Iniciada no Brasil, ambiciosa parceria Ford-Samsung vai pros EUA
Depois, a ideia é levar o projeto para a Europa e para a Ásia, O anúncio oficial, obtido com exclusividade por este blog, será feito na semana que vem
O anúncio oficial será feito na semana que vem, durante o megaevento nerd Campus Party, em São Paulo, e foi passado antes com exclusividade a este blog: a americana Ford, ícone dos automóveis, e a coreana Samsung, de smartphones e afins, fecharam uma parceria para deixar os carros da primeira mais “smart”. O sistema Gear Auto Link, que conecta relógios inteligentes e smartphones aos sistemas de conectividade dos veículos Ford, já estava em teste no Brasil, em modelos como o Fusion, o Focus e o EcoSport. Contudo, ainda com pouquíssimas funcionalidades. A partir da semana que vem, com o anúncio, ele irá se expandir. Mas a grande novidade é outra: o projeto, que teve início no Brasil (e, em teoria, ia ficar por aqui), em reunião entre executivos de ambas as empresas, agradou as sedes das companhias e passará a ser adotado no exterior. Sucesso brasileiro, exportado. Infelizmente, ainda raridade no cenário da tecnologia.
O interesse dos gringos pela iniciativa teve início na última CES, a mais tradicional feira de inovações do mundo, que ocorreu no início deste mês em Las Vegas. No evento, executivos brasileiros exibiram a seus colegas o sistema de integração com a Samsung. Definiu-se que a novidade terá de chegar aos carros de americanos até o segundo trimestre deste ano. Depois, rumará para alguns países europeus, para a Ásia e para a Oceania.
A proposta do Gear Auto Link é deixar o motorista conectado mesmo enquanto está dirigindo – e em segurança. Ainda com a mão no volante, e por meio de comandos de voz, pode-se acessar a agenda de compromissos, programar alertas para evitar que se durma na direção, ajustar o GPS, navegar por aplicativos, dentre outras ações.
Não por acaso, um tanto parecido com o Car Play, da Apple (que também tem parcerias com marcas como… a Ford), no qual se pode realizar funções similares, mas utilizando como controle iPhones, iPads e afins. A ideia é, com a nova parceria, chegar aos usuários de Samsung e, principalmente, do sistema operacional Android, do Google, que é o titular dos dispositivos da marca coreana. Uma baita jogada de negócios: os adeptos de Android representam acima de 80% de todos os donos de smartphones no planeta (e a maioria é de Samsung).
Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.