Oferta no mercado aéreo doméstico sobe 2,9% em junho
Já a oferta de voos internacionais recuou 3,29% em junho ante maio
A oferta no mercado de aviação brasileiro cresceu 2,9% em junho na comparação a igual mês do ano passado, informou nesta quinta-feira, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A demanda no mês apresentou alta de 8,9% sobre junho de 2012.
Esses resultados levaram a uma taxa de ocupação nos voos domésticos de 76,87%, alta de 2,82 pontos porcentuais na comparação com maio. A oferta é medida em assento-quilômetro (ASK) das quatro companhias associadas da Abear – TAM, Gol, Avianca e Azul/Trip -, enquanto a demanda é calculada a partir dos dados de passageiros-quilômetros pagos (RPK).
Voos internacionais – Já a oferta de voos internacionais recuou 3,29% em junho na comparação com maio. A demanda no mês também teve baixa, de 5,36% sobre a mesma base de comparação. Esses resultados levaram a uma taxa de ocupação nos voos internacionais de 77,50%. O número de passageiros embarcados recuou 1,66% em junho ante maio, para 357.823 pessoas.
Leia também:
Smiles reconhece erro em resgate de pontos
MP investiga Smiles por alterações na regra de resgate de pontos
Aéreas questionam na Justiça a tarifa de conexão
Mercado – A TAM dominou o mercado aéreo doméstico em junho com participação de 40% no mercado, e a Gol ficou em segundo lugar, com 36,3%. Atrás das duas maiores companhias aéreas do país aparecem o grupo Azul/Trip com 16,8% em junho e Avianca, com 7%.
No mercado internacional, a TAM lidera com 88,92% de participação, com taxa de ocupação de 81,24%, segundo os dados da Abear relativos ao mês de junho. A Gol respondeu por 11,08% de participação no mercado internacional, com 56,59% de ocupação.
Mais destinos – Nesta quinta-feira, a Gol anunciou a ampliação do compartilhamento de voos com a Delta Air Lines, para a venda dos voos a partir de Guarulhos (SP) para Nova York e Detroit (EUA), operados pela Delta.
De acordo com comunicado emitido pela companhia aérea, as rotas já estão disponíveis para compra nos canais de venda da companhia brasileira, e os clientes de Smiles e SkyMiles podem acumular e resgatar milhas. Trata-se da segunda expansão do acordo de codeshare (compartilhamento de voos) entre as duas companhias, com um total de 380 destinos em 62 países.
(com Estadão Conteúdo)