EBP fará road show para atrair investidores para Galeão e Confins
Empresa que prepara a maior parte dos projetos de infraestrutura do governo quer esclarecer detalhes das privatizações a companhias estrangeiras
A Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), empresa responsável pela maior parte dos projetos de infraestrutura do governo brasileiro, convocou na tarde desta quinta-feira grandes investidores brasileiros e estrangeiros para um road show que acontecerá em São Paulo nos dias 24 e 25 de junho. De acordo com o convite, ao qual o site de VEJA teve acesso, a intenção da empresa é explicar aos investidores como funcionará o modelo de privatização e elucidar prováveis dúvidas – sobretudo no que se refere à participação estatal nos aeroportos.
Entre os participantes do evento estarão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as consultorias Leigh Fisher e IFC, responsáveis pelos estudos de viabilidade dos dois aeroportos. Segundo a EBP, nenhum membro do governo estará presente. Contudo, ainda de acordo com o convite, todas as questões levantadas pelos participantes – inclusive as críticas – serão direcionadas à Secretaria de Aviação Civil (SAC), sem citar a autoria.
No último dia 31, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou a minuta do edital de concessão dos dois aeroportos, que ficará em consulta pública até o dia 30 de junho. O leilão está previsto para o mês de outubro.
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Privatização – O valor total que o governo deverá arrecadar ao transferir o controle dos dois aeroportos para a iniciativa privada será de, no mínimo, 14,91 bilhões de reais. A soma engloba os lances mínimos exigidos por cada aeroporto e os valores que devem ser investidos na melhoria dos terminais durante a concessão. Fora isso, os consórcios que arrematarem os aeroportos deverão ceder 5% da renda bruta anual de cada um dos terminais para o governo. O valor ficou bem próximo da previsão do governo, que esperava arrecadar 15 bilhões de reais com as privatizações.
No Galeão, o consórcio que vencer o leilão terá que desembolsar, no mínimo, 9,85 bilhões de reais pelo controle do aeroporto. O valor é obtido pela soma do lance mínimo, de 4,65 bilhões de reais, e dos investimentos, que serão de 5,2 bilhões de reais nos próximos 25 anos. Em Confins, o valor total da concessão será de, no mínimo, 5,06 bilhões de reais – 1,56 bilhão de reais pelo lance mínimo e mais 3,5 bilhões de reais em aportes nos próximos 30 anos.
Mania de road shows – Os road shows têm sido usados pelo governo com certa frequência como forma de atrair investidores a financiar obras de infraestrutura no Brasil. Devido ao frustrante interesse do setor privado nas concessões de rodovias e ferrovias, o governo chegou a fazer road shows em Londres e Nova York no início do ano, com a presença, inclusive, do próprio ministro Guido Mantega. O objetivo era tentar convencer o mercado a “engolir” taxas de retorno menores sob o pretexto de que, hoje, a economia brasileira é estável e menos arriscada. A tentativa não funcionou e o governo se viu forçado a aumentar a margem de ganho dos empresários.