Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas nos shoppings crescem 9,19% em maio

Por Circe Bonatelli

São Paulo – As vendas nos shopping centers do País apresentaram alta de 9,19% em maio em comparação com igual mês do ano passado. Nos primeiros cinco meses de 2012 a expansão foi de 10,6% ante igual período de 2011, de acordo com pesquisa realizada pela TNS Research Internacional e divulgada nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

As lojas satélites (de pequeno porte e menos conhecidas do público) foram as principais responsáveis pela alta nas vendas em maio. Esse segmento cresceu 22,06% ante maio de 2011, puxado principalmente pelos setores de artigos do lar (alta de 22,06%), alimentação (17,94%) e serviços (16,95%).

As lojas âncoras (de grande porte e grande capacidade de atrair público) tiveram alta mais moderada, de 4,46% no período. Já as megalojas (de grande porte) avançaram 19,53%.

De acordo com a Abrasce, a expansão das vendas reforça o “bom momento do setor, que continua apresentando resultados positivos”. A entidade acrescenta que a previsão de crescimento de 12% em 2012 deve ser alcançada, uma vez que o desempenho no varejo de shopping centers no segundo semestre tende a ser melhor, com vendas mais aquecidas em comparação com a primeira metade do ano.

“O governo brasileiro continua se empenhando para manter a economia aquecida e estimular o consumo. Com a disponibilidade de crédito e a manutenção de boas condições para renda e emprego, as vendas em shopping centers devem se manter positivas nos próximos meses e atingir a previsão de crescimento anunciada no início do ano”, informou em nota a superintendente da Abrasce, Adriana Colloca.