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Varejistas se articulam para reduzir aluguéis em shoppings

Neste ano, o enfraquecimento das vendas no varejo se soma à forte alta de custos para os lojistas, em especial por conta do aumento do preço da energia

Por Da Redação 21 ago 2015, 10h40

A vida das empresas de shopping não tem sido fácil. Os consumidores estão gastando menos, os pequenos comerciantes que não estavam conseguindo pagar suas contas deixaram os empreendimentos e, mais recentemente, as grandes varejistas também começaram a fazer pressão para baixar o preço do aluguel. O foco na redução de custos fez redes de grande porte, que assumem o papel “âncoras” nos empreendimentos, revisarem os contratos até mesmo de lojas antigas. Renner, Via Varejo e Magazine Luiza são algumas das redes que estão buscando diminuir custo com aluguel.

O efeito pode ser observado no chamado leasing spread, índice que mede a diferença do valor de um contrato de aluguel e o acordo anterior. Esse número mostrou enfraquecimento no caso da administradora de shoppings BRMalls. Entre os meses de abril e junho, o indicador de renovações caiu para 15,9%, frente resultado de 22,1% em igual período do ano passado. Nos três meses iniciais de 2015 a categoria chegou a 12,3%, após operar entre 20% e 30% em períodos anteriores.

O enfraquecimento das vendas no varejo se soma este ano a uma forte alta de custos para os lojistas, em especial por conta do aumento do preço da energia. Com isso, todas as grandes varejistas têm buscado reduzir gastos e a conta do aluguel passa a ser mais questionada. Para o especialista em shopping center e varejo e diretor da Make it Work, Michel Cutait, o momento ruim para as vendas mudou um cenário em que os reajustes ocorriam de forma generalizada tanto em lojas novas, em reposições de lojistas e em renovações. “Se o shopping tiver interesse nesse grande lojista que pede renegociação, ele pode ceder, principalmente no atual momento econômico”, diz.

Uma varejista que disse estar renegociando aluguel é a Lojas Renner. “Não se faz um shopping sem âncoras”, disse o presidente da Renner, José Galló. Ele afirmou que a companhia tem partido para renegociação sempre que o desempenho das lojas nos shoppings não atinge o esperado em termos de rentabilidade, despesas e vendas.

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A Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Pontofrio e uma das maiores varejistas do país, também está ativamente buscando renegociação de contratos de aluguel diante do cenário de retração nas vendas de eletroeletrônicos. “Queremos adequar os custos de ocupação a esse novo cenário”, declarou o presidente da companhia, Líbano Barroso.

(Com Estadão Conteúdo)

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