Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

A CORAGEM DE DEMÓSTENES: Por uma direita democrática, por mais rigor penal, contra as cotas raciais e “NÃO!” à descriminação das drogas

Por: Reinaldo Azevedo

O senador Demóstenes Torres, do DEM de Goiás, concede uma excelente entrevista a Gustavo Ribeiro, nas “Páginas Amarelas” da VEJA desta semana. Admiro a sua atuação política, como sabem os leitores deste blog. Nem sempre concordo com ele, é fato. Mas sempre lhe reconheço a argumentação consistente e corajosa. Está entre as pouquíssimas vozes do Congresso que dizem o que pensam com clareza, sem temer os “aiatolás” de causas privadas tornadas autoridades públicas. Demóstenes afirma, e eu concordo plenamente, que um dos males do país são as oposições, muitas vezes, querem se parecer com o governo. Defende, entre outras tantas, algumas das boas causas: maior rigor penal contra o crime, fim das cotas raciais e um “não” peremptório à descriminação das drogas.

Abaixo, transcrevo alguns trechos da entrevista.
*
Demóstenes Torres (DEM-GO) não nega o rótulo de direitista, ao contrário de muitos parlamentares. O ex-procurador de Justiça ganhou notoriedade pela contundência com que critica o avanço do Executivo sobre as prerrogativas do Congresso e pela defesa aberta de bandeiras consideradas conservadoras e impopulares. Com o mesmo vigor com que levanta a voz contra o governo, também combate a política de cotas raciais para o ingresso nas universidades e a expansão irrestrita de programas assistencialistas, como o Bolsa família. Líder do DEM no Senado, Demóstenes defende a idéia de que a profunda crise pela qual passa o partido – com seu pior desempenho nas urnas, no ano passado, e a migração de parlamentares para o recém-criado PSD de seu ex-correligionário Gilberto Kassab – deve servir de gatilho para a afirmação da legenda como representante da parcela conservadora da sociedade.

CONGRESSO E DEMOCRACIA
O Congresso tem sido palco de sucessivos escândalos. Ainda assim, não há iniciativas para eliminar as más práticas. Por quê?
(…)
Foram tantas as CPIs que o governo impediu que tivessem qualquer resultado prático que o Parlamento se acomodou e hoje é diretamente mandado pelo Poder Executivo. E não é só por causa do reduzido número de parlamentares na oposição. É porque realmente os congressistas não querem apurar a conduta de nenhum colega e não querem fiscalizar o governo. Vivemos um momento crítico, de total submissão. De um lado, temos o Executivo mandando por meio de medidas provisórias e, de outro, o Congresso sem cumprir sua obrigação, a ponto de a quase totalidade das leis aprovadas ter origem no Palácio do Planalto. No fim das contas, o Congresso se comporta bovinamente.
(…)
O que falta, afinal, para a oposição agir como oposição?
Os partidos devem se fortalecer. Eu defendo a idéia de que o DEM deve abrir as porteiras e deixar sair quem não quiser mais cerrar fileiras conosco. Depois da debandada, temos de nos manter fiéis ao nosso ideário e descartar hipóteses absurdas como uma fusão com o PSDB. Os dois partidos têm origens muito diferentes. Até hoje temos visões antagônicas em determinados pontos. O que devemos fazer é nos aliar e prosseguir juntos.

PALOCCI
Como o senhor avalia o caso que envolve o ministro Antônio Palocci?
Ainda é preciso esclarecer exatamente o que Palocci fez nessa consultoria. O silêncio dele só faz aumentar as suspeitas de que tenha enriquecido ilicitamente. Até porque sua empresa é bastante atípica: tem poucos clientes e um faturamento equivalente ao das maiores consultorias do país. Tudo indica que, depois do escândalo do caseiro, ele novamente tenha caído em tentação. Mais uma vez, a mão forte do governo parece estar pesando sobre o Congresso. Essa tentativa de blindagem que foi arquitetada pela base aliada só transmite duas mensagens: que Palocci realmente deve e que o governo é conivente com as atitudes dele, o que é inconcebível em um país democrático. Todo homem público deve prestar contas à população.
(…)

BANDEIRAS DA OPOSIÇÃO

Quais são elas [as reais bandeiras da oposição]?
Defendemos uma política de segurança pública sem tantos benefícios aos detentos, como indultos e progressão de pena. A violência só refluiu em locais nos quais se aplicaram com rigor as políticas convencionais. É o caso do estado de São Paulo, onde os índices de homicídio diminuem ano a ano. A frouxidão penal é uma lástima e um incentivo para os criminosos. O que me estarrece é que o próprio governo reconhece isso. Na educação, defendemos firmemente o modelo de ensino integral, com incentivos para a pesquisa científica. Nas universidades, as cotas raciais devem ser substituídas por cotas sociais.

(…)
Qual é o perigo de um país com uma oposição debilitada?
Um país cujo governo não tem contraponto fica preso a uma “ditadura branca”. O governo passa a controlar a máquina pública de tal forma que estrangula a atividade parlamentar e elimina qualquer forma de fiscalização. Vivemos em um estado de viés autoritário. Além de o Congresso já não funcionar mais. Instituições de controle, como o Tribunal de Contas da União, são constantemente bombardeadas, e o Ministério Público aparenta ter se cansado. Só nos resta o Supremo Tribunal Federal. Não é nossa intenção impedir o governo de agir, mas temos de ter condição de debater suas propostas.

(…)

A DIREITA E A DEMOCRACIA
O DEM deve se assumir como um partido de direita?
Não tenha dúvida disso. É um partido que deve representar esse posicionamento conservador, e não ter vergonha disso. O que significa ser de direita? Significa defender o liberalismo, o livre mercado, o mérito e a eficiência máxima do estado. Embora comum, é descabida a associação automática e oportunista que a esquerda faz do pensamento de direita a extremistas monstruosos como Adolf Hitler e a governos de exceção como a ditadura militar. A direita não tem compromisso com a quebra da ordem constitucional. Ao contrário, ser de direita é justamente defender os valores institucionais, como a lei e a democracia. Por isso, a meu ver, ser de direita significa combater o ideário que põe em risco os valores mais nobres da democracia ao pregar o aparelhamento e o inchaço do estado, o desperdício de dinheiro público e o assistencialismo desmedido.

Por que o seu partido não se assume assim?
O termo “direita” foi estigmatizado e associado a posturas retrógradas, sem compromisso com a democracia. Eu defendo a idéia de que todo partido tenha um perfil muito definido e se mantenha coerente com seus princípios. O DEM precisa se assumir como um partido de direita democrático. Eu ficaria muito mal em um casaquinho vermelho, encampando idéias nas quais não acredito. Muitos dos meus colegas de partido rechaçam o rótulo de conservadores. O DEM é o quê, então? Se não podemos nos assumir conservadores, é melhor fundir o partido com um partido de esquerda, então.

COTAS RACIAIS
O senhor acredita que a política de cotas raciais é apenas uma manifestação do assistencialismo desmedido que o senhor condena?
Sim. Sou contra qualquer tipo de cota. Se tivermos de estabelecer um critério, deve-se utilizar a renda. Uma cota social é mais justa que a racial. Os tribunais raciais que foram criados nas universidades são arbitrários. Apesar de reconhecer o sofrimento e a exclusão histórica que a população negra sofreu no Brasil, acredito que o grande problema em nosso país não é racial, mas econômico. O brasileiro é discriminado por ser pobre, e não pela cor de sua pele.
(…)

NÃO À DESCRIMINAÇÃO DAS DROGAS
VEJA publica nesta edição uma reportagem sobre um corajoso documentário que discute a descriminalizacão da maconha. Qual é sua opinião a respeito?
Acho uma bobagem rematada, pois parte do pressuposto de que isso vai acabar com o tráfico. Todos os países que liberaram o consumo de drogas estão voltando atrás, caso de Portugal e Holanda. A droga é a origem de inúmeros crimes, e o usuário não pode ser tratado apenas como uma vítima, uma vez que alimenta esse ecossistema pernicioso. Além disso, a lei já o protege, impedindo o cumprimento de pena. Em vez de liberar o consumo de drogas, o governo deve construir centros dignos de tratamento e reabilitação para viciados.

Leia íntegra da entrevista na revista

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Emilio

    E agora José? A casa caiu, o santo era de pau oco e tinha os pés de barro.

  2. Luia Marcos Frediani Portela

    Senador Demóstenes Torres, vossa excelência sem duvida é um dos maiores Senadores que o Brasil tem.
    Acho primeiramente que o Brasil deveria ter cinco partidos politicos, onde não acabariamos com todos esse partidos atrás de cargos e com isso acabam aparelhando o governo e fazendo o governo não governar como é o caso Dilma, uma vitima do inchaço da base governista, em especial pelo PMDB, PR, PP e até mesmo do PSB.
    O espectro politico raso tem cinco posicionamentos: Esquerda, Centro-Esquerda, Centro, Centro-Direita e Direita, e são esses partidos que o Brasil precisa de uma reforma politica que faça os eleitores votarem nos seus idearios e não em candidatos que com alainça levam pessoas com um ideario completamente diferente do seu.
    O Brasil presisa de um partido como o PSOL+PT pra defender a esquerda extrema, um partido de formado pelo PSDB+PSB pela social-democracia, o centro com o PMDB+PPS+PSD, a direita liberal com o DEM+PR e um partido de Extrema direita um partido conservador formado pelo PP+Partido Militar, com isso teriamos um Brasil melhor com politicos menos fisiológicos.
    Hitler fazia parte do Partido Socialista pra quem não sabe e socialismo não tem nada a ver com a Direita ao contrario a Direita Brasileira vai se fortalecer o dia que for excomungado os fantasmas da ditadura. Onde o Brasil foi um dos poucos países com a Direita dando o golpe que a maioria das vezes foi a esquerda que deu o golpe e golpe esses mais violentos.
    Sou um social-democrata embora tenha uma paixão pela direita em respeitar a familia(idearios esses que acho indispensaveis), a religião (que sem uma religião acredito que ninguém viva em paz) e uma economia menos dependente do governo.
    Parabéns Demóstenes e força ao DEM para chegar firme em 2014 para vencer esse governo que mente, engana e se deixa corromper pela pelo poder e falta de ética. Fiel companheiro nosso e o partido que mais ajudou o Brasil nos últimos anos com a Vitória de Tancredo no colégio eleitoral, a caçação de Collor, o fortalecimento da economia brasileira e vitória contra a inflação com Marco Maciel e ACM e com a Derrubada da CPMF e das MPs impostas à população Brasileira.

  3. Alvaro Jacinto

    Não concordo com tudo que Demóstenes fala
    mas dificilmente discordo com o que diz.
    exemplo a ser seguido, grande homem em
    sua simplicidade, faz jus ao cargo que
    lhe foi legado.

  4. Marcelo

    Bolsonaro 2014 !!

  5. Mrs. Jaremenko

    Há alguns anos, alguém me taxou de “burguesa”. Há alguns dias, chamaram-me de “conservadora”. Agora, descubro que sou de “direita”. Nada mal para uma burguesa pobre, cristã, que tem a FAMÍLIA como célula mater da sociedade e que luta por Princípios Cristãos, por Ética, por DECÊNCIA na política brasileira.
    *
    Não é à toa que Demóstenes é nosso Senador. Aqui em casa, não nos envergonhamos de ter feito campanha por ele e pelo DEM, único partido em que vimos em seu regimento interno a preocupação real com as famílias brasileiras.
    *
    Sim, nosso Senador é Demóstenes Torres. Nosso Deputado Federal é Ronaldo Caiado. Ambos do DEM. E nos orgulhamos deles por permanecerem no DEM e por defenderem seus pensamentos, sem máscaras, sem viéses Apesar de nem sempre concordarmos com tudo que pensam, mas respeitamo-los pela coragem com que não fogem ao debate coerente.
    *
    Ultimamente, tive a vontade de me filiar a um partido. Com a crise do DEM, fiquei em dúvida se essa seria uma boa decisão, haja vista ser esse o partido com o qual me ientifico. Agora, tenho certeza: serei, ainda essa semana, a mais nova integrante do DEM. Por amor à família, por amor ao Brasil. Porque ainda resta esperança para nós brasileiros. Esperança de um Brasil justo, sem fisiologismos, ético. Um Brasil com justiça para nossos filhos e netos.
    *
    Demóstenes me faz sentir orgulho de ser goiana, de ser brasileira.

  6. Ze Mane

    O Sistema politico do país tem viés esquerdopata. O equilibrio se dará com um partido assumidamente de Direita, o que, desafortunadamente, não temos.
    O equilibrio está na equidistancia dos extremos, dizia meu velho pai.
    PS: O que passa na cachola do Rombo. Colou o platinado?

  7. Rombo

    SENADOR DEMOTENES PARA SER FOR UM QUOTISTAS TERÁ DIREITO A ASSEMBLÉIAS. TODO” AFRO-BRASILEIRO” QUE ATINGIR 60% DOS VOTOS DOS DEPUTADOS E SENADORES

  8. Rombo

    SENADOR DEMOTENES PARA SER FOR UM QUOTISTAS TERÁ DIREITO A ASSEMBLÉIAS. TODO” AFRO-BRASILEIRO” QUE ATINGIR 60% DOS VOTOS DOS DEPUTADOS E SENADORES MAIS VOTADOS POR PARTIDO ELES TERÃO DIREITO A SER DIPLOMADO COMO QUOTISTA ,É JUSTO E NÃO PRECISA SEBER LER É SÓ ASSINAR O NOME.DEMOCRACIA QUEM MANDA É O POVO

  9. Republicanos Americanos

    Como disse o Senador Demóstenes Torres: Ainda é preciso expurgar o Partido para modificar de vez.
    =========
    Esperamos que aconteça o mais rápido possível, para enfim ter um verdadeiro Partido de Direita. Pelo menos um, porque os outros jogam com o povo brasileiro.
    =========
    Mas acho que o DEM ainda está um pouco longe de jogar igual aos Republicanos americanos.

  10. TITO 2

    Nem de esquerda , nem de direita, nem de centro.
    Sou a favor com quem e comprometido com a Justiça e a Lei.
    Que tenha principios éticos e morais.
    Contra qualquer cota racial.
    Contra descriminação das drogas.

  11. Ricardo D

    Existem alguns poucos como Demóstenes. Direitistas em partidos de centro.
    Precisamos urgentemente de um partido de direita. O DEM, que é um partido de centro-direita, pode ser esse partido.

  12. Carlos Alberto Rathunde

    Olha aí uma notícia em primeira mão (já que ainda não a comentaste e o Demostenes solenemente ignora): FHC é maconheiro, igual a aquela cambada do PT!

  13. Anticomuna

    Reinaldo. Vai TODO O MEU APOIO AO SENADOR DEMÓSTENES TORRES! È de homens como ele que o Brasil está tão carente! Homens INTELIGENTES que saibam PENSAR DIFERENTE E COM AS SUAS PRÓPRIAS CABEÇAS, e não entrar na CANTILENA DO CORO DA MAIORIAdesorientada,melhor, OBCECADA POR DINHEIRO SOMENTE. Senador Demóstenes. Tens aqui um admirador das suas idéias.Basta ver o que pensa o Senador ,sobre o seu Partido. É isso mesmo.Quanto ao que declarou o Senador sobre Palocci,CONCORDO com ele.
    Qual a VERGONHA EM SER DE DIREITA? Por ventura o Criador não nos criou com um braço direito e um esquerdo,sendo assim também com as pernas? Como seríamos se tivéssemos somente o lado esquerdo? E, o que dizer do trânsito.Não há a ida PELA DIREITA e a volta PELA ESQUERDA? Note bem A VOLTA.É REGREDIR!
    Cotas raciais, são IRRACIONAIS.E, Quanto a “legalizar as drogas,” NUNCA VÍ IDÉIA MAIS RASTEIRA,ABSURDA DESCABIDA,E BURRA!

  14. João Batista

    Li com muita satisfação a reportagem da revista Veja entrevistando o senador Demóstenes Torres. Sempre admirei o trabalho do senador e agora tenho um motivo pra admirar sua postura como homem público, sem receio de dizer o que pensa. Qualidade cada vez mais em falta hoje em dia na era do “eu não sabia”.

  15. Comunidade Odeio Maconha

    Reinaldo, o FHC defende tanto o modelo de leis sobre drogas de Portugal, mas veja só que achei:
    .
    “Posse de drogas ilegais aumenta 30 por cento
    .
    Cannabis e heroína registam o maior crescimento, mas o consumo isolado de cocaína também cresce
    .
    O número de portugueses que consome apenas uma droga, e não várias, está a aumentar. Em 2009, o consumo da cannabis e da heroína cresceu 30 por cento. Se no primeiro caso esta era tendência já conhecida, no segundo caso, o «regresso da heroína», é uma das principais novidades. A posse de cocaína também aumenta, mas menos, e tem os seus principais consumidores em Lisboa.”
    .
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/idt-haxixe-consumo-ultimas-tvi24-droga/1220132-4071.html
    .
    O FHC tem que ir a qualquer país de primeiro mundo para perceber que a proibição não causa problemas de violência por si só. Já ouviu notícia de bala perdida na Suécia ou no Japão? Eu não. O problema não é a proibição, e sim a condição social dos países. A não ser que o FHC ache que com a legalização os traficantes vão passar a sentar nas favelas para fazer roda de poesia…

  16. SidneyCWB

    Quanto às cotas. Dia destes estava parado em um semáforo (sinaleira, farol, como queiram) e veio até mim um piazinho (menininho, garotinho, gurizinho) de aproximadamente 7 anos me pedir esmola. Ele era loiro de olhos azuis e visivelmente necessitado. Lembrando disso enquanto lia o post tenho de concordar com o senador quanto às cotas. Elas devem mesmo ser sociais e não raciais (lembrando que não existe raça). Vamos supor que este menino queira estudar; irá para uma escola pública e um dia quererá cursar uma faculdade. Pois bem, sendo ele branco e não tendo proteção de nenhum tipo de cota, será que ele conseguirá vencer dois desafios que são primeiramente conseguir entrar no ensino superior vindo de uma escola pública e o outro, por ser branco, ser preterido por sua cor? Pensando sobre isso, vejo que o senador tem razão!!! Se tiver de ter algum tipo de cota que seja para ajudar as pessoas sem recursos financeiros, sejam elas da cor que forem, pois a pobresa não atinge só os negros, mas brancos, amarelos, índios, etc… É um caso para se pensar, sem ideologias ou paixões…

  17. lexluthor

    Discordo apenas da questão das drogas. O governo se quiser liberar a maconha e outras drogas, que libere, ma o tratamento deverá ficar por conta do usuário e não do contribuinte. Usuário de droga não é problema de saúde pública!

  18. Raskol: sou de direita, porque sou do direito

    Eu concordo com Demóstenes. Eu, que já fui esquerda, hoje tenho coragem de me assumir como direita, pois defendo coisas que a esquerda nunca defendeu: separação dos poderes, liberalismo econômico e políticas pública sem assistencialismo, políticas que não sirvam à formação de clientelas eleitoriais, mas à elevação da demcoracia pelo avanço civilizatório de todos os cidadãos.
    Eu assino embaixo do que disse o senador.
    Somos a direita, quer dizer, queremos fazer tudo direito, sem falcatruas, sem cafagestices, sem intermediaçõs de “laranjas”, respeitando a coisa pública. Isso é ser direita, ou melhor, direito.

  19. Brasil

    Foi quase perfeito, porem discordo de que Hitler fazia parte de uma chamada exrema direita, pois o nazismo eh a nacional socialista, que era de esquerda, tal como ocomunismo, soh que origens diferentes. Soh no Brasil se acredita nessa tese. Eh um erro. No entanto, todo extremismo, hah que se diga, eh doentio, quer seja o de esquerda como de direita.
    O regime militar, no Brasil, nao foi a ditadura de uma direita, mas sim um movimento, sem cunho ideologico politico, por meio de uma açao cautelar das FFAA, PARA SE REESTABELECER A ORDEM POLITICA NO BRASIL ANTE AA AMEAÇA COMUNISTA, NAQUELA EPOCA, entregando mais tarde o poder nas maos dos civis para o reestabelecimento da democracia, apos a ameaça armada ter sido eliminada.

  20. bh

    DEMOSTENES, ESTE VALE MUITO A PENA. PARA 2014, JÁ TEMOS UM BOM NOME.

  21. Thalita

    Demóstenes Torres é um dos poucos políticos de bom senso neste país.

  22. Zé Augusto

    Tenho o orgulho (e o privilégio!) de ter votado no senador Demóstenes Torres!!

  23. snitram

    Essa parte do maior rigor penal é essencial. Os intelectuais de esquerda, petralhas, Psolentos e coisas do tipo, são contra prender bandido. O pensamento desses caras está muito bem expresso no personagem freixo do Tropa de Elite II. Eles não querem prender ninguém e ENCHERAM A LEI de detalhes que no fim das contas servem para impedir que bandido vá pra cadeia, e caso vá, para soltá-lo o mais rápido possível. Isso, aliado à certas cláusulas pétreas esquerdóides da nossa constituição, interpretadas esquerdamente pelo STF, impedem qualquer tentativa de prender os bandidos e mantê-los presos. Como foi a lei de crimes hediondos, por exemplo. Lembremos, Pimenta Neves levou 11 anos pra ser preso, e ficará dois anos. O zé ruela que jogou um cidadão do trem, levou 7 anos para ser julgado. Seja rico ou seja pobre, a lei não deixa prender.

  24. Robson Silva Campos

    Parabéns, senador
    Aqui do Paraná, eu cerro fileiras com o senhor.

  25. SidneyCWB

    Júlio Santos 3:23 hs. A política do quanto pior melhor foi inaugurada pelo PT. Era este partido que, quando na oposição, sempre votava contra tudo, inclusive os programas de inclusão social, chamando-os de assistencialismo eleitoreiro. Veja artigos e materiais da época que o PT era oposição e verá como eram as coisas…

  26. SidneyCWB

    Parabéns ao senador. Também acho um absurdo ligarem a direita a monstros como Hitler. Quem teve a oportunidade de assistir a uma série do History Channel passada a alguns meses ficou sabendo de um fato pouco conhecido: Hitler se inspirou no stalinismo quando criou seu partido que se chamava Partido Nacional Socialista Alemão, que depois mudou de nome. Os símbolos, a propaganda, o nacionalismo ferrenho, tudo igual ao que se pregava na União Soviética.
    Eu sou de direita porque acredito nos valores que a direita democrática prega mas jamais iria apoiar idéias nazistas, aliás tenho nojo destes neo-nazistas, então acho que o senador está corretíssimo ao defender estes valores e não temer defendê-los, e as pessoas que assim pensam também não deveriam temer defendê-las…

  27. Tarso

    Ao sr. Gulherme Franco, das 8:49, eu diria que o problema maior nem é a fragilidade no combate à criminalidade ou a anarquia e frouxidão do sistema penal brasileiro, mas sim o fato de algumas pessoas considerarem que tal lassitude é moderna, avançada, descolada e progressista.

  28. Jackson

    Demóstenes Torres é uma das poucas cabeças que enxergam o risco que corre o estado de direito no Brasil. Mas, infelizmente, o baixo clero do DEM não é muito diferente do baixo clero das outras siglas que integram a base do governo.
    Espero que Demóstenes consiga se unir a outros líderes e abrir-lhes os olhos. Mais do que os interesses pessoais, o que deve ser buscado numa aliança das oposições é o interesse maior do país em varrer toda esta poderidão que está aí.
    Dá até vontade de mudar para Goiás, só pra votar no Demóstenes. Como não é possível, então votemos para Demóstenes Torres, presidente do Brasil!

  29. MarciaRS

    Até que enfim! Já estava me sentindo a unica a desafinar do coro dos contentes! Ufa!!!!

  30. Anonimo

    Muito bem. Muito bem perguntado e muito bem respondido.

  31. naldig

    Sempre gostei das posições do Senador Demostenes Torres. Sou democrata.

  32. Sandro Chagas

    Até a definição de liberal os psicoesquerdistas conseguem deturpar com sua propaganda e suas siglas marqueteiras . Assim como eu não posso dizer que toda a esquerda é igual ao Stalin , eu não posso dizer que toda direita é igual a a Hitler . Só um comentário : O Nazismo foi batizado primeiramente como “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães” .

  33. Cidadão

    A denominação política DIREITA não precisa do complemento…democrática…ela é por natureza democrática; partidária de uma economia liberal; defensora dos valores morais da sociedade e da honra da Pátria; avessa à macrocefalia estatal ou mesmo à minima intervenção do estado na vida particular dos cidadãos. Se alguma dessas características for minimamente arranhada, automaticamente deixá-se a DIREITA e se envereda pelas mentiras plantadas pelos esquerdopatas, como o socialismo, o facismo, o nazismo e o comunismo.

  34. Agnes

    Reinaldo.
    Para Presidente do Brasil Demóstenes Torres,e vice Kátia Abreu.
    Que caráter exemplar,um diamante entre cascalhos em Brasília.

  35. DON QUIJOTE DE LA MANCHA

    Os Senadores Demóstenes Torres e Álvaro Dias no Congresso Nacional representam nossas poucas esperanças para um Estado de Direito justo e democrático.

  36. Blumenau

    Rei.
    Senador Demóstenes Torres absolutamente impecável.Ele mais Pedro Simom.Kátia Abreu,Mário Couto,Álvaro Dias e mais uns poucos,juntos varreriam a imundice que temos no Brasil de hoje.
    Parabéns e obrigada Senador Demóstenes.

  37. Jean

    Grande Demóstenes! Dou meu total apoio a esse que é um poucos homens inteligentes e de bom-senso na política brasileira. Realmente ele faz jus ao nome do grande orador e pensador político grego. Nesse tempo, a política era digna, moral… Hoje, são poucos como Demóstenes, mas ainda tenho esperança que ainda aparecerão outros como ele.

  38. Thomas

    Caro Reinaldo,

    Demóstenes esteve perfeito nesta entrevista…

    Adorei o cunho “direita democrática”! É porque na minha cabeça a direita, do século XXI, já seria automaticamente democrática, mas não, talvez na cabeça das tantas “esquerdas” desse país. Então que se dê ao jovem e as classes média e baixa a chance de votar na direita original, democrática e constitucionalista… (até porque meus avós tiveram que vir ao Brasil fugidos da terrível esquerda-não-democrática-nem-constitucionalista-comunista-russa)

  39. LABOR

    O senador também faz referência aos políticos eleitos quando no DEM e que agora debandam para outro partido, constituindo o fato quase que um estelionato eleitoral. Como ficará a nossa Katia de Abreu?.

  40. alberto santo andre

    lendo a materia e a entrevista do senador demostenes torres,veio-me a mente os tempos da ditabranda militar ,e embora como estudante secundarista ha epoca ,tenha lutado contra o governo militar ,teho que reconher que em relacao ha hoje ,tinhamos na epoca uma censura honesta ,e o direito de ir e vir pois os bandidos e corruptos eram muito poucos no governo ,sendo que daqueles apenas alguns ainda sobrevivem as custas da viuva ou se tornaram bilionariosfazendo o jogo do poder com os mandatarios de plantao , e o que eram os bandidos das ruas ,que impediam a total liberdade de irmos e voltarmos, hoje estao nos impedindo de irmos e voltarmos em cargos dos governos federais e estaduais ,alem dos sindicatos e centrais de trabalhadores em empresas publicas ,como o metro de sao paulo ,ou seja hoje temos uma pseudo democracia e bandidos constitucionalizados ,o que para pessoas que tenham um minimo de inteligencia como eu, faz com que sintamos saudades da honestidade que existia aquele tempo, com as execoes dos que fazem parte do governo federal hoje.

  41. O senador Demóstenes é o melhor, sem sombra de dúvidas. Não tem medo de defender o que acredita e age de forma coerente e honesta. O Democratas precisa seguir sua direção, esclarecer suas bandeiras liberais com mais vontade. Contra o inchaço/ineficiência do Estado e a gastança desenfreada! Menos impostos, mais liberdade!

  42. Puxinanã

    Admiro muito o senador, só discordo dele quanto às cotas. Não acho que deveria haver qualquer tipo delas, nem as de deficientes. Viva a meritocracia!

  43. mariza tannure

    vejo todos os dias O PLENARIO E DOU OS PARABENS AOS SENADORES DEMOSTENES PEDRO TAQUES MARIO COUTO ALVARO DIAS JARBAS VASCONCELOS ANA AMELIA LEMOS PEDRO SIMON MARISA SERRANO AGRIPINO MAIA FLEXA RIBEIRO KATIA ABREU ALOISYO NUNES FERREIRA CRISTOVAM BUARQUE

  44. angelo

    Senhores,o Congresso é a vergonha nossa de cada dia!!!!
    O Senador Demostenes Torres,com esta entrevista,demonstra
    o caráter firme de politico que conhece as vigarices que
    existe,nesta politica podre,este senador tem todas as
    condições necessárias para ser presidente destePaís,
    parabéns senador,continue sua luta e vencerás.!!!!!

  45. uaí

    DEMOSTENES PARA PRESIDENTE – HONESTIDADE E INTEGRALIDADE.

  46. uaí

    GENTE, POR QUE NÃO, DEMOSTENES NA PRESIDENCIA? OLHA COMEÇO A VER NELE UM POSSÍVEL CANDIDATO À PRESIDENCIA PARA 2014. ELE FALA O QUE PENSA, E PENSA COM COERENCIA.

    QUEM ABRE A BOCA COMO ELE ABRE, SIGNIFICA HONESTIDADE, INTEINTEGRALIDADE.

    VAMOS COMEÇAR A FAZER UMA CAMPANHA PARA ELE?

  47. Gabriel

    Palo$$i desviou 20 mil do caixa 2 do PT para proveito próprio e não há merd. de “cliente” nenhum? (ladrão que rouba de ladrão tem 100 anos de perdão).
    Assisti um excelente filme ontem, “Amém” de Costa-Garvas (tomara que o diretor não seja esquerdopata). Falar mal do Vaticano está fora de moda em m. opinião. Queria falar da coragem de um oficial da SS que delata (trai) a Alemanha por uma causa maior, denunciar a exist. de campos de exterminio na Ale. Nazi.
    Moral da historia, quem está dentro dessa lama toda do PT poderia… bem, vejam o filme. Sou a favor da delação premiada.

  48. Pablo

    ALÕ AÉCIO, ALÕ JOSÉ SERRA, APRENDERAM?

  49. Robson

    Tem que ter mais coragem é de permanecer num partido que nega o título de conservador e ainda vem promovendo algumas propagandas com demagogia bobóca que nada o diferem dos demais partidinhos de esquerda do Brasil. Lamentávelmente a grande parcela da população Brasileira cerca de 60 ou 70% não tem nenhuma representação no congresso. Admiro a coragem e o trabalho do Demóstenes e acho que ele esta no lugar errado. Devería a exemplo do Kassab, fundar sua própria legenda com um ideário conservador claramente definido, sem obscuridades como o caso do DEM.Que assuma sem medo o título de conservador e mostre ao povo o que é realmente o conservadorismo. Tenho certeza que terá uma adesão em massa. Porque ja não é tão pequena assim a parcela de direitistas conscientes (de sua posição politica) no Brasil.

  50. duduvieira10

    Prezado Tio Rei;
    Certamente o Sen. Demóstenes ao lado de Jarbas Vasconcelos uns dos raros no Congresso que podemos chamar de NOBRE. Estão seriamente comprometido com as coisas públicas desse país. Certamente também meu prezado, o DEM tem que assumir um partido de Diretia sem medo de ser feliz. Porque? Porque os outros 27 partidos legalmente constituido são de esquerda, defende a mesma coisa, portando temos que ter uma alternativa, uma opção, estamos cansado de ver os partidos falar boboseiras e prometendo o paraíso, não somos eleitores ingênios sabemos que o paraíso não existe e se o DEM não pegar esse bonde vai acontecer igual o PSDB que perdeu o caminho de casa, perdeu até o legado de FHC, ficou em cima do muro e foi concorrer com o partido LULA, não quero dizer PT, Lula pensa que é um partido embora precise dos votos do PT. Atenciosamente.