Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale vende à Polaris 10 navios por US$ 600 milhões

Navios do tipo "large ore carriers" para transporte de minério. Empresa continua com direito de usá-los.

A Vale comunicou nesta sexta-feira a venda por 600 milhões de dólares e posterior afretamento de dez navios do tipo “large ore carriers”, para transporte de minério, com a Polaris Shipping Co.. Conforme o fato relevante, os navios foram adquiridos em 2009 e 2010 para que a Vale tivesse à sua disposição uma frota marítima dedicada ao transporte de minério de ferro para seus clientes. Na ocasião foram convertidos de “oil tankers (para transporte de petróleo)” para “ore carriers” (de minério), cada um com capacidade de aproximadamente 300 mil DWT (deadweight tonnage, ou tonelada bruta).

Leia mais:

BNDES aprova R$ 3,8 bilhões para obra parcialmente suspensa da Vale

Vale suspende investimento de 3 bilhões de dólares no Canadá

Os navios vendidos serão afretados de volta pela Vale por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a Polaris. Segundo o comunicado, além de liberar capital, a transação preserva a capacidade da Vale de transporte marítimo de minério de ferro, com os navios à disposição, mas eliminando os riscos de propriedade e operação.

“Esta transação faz parte de nossos esforços contínuos de otimização do portfólio de ativos, aperfeiçoando a alocação de capital além de reforçar o balanço”, diz a companhia no comunicado assinado pelo diretor executivo de Relações com Investidores, Luciano Siani.

(Com Agência Estado)