Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Usiminas faz acordo para vender participação na Ternium

A empresa venderá suas ações por meio de uma oferta pública em que participarão a Ternium e sua controladora, Techint

Por Da Redação 31 jan 2011, 15h12

A Usiminas, maior produtora de aços planos do Brasil, anunciou nesta segunda-feira que vai vender sua participação de 14,25% na Ternium, em meio a um processo de reorganização das atividades do grupo brasileiro.

A Usiminas venderá as ações por meio de uma oferta pública em que participarão a Ternium e sua controladora, Techint. Segundo comunicado, as empresas se comprometeram a comprar um total de 250 milhões de dólares em ações da Ternium. O calendário da transação ou preço dos papéis não foram informados.

A operação acontece no momento em que a Usiminas, a siderúrgica brasileira mais duramente atingida pela crise financeira internacional de 2008-2009, busca reestruturar-se para reduzir custos e ampliar margens de lucro.

No ano passado, a companhia nomeou Wilson Brumer como presidente executivo, realizou uma revisão de seus ativos em mineração e acertou alianças com mineradoras para adicionar valor a seus ativos.

As ações da Usiminas subiam 4,28% nesta tarde, cotadas a 19,50 reais, enquanto o Ibovespa mostrava alta de 0,25%. Nos últimos 12 meses, as ações da Usiminas acumulam queda de 3,48%, ante valorização de 5,5% da rival Companhia Siderúrgica Nacional.

(com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade