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Novo regime automotivo faz GM ampliar investimentos

Presidente da montadora não falou em cifras e indicou que governo deveria prorrogar redução do IPI até final do ano

Por Da Redação
22 out 2012, 14h24

A General Motors (GM) deve ampliar os investimentos no Brasil em função do novo regime automotivo do governo federal, que terá validade entre 2013 e 2017. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo presidente da GM para América do Sul, Jaime Ardila. No período encerrado este ano, a GM investiu 5,5 bilhões de reais no país, destinados para a renovação de praticamente toda a sua linha de veículos.

Segundo Ardila, a partir do próximo ano, os investimentos devem ser direcionados para tecnologia, já que o novo regime automotivo prevê e exige das montadoras a produção de veículos menos poluentes e com maior eficiência energética. “Não temos dúvida que teremos que aumentar os investimentos”, disse, sem mencionar cifras. “Isso será anunciado até a metade do próximo ano”, completou o executivo, que elogiou as medidas adotadas pelo governo.

Ardila disse que a montadora tem toda a estrutura no país para atender às exigências do novo regime automotivo, pois já produz veículos com alto conteúdo local e tem uma estrutura de pesquisa em desenvolvimento avançada. “Nós somos os únicos que têm um campo de prova.”

Na opinião dele, seria lógico prorrogar a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acaba em 31 de outubro, até o final do ano, para que coincida com a entrada em vigor das novas regras para o setor em 1º de janeiro. “Mas não estamos negociando isso com o governo.”

Projeções – Ardila espera que, este ano, sejam vendidos no Brasil 3,75 milhões de veículos entre carros e comerciais leves, caminhões e ônibus, e que a GM encerre 2012 com uma participação de 17,5% a 18%. Para 2013, o executivo estima que a indústria nacional cresça na mesma proporção deste ano, porcentual em torno de 3%.

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O executivo informa que a companhia poderá trazer para o Brasil a marca Cadillac de alto luxo, mas não há planos imediatos. “Existe um segmento de luxo, temos uma marca global, que é a Cadillac, e está no momento de começar a pensar nisso.”

Durante salão do automóvel em São Paulo, a GM apresentou a Station TrailBlazer, além de mostrar o Onix. Segundo o executivo, a montadora espera vender 15 mil unidades por mês do Onix, que tem entre seus concorrentes o Gol, da Volkswagen.

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(com Agência Estado)

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