalha????…pq???????

  26. Manicaca

    O HOMI mais honesto do mundo roubando um crucifixo? Cruz Credo !

  27. Antonio da Matta

    Esses Juízes e Promotores são resultado do concurso público, a melhor coisa que derivou da CF88. Com ele, o sujeito que decidiu pela carreira pública só entra se souber a lei nos mínimos detalhes, jurisprudências etc. Essa confusão do Engels na verdade é um ótimo sinal: Prova que não encontraram nem uma inconsistência jurídica nas centenas de páginas que desnudam e enquadram criminalmente uma pequena fração do mal que o “Chefe” tem feito ao país. Muito mimimi

  28. Amilcar

    Para quem espera que Dilma renuncie pode ir tirando o cavalinho da chuva, agora que o império petista está começando
    a ruir e eles não estão vendo jeito de sustenta-lo,vão querer instituir o caos no pais, para tentar se sustentar pela força,
    ou, no mínimo, dividir o pais através da luta de classes e outras baboseiras comunistas. Se não houve mão de ferro para
    lidar com esse grupo encastelado no poder, eles vão conseguir implantar seus objetivos, que é a guerra civil.

  29. Nelson Marchetto (79)

    (Promotores trocam Engels por Hegel na denúncia contra Lula; ainda não o tivessem feito, a referência não seria abonadora) É a “empolgação” e a vontade de prender o “tal”, caro Reinaldo, temos que relevar.

  30. rosemary

    Nào vai demorara muito para v. escrever que “sempre””achou”que o pedido de prisão do larápio era completamente plausível.
    Menas, reinaldo, menas!

  31. O trabalhador

    Ortográfico e semântico Reinaldo Azevedo,
    É amanha!
    Um fato deveria estar bem claro para todos os brasileiros, a Petrobras captou 500 BILHÕES, muitos compraram suas ações, era o porto seguro em termos de segurança e manutenção do valor da moeda para os investidores.
    Então, um sindicalistinha de meia tigela, que não gosta de ler e que não sabe nada de economia, elege um poste, que nunca foi vereadora, que permite que seus indicados destruam a maior empresa nacional? É ou não é um plano comunista? E para coroar a trapaça, entregam para o mestre fisiológico uma pérola triplex, deixando diversos sindicalizados chupando o dedo como crianças? O sindicalismo brasileiro se tornou uma reserva de mercado para BANDIDOS, e parece que o ministério público vai fazer um exame devastador nesse embuste ! Alô petroleiros da Bahia, a justiça vai enquadra-los ou não?
    O que incomoda mesmo a esse povo, é ver a cleptoctocracia plutocrática instituída ser ameaçada em mais frentes!
    Quer dizer, quando Marcio Tomas Bastos, usava de seus mirabolantes argumentos, para salvar bandidos da justiça tudo bem ?
    Mas, quando o ministério público diz : ACABOU A MALANDRAGEM DE TAPEAR O POVO! Os advogados de porta de cadeia chiam?
    Uma juíza séria, não indicada por petistas, vai analisar o comportamento dos promotores do ministério público, alguém qualificado e isento, que bom não?
    A semente da democracia depende da justiça, um povo que conta com um sistema judiciário decente é a garantia de ordem e progresso! Menos no Brasil, onde bandidos que tiram o direito das crianças se desenvolverem, recebem indulto de nata!
    Uma secretária que zomba do rigor punitivo do direito romano, quer o que? INSTITUIR O CAOS!
    FORA POSTE!
    RENUNCIA LOGO!
    SAI MAIS BARATO PARA O FUTURO DO BRASIL !

  32. FGL1983

    Complicado mesmo é falar três vezes bem rápido “menos Engels e Hegel e mais Hayek e Rand”

  33. Wilson

    O promotor já disse que erros, mas acho que ele não errou, não… Um dos pilares do terrível erro de Marx foi não enxergar que Hegel estava errado. A obra de Marx é um desdobramento da obra de Hegel. Concordo que Marx não se envergonharia, como todo bom psicopata, mas Hegel, talvez…

  34. Jesus Martin

    Uma duvida: O fato do governo estar oferecendo um cargo com foro privilegiado ao lula, não caracteriza obstrução da justiça ?

  35. Heitor

    E a mídia dizer que petistas sabem quem são: Engels e Hegel, é outra sandice. De Marx ouviram falar, no máximo.

  36. Soraya

    Estratégia de esquerda típica: desfocar o cerne da questão, ridicularizar o oponente, mostrar domínio da cultura e da história. Ao apontar o erro e ridicularizar os promotores, os petistas erguem a cortina de fumaça que torna tudo nebuloso e confuso. O promotor não deveria ter respondido. Ao responder, caiu na armadilha deles e ainda deu mais visibilidade a um detalhe que poderia ter passado sem todo esse alarde. Para lidar com essa gente é preciso menos fígado e mais cérebro.

  37. Delane Lima

    Agradeço pela aula e concordo que não se deve citar nomes ou frases se a pessoa não domina um assunto, e além do mais os termos jurídicos já são tão pedantes, que não precisa bordar tanto.
    Mas, concordo com o pedido de prisão, se no Mensalão não tivessem passado a mão na cabeça da jararaca, com certeza a Petrobrás não estaria na UTI e o Brasil quem sabe também não estaria mergulhado nesse lamaçal.

  38. ORDEM E PROGRESSO

    Felippe, Março 11, 2016 às 8:53 pm, vou tentar responder sua pergunta: “Afinal, o que acontece com este país???”

    Premissas:
    1- O Judiciário bate de frente com o Legislativo e vice-versa;
    2- O Legislativo bate de frente com o Executivo e vice-versa;
    3- O Executivo bate de frente com o Judiciário e vice-versa;
    4- O Judiciário bate de frente com o… Judiciário;
    5- O Legislativo bate de frente com o… Legislativo;
    6- O Executivo bate de frente com o… Executivo;
    7- Os 3 Poderes batem de frente com o Ministério Publico e vice-versa, e o MP bate de frente com o… MP.

    Conclusão: Nunca antes na história deste país estivemos diante de uma sofrível inconstitucionalidade tão evidente, afinal os 3 poderes podem ser, hoje, tudo!, menos independentes e harmônicos entre si, como reza nossa Carta. Aliás, estes 3 Poderes não têm sido harmônicos nem “interna corporis”, que dizer entre si.

    Campo fértil para a soberba.

  39. Claudia

    Parem de desmerecer a denúncia contra o Lula, por causa de um erro que não impacta em nada a real e notória culpa do Lula neste caso Bancoop-OAS. O Lula aparelhou o sindicato dos bancários de SP com a companheirada petralha. É estarrecedor que o Lula e seus parceiros de quadrilha tenham enganado a classe bancária dessa forma vil e asquerosa ! A cooperativa dos bancários era para financiar a casa própria para os bancários e suas famílias. A petralhada acabou com a Bancoop e faliram com ela. E ainda por cima deram para a OAS, que fez o quê ?… Fez imóveis de luxo…imóveis estes destinados em sua maioria para a companheirada !! O caso Bancoop-OAS-Triplex é um crime tenebroso ! Trataram os bancários como otários. Revoltante ! Repugnante ! E ainda tem gente que acha pouco o que o Lula fez : aceitou o presentão do triplex e ainda passou por cima dos bancários lesados como um trator ! O MPF de São Paulo agiu corretamente. (apesar do Engles , Heggel..etc) O Lula, não está acima da lei ! Ele não deve ter tratamento vip na Justiça. O pessoal que fala mal do MPF, não sentiu na pele a injustiça, a raiva e o prejuízo que essa corja de bandidos fez nas vidas dos bancários . Pimenta nos olhos dos outros é colírio .

  40. Eduardo

    Perseguição de todo lado pra cima dos procuradores, PT, MST, CUT, Mortadelas, oposição, repórteres, comentaristas e assim vai. Quem conhece as provas que eles tem ? São anos de investigação e milhares de famílias lesadas, mais ai mexe com o “homi” e todo mundo se sente ofendido, poxa o “homi” tem um monte de advogados para defende-lo e a gente procurando erros com relação a “Engels” e “Hegel”. E na boa quem são esses caras ? Estão vivos ainda ? Tenho certeza que mais de 95% da população não faz ideia de quem são e o que fizeram como também tenho certeza que mais de 60% da população sabe sobre o tríplex que não é do “homi”.

  41. Silas Chaves

    “Não é todo dia que se encaminha uma petição à Justiça pedindo a prisão de um ex-presidente da República.” E daí? O que a jararaca caceteada no rabo era não tem a menor importância: o que importa é que a víbora é um criminoso que tem de ir para a cadeia.

  42. MARCOS A. MORAES

    Vc foi bem cuidadoso, não? Mas a frase final é mais venenosa que jararaca…É impagável.

    MAM

  43. oliveira

    Tenho mais uma observação a fazer. Não foi um erro material mas sim imaterial, comparado ao objetivo.

  44. PAGANDO O PEDALINHO, DIGO, O PATO

    Segundo a juíza que analisará a denúncia: é “necessária a detida apreciação de todo o material apresentado”.

    O único jurista que deu um ponto de vista sensato, a meu ver e apesar de ser amigo de Zé Dirceu, foi Ives Gandra que disse desconhecer os autos e poderia apenas falar “em tese”, quando disse acreditar não haver motivo para o pedido de prisao, por exemplo, devido ao risco de fuga de Lula.

    Afinal, são 36 volumes e quase 8000 páginas.

    O resto é achismo.

  45. Marco Lisboa

    Impropriedade maior reside na sugestão de que Lula possa ser, ou tenha sido algum dia, mesmo remotamente, um político de extração marxista.

  46. Fábio

    O que vejo, afora a “perfumaria jurídica” é a imensa dificuldade de se fazer JUSTIÇA neste país. Lula está coalhado de crimes e roubos. As eleições dele e da Dilma estão repletas de dinheiro sujo e outros crimes (apoio dos Correios em Minas, etc). E apesar disso, aí estão os dois articulando… Combelidos já, é verdade, mas ainda soltos. Contam ainda com supremos juízes bolivarianos… Que trajédia para o Brasil! Como é difícil se fazer Justiça neste país! Precisamos matar essa jararaca!

  47. Arnaldo

    Caro Reinaldo
    Si o pessoá de Dois Corgo sabi joga truco, num ti insinaram. Si não trucar, leva só 1 tento, i si trucar, podi levar 3.
    Há cerca de dois anos vendi uma casa, e fixei valor de 30 mil reais acima do que a imobiliária julgou como valor de mercado.
    Quando um interessado pediu desconto, baixei 20 mil, e depois de mais conversa, baixei mais 10 mil, e o negócio foi feito.
    Portanto, julgo correta a posição dos procuradores de pedir inicialmente, mais do que deveriam, pois quando sair a decisão haverá um desconto que agradará as duas partes.

  48. Anônimo

    Os promotores estão corretos em denunciar Lula. Chega de nhê nhê nhê. Disto Banânia está cheia. Não é mesmo??!! Se ministros do STF não entendem (??) texto elementar na língua portuguesa….

  49. FM

    Claro e preciso e finalizando com sua uma opinião que é de tirar o chapéu.

  50. Alex

    Tudo muito bem , mas e o COFRE do LULA?
    Cara, ao receber presentes como chefe de estado, esses presentes são do estado, e não da pessoa do presidente. Ai já começa um erro que o povo não entende! Lula roubou dois containers de “objetos” que pertencem ao estado.
    Mas dai a aparecer obras de arte dadas como “desaparecidas” do palácio do planalto em um cofre secreto do Lula em uma agência do BB?
    Cara, isso é o mesmo que roubar os talheres de prata do palácio! Lula é tão baixo assim? um mero ladrão de galinhas!?
    O problema é o povo brasileiro se IDENTIFICAR com a conduta…