Blogs e Colunistas

12/12/2011

às 6:57

“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS”

Atribui-se a Martin Luther King uma frase de valor inquestionável: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. É exata! É sob o silêncio cúmplice dos decentes que alguns dos maiores crimes acabam sendo perpetrados. Um texto do pastor Niemöller, que cometeu o equívoco de ser simpatizante do nazismo no começo do movimento — e veio a se tornar seu adversário radical, tanto que foi parar num campo de concentração —, expressa esse mesmo valor. É muito citado, mas, com certa freqüência, atribui-se a autoria a Maiakovski ou a Brecht.
“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”

Quando os bons se calam, os maus triunfam. Está em curso, vocês já devem ter reparado, uma operação coordenada para destruir a imagem de José Serra. Admire-se ou não o político — sim, estou entre os admiradores e jamais omiti isso —, o fato é que se trata de um dos homens públicos mais preparados do Brasil. Buscam atingi-lo em sua honra pessoal — e a campanha eleitoral demonstrou até que ponto eles podem chegar — e política. Os movimentos podem até ser distintos, mas se conjugam.

Há os que se espojam na lama dos chiqueiros, e, sobre estes, não há o que dizer, entendo, a não ser acionar a Justiça. Não tentem citar o nome dessa canalha aqui. Não há diálogo com porcos. Mas há profissionais cuja trajetória é respeitada por seus pares ao menos — não expresso o meu ponto de vista pessoal — e que podem igualmente perniciosos. A questão é saber com que propósito.

Na Folha de hoje, lê-se o seguinte:
A biografia autorizada da presidente Dilma Rousseff vincula a campanha do ex-adversário José Serra (PSDB) ao envio de e-mails apócrifos com ataques à petista na reta final das eleições de 2010. “A Vida Quer É Coragem”, que chega às livrarias dia 15, liga a artilharia anônima contra a petista aos serviços de Ravi Singh, o “guru indiano” contratado pelo PSDB. Segundo o livro, ele usou o site de Serra para montar um “gigantesco banco de e-mails”, que estaria por trás das mensagens ligando Dilma à defesa do aborto e a ações armadas na ditadura. “Foi pela rede de computadores que os adversários disseminaram os ataques mais baixos e os boatos mais incríveis a respeito de Dilma”, afirma a biografia. “A ferramenta mais primitiva da internet foi a que melhor serviu para disseminar o que havia de mais atrasado politicamente na campanha.” A obra registra que o tucano também recebeu ataques anônimos, mas sustenta que Dilma foi mais prejudicada.

Voltei
Vivemos dias, de fato, do mais absoluto surrealismo político. O livro foi escrito por Ricardo Amaral, que foi assessor de Dilma na Casa Civil e atuou na campanha eleitoral da candidata do PT. Assim, o que se tem acima é uma notícia surgida de uma acusação, SEM PROVAS, feita pela ex-candidata, agora presidente, e redigida por alguém que atuava na campanha. Acima, meus caros, há duas ordens de mentiras: há a mentira factual propriamente, e há uma mais sofisticada, que é o embuste político.

Mentira factual
Todos os jornalistas que cobriram a eleição SABEM — SABEM, MAS VÃO FICAR CALADOS — que as mensagens ligando Dilma à defesa do aborto ANTECEDERAM EM MUITO A CHEGADA DO TAL INDIANO e não tinham nenhuma vinculação com a campanha de Serra. Nasceram de grupos religiosos católicos e evangélicos preocupados —  E COM JUSTEZA QUANDO SE É CRISTÃO — com as opiniões que tinha Dilma sobre o aborto. Ela era franca e abertamente favorável à LEGALIZAÇÃO. Qual é o problema? FHC expressou opinião parecida na sabatina da Folha. Eu, por exemplo, que combatia a opinião dela, também combati a dele.

Todos os jornalistas que cobriram a eleição sabem que, ao contrário do que afirma o assessor de Dilma — ELE É NEUTRO? —, a campanha de Serra procurava era guardar distância daquele movimento, isto sim! Eu, pessoalmente, achei um erro. Estou sendo muito claro! Eu acho que temas de comportamento devem, sim, fazer parte de campanhas. Movimentos antiaborto combatiam a candidata — e faziam muito bem, ora essa! Falo do ponto de vista de quem é contra — como fazem, no mundo inteiro, seus congêneres em períodos eleitorais. Se a eleição tendia a se polarizar entre Serra e Dilma, o natural é que o escolhessem.

Todos os jornalistas que cobriram a eleição sabem que essa história do indiano é uma mentira vergonhosa. Ao contrário: esse sujeito deu alguns pitacos da área de Internet e, segundo testemunharam os repórteres, mais atrapalhou do que ajudou.  Qual é a acusação de Dilma e Amaral? Eles queriam que Serra tivesse colaborado com a campanha da petista? Aí diz o “isento biógrafo autorizado”: o tucano também foi alvo, mas foi menos prejudicado. Como ele sabe? Qual é o dado objetivo de que dispõe?

O embuste político
Consta que há esta frase no livro: “A ferramenta mais primitiva da internet foi a que melhor serviu para disseminar o que havia de mais atrasado politicamente na campanha.” Entendo! Avançado, na política, é mentir sobre o “Minha Casa, Minha Vida”, sobre as UPAs, sobre o PAC, sobre a Copa… E o que o senhor Amaral chama de “atrasado”? LÁ VOU EU CONFRONTAR ALGUMAS PESSOAS COM OS FATOS, O QUE COSTUMA DEIXÁ-LAS NERVOSAS.

Em outubro de 2007, Dilma participou de uma sabatina da Folha e defendeu o aborto. O vídeo, vejam vocês, foi retirado do Youtube. Em abril de 2009, deu a mesma opinião numa entrevista à revista Marie Claire, a saber:

MC Uma das bandeiras da Marie Claire é defender a legalização do aborto. Fizemos uma pesquisa com leitoras e 60% delas se posicionaram favoravelmente, mesmo o aborto não sendo uma escolha fácil. O que a senhora pensa sobre isso?
DR
-  Abortar não é fácil pra mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização. O aborto é uma questão de saúde pública. Há uma quantidade enorme de mulheres brasileiras que morre porque tenta abortar em condições precárias. Se a gente tratar o assunto de forma séria e respeitosa, evitará toda sorte de preconceitos. Essa é uma questão grave que causa muitos mal-entendidos.

Quanto à luta armada, dizer o quê? Que se saiba, ela não cuidava de fazer omeletes no Colina e na VAR-Palmares. Não que os camaradas não merecessem…  Ainda que Amaral estivesse dizendo a verdade e que tudo tivesse partido da campanha de Serra, o que ele classfica de “politicamente atrasado”? A VERDADE??? Ou politicamente atrasados são os indivíduos contrários ao aborto, que estariam proibidos de se manifestar?

Que tempos! E a censura
Que tempos estes, não? Estamos proibidos de confrontar os ditos “progressistas” com suas próprias verdades, não é mesmo? Isso é de tal sorte escandaloso que, se vocês se lembrarem, pela primeira vez desde o fim da ditadura, A POLÍCIA SAIU ÀS RUAS PARA PRENDER PESSOAS POR DELITO DE OPINIÃO! E com o aplauso de amplos setores da imprensa! Pessoas que distribuíam ou portavam aquele panfleto de um setor da Igreja Católica foram PRESAS!!! O texto recomendava que os eleitores não votassem em políticos que defendiam a legalização do aborto. MUITOS “PROGRESSISTAS” DAS REDAÇÕES ACHARAM QUE A APREENSÃO ESTAVA CERTA. AFINAL, AQUELA ERA A OPINIÃO ERRADA, E ELES SÓ DEFENDEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA AS PESSOAS QUE TÊM A OPINIÃO… CERTA!

Caminhando para o encerramento
Há um esforço conjugado de duas faces do oficialismo para destruir um político. Por que será que ele incomoda tanto? Nem com mandato está. Numa frente, a do chiqueiro, os porcões se espojam na lama, ESCANCARADAMENTE FINANCIADOS POR ESTATAIS. O dinheiro público está sendo usado para atingir um adversário do governo. É ataque a soldo mesmo, coisa de quadrilha. Putin, na Rússia, precisa descobrir essa tecnologia.

Na outra frente, essa mais higienizada, há coisas como a desse livro. Reitero: trata-se de uma mentira factual. O movimento na Internet — e sei porque, com milhares de leitores, os ecos começaram a chegar aqui bem cedo, via comentários; os próprios petistas o identificaram — criticando Dilma por causa de suas opiniões sobre o aborto nasceu praticamente junto com a sua candidatura. E os jornalistas que cobrem a eleição sabem disso. O tal indiano, que mal teve tempo de dar opiniões e foi logo dispensado, nunca teve nada a ver com isso. Tampouco a campanha de Serra na Intenet. ISSO, DE RESTO, DISTORCE UM FATO OBJETIVO: os católicos e evangélicos se mobilizaram contra a legalização do aborto. Não podem? Essa seria uma opinião errada?

A canalha petralha, esses porcos prestadores de serviço, e uma parte do jornalismo que tem sobre si mesma uma opinião generosa dão Serra como carta fora do baralho. Muito bem. Se é assim, por que essa sanha para destruí-lo? Qual foi o mal mesmo que ele fez ao Brasil?

É inacreditável! Vamos nos lembrar: um bunker, chefiado pelo “consultor” Fernando Pimentel, foi desbaratado quando montava um dossiê criminoso contra Serra. Como prêmio, o “consultor” e “companheiro de armas” ganhou um ministério. Depois, descobriu-se que outra súcia havia invadido o sigilo fiscal de dirigentes tucanos e de membros da família do candidato. Não obstante, os porcos reiteram no crime, financiados com dinheiro público, e Dilma, numa “biografia autorizada”, redigida por um assessor de campanha, acusa, sem provas e contra os fatos, o adversário de “disseminar o que havia de mais atrasado politicamente na campanha.”

Progressista é montar bunker de criminosos para fazer dossiê.
Progressista é invadir sigilo fiscal.
Progressista, enfim, é mentir.

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

279 Comentários

  • Luiz Vaughan

    -

    31/3/2014 às 12:33 am

    Existe um equivoco. A frase citada nao foi escrita pelo pastor Niemöller e nem menos por Maiakovski, mas, sim, por um feliz brasileiro que se chama Eduardo Alves Costa em seu poema ‘No caminho com Maiakovski’. A autoria desse poema é também erroneamente atribuida a Bertold Brecht. Pessoal, vamos conhecer mais nossas potencias intelectuais e valorizar mais o nosso país. Viva os poetas brasileiros …

  • Paulo apinto de Moura

    -

    20/10/2013 às 4:39 pm

    O silencio dos bons é realmente o que dá mais força aos tiranos, e é isso que está ocorrendo no Brasil, os bons omisso e os maus dominando tudo

  • LEONICE AMATTOS

    -

    17/5/2013 às 4:41 pm

    Impressionada com o texto…. o silencio dos decentes deve se ecoar em gritos…sempre…sempre. Sejamos fortes e corajosos

  • jorge luiz goes

    -

    30/3/2013 às 4:35 pm

    excelente meu mano

  • Anónimo

    -

    25/3/2013 às 4:25 pm

    Maiakovski foi quem influenciou eles todos sem duvida. Homem simples de familia carente.

  • Eliseu

    -

    10/3/2013 às 8:35 pm

    Só lembram que Martin Luther King era e foi até o último suspiro (PASTOR EVANGÉLICO).

  • Walter matos

    -

    14/2/2013 às 6:58 pm

    Eu sou brasileiro nato, meus ancestrais, meus filho e meus netos, amo o meu país sou nacionalista e é muito triste quando ouvimos que não somos uma nação, ou que não temos memória, ou falam isso é Brasil mesmo àqueles que só conhecem o quintal de sua casa, e os que conhecem mais também poderiam ir embora para um lugar melhor um paraíso na terra, pois nada fazem para melhorar.
    Vemos na mídia um monte de besterol divulga-se funk, realities, com a Fazenda, Big Brother, porem notícias que informam e formam não se divulga a própria imprensa usa da maxíma de a quem interessa a notícia? Deveríamos ter informações que agregam valor sendo bombardeada e todas as mídias e em todos os horários. Um marketing do temos de bom e melhorar a nossa imagem, no entanto só se publica o país do carnaval e muitas vezes se promove sexo turismo ou país do futebol que á não é tão bom assim. Não se investe em atletas que representa o país que se prepara durante 4 anos para participar de uma olimpíada, me faz lembra Joaquim Cruz, drogados são doentes por opção não se contrai a doença ao contrário faz-se opção de algo que o nome já diz é droga e passam por doentes sem tratamentos por não ter recurso do estado, lhes da direito de usarem em público, não vão presos se tornam um elemento multiplicador de algo tão nocivo. royalty para quem só para quem extrai petróleo em seu território talvez fosse bom os impostos de São Paulo serem aplicados somente em São Paulo não na federação. É não podemos nos calar e o melhor canal é a imprensa, nos anos 80 falava-se dos tigres asiáticos hoje devido ao investimento em educação até a Coréia do Sul que viveu tantos anos de guerra hoje exporta carros para o Brasil e aqui deixamos falir uma Gurgel, na mesma década de 80 também alertava-se para uma geração de marginais e hoje vemos uma juventude se perdendo no craque e na prostituição crianças engravidando, tantos acidentes, tanto custo para o estado, sem falar naqueles que nunca contribuirão estão detidos e recebem mais que os que contribuirão por anos. E os ministros entre outros que lesaram o estado são destituídos dos cargos mas não são preso, não restituem os cofres público, espero que mais jornalistas sérios falem para o bem da nação.

  • Anónimo

    -

    9/8/2012 às 6:07 pm

    ;)

  • Anónimo

    -

    15/12/2011 às 9:33 am

    Eles querem é tomar São Paulo de assalto e vale tudo para isso.
    Esta eleição vai ter coisa pior pelo jeito que está indo.
    Querem porque querem as chaves dos cofres públicos de São Paulo.
    Resistam paulistas.

  • Zilah Luna

    -

    13/12/2011 às 6:01 pm

    O Brasil honesto, correto, que trabalha e tem apreço pela Ética, valoriza a competência a conquista pelo
    esforço próprio, querem como seus representantes no planalto Serra ( presidente ) Kátia Abreu ( vice )

  • Careca

    -

    13/12/2011 às 3:26 pm

    Reinaldo, dentro do tema, mas fora do assunto: será que o “silêncio dos bons” vai permitir nova tentativa de autorizar o Estado a interferir nos assuntos internos da vida em família? Essa famigerada “lei da Palmada” vai decidir por mim a maneira como devo ensinar meus filhos a serem cidadãos éticos e honestos, respeitadores das leis? Evidentemente agressão é crime já bem tipificado no código penal. Portanto, qual o direito do Estado de controlar a maneira que educo meus filhos? Não caberia uma argüição de inconstitucionalidade tão logo essa IMBECILIDADE seja aprovada Ou vamos aguardar a lei seguinte que proibirá um pai de contrariar com um sonoro NÂO qualquer desejo infantil?

  • Durval de Santana Soares

    -

    13/12/2011 às 1:35 pm

    Boa tarde, Reinaldo!

    Admiro o José Serra porque é um político franco e esforçado. E que gosta de ficar na frente para apanhar, se for preciso.
    Concordo com você na estranheza de tanta preocupação com o Serra uma vez que ele está sem mandato. O que será que incomoda tanto nele a ponto de motivar esse tipo de ataque nojento? Pensa com coerência? Pensa? Talvez seja por aí.

    Abraços!

  • Eduardo Cezar Bento

    -

    13/12/2011 às 10:46 am

    Bom dia, Reinaldo.
    Mais uma vez, primoroso e elucidativo. Continuo com a mesma dúvida atroz, procurando meios e sentidos para continuar morando aqui no Brasil. Um professor de uma universidade inglesa me respondeu assim, era uma pergunta sobre o relacionamento cultural, pessoas: “Professor Eduardo, aqui nós temos dignidade, nós somos iguais e, a única diferença é que aqui nós “despejamos” o individuo que se julga acima de nós, que nos prejudica, lutamos pelo coletivo e não pelo individualismo”.
    Reinaldo, apesar de as diferenças culturais serem abissais, país por país, a origem está na formação do individuo. Os semelhantes se atraem, contrariando qualquer lei da natureza, explico: bandido atrai bandido, prostituta atrai prostituta, espertalhões atraem espertalhões, oportunistas atraem oportunistas. Esse é o meu pensamento!Obrigado.

  • germano fontes

    -

    13/12/2011 às 8:33 am

    estou esperendo o livro (fernandinho beira mar/marcola) mas tem que vir com provas.

  • Spitfire

    -

    13/12/2011 às 8:23 am

    Reinaldo, a sanha petista contra Serra explica-se pelo ódio dos incompetentes contra os que estudam e trabalham duro, contra os que não esmorecem até encontrar seus objetivos. O PT abriga os incompetentes que não conseguem sucesso no competitivo mercado de trabalho, os maus caráter que querem enriquecer rapidamente, sem trabalhar honestamente.
    Serra, no governo FHC, fez o melhor programa contra a AIDS, reconhecido mundialmente. Implantou o programa dos genéricos, fez a excelente campanha contra o fumo. O PT, por sua enorme incompetência e falta de interêsse, conseguiu reverter o programa contra a AIDS e novamente virou uma calamidade!
    Dilma protege Fernando Pimentel que alopradamente criou falso dossiê contra Serra para favorecer a ex-terrorista, então candidata à presidente e que participou do assassinato de inocentes.

  • Gaúcho

    -

    13/12/2011 às 3:24 am

    José Serra é uma das pessoas mais capacitadas desse país.
    Claro, podem não gostar dele ou gostar, podem ter ressalvas em alguns ou vários aspectos, eu também tenho, mas é um exemplo de esforço, retidão, preparo.
    É um desperdício para o país, Serra não estar em nenhum cargo público.
    Friamente analisando o Brasil deixa de obter mais primor no gerenciamento, capacidade de inovação, possibilidade de novas soluções, condução reta do governo, enfim, vários desfalques.
    Claro, isso faz parte do jogo, eleição é eleição, o voto decidiu…
    Mas o que é fato, continua, a alta capacidade de governo de Serra, ao menos por ora, fica de valde.

  • besta injustiçada

    -

    13/12/2011 às 1:57 am

    Sr.Reinaldo!Acredito que eu não seja uma pessoa má e meu grito ecoaria o mundo todo se aqueles que nos representam não fossem surdos.Não há sofrimento psicológico pior que o de se sentir injustiçado pela própria justiça.O poder público derrubou minha casa, derrubou a casa de minha neta, me proibiu de fazer uso da propriedade, me obrigou a plantar uma floresta onde antes era plantação de lavoura, perdi dinheiro com advogados, tudo isso por questões ambientais comuns no país todo, mas minhas perdas foram significativas tanto psicológicas quanto materiais. Ainda vivo o terrorismo, mesmo tendo acatado todas as ordens judiciais, quando me intimam a apresentar papéis de um processo interminável. Se é pedido de cópia de algum documento que já foi entregue na secretaria de meio ambiente,há quatro anos atrás, o juíz intima querendo saber se o tal documento já foi entregue, quando e qual o parecer, assim, sucessivamente. Para isso é preciso advogado e dinheiro, mesmo que seja para protocolar um simples documento, e da mesma forma age a secretaria de meio ambiente.Levaram minha casa, meu dinheiro e meu jardim.Prejudicaram o futuro de uma criança quando tiraram dela o direito a uma casa herdada dos avós.O advogado que me representa me diz que sou culpada se o juiz me persegue, pois para causas idênticas ele buscou soluções bem mais favoráveis.Meu advogado me orienta a silenciar-me, pois colocando em blogs minhas angústias, pior será para mim.Percebo que ninguém mudará uma posição política devido a gritos ou desabafos de alguém que sofre.Pobre não tem vez e quando consegue algum bem, a justiça se encarrega de tirá-lo e ainda rouba-lhe a voz.Somos treinados a conviver com gemidos.

  • Spitfire

    -

    13/12/2011 às 12:44 am

    O texto do pastor Niemöller cabe como uma luva para o PT (ver os casos do Toninho, Celso Daniel e testemunhas). Reinaldo, voce já percebeu que eles agem como os nazistas e a Gestapo, estão infiltrados em todos os movimentos contrários ao PT, à corrupção, redações de jornais e revistas, fazendo contra-propaganda, comprando apoio, mentindo e torcendo os fatos. Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil!

  • Spitfire

    -

    13/12/2011 às 12:31 am

    Martin Luther King foi um líder negro, patriota, que muito ajudou a acabar com o vergonhoso racismo instituído em vários estados da América. E o ministro Joaquim Barbosa, vai agir como um patriota e fazer alguma coisa pelo nosso país condenando os mensaleiros? Ele pode passar para a História ou esconder-se no limbo dos que se acovardam e se calam.

  • Corinthians

    -

    12/12/2011 às 11:26 pm

    Fico me perguntando: Por que agora ? Ainda estamos longe das eleições de 2012… agora só temos as prévias do PSDB, e Serra não está entre os pré-candidatos… a não ser que os petralhas queiram acabar com toda e qualquer possibilidade de Serra se colocar como candidato no PSDB – o que com certeza faria om que os pré-candidatos desistissem da disputa, abrindo caminho para ele – e para tentar minar a aliança entre PSDB e PSD de Kassab, onde Serra aparece como o grande interlocutor.
    Mais uma vez vemos o modus operandi petista. Até aí sem surpresas. O que me surpreende é a quantidade de pessoas que acabam pagando para serem enganadas…

  • Marcus Borelli

    -

    12/12/2011 às 9:01 pm

    Reinaldo

    O vídeo não é novo e nem novidade mas cabe como uma luva ao seu brilhante texto.

    http://holostech.com/vergonhademim.wmv

    Abraço fraterno.

  • Felipe MJ

    -

    12/12/2011 às 8:39 pm

    não sei quem fez… provavelmente o Serra não seria burro a ponto disso, mas recebi na época um e-mail com uma montagem grosseira da Dilma ao lado de um fuzil

  • Marcos F

    -

    12/12/2011 às 8:36 pm

    Biografia de uma … pre-si-den-te??? do Brasil???
    Que vergonha alheia sinto por todos os que votaram nela, mesmo alheios aos seus mal-feitos.
    A Dilma deixou sair isto?
    Espero que: no dia em que o Serra for Presidente, ela esteja escondida, e que o YouTube ache-a num reduto de homeless – porque nem casa merece uma pessoa que imprime um texto como este.
    Foi pouco fazer o mal à sua família, à sua filha, aos seus amigos?

  • Braflokan

    -

    12/12/2011 às 7:01 pm

    Peço corrigir: é “se”, não “de” em “os católicos e evangélicos de mobilizaram”.

    REINALDO OBSERVA

    Já corrigi. tks.
    R.

  • RONALDE

    -

    12/12/2011 às 6:35 pm

    Reinaldo, você não vai comentar o caso da família Queiroz devido a reportagem ter sido publicada na Isto É?

  • dórius

    -

    12/12/2011 às 6:34 pm

    De que adianta a competência do Serra, se ele não consegue convencer ninguém?? Não a nós, que felizmente, não precisamos do seu convencimento, em face do conhecimento da sua trajetória política, marcada pela honestidade, trabalho duro, sério e competente. Falo daqueles milhões de pobres coitados que se convencem pela retórica das palavras habilmente articuladas pelos vigaristas vendedores de ilusões, craques na arte de enganar o povo. O que essa gente gosta é daquele político que não tem medo de dizer o que pensa, que fala com convicção quando se trata de defender suas ideias, mesmo as mais absurdas. Infelizmente, os bons são tímidos, frouxos, vergonhosos, comedidos nas palavras em cujo discurso caem bem aos nossos ouvidos. Na pólitica, ganha quem fala mais alto, quem mente mais, quem convence mais, enfim, quem tem o dom da iludir. É disto que o povo gosta; é isto que o povo quer…..depois vamos pagando o preço da degraça perpetrada por nós mesmos. Ê,Ê Ê, VIDA DE GADO, POVO MARCADO, POVO FELIZ! como diz a música do Zé Ramalho.

  • Silva

    -

    12/12/2011 às 6:34 pm

    Sr. Reinaldo, o povo não é idiota!´E claro que podem existir aqueles que querem ou se deixam passar por idiotas! A campanha de serra foi lamentável, em todos os sentidos. Ele só foi para o segundo turno por causa da marina!

  • jose

    -

    12/12/2011 às 6:27 pm

    A ditadura dos corruPTos já está em vigor. O judiciário e o legislativo estão tomados, os sindicatos e movimentos sociais, a imprensa, enfim, a ditadora faz o que quer na hora que quer e não há ninguém para puxar-lhe o freio. SÓ UM IMPEACHMENT RESOLVE !!!

  • Ana

    -

    12/12/2011 às 6:23 pm

    EM PORTUGAL, UM GRUPO DENOMINADO ” ANONYMOUS PORTUGAL” POSTOU UM VÍDEO MUITO INTERESSANTE. VALE A PENA ASSISTIR A ELE.

    Em vésperas do Dia Mundial dos Direitos Humanos, o grupo Anonymous Portugal divulgou um vídeo com uma “mensagem aos cidadãos”, onde citam o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, e deixam claro que vieram “para ficar, unidos como Um, divididos por Zero”. Sem “dar tréguas a corruptos”.

    O vídeo, com quase quatro minutos, começa com um trecho da intervenção de Marinho Pinto, na sessão solene de abertura do Ano Judicial de 2011. “Não é só na Justiça que as coisas vão mal. A generalidade dos cidadãos sente que o país vive um dos períodos mais difíceis da sua história”, disse Marinho Pinto, em março deste ano.

    “Temos a sensação de que o estado se dissolve e que as instituições se desmoronam. Ao longo dos anos, a corrupção alastrou a todos os níveis do aparelho de Estado”, afirmou o bastonário da Ordem dos Advogados em nome de todos os cidadãos, frisando: “Houve as que acumularam fortunas gigantescas no exercício exclusivo das mais altas funções públicas, durante anos, à vista de toda a gente, sem que aparentemente ninguém se apercebesse ou se incomodasse com isso”.

    A “coragem e transparência” do bastonário da Ordem dos Advogados é saudada agora neste vídeo pelo grupo Anonymous Portugal, que diz representar “todos os cidadãos que há muito anseiam pela oportunidade de agir pacífica e proativamente”.

    O grupo deixa claro que é o início de uma “jornada contra a tirania e toda a forma de injustiça”, porque é “urgente e justo questionar todos os lados”. Com uma voz feminina, distorcida, o grupo passa uma mensagem de incentivo ao país para não cruzar os braços: “Apatia não é solução”.

    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/anonymous-portugal-divulga-mensagem-aos-cidadaos-video=f693823#ixzz1gLzq4qkd

  • marla

    -

    12/12/2011 às 6:04 pm

    A petralhada sabe que a força que o Serra tem…Penso que o PSDB deveria reagir fortemente…Deve haver espaços na mídia para sefazer isso. O que não se pode é aceitar mansamente essas inverdades…Tem muita gente batendo de frente nessa petralhada…Convivo com uma ex prefeita da minha cidade que anda caladinha, desde que foi confrontada com a verdade dos fatos…É preciso encarar essa gente!!!

  • sueli

    -

    12/12/2011 às 5:29 pm

    PETRALHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
    Amélia C. Bitontti- 12/12/2011 às 15:48

    REINALDO AVISA

    Reinaldox pegou a Cascuda

  • Denise

    -

    12/12/2011 às 5:21 pm

    Caro Reinaldo!

    Tem um episódio da série “Seinfeld” que ilustra bem uma das táticas do PT. O tal Seinfeld é um exímio jogador de tênis. E todos no clube que ele freqüenta sabem disso! Um dia, ele está jogando quando chega um cara e lhe pede para fingir que joga mal para que ele possa vencê-lo. Ele queria se mostrar para uma garota que iria assistir a partida. Bem, Seinfeld tem pena do coitado e resolve ajudar. O cara começa a vencer, vai se achando e, de repente, começa a tirar sarro do Seinfeld: “Nossa! Você joga ruim demais! Meus Deus do céu, como pode uma pessoa jogar tão mal assim! Você não tem pique nem para pegar esta bola simples?” E assim vai até que Seinfeld resolve esquecer o combinado e fazer o que sabe melhor: jogar tênis como um campeão! Não preciso dizer que ele arrasa com o cara na frente da garota!

    Bem, há muito tempo que o PT vem tentando desmoralizar o Serra e, na minha opinião, ele e o PSDB não reagem à altura! Vão deixando (por pena, por não querer arranjar confusão ou sei lá porquê) os petistas avançarem sempre mais um pouquinho! Acho que já está mais que na hora de reagir! Ele tem que acionar a justiça!

    O Serra me parece um político super competente (foi considerado o melhor prefeito e governador de SP., conseguiu quebrar as patentes dos remédios contra a AIDS, foi considerado um excelente Ministro da Saúde, etc), decente, sério, voltado realmente para tentar solucionar os problemas do Brasi! Um político como pouquíssimos por aqui!

    Denise

    PS. Faço parte do 1/3 que jamais vota no PT! Acho que em política também é importante saber qual é a intenção final de um programa de governo! E a do PT não me parece nada boa! Eles vão se fingindo de democráticos para lá na frente, se puderem (espero que o Brasil seja maior que eles), proclamarem a ditadura dos endinheirados (dos ricos, não por merecimento, mas por roubalheira do dinheiro dos contribuintes!!!!)
    d

  • Sherlock

    -

    12/12/2011 às 5:14 pm

    Rei,

    Amélia C. Bitontti – 12/12/2011 às 15:48
    . .
    Manda empilhar coquinho na descida ou trata com REINALDOXXX – o que for mais fácil.

  • paulistiba

    -

    12/12/2011 às 5:12 pm

    boa tarde, o jogo ja começou p/eleiçao da pref.sp.a tv.recorde atraves de seu canal new, quando a dar os primeiros anuncios sobre a pesquiza de votos, a primeira coisa que disseram que Serra tinha maior rejeiçao dos eleitores , consequentimente a noticia que ele esta em 1 lugar na pesquisa pela corrida dos votos ja nao era tao importante, aguardem que vem mais e so começo.

  • joao batista de souza

    -

    12/12/2011 às 5:09 pm

    Todo mundo está careca de saber, que o serra perdeu a eleição por se recusar a agredir a adversária, preferiu a lhaneza, ao jogo rasteiro do vale tudo para vencer de qualquer maneira, isso é fato. Todo mundo sabe, também, que ele é o mais preparado, por isso as pesquisas, feitas por esse mesmo grupo, o diminui. Coloca-lo ao nível de um pagodeiro, é uma maneira refinada de mais pura safadeza, como também se sabe que araruta também tem o seu dia de mingau, essa turma que se acha espertinha, cava o seu abismo com os seus próprios pés, tal qual os versos de o Mundo é um moinho de Cartola

  • Joaquim Trindade

    -

    12/12/2011 às 5:01 pm

    Na verdade é a velha tesoura, senti isso quando o Serra e o PSDB abriram mão de apoiar católicos e evangélicos sobre a discriminalização do aborto em 2010 e fizeram um silencio cúmplice, para mim PSDB e PT são faces de uma mesma moeda.

  • Ramos

    -

    12/12/2011 às 4:57 pm

    Falta ao Serra coragem, com medo de errar ele acaba se acovardando… Teve medo de enfrentar a popularidade do Lulla e se apequenou na disputa eleitoral.
    Quero, e garanto que a maioria quer, um lider que canalize toda essa insatisfação existente no país e enfrente os petistas para derrotar. Enganam-se, FHC e Serra, quando acham que sendo moderados com os petistas vão receber o mesmo tratamento quando forem governo…
    Para liderar, além da competência, tem que ter coragem. FHC ganhou as eleições porque teve coragem para enfrentar a inflação e modernizar nosso sistema economico/financeiro. A coragem hoje é para enfrentar a corrupção, impunidade e recuperar a infra estrutura do país, para isso tem, necessáriamente, que enfrentar e derrotar os petralhas…

  • Memyself

    -

    12/12/2011 às 4:56 pm

    Amélia C. Bitontti
    - 12/12/2011 às 15:48

    Reinaldo, a moça quer fazer jus ao sobrenome. Extermine-a.

    REINALDO AVISA

    Reinaldox pegou a Cascuda

  • aninha

    -

    12/12/2011 às 4:55 pm

    Serra é um homem sério e competente, o dificil na politica é competir com pessoas de baixo escalão que estão dispostas a tudo para conquistar e se manter no poder. O qe mais gostei das realizações de Serra foi os remédio gratuitos à população carente. um bom politico está nas obras e não nas palavras de sedução ou de fofoca.

  • Sou contra a comissão da verdade e da vingança aos militares.

    -

    12/12/2011 às 4:51 pm

    A lei penal diz que uma lei não pode retroagir salvo para beneficiar o réu. Então como querem criar uma comissão da verdade punindo hoje atos praticados no passado, se a comissão for criada o máximo que ela pode é punir os casos de extorsão a partir de sua criação, não pode punir os casos do passado,pois os réus são tidos como inocentes, pois não tinham consciencia de seus atos, agindo sob ordens e que na época era permitida.

    “o dispositivo constitucional estabelece que lei penal só pode retroagir se for benéfica: “se não é benéfica não pode retroagir”. “No caso, retroagir à lei de crime hediondo a crime praticado antes da sua vigência, evidentemente que não é benéfico”, enfatizou.”

  • Adriano

    -

    12/12/2011 às 4:46 pm

    Caro Reinaldo,
    no site do youtube coloquei as palavras “Dilma aborto folha” no campo de pesquisa e apareceu o vídeo da sabatina da Folha.
    Abraços, não publicar.

  • Alex Melo

    -

    12/12/2011 às 4:44 pm

    O maior problema que vejo no caso Serra, e isto já da época da eleição presidencial, é que o próprio PSDB parece ter vergonha dele.
    Temos de um lado um homem que a meu ver foi mal no debate da eleição, mas é um dos homens que mais merecem nosso respeito, tendo feito um ministério da saúde brilhante, e ótimo prefeito e governador de São Paulo. São décadas de politicas sem ter uma única dúvida a pairar sobre sua retidão (ao contrário de Lula e os mensaleiros, por exemplo). Mais ainda: mesmo não tendo feito um debate muito bom na eleição, ainda conseguiu uma quantidade enorme de votos!
    Por outro lado, seus próprios companheiros de partido parece que agem para aliená-lo, afastá-lo de tudo, agindo como se tivessem vergonha dele. E se os próprios colegas de partido acham que ele é passado, que já não merece respeito, porque a população deveria pensar diferente?

    Mas, se pensarmos em como o PSDB tratou Fernando Henrique e seu legado após os 2 mandatos, nada mais esperado do que fazerem o que estão fazendo.

    É uma pena que o PSDB esteja se apequenando tanto.. talvez esteja na hora de Serra seguir para o PSD – onde mesmo o partido se dizendo de governo, creio que ainda fará mais oposição do que fazem os tucanos hoje.

  • |O Brasil só vai progredir quando parar de olhar para trás, para a ditadura antiga e querer aumentar a ditadura atual...

    -

    12/12/2011 às 4:39 pm

    Acho um absurdo a comissão da verdade, tendo em vista que os militares foram derrotados duas vezes, uma com a vitória da democracia, outra com a vitória de Dilma para presidente. Agora a vingança não faz juz, ela que pergunte ao povo brasileiro se nós queremos a vingança, todos diremos que queremos que o governo se centralize em nossos problemas de hoje, o dinheiro que ganhamos hoje que seja devolvido honestamene à população e nao que seja usado para vingança pessoal. Nós não temos o sentimento de vingança em nossos corações e portanto não apoiamos a vingança pessoal da presidenta e seu partido. Cada petista tem uma doença, a de Dilma é ser presa ao passado, querendo vingança. Acho que a maior vingança ao nosso inimigo é nossa vitória, agora não se satisfazer com isso e ficar buscando difunto na cova é coisa insana.

  • paulo

    -

    12/12/2011 às 4:36 pm

    Caro Rei: Todos nós estamos indignados, mas o que fazer?.
    Já estou cansado de mostrar os desmandos desta gente, a impressão que eu tenho é que estão todos anestesiados.

  • Cláudius

    -

    12/12/2011 às 4:31 pm

    O PSDB está dormindo com os olhos do PT. Este trata o pessoaldo do PSDB como inimigo figadal, ira bilial, sibilina até. As lidranças do PSDB tratam os petistas como opositores fidalgais. Assim não dá!

  • Carlos Weber

    -

    12/12/2011 às 4:25 pm

    Caro Reinaldo,
    não sei se vc vai publicar este comentárioa, até porque não tem muito a ver com o assunto deste “post”.
    É que eu sou ateu é embora criado como católico, um dia descobri que não acreditava nem na bondade nem na maldade de Deus, e por fim, nem acreditava mais na existência de Deus, nem de deuses.
    Entretanto, uma idéia ficou: acredito na santidade da vida da mesma forma que qualquer cristão, e, tenho a mesma posição que os católicos sobre o aborto, mas mitigada: entendo que este é possível exatamente nos casos previstos na lei penal brasileira.
    E quando vc disse “Nasceram de grupos religiosos católicos e evangélicos preocupados — E COM JUSTEZA QUANDO SE É CRISTÃO — com as opiniões que tinha Dilma sobre o aborto.”, fiquei um pouco incomodado. na verdade, acho que seria melhor se dissesse, em vez de cristão, humanista. Mas não estou dizendo humanista do tipo que usa este discurso para justificar barbarismos e barbaridades contra a liberdade. Sou humanista como o foi Voltaire (defendo até a morte o seu direito de discordar das minhas idéias).
    Quanto à santidade da vida, gostaria de não precisar comer carne, assim não precisaria de animais, nossos parentes de Vida. Incorência? talvez.
    No mais, acesso seu blog todos os dias, e fico feliz quando sei que existe inteligência neste Universo.

  • cleusa

    -

    12/12/2011 às 4:25 pm

    Entendo; Serra com seus 44 milhões de eleitores deu um baita susto na ” thurma”. Imaginem agora, com a queda em cascata, desses seis honrados ministros da era Lulalá. O PT esta vendo o que alguns caciques do PSDB se recusam a enxergar. O Brasil honesto grita por pessoas honestas nos representando no planalto.Pode ser a dobradinha Serra e kátia Abreu. Seria um bom começo.

  • Drakko

    -

    12/12/2011 às 4:25 pm

    Amélia C. Bitontti
    às 15:48

    Essa amélia aí é a ratazana de verdade!
    Hehehe…

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou a Cascuda

  • Ana

    -

    12/12/2011 às 4:17 pm

    REINALDO: MATE ESSA CASCUDA FEDORENTA E ANTISSEMITA:
    Márcio – 12/12/2011 às 12:55

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou Cascida anti-semita

  • Heloah

    -

    12/12/2011 às 4:14 pm

    Barata às 15:48

    REINALDO AVISA

    Reinaldox pegou a Cascuda

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados