Blogs e Colunistas
Se em meu ofício, ou arte severa,/ Vou labutando, na quietude/ Da noite, enquanto, à luz cantante/ De encapelada lua jazem/ Tantos amantes que entre os braços/ As próprias dores vão estreitando —/ Não é por pão, nem por ambição,/ Nem para em palcos de marfim/ Pavonear-me, trocando encantos,/ Mas pelo simples salário pago/ Pelo secreto coração deles. (Dylan Thomas — Tradução de Mário Faustino)

25/10/2014

às 0:37

A PALAVRA FINAL DE AÉCIO

Agradece a todos. Afirma chegar ao fim da campanha de pé, honrado. Diz que não é o candidato de um partido, mas da mudança, e que será um governante generoso. Anuncia que algo novo está em curso e que há no ar uma confiança nova. Há 30 anos, lembrou, ele fez essa mesma caminhada com Tancredo Neves, seu avô. Se merecer a confiança dos brasileiros, assegura que subirá a rampa do Palácio do Planalto com a mesma coragem e determinação com que Tancredo nos reconduziu à democracia. E encerra citando o melhor São Paulo, o apóstolo, afirmando que lutou o bom combate e jamais perdeu a sua fé.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:25

A PALAVRA FINAL DE DILMA

Faz os agradecimentos. Diz que quer o Brasil do amor e da solidariedade. Afirma que o Brasil de hoje é o da inovação e da ciência, dos negros, das mulheres e dos jovens. Nem crise nem pessimismo, diz, tirarão dos brasileiros o que eles conquistaram. “Não vamos permitir que o Brasil volte atrás”.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:22

Indecisa diz estar fora do mercado, embora qualificada, porque tem 55 anos. Pergunta a Aécio o que fazer a respeito

Aécio diz que o problema é o crescimento econômico. Afirma que país que não cresce não gera empregos de qualidade. Diz que o atual governo perdeu a capacidade de fazer o país crescer porque perdeu a confiança dos empresários e dos investidores. Diz que Brasil precisa de governo novo por isso. Dilma diz que o país gera empregos, sim, e fala da taxa de emprego de 4,9%. Diz que é necessário qualificação profissional. E fala de Pronatec de novo. Aécio diz que o caminho que nos espera é o pior de todos. Afirma que o que acontece com os investimentos vai refletir na vida dos trabalhadores.

 

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:20

Indecisa pergunta a Dilma como combater o tráfico e o consumo de drogas

Dilma diz que governo combate o crime organizado e o tráfico de armas. Diz que é preciso mudar a Constituição para atribuir ao governo federal as responsabilidades. Aécio disse que o governo age de forma desarticulada mesmo. Aécio diz que propõe um mutirão de resgate e explica o que é: estudantes que se afastaram da escola vão receber um salário mínimo para voltar à escola. Dilma diz esperar que os indecisos dali melhorem de vida. Afirma que drogas se trata com prevenção e tratamento.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:18

Indeciso fala sobre a violência nas favelas e pergunta a Aécio o que fazer a respeito

Aécio diz que primeira medida será proibir que se cotem verbas para a segurança; diz que é preciso ter uma nova política de fronteiras; diz que vai mudar a relação com países produtores de drogas; vai ampliar casas de recuperação para dependentes químicos; reformar código penal contra a impunidade. Diz que terá uma política nacional de segurança público. Disse que o governo federal gasta apenas 13% de tudo o que se investe em segurança. Dilma diz que o governo quer combater as drogas e a violência. Aécio diz que o governo gastou menos de 40% dos fundos nacional de segurança e penitenciário. Diz que o governo gastou só 40% do programa de combate ao crack

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:16

Indecisa diz que há esgoto a céu aberto onde mora e o que pode ser feito

Dilma diz que seu compromisso é acelerar a coleta e tratamento de esgoto. Diz que tem R$ 76 bilhões investidos nessa área, em parceria com estados e municípios. Diz que saneamento é questão de saúde pública e civilizado. Diz que vai dar absoluta prioridade a esgotamento sanitário. Diz que há municípios sem tratamento de água. Aécio diz que não vai terceirizar responsabilidades. Diz que vai desonerar investimentos em saneamento de PIS e Cofins, promessa que Dilma não cumpriu. Dilma diz que Aécio não pode fazer o que disse porque não pode interferir em estados e municípios. Dilma diz que o governo federal tira dinheiro do seu orçamento para financiar as obras nos estados mais pobres e que financia as obras nos estados mais ricos.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:13

TERCEIRO BLOCO

Bem, Aécio continua esmerilhando. Hoje, Dilma está naqueles dias.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:12

Dilma fala sobre educação e diz que tucanos foram contra Enem, ProUni e Fies. É falso!

Dilma diz que PSDB foi contra o Enem. Uau! Foi o PSDB que criou o Enem. Como poderia ser contra?! Lembra que ela elogiou FHC e que já o elogiou tanto que ele ficava até constrangido. Diz que ProUni começou em Goiás. Diz que, em seu programa, vai apoiar os jovens porque jovens para que possam completar o curso. Dilma diz que máquina de propaganda dele é muito eficiente e que ela tinha acreditado no choque de gestão, até concluir que não era verdade. Disse que o PSDB nunca foi a favor do ProUni. Aécio diz que nem o fato de ela estar tão longe de Minas há tanto tempo justifica que ela erre tanto nos números.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:09

Aécio pergunta se José Dirceu foi punido adequadamente ou é herói nacional

Dilma não responde e fala sobre o tal mensalão mineiro. Dilma diz que mensalão de Minas não tem processados nem punidos. Lá vai ela falar do Sivam, da Pasta Rosa. Aécio diz que ela não respondeu. Aécio diz que eles ficaram no poder 12 anos. E que o principal coordenador da campanha de Dilma é Walfrido dos Mares Guia, principal acusado do mensalão mineiro, é coordenador da campanha de Dilma.

Por Reinaldo Azevedo

25/10/2014

às 0:08

Dilma pergunta o que Aécio pretende fazer para financiar a safra

Aécio diz que o compromisso dele com o agronegócio não é de agora. Vem desde Minas Gerais. Aécio diz que ela destruiu o programa do Etanol: 70 usinas deixam de moer. Isso é verdade. Dilma diz que tem credenciais para defender a agricultura. Aécio diz par ela não reescrever a história e que o Pronaf foi criado para o PSDB. Aécio diz que a crise é grave em todos os setores e diz que a política externa impede acordos comerciais.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:58

Aécio pergunta quem está governando o Brasil, já que 39 ministros estavam em campanha

Dilma diz que ela governa e defende o fim da financiamento privado de campanha. Afirma que o tucano não tem interesse em reforma política. Aécio diz que, no ano passado, o PT recebeu R$ 80 milhões em doações empresariais e diz que a campanha dela é milionária. Diz que sempre defendeu limites no financiamento. Dilma diz que fim do financiamento empresarial é diferente do fim do financiamento privado. Dilma tenta dar aula sobre corrupção. Segundo ela, o financiamento empresarial coloca dentro das campanhas o fator econômico.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:57

Caso da água em São Paulo

Dilma pergunta se houve falta de planejamento no caso da água em SP.
Aécio diz que sim, mas do governo Dilma, como aponta o TCU. Aécio diz que governo de SP fez o que podia fazer. Afirmou que a população de São Paulo deu a resposta nas Urnas. Aécio diz que o governo de São Paulo não contou com o apoio da ANA, que é aparelhada pelo PT. Dilma diz que não panejar no estado mais rico do país é uma vergonha. Dilma cita o humorista Zé Simão e fala do “Meu Banho, Minha Vida”. Aécio diz que a Transposição do São Francisco era para 2010 e já estamos em 2014. Diz que falta de planejamento é a marca do governo Dilma. 

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:54

Dilma pergunta se houve falta de planejamento no caso da água em SP

Aécio diz que sim, mas do governo Dilma, como aponta o TCU. Aécio diz que governo de SP fez o que podia fazer. Afirmou que a população de São Paulo deu a resposta nas urnas. Aécio diz que o governo de São Paulo não contou com o apoio da ANA, que é aparelhada pelo PT. Dilma diz que não planejar no estado mais rico do país é uma vergonha. Dilma cita o humorista Zé Simão e fala do “Meu Banho, Minha Vida”. Aécio diz que a transposição do São Francisco era para 2010 e já estamos em 2014. Diz que falta de planejamento é a marca do governo Dilma.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:52

Aécio pergunta sobre atraso de verbas para deficientes

Diretora de Assistência Social confirmou que fundos de assistência estão atrasados três meses. Só 11% do que foi planejado para portadores de necessidades especiais. Dilma diz que ele está mal informado, mas não explica nada. Fala do Bolsa Família do governo FHC, que seria bem menor do que o do PT. Aécio diz que estão atrasados, sim, os repasses do Fundo de Assistência e diz que ela está mal informada sobre o seu próprio governo. Aécio  diz que, em seu governo, APAE será fortalecida. Dilma diz que tucanos jamais repassaram para as APAEs o que ela repassou.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:50

SEGUNDO BLOCO – SE AÉCIO VAI VENCER A ELEIÇÃO, ISSO DIRÁ O ELEITOR; NO DEBATE, ELE ESMAGA. ESPERO QUE DILMA NÃO TENHA UM DELÍQUIO…

Espero que Dilma não tenha nenhum delíquio. Está nervosa e enrolada. A superioridade de Aécio chega a ser escandalosa.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:48

Blog estava fora do ar. Agora parece que voltou…

Daqui a pouco, publico os posts que fui escrevendo ao longo do debate e que não foram publicados.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:07

Espero que Dilma não tenha nenhum delíquio. Está nervosa e enrolada. A superioridade de Aécio chega a ser escandalosa.

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 23:01

Indecisa pergunta que projetos há para idosos num país que envelhece. Fator previdenciário nocauteia Dilma

Aécio diz que vai cuidar dessas pessoas e encontrar formas de levar de volta para a Previdência pessoas que estão sem contribuir por algum tempo. Aécio se compromete em rever com o fator previdenciário. Dilma diz que foi o PSDB que criou, mas não se compromete em acabar com a medida nem explica por que nunca acabou. Dilma diz que “abriu as discussões com as centrais”. Aécio diz que foi criado, sim, num momento de aguda crise da Previdência, que foi derrubado no Congresso, mas Lula vetou. E é verdade.

 

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 22:57

Indecisa pergunta para Dilma como acabar com a corrupção

Dilma diz que defende um endurecimento das leis e se orgulha de ter garantido independência aos órgãos de investigação, à diferença do que se fazia no passado. Aécio diz que propostas de Dilma estavam em tramitação no Congresso porque não houve compromisso do PT em combater a corrupção. A melhor forma é tirar o PT do governo. Dilma diz que quem fala é o representante do partido que tinha como prática “engavetar todas as investigações e que isso levou o Brasil a ter um conjunto de julgamento que ninguém nunca viu nem deu fé; foram todos soltos…” Ninguém entendeu e diz que vai condenar corruptos e corruptores. Agora ela virou juíza?

Por Reinaldo Azevedo

24/10/2014

às 22:51

Uma pergunta sobre educação para Aécio

Renata diz que sempre ouve que o Brasil é o país do futuro e que sempre falam em valorizar os professores, para valorizar a educação. Diz ser essa a grande questão do Brasil. Tucano diz que conseguiu fazer com que Minas tivesse a melhor educação do Brasil. Diz que pretende manter as creches abertas mais tempo. Prega a reformulação do ensino médio. Diz que vai apoiar a qualificação e remuneração de professores. Dilma diz que a pergunta é muito boa e que tem grande compromisso com creche e pré-escola. Nota: ela prometeu 6 mil creches em 2010. Agora admite que só construiu 2 mil — de fato, entregues, é menos do que isso. Fala dos recursos do pré-sal para a educação. Aécio diz que o governo sempre promete e não cumpre. Diz que, se Dilma tivesse cumprido programa das creches, as dificuldades seriam menores. E lamenta que Dilma não tenha programa de governo.

Por Reinaldo Azevedo
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados