Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale suspende investimento de 3 bilhões de dólares no Canadá

Murilo Ferreira, presidente da empresa, não descarta possibilidade de outros projetos serem suspensos

Diante das perspectivas pouco otimistas para a economia mundial, a Vale resolveu congelar um projeto de investimentos de 3 bilhões de dólares em minas de potássio no Canadá, informou nesta sexta-feira o jornal O Estado de S. Paulo. “Certamente não será implementado agora”, declarou ao jornal o presidente da empresa, Murilo Ferreira, que não descartou a possibilidade de outros projetos serem suspensos por causa do atual cenário econômico, como um na Argentina e outro em Guiné.

Conhecido como Kronau, o projeto suspenso priorizaria a exploração de minas de potássio. De acordo com dados prévios divulgado pela mineradora, a extração desse mineral poderia chegar até 2,9 milhões de toneladas anuais.

Além da suspensão do projeto no Canadá, a Vale também colocou em revisão um projeto similar em minas de potássio situado na região do Rio Colorado, na Argentina, onde estudam investimentos de 5,9 bilhões de dólares, assim como o projeto de exploração de minério de ferro em Guiné, de 2,5 bilhões de dólares. No entanto, o jornal ressalta que, até o momento, o único realmente congelado é o que seria desenvolvido no Canadá.

Ferreira, por outro lado, garantiu que a Vale não modificará o projeto conhecido como Serra Sul, no Pará, que contempla investimentos de 19,5 bilhões de dólares para ampliar sua capacidade de produção de minério de ferro até 90 milhões de toneladas anuais. “Serra Sul é uma prioridade total. É o maior projeto na história da empresa”, declarou o presidente da companhia.