Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wall Street fecha em queda: Dow Jones -0,59%, Nasdaq -0,39%

A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta terça-feira em um clima de tensão alimentado pela incerteza política na Grécia, que não consegue formar governo, uma situação que ameaça o programa de austeridade que permitiu ao país obter um resgate financeiro e evitar o default: o Dow Jones perdeu 0,59% e o Nasdaq 0,39%.

O Dow Jones Industrial Average cedeu 76,44 pontos, a 12.932,09 unidades, e a tecnológica Nasdaq 11,49, a 2.946,27 unidades.

O índice Standard & Poor’s 500 perdeu 0,43% (-5,86 pontos) a 1.363,72.

Wall Street abriu claramente em queda afetada pela situação na Grécia, antes de recuperar terreno na última hora.

“O mercado se recuperou, sem nenhuma novidade nas notícias econômicas”, destacou Mace Blicksilver, da Marblehead, que explicou que uma parte da recuperação pode ser explicada por compras de “caçadores de oportunidades após o fechamento das bolsas europeias”.

Os investidores esperam para ver “como a crise na Europa, particularmente na Grécia, será negociada”, afirmou este estrategista.

“Há também uma preocupação sobre a direção que a França tomará no que se refere a austeridade e a suas relações com a Alemanha”, destacou Dick Green, do site de análises financeiro Briefing.com.

O presidente eleito francês, François Hollande, se reunirá com a chanceler Angela Merkel em Berlim em 16 de maio, depois de assumir suas funções.

Os dois líderes têm visões divergentes sobre a política econômica a seguir na Europa diante da crise – a presidente alemã é partidária da austeridade fiscal, e o futuro presidente francês que chegou ao poder fazendo fortes críticas aos cortes orçamentários.

O mercado de títulos fechou em alta. O rendimento dos papéis do Tesouro de 10 anos caiu para 1,837% contra 1,877% na segunda-feira à noite, e os papéis de 30 anos ficaram em 3,023% frente a 3,067%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seu preço.