Blogs e Colunistas

07/03/2012

às 20:55

“E os milhões mortos pela Santa Inquisição?”, perguntam. E eu respondo.

Escrevi em alguns posts que os valores essenciais do cristianismo certamente conduzem um juiz a um bom caminho — isso se o crucifixo estivesse em alguns tribunais por isso. Mas a razão, como já expliquei, é outra. Sempre que se fala do cristianismo, conjugam-se as mais variadas correntes de difamação da religião, especialmente do catolicismo, que se foram formando ao longo da história. A mais recente — historicamente falando — e mais poderosa, claro, é o marxismo. Atrocidades foram cometidas por autoridades eclesiásticas em quase dois mil anos de história? Foram, sim! E a própria Igreja se debruçou sobre isso.

Uma das técnicas da militância política, que deveria causar repúdio aos historiadores, é distorcer os fatos para vender uma ideologia. Infelizmente, no Brasil e em boa parte do mundo, quando o tema é religião, a irracionalidade predomina… em nome da razão! Nos colégios, nos cursinhos, nas universidades, professores se referem aos “milhões de mortos da Inquisição”, por exemplo, para tentar criticar não aquela Igreja do passado, mas a do presente. Parece que não há diferença entre as práticas do século 17 e as do século 21!!! Imaginem se todas as barbaridades que os cientistas já cometeram, na comparação com o que sabemos hoje, fossem usadas para considerar a ciência, então, um discurso brutalizante. “Religião não é ciência”, gritará alguém. De fato, a crença não é um objeto que possa ser dissecado à luz das leis da natureza. Mas existem uma ciência teológica e uma ciência moral que remetem ao conjunto de experiências e conhecimentos acumulados no terreno da fé. Adiante.

Ao longo do tempo, por bons e maus motivos, a Igreja foi uma inimiga poderosa de poderosos. Misturou-se e não se distinguiu da política durante um largo período. E foi, nem poderia ser diferente, alvo de difamações. Uma delas diz respeito justamente aos tais “milhões” de mortos da Inquisição. Uma leitora, Tereza Cristina, manda o comentário que segue. Ao responder a ela, respondo a dezenas, talvez centenas de outros comentários de igual teor. Leiam.

Reinaldo, você pode até discordar da Liga Brasileira de Lésbicas é um direito seu. Mas negar parte da história do Cristianismo no seu discurso é inaceitável. As acusações feitas a Liga hoje por você já foram práticas do Cristianismo. Não vamos esquecer da SANTA INQUISIÇÃO: momento que sabemos muitos morreram, foram torturados, sofreram perseguição religiosa e que a proteção da vida não foi lembrada. Seria bom também, se tivéssemos como voltar no tempo e perguntar aos africanos que vieram para o Brasil sobre PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA.Só para lembrar: A Inquisição foi um espécie de Tribunal religioso criado na Idade Média para condenar TODOS que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.Mandou para a fogueira milhares de pessoas como você mesmo falou ” crime simplesmente por não concordar com eles. De que mesmo a Liga está sendo acusada???? Contra fatos não há argumentos.

Comento
Em primeiro lugar, não acusei a “Liga Brasileira de Lésbicas” de coisa nenhuma — só de intolerância. Quanto à Santa Inquisição, republico um texto do site católico
Veritatis Splendor – Memória e Ortodoxia Cristãs, que põe as coisas nos seus devidos lugares, com as necessárias referências bibliográficas.

Quem ainda estiver disposto a aprender alguma coisa vai se surpreender com o texto. Quem já sabe ficará satisfeito com a divulgação dos fatos — ou vai se zangar porque a mentira lhe é útil. E há sempre aquele que não vai querer aprender nada: “Ah, o Reinaldo está dizendo que a Inquisição foi bolinho”. Atenção! A fase do Terror, da Revolução Francesa, matou, em um ano, milhares de pessoas — os números variam de 16 mil a 40 mil. Muitas vezes mais do que a Inquisição em quatro séculos! Fidel Castro fuzilou, sozinho, muito mais do que o Santo Ofício ao longo da história: 17 mil pessoas. Se considerarmos, então, os mais de 80 mil que morreram afogados tentando fugir da ilha… Mao Tse-Tung matou 70 milhões; Stálin, 25 milhões; Hitler, 6 milhões…

Não, senhores! Eu não estou negando que a Igreja tenha praticado brutalidades. Como vocês verão abaixo, no entanto, ela podia ser muito mais branda que os tribunais civis. Mas isso é o de menos. Invariavelmente, os que querem mandar a Igreja, mesmo a de hoje, para o banco dos réus costumam mandar para o trono Robespierre, Fidel, Mao, Stálin…

Leiam o artigo, reflitam, pesquisem.
*
A Inquisição exterminou 30 milhões de pessoas?
Para muitos estes supostos dados de “milhões de mortes” são as provas claras e literais do obscurantismo e corrupção da Igreja católica durante a “Idade das Trevas” podemos então afirmar a veracidade destes números que pressupõem que um verdadeiro “holocausto” foi promovido por parte do clero da Igreja Católica?

É comum vermos na literatura secular, em filmes e documentários, pior nas escolas do ensino fundamental e médio e até em faculdades e universidades, a afirmativa de que a Igreja “torturou e matou milhares”, alguns dizem milhões de pessoas aniquiladas pela Inquisição. Há também diversos ambientes acadêmicos no Brasil em que é nítido tal interpretação, são muitos autores e professores universitários a partilhar dessas objeções.

É inegável a atuação da Inquisição assim como os julgamentos, qualquer contraposição é uma aberração um erro grotesco de história, a crítica veiculada neste texto é dirigida aos números de mortes e incidentes referentes aos cerca de 386 anos de atuação, deste tribunal eclesiástico.

Muitos podem até dizer que números não importam, contudo ela “matou e torturou”, a questão é que nesta situação os números representam o maior pretexto e fonte de contradições a temática, pois tendem a alimentar e propagar a ideia de uma tragédia histórica, sem controle, um crime, um perverso e criminoso ato, vindo da Igreja contra a humanidade. Não levando em conta os fatores, o contexto e as posições religiosas da época estaria correto colaborar com estas argumentações e afirmações? Teria sido uma ferramenta de perseguição e extermínio de quem ousava pensar diferente? ou trata-se de posições subjetivas oriundas do homem contemporâneo?

Vale salientar que estas sociedades eram claramente ligadas ao bem e ‘alegria social’ (Pernoud, 1997) e da religião “em função da fé cristã” (Daniel Rops, Vol. III. p. 43), tinham como ferramentas de prevenção, a condenação de grupo ou individuo, para evitar a contaminação de confusões e divisões que ruíam ‘todo o sistema e ordem social da época’ (Gonzaga, 1994) além de evitar a propagação de heresias e divisões entre os fieis na Cristandade, assim os códigos penais abraçavam e previam comumente a tortura e a morte do réu. E o povo entendia que estes eram os princípios jurídicos e inquisidores (cf. Mt 18,6-7) que evitavam a expansão de cismas e heresias.

Mas seriam verdadeiros estes indicies sobre a Inquisição? Ou é maquinação vinda dos inimigos da religião que tiram proveito não só da Inquisição ou das Cruzadas, centram-se também nos erros e faltas morais de alguns filhos da Igreja para fazê-los de “cavalo de batalha na sua guerra contra a religião e para perpetuamente as estarem lançando em rosto à Igreja.” como disse o historiador e Pe. W. Devivier, S.J.  Fato que “é da natureza da Igreja provocar ira e ataque do mundo” segundo Hilaire Belloc.

A principal finalidade do artigo não é amenizar os efeitos da Instituição ou fazê-la mais branda, mas trazer a tona os fatos e verdadeiros números da referida instituição, cujos estudiosos sérios testemunham para que possamos construir uma justa interpretação do tema, sem nos veicularmos a nenhuma propaganda anticatólica.

Vamos tomar como referência as Atas do grande Simpósio Internacional sobre a Inquisição, em que 30 grandes historiadores participaram vindos de diversas confissões religiosas, para tratar historicamente da Inquisição, proposta motivada pela Igreja. O Papa João Paulo II afirmou certa vez: “Na opinião do publico, a imagem da Inquisição representa praticamente o símbolo do escândalo”. E perguntou “Até que ponto essa imagem é fiel à realidade”.

O encontro realizou-se entre os dias 29 e 31 de Outubro de 1998. Com total abertura dos arquivos da Congregação do Santo Oficio e da Congregação do Índice. As Atas deste Simpósio, foram anos depois reunidas e apresentadas ao público, sob forma de livro contendo 783 paginas, intitulado originalmente de “L’Inquisione” pelo historiador Agostinho Borromeo, professor da Universidade de La Sapienza de Roma. O mesmo historiador lembrou “Para historiadores, porem, os números têm significado” (Folha de S. Paulo, 16 junho 2004).

As atas documentais do Simpósio, já foram utilizadas em vários obras de historiadores, e continuam a ser, tais documentos são resultados de uma profunda pesquisa sobre os dados de processos inquisitoriais: as seguintes afirmações foram declaradas pelo historiador Agostinho Borromeo.

Sobre a “famigerada e terrível” Inquisição Espanhola:
“A Inquisição na Espanha celebrou, entre 1540 e 1700, 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram apenas 1,8% (804) e, destes, 1,7% (13) foram condenados em “contumácia”, ou seja, pessoas de paradeiro desconhecido ou mortos que em seu lugar se queimavam ou enforcavam bonecos.”

Sobre as famosas “caças às bruxas”.
“Dos 125.000 processos de sua historia [tribunais eclesiásticos], a Inquisição espanhola condenou a morte 59 “bruxas”. Na Itália. 36 e em Portugal 4.”

E a propaganda de que “foram milhões”.

Constatou-se que os tribunais religiosos eram mais brandos do que os tribunais civis, tiveram poucas participações nestes casos, o que não aconteceu com os tribunais civis que mataram milhares de pessoas.

Sentenças de um famoso inquisidor:
“Em 930 sentenças que o Inquisidor Bernardo Guy pronunciou em 15 anos, houve 139 absolvições, 132 penitências canônicas, 152 obrigações de peregrinações, 307 prisões e 42 “entregas ao braço secular” ([citado em] AQUINO, Felipe. Para entender a Inquisição. 1 ed. Cleofas. Lorena. 2009, p. 23).

O Simpósio conclui que as penas de morte e os processos em que se usava-se tortura, representam números pouco expressivos, ao contrario do se imaginava e foi propagado. Os dados são uma verdadeira demolição e extirpação de muitas ideias falsas e fantasiosas sobre a Inquisição.

“Hoje em dia, os historiadores já não utilizam o tema da inquisição como instrumento para defender ou atacar a Igreja. Diferentemente do que antes sucedia, o debate se encaminhou para o ambiente histórico com estatísticas sérias” (Historiador Agostinho Borromeo, presidente do Instituto Italiano de Estudos Ibéricos: AS, 1998).

Bom que tudo isto tem mudado é sinal de esperança, tomara que haja uma nova reconstrução “hermenêutica”, sendo esta necessidade histórica. Que com uma justa crítica acurada, superem-se as ambiguidades historiográficas.

Pena que as correntes históricas penduram-se e os teóricos antigos, dizem eles os “conceituados” continuam a ser as referencias “fidelíssimas”, assim na prática pedagógica e histórica; seja superior (acadêmica) ou (média e fundamental) ensinos públicos, continua à ritualista tradição a-histórica, não transparente sobre os acontecimentos e de tom feiticista e alienado, incluindo dentre destes, muitos estudiosos, professores, e jornalistas brasileiros e do resto do mundo. “Há milhões de pessoas que odeiam o que erroneamente supõe o que seja a Igreja Católica” (Bispo americano, John Fulton Sheen).

Referencias:

AQUINO, Felipe. Para entender a Inquisição. 1º ed. Cleofas. Lorena. 2009.

DEVEVIER, W. A Historia da Inquisição, curso de apologética cristã. Melhoramentos, São Paulo, 1925.

L’INQUISIONI. Atas do Simpósio sobre a Inquisição, 1998.

PERNOUD, Régine. A Idade Média: Que não nos ensinaram. Ed. Agir, SP, 1964.

ROPS. Henri-Daniel. A Igreja das Catedrais e das Cruzadas. Vol. III. Ed. Quadrante, São Paulo. 1993

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

208 Comentários

  • manoel barros

    -

    21/9/2014 às 4:06 pm

    Eu sou um leitor da Bíblia, esta diz: ate 2300 e tezentas tardes e manhãs o Santuario será purificado. Entendemos que nesse período os cristão foram mortos e perseguido; devido o evangelho dos apostolos ter sofrido mudanças por parte do Estado e o pder central. Jesus afirmou na cara de Pilatos que o reino dele não é deste mundo… Quem fizer uma igreja com poderes terrenos; acredito que esta igreja só pode ser de homens e não de DEUS. Deus deixou bem claro: um pequeno rebanho pobre e nunca uma igreja poderosa controlando os homens, com poder de inquisição. Tudo que fez está registrado no livro da vida; se fez o certo está lá se fez o errado também está lá. Haverá juizo pra tudo DEUS não é DEUS de confusão; por isso digo: quer façamos o certo ou o errado, tudo está registrado; incluive nossos pensamentos, quando articulamos o mal. Os evangélicos discordam da igreja católica; devido ela se parecer com o trono de DEUS aqui na terra – (digo parecer)querendo mandar nos homens sem ter autorização para isso. veja: A bíblia é dos judeus. E nela estão os mandamentos de DEUS. A igreja católica fez os dela; por isso dizer: parecer com o trono de DEUS na terra. No primeiro mandamento de DEUS diz: Não terá outro deus diante de MIM. A Bíblia afirma que somente DEUS é Santo. Acredito, se Jesus foi tentado, algo semelhante não podia acontecer com DEUS. Hoje temos o Santo padre, etc. Tudo isso é baseado em está separado do pecado. Santo é que está separado do pecado. Se DEUS diz que não ha um justo sequer. E o mais perfeito e omais santo dos homens sã como trapo de imundice. Como alguem que morreu se tornar santo pr um lider catóçico? Não temos esse relato dentro da Bíblia. O segundo mandamente diz DEUS: Não fará para ti imagens de esculturas. Isso já é suficiente para saberque a igreja Católica fez guerra cm DEUS todo poderoso. em São Mateus 5:17 diz: quem tropeças em um desses pequens mandamentos é culpado de todos; isto é quem viola, faz por conta própria. Mas sei que não ha argumentos contra a igreja Católica se ela se sente como a única reprentando DEUS aqui na terra. Os Concílio que os digam começando pelo de Niceia… Eu não quero ter uma demanda com DEUS todo poderoso, quem poderá me defender.

  • Carla soares.

    -

    27/6/2014 às 7:51 pm

    Deus que é Jesus cristo diz;os segredos serão escondidos dos sábios e entendido e revelado aos pequeninos,mas mesmo assim tem gente que prefere ir pra uma faculdade estudar a historia manipulada no concílio de Nicéia. Quem busca na faculdade Deus achara o das trevas não acredita em predestinação e em consequência não crê na bíblia.a biblia é tão clara e mundo tropeça nela todos os momento por que Deus disse que assim seria. é só pensar… se essa é a era mais escura do mundo religioso nunca tivemos tantas religiões como hoje temos.um paradoxo total.sendo sim estão na trevas por que são a maioria e Deus esta com a minoria. a voz do povo não é a voz de Deus,lembrando A voz do povo crucificou meu Jesus.Mas não vamos jogar perola aos porcos.Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisa lhe serão acrescentada. mas a FÉ o que nos torna irmão é deixada pra ultimo plano,acreditamos em tudo que o pastor e o padre fala,afinal é mais fácil do que ler a bíblia,orar não precisamos de igreja nem de pastor nem de padre ,só de Amor e fé na bíblia inteiramente não em pedaços ,retalhos que nos convêm.

  • Sua Mãe

    -

    2/5/2014 às 10:03 pm

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda!

  • Renato

    -

    20/2/2014 às 6:35 pm

    A comparação entre as mortes indiretas do marxismo e a contagem das vítimas da peste negra como se fossem mortos pela igreja católica é absurda.

    1. Os comunistas mataram, DE CASO pensado perto de 100.000.000 de pessoas. as mortes indiretas por má gestão econômica acrescem a esse número, e por isso alguns falam de 170.000.000. As mortes causadas DIRETAMENTE pela ICAR ao longo dos séculos (não só inquisição)está ordens de grandeza abaixo das mortes causadas pelos socialistas em poucas décadas.
    .
    2. A Icar não mandou matar gatos, pessoas supersticiosas mataram e não há provas de que isso tenha sido relevante. Certamente a peste bulbônica faria milhões de mortos na Europa, independentemente da quantidade de gatos.
    .
    3. Os hábitos de higiene péssimos pioraram muito a epidemia, mas esses hábitos não ruins não foram criados pela ICAR. Quase todos os povos que deram origem à Europa tinha um histórico de péssimos hábitos de higiene.
    .
    4.A ICAR não foi a causadora dos fatores agravantes de peste, mas mesmo que fosse, não teria conhecimento científico sobre epidemias.
    .
    5. Mesmo considerando apenas as mortes indiretas (não planejadas) dos países socialistas, a culpa dos governos é patente. Economistas previram claramente os resultados desastrosos da aplicação do socialismo, e um simples estudo da história teria mostrado os resultados inevitáveis. MISES escreveu a melhor obra sobre o tema, mostrando exatamente como o socialismo iria falhar, e suas previsões se cumpriram. E até escritores socialistas tinham mostrado que as propostas de Marx seriam desastrosas. Os governos marxistas não apenas implantaram um sistema que se sabia inviável, mas insistiram nisso década após década, mesmo vendo os resultados desastrosos diante de seus olhos. Sua culpa é patente.

    PS: É claro que é injustificável que alguma igreja mate quem quer que seja por causa de doutrina. Mas a comparação de números é essencial. Os coletivistas tentam rebaixar seus próprios números (que, contanto as revoluções e guerras que promoveram, passam muito acima de 200.000.000) e tentam desesperadamente aumentar os números de outras ideologias. As razões porque fazem isso são claras: Querem branquear sua história para poder continuar matando. Marxistas do mundo todo sonham com os próximos genocídios que pretendem fazer.

  • Miguel

    -

    17/2/2014 às 3:40 pm

    Adorei seu post
    Fiz um trabalho de religião ÉPICO citando (com devido referencia) partes de seu texto
    Muito obrigado!

  • david

    -

    15/2/2014 às 9:15 pm

    Não são por livros feitos pela inspiração de homen que vcs vão conseguir entender alguma, e sim por livros inspirados por Deus, leiama biblia!!!

  • david

    -

    15/2/2014 às 9:06 pm

    Querendo ou não vcs que tentam desfarçar a palavra de Deus e encinar doutrinas erradas, e os que não acreditam nesse Deus que lhe fez e fez tudo q existe tudo se encaicha, as profecias biblicas se comprem, e tudo se comprova, por que vcs n exeperimantam ler a biblia e estudar mais para poder sair falando, sera que livro feitos por mãos humanas seria capaz de durar milenios, se n tivesse a ajuda de alguem que é rodo poderoso? Sera que algum bestseller seria capaz de mudar tantas vidas como a biblia ja mudou? Sera ainda que alguem daria a sua propria vida para divulgar alguma historia ou livro de machado de assis Como fizeram alguns homens de Deus na epoca da inquizição a qual essa mesma matou esses homens, como pode chamar de santa uma imundicia dessas?
    Olha o que fala o livro do apocalipse sobre isso.

    Apocalipse 16:1-6 NTLH

    Depois ouvi uma voz forte falando de dentro do templo, dizendo aos sete anjos: — Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus! O primeiro anjo foi e derramou a sua taça sobre a terra. Feridas abertas, terríveis e dolorosas, apareceram naqueles que tinham o sinal do monstro e que haviam adorado a sua imagem. Aí o segundo anjo derramou a sua taça sobre o mar. A água ficou como o sangue de uma pessoa morta, e morreram todos os seres vivos do mar. Então o terceiro anjo derramou a sua taça sobre os rios e nas fontes de água, e eles viraram sangue. Eu ouvi o anjo que tinha autoridade sobre as águas dizer: — Tu és justo nos teus julgamentos, ó Deus santo, que és e que eras! Os maus derramaram o sangue do povo de Deus e dos profetas, e por isso tu lhes deste sangue para beber. Eles estão recebendo o que merecem.

    Analizem as escrituras sagradas pesquisem mais e vejam como rudo é verdade, arranquem essa venda que cobrem os seus olhos, se vcs querem criticar falar mal ou bem da biblia e da palavra que existe nela e dizer se é mentira ou verdade que Deus existe ou não e se aquela realmente é a sua palavra, se o que fazem os catolicos que dizem que tem biblia e que usam a biblia nos seus cultos e se eles estam certos ou errados, e se aquela palvra aquele livro faz mal ou bem para o ser humano, o minimo que vc tem que fazer e o mais logico é lela e analiza-la não acham?

    P.s.: me desculpem pelos erros ortograficos estou escrevendo pelo smartphone

  • Everto Gomes

    -

    14/2/2014 às 7:40 am

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda!

  • felipe

    -

    10/2/2014 às 11:28 am

    o para lembrar, ñ foi aIgreja Catolica quem matou,e sim qm governava na epoca.
    os reis ñ aceitava qualquer ato de heresia cometida pelo povo e os mandavam matar, mtos ate mataram rivais com o intuito de dizerem que eram hereges.
    a igreja criou a Santa Inquisião, justamente para que as pessoas tivessemum julgamento justo e as penas eram sempre excomulgar, so que os reis ñ aceitaram as penas que a igreja passavas.

  • Saint-Just

    -

    24/12/2013 às 8:11 pm

    “Sobre as famosas “caças às bruxas”.
    “Dos 125.000 processos de sua historia [tribunais eclesiásticos], a Inquisição espanhola condenou a morte 59 “bruxas”. Na Itália. 36 e em Portugal 4.”

    E a propaganda de que “foram milhões”.

    Constatou-se que os tribunais religiosos eram mais brandos do que os tribunais civis, tiveram poucas participações nestes casos, o que não aconteceu com os tribunais civis que mataram milhares de pessoas.” – Torquemada fica onde?

  • manuel horacio

    -

    7/12/2013 às 6:28 am

    temos que deixar a historia no seu devido lugar, ou seja na história, e temos é que fazer o que Jesus Cristo mandou, ou seja, seguir os ensinos de Cristo:>>>>>Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
    Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
    Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
    E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
    E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
    E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.Mateus 25:35-41, ESTAMOS NOS ACUSANDO MUTUAMENTE POR ALGO FEITO NOS PASSADO???, está no sermão do monte uma oportunidade de mudarmos a historia, pois a possibilidade do amor, da caridade, está em cada esquina, mas os ”religiosos” se perdem em devaneios acusando os cristãos de hoje por atos do passado, não é o ser católico, ou evangélico, que vai nos levar a missão para a qual Jesus nos capacitou, é o exercício deste ministerio, ou seja, SER CRISTÃO!!!, isto sim vai fazer a diferença nesta época, e não a história, se queremos escrever uma nova história, façamos com atos, e não com retórica, pois o capo para a pratica está em cada esquina, que ser cristão??? então imite a Cristo, leia o sermão do monte e cumpra-o. SIMPLES ASSIM!!!!

  • Gabriel Martins

    -

    25/11/2013 às 10:39 am

    É como colocar antolhos no cavalo e dizer pra ele virar a próxima esquerda, sem guiá-lo, resultado: ele vai continuar seguindo em frete. Esses anti-católicos não tão afim de saber de fatos não, eles querem mesmo é atacar a Igreja, pois assim se sobressaem de intelectuais, espertos, sabichões. Afinal, quem fala qualquer asneira contra a Igreja Católica ganha um aperto de mão junto com um belo sorriso, tapinha nas costas e quem sabe até uma nova amizade. Se você fala mal da Igreja, pronto, você entra pro gueto, e isso é o que importa. “Não não não… não interessa os fatos, números, fontes primárias, não interessa a verdade, pois queremos continuar fazendo pirraça contra a Igreja, pois se admitimos que a Igreja Católica está falando a verdade, nosso mundinho de fantasia vai todo pro ralo. Temos que continuar alimentando o teatrinho criado pelo Iluminismo, a séculos atrás, somos vítimas dele e queremos passá-lo adiante. Por favor, não nos mostre números reais, pois não queremos que ninguém destrua nosso castelinho de areia. Passar bem!”

  • Eurico

    -

    30/10/2013 às 2:45 pm

    No ano 33 da nossa era os romanos assassinaram Jesus e continuaram assassinando seus adeptos, por séculos. Mais de trezentos anos depois o Estado reconheceu o cristianismo como religião oficial e, usando o nome de Jesus, continuaram assassinando os que pertenciam a outras doutrinas. Jesus, em toda sua obra pregou o amor a Deus e ao próximo, portanto, a igreja católica não tinha, não tem e nem terá o direito de matar em seu nome. As justificativas apresentadas pelo fanático TOHMAS WOODS não resistem à menor crítica. A igreja católica matou em nome de Deus, milhares de pessoas que não acreditavam em seus dogmas (furados). O fanático THOMAS WOODS intencionalmente não faz referência ao papa Clemente XIV, que, tentando acabar com a SANTA INQUISIÇÃO, disse: Sei que estou assinando a minha sentença de morte e morreu envenenado depois.

  • leandro luiz

    -

    3/10/2013 às 11:03 am

    parabens pelo belo esclarecimento dos reais fatos históricos…não livrando o catolicismo da culpa mais colocando os “pingos nos ís” pena que muitos iram preferir continuar na segueira e não acreditar nesses reais numeros documentados…

  • Gilberto Conde

    -

    2/10/2013 às 10:15 pm

    Esse texto é muito esclarecedor, obrigado. É pena que o texto Veritatis Splendor – Memória e Ortodoxia Cristãs não dá mais para aceder, gostaria muito de o ler. De qualquer forma vou procurar no google.

  • marcelo martins

    -

    18/9/2013 às 10:37 am

    ReinaldoXXXXXX na cascuda!

  • marcelo martins

    -

    18/9/2013 às 10:28 am

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda!

  • Marcos M

    -

    26/7/2013 às 6:49 pm

    Tá rolando uma meme de que a inquisição teria matado 40/50 milhões eu eu argumento:
    - estão somando as mortes ocasionadas pela peste negra na conta?
    - que número absurdo, devem ter quase exterminado os europeus na idade média.
    - genocídio por genocídio o comunismo foi muito pior, com quase 100 milhões mortos de 1917 a 1991.

    Aparentemente o neo-ateísmo está usando a mesma tática dos órfãos da revolução socialista: mentindo descaradamente e se apresentando como donos da verdade.

  • pedro magno de moraes

    -

    27/4/2013 às 3:49 pm

    a biblia e a regra de fe para todos os que dizem cristao,nela encontramos em corintias 13 na integra a essencia do amor de deus na pessoa de jesus cristo.tambem nas parabolas,encontramos em linguagem figurada o amor de deus para com os homens. ensinamentos de valores geraes na vida dos homnes e seu carater. cristo curou,alimntou milhares,aconselhou,perdoou,deu vida e salvou a todos que a ele se a chequem. a inquisiçao foi nada mais que um ato brutal e irracional dos que diziam ser cristao.cristo em toda escritura so ensinou seus seguidores a fazer o bem da vida e nao tiralas. ato de crueldadee e atrocidade sao de anticristao, abuso de poder. se aproveitar do poder que lhe deram,que tais atos cometeram contra a humanidade. jesus ontem hoje e para sempre amor,amor…. todos comparecerao no tribunal de cristo para dar conta do que tem feito pelo meio do corpo quer seja bom ou mal. 2corintias 5 verciculo 10.

  • lourival

    -

    1/4/2013 às 3:19 pm

    tempos dificeis , uma época que tudo éra pela força ou pela dor , o mundo mudou graças aos homens inteligentes , de nossa época.

  • Luiz Gonzaga Martins

    -

    1/4/2013 às 8:41 am

    Parabéns pelo excelente artigo. Costuma-se acusar a Igreja de ter prejudicado a cura da Peste Negra. Tens algum material sobre isso? Estou com dificuldade de encontrar na internet.

  • Kleber Batista de Barros

    -

    25/2/2013 às 5:27 pm

    Isso implica dizer que a invasão de 40.000 protestantes em 1.524 matou mais do que a inquisição em 300 anos… Essa é a moral de quem ataca a Santa Igreja. Artigo muito bom!

  • Rosane

    -

    25/2/2013 às 5:19 pm

    Está no tempo de serem divulgadas essas correções históricas a respeito da Inquisição, como também das Cruzadas. Essas informações falsas vêm sendo reiteradamente repassadas pelos professores de História, e tem gente que leva uma vida repetindo-as, quando discorda Igreja. Espero que agora os insatisfeitos com a Igreja Católica debatam sobre as discordâncias em si, ou assumam que realmente não querem andar sobre as pegadas de Jesus. Quanto às Cruzadas, se não tivessem acontecido, estaríamos hoje sob o jugo dos mulçumanos, que, como é sabido, têm a pretensão de islamizar o mundo inteiro, nem que seja “à bomba”.

  • Godofredo

    -

    23/2/2013 às 11:31 pm

    Obrigado pela bibliografia em que se apoia o texto,que varre falsas verdades e perniciosas definições,sobre a Igreja Católica no decorrer das eras,claramente com o propósito de diminui-la.

  • kannahoot

    -

    23/2/2013 às 6:44 pm

    Concordo em Numero grau e genero. Precisamente o modelo de argumento que o pt usa em defesa propria…espero que o RENAN e o SARNEY leiam isso, vao parecer anjos despencando do ceu .A estupidez humana nao encontra limites( e hora de os cegos começarem a vomitar sabedorias) e lamentaval ler isso!!!!!

  • Hilda

    -

    23/2/2013 às 6:19 pm

    Falando em inquisição…e MIGUEL SERVET? O importante médico, cientista e teólgo espanhol morto pelo CALVINISMO???
    Condenado e julgado por João Calvino foi conduzido vivo à fogueira na Espanha do século 16. O pior é que histórica igreja Presbiteriana do Brasil (ramo direto da reforma protestante) trata a morte do médico como “incidente”.
    Basta pesquisar na Universidade Makenzie. Tb nunca ouvimos referências a intolerância e o antisemitismo de Martinho Lutero.

  • tatiane

    -

    6/2/2013 às 8:41 pm

    As pessoas, em geral, fazem um reducionismo da história. As penas de morte, na Inquisição, quando ocorriam, era pelo braço secular e não da Igreja. Quanto à investigação e julgamento ( que durava um certo período, até meses ), pelo menos isso existiu na Inquisição. A Revolução francesa, ao contrário, em nome da liberdade criou a “lei dos suspeitos” e quem era suspeito de ser contra a revolução não tinha direito a julgamento nenhum e era guilhotinado em até 24 horas, chegando a paranoia de, no período do terror, guilhotinar um francês “suspeito” e seu papagaio porque o papagaio gritava “Vive le roi” ( Viva o rei ) e não “Vive la republique” ( Viva la república ). Isso sem contar outros vários exemplos, como na Inglaterra, onde o braço secular condenou, em um ano, mais do que no mesmo períodos os inquisidores fizeram, condenando muitos a pena de morte por roubo, simplesmente por roubar uma ovelha, etc. Não precisam acreditar em mim, apenas procurem pesquisar a fundo estes temas.

  • soares- bombeiro

    -

    24/1/2013 às 7:09 pm

    a intolerancia religiosa que faz muitas coisas ruin acontece jesus falou sobre isto e esas coisas acontece a te detro dos lares dos que servem a deus e os que nao serve lucas 12 v 49 jesus tras fogo e dissecao a terra o lar se torna dividido por discordar dos seus ensinamento da palavra de jesus.

  • soares- bombeiro

    -

    24/1/2013 às 6:36 pm

    se deus era ruin no antigo testamento ele pouco tolerava o mal como vemos genesis 6 a maldade do homem se multiplicou sobre a terra os homens hoferecia as criancas aos deuses ate que ele nao teve mais tolerancia envio jesus mudar o coracoa do homem mas o homem nao quer nao queremos que este reine sobre nos disse a multidao a pilatos.

  • soares - bombeiro

    -

    24/1/2013 às 6:21 pm

    caro amigo jesus disse gracas te dou ho pai porque ocultaste estas coisas aos sabios e entendidos e revelastes aos pequeninos.. pedro era presbitero tinha sobre nome simao marcos 1 v29 30 era casado tinha esposa jesus curou sua sogra de febre, presbitero 1pedro5 v1 tues pedro sobre esta pedra a pedra que jesus falou e opropio jesus 1 pedro 2 v6 quem nela cre nao sera confundido daniel 2 v44 45 .

  • soares - bombeiro

    -

    24/1/2013 às 3:08 pm

    o homem quer fazer do seu jeito despreza a palavra de deus que e espirito e vida no livro aos galatas paulo falou sobre as obra da carne e as do espirito onde ha oespirito de deus ha liberdade amor paz santidade benignidade fe temprenca e os que sao de cristo sao conhecidos ate hoje existe os que quere forcar o povo a cre em heresias despresado o sacrificio de jesus o unico que pode perdoar os pecados da humanidade para salvacoa eterna ficam inventado mas a palavra de deus disse que tudo que o homem semear isto tambem seifara vamos semear o que ha de melhor abraco.

  • Brustolin

    -

    16/1/2013 às 2:00 am

    Concordocom o Autor e as referências.

  • SENTTNL@

    -

    24/12/2012 às 12:37 pm

    DEUS era mal no velho testamento e bom no novo?Em ambos o conceito de um DEUS bom e amoroso estava presente!Não esqueça-mos que ele escolheu um povo tirando-o do Egito dando ínicio a sua obra salvífica.Não esquecemos também,segundo os ditos e aprendizados históricos que a humanidade daquela época cometia atrocidades até mesmo com seus próprios filhos récem-nascidos chegando ao ponto de queimá-los vivos em nome de alguma dinvindade esperando ser beneficiada por tal ato de submissão,algo que descontentava totalmente O CRIADOR,por sua vez a nação de Israel por diversas vezes procurava-os imitar.Odeio oque foi feito nessa tal “de santa inquisição”,(que de santa não tem nada),odeio oque se faz diariamente nesse planeta,não comungo com a idéia que DEUS apóie tais práticas também.”E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”
    Gênesis 6:5

  • Mário Kempes

    -

    7/12/2012 às 5:35 pm

    O que eu vejo é que a igreja é apenas um braço de algo bem maior que nós esquecemos,o antigo testamento. se ela se baseia na bíblia, então se baseia mal. Já que no antigo testamento há torturas, assasinatos,genocídios.

  • Jarbas

    -

    13/9/2012 às 6:36 am

    Nao acreditei no que acabei de ler e tive que comentar. O fato de que a quantidade de pessoas mortas foi menor nao altera nada. As criticas contra a inquisiçao sao sobre sua ideologia. Mandar matar “hereges” em nome de Deus é errado, nao importa se foram duas ou dois milhoes. O que se critica é que o papa ordene matar os infieis nas cruzadas prometendo salvaçao eterna em retorno. vender indugencias dentre outras atrocidades. isso é o que esta sendo criticado atualmente. E o argumento de que ” naquela epoca era assim mesmo” me deixa perplexo. na minha modesta opiniao o cristianismo nasceu em um berço puro. As ideias de Jesus eram formidaveis e inspiradoras. Nao sei ao certo se sao mensagens de Deus e espero profundamente que tenham sido. Mas o homem as distorceu, usou a imagem e a ideia do cristianismo para conquistar o mundo(constantino) e refez as regras para seu proprio bem. O cristianismo e a ideia que cristo criara ja a muito morrera, agora seu nome seria usado para manipular pessoas e conquistar objetivos. Entendo que a fé de algumas pessoas seja grande o suficiente para nao permitir que as mesmas abrao os olhos e vejam que toda religiao envolvendo o nome de cristo ressucitado é uma grande fraude. Manipulada por poderosos da epoca para o proprio bem. Tambem entendo que a igreja e a religiao sejam necessarias para o bom funcionamento da sociedade. Mas acharia respeitoso da parte da igreja parar de tentar ludibriar e simplesmente ser honesta com os proprios fieis e admitirem os erros cometidos. admitindo que o Papa ou os lideres protestantes sao somente pessoas normais como qualquer outro, sujeitos ao erro. E foram sim, cometidas varias atrocidades. Acredito em Deus, sou um grande admirador de jesus(tenha sido homem ou santo), mas fico indignado com alguns “loucos” que ainda querem que o mundo viva sobre uma doutrina e rituais criados seculos atras por homens de carne e osso como eu e que defendem sua igreja de tal forma que fecham os olhos para a realidade dos fatos. Mas felizmente o mundo islamico(outra religiao boa de berço mas distorcida pelo homem) nao chegou as americas antes do cristianismo. Pois temo que talvez as mesmas pessoas que aqui defendem cristianismo com tanto fervor seriam, provavelmente, responsaveis por atos mais fortes do que simplesmente expressar sua “cega” opiniao. viva ao cristianismo. ” dos males, o menor”.

  • Hipolito José Neto

    -

    7/9/2012 às 11:57 am

    Discutir o número de pessoas vitimadas pelos “santos” julgamentos e condenações do Tribunal do Santo Ofício, nome dado a instituição responsável pelo processo de investigação, julgamento e execução do acusado, que assim como o Supremo Tribunal Federal do Brasil, ele não carecia de provas para condenar o acusado, uma simples suposição já era suficiente, acredito que comparar o número de mortos na Inquisição, com os que morreram nas revoluções Francesa, Russa e Cubana, se torna um pouco sem coerencia, haja vista, se trtar de períodos em que a densidade demográfica é incompavelmente diferente.
    Em outras palavras, se analisarmos pela proporcionalidade, veremos que todas mataram com igual furor. Quanto a Igreja responsável pelos atos da inquisição, o que posso afirmar com convicçõa, é que ela teve a humildade de se renovar. Não é de boa fé comparar a Igreja Católica de hoje com a Igreja medieval. A própria Igreja em si, sabe dos erros que cometeu no passado e já se penitencia por isso. Não é de bom grado buscar justificativas para quem matou mais ou matou menos pessoas. O que precisamos mesmos não repetir os erros do passado sob qualquer hipótese.

  • Antonio Vieira

    -

    4/9/2012 às 9:08 am

    Não compare Deus aos demônios do mundo. Agora veja e caucule:VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS= VICARIVS FILII DEI= DVX CLERI= e IESVS CRISTVS FILII DEI=

    Essa ai foi de mais srsrsrrs
    Esse precisa aprender a ler porque não teve nem coragem de ler o apocalipse. rss.

  • eduardo

    -

    3/9/2012 às 8:25 pm

    Esquerdista é uma maquina de cuspir plavras de ordem. Não estudam nem o proprio marxismo o que dirá a historia da civilização.

  • mauricio carlos

    -

    3/9/2012 às 7:15 pm

    Reinaldox na cascuda!

  • Maurício Garcia

    -

    6/7/2012 às 5:34 pm

    O messias foi assassinado covardemente, seus discípulos e os fieis. Quais foram o motivo?
    Não compare Deus aos demônios do mundo. Agora veja e caucule:VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS= VICARIVS FILII DEI= DVX CLERI= e IESVS CRISTVS FILII DEI=

  • Cassiane da Costa

    -

    21/6/2012 às 1:01 pm

    Fazendo uma leitura rápida parece que o texto busca revelar que a inquisição não matou tanta gente quanto se propaga. Pois, ela teria condenado à morte, imaginem, sequer 2% dos acusados. Questiono-me: os condenados não a morte saíram vivos de suas penas? Pelo que sei, direitos humanos, nutricionista, direito à visita, direito ao sol são garantias atuais. O texto “esclarecedor” citado como fonte de pesquisa ao mesmo tempo em que menciona apenas 1,8% de condenações à morte (de pessoas que praticaram o crime de não gostar de carne de porco, por exemplo – é nesse ponto que tais criminosos nao podem ser comparados aos julgados pelo Estado) cita apenas 139 absolvições no decorrer de 15 anos de julgamento. Recomendo o filme “Sombras de Goya” para que possam entender a visão que eu tenho sobre a prisão daquela época.

  • lucia

    -

    29/3/2012 às 7:57 pm

    eu gostaria de saber por que muitos usam este fato para deturpar a historia e diversos achados historicos e tambem como eles nao conseguem rebater as criticas começam a usar o fato da inquisiçao contra a igreja quer dizer quando eles nao podem acusar uma instituiçao religiosa eles usam de outros meios para persuardir as pessoas e perseguir uma instituiçao se aqui no brasil e no mundo prega a tal da tolerancia por que todos atacam a igreja tanto e que as lesbicas e os homossexuais podem casar no civil se podem casar no civil por que querem que a igreja catolica aceite o casamento deles na igreja eles sabem da posiçao da igreja mas porque obrigar a uma instituiçao a aceitar isso? ja que eles conseguiram esse casamento no civil nao precisa casar na igreja tanto e que varias pessoas so casam no civil por que eles nao se contentam so com o casamento civil

  • lucia

    -

    29/3/2012 às 7:45 pm

    Como Constantino fundou a Igreja Católica? Por que o fez? Por que nenhum cristão da época se insurgiu contra este fato? O que aconteceu com a Igreja que existia antes de Constantino? E, principalmente, como explicar que todos os dogmas de fé da Igreja aparecem em escritos cristãos séculos antes de Constantino?

  • ligia

    -

    23/3/2012 às 2:46 am

    boa, reinaldo!

  • carlos ande perin

    -

    15/3/2012 às 10:55 pm

    procurem se informar de um e-book chamado O Índice das Mentiras contra a Igreja Católica, imprimimos algumas cópias e temos algumas cópias para vender, mas tem em e-book tbm.

    Estão difamando a Igreja porque para se implantar um governo totalitário mundial, não é possível que isso ocorra com a permanência da Igreja como autoridade moral, porque senão ela vai denunciar o regime autoritário.

    Por isso que ficam falando de padres pedófilos, sendo que tem muito mais pastores pedófilos, falando de inquisição católica, sendo que a inquisição protestante matou muito mais. Defende o lado do protestantismo porque a ideia dos globalistas é dividir as religiões para que elas percam a força da união das pessoas e lançar umas contra as outras para daqui a 100 200 anos as pessoas verem a religião com o mesmo olho de quem hoje olha para o nazismo.

  • Pacheco

    -

    14/3/2012 às 6:13 pm

    Prezado Reinaldo,

    Bem oportunos os esclarecimentos que você corajosamente trouxe. Parabéns pelo seu valioso trabalho.

    Em complemento, indico o excelente documentário da BBC de Londres intitulado “O mito da Inquisição Espanhola”, com a participação de grandes historiadores que são referências neste assunto: http://pud.im/inquisicao

    Abraços,
    Pacheco

  • SAVIO

    -

    13/3/2012 às 1:09 am

    Para mim foi de grande serventia esse texto, que sou católico mas não muito informado sobre o tema, que sempre é usado quando se pretende criticar a Igreja. Tomei conhecimento desse artigo através de uma postagem no Facebook. Vou divulgá-lo a outras pessoas. parabéns.

  • Almirante Kirk

    -

    11/3/2012 às 5:02 am

    (Continuação…)
    Quanto a livros – sabendo que os brasileiros,salvo honrosas exceções,não são afeitos a leituras -,sugiro o EXCELENTE e ESCLARECEDOR livro ” COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL ” – o qual deu origem ao vídeo-documentário acima referido -,de Thomas E. Woods Jr, professor/pesquisador de Harvard/Columbia:

    “Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

    O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas:

    • Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;

    • Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade;

    • Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;

    • Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;

    • Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;

    • Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;

    • Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristão como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa.

    Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.” Mais aqui: http://www.quadrante.com.br/Pages/loja_detalhes.asp?id=672&categoria=Pensamentos

    Grato,caro Reinaldo!

  • Almirante Kirk

    -

    11/3/2012 às 4:58 am

    (Continuação – sobre Idade Média e os equívocos históricos presentes na infeliz expressão “Idade das Trevas”)
    Estes assuntos são tão vastos,profundos,complexos e delicados,que só uma pessoa muito estudiosa e determinada e com tempo disponível pode,caso queira,se debruçar sobre a análise de DOIS MIL ANOS de estudos sobre a Igreja Católica e sua benéfica e inestimável contribuição ao Mundo Civilizado!!!
    SE ATÉ AQUELES QUE SE DIZEM CATÓLICOS DEIXAM MUITO A DESEJAR, SEJA NA ANÁLISE DO QUE É A IGREJA CATÓLICA,SEJA NO QUE ELA REPRESENTOU E REPRESENTA, IMAGINE, ENTÃO, O QUE NÃO ESCREVEM E O QUE NÃO SAI DE INDIVÍDUOS NÃO-CATÓLICOS OU MESMO DE ANTICATÓLICOS, ou seja, ANTICRISTÃOS!
    Como sugestão de vídeo-documentário, sugiro este:
    1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização – Introdução

    http://il.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU
    (Continua…)

  • Almirante Kirk

    -

    11/3/2012 às 4:49 am

    A Idade Média, longe de ser a “Idade das Trevas”, foi um período muito importante, onde a santa Igreja Católica criava as bases ou os fundamentos da Civilização Ocidental de moral judaico-cristã!
    Com toda a informação hoje disponível acerca do referido período, causa- me espécie ler comentários onde a Idade Média seja vista ainda segundo uma infeliz, porque equivocada e tacanha, perspectiva, exemplificada pela expressão “Idade das Trevas” !
    LAMENTÁVEL!!!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados