Vendas do Grupo Pão de Açúcar sobem 16,2% no 4º tri
Resultado foi impulsionado pela Black Friday e teve como destaque o comércio eletrônico
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta segunda-feira aumento de 16,2% em sua receita líquida consolidada do quarto trimestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, totalizando 16,887 bilhões de reais. Os consolidados do grupo incluem as operações GPA Alimentar e ViaVarejo – Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, unidade de comércio eletrônico do grupo -, mas excluem empreendimentos imobiliários.
Já a receita bruta do grupo atingiu 18,782 bilhões de reais, alta de 14,9%, favorecida pelo forte crescimento das vendas de 10,8%, seguindo a tendência da boa performance apresentada no início do segundo semestre. No ano, as vendas líquidas consolidadas somaram 57,730 bilhões de reais, expansão de 13,7% em relação a 2012. A receita bruta totalizou 64,405 bilhões de reais, alta de 12,8% na comparação anual.
Leia mais:
Jean-Charles Naouri será presidente do Conselho do Pão de Açúcar
Família Diniz deixa o controle do Pão de Açúcar após 65 anos
GPA Alimentar – Considerando apenas a divisão de supermercados (GPA Alimentar) do grupo, o crescimento da receita líquida foi de 9,240 bilhões de reais, alta de 17,2% na base trimestral, enquanto a receita bruta somou 10,045 bilhões de reais, alta de 14,8%. No acumulado de 2013, a receita bruta alcançou 34,625 bilhões de reais, expansão de 11,9% ante 2012.
A divisão de Atacado de Autosserviço (rede Assaí) registrou avanço de 35,6% na receita bruta no quarto trimestre, para 2,091 bilhões de reais. No ano, as vendas brutas avançaram 34,1%, para 6,814 bilhões de reais.
Em nota, a companhia informa que o Assaí inaugurou mais seis lojas no último trimestre, com foco em Estados que já atuava, permitindo aumentar a escala de volume e fortalecer a posição frente a concorrentes. Nos últimos 12 meses, foram entregues 14 novas lojas, sendo 8 inaugurações em 5 novos Estados, que seguem apresentando resultado acima do esperado.
Leia também:
Black Friday: 21% dos produtos estavam mais caros
Consumidores reclamam, mas compram: Black Friday fatura R$ 770 milhões
ViaVarejo – Com relação à ViaVarejo, foi registrada receita líquida de 6,232 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, crescimento de 11,8% sobre o mesmo período de 2012. No ano, as vendas líquidas somaram 21,746 bilhões de reais, alta de 11,9%. Já a receita bruta cresceu 11,4% na comparação trimestral e 11,5% na anual, totalizando 7,144 bilhões de reais e 24,963 bilhões de reais, respectivamente. A expansão foi motivada pelo crescimento das lojas já existentes. A companhia também informou que foram abertas 26 novas lojas, sendo 24 Casas Bahia e 2 Pontofrio.
“O quarto trimestre foi marcado pelo desempenho de vendas no Black Friday em Ponto Frio e Casas Bahia, que registrou recorde histórico de vendas para a companhia em um único dia e tornou ambas as bandeiras uma referência para o consumidor nesta data, além das ações de Natal e Dia das Crianças, que também contribuíram para o resultado”, destaca a companhia em nota.
Nova Pontocom – No quarto trimestre, as operações de vendas online apresentaram crescimento de receita bruta de 35,3%, para 1,593 bilhão de reais, refletindo a estratégia de ajuste na política de preços implementada em 2013, que resultou em aumento de competitividade. “Por mais um trimestre, ocorreu significativo incremento no fluxo de clientes dos websites, bem como uma melhoria na taxa de conversão. Cabe ressaltar o relevante impacto da Black Friday, que apresentou um valor recorde de vendas no calendário da Nova Pontocom.”
(com Estadão Conteúdo)