Prejuízo da Oi aumenta 78% no segundo trimestre, para R$ 221 milhões
Empresa registra queda de 10,8% em sua receita por usuário no período, mas taxa de cancelamento de contas cai
A operadora de telecomunicações Oi teve prejuízo líquido de 221 milhões de reais no segundo trimestre, 78% acima do rombo registrado no mesmo período do ano passado, de 124 milhões de reais, informou a companhia nesta quarta-feira. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 2,55 bilhões de reais, queda de 21,3% em relação ao segundo trimestre de 2013.
A receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) da Oi no segmento móvel teve queda de 10,8% no segundo trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando 17,7 reais. Segundo a companhia, a menor receita de interconexão (ligação entre redes de telecomunicações compatíveis) foi parcialmente compensada “pela maior receita de dados e pelo aumento do nível de recargas do pré-pago”.
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A taxa média mensal de desconexão de clientes (churn, na sigla em inglês), relação entre o número de cancelamentos e a média de clientes no período, caiu 0,3 ponto porcentual em comparação ao segundo trimestre de 2013, atingindo 3,6%. Segundo a Oi, esse índice, muito usado para medir a fidelidade dos clientes, permanece entre os menores níveis desde o quarto trimestre de 2011, “um resultado direto da nova estratégia de vendas com foco na qualidade das vendas”.
A receita média por usuário do segmento residencial, por sua vez, encerrou o segundo trimestre do ano em 73,9 reais, aumento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2013. De acordo com a companhia, o desempenho foi beneficiado pelo crescimento das vendas do serviço de TV paga e pelo foco na melhoria do serviço de banda larga, “sustentado pelas melhorias na rede e ofertas atraentes”.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)