Clique e assine a partir de 9,90/mês

Vendas do iPhone decepcionam e resultado da Apple fica abaixo das expectativas

Por Da Redação - 23 jan 2013, 19h06

A Apple registrou receita trimestral abaixo da expectativa de analistas, já que as vendas do iPhone, seu produto carro-chefe, não atingiram as metas de especialistas. A reação inicial dos investidores ao resultado da Apple foi negativa e as ações da companhia caíram 4% na bolsa de valores.

A maior companhia do setor tecnológico do mundo entregou 47,8 milhões de iPhones. A expectativa dos analistas que conhecem o negócio da Apple era de vendas de 50 milhões de aparelhos.

As vendas de iPad ficaram em 22,9 milhões de unidades, em linha com as projeções. Já as vendas de computadores pessoais Macs recuou na comparação dos resultados deste ano e do ano passado, caindo de 5,2 milhões de unidades há um ano para 4,1 milhões de unidades neste ano.

A Apple anunciou que sua receita no quarto trimestre cresceu para 54,5 bilhões de dólares, abaixo da estimativa média de analistas de 54,73 bilhões de dólares. Seu lucro líquido de 13,08 bilhões de dólares no primeiro trimestre fiscal de 2013, ou 13,81 de dólares por ação, praticamente em linha com os resultados financeiros da empresa no mesmo trimestre do ano passado, quando teve lucro líquido de 13,1 bilhões de dólares e 13,87 de dólares por ação.

Continua após a publicidade

A margem bruta da companhia, entretanto, recuou para 38,6% em comparação com 44,7% registrados no mesmo período de 2012.

Os números decepcionantes surgem após a Apple superar as estimativas de crescimento da receita nos dois trimestres anteriores. O resultado levantará mais questões sobre o que a Apple tem em seu portfólio de produtos, e o que pode fazer para atrair novas vendas e manter sua trajetória de crescimento.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

Leia também:

Continua após a publicidade

Vendas em baixa reduzem produção do iPhone 5

Apple estaria preparando lançamento de três iPhones

Publicidade