Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carrefour planeja aumentar investimentos no mundo

Segunda maior rede varejista global tem plano estratégico para defender posições no Brasil, na China e na Europa

Por Da Redação
7 mar 2013, 10h00

O Carrefour afirmou nesta quinta-feira que aumentará o investimento neste ano, com o objetivo de renovar o grupo, maior varejista europeu, após vender uma série de ativos para cortar dívidas.

A rede varejista francesa investirá de 2,2 bilhões a 2,3 bilhões de euros neste ano, ante 1,5 bilhão em 2012 e acima da expectativa de analistas, de 1,955 bilhão.

Segunda maior varejista do mundo, atrás do Wal-Mart, o Carrefour registrou em 2012 uma queda no lucro inferior ao que previam os analistas, já que a força dos negócios na América Latina ajudou a amortecer a queda na demanda na Espanha e Itália, países afetados por políticas de austeridade.

O novo presidente-executivo, George Plassat, afirmou nesta quinta-feira que a rede não planeja listar ações da unidade Atacadão ou fazer qualquer outra abertura de capital no Brasil.

Como parte da estratégia para levantar dinheiro e defender posições na Europa Ocidental, China e Brasil, o Carrefour deixou algunas países e conseguiu 2,8 bilhões de euros em 2012 vendendo unidades na Indonésia, Colômba e Malásia.

Continua após a publicidade

O Carrefour ainda luta para solucionar a baixa performance na Europa, onde os hipermercados têm sido afetados pela competição com lojas especializadas e pela tendência de comércios local e online.

Leia também:

Carrefour suspende vendas on-line no Brasil

Presidente do Carrefour diz que recuperação levará 3 anos

Resultado – O Carrefour informou que obteve um lucro líquido de 1,233 bilhão de euros em 2012, ante 371 milhões de euros em 2011. O resultado representa alta de 232,3%. Esse dado é o atribuído ao controlador, excluindo a participação dos acionistas minoritários. O lucro total, que inclui a parte dos minoritários, subiu para 1,316 bilhão de euros, antes os 404 milhões de euros registrados em 2011, neste mesmo critério.

Apostas – O Carrefour informou que pretende continuar a expandir suas operações na América Latina e na Ásia. Além disso, a empresa disse que deseja fortalecer suas operações no Brasil, na Argentina e na França. Em 2012, as vendas na América Latina cresceram 12,1% em câmbio constante e 4,6% sob o câmbio atual para 14,174 bilhões de euros. As vendas foram sustentadas por sólidos desempenhos no Brasil e na Argentina. O resultado operacional recorrente na região aumentou 14,2%, para 608 milhões de euros.

(Com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.