Santander tem o maior número de reclamações no BC
A maioria diz respeito a débitos em conta não autorizados, prestação de serviço de forma irregular e cobranças adicionais
O Banco Santander liderou, pelo sexto mês consecutivo, o ranking de reclamações do Banco Central (BC), entre as instituições com mais de 1 milhão de clientes. O banco registrou em julho um índice de 2,64, número que considera as reclamações recebidas divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil. A lista traz ainda Itaú (1,29), Banco do Brasil (1,21), HSBC (1,00) e Banrisul (0,82) nas primeiras posições.
O total de reclamações contra os grandes bancos caiu em relação a junho. Foram registradas 2.043 reclamações no mês passado, ante as 2.406 no sexto mês do ano. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. As demandas mais comuns foram motivadas por débitos em conta não autorizados (397), prestação do serviço conta salário de forma irregular (390) e tarifas (cobrança irregular por serviços não contratados), com 222 registros.
No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as primeiras posições ficaram com Bonsucesso, BMG, BNP Paribas, Panamericano e Banco Daycoval. Entre as administradoras de consórcio, lideram o ranking Groscon, Zema, Santander Brasil, Massey Ferguson e Caixa Consórcios.
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(com Estadão Conteúdo)