Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de Natal em shoppings crescem 5,5% em 2018

Descontada a inflação, a alta foi de 1,5%. Para associação da categoria, resultado 'salvou' um ano difícil

As vendas de Natal em shoppings centers brasileiros cresceram 5,5% este ano, dentro da expectativa do mercado, que ia de 4% a 6%. Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) feito com 400 empresas em 30.000 pontos de venda pelo país.

Os segmentos mais procurados nas compras de Natal foram moda feminina (55%), calçados (32%) e perfumes e cosméticos (31%). Em último ficaram os eletrônicos e eletrodomésticos, com 6%. Já os celulares, que costumam ter uma participação maior, abocanharam apenas 12% das vendas.

Natal ‘salva o ano’

Descontada a inflação, o crescimento foi menor do que o observado no ano passado. Em termos de faturamento real, a alta foi de 1,5%. Já em 2017, o crescimento nominal foi de 5%; mas, como a inflação foi menor, a alta real nas vendas foi de 2%. Mesmo crescendo menos em termos reais, a Alshop avalia que o desempenho foi bom diante dos percalços do ano que prejudicaram as vendas, como a greve dos caminhoneiros e as eleições. Assim, diz a associação, o Natal “salvou o ano”. No total, as vendas de shoppings em 2018 cresceram 6%.

Veja também

Há atualmente no país 754 shoppings em funcionamento. Neste ano, foram fechados dezenove centros de compras, a maioria rotativos – o que reflete o enfraquecimento das vendas ao longo do ano.