Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vivo lança serviço de rádio para concorrer com Nextel

Aparelhos já estão disponíveis no Rio de Janeiro e em agosto devem alcançar todo o território nacional

Por Da Redação
18 jul 2011, 13h55

A Vivo lançou, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, um serviço de rádio (PTT) complementar aos planos pós-pagos da operadora. Com isso, a Vivo entra para competir com a Nextel no mercado corporativo e de pessoa física, de olho em sua própria base de assinantes e nos 3,6 milhões de clientes da concorrente. A previsão é de que o serviço esteja disponível a partir de agosto em território nacional.

“Vamos tirá-la (Nextel) da zona de conforto”, afirmou o presidente da unidade de mercado individual da Telefônica/Vivo, Paulo César Teixeira. “Nosso nível de ambição é alto”. O serviço, batizado de Vivo Direto, custará 29,90 reais sobre o preço do pacote pós-pago do cliente, sendo o mais barato vendido a 46 reais, somando 75,90 reais. O pacote de rádio mais barato da Nextel custa 89 reais. Os aparelhos custarão a partir de 99 reais, contra 299 reais da Nextel. Não é necessário mudar o número de celular.

Hoje, a Vivo tem 63 milhões de clientes no Brasil, sendo apenas 3 milhões no mercado corporativo. Segundo Teixeira, a empresa está focando nesse nicho, mas também no segmento jovem, que fala com a família e com grupos de amigos. “Fizemos um estudo de mercado e observamos que havia uma demanda muito forte vinda dos clientes para falar à vontade, sem preocupação com a fatura no fim do mês”, disse.

A primeira cidade a testar o serviço foi Curitiba, em junho, e em São Paulo pode ser lançado comercialmente ainda neste mês. A tecnologia usada pela Nextel é a Idem e a da Vivo será 3G. A cobertura será a mesma da operadora no segmento de voz, 3.663 municípios, contra 385 da Nextel.

O serviço não estará disponível no segmento pré-pago nem, por enquanto, internacionalmente. Clientes Nextel usam o serviço de rádio para falar com os Estados Unidos, onde a tecnologia está disponível. Teixeira disse que a empresa planeja para o curto prazo o lançamento do Vivo Direto internacional. Estão em estudo países da América Latina, América Central e América do Norte, segundo o executivo.

Continua após a publicidade

De acordo com ele, a tecnologia para uso em território nacional já está disponível e funcionando, inclusive em São Paulo. Falta apenas a chegada dos aparelhos nas lojas para o lançamento comercial. Até o quarto trimestre haverá sete opções de aparelhos.

A Vivo tem investimentos programados de 2,5 bilhões de reais em 2011 e detém 29,5% de participação de mercado, segundo dados de maio. No pós-pago, a fatia de mercado é de 35,9%. O foco de crescimento da Vivo tem sido no mercado de dados. Para competir nesse segmento, neste mês a TIM anunciou a compra da AES Atimus, que lhe dará 5,5 mil quilômetros de rede de fibra ótica. Para Teixeira, da Vivo, o negócio não representa ameaça. “Eles estão corrigindo um gap”, disse.

(Com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.