Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas líquidas do Pão de Açúcar sobem quase 12% no 1º tri

SÃO PAULO (Reuters) – O Grupo Pão de Açúcar anunciou nesta quinta-feira que fechou o primeiro trimestre com vendas líquidas de 12,147 bilhões de reais, crescimento de 11,8 por cento ante o mesmo período do ano passado.

As vendas líquidas no segmento alimentar (supermercados e hipermercados) foram 11,2 por cento maiores no trimestre passado, somando 6,656 bilhões de reais, enquanto as da Viavarejo -ex-Globex, que concentra ativos de eletroeletrônicos e loja virtual- subiram 12,4 por cento, a 5,491 bilhões de reais.

Já as vendas brutas do grupo totalizaram 13,66 bilhões de reais entre janeiro e março, alta anual de 10,4 por cento, sendo 7,371 bilhões provenientes do segmento alimentar e 6,289 bilhões da Viavarejo.

As vendas brutas do grupo pelo conceito mesmas lojas -que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses- cresceram 9,6 por cento no primeiro trimestre, sendo que a Viavarejo contribuiu com aumento de 10 por cento e a área alimentar, com alta de 9,3 por cento.

A Nova Pontocom, que reúne as operações de comércio eletrônico do grupo, apurou vendas mesmas lojas 15,3 maiores, incluindo atacado, enquanto os sites registraram alta de 21,2 por cento.

“Entre as bandeiras, os destaques foram Assaí, Extra Super e Minimercado Extra, cujas vendas brutas no conceito mesmas lojas cresceram acima da média do grupo”, afirmou a varejista no demonstrativo.

A companhia informou ainda que, no período, foram inauguradas duas lojas (Extra Hiper e Assaí) e cinco foram convertidas em Minimercado Extra. Outras 14 unidades estão em fase de construção.

Mais cedo, o grupo informou em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que planeja investir 1,966 bilhão de reais ao longo de 2012, montante 24,3 por cento superior ao desembolsado no ano passado.

(Por Vivian Pereira)